Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Mobilidade - Cicloativismo - Transporte
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Uma boa roda para andar na cidade
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Uma boa roda para andar na cidade

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
leogodoy Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Jun 2011
SP
Offline
Mensagens:1184
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar leogodoy Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Uma boa roda para andar na cidade
    Postado: 18 Jan 2012 as 13:42
Amigos,

De saco cheio de ter raios estourados, de ter que alinhar as rodas, etc etc etc., estou disposto a investir um pouco para resolver esse problema. Atualmente ando em uma mtb adaptada para o uso urbano, rodas aro 26 compostas por aros Vzan Aero, cubos Shimano Deore e raios de inox.

Sou pesado e ando com mochila com roupas e umas tralhas que levo pro trabalho presas ao bagageiro (o "sistema" dá uns 100, 105 kg), caso isso faça alguma diferença na discussão.

É possível eu ter uma roda que não vai me dar tanta dor de cabeça - e que não seja muito pesada também, de preferência - sem quebrar o porquinho? O que vocês recomendam para bater no dia a dia do trânsito em ruas esburacadas de SP?

Abs
Voltar ao Topo
kariel Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Dez 2010
Taguatinga - DF
Offline
Mensagens:89
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar kariel Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Jan 2012 as 02:47

Cara, eu usava aros vzan action, com cubos LX e raios inox. Faço mountainbike, pego trilha. Fiquei com essas rodas por uns 4 a 5 anos. NO primeiro ano, que os raios estão se acomodando ainda, o sistema esta amaciando, tive que desempenar a roda umas duas vezes.

Depois disso, acho que desempenei mais uma vez apenas.

Não sou nenhum profissional, mas andava bem, pegava umas trilhas legais...

Enfim, roda boa e barata até...


Kariel A. C. de Araújo
Voltar ao Topo
Alessandro_sp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Out 2005
Itu - SP
Offline
Mensagens:9326
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alessandro_sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Jan 2012 as 00:13
Bom, vão meus 2 cents...

Tenho uma híbrida com aros VZAN Escape e RAD Explorer, ambos 36 furos, raios inox genéricos. Detalhe, raios reaproveitados dos aros anteriores, ficaram até um pouco curtos (vê-se uns 2mm da parte roscada para fora do niple).

Rodo com essa bike no asfalto, mas já passei por terra com ela, e é incrível como ela não me deixa na mão. Não tive um problema sequer com os raios, desde que transferi o conjunto para os novos aros (nem antes também). E já se vão mais de 20 mil km com esse conjunto.

Por outro lado há alguns anos comprei uma Sprint usada, aros VZAN Escape C-10, 32 furos. Essa me deu muita dor de cabeça no início, primeiro porque veio com vários raios destensionados. Aí o bonito aqui foi querer arrumar e tensionou demais, o que, além de ter tirado a roda de centro, ainda por cima começou a causar quebras de raios. E raio quebrado com roda fora de centro em quadro de speed normalmente faz com que o pneu raspe no chainstay, e inviabiliza pedalar a bike mesmo com os freios abertos.

Acabei percebendo que não precisava ter tensionado tanto os raios, soltei um pouco e realinhei a roda, e desde então não tenho mais tido problemas.

Peso 94kg, então não sou dos mais levinhos.

Você pode dar uma conferida se não está tendo problemas com fadiga dos raios, e nesse caso é melhor picotar todos e mandar enraiar a roda novamente (e aproveite pra ver se os aros estão OK também, porque nessa fase a substituição não é tão cara - se tiver que trocar depois, fora a nova centragem, pode ser que o tamanho dos raios não dê certo)

