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UM ALERTA! Chainline 1x11 XT M8000

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furukawa Ver Drop Down
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rogevc,

independentemente do tamanho da caixa do movimento central, o que é mais importante é o Q-factor dos braços do pedivela. É muito importante manter a centralização dos braços do pedivela para evitar dor e contusão nos joelhos.

Eu ainda não testei em trilha pois preciso resolver o problema do câmbio dianteiro não estar funcionando bem. Eu já comprei o Shimano M8025 de abraçadeira alta mas ainda não chegou.

Hoje conferi uma Cannondale Scalpel 29er com XX1 e a corrente cai 1 cog, quando está no cog 42, ao girar a roda para trás.

Editado por furukawa - 17 Dez 2015 as 00:03
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rogevc Ver Drop Down
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Originalmente Postado por furukawa furukawa Escreveu:

rogevc,

independentemente do tamanho da caixa do movimento central, o que é mais importante é o Q-factor dos braços do pedivela. É muito importante manter a centralização dos braços do pedivela para evitar dor e contusão nos joelhos.

Eu ainda não testei em trilha pois preciso resolver o problema do câmbio dianteiro não estar funcionando bem. Eu já comprei o Shimano M8025 de abraçadeira alta mas ainda não chegou.

Hoje conferi uma Cannondale Scalpel 29er com XX1 e a corrente cai 1 cog, quando está no cog 42, ao girar a roda para trás.

Hummm...acho q vc tem razão, nem me liguei na questão do pedivela. A medida que vc "empurra" a coroa mais para a caixa de centro, acaba descentralizando o pedivela.
E pode ser que aconteça a mesma situação que relatei antes, dependendo do chainstay e do tamanho da coroa pode dar interferência.
Interessante seu relato em relação ao XX1. No começo desse tópico postei o link de um fórum gringo em q eles relatam esse mesmo problema e me parece que eles mencionam algum grupo Sram de 11v.
Será que isso é um problema relativamente comum em grupos de 11v?
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PEZZIN Ver Drop Down
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Originalmente Postado por rogevc rogevc Escreveu:

Originalmente Postado por PEZZIN PEZZIN Escreveu:

Essa semana montei o kit de 11v com coroa de 34T.
E infelizmente, o problema relatado pelo rogevc, também esta acontecendo na minha bike. Tentei tudo que era possível com o que eu tinha, mas sem sucesso.
Assim como o relatado, pra frente, ficou tudo perfeito.

Segue imagem da minha para comparar o quanto o cambio está esticando, sendo que só tirei um elo, ou macho, para que o link desse.


Olá PEZZIN, tudo bom!?
Cara, cê tá bruto heim rsrsrs. 1x11 com coroa 34...eu coloque uma 32 e troquei em seguida por uma 30 por ter achado a relação pesada demais.
Apesar desse problema do chainline não tive problema algum, o grupo funcionou que é uma beleza.
Essa sua Ibis é 26, 27.5 ou 29? Vc poderia fazer a gentileza de medir a distância do eixo traseiro até o eixo do mov. central e postar pra gente poder analisar? Acho que esse problema está mais relacionado com bikes de traseira curta do q propriamente um problema do grupo em si.

Tudo blz, rogevc!
Bruto, rum, muito pelo contrário. Já até encomendei a de 32t.
A minha bike é 26, e conforme já foi falado, creio que o problema seja a traseira curta mesmo, até visualmente, nota-se que a Mojo tem a traseira curta.
Amanha vou medir a distância que você pediu e posto aqui.
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furukawa Ver Drop Down
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de furukawa Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 18 Dez 2015 as 02:06

Pezzin,

parece que seu câmbio traseiro XT é de cage longo parecido com o meu. Acho que está sobrando corrente pois o meu ainda tem folga para ser mais esticado. Se bem que é preciso conferir quando a balança traseira alcança o ponto mais distante do pedivela.



Editado por furukawa - 18 Dez 2015 as 02:11
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Originalmente Postado por PEZZIN PEZZIN Escreveu:

Originalmente Postado por rogevc rogevc Escreveu:

Originalmente Postado por PEZZIN PEZZIN Escreveu:

Essa semana montei o kit de 11v com coroa de 34T.
E infelizmente, o problema relatado pelo rogevc, também esta acontecendo na minha bike. Tentei tudo que era possível com o que eu tinha, mas sem sucesso.
Assim como o relatado, pra frente, ficou tudo perfeito.

Segue imagem da minha para comparar o quanto o cambio está esticando, sendo que só tirei um elo, ou macho, para que o link desse.


Olá PEZZIN, tudo bom!?
Cara, cê tá bruto heim rsrsrs. 1x11 com coroa 34...eu coloque uma 32 e troquei em seguida por uma 30 por ter achado a relação pesada demais.
Apesar desse problema do chainline não tive problema algum, o grupo funcionou que é uma beleza.
Essa sua Ibis é 26, 27.5 ou 29? Vc poderia fazer a gentileza de medir a distância do eixo traseiro até o eixo do mov. central e postar pra gente poder analisar? Acho que esse problema está mais relacionado com bikes de traseira curta do q propriamente um problema do grupo em si.

