Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Fórum Principal
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Upgrade 1x10
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Upgrade 1x10

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
dialmeida3d Ver Drop Down


Cadastrado em: 30 Mai 2021
São Paulo
Offline
Mensagens:9
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dialmeida3d Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Upgrade 1x10
    Postado: 31 Mai 2021 as 16:03
Beleza galera? Sou iniciante no pedal e adquiri uma bike de segunda mão, uma Caloi Predator 2018 que já possui upgrade no cubo (tx505), cambio traseiro acera e dianteiro altus (3x8). Apesar de ser uma bike simples, gosto muito dela e atende bem minha proposta de pedal, mas confesso que já passei raiva com cambio dianteiro algumas vezes, mesmo o mecânico já regulado 2x ele ainda não funciona corretamente. Somando isso com a minha vontade de experimentar o sistema com 1 coroa, gostaria de partir pra 1x10, que segundo pesquisei (corrijam-me se estiver errado), não precisarei trocar os cubos. E como não tenho muito disponível pra investir (senão ja partia pro 1x12), achei no Aliexpress com um vendedor bem recomendado o seguinte kit: -Cambio Deore M5120, Alavanca Deore SL-M4100, Cassete Sunshine 11-46 e Corrente 10v KMC.
Enfim minhas dúvidas são as seguintes:
-Esse cubo realmente vai comportar esse kit?
-O pedivela eu consigo usar o meu movimento central e comprar um pedivela absolute wild 38/24D e remover o de 24D, ou vou ter algum problema e seria melhor trocar o central inteiro?
-Tem mais algum problema que desconheço em fazer essa troca?

Ainda se tiverem alguma indicação de freio hidráulico bom e barato e suspensão que pretendo trocar em breve agradeço.

Obs: Acho que 38D vai ficar meio pesado, mas aqui na região poucas subidas me fizeram usar a marcha mais leve da coroa do meio e nenhuma usar a coroa menor, então acho que vale a pena testar.
Voltar ao Topo
furukawa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2012
Floripa
Offline
Mensagens:1927
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar furukawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Mai 2021 as 16:58

Benvindo ao fórum!

Normalmente um freehub para cassete suporta qualquer modelo até 11v pois sua dimensão (largura) é padronizado. Nas minhas rodas Vzan, uso cassete 11v sem problemas.

O pedivela Absolute Wild parece ser com a ponta de eixo quadrada. Tem que verfiicar se o movimento central dessa Caloi Predator é igual. Sendo igual, daria para tirar as coroas 38 e 24 e montar uma coroa NW própria para 1x.

Se for para usar uma coroa só, é mais indicado o câmbio traseiro Deore M5100, cassete 11-50 ou 11-51, trocador Deore M5100 e corrente KMC X11 de 118 elos.

Não vejo sentido sair de 3x8 para 1x10, muda de uma vez para 1x11. Faltou descrever a transmissão atual 3x8: quais são as coroas e o cassete.
Voltar ao Topo
dialmeida3d Ver Drop Down


Cadastrado em: 30 Mai 2021
São Paulo
Offline
Mensagens:9
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dialmeida3d Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Mai 2021 as 17:32
Amigo muito obrigado, quanto ao cambio eu vi um video dizendo que não seria o mais indicado pra single mesmo, mas as especificações dele no site da shimano diz que ele pode ser usado 1x10 com 46D. Qual tipo de problema eu poderia ter se teimar nesse cambio? Vou dar uma pesquisada ver se acho um kit com 5100 com valor aproximado. O meu cassete é um shimano 11-34, o pedivela não tenho certeza, acho melhor verificar no mecânico né.
Voltar ao Topo
dialmeida3d Ver Drop Down


Cadastrado em: 30 Mai 2021
São Paulo
Offline
Mensagens:9
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dialmeida3d Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Mai 2021 as 17:38
Quanto ao sentido é mais vontade de usar 1 coroa só gastando mínimo possível e me livrar de cambio dianteiro :/
Voltar ao Topo
mauriciomsr Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Jun 2020
guaratingueta
Offline
Mensagens:205
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar mauriciomsr Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Jun 2021 as 08:38
acho que 1x10 vai faltar marcha para vc, deveria ir para 1x11

suspensão vc podeira ver a suntour, depende de qnt vc quer gastar
mauriciomsr
Voltar ao Topo
hurry-gurits Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Out 2015
são paulo
Offline
Mensagens:2079
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar hurry-gurits Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Jun 2021 as 11:13
O ideal seria já ir para o 1x11, fica com uma cadencia melhor e usar um cassete 11x50/51, ai não falta pra subir e pode usar uma coroa 32 ou 34, mas tem que ser a linha 5100 como dito para não ter que usar prolongador de gancheira que faz com que as mudanças de marcha fiquem zoadas..

Coroa pra 1x tem que ser narrow ou NW(abreviação), só o pé de vela com a coroa propria é uns 550 reais no aliexpress.