A questão dos raios acomodarem não demora um ano não, logo nos primeiros metros você escuta alguns estalos e pronto, estão acomodados. O que acontece a longo prazo é, no caso de raios tensionados demais, a quebra por fadiga acelerada. Mas a roda não precisa desse "período de acomodação" não.
Voltar ao Topo
allmondega Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Mai 2008
Rio de janeiro - RJ
Offline
Mensagens:1540
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar allmondega Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Jan 2012 as 01:11
Leo rodas boas não dependem apenas de bons projetos e componentes. A montagem correta é fundamental. Para o seu uso raios inox genéricos com os seus cubos e aros Vzan action ou extreme já resolvem desde que muito bem montados. É aí que mora o problema. Não sei indicar em SP boas oficinas especializadas mais geralmente as especializadas em rodas de estrada tem bons montadores.
Tive sérios problemas com as rodas 29 originais montadas pela Caloi e só resolvi quando troquei a raiação e mandei montar numa oficina com referência na área. O mecânico montou meus niples com trava rosca na ponta dos raios (Loctite médio) e nunca mais tive problemas. Deixar a tensão por igual em todos os raios é quase uma arte e não é qualquer montador que consegue. Na dúvida quando levar a algum lugar pergunta se a oficina tem a ferramenta de aferir a tensão dos raios, o que garante a distribuição das forças por igual e é mais importante do que raios e aros de marcas caríssimas, que mal montados, dão problemas do mesmo jeito. 
Até os macacos caem das árvores
Voltar ao Topo
poneis Ver Drop Down


Cadastrado em: 09 Abr 2009
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:4183
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar poneis Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Jan 2012 as 03:05
Pois é, não adianta colocar aros mavic, cubos xtr e raios dt swiss se você manda o zézinho da esquina montar as rodas por R$5. Eu monto rodas e posso dizer que é uma atividade das mais trabalhosas, demora horas para montar cada uma, é necessário muito treino e alguém experiente te ensinando. E é claro que você não vai encontrar ninguém que monte uma boa roda por preços tão baixos. 

Eu nunca montei rodas lá, mas tenho boas referências da pedal urbano, perto da vila madalena. Ou então a pedal power, mas sempre fico com a impressão de que eles são meio esnobes.
Os melhores mecânicos para a sua bike: www.bike123.com.br
Voltar ao Topo
leogodoy Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Jun 2011
SP
Offline
Mensagens:1184
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar leogodoy Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Jan 2012 as 13:47
Bom saber algumas referências de montadores. Melhor ainda saber que estou bem de equipamentos, agora é ter tempo de deixar ela lá para refazerem o trabalho.

Muito obrigado pelas dicas!
Voltar ao Topo
hbronze Ver Drop Down


Cadastrado em: 13 Fev 2011
Sampa
Offline
Mensagens:726
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hbronze Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Jan 2012 as 14:06
Originalmente postado por poneis poneis escreveu:

Pois é, não adianta colocar aros mavic, cubos xtr e raios dt swiss se você manda o zézinho da esquina montar as rodas por R$5. Eu monto rodas e posso dizer que é uma atividade das mais trabalhosas, demora horas para montar cada uma, é necessário muito treino e alguém experiente te ensinando. E é claro que você não vai encontrar ninguém que monte uma boa roda por preços tão baixos. 

Eu nunca montei rodas lá, mas tenho boas referências da pedal urbano, perto da vila madalena. Ou então a pedal power, mas sempre fico com a impressão de que eles são meio esnobes.
Poneis eu conheço o pessoal da Pedal Power mas isso é impressão, eu montei as minhas na Nobre e recomendo é muito mais barato que a Pedal Power.
 
O Mauricio que montou as minhas rodas acho que fazem uns 3 ou 4 meses fiz uma trilha pesada Cananeia - Ariri 60km as rodas estão inteiras e amanhã vou para o Desafio 135 km de Holambra.
 
Abraços
Voltar ao Topo
hbronze Ver Drop Down


Cadastrado em: 13 Fev 2011
Sampa
Offline
Mensagens:726
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hbronze Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Jan 2012 as 14:10
Ops esqueci de falar da configuração das minhas rodas aro Vzan Extreme com cubos novatec D041/042
Abraços
Voltar ao Topo
edu_74 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Dez 2011
Jundiai
Offline
Mensagens:377
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar edu_74 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Jan 2012 as 15:26
Amigo, com uma Caloi SK "tunada", andei bastante por trilhas, asfalto, pedras, buracos...de tudo um pouco. Foram 7 meses com roda Vzan Aero, penu kenda, cubo Shimano Deore e aguentou bem. Hoje encostei a bike, querendo vendê-la...e está lá...para o que der e vier. Comigo (85 kg) aguentou bem e não tive problema algum.
Abraço.
Voltar ao Topo
Sviomtb Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Out 2011
São Gotardo
Offline
Mensagens:4
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Sviomtb Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Jan 2012 as 16:47
Amigão tem amigo meu que usa umas rodas VZAN extreme ele deve pesar uns 80 k e quando a gente pedala ele sempre leva muita tralha e ele usa elas em campeonatos tambem que desgasta muito o equipamento e nunca deu poblema pra ele,eu aconcelho um par delas que ta custano em torno de uns 550+/-.Bom pedal pra todos
Voltar ao Topo
poneis Ver Drop Down