Tudo blz, rogevc!
Bruto, rum, muito pelo contrário. Já até encomendei a de 32t.
A minha bike é 26, e conforme já foi falado, creio que o problema seja a traseira curta mesmo, até visualmente, nota-se que a Mojo tem a traseira curta.
Amanha vou medir a distância que você pediu e posto aqui.

Beleza! Assim dá pra gente fazer um comparativo entre os chaintay da tua bike, do furukawa e da minha.
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Originalmente Postado por furukawa furukawa Escreveu:


Pezzin,

parece que seu câmbio traseiro XT é de cage longo parecido com o meu. Acho que está sobrando corrente pois o meu ainda tem folga para ser mais esticado. Se bem que é preciso conferir quando a balança traseira alcança o ponto mais distante do pedivela.

http://s1252.photobucket.com/user/efzofurukawa/media/Shimano%20XT%20M8000%20parte%20tras/IMG_0137_zpsbku6frz8.jpg.html -

O esticamento do meu câmbio ficou mais parecido com o seu do que o do PEZZIN.
Como vc utiliza um power link (assim como eu) acho que terá de remover 3 elos, então quando acrescentá-lo na corrente será como se estivesse removido apenas dois. Foi esse o procedimento que eu fiz.
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furukawa Ver Drop Down
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Inicialmente usei o procedimento que a Shimano recomenda: coloquei a corrente na coroa maior e no maior cog do cassete, verifiquei as extremidades da corrente e acrescentei 2 elos + o MissingLink KMC 11v.

Quando deixei a marcha no cruzamento menor, notei que o cage ficou dobrado por completo (como se estivesse sem corrente alguma) sem mais condições de esticar a corrente. Tirei mais 2 elos e ficou bom:




Editado por furukawa - 21 Dez 2015 as 23:04
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Rogevc, a medida do centro de eixo traseiro x centro da caixa central deu exatos 44cm.


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Pois é meu povo, estes relatos sobre a "chainline" do XT me preocupou, porém, já havia pedido meu grupo e vendido o anterior. Confesso que não consegui ler tudo aqui, mas compreendi o problema da maioria. O que eu não faço e não concordo é com a instrução para a montagem do tamanho de corrente que Shimano ensina, pois vi que algumas montagens a corrente aparente ficou "curta". Eu faço a medição pelas roldanas do câmbio para deixar a corrente maior e o cambio menos forçado (sou mecânico) e no meu caso a "chainline" ficou melhor do que no grupo de 10V, lembrando que uso quadro com cx de 73mm e cubo 12X142. 
Como aqui e Curitiba não para de chover ainda não pude testar o grupo, mas no cavalete a pegada é bruta! 

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[QUOTE=EasMTB]Pois é meu povo, estes relatos sobre a "chainline" do XT me preocupou, porém, já havia pedido meu grupo e vendido o anterior. Confesso que não consegui ler tudo aqui, mas compreendi o problema da maioria. O que eu não faço e não concordo é com a instrução para a montagem do tamanho de corrente que Shimano ensina, pois vi que algumas montagens a corrente aparente ficou "curta". Eu faço a medição pelas roldanas do câmbio para deixar a corrente maior e o cambio menos forçado (sou mecânico) e no meu caso a "chainline" ficou melhor do que no grupo de 10V, lembrando que uso quadro com cx de 73mm e cubo 12X142. 
Como aqui e Curitiba não para de chover ainda não pude testar o grupo, mas no cavalete a pegada é bruta! 


Pois é EasMTB, também acho que a medida proposta pela shimano, não fica boa nesse grupo com 11v.
Não sou engenheiro e muito menos mecânico profissional, mas acho que quanto mais esticado o cambio trabalhar, menor será sua vida útil.

Montei o grupo, e só tirei um pedaço de elo, para que desse o encaixe do link, e ficou conforme a foto. Não notei nenhum problema causado pela corrente grande. (Se eu estiver errado, e estiver causando algum problema que eu não esteja percebendo, fiquem à vontade para escracer)
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Na astro deve funcionar de boa mesmo... 

