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Tubeless: Pneu frouxo ou não infla? Solução aqui!

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xandegui77 Ver Drop Down
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    Enviado: 16 Mar 2010 as 21:16
Várias pessoas que converteram seus aros e pneus normais pro sistema sem câmara de ar (conversão para tubeless) relataram que ao montar o pneu, ele ficava caindo do aro e depois não conseguia encher nem com bomba de posto ou borracheiro.
 
Mesmo seguindo os vídeos no No-Flats, No-tubes, Gueto Tubeless, etc., muitos (assim como eu) não conseguiam encher o pneu. O ar vazava pelas laterais. Podia passar um monte de água com sabão, segurar o pneu suspenso, bater no topo enquanto o ar entrava, grudar a lateral do pneu contra o aro com fita crepe (sim, até isso eu tentei), remover a válvula, etc. Tentei de tudo. Nada resolveu.
 
Até que assistindo um vídeo do www.notubes.com, vi que em uma parte ele comentava que se o pneu não estiver inflando fácil, era só comprar mais fita amarela e dar algumas voltas com ela no centro do aro. UHM..., talvez se aumentasse a circunferência do aro bem no seu centro, talvez o pneu inflasse com mais facilidade. Quando eu digo que estava difícil, eu quero dizer passar meia hora na frente do compressor (compressor com tanque de ar gigantesco) e não conseguir inflar o maledeto.
 
Aí eu lembrei que na moto eu usava uma fita de borracha que era bem esponjosa e leve. De um lado ela é auto-adesiva e eu colava por baixo das carenagens que tocavam umas nas outras, causando barulho e pintura riscada.
 
Na primeira casa que vendia borracha (canos, mangueiras, vedações, etc.) encontrei a tal fita. Só achei de 3cm de largura e 10 metros de comprimento. Perguntei o preço e o cara falou que custava caro. 7 reais : )
 
Fui pra casa e desmontei o pneu sem dó. Acreditei que daria certo. E deu.
 
Após esta novela, vai o passo a passo abaixo. Se clicar nas fotos vai pro álbum online onde elas estão bem maiores.
 
Foto do meu aro com a fita adesiva para vedar os furos para os raios. Reparem no centro do aro onde estão estes furos para os aros, como há uma "valeta" de mais de 1cm de largura. Na montagem a borda do pneu cai dentro desta valeta fazendo ele sair facilmente do aro. Tão fácil que é possível montar e desmontar os pneus SEM uma espátula para pneus (mesmo com pneus de arame). Com a borda (talão) do pneu dentro desta valeta, ele fica muito frouxo e o ar escapa pra todo o lado.
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A fita de borracha (não sei o nome dela, o vendedor falou que conhecia como fita de borracha esponjosa) tinha 3cm de largura. Então eu recortei um pedaço e coloquei no aro pra testar se a largura dela bateria com a largura da vala. Assim eu economizei fita (nem precisava).
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Vista de outro ângulo. Reparem que de um lado esta fita tem um papel que ao ser retirado deixa o lado adesivo exposto. Deixei para cima este papel pois no pedaço de teste, quando pressionei a borracha contra o aro, o papel prendeu no fundo do aro e ao retirar a fita de borracha, todo o papel saiu. Assim evita que uma ponta de papel se descole e esta fita grude em tudo.
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Reparem como a fita de borracha fica no fundo do aro. Assim o aro não tem mais aquele "vale".
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Aqui a fita dando a volta no aro. Reparem num pedaço sobrepondo o que está embaixo. Não deixem fita em excesso por cima de outra, fica muito grosso e com um desnível grande. Cortem tudo antes, na largura e no comprimento. O comprimento deve ser exato, sem sobreposições. Evitem de ir descolando a fita e cortando pra entrar no aro. Economiza um bom tempo se cortar tudo antes.
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A fita de borracha já colada no aro. Agora sim a cola ficou para baixo, colando a borracha ao aro. A parte de cima que está exposta não tem cola. Comparem com a primeira foto, agora aquele buracho no centro do aro desapareceu. O problema de inflar ou pneu muito frouxo está na presença deste buraco no centro do aro.
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Visão de outro ângula da fita colada ao aro. No furo do aro onde passa o bico basta fazer um furo na borracha.
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Câmara de ar 20 cortada ao meio e instalada no aro por cima da fita de borracha. Reparem que agora todo o aro está no mesmo nível, sem a vala no centro. Como eu fiz esta câmara ficar deste jeito? Com o tutorial Gueto Tubeless. Basta instalar a câmar 20 no seu aro 26, cortar ela no centro em toda a sua circunferência e virar as bordas para fora do aro. Aí peguei o estilete e cortei a câmara que passava para fora do aro. Mas reparem na foto que as bordas da câmara estão para dentro do aro. Fiz assim com a espátula de pneu. Foi um capricho, não há necessidade. A fita de borracha que vem com o kit tubeless do Stan's ou do Joe's e exatamente assim, uma fita de borracha plana, com a largura correspondente à largura interna do aro e com um bico/válvula colada.
Esta fita de borracha/câmara cortada DEVE cobrir as laterais do aro e não apenas o fundo. É nas laterais que haverá a vedação, pressionando a borda do pneu contra esta lateral preenchida por borracha.
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Vista de outro ângulo da fita de borracha (câmara cortada) instalada no aro. Reparem que está tudo plano. Também não há bordas de borracha para fora do aro, mas a borracha apoia em toda a parede interna do aro.
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Observações finais:
 
Após a instalação da fita de borracha no aro:
- o pneu não dá pra montar mais somente com as mãos. Até com espátulas fica difícil e elas acabam até entortando se não tomar cuidado. Pra tirar também só com espátula. Passe bastante água com sabão nas bordas dos pneus e no aro, sem ela fica impossível montar.
 
