Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Treinamento, BIKE FIT, Nutrição / Alimentação e Saúde
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Tudo que você sempre quis saber sobre suplementos!
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Tudo que você sempre quis saber sobre suplementos!

 Responder Página  123 6>
Autor
Mensagem
 Classificação: Classificação do Tópico: 1 Votos, Média 5,00  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
kanelafreeride Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Dez 2004
Juiz de Fora
Offline
Mensagens:1266
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (3) Agradecimentos(3)   Citar kanelafreeride Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Tudo que você sempre quis saber sobre suplementos!
    Postado: 31 Jan 2013 as 15:29
Na busca de informações a respeito de um suplemento indicado por uma nutricionista a um de meus atletas, descobri o site do Australian Institute of Sport. Um site com muitas informações científicas. Especificamente em relação aos suplementos esportivos, um mercado que propaga várias mentiras através de um marketing poderoso, descobri uma série de pdf's que compilei em apenas 4 arquivos a respeito do que realmente funciona e do que não funciona para melhorar o desempenho. Uma pena que não temos informações com essa qualidade em português. Quem achar que tá na hora de aprender inglês, não perca tempo... E o google tradutor também tá aí pra isso. Abraço a todos

Duas opções para download:

http://www.mediafire.com/?7qms31j65ydbvd6

https://mega.co.nz/#!VRNGAazB!QjIrSVlwn51lesiqcpmBDAtDcCNpCBpHXJwk1T4a7vg
BOSSI Treinamentos Personalizados: Train smarter, not harder!
Voltar ao Topo
madmaxcps Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Set 2012
Campinas
Offline
Mensagens:17
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar madmaxcps Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Jan 2013 as 15:57
Realmente tem muita informação util nos 4 PDFs.
Valeu por postar.
 
Quem ler e tiver duvidas, vai postando que nós vamos ajudando para evitar uma interpretação errada da palavra/frase.
Voltar ao Topo
documentado Ver Drop Down


Cadastrado em: 21 Jul 2012
Offline
Mensagens:304
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar documentado Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Jan 2013 as 17:24

sobre a creatina: http://www.hipertrofia.org/forum/topic/1538-como-tomar-creatina-tpico-oficial-com-vdeo-explicativo/


Voltar ao Topo
rafael_cosso Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Out 2008
Brasilia
Offline
Mensagens:1031
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rafael_cosso Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Jan 2013 as 20:08
Originalmente postado por documentado documentado escreveu:

sobre a creatina: http://www.hipertrofia.org/forum/topic/1538-como-tomar-creatina-tpico-oficial-com-vdeo-explicativo/




Boas informações, mas o atentado cometido contra a língua portuguesa mata o fórum dos caras.Ouch
Voltar ao Topo
Marino Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Abr 2005
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:5191
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Marino Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Jan 2013 as 20:43
O problema de acreditar nos estudos é que muitas vezes existem outros estudos que dizem exatamente ao contrário. Tongue

Tem o fato também de muitos testes serem feitos em laboratório e aí se obtem um resultado. Mas quando você coloca na prática a realidade é outra.

De qualquer forma sempre é bom ler.


Editado por Marino - 31 Jan 2013 as 20:57
Voltar ao Topo
IDatti Ver Drop Down


Cadastrado em: 03 Out 2012
São Paulo
Offline
Mensagens:485
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar IDatti Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Jan 2013 as 20:51
mais importante do que ler um estudo é saber interpretá-lo. Quem não tem uma base mínima de fisiologia e bioquímica é frequentemente enganado por argumentações lógicas a partir de plausibilidades biológicas que partem de premissas erradas, além de estudos mal desenhados, e análises estatísticas tendenciosas.
Voltar ao Topo
kanelafreeride Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Dez 2004
Juiz de Fora
Offline
Mensagens:1266
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar kanelafreeride Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Jan 2013 as 21:17
Marino, só pra lembrar que não é um estudo ou dois que comprovam nem desaprovam a eficácia de nenhuma substância. São consensos a partir de uma revisão de literatura. Não sei se você abriu os arquivos, mas verá que tem tabelas com os principais resultados de vários estudos sobre uma única substância. Além disso existe um arquivo texto, explicando os resultados dos estudos na prática, para várias substâncias igualmente. São textos direcionados ao público atleta, para seus treinadores e profissionais da área, não para pesquisadores. Aqui no Brasil a teoria passa anos luz da prática onde treinadores e atletas não trabalham integradamente ao fisiologistas (pesquisadores). Na Autrália é totalmente diferente, convém dá uma checada... abraço!
BOSSI Treinamentos Personalizados: Train smarter, not harder!
Voltar ao Topo
Marino Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Abr 2005
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:5191
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Marino Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Jan 2013 as 21:33
Originalmente postado por kanelafreeride kanelafreeride escreveu:

Marino, só pra lembrar que não é um estudo ou dois que comprovam nem desaprovam a eficácia de nenhuma substância. São consensos a partir de uma revisão de literatura. Não sei se você abriu os arquivos, mas verá que tem tabelas com os principais resultados de vários estudos sobre uma única substância. Além disso existe um arquivo texto, explicando os resultados dos estudos na prática, para várias substâncias igualmente. São textos direcionados ao público atleta, para seus treinadores e profissionais da área, não para pesquisadores. Aqui no Brasil a teoria passa anos luz da prática onde treinadores e atletas não trabalham integradamente ao fisiologistas (pesquisadores). Na Autrália é totalmente diferente, convém dá uma checada... abraço!