Olha a bike onde eles testaram os protótipo do XTR 1x11:






MOUNTAIN BIKE É FULL SUSPENSION , o resto é BICICLETA!

http://mtbogrozumbi.blogspot.com/
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Royo, pode postar novamente as fotos, não estão aparecendo.
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rogevc Ver Drop Down
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Originalmente Postado por EasMTB EasMTB Escreveu:

Pois é meu povo, estes relatos sobre a "chainline" do XT me preocupou, porém, já havia pedido meu grupo e vendido o anterior. Confesso que não consegui ler tudo aqui, mas compreendi o problema da maioria. O que eu não faço e não concordo é com a instrução para a montagem do tamanho de corrente que Shimano ensina, pois vi que algumas montagens a corrente aparente ficou "curta". Eu faço a medição pelas roldanas do câmbio para deixar a corrente maior e o cambio menos forçado (sou mecânico) e no meu caso a "chainline" ficou melhor do que no grupo de 10V, lembrando que uso quadro com cx de 73mm e cubo 12X142. 
Como aqui e Curitiba não para de chover ainda não pude testar o grupo, mas no cavalete a pegada é bruta! 


Mas afinal, tá caindo ou não a corrente quando gira para trás?
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Royo Ver Drop Down
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Originalmente Postado por EasMTB EasMTB Escreveu:

Royo, pode postar novamente as fotos, não estão aparecendo.

http://www.vitalmtb.com/photos/features/Bike-Bling-Marco-Fidalgos-Berg-with-2015-Shimano-XTR,7839/Bike-Bling-Marco-Fidalgos-Berg-with-2015-Shimano-XTR,78354/sspomer,2
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Não!
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Royo Ver Drop Down
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Eu montei 1x10 na minha Astro , com k7 11-42 da Sunrace e coroa wolfthooh e girando o pedevela pra trás com a corrente na catraca 42 tb cai 2 catracas.
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rogevc Ver Drop Down
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Originalmente Postado por Royo Royo Escreveu:

Eu montei 1x10 na minha Astro , com k7 11-42 da Sunrace e coroa wolfthooh e girando o pedevela pra trás com a corrente na catraca 42 tb cai 2 catracas.

É rapaz, isso tá um mistério danado. Alguns caem outros não... vai entender.
O foda é que sua relação é de 10v e não 11, teoricamente não era pra cair nenhum.
Bom, pelo menos isso não me atrapalhou em nada durante a trilha.
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EasMTB Ver Drop Down


Registrado: 27 Dez 2014
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (1) Obrigado!(1)   Citação de EasMTB Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 01 Jan 2016 as 21:39
Mas este problema da chainline não é exclusividade do XT, essa semana andei em uma Niner com XX1 e achei a chainline pior ainda, girando pra traz o cambio descarrilha demais chega a cair 2 pinhões.


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Bol Gola Ver Drop Down
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Mas só no pinhão maior né?
1986 - Caloi Cross Aero Free Light
1990 - Samchuly Master 18 marchas
2012 - KHS Alite 1000
2013 - Cannondale Flash F2
2015 - Trek X Caliber 7
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gvcabral Ver Drop Down
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de gvcabral Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 14 Jan 2016 as 10:34
Essa questão da Chainline é bem interessante. Já utilizo o sistema 1x11 há mais de um ano em ambas as bikes e desde então eu tenho pesquisado e procurado artigos à respeito. Vou citar aqui o que eu aprendi. Tudo aqui será basicamente sobre o sistema 1x11 da sram, sem adaptações. Utilizando o cassete XD 10-42 da sram.
Bem, eu tenho uma Scale RC 2015 que já vem montada em 1x11 e uma Stumpjumper World Cup 2015 que também vem montada em 1x11, porém, ambas eu mesmo montei toda a transmissão, pois só peguei o framekit. Em ambas as bikes utilizo a mesma transmissão: cassete 10-42 da sram e pedivela X01 / XX1 da sram. A única diferença entre ambas as bikes é a região do movimento central, pois na Scale é um GXP PressFit, sendo que o tudo possui 92mm de largura e na Spz, é um PF30, com 73mm de largura.
Bem, em nenhum dos casos eu utilizo espaçadores na montagem do pedivela no movimento central, apenas lógico no PF30, visto que obrigatoriamente eu preciso utilizar o espaçador de 9,2mm que vem junto com o pedivela BB30. Esse espaçador é justamente pra compensar a diferença do tubo de 73mm pra 92mm, já que este pedivela BB30 também poderia ser utilizado em quadros que possuem tudo de 92mm de largura, como o scott scale.
Bem, explicado isso, afirmo aqui que quando pedalo pra trás na minha Scale, a corrente cai uma catraca mas na Spz World Cup não cai. Eu percebo visualmente que a chainline é afetada pela geometria do quadro sim. Nos quandros mais novos da Spz, específicos pra 1x11, o lado direito parece ter um leve afastamento pra dentro. Parece que a chainline fica um pouco melhor.
Durante a trilha, eu não pedalo pra trás e nunca tive de fazer isso, só pra frente. Além disso, em nenhum das bikes, minha corrente NUNCA NUNCA saiu. Mesmo em descidas esburacas, buracos profundos, etc. Esse sistema narrow wide dos dentes faz com que a corrente fique extremamente presa. Mesmo assim, minha preocupação no assunto era mais á respeito da durabilidade do sistema, visto que nas catracas maiores a corrente ficava mais "cruzada" mesmo. Bem desalinhada. Nessa pesquisa, encontrei o seguinte documento da Sram, que coloquei em anexo.