- o pneu não fica mais solto no aro, pelo contrário, após instalar o pneu no aro ele não move um milímetro se não for na força. No local do bico, puxe as laterais do pneu pros lados para que elas se aproximem ao máximo das bordas do aro.
 
- antes era quase impossível encher, mesmo seguindo todas as recomendações dos fabricantes. Depois de instalar esta fita no fundo do aro, consegui encher com a bomba de pé de um amigo e sem remover o núcleo das válvulas. Enchi até 30 psi SEM o líquido e havia pouquíssimos pontos de vazamento de ar na borda do pneu. Depois de 30 minutos o pneu estava mais murcho, mas ainda inflado e montado.
 
 
Eu estava com os dois pneus com as fitas de borracha originais do Joe's, com válvula Presta (bico fino). Só que ao calibrar o bico se soltou da borracha, provavelmente num movimento lateral.
Aí eu troquei esta fita danificada por uma câmara de ar cortada, com bico grosso (Schrader). Funcionou IGUAL.
 
Entrei em contato com o suporte do Joe's relatanto o defeito. Ele enviou para mim GRATUITAMENTE duas fitas de borracha com válvula Schrader. Suporte EXCELENTE.
 
Removi a fita com válvula Presta que restou e instalei a fita de borracha com válvula grossa. Então nas rodas ficaram uma câmara 20 cortada ao meio com bico grosso e uma fita original com bico grosso. NÃO HÁ diferença entre elas.
 
Então se você quer converter pra tubeless, a fita já vem pronta mas é bem cara, já a câmara custa 7 reais e vai dar um pouco de trabalho pra cortar certinho, mas funcionará IGUAL e terá peso IGUAL ao sistema original.
 
Eu prefiro o bico GROSSO (válvula Schrader) pois TODAS possuem o núcleo removível. Assim fica fácil de colocar mais líquido pelo bico sem desmontar o pneu e trocar a válvula em caso de vasamento ou entopimento. A válvula Presta só terá o núcleo removível nos kits tubeless e em poucas câmaras de ar (eu nunca vi uma com núcleo Presta removível).
 
Além disso, você provavelmente precisará de encher seu pneu pela primeira vez num borracheiro ou no posto e lá os compressores usam adaptadores para válvulas Schrader (grossa, automotiva). Pra encher a Presta você precisa levar o adaptador junto.
 
Eu comprei numa bicicletaria uma ferramenta de uns 2 cm que tem 4 pontas. Uma remove o núcleo da válvula grossa, outra faz a rosca interna/desentope, outra faz a rosca externa e última eu não sei pra que serve :) .
 
Com esta ferramenta fica muito fácil de remover e recolocar o núcleo da válvula, só desrosquear.
 
Mais tarde eu posto fotos dos pesos das câmaras cortadas, fitas originais e fita de borracha que vai no centro do aro.
Mas só adiantando, não há diferença de peso entre as fitas e as câmaras. As câmaras pesam uns 10 gramas a menos que as fitas.
Se eu me lembro bem esta fita de borracha no centro do aro acrescentou míseros 10 gramas com a vantagem ENORME de agora inflar o pneu muito facilmente.
 
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Andre Loppes Ver Drop Down
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Suuuuper legal essa fita adorei....
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Fida Ver Drop Down
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Clap Parabens Xande pela descoberta!!!! 
 
vou tentar fazer essa conversão numas rodas novas que vou comprar
 
Vlw Thumbs Up
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Mafu Ver Drop Down
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Normalmente, se você cortar a câmara de ar 20 e, ao invés de cortar o excesso, simplesmente dobrar para dentro do aro, fazendo uma sobreposição das bordas, será o suficiente para evitar o vazamento na hora de encher.
A própria sobra da câmara de ar faz esse enchimento.
Se o aro for um pouco mais largo, como os Markolf da Vzan, basta usar uma câmara 16 sem cortar, fazendo apenas um furo na direção do bico para o ar vazar para dentro do pneu.
Nos contos de fadas, a princesa beija o sapo e ele vira um príncipe.
Na vida real, você coloca uma aliança no dedo da princesa e ela vira uma bruxa.
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xandegui77 Ver Drop Down
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Então pessoal, voltando para o tópico.
 
Como podem ver pela data das fotos, já faz quase um mês que fiz esta experiência. Não queria ser irresponsável e postar aqui algo que pudesse levar a algum acidente. Testei por um mês em cascalho solto, terra batida, alguns saltos e asfalto em alta velocidade. Além disso os pneus ficaram 10 dias parados e pude constatar que não murcharam. Depoîs de um mês estavam mais murchos que antes, mas passaram apenas de 32psi para 25psi.
 
Como não tive nenhum acidente, pneu murcho subtamente ou pneu deslocando do aro, achei que já era seguro postar para que mais pessoas testassem.
 
Quanto a pneu soltar do aro, acho que antes eu corria risco com os Kenda Nevegal neste aro, pois dava pra colocar e tirar só com as mãos. Agora é muito difícil tanto pra colocar quanto para tirar do aro, então se está difícil de tirar do aro, acho difícil que ele possa deslocar do aro quando usarem pressões abaixo ou acima das recomendadas. E se é difícil de instalar, é fácil de encher pela primeira vez, pelo menos é o que todos os fabricantes de sistemas de conversão tubeless; também é o que constatei.
 