Eu já li estudos que na verdade eram o resumo de 10 estudos. E depois li mais alguns sobre o mesmo tema também. E a conclusão que se chegava, era que não dava para concluir nada. Do mesmo jeito que existem estudos bem feitos a favor de alguma coisa, existem estudos bem feitos contra a mesma coisa.

Estou falando de um modo geral, não somente desses que postou (sim eu abri e dei uma passada de olhos neles, ainda não li na íntegra). Achei bacana compartilhar, só sou da opinião que não devo acreditar 100% nas coisas que leio.
Voltar ao Topo
Gandalf Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Out 2012
Garopaba
Offline
Mensagens:397
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gandalf Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Jan 2013 as 23:16
Originalmente postado por IDatti IDatti escreveu:

mais importante do que ler um estudo é saber interpretá-lo. Quem não tem uma base mínima de fisiologia e bioquímica é frequentemente enganado por argumentações lógicas a partir de plausibilidades biológicas que partem de premissas erradas, além de estudos mal desenhados, e análises estatísticas tendenciosas.

Olha, concordo. 
E, ainda arrisco dizer que análises estatísticas tendenciosas não muito comuns, acredito que por dois motivos: O pesquisador tende a não medir esforços para confirmar sua hipótese (o que é uma besteira, pois o valor da pesquisa não está em confirmar ou negar a hipótese); a falta de base mínima, por parte do leitor, em matemática e estatística para interpretar tratamentos e gráficos...

O que não invalida ler estudos acadêmicos, de forma alguma, mas dá um relevo à ideia de que podemos ler estudos com hipóteses diferentes fazendo um pouco de esforço para analisar ambos, e daí tirar uma conclusão própria, temporária e passível de mudanças, acréscimos e correções...LOL


Editado por Gandalf - 31 Jan 2013 as 23:19
D.R.BRANCO
(a)suldooceano
Voltar ao Topo
T-Rodman Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Fev 2012
Jaú
Offline
Mensagens:2111
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar T-Rodman Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Jan 2013 as 23:36
pelo que pouco li os PDFs, eu achei interessante, porque é um estudo que a AIS fez e que acho que utiliza nos atletas deles, aqui:
http://www.ausport.gov.au/ais/sports/cycling/home

Desses atletas, o passo acima é o Team Jayco AIS:
http://cycling.org.au/default.asp?MenuID=High_Performance/20012/0,Team_Jayco_AIS/c20624/45531

Que depois vira GreenEdge Procycling, ou seja, é um estudo que provavelmente é utilizado nessas 3 equipes autralianas de ciclismo.

Voltar ao Topo
kanelafreeride Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Dez 2004
Juiz de Fora
Offline
Mensagens:1266
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (2) Agradecimentos(2)   Citar kanelafreeride Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Fev 2013 as 22:50
Como tem gente que não lê inglês e como tem gente muito incrédula em relação aos estudos científicos eu vou colocar as minhas conclusões a medida que eu for lendo. Estou aberto a discussões pois assim como o Marino, também não acredito 100% em tudo que leio. Mas to gostando muito da proposta da AIS (Australian Institute of Sport). Faço mestrado e sou treinador. E como todos aqui, alteta também. Portanto tento avaliar as informações por aí com uma ótica mais ampla. Vamos lá então...

1º suplementação de vitamina C e vitamina E, os famosos antioxidantes: Não gaste seu dinheiro com isso! Há estudos que mostram inclusive que pode atrapalhar o processo de adaptação ao treinamento. A vitamina C e E in natura, presente nos alimentos (frutas e vegetais coloridos) entretanto, apresenta resultados encorajadores... ou seja, é só dá uma passadinha no supermercado mais próximo! Suplementos polivitamínicos? Isso é a maior farsa que já existiu... Podem procurar no livro Fisiologia do Exercício do McArdle. Lá também diz isso com praticamente essas palavras!


2º beterraba/suco de beterraba/nitrato: A beterraba é o alimento com a maior quantidade de nitrato que é uma substância presente no ciclo do óxido nítrico (NO) em nosso corpo. As evidências são claras e indicam que o consumo de beterraba (preferencialmente crua, ou na forma de suco) contribuem para o aumento dos níveis de NO corporais, o que é benéfico primeiramente para saúde. Diminui a pressão mesmo em normotensos, dentre outros benefícios. Para atletas, diminui o custo de oxigênio da tarefa, melhorando a eficiência (mesmo trabalho, com menos gasto energético). E de fato, melhora a performance em atividades que tenham participação do metabolismo aeróbio. Entretanto não existem estudos de consumo crônico (>15 dias) para saber se o efeito na performance permanece ou se é preciso tomar apenas quando se deseja um desempenho ótimo. O efeito colateral, que eu inclusive já experimentei, é que você vai cagar "sangue".