Cadastrado em: 09 Abr 2009
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:4183
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar poneis Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Jan 2012 as 16:50
Originalmente postado por hbronze hbronze escreveu:

Originalmente postado por poneis poneis escreveu:

Pois é, não adianta colocar aros mavic, cubos xtr e raios dt swiss se você manda o zézinho da esquina montar as rodas por R$5. Eu monto rodas e posso dizer que é uma atividade das mais trabalhosas, demora horas para montar cada uma, é necessário muito treino e alguém experiente te ensinando. E é claro que você não vai encontrar ninguém que monte uma boa roda por preços tão baixos. 

Eu nunca montei rodas lá, mas tenho boas referências da pedal urbano, perto da vila madalena. Ou então a pedal power, mas sempre fico com a impressão de que eles são meio esnobes.
Poneis eu conheço o pessoal da Pedal Power mas isso é impressão, eu montei as minhas na Nobre e recomendo é muito mais barato que a Pedal Power.
 
O Mauricio que montou as minhas rodas acho que fazem uns 3 ou 4 meses fiz uma trilha pesada Cananeia - Ariri 60km as rodas estão inteiras e amanhã vou para o Desafio 135 km de Holambra.
 
Abraços

Sim, a nobre monta bem as rodas também. Já montei dois pares de rodas com eles e são bem resistentes. Um é um par de vzan escapes e outro é um par de team flyers.
Os melhores mecânicos para a sua bike: www.bike123.com.br
Voltar ao Topo
hbronze Ver Drop Down


Cadastrado em: 13 Fev 2011
Sampa
Offline
Mensagens:726
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hbronze Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Jan 2012 as 17:09
eu peso 95.5 :)
Voltar ao Topo
danielbns Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Dez 2005
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:6899
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar danielbns Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Jan 2012 as 09:52
leo se peso nao é um grande problema eu recomendo botar uns aros vzan deeper, pesam 200g a mais porém são de freeride e downhill e aguentam muita porrada, acho que até mal montado ele nao te dará problema.

outra coisa, bons niples tbm fazem diferença, da uma olhada nos niples de aluminio da mob nao é nada absurdo de caro e sao bem legais.

raio tbm tem uns que dao problema em lote, ja teve uma época aqui no rj q vei vários lotes ruins de raio preto e em todas as lojas estavam quebrando, a maioria parou de trabalhar com raios pretos nessa época.
Voltar ao Topo
nanoross Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Set 2011
Curitiba
Offline
Mensagens:61
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar nanoross Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Jan 2012 as 17:05
vzan extreme é muito bom tenho 136 kilos e a única coisa q rolou nos 4 meses de pedal foi um raio quebrado, mas acho q nem foi pelo peso.....

Voltar ao Topo
Ligeirinho Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Set 2006
-
Offline
Mensagens:2123
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ligeirinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Jan 2012 as 16:48
Pessoal, eu preciso montar aqui em Brasília um par de rodas com cubo acera mesmo (rm 40 acho) e aro Rigida para uma bike cromo de uso quase q só urbano. Alguma dica de onde fazer isso aqui?... Wacko
Voltar ao Topo
edu_74 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Dez 2011
Jundiai
Offline
Mensagens:377
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar edu_74 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Jan 2012 as 16:59
Amigo, é um pouco longe, mas aqui em Jundiaí/SP tem um pessoal competente para isso. Converse com eles, quem sabe o valor ficar bom com o frete. O Serviço eu garanto, sou cliente e numca tiver problemas.
Mega Bikers - www.megabikers.com.br
 
Abraço
 
Eduardo
Voltar ao Topo
Ligeirinho Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Set 2006
-
Offline
Mensagens:2123
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ligeirinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Jan 2012 as 19:17
Obrigado pela dica Thumbs Up acho que o custo talvez não valeria... Mas vou aguardar por aqui mesmo alguém me apontar alguma loja em Bsb.
Voltar ao Topo
danielbns Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Dez 2005
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:6899
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar danielbns Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jan 2012 as 03:01
Originalmente postado por Ligeirinho Ligeirinho escreveu:

Pessoal, eu preciso montar aqui em Brasília um par de rodas com cubo acera mesmo (rm 40 acho) e aro Rigida para uma bike cromo de uso quase q só urbano. Alguma dica de onde fazer isso aqui?... Wacko


depois que montar lembra de depois de umas 2 semanas de uso voltar na loja e mandar reapertar tudo pq os raios dão uma "encaixada" logo depois da montagem e ai acabam afrouxando.

se vc se interessar por um dia fazer sozinho, vá numa loja menor onde o mecanico seja gente fina e fica olhando a montagem e vai perguntando o que tem duvida, rapidinho vc aprende.
Voltar ao Topo
Ligeirinho Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Set 2006
-
Offline
Mensagens:2123
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ligeirinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jan 2012 as 19:52
Ficarei feliz quando tiver esse tempo Big smile. Não é a toa q tô estudando p/ trabalhar num emprego de 6 horas/dia invés de 8. Tô até pensando em mudar de cidade( p/ o Nordeste na praia) Cool p/ ganhar qualidade de vida. Tomara q dê tudo certo...
Voltar ao Topo
clis robles Ver Drop Down


Cadastrado em: 16 Jan 2012
taquaritinga
Offline
Mensagens:66
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar clis robles Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jan 2012 as 22:19
olha eu uso bike speed e as minhas rodas sao mavic cara sao o bixo nao entortao facil nem a pau e as mavic tbm fazem rodas pra mtb 
clis
Voltar ao Topo
osmarjribeiro Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Jan 2011
Ponta Grossa PR
Offline
Mensagens:7
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar osmarjribeiro Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Mar 2015 as 21:51
Olá pessoal, aproveitando o tema do tópico, quero dar uma melhorada na bike da minha esposa. A intenção é andar basicamente pela cidade e talvez uma terra batida em passeios curtos, e para melhorar o conforto dela tenho a intenção de trocar os componentes de câmbio e rodas, especificamente um grupo Shimano Altus (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-630736349-kit-grupo-shimano-altus-m310-21v-sem-cubos-e-freios-_JM) e rodas Vzan Aero Escape (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-626788509-rodas-aero-26-mtb-branca-cubo-branco-roletado-c-blocagem-_JM). A intenção não é gastar muito mesmo, porque ela realmente anda pouco.

Como não entendo muita coisa de componentes, pergunto:

1) Este grupo é compatível com estas rodas? Há alguma incompatibilidade com o cassete?

2) Esta compatibilidade de cassete x rodas tem a ver com o tipo de cubo utilizado?

Desde já agradeço...
Voltar ao Topo
ninocoutinho Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Jul 2010
Itabira - MG
Offline
Mensagens:1612
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ninocoutinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Mar 2015 as 09:11
Originalmente postado por osmarjribeiro osmarjribeiro escreveu:

1) Este grupo é compatível com estas rodas? Há alguma incompatibilidade com o cassete?

Não vai funcionar, osmar. O grupo altus que vc linkou vem com cassete, e o par de rodas mostrado é pra catraca de rosca.

Esse grupo altus de 21v é uma opção, digamos, meio "desatualizada". Verifique na sua bicicletaria local se não consegue um grupo com 24v num preço mais legal, e aí já monta na própria loja mesma uma roda simples, com cubo pra cassete.

Às vezes a gente fica meio alucinado de ficar pesquisando tudo na internet, tentando encontrar os melhores preços, mas esquece que na bike shop mais próxima tudo tá mais acessível, e ainda fica com a garantia de serviços/montagem da loja. Ainda mais em se tratando de componentes bem corriqueiros.
Nenhuma infurabilidade é excessiva.
Voltar ao Topo
osmarjribeiro Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Jan 2011
Ponta Grossa PR
Offline
Mensagens:7
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar osmarjribeiro Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Mar 2015 as 10:16
Obrigado pela ajuda, vou dar uma investigada para ver o que dá para fazer.... A roda até é uma questão mais secundária, o fundamental é mudar o câmbio, pois o original da bike dela é bastante impreciso. Novamente obrigado, abraços!
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X