Como prometido, as fotos dos sistemas sendo pesados.
 
Fita de borracha "esponjosa" auto-adesiva para aumetar a circunferência interna do aro. Na balança está a tira já recortada na largura e comprimento para uma roda de 26". Peso: 10 gramas. Esqueci de relatar, mas esta fita tem de 1,5 a 2mm de espessura e volta pra forma original após ser comprimida.
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Fita de borracha para conversão tubeless da marca Joe's No-Flats. Fita para aro com válvula Presta (bico fino). Peso: 70 gramas.
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Câmara de ar de 20" cortada para ser usada no aro e converter para tubeless. Câmara com válvula Schrader (bico grosso). Tem que ser uma câmara 20 pois ela é menor que o aro 26 e ao ser esticada irá se adaptar bem ao aro, sem perigo de deslocar. Após recortar ficou com a largura muito próxima ao sistema original do Joe's No-Flats. Peso: 55 gramas, 15 gramas menos que o Joe's que possue uma borracha bem mais grossa.
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Uma única fita de borracha para converter o aro custa 20 dólares no e-bay, fora o frete. Pesa 70 gramas.
Uma câmara de ar 20" cortada para ficar igual a do Joe's ou Stan's custa 7 reais perto da sua casa. Pesa 55 gramas e um pouco de paciência.
 
Uma garrafa com 900 ml do líquido selante do Stan's custa 33 dólares fora o frete. Tem prazo de validade de 3 anos e usa 120ml por pneu pra ter bastante segurança. Isso dura pelo menos 1 ano no pneu.
 
Se EU fosse converter hoje pra tubeless pela primeira vez, compraria 2 câmaras 20 por 14 reais. Uma fita de borracha esponjosa tem 10 metros, custa 7 reais e dá para no mínimo 10 rodas (rache com os amigos). 900ml de selante custará já no Brasil NO MÁXIMO 100 reais e dá para no mínimo 8 rodas e dura uns 2 anos pra 2 pares de rodas (rache com um amigo). Acredito que esta é a forma mais simples e barata de converter para tubeless, gastará no máximo 70 reais (chutando alto) para durar 2 anos pelo menos. Pro benefício que traz, compensa muito o valor gasto, só quem já usou pra saber como é.
 
Quanto ao peso do líquido, dá mais ou menos 1 grama por ml. Pra pneus novos de paredes finas, recomenda-se usar 120ml, mas pra pneus com paredes mais grossas, 50ml dá tranquilo. Quanto mais líquido mais pesado ficará, mas também mais fácil selar o furo. Não que use bastante líquido pra selar o furo, apenas uma gota veda, mas é que quanto mais líquido no pneu, mais fácil dele chegar até o furo.
 
Todo o sistema tubeless (fita de aro, selante, etc.) após instalado fica ligeiramente mais pesado que o sistema usando câmaras comuns, mas a diferença não passa de 20 gramas.
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Fida Ver Drop Down
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Xande, no lugar do bico, como ficou a fita de borracha? você furou ela?
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xandegui77 Ver Drop Down
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Originalmente Postado por Mafu Mafu Escreveu:

Normalmente, se você cortar a câmara de ar 20 e, ao invés de cortar o excesso, simplesmente dobrar para dentro do aro, fazendo uma sobreposição das bordas, será o suficiente para evitar o vazamento na hora de encher.
A própria sobra da câmara de ar faz esse enchimento.
Se o aro for um pouco mais largo, como os Markolf da Vzan, basta usar uma câmara 16 sem cortar, fazendo apenas um furo na direção do bico para o ar vazar para dentro do pneu.
 
Mafu, eu já tentei este sistema que você citou. A câmara 16 é MUITO difícil de colocar no aro 26, tem que fazer muita força, enquanto prende um lado o outro solta quase no final, fora que durante a colocação a válvula é forçada contra o furo do aro pra tudo quanto é lado. Se não tirar o dedo de debaixo da câmara, vai ficar bem dolorido pois a câmara vai prender o dedo contra o aro.
 
Eu tentei deixar a câmara cortada para dentro do aro, mas achei arriscado. Se cortar o excesso pra fora do aro (coisa simples e rápida), a borda do pneu pressionará esta borracha contra o aro e junto com o selante vedará tudo. A borda do pneu chega a ficar grudada na fita de borracha após um tempo.
 
Deixando a câmara cortada para dentro do aro, haverá uma fita extra de borracha entre a borracha que fica encostada no aro e a borda do pneu. Acredito não ser muito seguro pois uma borracha pode deslizar por cima da outra, numa curva fechada ou força lateral grande sobre o pneu. Não há nada além da pressão do ar que mantenha esta borracha firme no lugar. Isto é apenas uma suposição minha, sei que vários no DHBrasil usam desta forma sem problemas. Eu achei melhor prevenir e tirar esta borracha, não só pela suposição que fiz, mas também porque tira metade do peso da câmara, no mínimo. Óbvio que é menos trabalhoso do que cortar o excesso pra fora dos aros, mas isto é feito apenas uma única vez.
 
MAS o assunto do tópico não é qual câmara usar no aro e se corta ela ou não. O assunto aqui é resolver o problema de pneu que não infla pois fica muito frouxo no aro. Este é um problema bastante relatado nos fóruns por aí e o que faz muitas pessoas desistirem de converter pra tubeless, pois após terem instalado todo o sistema, não conseguem encher o pneu.
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Originalmente Postado por Fida Fida Escreveu:

Xande, no lugar do bico, como ficou a fita de borracha? você furou ela?
 