Reparem que com o sistema 100% sram, a ChainLine seria de 49mm. Já medi a chainline e realmente na scale, ela está com praticamente isso, um pouco mais que 49mm mas não chega a 50mm. Já na Spz World Cup, a chainline ficou com 48mm, quase 49. Então, chego a conclusão de que o quadro fez diferença. 
Sobre a durabilidade, não tenho tido problemas, pelo menos na minha opinião, pois a minha corrente costumava durar cerca de 1400 - 1600km no sistema 10v. eu sempre media a corrente e trocava no sistema de 10v quando a marca atingia 0.75 no medidor.
Já no sistema de 11v, utilizando sempre corrente Sram XX1, a corrente tem durado cerca de 2300-2500km, porém agora troco a corrente quando o marcador chega no 0.5 do medidor. Eu sigo a orientação de 0.5 no sistema de 11v, pois ela é dada pelo fabricante do medidor. Utilizo medidor park tool.
Nas minhas pesquisas, encontrei em alguns fóruns no exterior que usuários têm tido melhor resultado no sistema de 11v quando a chainline passa a ser entre 47 e 48mm. De preferência, 47mm. Esse resultado pode ser obtido utilizando algumas coroas específicas de fabricantes específicos que pensaram nessa questão. O mais comentado deles é o Garbaruk. http://garbaruk.com/. Eles prometem uma chainline de 46,9mm para uma coroa 32T montada com parafusos, furação BCD 76mm num pedivela XX1, por exemplo. Várias pessoas já usaram e confirmaram que o sistema melhorou muito. Eles fabricam coroas nas mais diversas furações e também no modelo Direct Mount, além de coroas ovais. Além disso, enviam para o Brasil.
Quando eu precisar trocar de coroa, tentarei essa, pois acho que mesmo já tendo um bom rendimento com a corrente, acho que deixando a chainline menor, eu poderia aumentar mais a vida do meu cassete.
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Originalmente Postado por gvcabral gvcabral Escreveu:

Essa questão da Chainline é bem interessante. Já utilizo o sistema 1x11 há mais de um ano em ambas as bikes e desde então eu tenho pesquisado e procurado artigos à respeito. Vou citar aqui o que eu aprendi. Tudo aqui será basicamente sobre o sistema 1x11 da sram, sem adaptações. Utilizando o cassete XD 10-42 da sram.
Bem, eu tenho uma Scale RC 2015 que já vem montada em 1x11 e uma Stumpjumper World Cup 2015 que também vem montada em 1x11, porém, ambas eu mesmo montei toda a transmissão, pois só peguei o framekit. Em ambas as bikes utilizo a mesma transmissão: cassete 10-42 da sram e pedivela X01 / XX1 da sram. A única diferença entre ambas as bikes é a região do movimento central, pois na Scale é um GXP PressFit, sendo que o tudo possui 92mm de largura e na Spz, é um PF30, com 73mm de largura.
Bem, em nenhum dos casos eu utilizo espaçadores na montagem do pedivela no movimento central, apenas lógico no PF30, visto que obrigatoriamente eu preciso utilizar o espaçador de 9,2mm que vem junto com o pedivela BB30. Esse espaçador é justamente pra compensar a diferença do tubo de 73mm pra 92mm, já que este pedivela BB30 também poderia ser utilizado em quadros que possuem tudo de 92mm de largura, como o scott scale.
Bem, explicado isso, afirmo aqui que quando pedalo pra trás na minha Scale, a corrente cai uma catraca mas na Spz World Cup não cai. Eu percebo visualmente que a chainline é afetada pela geometria do quadro sim. Nos quandros mais novos da Spz, específicos pra 1x11, o lado direito parece ter um leve afastamento pra dentro. Parece que a chainline fica um pouco melhor.
Durante a trilha, eu não pedalo pra trás e nunca tive de fazer isso, só pra frente. Além disso, em nenhum das bikes, minha corrente NUNCA NUNCA saiu. Mesmo em descidas esburacas, buracos profundos, etc. Esse sistema narrow wide dos dentes faz com que a corrente fique extremamente presa. Mesmo assim, minha preocupação no assunto era mais á respeito da durabilidade do sistema, visto que nas catracas maiores a corrente ficava mais "cruzada" mesmo. Bem desalinhada. Nessa pesquisa, encontrei o seguinte documento da Sram, que coloquei em anexo.