3º beta alanina: A beta alanina é um amino ácido que junto a histidina formam a molécula de carnosina. A carnosina tem várias funções importantes no cérebro e nos músculos e, além do fator antioxidante, também é responsável por 10% da capacidade de tamponamento muscular durante exercícios com altos níveis de acidose. Porém a quantidade de carnosina muscular é dependente de vários fatores dentre eles a disponibilidade de beta alanina. Sendo assim a suplementação com este composto por aproximadamente uma semana aumenta a quantidade de carnosina muscular o que consequentemente contribuiria para o aumento da performance em diversos esportes com participações significativas do metabolismo anaeróbio. Porém assim como no caso da beterraba, não existem estudos de longo prazo, e mesmo as evidencias atuais, são muito baseadas apenas em teoria (estudos moleculares) e não em estudos práticos. Também fiquei pensando no caso do treinamento de força com objetivos hipertróficos. O efeito de tamponamento por um lado aumenta a capacidade de trabalho, já que posterga a fadiga, mas por outro lado diminui os efeitos de sinalização muscular, já que sabidamente, níveis maiores possíveis de acidose são fundamentais para ganhos hipertróficos ótimos. E aí marombeiros, o que pensam? O efeito colateral (lembrando que não existem estudos de longo prazo) parece ser apenas formigamento em alguns casos. Alguém tem experiência com esse tipo de produto? Pro ciclismo e pro mountain bike parece ser algo promissor...




4º Bicarbonato: se você é um atleta de qualquer modalidade com participação do metabolismo anaeróbio (ou seja quase todas) e ainda não usufruiu dos benefícios do potinho branco e veremelho, você não sabe o que tá perdendo. Por isso que eu nunca me conveço de que pra ficar bom, tem que gastar muito com suplementos caríssimos e toda essa coisa que o marketing bota em nossas cabecinhas. Mas atenção, nem tudo são flores! Como um outro pozinho branco que tem por aí, quem o utiliza precisa experimentar muito durante as sessões de treino, pois a sensação de nausea, vômito ou até mesmo diarréia, pode botar por água abaixo qualquer benefício que este produto possa conferir ao seu desempenho. O ideal é consumir 3 a 5 dias em pequenas doses ao longo do dia. 24 horas antes do treino ou competição, interrompa; pois o efeito permanece e diminui a probabilidade de ocorrência de efeitos colaterais. Ao que parece (a literatura indica), em blocos de treinamento intervalado de alta intensidade, o efeito da suplementação com bicarbonato poderia até aumentar os ganhos de adaptação ao treinamento, já que menor acidose muscular significa maior capacidade de trabalho. Ainda não é claro na literatura o efeito da interação do bicarbonato com outros suplementos (por ex. cafeína). Então repito, experimente muito antes de usar para competir...



Assim que eu for lendo mais os pdfs eu vou falando das outras substâncias...


Editado por kanelafreeride - 01 Fev 2013 as 22:52
BOSSI Treinamentos Personalizados: Train smarter, not harder!
Voltar ao Topo
kanelafreeride Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Dez 2004
Juiz de Fora
Offline
Mensagens:1266
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar kanelafreeride Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Fev 2013 as 02:05
5° Cafeína: presente em vários alimentos principalmente o café (óbvio), guaraná, chás, cacau e coca cola, possivelmente você já consome esta substância diariamente. É uma das substâncias que a literatura já demonsta um consenso há muitas décadas quanto aos benefícios para performance atlética (principalmente em exercícios prolongados > 1h ou de alta intensidade < 1h). Então vamos ao primeiro ensinamento: não importa a fonte utilizada, uma quantidade X de cafeína terá o mesmo efeito ergogêncio. Sendo assim, a sua xícara de café se aumentada a dose, possivelmente terá o mesmo efeito que aquele seu suplemento cafeinado caríssimo. Tradicionalme os estudos utilizam uma dose muito alta, de 6 mg/Kg de massa corporal, 1 h antes do protocolo de exercío. Na última década a literatura demonstrou que doses inferiores de 1-3 mg/Kg parecem ser igualmente efetivas, sendo aproximadamente 3 mg/Kg o platô para a relação dose-resposta. Ou seja, acima disso o efeito ergogênico é o mesmo e ainda aumenta-se a possibilidade de efeitos colaterias como taquicardia, ansiedade, tremedeira, piora da coordenação motora. Interessante que em minhas experiências de utilização da cafeína (pílula manipulada em farmácia 2,4 mg/Kg, 1 hora antes do exercício - R$10 um potinho) eu jamais consegui um desempenho satisfatório. Talvez devido a falta de hábito em tomar café ou coca cola por exemplo ou simplesmente porque talvez o meu corpo não reage como a maioria. A literatura confirma isso, a grande maioria se beneficia, outros não obtem qualquer melhora de desempenho e alguns pioram consideravelmente (meu caso). Entretanto algumas experiências parecem indicar que no meu caso seria ideal a utilização após algum tempo de exercício com fadiga eminente. Também está descrito na literatura a multiplicidade de protocolos para o seu consumo igualmente efetivos. Então vale a pena experimentar! Utilize em treinos e estabeleça qual é a melhor opção para você. Um detalhe: a literatura ainda não é clara quanto a interação da cafeína com outros suplementos. Portanto digo novamente, nada de mudar seus hábitos às vésperas de uma competição importante.
BOSSI Treinamentos Personalizados: Train smarter, not harder!
Voltar ao Topo
Clythio Ver Drop Down
Avatar
In Memoriam