Originalmente Postado por xandegui77 xandegui77 Escreveu:

 
Visão de outro ângulo da fita colada ao aro. NO FURO DO ARO ONDE PASSA O BICO, BASTA FAZER UM FURO NA BORRACHA.
 
 
O tópico é grande LOL, mas a resposta está nele.


Editado por xandegui77 - 17 Mar 2010 as 02:35
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Mafu Ver Drop Down
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Originalmente Postado por xandegui77 xandegui77 Escreveu:

Originalmente Postado por Mafu Mafu Escreveu:

Normalmente, se você cortar a câmara de ar 20 e, ao invés de cortar o excesso, simplesmente dobrar para dentro do aro, fazendo uma sobreposição das bordas, será o suficiente para evitar o vazamento na hora de encher. A própria sobra da câmara de ar faz esse enchimento. Se o aro for um pouco mais largo, como os Markolf da Vzan, basta usar uma câmara 16 sem cortar, fazendo apenas um furo na direção do bico para o ar vazar para dentro do pneu.



 

Mafu, eu já tentei este sistema que você citou. A câmara 16 é MUITO difícil de colocar no aro 26, tem que fazer muita força, enquanto prende um lado o outro solta quase no final, fora que durante a colocação a válvula é forçada contra o furo do aro pra tudo quanto é lado. Se não tirar o dedo de debaixo da câmara, vai ficar bem dolorido pois a câmara vai prender o dedo contra o aro.

 

Eu tentei deixar a câmara cortada para dentro do aro, mas achei arriscado. Se cortar o excesso pra fora do aro (coisa simples e rápida), a borda do pneu pressionará esta borracha contra o aro e junto com o selante vedará tudo. A borda do pneu chega a ficar grudada na fita de borracha após um tempo.

 

Deixando a câmara cortada para dentro do aro, haverá uma fita extra de borracha entre a borracha que fica encostada no aro e a borda do pneu. Acredito não ser muito seguro pois uma borracha pode deslizar por cima da outra, numa curva fechada ou força lateral grande sobre o pneu. Não há nada além da pressão do ar que mantenha esta borracha firme no lugar. Isto é apenas uma suposição minha, sei que vários no DHBrasil usam desta forma sem problemas. Eu achei melhor prevenir e tirar esta borracha, não só pela suposição que fiz, mas também porque tira metade do peso da câmara, no mínimo. Óbvio que é menos trabalhoso do que cortar o excesso pra fora dos aros, mas isto é feito apenas uma única vez.

 

MAS o assunto do tópico não é qual câmara usar no aro e se corta ela ou não. O assunto aqui é resolver o problema de pneu que não infla pois fica muito frouxo no aro. Este é um problema bastante relatado nos fóruns por aí e o que faz muitas pessoas desistirem de converter pra tubeless, pois após terem instalado todo o sistema, não conseguem encher o pneu.


Não existe risco algum porque o que realmente mantém o pneu no lugar é a pressão do ar.
Eu uso dessa forma no DH e não tem problema de deslocamento ou de vazamento.
Quanto à encaixar a câmara 16, realmente ela dá um pouco de trabalho, mas basta um pouco de jeito e ela fica perfeita no aro, sem cortar.
E eu falei de não cortar a câmara, justamente para que o pneu infle com facilidade.
Uso câmaras 16 inteiras e encho o pneu com uma bomba de pé.
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Mafu, os aros para DownHill são bem largos e a câmara 16 preenche a sua largura perfeitamente. Mas nos aros de XC que são mais estreitos, a câmara 16 fica sobrando bastante para fora do aro, mais de meio centímetro pra fora de cada borda. Então não havia como jogar tudo aquilo para dentro do aro, tinha que cortar o excesso mesmo. Mas eu joguei toda aquela borracha pra dentro do aro e mesmo assim o pneu ficava solto. E também não inflou. Foi aí que eu vi que a câmara 16 sem cortar não ia servir para os aros estreitos de XC.
 
Note também que os aros de DH da Vzan são bem planos por dentro, não possuem o sulco no centro que meu aro possui (e também o de muitos por aqui). E é este sulco que deixa o pneu solto no aro e impossível de encher sem uma câmara.
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dupedal Ver Drop Down


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não uso nem tenho pretensão de usar notubes,tão cedo,más adorei esse "macete",vi um amigo quase perder a trilha desse fds por conta dessas dificuldades,isso vai ajudar muita gente!
hot tópic!
toninho du pedal

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DrHide Ver Drop Down
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         Xande, obrigado pelas ótimas informações, o assunto é bem interessante. Mas devo confessar q sou bem ignorante em relação a notubes, então me permita perguntar: p quais modalidades de ciclismo é interessante o uso de notubes? Por que?
         Uma sugestão de 'pesquisa': existe um produto p motociclismo, reparador instantâneo de pneu, o clássico é o Tire Pando, da three bond, mas existem outras marcas, vem em spray com 180 ml e custam cerca de 15 pilas, será q funcionaria????
          Abraço.
         
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xandegui77 Ver Drop Down
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DrHide, você pode usar tubeless em qualquer modalidade, do XC ao Speed. Em qualquer modalidade só há vantagens, a única desvantagem é o custo alto para alguns.
 
Mas em tubeless a pressão usada é baixa, entre 25 e 40psi (no máximo) e encher com mais pressão pode fazer o pneu escapar do aro, resultando em acidentes.
 
