Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fóruns Novos - Outras Categorias > Cicloturismo e Touring - Viagens de bicicleta
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Uma falsa Gravel pra ciclo turismo e pedal urbano.
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Uma falsa Gravel pra ciclo turismo e pedal urbano.

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
ThiagooKling Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Dez 2021
Petrópolis RJ
Offline
Mensagens:7
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ThiagooKling Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Uma falsa Gravel pra ciclo turismo e pedal urbano.
    Postado: 30 Dez 2021 as 13:59
Olá Ciclistas, como vai a vida?

Este é meu primeiro post e trago muitas dúvidas, e gostaria de contar com sugestões de vocês 😁

Tenho uma Sundown tracker, (aço) acho que dos anos 90's e venho a melhorando pouco à pouco, atualmente ela conta com a seguinte configuração:

  • Aros Vzan 26" vestidos de pneus Levorin Excess EX 1.95
  • Cambios Shimano Tourney TZ 3x7
  • Pinhão Shimano tourney megarange
  • Coroa daquelas baratas sem vergonha com caixa de bilhas
  • Mesa original
  • Guidão original
  • Caixa de direção standard (bilhas)
  • Freio v-Brake aluminio
  • Manetes Rapid Fire GTS
Hoje (30/12) ela está desmontada pra ir pro funileiro pintar com uma tinta PU, e pretendo iniciar um projeto para uma bike que posso ser uma "gravel" para o dia-a-dia pedalar com os amigos que tem aro 700/29, mas que essas rodas sejam substituidas para as 26" já montadas, em ciclo viagens. Para isso pretendo:

  • Manter meus câmbios tourney
  • Instalar coroa Shimano tourney 2v
  • Montar aros 700 com cubos tourney e "se possível" instalar o mesmo pinhão
  • Instalar garfos rígidos aHead standard
  • Guidão drop
  • Manetes Sti
  • (ainda não sei os trocadores, mas penso em bar-end's)
  • Ainda não sei quais pneus
Penso em nas rodas novas, manter um kit igual para que eu apenas troque mesmo para quando for viajar com mais peso. O que acham dessas alterações?

Grato por qualquer ajuda.

(a imagem é da web, não tenho fotos de como a minha chegou, mas e esse modelo.)
Voltar ao Topo
Hugobh77 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Jul 2015
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:2550
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Hugobh77 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Dez 2021 as 16:03
Cara como projeto pessoal é bem legal o que vai fazer, mas toda essa mudança implica em gastos bem expressivos. Se vai fazer aos poucos sem pressa e com prazo pra mais de ano ok. Se for fazer tudo em um curto espaço de tempo já pode não valer tanto a pena financeirente.

Pra usar rodas 700 vai precisar de um adaptador para os freios Vbrake, STI já são os trocadores integrados com a manete de freio, então tem uma confusão aí, não vai precisar de trocadores. Lembre que tem manete específico para uso com Vbrake e no caso de STI desconheço um que sirva. Teria que usar freio Cantilever e isso não dispensa o adaptador e não quer dizer que ele funcione.

Pedivela acredito que pensa em uma configuração 46-30, esquece o A070 34-50, vai ficar uma merda.

Cubo tourney já é com freehub não aceita catraca, só cassete.

Eu ficaria com a 26 do jeito que tá e partiria para um outro projeto do ø mas algo mais acertado sem adaptações.
Voltar ao Topo
ThiagooKling Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Dez 2021
Petrópolis RJ
Offline
Mensagens:7
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ThiagooKling Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Dez 2021 as 19:00
Fala Hugo, grato irmão.
Então, a manete não será Sti então 😅
não pretendo e nem tenho condiçõe$ de comprar esses que integram freio + câmbio. Então seria uma manete apenas para freio, e sim, penso nos v-Brakes, há uns com o carrinho para fixação das sapatilhas mais longos, que o povo vem usando nessas adaptações.

Sobre a relação, pensei algo próximo ao das "novas" caloi 10, venho pedalando uma que vem com kits tourney e tenho curtido bastante o desempenho tanto em subida quanto em decidas.

