Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fóruns Novos - Outras Categorias > Bicicletas Dobráveis / Folding Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Tunning de Dobrável
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Tunning de Dobrável

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
hpm Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Mar 2012
Niterói
Offline
Mensagens:2
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hpm Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Tunning de Dobrável
    Postado: 09 Jul 2013 as 00:22
Oi pessoal. Essa é minha primeira mensagem por aqui.  Retomei o pedal em 2009 para fugir do rush com uma dobrável, na época uma Dahon Eco 3.  De lá pra cá, já troquei de bike algumas vezes e fiz vários tunnings bem legais, que depois posso compartilhar com quem quiser.

O que acontece é que o meu trajeto ao trabalho permite desenvolver velocidade (Cicolvia do Aterro do Flamengo / RJ) e acabei buscando isso na bike aro 20, o que, de certa forma, é um contra-senso.

Até que consegui bons resultados, com coroa de 56 dentes, shimano alfine 11 e pneus maiores, aumentando o tamanho total do raio.. embora ficasse mais pesada também.  Mas divertida ao final.

Agora acho que cheguei ao limite.. uma coroa maior ainda vai esbarrar no quadro.. não dá.. e penso em trocar tudo por uma bike aro 24 ou 26, dobrável, claro, para que eu possa passar nas barcas com ela.

E penso em uma Tito To Go 26, da qual eu acho que aproveitaria só o quadro.. rs.. queria trocar tudo pra ela ficar o mais leve possível e botar peças de speed, inclusive guidao.  E aí vem minha dúvida.. será que é um caminho viável ?  Será que dá pra colocar um guidão speed de carbono, rodas speed de carbono, garfo,.. grupo.. pois é.. seria até um caminho pra depois comprar um quadro também .. e a bike speed definitiva estaria pronta..

Viajei ? rs...

Abraços e boa noite !
Voltar ao Topo
ninocoutinho Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Jul 2010
Itabira - MG
Offline
Mensagens:1612
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ninocoutinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Jul 2013 as 13:43
Olá, hpm, seja bem-vindoSmile

Vc não postou sua mensagem num lugar legal (EDIT: estava antes no "instruções para usar o fórum"). Poderia ter feito aqui:

http://www.pedal.com.br/forum/possui-uma-dobravel-poste-aqui_topic28899_page61.html

Ou aberto um novo tópico na seção mobilidade. Mas, vamos lá, talvez vc possa pedir ao moderador pra transferir pra lá (ou abre um novo lá mesmo e pede pra apagar esse).

Eu acho meio viagem sua proposta! E olha que não sou nada conservador a respeito de bikes... Meus questionamentos e ponderações:

- vc acha que (ou "sabe se") uma dobrável aro 26 vai passar "ilesa" pelas barcas, ou seja, sem pagar, como uma dobrável 20?

- o pinhão do seu alfine já é o menor possível? pq, se não dá pra coroa ficar maior, às vezes dá pro pinhão ser menor... mas sei que tem um limite. falo isso pq acho que vc tem muito a perder trocando sua dobrável aro 20 por uma dobrável maior.

- não acho vantagem esse monte de modificações na tito 26, nem dá impressão de ser um quadro "lá essas coisas", e jamais vai responder como speed, mesmo trocando esse monte de peças. sem contar que ele não tem em variados tamanhos, o fit pode ficar complicado.

- se vc quer ter mesmo uma speed, acho que devia ir direto pra uma, mantendo sua dobrável. daria pra usar sua speed pra ir trabalhar, também, desde que não tivesse problema com a questão do transporte/estacionamento de uma bike 'maior'.

- uma dobrável excepcional de rendimento, peças legais e baixo peso, vai ser muito cara e talvez nem renda tanto quanto à sua tunada (a minha soul d70 também é razoavelmente modificada e também teria que gastar muito pra ter uma melhor: pedivela duplo integrado de speed 53-39, cassete 8v 11-30, câmbio traseiro tiagra, dianteiro ultegra... chega uma hora em que, ou basta de modificações, ou tira um escorpião danado do bolso pra investir em algo bem superior).

Mas, tudo isso é apenas minha opinião. É que, com o pouco que vc descreveu, acho mesmo que não seria vantagem a sua proposta, vc ia ficar com um frankenstein danado (lembrando de novo que é sem conservadorismos!) que não ia ser tanta vantagem na hora de vc adquirir apenas um quadro de speed e depois transplantar. É uma demora e um gasto sem necessidade.


Editado por ninocoutinho - 11 Jul 2013 as 11:43
Nenhuma infurabilidade é excessiva.
Voltar ao Topo
hpm Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Mar 2012
Niterói
Offline
Mensagens:2
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hpm Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Jul 2013 as 20:34
Opa Nino, agradeço os comentários e aproveito para responder os pontos que levantou:

-Passar ileso nas barcas, sim, já vi algumas passando, por isso pense na possibilidade.  Eles não encrencam não;

-O pinhão do alfine já é o menor. Comprei com os 2 tamanhos disponíveis e já usei os dois. Não lembro agora se é de 11 dentes mas acho que é.  E também não é uma coisa que eu usaria nessa outra bike pq. é muito pesado na minha opinião e quero fazer o contrário, colocar o máximo de peças leves (carbono) que eu puder, dentro de cada mudança que fizer;

-Sobre o quadro e o fit, realmente é meu ponto fraco, não entendo nada.  Como leigo olho pro quadro apenas como a âncora de tudo, sem entender as diferenças de performance que podem oferecer, além da relação peso-potência.. por isso, acredito que poderia aproveitar meus deslocamentos diários para fazer um "treino" em uma bike mais próxima da speed, pelo menos no tamanho e postura adaptada, dessa aro 26.. já que com a minha aro 20 fica mais limitado.  Mas não tenho referência nenhuma e qq exemplo ou recomendação de leitura nesse assunto me ajudaria muito;

-Sobre querer a speed, sim quero.. mais adiante.  O objetivo agora é usar a pedalada diária para treinar com uma bike maior. E usar essa desculpa pra ir comprando as partes aos poucos.. pra qdo terminar faltar só um bom quadro.. e recomeçar p/ montar uma segunda de treino para o trajeto de trabalho;

-O escorpião é grande, ainda mais para pai de família, financiando empreiteiras.. sabe como é.. hehehe.. !! Por isso pretendo comprar aos poucos.. sem urgência, conforme a possibilidade.  Mas já poderia por exemplo comprar a bike e trocar o pedivela por um melor / mais leve.. e o cassete.. seriam as primeiras modificações que acho que consigo com a grana da minha dobrável (acho que consigo uns 4 mil por tudo).. depois guidão e rodas... talvez.. sempre pensando em peças boas e leves..

É isso.

ps: vou tentar colocar o tópico no lugar que me falou, obrigado!

Homero
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X