Sei que o Stan's Notubes tem um sistema tubeless pras estradeiras, podendo usá-lo com altas pressões, mas não sei como funciona pois não é a minha praia.
Mas esta limitação de pressão é limitação do conjunto pneu/aro e não da ausência das câmaras e presença de líquido.
 
Alguns pneus com paredes muito finas e que deformam fácil não são recomendados para usar com tubeless pois são muito frágeis, mas dá pra converter a grande maioria de pneus em tubeless sem problemas. Que eu saiba qualquer aro/roda aceita o sistema, tanto aros convencionais quanto os tubeless/UST.
 
Qualquer um que sobe na minha bike fala que a suspensão dela é maravilhosa, molenga e super confortável. Pois não é molenga não, os pneus que são grandes e estão sem câmara, deixando ela com muito mais amortecimento. Muitos buracos, pedras e raízes que eu evitava, agora eu passo por cima sem dó e mais, sentado no banco.
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César Ribeiro Ver Drop Down
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na primeira calibragem eu só consigo com compressor de posto ou bicicletaria.

nem a bomba de ar de chão daqui de casa eu consegui.

mas cuidado para não "explodir" o pneu ao apertar "pneu vazio" na bomba do posto, aconteceu comigo. LOL


Alguém conhece essa fita tubeless??????

Caffelatex Tubeless Rim Tape




Editado por César Ribeiro - 29 Mar 2010 as 15:25
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xandegui77 Ver Drop Down
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Esta fita serve muito bem pra tapar os furos dos aros na conversão tubeless, mas é MUITO CARA, daria 70 reais com o frete, um absurdo.

Melhor seria você usar achar uma alternativa nacional. Já recomendaram a versão PRETA da Silver Tape, mas se não achá-la, use duas voltas de Siver Tape cinza (da 3M por causa do adesivo, não use as genéricas)
 
O importante é que a fita tenha uma malha de tecido ou fibra de vidro para que ela não estique.
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xandegui77 Ver Drop Down
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"Mantenham esse tópico!". "MOVER PARA ARQUIVO".
 
Mais tarde eu postarei fotos da ferramenta de desentupir e desmontar válvula Schrader (grossa).
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César Ribeiro Ver Drop Down
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Originalmente Postado por xandegui77 xandegui77 Escreveu:

Esta fita serve muito bem pra tapar os furos dos aros na conversão tubeless, mas é MUITO CARA, daria 70 reais com o frete, um absurdo.


30,8 dólares com frete USPS. Um rolo serve para duas rodas.
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xandegui77 Ver Drop Down
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Mesmo assim é muito cara, quase 60 reais.
Não tem segredo algum nesta fita, como já te disse a Silver Tape ou outra parecida já dá conta do negócio.
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Mafu Ver Drop Down
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Para tapar os furos do aro basta usar fita crepe, que se encontra em qualquer papelaria ou loja de material de pintura.
Quatro voltas da fita no aro resolvem o problema.
Preço irrisório e solução garantida.

Citação de Uma sugestão de 'pesquisa': existe um produto p motociclismo, reparador instantâneo de pneu, o clássico é o Tire Pando, da three bond, mas existem outras marcas, vem em spray com 180 ml e custam cerca de 15 pilas, será q funcionaria????


Esse reparador só funciona por pouco tempo pois ele seca rapidamente no interior do pneu.
Então, a princípio, ele faria a vedação do pneu, mas não ficaria selante líquido no interior do pneu para vedar eventuais furos que viessem a ocorrer.
Nos contos de fadas, a princesa beija o sapo e ele vira um príncipe.
Na vida real, você coloca uma aliança no dedo da princesa e ela vira uma bruxa.
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César Ribeiro Ver Drop Down
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Originalmente Postado por xandegui77 xandegui77 Escreveu:

Mesmo assim é muito cara, quase 60 reais.
Não tem segredo algum nesta fita, como já te disse a Silver Tape ou outra parecida já dá conta do negócio.


silver tape já vem na largura certa???
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xandegui77 Ver Drop Down
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Não, e a fita de ouro (corrigindo, fita de aro) da JensonUSA também não está na largura e nem no comprimento certo.
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César Ribeiro Ver Drop Down
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Originalmente Postado por xandegui77 xandegui77 Escreveu:

Não, e a fita de ouro (corrigindo, fita de aro) da JensonUSA também não está na largura e nem no comprimento certo.


A largura correta não seria os 21mm da citada fita???
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xandegui77 Ver Drop Down
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César, uma coisa que não existe é padrão para aros.
Há aros de inúmeras larguras, uns com um sulco central, outros sem. Além disso os furos dos raios possuem inúmeros tamanhos, portanto não há como vender uma fita com largura fixa que funcione pra qualquer aro.
Por isso tem que comprar uma fita mais larga e cortar um pouco mais larga do que o tamanho dos furos dos raios.
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SilvioSa Ver Drop Down
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Quanto a instalação de câmara de ar para vedar o aro e usar um sistema tubeless, minha recomendação é instalar a câmara aro 20 inteira no aro e dar uma inflada pra ela assentar. Depois esvazia e abre ela ao meio ainda no aro. O excesso da câmara vira para o lado de fora do aro e instala o pneu. Vai conseguir encher bem fácil, não sei se com bomba manual, mas no compressor enche fácil. Vede o pneu com o Notubes (ou qualquer outro) e depois com um estilete corte a parte da câmara de ar que ficou pra fora do pneu. Mais fácil que cortar antes de instalar. Enche de novo o pneu, coloque a roda na bicicleta e vai rodar perto de casa. Se esvaziar um pouco encha no posto e ande mais um pouco. Esperar pela vedação total demora muito, rode com a bicicleta que o giro do pneu ajuda nessa missão. Só não vá arriscar um trilha antes de se certificar que vedou.
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xandegui77 Ver Drop Down
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Concordo 100% com o post acima.
 