Cadastrado em: 02 Set 2008
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:4306
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Clythio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Fev 2013 as 01:28
Saturação de cafeína pode variar entre 2 a 9 mg/kg, dependendo de sensibilidade pessoal e eventual construção de tolerância.
Ou seja, de um sujeito para o outro, a dose para fazer efeito, ou o limite que não deve ser ultrapassado, pode variar mais do que 4 vezes.
A tolerância - redução da sensibilidade, e portanto, do efeito da cafeína - pode ser cancelada, resetada, completamente, com 4 dias de abstinência.
Daí se maximiza o efeito no dia da competição, sem induzir os efeitos colaterais por superdosagem.
Voltar ao Topo
Clythio Ver Drop Down
Avatar
In Memoriam

Cadastrado em: 02 Set 2008
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:4306
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Clythio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Fev 2013 as 01:31
Para treinos, uso na faixa de 1 mg/kg, e não mais do que 1,5 mg/kgpara competições

Mas noto, sim, diferença na velocidade de absorção e duração da "onda" do efeito, dependendo da origem, laboratório, marca de produto, tipo de cápsula, se é anidra, se é café expresso, essas coisas.
Voltar ao Topo
kanelafreeride Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Dez 2004
Juiz de Fora
Offline
Mensagens:1266
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar kanelafreeride Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Fev 2013 as 15:07
Então Clythio, eu já esperava que alguém fosse falar isso. Eu acheio meio duvidosa essa afirmação também, mas no material, trata-se isso como uma crença popular a qual a pesquisa científica ja refutou. Então eu tenho minhas dúvidas também em relação a esse ponto. Mas de qualquer forma, eu acho bem plausível que nossas impressões sejam em função de experiências pessoais que não sigam o rigor científico, quer dizer: as condições não são as mesmas, então não dá pra falar que o único fator responsável pelas impressões diferentes que temos, seja a origem da cafeína. O próprio café se feito com o mesmo padrão, pode apresentar conteúdos de cafeína totalmente discrepantes, não sendo a melhor opção para uma suplementação bem controlada e rigorosa. Mas é isso mesmo, eu também não saberia opinar com precisão em relação a esta questão.
BOSSI Treinamentos Personalizados: Train smarter, not harder!
Voltar ao Topo
Clythio Ver Drop Down
Avatar
In Memoriam

Cadastrado em: 02 Set 2008
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:4306
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Clythio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Fev 2013 as 16:11
Da cafeína eu até posso falar por ser usuário frequente para finalidade de treinamento e competições, ainda que nesses níveis bem conservadores de mg/kg.
Se quero um booster rápido para um treino em casa de noite, mas não quero ficar sem dormir, um Nespresso pequeno resolve bem. "Acordo" rápido, e serve bem durante 1h a 2h, que é o ciclo completo de aquecer, treinar, relaxar - dizem que também - não se sabe o porque - acelera recuperação pós treino com sobrecarga.
Mas se tomar os mesmos 60mg num comprimido (não-cápsula) de Thermo-Fire, vai demorar mais a mostrar serviço, e demorar mais a passar os efeitos.
Costumo comprar o simples e barato - a SNC vende um troço que é simplesmente cafeína, 60mg/cápsula, mas é anidra mesmo e se tomar com estomago vazio já senti doer, mesmo, durante alguns minutos.

Acho que vale a pena experimentar um pouco, nunca comprar algo que seja dose alta por cápsula (tem coisa no mercado acima de 300mg por cápsula!) e nem tão baixo (tem "termogênico" na praça com 10, 15 mg por dose de tantas colheres, ou tantas capsulas - placebos! Uma simples lata de coca cola consta ter umas 30mg, o RedBull 60 a 80mg).
Voltar ao Topo
kanelafreeride Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Dez 2004
Juiz de Fora
Offline
Mensagens:1266
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar kanelafreeride Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Fev 2013 as 12:10
6º Suplemento de Cálcio: O cálcio é o elemento mais abundante em nossa dieta! Então, se você não apresenta um altíssimo gasto energético e/ou está fazendo uma dieta rigorosíssima; se você não tem problemas de má absorção de nutrientes; se você não tem baixo conteúdo mineral ósseo, se você não sofre da tríade da mulher atleta (http://www.gazetaesportiva.net/blogs/cienciadoesporte/2011/07/29/a-triade-da-mulher-atleta), você NÃO precisa de suplementos de cálcio. Ainda mais se você tomar leite, que é uma fonte riquíssima! IMPORTANTE: A suplementação de cálcio per se não garante a melhora da deficiência nos casos acima. É preciso uma condição hormonal favorável, ausência de balanço calórico negativo, e exercícios de impacto (ciclismo não serve, população de risco) e/ou preferencialmente o treinamento de força (musculação).
BOSSI Treinamentos Personalizados: Train smarter, not harder!
Voltar ao Topo
Marquinhos Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Out 2004
Bento Gonçalves - RS
Offline
Mensagens:4954
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Marquinhos Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Fev 2013 as 12:16
Originalmente postado por kanelafreeride kanelafreeride escreveu:

6º Suplemento de Cálcio: O cálcio é o elemento mais abundante em nossa dieta! Então, se você não apresenta um altíssimo gasto energético e/ou está fazendo uma dieta rigorosíssima; se você não tem problemas de má absorção de nutrientes; se você não tem baixo conteúdo mineral ósseo, se você não sofre da tríade da mulher atleta (http://www.gazetaesportiva.net/blogs/cienciadoesporte/2011/07/29/a-triade-da-mulher-atleta), você NÃO precisa de suplementos de cálcio. Ainda mais se você tomar leite, que é uma fonte riquíssima! IMPORTANTE: A suplementação de cálcio per se não garante a melhora da deficiência nos casos acima. É preciso uma condição hormonal favorável, ausência de balanço calórico negativo, e exercícios de impacto (ciclismo não serve, população de risco) e/ou preferencialmente o treinamento de força (musculação).