Reparem que com o sistema 100% sram, a ChainLine seria de 49mm. Já medi a chainline e realmente na scale, ela está com praticamente isso, um pouco mais que 49mm mas não chega a 50mm. Já na Spz World Cup, a chainline ficou com 48mm, quase 49. Então, chego a conclusão de que o quadro fez diferença. 
Sobre a durabilidade, não tenho tido problemas, pelo menos na minha opinião, pois a minha corrente costumava durar cerca de 1400 - 1600km no sistema 10v. eu sempre media a corrente e trocava no sistema de 10v quando a marca atingia 0.75 no medidor.
Já no sistema de 11v, utilizando sempre corrente Sram XX1, a corrente tem durado cerca de 2300-2500km, porém agora troco a corrente quando o marcador chega no 0.5 do medidor. Eu sigo a orientação de 0.5 no sistema de 11v, pois ela é dada pelo fabricante do medidor. Utilizo medidor park tool.
Nas minhas pesquisas, encontrei em alguns fóruns no exterior que usuários têm tido melhor resultado no sistema de 11v quando a chainline passa a ser entre 47 e 48mm. De preferência, 47mm. Esse resultado pode ser obtido utilizando algumas coroas específicas de fabricantes específicos que pensaram nessa questão. O mais comentado deles é o Garbaruk. http://garbaruk.com/. Eles prometem uma chainline de 46,9mm para uma coroa 32T montada com parafusos, furação BCD 76mm num pedivela XX1, por exemplo. Várias pessoas já usaram e confirmaram que o sistema melhorou muito. Eles fabricam coroas nas mais diversas furações e também no modelo Direct Mount, além de coroas ovais. Além disso, enviam para o Brasil.
Quando eu precisar trocar de coroa, tentarei essa, pois acho que mesmo já tendo um bom rendimento com a corrente, acho que deixando a chainline menor, eu poderia aumentar mais a vida do meu cassete.

Muito interessante o seu relato gvcabral! 
Acho que isso confirma as suspeitas de muitos que contribuiram para a discução deste tópico: de que o problema está muito mais relacionado com a geometria do quadro do que propriamente um problema dos grupos de 1x11v.
Só para esclarecer, quando vc menciona as medidas de 92mm e 73mm está se referindo ao comprimento do tubo do movimento central?
Outra coisa em relação ao chainline de 46,9mm, a medida que vc diminui o chainline para resolver o problema de alinhamento com o maior cog não estaria comprometendo o alinhamento da corrente com o cog menor? Digo isso pq tentei fazer a mesma coisa utilizando espaçadores, e a medida que melhorava o alinhamento com o cog maior o cruzamento da corrente com o menor cog piorava.

Abrç.
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Fabio Ver Drop Down


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Originalmente Postado por rogevc rogevc Escreveu:


Muito interessante o seu relato gvcabral! 
Acho que isso confirma as suspeitas de muitos que contribuiram para a discução deste tópico: de que o problema está muito mais relacionado com a geometria do quadro do que propriamente um problema dos grupos de 1x11v.
Só para esclarecer, quando vc menciona as medidas de 92mm e 73mm está se referindo ao comprimento do tubo do movimento central?
Outra coisa em relação ao chainline de 46,9mm, a medida que vc diminui o chainline para resolver o problema de alinhamento com o maior cog não estaria comprometendo o alinhamento da corrente com o cog menor? Digo isso pq tentei fazer a mesma coisa utilizando espaçadores, e a medida que melhorava o alinhamento com o cog maior o cruzamento da corrente com o menor cog piorava.

Abrç.
Mas entre o pinhão menor e a coroa a distância é maior e isso pode ajudar.
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Originalmente Postado por gvcabral gvcabral Escreveu:

Essa questão da Chainline é bem interessante. Já utilizo o sistema 1x11 há mais de um ano em ambas as bikes e desde então eu tenho pesquisado e procurado artigos à respeito. Vou citar aqui o que eu aprendi. Tudo aqui será basicamente sobre o sistema 1x11 da sram, sem adaptações. Utilizando o cassete XD 10-42 da sram.
Bem, eu tenho uma Scale RC 2015 que já vem montada em 1x11 e uma Stumpjumper World Cup 2015 que também vem montada em 1x11, porém, ambas eu mesmo montei toda a transmissão, pois só peguei o framekit. Em ambas as bikes utilizo a mesma transmissão: cassete 10-42 da sram e pedivela X01 / XX1 da sram. A única diferença entre ambas as bikes é a região do movimento central, pois na Scale é um GXP PressFit, sendo que o tudo possui 92mm de largura e na Spz, é um PF30, com 73mm de largura.
Bem, em nenhum dos casos eu utilizo espaçadores na montagem do pedivela no movimento central, apenas lógico no PF30, visto que obrigatoriamente eu preciso utilizar o espaçador de 9,2mm que vem junto com o pedivela BB30. Esse espaçador é justamente pra compensar a diferença do tubo de 73mm pra 92mm, já que este pedivela BB30 também poderia ser utilizado em quadros que possuem tudo de 92mm de largura, como o scott scale.
Bem, explicado isso, afirmo aqui que quando pedalo pra trás na minha Scale, a corrente cai uma catraca mas na Spz World Cup não cai. Eu percebo visualmente que a chainline é afetada pela geometria do quadro sim. Nos quandros mais novos da Spz, específicos pra 1x11, o lado direito parece ter um leve afastamento pra dentro. Parece que a chainline fica um pouco melhor.
Durante a trilha, eu não pedalo pra trás e nunca tive de fazer isso, só pra frente. Além disso, em nenhum das bikes, minha corrente NUNCA NUNCA saiu. Mesmo em descidas esburacas, buracos profundos, etc. Esse sistema narrow wide dos dentes faz com que a corrente fique extremamente presa. Mesmo assim, minha preocupação no assunto era mais á respeito da durabilidade do sistema, visto que nas catracas maiores a corrente ficava mais "cruzada" mesmo. Bem desalinhada. Nessa pesquisa, encontrei o seguinte documento da Sram, que coloquei em anexo.