Coloque a câmara 20 no aro com bastante água e sabão. Centralize-a no aro e vá percorrendo o dedo por baixo de toda ela para que ela não fique frouxa de um lado do aro e esticada do outro.
Verifique se o bico não está torto ou forçando.
Encha um pouco a câmara (só um pouco) e faça um corte bem no topo dela. Aí corte em toda a sua circunferência e abra para os lados.
 
Passe água e sabão no pneu e instale. Tente encher no posto, se encher de primeira você é um felizardo e faça como nosso colega disse, corte as beiradas que estiverem sobrando. Quanto de pressão colocar? 40psi no máximo. Depois de tudo cortado, esvazie o pneu, remova o núcleo da válvula e coloque o líquido por ali. Coloque o núcleo e encha o pneu. Corra pra galera.
 
Se o seu pneu não inflar no posto, nem perca tempo ou se desespere (como aconteceu comigo). É aqui que este tópico irá ajudar. 
Volte pra casa, tire a câmara cortada ao meio, coloque uma volta desta tira de espuma de borracha do tópico ao redor de todo o centro do aro, na sua parte mais funda. Coloque a câmara e depois o pneu. Com esta fita no centro do aro, o pneu ficara BEM mais difícil de montar, e isso é bom. Vá no posto e encha com facilidade. Aí corte a câmara que ficou para fora, coloque o líquido, etc.
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deixa eu perguntar uma ocisa sobre "onde" cortar o excesso da camara....
 
no desenho do Joe's no flat, indica que a fita deve ficar por dentro da borda do aro.
 
deste jeito ai, de cortar o resto da camara aro 20 já com o pneu montado, é pra cortar só o que ficou pro lado de fora do aro? dai a camara contorna a borda? é bem ao contrário do que indicou o manual do Joe.
 
vlw
Rodrigo
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Rodrigo, não é o contrário do manual do Joe's ou Stan's.
É para cortar o excesso da câmara 20 após o pneu já estar cheio.
Por quê? Porque muitas vezes a câmara ou a fita original não se adapta a todas as parede do aro e só acontecerá isso com a pressão do ar.
 
Se você cortar o excesso sem o pneu montado e cheio, pode acontecer de a câmara cortada ser empurrada para dentro do aro com a pressão do ar e faltar câmara entre o pneu e o aro nas laterais.
 
Eu recebi uma fita de borracha original da Joe's No-Flats e ao montar no aro, ficou pra fora 1mm de cada lado do aro. Ao montar o pneu e encher, este excesso simplesmente desapareceu pra dentro do aro.
 
Se você tem a fita original e conseguir empurrar e travar toda ela pra dentro do aro, maravilha. Se ela ficar pra fora, nem esquente. Sobrar pra fora pode, o que não pode acontecer em hipótese alguma é usar uma fita menor, maior pode sim.
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Rodrigo_V_U Ver Drop Down
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entendi
 
vi mais um filme no youtube.... eu achava que mesmo no tubeless a "vedação" acontecia entre o pneu e o aro .... agora que vi no video e pela tua explicação, que a vedação ocorre entre o pneu e a fita/camara ....
 
comprei 2 camaras aro 20 .... vou tentar de volta e posto o resultado.
 
abs
Rodrigo
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César Ribeiro Ver Drop Down
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Originalmente Postado por xandegui77 xandegui77 Escreveu:

Por isso tem que comprar uma fita mais larga e cortar um pouco mais larga do que o tamanho dos furos dos raios.



Eu não tenho tempo nem paciência para isso!
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Então deve ter dinheiro pra pagar alguém pra fazer isso pra você :)
De boa, você perguntou da fita e eu te disse que era muito cara e que há substitutas para ela. Quer comprar, fique à vontade.
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Rodrigo_V_U Ver Drop Down
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Consegui !!!!!!!!

 
usando camaras aro 20 de R$ 7,00
 
a cag*** ontem foi eu ter cortado a fita original antes de montar o pneu.... se tivesse omntado com ela sobrando, e depois de montado, cortar, teria ficado perfeito ontem mesmo!!!!!
 
só tem um porém.
 
o pneu Ritchey selou 100%! nao tem absolutamente nada de ar saindo dele debaixo de água.
 
já o Nevegal .... tem zilhoes de micro furos bem onde tem aquele serrilhado que fica próx ao aro, sabem? ja chacoalhei de todos jeitos possíveis e imagináveis, e nada de sumirem os furinhos.... e agora?
Rodrigo
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Rodrigo, teu Nevegal já era velho né.
Recomenda-se usar pneu novos ou relativamente novos pois com o tempo o talão pode esticar e escapar do aro ou pode haver muitos micro-furos pela lateral que esticou/dobrou muito. Pode até selar, mas irá gastar muito líquido pra isso.
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Originalmente Postado por xandegui77 xandegui77 Escreveu:

Rodrigo, teu Nevegal já era velho né.
Recomenda-se usar pneu novos ou relativamente novos pois com o tempo o talão pode esticar e escapar do aro ou pode haver muitos micro-furos pela lateral que esticou/dobrou muito. Pode até selar, mas irá gastar muito líquido pra isso.
 
respondi no outro tópico lá.
 
ambos os pneus foram comprados na metade do ano passado e estão com 800km rodados.
 
o Nevegal DTC na frente, com pressão de 48-52 psi e o Ritchey atrás, com pressão de 55-58 psi
Rodrigo
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Mais detalhes da fita de borracha. Cliquem na foto se quiserem dar um zoom.