Li hoje pela manhã que o leite tem um efeito ácido no nosso PH sanguíneo e que o cálcio é um dos recursos que o corpo humano usa para neutralizar acidez. Sendo assim, de acordo com o artigo, o efeito final de tomar leite é perda de cálcio ósseo (que é de onde o corpo tira o cálcio para neutralizar a acidez).

Verdade ou mito? 

Eu deixei de tomar leite há tempo pois tinha uma leve intolerância à lactose, mas esse argumento faz sentido pra mim. Li aqui:



Voltar ao Topo
T-Rodman Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Fev 2012
Jaú
Offline
Mensagens:2111
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar T-Rodman Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Fev 2013 as 12:36
Originalmente postado por Marquinhos Marquinhos escreveu:

Verdade ou mito? 

Eu deixei de tomar leite há tempo pois tinha uma leve intolerância à lactose, mas esse argumento faz sentido pra mim. Li aqui:


Eu também parei de tomar leite e comer derivados por recomendação médica - e no meu caso funcionou. Acabou com minha gastrite prolongada de anos, fora gases, diarréia e irritação estomacal que não existem mais.

Me parece que minha médica segue bastante a linha do que esse link fala.
Mas como parar de tomar leite e comer derivados, parece que a vontade aumenta, hoje em dia eu tomo aquele leite com baixa lactose e faço também comida com esse leite.

Voltar ao Topo
Cebo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Fev 2009
São Paulo
Offline
Mensagens:7206
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Cebo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Fev 2013 as 13:10
Originalmente postado por kanelafreeride kanelafreeride escreveu:

 

2º beterraba/suco de beterraba/nitrato: A beterraba é o alimento com a maior quantidade de nitrato que é uma substância presente no ciclo do óxido nítrico (NO) em nosso corpo. As evidências são claras e indicam que o consumo de beterraba (preferencialmente crua, ou na forma de suco) contribuem para o aumento dos níveis de NO corporais, o que é benéfico primeiramente para saúde. Diminui a pressão mesmo em normotensos, dentre outros benefícios. Para atletas, diminui o custo de oxigênio da tarefa, melhorando a eficiência (mesmo trabalho, com menos gasto energético). E de fato, melhora a performance em atividades que tenham participação do metabolismo aeróbio. Entretanto não existem estudos de consumo crônico (>15 dias) para saber se o efeito na performance permanece ou se é preciso tomar apenas quando se deseja um desempenho ótimo. O efeito colateral, que eu inclusive já experimentei, é que você vai cagar "sangue".


A última moda agora são os suplementos de pré treino com base em NO. Será que eles funcionam? 
Seu guidão shalow pode salvar minhas costas!
http://www.pedal.com.br/forum/troco-guidao-fsa-carbon-monocoque-por-algum-shalow_topic59584.html
Voltar ao Topo
Marquinhos Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Out 2004
Bento Gonçalves - RS
Offline
Mensagens:4954
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Marquinhos Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Fev 2013 as 13:21
Originalmente postado por T-Rodman T-Rodman escreveu:

Originalmente postado por Marquinhos Marquinhos escreveu:

Verdade ou mito? 

Eu deixei de tomar leite há tempo pois tinha uma leve intolerância à lactose, mas esse argumento faz sentido pra mim. Li aqui:


Eu também parei de tomar leite e comer derivados por recomendação médica - e no meu caso funcionou. Acabou com minha gastrite prolongada de anos, fora gases, diarréia e irritação estomacal que não existem mais.

Me parece que minha médica segue bastante a linha do que esse link fala.
Mas como parar de tomar leite e comer derivados, parece que a vontade aumenta, hoje em dia eu tomo aquele leite com baixa lactose e faço também comida com esse leite.


Eu tenho tomado praticamente só leite de amêndoas. Outra opção é o leite de soja, mas eu não confio muito pelo risco deste ter muita contaminação de agrotóxicos e/ou vir de soja geneticamente modificada. 

Por outro lado, eu não restringi muito os derivados. Sempre tenho iogurte natural em casa. O meu problema com o leite normal era a falta de moderação (e consequentes efeitos negativos que você mencionou)
Voltar ao Topo
Landim Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Abr 2005
Ceará
Offline
Mensagens:5803
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Landim Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Fev 2013 as 13:23
Tenho tomado suco de beterraba TSD, ultimo exame meu hematócrito deu 46%, normalmente dá entre 42 e 44%. Meados de abril farei outro, e final de maio outro(depois de 21 dias sem treino nem consumo de beterraba). Vamos ver o que dá... Nada muito cientifico mas também não tão aleatório. Ao longo do ano vou continuar monitorando pra tentar identificar algum padrão.
Voltar ao Topo
T-Rodman Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Fev 2012
Jaú
Offline
Mensagens:2111
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar T-Rodman Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Fev 2013 as 13:30
Eu já não tomava muito leite. Mas os derivados, como tipo um queijinho derretido na pizza era mortal pra mim. Agora eu como uma pizza de calabreza sem queijo que tá tudo ok.
Engraçado também que com derivados de soja a não ser shoyu, tofu e natô, todo resto me faz mal, principalmente o leite e a proteína texturizada.
testei esses tempos atrás uns 4 tipos de leite de vegetais (tem uma marca italiana que vende no pão de açúcar), e até que não foi ruim a experiência. Pelo menos meu estômago não rejeitou, mas também, achei vários deles sem graça. Hoje eu só tomo o Ninho 90% lactoseless.
Ou seja, a dieta em casa não é nada macrobiótica, tem carne, tem qualquer coisa 'normal' - mas não dá pra exagerar em nada. Sucos, por exemplo, laranja e caju em excesso me arrebentam também, rs.
ou é tão psicológico que é só eu ler 'integral' que meu estômago rejeita, rs.
Voltar ao Topo
Marquinhos Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Out 2004
Bento Gonçalves - RS
Offline
Mensagens:4954
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Marquinhos Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Fev 2013 as 13:39
Originalmente postado por Landim Landim escreveu:

Tenho tomado suco de beterraba TSD, ultimo exame meu hematócrito deu 46%, normalmente dá entre 42 e 44%. Meados de abril farei outro, e final de maio outro(depois de 21 dias sem treino nem consumo de beterraba). Vamos ver o que dá... Nada muito cientifico mas também não tão aleatório. Ao longo do ano vou continuar monitorando pra tentar identificar algum padrão.

Por enquanto eu "comprei as beterrabas", como você faz o suco? Processador de alimentos normal?
Voltar ao Topo
RaulRockSeixas Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Dez 2006
Cwb / Brusque
Offline
Mensagens:4568
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RaulRockSeixas Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Fev 2013 as 13:55
Kct vai faltar beterraba na feira! Fora o que o aquecimento global vai piorar com o aumento na emissão de gases.....
Arrroooocha Pica-Pau!
Voltar ao Topo
radMG Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Mar 2012
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1377
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar radMG Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Fev 2013 as 14:06
Coitada da Celite.
Voltar ao Topo
radMG Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Mar 2012
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1377
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar radMG Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Fev 2013 as 14:12
Não conheço nada de nutrição, mas em alguns países a beterraba é usada na fabricação de açúcar. 
O consumo em excesso não aumentaria o nível de glicose?
Voltar ao Topo
RaulRockSeixas Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Dez 2006
Cwb / Brusque
Offline
Mensagens:4568
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RaulRockSeixas Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Fev 2013 as 14:17
Originalmente postado por radMG radMG escreveu:

Não conheço nada de nutrição, mas em alguns países a beterraba é usada na fabricação de açúcar. 
O consumo em excesso não aumentaria o nível de glicose?


Perto de cana de açucar, beterraba é mato.
Arrroooocha Pica-Pau!
Voltar ao Topo
Zenbr Ver Drop Down


Cadastrado em: 18 Jan 2012
Jau
Offline
Mensagens:705
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Zenbr Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Fev 2013 as 14:28
Originalmente postado por Cebo Cebo escreveu:

A última moda agora são os suplementos de pré treino com base em NO. Será que eles funcionam? 


Cara, isso virou mesmo a moda das academias.

Se funcionam para aumento de massa muscular eu não sei, mas acho que ajuda porque eles contém creatina. E creatina da volume. No mais, são blends de vários produtos, como aminoácidos e estimulantes (cafeína). Alguns trazem taurina e taurina faz muito mal. Outros só cafeína e cafeína não faz tão mal. Se tomar muito vc vai ficar elétrico, ter uns grozopes mas não vai morrer. Já taurina, dizem -- veja bem -- DIZEM que tem efeitos nocivos. MAs não sou especialista. É pelo que eu li.

De qualquer maneira, a Health Designs mandou uma amostra grátis pra mim de NaNO Vapor, o pré-treino da moda. O Sample continha duas doses, mas eu, claro, não vi e mandei o pacote inteiro pra baixo achando que era uma dose. Tomei o bagulho e fui pra aula de spinning numa quinta chuvosa (mentira, tava um puta sol mas eu tava com preguiça de pedalar na rua).

Cara, o negócio é power. Te da uma energia animal, te deixa realmente elétrico e eufórico. Muito mais disposição. O efeito q senti é o mesmo de quando tomo café pela manhã. É como a alegria da cafeína! hahaha Afinal, é estimulante.

O problema é q como todo estimulante, ele é cumulativo. Quanto mais vc toma, mais vc precisa tomar pra ter efeito. A dose máxima sugerida é de 4 porções de uma vez. Dizem pra começar com 1. Eu tomei duas de cara achando q era uma e fiquei ligado no 240V (mas não fiz fio terra, antes q algum engraçadinho pergunte).

Se eu recomendo?? Sei la cara. Acho que não precisa disso. Se quer dar um gás antes do treino, manda um café expresso pra baixo e boa. Ou dois. Por incrível que pareça, a quantidade de cafeina no pré-treino, diz a embalagem, é a mesma de um café expresso.

Se for pra treinar a noite, como eu faço, não rola tomar pq o sono vai acabar prejudicado. Agora se o cara tomar as 6h da manhã pra treinar as 7h, ai não vejo problema.