Tenho 1x10 numa bike, com coroa 32 e era 11x42, ficava pesado, coloquei um 11x46, melhorou bastante, pra subir sem sofrimento teria que ir para uma coroa 30, mas ai fica sem final nenhuma, essa é a desvantagem no 1x10, ou sobe bem, ou desce bem, ou treina...kkkk 

Como estradão não é trilha, se for mais pra estradão vai faltar final com uma coroa abaixo de 32 
scott single track 95 26" cromo
khs 204 full 2012 26"- R.I.P.
khs sixfifty 2500 27.5" - 2014
Mongoose XR PRO 29" - 2016
GT Sanction Pro 27.5" - 2015
GT Agressor 1.0 26" - 2012 - Pumptrack Edition
Voltar ao Topo
dialmeida3d Ver Drop Down


Cadastrado em: 30 Mai 2021
São Paulo
Offline
Mensagens:9
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dialmeida3d Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Jun 2021 as 14:59
Valeu galera, vou ver sobre 11v se acho um preço legal. Eu pensava que meu cubo não suportava mas olhei no site da shimano e da sim. Da muita diferença de preço a manutenção? Digo, quando gastar e tiver que trocar cassete, coroa e corrente, do 10 pro 11v tem muita diferença de valor? A suspensão vou pedir pra dar um grau na minha, se não ficar boa vou pegar uma suntour hidraulica mesmo, até ter dinheiro pra pegar uma a ar boa, pq tava de olho na prime ex da absolute mas já vi uns videos ai e desanimei. Pedivela acho que vou pegar o da asbolute wild ponta quadrada que disse e por uma coroa 34 ou 36d, até conseguir pegar uma deore.
Voltar ao Topo
hurry-gurits Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Out 2015
são paulo
Offline
Mensagens:2079
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar hurry-gurits Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Jun 2021 as 15:21
Originalmente postado por dialmeida3d dialmeida3d escreveu:

Valeu galera, vou ver sobre 11v se acho um preço legal. Eu pensava que meu cubo não suportava mas olhei no site da shimano e da sim. Da muita diferença de preço a manutenção? Digo, quando gastar e tiver que trocar cassete, coroa e corrente, do 10 pro 11v tem muita diferença de valor? A suspensão vou pedir pra dar um grau na minha, se não ficar boa vou pegar uma suntour hidraulica mesmo, até ter dinheiro pra pegar uma a ar boa, pq tava de olho na prime ex da absolute mas já vi uns videos ai e desanimei. Pedivela acho que vou pegar o da asbolute wild ponta quadrada que disse e por uma coroa 34 ou 36d, até conseguir pegar uma deore.


Agora 10v "tá barato" porque muita gente migrou para 11v e 12v, talvez no futuro comece a ficar mais caro.
scott single track 95 26" cromo
khs 204 full 2012 26"- R.I.P.
khs sixfifty 2500 27.5" - 2014
Mongoose XR PRO 29" - 2016
GT Sanction Pro 27.5" - 2015
GT Agressor 1.0 26" - 2012 - Pumptrack Edition
Voltar ao Topo
msgrchvski Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Abr 2021
BRAZIL,CWB
Offline
Mensagens:12
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar msgrchvski Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Jun 2021 as 19:38
Eu optei por 10v, estou aguardando chegar para montar na bike.

Voltar ao Topo
cecleal Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Jan 2020
Bom Jesus-PI
Offline
Mensagens:11
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar cecleal Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Jun 2021 as 12:56
Originalmente postado por dialmeida3d dialmeida3d escreveu:

Beleza galera? Sou iniciante no pedal e adquiri uma bike de segunda mão, uma Caloi Predator 2018 que já possui upgrade no cubo (tx505), cambio traseiro acera e dianteiro altus (3x8). Apesar de ser uma bike simples, gosto muito dela e atende bem minha proposta de pedal, mas confesso que já passei raiva com cambio dianteiro algumas vezes, mesmo o mecânico já regulado 2x ele ainda não funciona corretamente. Somando isso com a minha vontade de experimentar o sistema com 1 coroa, gostaria de partir pra 1x10, que segundo pesquisei (corrijam-me se estiver errado), não precisarei trocar os cubos. E como não tenho muito disponível pra investir (senão ja partia pro 1x12), achei no Aliexpress com um vendedor bem recomendado o seguinte kit: -Cambio Deore M5120, Alavanca Deore SL-M4100, Cassete Sunshine 11-46 e Corrente 10v KMC.
Enfim minhas dúvidas são as seguintes:
-Esse cubo realmente vai comportar esse kit?
-O pedivela eu consigo usar o meu movimento central e comprar um pedivela absolute wild 38/24D e remover o de 24D, ou vou ter algum problema e seria melhor trocar o central inteiro?
-Tem mais algum problema que desconheço em fazer essa troca?

Ainda se tiverem alguma indicação de freio hidráulico bom e barato e suspensão que pretendo trocar em breve agradeço.

Obs: Acho que 38D vai ficar meio pesado, mas aqui na região poucas subidas me fizeram usar a marcha mais leve da coroa do meio e nenhuma usar a coroa menor, então acho que vale a pena testar.