7 reais um rolo deste tamanho. Dá pra usar pra muita coisa. Acho que tem 7 metros.
'>
 
3cm de largura. Pro meu aro usei apenas 1cm da largura.
'>
 
Como podem ver ela é uma borracha esponjosa. Não se preocupem com a espessura dela pois é compressível. Pra mim uma única volta com ela no aro foi o suficiente para travar o pneu no aro (que antes caia sozinho do aro).
'>
 
De um lado ela é adesiva, para colar no aro.
'>
 
Do outro lado não é adesiva, assim fica fácil de adaptar por cima dela a fita de borracha (rim strip) original da Joe's ou Stan's, ou uma câmara cortada ao meio.
'>
 
Não lembro se no site do Stan's ou do Joe's há referência há este tipo de borracha. Eu procurei o termo em inglê que estava no site e vi a foto desta espuma de borracha deles. A deles é branca e é usada em partes em que vai água, como para vedar e amortecer a tampa da caixa de descarga da patente, para o vidro do box não bater na parede, etc...
 
Então eu não inventei nada perigoso, os próprios fabricantes do kits originais de conversão tubeless fazem a mesma recomendação que eu, mas apenas citam a espuma, não há explicações de onde e como usar. Só dizem que usa-se uma volta desta fita para aqueles pneus difíceis de encher.
 
 
 
 
 
 
 
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Vou deixar aqui neste tópico um passo a passo que deixei em outro tópico:
 
Originalmente Postado por xandegui77 xandegui77 Escreveu:

Como prometido, as fotos de todos os produtos utilizados na conversão tubeless. Cliquem nas fotos se quiserem ver com zoom.
 
Fita adesiva inextensível para cobrir os furos dos raios nos aros. Esta é a fita que acompanha o kit do Joe's No-Flats, mas pode ser substituída por uma volta de Silver Tape Preta ou duas voltas de Silver Tape Cinza. Ela não veda 100%, serve mais para que a fita de borracha (ou câmara cortada) não afunde para dentro dos buracos dos raios.
'>
 
Fita de borracha esponjosa auto-adesiva. Esta é opcional, utilizada naqueles casos em que os pneus ficam muito frouxos no aro ou que não inflam nem com compressor de posto. Esta fita é colada por cima da fita citada anteriormente, na parte mais funda do aro. Neste tópico explica bem como e quando usar esta fita: Tubeless: Pneu frouxo ou não infla? Solução aqui!
'>
 
Detalhe para a fita de aro colada no fundo do aro e depois a fita de borracha esponjosa sendo colada por cima dela.
'>
 
Detalhe de como fica o aro com as duas fitas coladas. Para alguns só a primeira fita é necessária.
'>
 
Fita de borracha para conversão Tubeless. Estas da foto são originais da Joe's No-Flats. A de cima tem válvula Schrader e a de baixo Presta, ambas com núcleo da válvula removível. Eu prefiro a com válvula Schrader (bico grosso) por inúmeros motivos: pode encher no posto, é menos frágil, toda Schrader tem núcleo removível (a Presta só algumas tem núcleo removível) e também tem a borracha bem mais reforçada. Reparem na base da válvula o "mamilo" de borracha Big smile que é muito maior e mais grosso que na Presta. Vejam que na base da válvula há o "bico" do "mamilo" LOL que irá entrar no furo do aro que foi alargado. Eles pedem para alargar um pouco apenas o furo dentro do aro, o de fora não se alarga. A minha fita era com válvula Presta e depois de entopir e quebrar, troquei pelas Schrader. Aqui as fitas estão enroladas
'>
 
Fita de borracha com válvula Presta (está sem o núcleo da válvula). Está melecada pois já foi usada. Vejam que nada mais é do que uma câmara de ar cortada ao meio. Aqui a fita está desenrolada. Esta parte de cima é que vai apoiar no fundo do aro.
'>
 
Visão da válvula por trás. É nesta parte do outro lado da fita em que o talão do pneu irá apoiar.
'>
 
Fita de borracha já instalada no fundo do aro (por cima das outras fitas). Neste caso há ali por baixo a fita de borracha esponjosa para nivela o fundo do aro. O degrau no fundo do aro que impede os pneus de encher depois que o sistema está instalado.
Vejam que a fita está não só no fundo, como também nas laterais do aro. Não pode faltar borracha nas laterais do aro. Neste caso a fita tinha a medida exata do aro. Se sobrar borracha subindo pra fora pelas paredes do aro, NÃO CORTE este excesso. Não tem problema ficar com excesso, só não pode faltar; provavelmente se houver excesso, quando encher o pneu a borracha irá sumir pra dentro do aro. Se ficar pra fora, tudo bem.
'>
 
Alguns querem saber a largura desta fita. A minha veio com 32mm, mas eu recomendo que usem a câmara cortada mesmo, MUITO mais barata e pode ser usada em qualquer largura e profundidade de aro pois você irá cortar de acordo com seu aro. Se alguém quiser comprar as originais, tem que ir no site do fabricante e olhar uma tabela de medidas das fitas correspondentes à largura dos aros. Esta minha veio com 32mm.
'>
 