Voltar ao Topo
velocycle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Jan 2011
Brasil
Offline
Mensagens:7101
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (3) Agradecimentos(3)   Citar velocycle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Fev 2013 as 14:28

Originalmente postado por Marquinhos Marquinhos escreveu:

Originalmente postado por Landim Landim escreveu:

Tenho tomado suco de beterraba TSD, ultimo exame meu hematócrito deu 46%, normalmente dá entre 42 e 44%. Meados de abril farei outro, e final de maio outro(depois de 21 dias sem treino nem consumo de beterraba). Vamos ver o que dá... Nada muito cientifico mas também não tão aleatório. Ao longo do ano vou continuar monitorando pra tentar identificar algum padrão.

Por enquanto eu "comprei as beterrabas", como você faz o suco? Processador de alimentos normal?

Marquinhos,

bata a beterraba num liquidificador ou processador com um pouco de água depois coe em um pano pois contém muitas fibras se ingerir em grande quantidade vai ter uma diarreia e tanto.

Veja esta série de links abaixo são bastante interessantes.








Dê uma olhada este vídeo abaixo vai te explicar melhor o processo de preparo do suco.




Espero que te ajude...Thumbs Up

Se a resposta acima o ajudou de alguma forma, então não se esqueça de clicar acima em Obrigado!
Voltar ao Topo
T-Rodman Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Fev 2012
Jaú
Offline
Mensagens:2111
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar T-Rodman Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Fev 2013 as 14:29
Açúcar com base de beterraba acho que precisa de uns 3 sachês pra meio que igualar a um de açúcar de cana.

BTW, nem acho que beterraba faz estrago assim não. Depois que acertei meus problemas estomacais acabaram se os gases. A Celite apanha de qualquer jeito, isso não tem como mudar, rs.
Voltar ao Topo
Alex SP Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Mar 2004
São Paulo
Offline
Mensagens:8970
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Alex SP Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Fev 2013 as 14:49
Pra mim, suplemento é perda de tempo e dinheiro. É ilusão, exceto os proibidos que funcionam mas tb oferecem risco e por isso são proibidos. 

No mais, só servem pra quem já acertou todos os demais detalhes e variáveis de treinamento e nutrição, e está em busca daquele 0,5% de performance que só se obtém trabalhando os detalhes. É o caso dos prós top top como o Wiggins.

Para o resto de nós, que trabalha, tem família, compromissos sociais, ignorância sobre treinamento e nutrição e mais um monte de coisas que limitam nosso desempenho, não faz muito sentido se entupir de suplementos e aditivos da moda, sejam naturais ou artificiais.

Pedalar 1 ou 2 horas a mais por semana, calibrar a alimentação ou usar um powermeter tem mais efeito do que tomar essas coisas. Pra quem já faz tudo isso, tb ainda tem muita lição de casa antes de entrar nessa onda pra ganhar esse pentelhésimo a mais.
Look Good, Feel Good, GO FAST!
Voltar ao Topo
dmbenati Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Jun 2009
Americana/SP
Offline
Mensagens:1761
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dmbenati Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Fev 2013 as 15:00
Concordo com o Alex!

De que adiantaria tomar uma batelada de suplementos e, bem na semana da competição, calhar de ter que entregar aquele projeto, ter aquela prova mais difícil do curso, seu carro pifar no meio da rua?

Você vai dormir mal, vai comer mal, vai ter gastado grana com os suplementos a toa... quem é profissional de ciclismo (i.e. Wiggins) consegue se blindar desses problemas da vida comum, isolar as variáveis e investir de tal forma que os suplementos de fato valerão a pena pois trarão esses 0,5% que o Alex comentou.

Pra gente comum, como a maior parte de nós, esses 0,5% estarão presentes, mas os efeitos do dia a dia são bem mais que 0,5% no nosso desempenho - uma noite com 2h de sono arrebenta com qualquer creatina, whey, NO, etc e tal. Enfim, minha opinião - prefiro gastar meu dinheiro de outra forma!
Voltar ao Topo
Landim Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Abr 2005
Ceará
Offline
Mensagens:5803
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Landim Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Fev 2013 as 15:17
Originalmente postado por velocycle velocycle escreveu:


Originalmente postado por Marquinhos Marquinhos escreveu:

Originalmente postado por Landim Landim escreveu:

Tenho tomado suco de beterraba TSD, ultimo exame meu hematócrito deu 46%, normalmente dá entre 42 e 44%. Meados de abril farei outro, e final de maio outro(depois de 21 dias sem treino nem consumo de beterraba). Vamos ver o que dá... Nada muito cientifico mas também não tão aleatório. Ao longo do ano vou continuar monitorando pra tentar identificar algum padrão.

Por enquanto eu "comprei as beterrabas", como você faz o suco? Processador de alimentos normal?

Marquinhos,

bata a beterraba num liquidificador ou processador com um pouco de água depois coe em um pano pois contém muitas fibras se ingerir em grande quantidade vai ter uma diarreia e tanto.



