Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fórum Mountain Biking > Cross-Country / Maratona / Eliminator / Uphill
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Up C.Traseiro, Shadow, Dyna-sys, Double Servo
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Up C.Traseiro, Shadow, Dyna-sys, Double Servo

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
newbiciclista Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Set 2012
Campinas
Offline
Mensagens:208
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar newbiciclista Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Up C.Traseiro, Shadow, Dyna-sys, Double Servo
    Postado: 17 Fev 2013 as 11:18
Estou pensando em dar um up no cambio traseiro até o final do ano, mas não sei se entendi direito os conceitos, e não sei pra qual upar... Tenho um grupo Alivio 27v mas o cambio traseiro está segurando a regulagem pouco e desregulando facil além de as vezes fazer um barulheira na mudança....(meus pedais as vezes são mais agressivos) Estou querendo me manter no mundo 27v, mas não sei pra qual linha vou nem pra qual tecnologia...
Me corrijam se eu errar mas o que entendi foi:
Tecnologia Shadow: tem sistema de molas mais "firme" não deixando o cambio bater no chainstay, entretanto dificulta a subida para pinhões maiores (será verdade?)
Tecnologia Shadow Plus: apenas tem um seletor para ativar/desativar o sistema (é isso?)
 
Tecnologia Dyna-Sys: apenas pra relações de 10v no cassete?
Agora gostaria de saber, posso upar só o cambio traseiro para um com a tecnologia Shadow ou a relação inteira tem que fazer parte dessa tecnologia(é assim que funciona?)?? Um cambio de linha superior sem Shadow ja melhoraria muito a precisão? Um up pra Deore ja resolveria o problema ou seria melhor investir um pouco mais em um SLX ou XT??
 
Ajudem por favor!!
Valeu!
Ciclismo é uma droga sem efeitos colaterais.... Aaa, não custa nada clicar no obrigado ali em cima da mensagem ^
Valeuuu
Voltar ao Topo
chrisdutra Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Nov 2012
SC
Offline
Mensagens:13
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar chrisdutra Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Fev 2013 as 11:38
Eu nunca usei um deore xt mas tenho um deore shadow e pra te falar a verdade ele deixa a corrente bater quando a bike tripida muito ou da um saltinho, acho que ja tinha que pular pra um de mais qualidade ja que vais upar mesmo 
Voltar ao Topo
newbiciclista Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Set 2012
Campinas
Offline
Mensagens:208
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar newbiciclista Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Fev 2013 as 11:42
Mas você diz a corrente bate no chainstay, acho que isso o cambio não altera mesmo... Pelo que entendi a Shadow não deixa o corpo do cambio bater no chainstay... Ha dificuldade de passar o cambio para pinhões maiores ou é só conversa de alguns?
Ciclismo é uma droga sem efeitos colaterais.... Aaa, não custa nada clicar no obrigado ali em cima da mensagem ^
Valeuuu
Voltar ao Topo
Lelog Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Jun 2006
SJCampos-SP
Offline
Mensagens:144
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Lelog Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Fev 2013 as 11:46
A tecnologia shadown foi introduzida na linha em 2008.

Ela está disponível da linha Deore até a XTR.

Esse novo sistema passou a posicionar o cambio traseiro mais para dentro da roda o que reflete mais proteção do próprio câmbio em relação aos obstáculos naturais onde se pedala.

Além do câmbio está mais protegido, ele realmente reduziu o efeito do chicote da corrente no chainstay.

O Shadow plus foi a adição de uma chave que tensiona o câmbio e a corrente. Quando tensionado ele deixa a passagem de marchas mais duras, exige mais força manual. 

O dyna-sys foi desenvolvida em 2011 para 10v a tecnologia favorece na troca das marchas deixando o conjunto mais macio e principalmente porque o novo desenho do cambio reduziu a curva do conduite.

A questão do Up acredito que esteja mais relacionado a compatibilidade da sua relação 9v e da corrente de 9v para com o sistema 10v.



Voltar ao Topo
Melk Nunes Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Abr 2012
Paulo Afonso
Offline
Mensagens:910
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Melk Nunes Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Fev 2013 as 11:52
A tecnologia shadow refere-se ao câmbio traseiro, então basta você trocar seu câmbio traseiro por um com a tecnologia shadow. Como você disse que seus pedais são mais agressivos, recomendo partir logo pra um câmbio traseiro XT (M772 para usar com sua relação 9v).