Reparem que com o sistema 100% sram, a ChainLine seria de 49mm. Já medi a chainline e realmente na scale, ela está com praticamente isso, um pouco mais que 49mm mas não chega a 50mm. Já na Spz World Cup, a chainline ficou com 48mm, quase 49. Então, chego a conclusão de que o quadro fez diferença. 
Sobre a durabilidade, não tenho tido problemas, pelo menos na minha opinião, pois a minha corrente costumava durar cerca de 1400 - 1600km no sistema 10v. eu sempre media a corrente e trocava no sistema de 10v quando a marca atingia 0.75 no medidor.
Já no sistema de 11v, utilizando sempre corrente Sram XX1, a corrente tem durado cerca de 2300-2500km, porém agora troco a corrente quando o marcador chega no 0.5 do medidor. Eu sigo a orientação de 0.5 no sistema de 11v, pois ela é dada pelo fabricante do medidor. Utilizo medidor park tool.
Nas minhas pesquisas, encontrei em alguns fóruns no exterior que usuários têm tido melhor resultado no sistema de 11v quando a chainline passa a ser entre 47 e 48mm. De preferência, 47mm. Esse resultado pode ser obtido utilizando algumas coroas específicas de fabricantes específicos que pensaram nessa questão. O mais comentado deles é o Garbaruk. http://garbaruk.com/. Eles prometem uma chainline de 46,9mm para uma coroa 32T montada com parafusos, furação BCD 76mm num pedivela XX1, por exemplo. Várias pessoas já usaram e confirmaram que o sistema melhorou muito. Eles fabricam coroas nas mais diversas furações e também no modelo Direct Mount, além de coroas ovais. Além disso, enviam para o Brasil.
Quando eu precisar trocar de coroa, tentarei essa, pois acho que mesmo já tendo um bom rendimento com a corrente, acho que deixando a chainline menor, eu poderia aumentar mais a vida do meu cassete.
 
A sua Scale 27,5? Se for, a distancia entre a coroa e o pinhão 42 é menor do que na Specialized e pode explicar a diferença entre elas.
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Vamos lá.

73 e 92mm significa sim o comprimento do tubo do quadro onde vai o movimento central.
92mm normalmente usado pra padrão de 24mm/22mm (Shimano ou GXP) e 73mm normalmente utilizado para padrão de eixo 30mm, sendo BB30 ou PF30. Escrevi normalmente porque isso não é regra. Hoje há inúmeros movimentos centrais no mercado que possibilitam o uso de quase qualquer Pedivela em quase qualquer quadro.

Sobre o quadro ser 29 ou 27,5. Meu Scale é 29. Teoricamente, o 27,5 e o 29 da scott possuem a mesma chain line visto que, comprimento do tubo do movimento é a mesma e a largura na traseira de cubo também é a mesma, pois ambos utilizam 12x142mm. Uma das promessas dos novos padrões de cubos (sistema boost) que os deixa mais largos na traseira e na dianteira é justamente melhorar a chain line. Mas já li em alguns fóruns que a chainline permanece a mesma em quadros que já possuem o sistema boost na traseira.

No meu ponto de vista, prefiro uma chainline que fique neutra um pouco acima do meio do cassete. O que quero dizer com isso? Quero dizer que a coroa do Pedivela fica corretamente alinhada com a quarta, quinta ou sexta catraca, contando da maior pra menor. Isso quer dizer uma chainline menor. Prefiro assim pois tendo a ter uma rotação maior nas catracas maiores e quanto maior a rotação, melhor tem que ser o alinhamento pra manter uma boa vida do grupo e menos barulho. Os fabricantes consideram a chainline como sendo o meio do cassete exatamente. No meu Scale por exemplo, a chainline neutra está lá na oitava catraca, contando da maior pra menor. Já no spz, fica mais próxima do meio do cassete, sendo a sexta catraca mais ou menos.