Sobre iniciar outro projeto, até cogitei mesmo, fui caçar uns quadros que acho legais por aqui, mas não tenho encontrado nada (penso em reforma mesmo) mas não quero ficar com duas bikes, saca, moro em uma kitnet com minhas muitas plantas, sem chances hshshsh
Voltar ao Topo
Hugobh77 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Jul 2015
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:2550
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Hugobh77 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Dez 2021 as 20:01
Se espaço é limitado, não dá mesmo pra ter duas bikes. Aquele Vbrake não presta, o efeito alavanca é afetado e a frenagem fica bem bosta. Já fiz um projeto assim, transformando uma 26 em aro 700.
Esse adaptador aqui é sucesso.
https://a.aliexpress.com/_mtn1AJm
Se for usar Vbrake mesmo, busque as manetes corretas, se não me engano são as long pull
Tem um outro sistema também, esse substitui a manete específica.
https://a.aliexpress.com/_mrqAbMM

Quanto a relação 50-34 fica muito pesado, vai conseguir uma marcha leve não muito leve.

Já fiz um projeto "gravel" também, hoje tenho uma MTB e uma speed e te falo que pra gravel essa relação de speed fica horrível.

Editado por Hugobh77 - 30 Dez 2021 as 20:03
Voltar ao Topo
ThiagooKling Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Dez 2021
Petrópolis RJ
Offline
Mensagens:7
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ThiagooKling Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Dez 2021 as 23:55
Originalmente postado por Hugobh77 Hugobh77 escreveu:

Se espaço é limitado, não dá mesmo pra ter duas bikes. Aquele Vbrake não presta, o efeito alavanca é afetado e a frenagem fica bem bosta. Já fiz um projeto assim, transformando uma 26 em aro 700.
Esse adaptador aqui é sucesso.
https://a.aliexpress.com/_mtn1AJm - https://a.aliexpress.com/_mtn1AJm
Se for usar Vbrake mesmo, busque as manetes corretas, se não me engano são as long pull
Tem um outro sistema também, esse substitui a manete específica.
https://a.aliexpress.com/_mrqAbMM - https://a.aliexpress.com/_mrqAbMM

Quanto a relação 50-34 fica muito pesado, vai conseguir uma marcha leve não muito leve.

Já fiz um projeto "gravel" também, hoje tenho uma MTB e uma Speed e te falo que pra Gravel essa relação de speed fica horrível.


Nossa mano, grato mesmo. 
Nunca imaginei que aquela adaptador pudesse vir a ser melhor que esse outro alongado, tem tanta cara de gambiarra shhshsh

sobre relação, a minha atual é essa:
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1686058409-roda-livre-catraca-tourney-tz510-megarange-1434-d-shimano-_JM#=3&search_layout=stack&=item&tracking_id=28d5141e-31ac-4276-bd16-b93c58f2bc84 - Catraca livre Tourney TZ Megarange 14/34

Nunca uso o peão maior pq fica leve demais, usei uma vez num ladeirão bizarro, mas fica aquela coisa de tu pedalar pedalar e não sair do lugar, mas pretendia mantê-la pelo fato de subindo com alforjes o rolê ser outro, saca? confesso que não manjo absolutamente nada sobre isso, e tenho assistido ao máximo possível vídeos no YT sobre o assunto.
Que coroa me recomenda, não sei se faz muita diferença o fato de eu estar todo com kits Shimano tourney, se precisaria comprar uma coroa do mesmo grupo e tal...

Sobre os freios, o quadro tem furos para freios ferradur que até cogitei (se servirem), porém tenho desconfianças quanto a ele, mas vale lembrar que não é uma bike pra rolês em velocidade, é mais passeio, trabalho com fotografia e meus rolês sempre incluem um tripé de mais de 1kg, eu curto sair, parar, fotografar e seguir... 
Voltar ao Topo
ThiagooKling Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Dez 2021
Petrópolis RJ
Offline
Mensagens:7
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ThiagooKling Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Fev 2022 as 19:20

Faaala Hugo, belezinha meu nobre.
Trago atualizações das gambiarras.



Acabei de comprar aquele conversor para o freio que mostrou, do ali.
Freio até tá parando, mas realmente a puxada tá comprometida. O câmbio, estou usando aquelas alavancas das antigas caloi 10, ainda não rodei com ela. Rodarei essa semana e trarei atualizações. ✌🏼
Voltar ao Topo
Hugobh77 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Jul 2015
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:2550
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Hugobh77 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Fev 2022 as 20:47
Tá ficando legal o projeto, manete de speed com Vbrake tradicional fica borrachudo mesmo o melhor são os mini vbrakes ou do tipo Cantilever.
Voltar ao Topo
ThiagooKling Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Dez 2021
Petrópolis RJ
Offline
Mensagens:7
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ThiagooKling Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Fev 2022 as 15:35
Pois é. Estou na caça dos cantilever.
Senão acho que seguirei sua dica lá em cima com aquela pecinha do Ali. Tá no carrinho de compra lá já.
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X