Já tive relação Alivio 27v e upei o câmbio para o XT M772 e pedivela Deore integrado e digo que é outro nível. Vale muito a pena. O meu câmbio traseiro Alivio fazia muito barulho até quando passava rápido em quebra-molas, nos pedais mais pesados ele balançava muito, parecia bem frágil apesar de segurar bem a regulagem (por sinal, nunca desregulou). Quando passei a usar o câmbio traseiro XT Shadow os barulhos param, o câmbio por si é bem mais firme, a mola tem mais pressão e a regulagem é coisa de louco, desde a instalação nunca perdeu a regulagem mesmo em situações mais brutas quando um galho entrou no câmbio XT a ponto de travar a roda no meio de um pedal. Tirei o galho e pensei que tinha quebrado o câmbio, engano meu, nem a regulagem foi afetada.

Sobre o lance das subidas pros maiores pinhões nunca tive nenhum problema, aqui ele sobe que é uma beleza hahaha.


Voltar ao Topo
chrisdutra Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Nov 2012
SC
Offline
Mensagens:13
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar chrisdutra Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Fev 2013 as 11:56
nunca tive problema em subir para as pinhas maiores também, mas acredito que tu vá sentir a diferença que espera indo pro XT e não pro deore 
Voltar ao Topo
newbiciclista Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Set 2012
Campinas
Offline
Mensagens:208
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar newbiciclista Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Fev 2013 as 12:14
Lelog, eu não quero upar pra 10v, apenas quis confirmar se a tecnologia Dyna-sys é apenas pra 10v e não pra 9v, valeu por eclarecer!Wink
 
Não entendi direito a diferença entre Shadow e Shadow plus.... A chave tensiona mais ainda o cambio ou ativa/desativa a tecnologia shadow?
 
Melk, sua relação continua Alivio, apenas com o cambio XT e a pedivela Deore de diferença?
 
Será que nas linhas superiores (tipo Deore XT) tem grande diferença entre os cambios shadow vs. os não shadow da mesma linha?
 
Valeu
Ciclismo é uma droga sem efeitos colaterais.... Aaa, não custa nada clicar no obrigado ali em cima da mensagem ^
Valeuuu
Voltar ao Topo
Melk Nunes Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Abr 2012
Paulo Afonso
Offline
Mensagens:910
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Melk Nunes Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Fev 2013 as 12:46
De Alívio só ficou os passadores e o câmbio dianteiro.

Recomendo pular logo pro XT. É muito mais jogo.


Voltar ao Topo
Lelog Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Jun 2006
SJCampos-SP
Offline
Mensagens:144
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Lelog Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Fev 2013 as 13:20
Newbiciclista 

Sim a chave tensiona mais ainda o câmbio e por consequência a corrente e por esse motivo, quando ela está ligada a passagem fica mais dura. a Tecnologia shadow tem em ambos os modelos Plus ou não.

Sim há uma grande diferença entre os shadows e não shadows: sendo a proteção física do câmbio e o movimento do cage evitando o chicote no chainstay como principais fatores.

Smile
Voltar ao Topo
danielcarv1 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Nov 2012
Minas Gerais
Offline
Mensagens:27
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar danielcarv1 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Fev 2013 as 21:50
< ="application/x-relevantknowledge" id="pluginBm" ="true">eu to com um slx 2008 se não me engano. Ele já tem a tecnologia shadow.function findLinks() { var anchorNodes=document.getElementsByTagName('a'); var leng=anchorNodes.length; var plugin=document.getElementById('pluginBm'); for(var ix = 0;ix0) { for(var ix=0;ixTe falar viu, o cambio é pica. Só regulo ele quando troco o cabo, não bate nada e passa as marchas macio e com precisão.

Com essa de todo mundo mudar pra 10v vc acha um bem barato aqui nos classificados mesmo.

Se tiver capital vai de XT que vai estar muito bem servido! 
Voltar ao Topo
newbiciclista Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Set 2012
Campinas
Offline
Mensagens:208
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar newbiciclista Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Fev 2013 as 19:21
Valeu pelas dicas pessoal!!!!
 
Mas será que se eu upar pra um Deore com Shadow ja não fica bom, porque esse XT é meio salgadinho hem!?LOL
 
Abraço
Ciclismo é uma droga sem efeitos colaterais.... Aaa, não custa nada clicar no obrigado ali em cima da mensagem ^
Valeuuu
Voltar ao Topo
newbiciclista Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Set 2012
Campinas
Offline
Mensagens:208
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar newbiciclista Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Fev 2013 as 12:46
Alguém?
Ciclismo é uma droga sem efeitos colaterais.... Aaa, não custa nada clicar no obrigado ali em cima da mensagem ^
Valeuuu
Voltar ao Topo
ws_69 Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 08 Fev 2012
Araçatuba-SP
Offline
Mensagens:568
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ws_69 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Fev 2013 as 15:07
eu sou da opiniao de q se for gastar, q pegue logo algo bom..

o alivio esta proximo do deore.. entao acho q é melhor pegar um traseiro xt com passador tbm.. 