Importante:
- limpe muito bem o aro para instalar a fita que irá tapar os furos;
- passe água e sabão para colocar a câmara 20 cortada ao meio (ou fita original);
- para montar o pneu depois da fita de borracha instalada, passe bastante água e sabão e encha até 40psi SEM SELANTE. Isso é só pra verificar se seu pneu irá encher. Deve encher sem o líquido. Se não encher, desmonte e coloque a fita esponjosa por baixo da câmara cortada, de acordo com as fotos. Se encheu de primeira, esvazie o pneu, remova o núcleo da válvula, coloque o líquido pela válvula e encha novamente com 40psi. Não há necessidade de desmontar o pneu ou afastar uma das laterais do pneu pra colocar o líquido por ali. Há risco da espátula de pneu rasgar a câmara cortada ou empurrar ela pra dentro do aro. 
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xandegui77 Ver Drop Down
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Originalmente Postado por xandegui77 xandegui77 Escreveu:

Agora sobre os tipos de bicos. Eu já falei da minha preferência sobre os bicos grossos (Schrader).
 
Aqui foto das fitas de borracha para conversão tubeless, originais da Joe's No-Flats. A da esquerda é com válvula Schrader e a da direita é com válvula Presta. Qualquer câmara, fita ou bico tubeless que utilize válvula Schrader possui o núcleo da válvula removível. Apenas POUCOS produtos com válvula Presta possui o núcleo removível. Qual a vantagem? Se estiver vazando pela válvula ou se ela entopiu, basta trocar o núcleo que no caso da Schrader encontra-se em qualquer borracharia por centavos. Agora núcleo Presta só importando.
As peças na base da foto são os núcleos de cada tipo de válvula.
Vejam também como na Presta há muito mais borracha ao redor da válvula. E por ser também menor, há menos forças laterais quando estiver enchendo com bomba manual, dimuinuindo a chance de rasgar a fita de borracha na base ou quebrar a válvula (no caso da Presta).
'>
 
Núcleos das válvulas sendo removidos.
Na ponta da válvula Presta, uma parte da rosca é plana. É plana assim também do outro lado para que você possa apertar com um alicate nesta parte lisa e desrosquear o núcleo de dentro da válvula. Já na válvula Schrader usa-se uma ferramentinha dentro da válvula.
 
' width=28 height=30>
 
Aqui vemos dois tipos de ferramentas para remover o núcleo da válvula Schrader. Custam entre 1 e 5 reais e encontra-se em qualquer borracharia ou loja que venda pneu automotivo.
A da esquerda é um bico de válvula de um lado e na ponta do bico está a ferramentinha de desrosquear o núcleo. É isso mesmo, só aquela pontinha ali com um sulco no meio que precisa pra fazer isso. Esta é prática pois não precisa carregar a ferramenta, basta trocar seu biquinho de plástico por este que é bico e ferramenta.
Já a ferramenta da direita é mais completa. Ela tem quatro pontas: uma ponta remove o núcleo, outra faz a rosca interna do núcleo, outra também faz rosca ou desentope, e a outra faz/conserta a rosca externa da válvula. Acho que paguei 4 reais nesta.
'>
'>
 
Vejam a válvula Schrader por dentro. Ali há uma barrinha na horizontal, abaixo do pino de esvaziar o pneu. É nela que a ferramentinha irá travar para desrosquear o núcleo.
'>
 
Introduzindo a ferramentinha dentro da válvula. É só girar no sentido anti-horário que o núcleo vai saindo. Para recolocar é só girar no sentido horário sem fazer força, apertando muito pouco.
'>
 
Aqui o núcleo já saindo de dentro da válvula. Se o pneu estiver vazando pelo bico, é só trocar esta válvula. E se entupir com líquido selante, basta remover e desentupir ou jogar fora e colocar um novo.
'>
 
E aqui a foto de um núcleo de válvula Presta entupido com selante. Se você não conseguir desentupir, perder ou se começar a vazar ar por esta válvula, só importando. Se você escolher a válvula Presta (não sei por qual motivo), é melhor comprar alguns núcleos avulsos e deixar guardado. Ah, e custa caro, já o núcleo de Schrader custa centavos.
'>
 
Espero que tenha ajudado.
 
 
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Murilo mtb Ver Drop Down
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É possível usar pneu de arame(traseiro-kenda kinetics 1.95/dianteiro maxxis rendez 2.10), para transformar em tubeless?
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Murio, é possível sim.
Qualquer pneu normal, tanto faz se é de kevlar ou de arame dá pra converter pra tubeless.
 
É mais fácil falar qual pneu NÃO dá pra converter. Não pode converter pra tubeless os pneus das marcas Intense, IRC e Hutchinson, mas são só os pneus normais destas marcas. Estas marcas possuem pneus UST ou tubeless ready que foram feitos exclusivamente para tubeless.
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clarcker Ver Drop Down
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Estou pensando em converter minha roda pra tubeless também. Eu tenho pneus Scott OXYD, mas eles não dão novos. Talvez não dê certo de fazer né?

É mais seguro utilizar pneus tubeless mesmo? Pensei em comprar pneus kenda nevegal tubeless, mas mais pra frente pois meu pneu oxyd está bom ainda.

Eu tenho aros Vzan strike e talvez faça a conversão, vamos ver. Se caso fizer vou postar passo a passo o que eu fiz com fotos.

Abs
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Originalmente Postado por Murilo mtb Murilo mtb Escreveu:

É possível usar pneu de arame(traseiro-kenda kinetics 1.95/dianteiro maxxis rendez 2.10), para transformar em tubeless?

maxxis rendez 2.10 uso este, e fiz a conversão gheto nele e está funcionando muito bem e o meu já era usado tbem uns 1000 km por ai
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