Esse valor de chain line que comentei de 46,9mm é corrigido pelo fabricante Garbaruk da coroa. Ele faz uma curvatura na coroa que a deixa mais próxima do quadro. Ele passou a fazer isso pois deve ter percebido uma necessidade de mercado pois lá fora a discussão sobre isso é grande. A maioria dos usuários prefere uma chainline neutra mais próxima das catracas maiores. Isso é razoavelmente perigoso pois existem quadros mais antigos em que neste caso, a coroa iria encostar no chainstay. Quadros mais novos, de 3 anos pra cá mais ou menos já são fabricados com o início do chainstay mais estreitopois assim o usuário pode optar por coroas maiores no sistema 1x. Acho que no Scale e no stumpjumper eu não conseguiria usar mais que 36T na frente. Foi apenas um comentário, pois nunca precisaria disso. Hehehe.
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Tem mais uma coisa muito importante que esqueci de relatar. Q-factor. A sram eu sei que no modelo xx1 oferece o 156 e o 168mm no Pedivela. O resto da linha vem com 168mm. A shimano não sei se oferece duas opções na linha XTR, talvez sim pois ela possui XTR race e trail.
A questão é o usuário e não o fabricante. Muitos usuários compram o Pedivela mais top sem saber disso e acabam fazendo o errado pois na hora de instalar, percebem a interferência do braço do Pedivela com o chainstay e começam a usar espacadores de forma errada pra corrigir essa interferência, já que comprou o Pedivela com o qfactor menor pra aquele quadro. No final, você pode piorar demais a chain line é pior do que isso, como um colega já relatou aqui no tópico, deixar os braços do Pedivela bem assimétricos com relação ao centro do quadro. Isso afetará seu joelho e sua região do quadril no futuro, provavelmente.
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Fabio Ver Drop Down


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Eu sei que a 27,5 e 29 não muda chainline, mas a 27,5 deve ter chainstay mais curto, aumentando o ângulo entre a coroa e o pinhão 42. Mas a sua 29 e isso não ocorre.
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Originalmente Postado por Fabio Fabio Escreveu:

Eu sei que a 27,5 e 29 não muda chainline, mas a 27,5 deve ter chainstay mais curto, aumentando o ângulo entre a coroa e o pinhão 42. Mas a sua 29 e isso não ocorre.

Isso é verdade. Você está correto. São 11mm de diferença entre ambos chainstays. Na scale 29, o chainstay tem 438mm, enquanto na 27,5 são 427mm.

Pensando por esse lado, mais uma razão pra Stumpjumper World Cup ficar mais estável na transmissão quando se pedala pra trás, pois apesar de ser 29, o chainstay possui apenas 430mm, praticamente igual ao da scale 27,5.

Eu não tinha pensado por esse lado!!
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Fora que não sei se tem a ver também com o esquema 142+ da Spz. Se não usar pedivela para compensar, iria mesmo jogar o chain line mais para dentro. Eu acho.
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Royo Ver Drop Down
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é.. o esquema do 142+ da SPZ ajuda no quesito chain line mesmo.. 

ele "joga" o K7 2mm mais pra fora do que no esquema 142 padrão..  


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rogevc Ver Drop Down
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Originalmente Postado por gvcabral gvcabral Escreveu:

Originalmente Postado por Fabio Fabio Escreveu:

Eu sei que a 27,5 e 29 não muda chainline, mas a 27,5 deve ter chainstay mais curto, aumentando o ângulo entre a coroa e o pinhão 42. Mas a sua 29 e isso não ocorre.

Isso é verdade. Você está correto. São 11mm de diferença entre ambos chainstays. Na scale 29, o chainstay tem 438mm, enquanto na 27,5 são 427mm.

Pensando por esse lado, mais uma razão pra Stumpjumper World Cup ficar mais estável na transmissão quando se pedala pra trás, pois apesar de ser 29, o chainstay possui apenas 430mm, praticamente igual ao da scale 27,5.

Eu não tinha pensado por esse lado!!

Gvcabral, não seria ao contrário? 430mm chainstay curto = maior ângulação = corrente instável ao girar para trás?
Eu tbm concordo em relação ao tamanho do chainstay, inclusive já havia mencionado isso nas postagens anteriores, quanto menor o chainstay mais a corrente ficará enviezada. Daí resolvi conferir o tamanho do chainstay do meu quadro que é um Banshee Paradox 29er, e tbm bateu 430mm, uma traseira bem curta para um quadro 29. A corrente fica bem enviezada no cog maior e ao girar para trás ela cai 1 cog.