Voltar ao Topo
Melk Nunes Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Abr 2012
Paulo Afonso
Offline
Mensagens:910
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Melk Nunes Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Fev 2013 as 18:32
É muito mais jogo ir logo pro XT. 

Acho que o Deore ainda bate um pouco, além de que o XT está lá no topo, ficando atrás apenas do XTR por questão do peso.
Voltar ao Topo
Hamud Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Fev 2009
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:7365
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Hamud Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Fev 2013 as 19:31
Em nenhum lugar que procurei informação sobre o Shadow Plus li algo sobre ficar mais duro para mudar.

Quando vc aperta a alavanca do câmbio vc está atuando no paralelogramo e não no braço do câmbio. O sistema Shadow Plus apenas adicionou um disco de fricção no mecanismo de giro do braço, quem vai fazer força para girar o braço é a perna na hora de pedalar e não o dedo na hora de trocar a marcha. Claro que pode ser que vc sinta uma pequena diferença na hora de fazer o câmbio, mas nada de mais.

De qualquer modo, pelo que li, o sistema é muito bom e a diferença que se sente no barulho e queda de corrente é grande.


Editado por Hamud - 23 Fev 2013 as 19:35
"Dai-me a serenidade para aceitar as coisas que não posso modificar, coragem para modificar aquelas que posso e sabedoria para distinguir umas das outras".

MTB-Caloi Elite FS
ROAD-Trek 1500 USPS
Voltar ao Topo
Tiger Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jan 2013
Curitiba
Offline
Mensagens:733
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Tiger Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Fev 2013 as 20:10
O deore shadow já apresenta uma melhora significativa em relação ao alivio. Não vejo muita diferença entre acera, alivio e deore simples, mas como já foi mencionada aqui, a tecnologia shadow da shimano reduz (praticamente acaba) com as batidas do câmbio no chainstay. Agora entre deore shadow e xt, só é viável usar xt se os trocadores forem xt ou xtr.

Ao contrário do que muita gente pensa, não é o câmbio traseiro, mas sim os trocadores que dão maior diferença na precisão das trocas. O ideal é sempre ter trocadores da mesma linha, ou superior que a, do câmbio traseiro. Aprendi isso na marra, no meu caroço de treino uso deore shadow com trocador alívio e se tudo não estiver limpinho e lubrificado, as marchas de meio ficam "meio preguiçosas" para troca. Um amigo possui o mesmo câmbio, com a mesma relação (corrente e cassete) mas com passador deore. A diferença é gritante.

Resumindo:

a) se você quer apenas um câmbio mais robusto e que bata menos, vai de deore shadow.

b) se quiser robustez e precisão, câmbio xt com passador xt ou xtr (apesar que neste caso eu iria de câmbio e trocador sram x9 - opinião pessoal).

"Não é sinal de saúde ser ajustado a uma sociedade profundamente doente." - Krishnamurti.
Voltar ao Topo
newbiciclista Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Set 2012
Campinas
Offline
Mensagens:208
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar newbiciclista Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Fev 2013 as 20:20

Então, eu queria mesmo é um cambio que segurasse mais a regulagem e não ficasse pulando de marcha ou coisa parecida, pois o meu alivio ta fazendo muito isso...

Ciclismo é uma droga sem efeitos colaterais.... Aaa, não custa nada clicar no obrigado ali em cima da mensagem ^
Valeuuu
Voltar ao Topo
Hamud Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Fev 2009
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:7365
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Hamud Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Fev 2013 as 20:26
Originalmente postado por newbiciclista newbiciclista escreveu:

Então, eu queria mesmo é um cambio que segurasse mais a regulagem e não ficasse pulando de marcha ou coisa parecida, pois o meu alivio ta fazendo muito isso...


De Deore pra cima. Se bem que já tive Alivio e não desregulava.
"Dai-me a serenidade para aceitar as coisas que não posso modificar, coragem para modificar aquelas que posso e sabedoria para distinguir umas das outras".

MTB-Caloi Elite FS
ROAD-Trek 1500 USPS
Voltar ao Topo
Balaracing613 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Jan 2013
Whisthler
Offline
Mensagens:61
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Balaracing613 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Mar 2013 as 22:57
hoje em dia as peças estão muito parecidas oque muda é o material utilizado na fabricação e o peso. eu gosto do XT se pesquisar na net encontra peças novas com otimos preços.
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X