Amigo, estava com essa mesma dúvida no ano passado. Usava uma relação Alívio 3x9 e também tinha problemas com o cambio dianteiro. Optei por adquirir o Grupo m5100 (1x11), pois a diferença de preços estava pequena de um para o outro.

Se possível, vá logo para 11v. Pesquisa com calma no AliExpress e em dias alternados. Os preços variam bastante. Se ficar fora do seu orçamento, acredito que o grupo de 10v com uma coroa 36 vai te atender bem, principalmente porque vc falou que sua região é plana e o custo de manutenção vai ser menor que de um grupo de 11 velocidades. 

No AliExpress vc encontra fácil pedivelas abaixo de 250 reais, com movimento central tipo Hollowtech, mas saiba que as coroas dos pedivelas que utilizam o sistema GXP são bem mais caras. 

Sobre freios, utilizo um Tektro M-275 que veio na bicicleta (GT Avalanche Sport). Muita gente não gosta dele, mas até agora não tive problemas e eles são baratos pelo Ali. Achei um MT400 por 400 reais no Ali em uma promoção na semana passada e comprei. Estou aguardando chegar.

Já a suspensão, eu comprei em janeiro uma Absolute Prime, no Mercado Livre, por 500 reais usando um cupom de desconto. Até agora tudo certo com ela. Antes utilizava uma Suntour XCT que tinha o dobro do peso e não amortecia nada.
Voltar ao Topo
dialmeida3d Ver Drop Down


Cadastrado em: 30 Mai 2021
São Paulo
Offline
Mensagens:9
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dialmeida3d Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Jun 2021 as 16:32
Pois é amigo, queria muito 11v como os amigos sugeriram, mas ta dando 500$ de diferença. E já to passando mal com esse câmbio dianteiro, ontem fiz um pedalzinho aqui fim de tarde e queria por na coroa maior pra acelerar em alguns momentos e não conseguia. A leve mesmo em areião e algumas subidinhas o máximo que usei foi 32x30, se subia pra 34d no cassete raspava no cambio dianteiro. Vou pesquisar um pouco mais, mas estou quase pegando o kit de 10v mesmo. Quem sabe futuramente os preços melhoram e consigo trocar pra 12v se houver necessidade. Freio to vendo um mt200 usado aqui, vamos ver se vai dar certo. Suspensão to com um pouco de receio dessa absolute mas a minha é muito ruim, se conseguir um preço bom ai posso arriscar. 
Voltar ao Topo
furukawa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2012
Floripa
Offline
Mensagens:1927
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar furukawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Jun 2021 as 16:53

Já que você diz que com coroa 32 e cassete no cog 30 é a marcha mais leve necessária ao seu uso, então faz o seguinte:

- instale uma coroa 36 NW no seu pedivela, caso isso seja possível;
- retire seu câmbio dianteiro, cabos e trocador 8v;
- ajuste o comprimento da corrente atual para a coroa 36 NW.

Assim você poderá com 1x8 experimentar o uso de uma coroa sem grandes mudanças e gastos.

A marcha leve necessária ao seu uso é 32/30 = 1,07
Com coroa 36 fica: 36/34 = 1,06 o que é praticamente igual ao anterior.



Editado por furukawa - 04 Jun 2021 as 16:57
Voltar ao Topo
dialmeida3d Ver Drop Down


Cadastrado em: 30 Mai 2021
São Paulo
Offline
Mensagens:9
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar dialmeida3d Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Jun 2021 as 17:21
é uma boa ideia amigo, vou levar em consideração
Voltar ao Topo
Caiobiker Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Jan 2012
SJC
Offline
Mensagens:170
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Caiobiker Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Jun 2021 as 18:39
Estou montando uma bike e semana passada fiz a compra da relação. Com 1540 consegui montar Deore 11v trocador/câmbio, cassete 11/50 e coroa 32 zrace, corrente zrace e pedivela ponta quadrada absolute. Ainda cometi um erro na compra de um central de medida menor que me deixou gastando quase o mesmo que um hollowtech, mas tudo bem... Não sei em quanto está estimando seu gasto, mas vale garimpar bastante. Horas antes estava quase pegando um sram nx 11v no ali, mas o cassete seria 46 e ainda gastaria um pouco mais mesmo sem taxa. Peguei tudo separadamente de vendedores no ML.
Voltar ao Topo
dialmeida3d Ver Drop Down


Cadastrado em: 30 Mai 2021
São Paulo
Offline
Mensagens:9
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dialmeida3d Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Jun 2021 as 13:49
Pessoal agradeço a ajuda de todos mas decidi não mexer na relação agora, troquei os freios pra hidráulico e vou comprar uma suspensão melhor pq a minha tá osso. Vou pedir pra regularem com mais cuidado novamente o cambio dianteiro e segurar um pouco mais essa troca. Pq funcionando como deveria 3x8 realmente me atende. Abraços :D
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X