No começo não suportava beterraba, comecei comendo-as cozida, depois passei a passá-las no liquidificador e coá-las como o Velocycle falou e o produto misturado com outros sucos, laranja, goiaba e etc. Agora já estou usando a beterraba toda mesmo, para aproveitar todas as fibras e continuo misturando com outros sucos ou popas de fruta integral. Meu intestino está funcionando sem anomalias, mas já tive uns revestrés.
Voltar ao Topo
Alex SP Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Mar 2004
São Paulo
Offline
Mensagens:8970
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alex SP Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Fev 2013 as 15:26
Landim, tem umas lojas aqui importando suco de beterraba de caixinha da europa (no UK tem várias marcas, tá mania isso por lá). Vêm misturado com um pouco de suco de maçã pra quebrar o gosto de terra da beterraba, é gostoso e bebível bem gelado. Lá fora custa peanuts, mas aqui tá caro demais pra tomar 1/2 caixa por dia rss....
Look Good, Feel Good, GO FAST!
Voltar ao Topo
Cebo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Fev 2009
São Paulo
Offline
Mensagens:7206
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Cebo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Fev 2013 as 15:46
Lenda ou não, Whey funciona muito bem para mim. Nunca consigo manter o peso, mesmo comendo muito. Só tomando grandes doses de whey eu consigo ganhar uns quilos. 
Seu guidão shalow pode salvar minhas costas!
http://www.pedal.com.br/forum/troco-guidao-fsa-carbon-monocoque-por-algum-shalow_topic59584.html
Voltar ao Topo
Marquinhos Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Out 2004
Bento Gonçalves - RS
Offline
Mensagens:4954
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Marquinhos Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Fev 2013 as 15:48
Originalmente postado por Alex SP Alex SP escreveu:

Landim, tem umas lojas aqui importando suco de beterraba de caixinha da europa (no UK tem várias marcas, tá mania isso por lá). Vêm misturado com um pouco de suco de maçã pra quebrar o gosto de terra da beterraba, é gostoso e bebível bem gelado. Lá fora custa peanuts, mas aqui tá caro demais pra tomar 1/2 caixa por dia rss....

Vou ter que procurar suco em caixinha aqui! Quase 5 dolares por 1 beterraba (de umas 500g...) heheheh

Voltar ao Topo
Cebo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Fev 2009
São Paulo
Offline
Mensagens:7206
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Cebo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Fev 2013 as 16:06
Faz beterraba batida com suco de laranja que desce fácil. 
Seu guidão shalow pode salvar minhas costas!
http://www.pedal.com.br/forum/troco-guidao-fsa-carbon-monocoque-por-algum-shalow_topic59584.html
Voltar ao Topo
RaulRockSeixas Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Dez 2006
Cwb / Brusque
Offline
Mensagens:4568
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar RaulRockSeixas Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Fev 2013 as 16:22
Originalmente postado por Alex SP Alex SP escreveu:

Pra mim, suplemento é perda de tempo e dinheiro. É ilusão, exceto os proibidos que funcionam mas tb oferecem risco e por isso são proibidos. 

No mais, só servem pra quem já acertou todos os demais detalhes e variáveis de treinamento e nutrição, e está em busca daquele 0,5% de performance que só se obtém trabalhando os detalhes. É o caso dos prós top top como o Wiggins.

Para o resto de nós, que trabalha, tem família, compromissos sociais, ignorância sobre treinamento e nutrição e mais um monte de coisas que limitam nosso desempenho, não faz muito sentido se entupir de suplementos e aditivos da moda, sejam naturais ou artificiais.

Pedalar 1 ou 2 horas a mais por semana, calibrar a alimentação ou usar um powermeter tem mais efeito do que tomar essas coisas. Pra quem já faz tudo isso, tb ainda tem muita lição de casa antes de entrar nessa onda pra ganhar esse pentelhésimo a mais.


Veja, nunca defendi e ainda não defendo essa paranóia com suplementos. Também acho que existem muitos fatores para serem ajustados e que leval a um aumento no desempenho. Por exemplo, trocando pneu/camara por determinados modelos eu ganho 5W no par (5W de graça!).
Agora, mesmo não sendo e não tendo intenção de ser profissional, quando passei de determinado patamar de treinos a coisa mudou de figura. Não consigo fazer uma semana com 16 horas de treino sem tomar pelo menos whey e bcaa. Se é o mais adequado eu não tenho certeza, mas a certeza que tenho é que sem isso eu chego desfigurado no domingo, sendo que da outra forma eu chego apenas me arrastando.
Se eu estivesse fazendo menos de 10 horas por semana, não teria trabalho nenhum em comprar suplementos.

Arrroooocha Pica-Pau!
Voltar ao Topo
Alex SP Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Mar 2004
São Paulo
Offline
Mensagens:8970
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Alex SP Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Fev 2013 as 16:35
Exatamente Raul, foi o que eu disse: depende do patamar do atleta. E esse patamar, assim como o atleta, são relativos. Mas ainda assim, na minha opinião é mais uma questão de "conveniência" do que real "necessidade", pois certamente se vc se dedicasse mais à nutrição não precisaria de suplementação. 

Mas muito disso tem relação tb com disponibilidade, e se vc treina 16 horas por semana eu entendo que já dedica uma boa parte dessa sua disponibilidade aos treinos então realmente precisa de uma conveniência na nutrição e reposição. Conveniência é algo útil, mas não indispensável.

Eu concordo totalmente que uma vantagem dos suplementos e a conveniência, e sou a favor disso pq realmente é difícil conseguir combinar tudo, ainda mais com a vida corrida de hj. Tb 16 horas semanais é uma carga considerável, aqui no BR dá pra competir na Elite com isso e pra competir com caras que vivem pra treinar (estou falando dos prós de verdade), pequenos ganhos começam a fazer diferença. Aí pode haver vantagem na suplementação.


Look Good, Feel Good, GO FAST!
Voltar ao Topo
 Responder Página  123 6>

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X