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gvcabral Ver Drop Down
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Rogevc, pelo contrário eu acho.
Imagine você fazendo uma mira num alvo a 50m de distancia. Você coloca a espingarda 1º pra cima do alvo e a 50m, isso dará um erro de X metros. Caso o alvo esteja a 100m e a espingarda continua na mesma posição, o erro será X+Y metros. Ou seja, quanto maior a distância, maior o erro mantendo o mesmo ângulo. Imagine que o ângulo seja composto pelas posições da coroa e do cassete. As posições se mantém, mas você começa a afasta-los. Visualmente você fica enganado, pois quanto mais perto mais fácil identificar o desalinhamento. Entendeu? Consegui explicar?
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Bol Gola Ver Drop Down
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rogevc Ver Drop Down
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Originalmente Postado por gvcabral gvcabral Escreveu:

Rogevc, pelo contrário eu acho.
Imagine você fazendo uma mira num alvo a 50m de distancia. Você coloca a espingarda 1º pra cima do alvo e a 50m, isso dará um erro de X metros. Caso o alvo esteja a 100m e a espingarda continua na mesma posição, o erro será X+Y metros. Ou seja, quanto maior a distância, maior o erro mantendo o mesmo ângulo. Imagine que o ângulo seja composto pelas posições da coroa e do cassete. As posições se mantém, mas você começa a afasta-los. Visualmente você fica enganado, pois quanto mais perto mais fácil identificar o desalinhamento. Entendeu? Consegui explicar?

Cara, eu tô achando que estamos falando a mesma coisa só que de formas diferentes rsrsrs.
É exatamente isso, quanto mais perto mais desalinhado. A medida que vc aumenta a distância vc diminui o desalinhamento. 
O desenho que o Bol Gola postou é perfeito, veja que o ângulo entre a linha tracejada e a linha vermelha é maior devido a menor distância entre o cog e a coroa, a medida que ele aumenta a distância entre os dois ele diminui o ângulo (linha tracejada e linha amarela) e melhora o alinhamento.
É isso que eu quiz dizer.
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gvcabral Ver Drop Down
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Entendi. Isso mesmo.
Quando a distância entre coroa e cassete tende pro infinito, o desalinhamento tende a zero. Verdade.
Teoricamente chegamos nessa conclusão, mas na prática não me afetou visto que como te disse, com o chainstay bem mais curto, não tive problemas. Talvez seja porque há dentes demais encaixados na corrente na catraca 42 ne, junto com os demais fatores. Quem usa cassete de 10v com cog 40 ou sem cog maior, talvez seja mais fácil ainda a corrente cair uma catraca ao se pedalar pra trás.
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Royo Ver Drop Down
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não tem a ver com a quantidade de dentes encaixados..  pois qdo se gira pra traz e a corrente está desalinhada, ela vai tender a ir pro seu alinhamento mais "natural" e vai cair pra catraca menor antes mesmo de ter contato com o K7..    pois não tem cambio pra giar a corrente e manter ela desalinhada. 

Os fatores q influenciam são o Chain line e o comprimento dos Chain stays..  

Duas bikes com o mesmo chain line mas com stays diferentes, vão ter chances diferentes da corrente cair..   qto mais curto o chain stay. maior a chance da corrente cair ao se girar o pedevela pra traz. 

No chain line influenciam a largura do central, o pedevela e a coroa que estão sendo usados. 
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gustavomurad Ver Drop Down
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Vi esse final de semana no youtube um vídeo que o cara tem o mesmo problema, no caso da conversão 1x10 com cog 42, ele resolveu o problema com uma corrente XX1 para 11v.

Aparentemente o desenho da corrente, minimiza muito esse problema, a noite vou tentar postar o vídeo, aqui no trabalho não funciona YT.

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Prefiro que continue caindo que pagar 300 reais numa corrente

Quando estou subindo não pedalo pra trás mesmo rsrsrs
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Bol Gola Ver Drop Down
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Originalmente Postado por gustavomurad gustavomurad Escreveu:

Vi esse final de semana no youtube um vídeo que o cara tem o mesmo problema, no caso da conversão 1x10 com cog 42, ele resolveu o problema com uma corrente XX1 para 11v.

Aparentemente o desenho da corrente, minimiza muito esse problema, a noite vou tentar postar o vídeo, aqui no trabalho não funciona YT.



Interessante. E será que a corrente 11v encaixou na coroa ainda mais se for 10v narrow wide? No aguardo do vídeo.
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se fosse coroa nornal..   acho q não teria problemas de usar coroa 10v e corrente 11v.. 

ja numa coroa Narrow-wide...   ai ja não sei se daria certo...   talvez funcione com tudo muito bem limpo...  mas se pegar sujeira... ai a chance de começar da dar chain suck acho q vai ser muito maior. 
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gustavomurad Ver Drop Down
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Originalmente Postado por gustavomurad gustavomurad Escreveu:

Vi esse final de semana no youtube um vídeo que o cara tem o mesmo problema, no caso da conversão 1x10 com cog 42, ele resolveu o problema com uma corrente XX1 para 11v.

Aparentemente o desenho da corrente, minimiza muito esse problema, a noite vou tentar postar o vídeo, aqui no trabalho não funciona YT.



Consegui o link, segue.

1x11 Back Pedalling Issue - Best Chain - KMC X11.93 vs SRAM PC-X1 vs Shimano



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