| PEDAL | HOME | ARTIGOS | BIKES | TESTES | COMUNIDADE | CLASSIFICADOS | FORUM | FOTOS | VIDEOS | NOTICIAS | TRILHAS | SERVICOS | CONTATO | + |
Fórum Início Fórum Início > Assuntos Gerais > Weight Weenies - Bikes e componentes leves (MTB e Estrada)
  Tópicos recentes Tópicos recentes RSS Feed - troquei de bike, a roda das novas pesam mais.
   [REGRAS]    Ajuda Ajuda  Procurar no fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

troquei de bike, a roda das novas pesam mais.

Responder Responder Página  <12
Autor
Mensagem
  Tópico Procurar Tópico Procurar  Opções do Tópico Opções do Tópico
VitorMaia Ver Drop Down

Amparo SP
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de VitorMaia Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 06 Abr 2019 as 13:28
Originalmente Postado por Jagwire Jagwire Escreveu:

Há um outro fator que não pode ser esquecido: a rigidez da roda.
Uma roda com boa rigidez aproveita melhor a potência aplicada, trazendo melhor desempenho que uma roda molenga que se torce toda quando se pelada com bastante potência (sobretudo pra ciclistas fortes).
As Everest em geral tem uma rigidez satisfatória, quando tensionadas corretamente. Tem umas rodas (em geral montadas a mão de qualquer jeito) que são tão "moles" que mesmo sendo leves, são horríveis pra pedalar forte.

Montei umas rodas ztr crest e estou sentindo a perda de potencia, sinto a roda um pouco mole mesmo, nao sei se o problema foi o mecanico as rodas ficaram com 1,500g o par as rodas anteriores pesavam 2kg e eram muito mais rigidas montadas de fabrica 
Voltar para o topo
miniic Ver Drop Down

Curitiba
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de miniic Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 08 Abr 2019 as 09:27
Creio eu que a falta de rigidez só gera perda de energia se a deformação for plástica.
Caso esteja no regime elástico essa moleza não deve afetar o desempenho.
Voltar para o topo
ghd Ver Drop Down

SP
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de ghd Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 08 Abr 2019 as 09:38
Originalmente Postado por miniic miniic Escreveu:

Creio eu que a falta de rigidez só gera perda de energia se a deformação for plástica.
Caso esteja no regime elástico essa moleza não deve afetar o desempenho.

Afeta sim, o próprio movimento elástico exige energia que não está indo pra finalidade da pedalada.

Deformação plástica não vai ter, se tivesse a roda ia quebrar em pouco tempo.
Guia de Bikes por faixa de preço => AQUI
Voltar para o topo
miniic Ver Drop Down

Curitiba
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de miniic Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 08 Abr 2019 as 09:45
Porém o movimento elástico armazena energia, não dissipa.
É igual apertar uma mola, quando solta ela vai devolver a energia, idealmente com uma deformação da mesma magnitude que foi impressa a ela.
Voltar para o topo
ghd Ver Drop Down

SP
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de ghd Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 08 Abr 2019 as 09:52

Porém o movimento elástico armazena energia, não dissipa.
É igual apertar uma mola, quando solta ela vai devolver a energia, idealmente com uma deformação da mesma magnitude que foi impressa a ela.

Sim, mas qd ela "devolve" a energia, a mesma não será útil na geração do movimento da bike.
É o mesmo que pedalar com uma bike barata com mola na traseira e achar que o vai e volta da mola não vai te fazer perder energia.
Voltar para o topo
miniic Ver Drop Down

Curitiba
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de miniic Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 08 Abr 2019 as 09:55
Eu acho que a elasticidade das rodas seria mais comparável com o quadro elástico da Chisel do que a mola na traseira
Voltar para o topo
ghd Ver Drop Down

SP
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de ghd Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 08 Abr 2019 as 10:11

Eu acho que a elasticidade das rodas seria mais comparável com o quadro elástico da Chisel do que a mola na traseira

Concordo. Eu usei um exemplo exagerado pra ficar mais claro
Mas enfim, ambos não ajudam na performance ao terem esse movimento elástico.
Voltar para o topo
miniic Ver Drop Down

Curitiba
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de miniic Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 08 Abr 2019 as 10:13
Voltar para o topo
Ismah/Cabelo Ver Drop Down

Bom Princípio/R
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Ismah/Cabelo Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 09 Abr 2019 as 02:29
Originalmente Postado por ghd ghd Escreveu:

Concordo. Eu usei um exemplo exagerado pra ficar mais claro
Mas enfim, ambos não ajudam na performance ao terem esse movimento elástico.

Ouvi uma afirmação, de que a deformação vertical, é bem menos problemática que a lateral. Isso justifica o uso do carbono, altamente rígido num sentido, e flexível em outro. Mesmo assim, nunca li nada sobre a perda de potência na flexão dos quadros de carbono. Ainda assim, a mão da gambiarra coçou muito ultimamente!
Sigam-me os bons
Strava -
Instagram
Prost!
Voltar para o topo
miniic Ver Drop Down

Curitiba
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de miniic Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 09 Abr 2019 as 07:09
Pelo vídeo parece que não.
Voltar para o topo
miniic Ver Drop Down

Curitiba
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de miniic Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 09 Abr 2019 as 07:13
Aliás, alguém tem a informação de qual a diferença na rigidez nos diferentes sentidos?
Voltar para o topo

Bom Princípio/R
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Ismah/Cabelo Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 09 Abr 2019 as 14:50
Eu tenho a informação da falta de rigidez no sentido vertical, devido a suspensão...  Chamam de pedal bobbing...
Sigam-me os bons
Strava -
Instagram
Prost!
Voltar para o topo
miniic Ver Drop Down

Curitiba
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de miniic Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 09 Abr 2019 as 14:53
Amortecedor é outra história... Por conceito é um elemento que dissipa energia.
O quadro no meu entendimento não dissipa quantias relevantes de energia.
Voltar para o topo

Bom Princípio/R
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Ismah/Cabelo Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 09 Abr 2019 as 15:09
Certo, mas se tratando da flexão da roda, também acho algo irrelevante, se sob a tensão correta.
Sigam-me os bons
Strava -
Instagram
Prost!
Voltar para o topo

Responder Responder Página  <12
  Compartilhar   

Ir para Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 11.06
Copyright ©2001-2016 Web Wiz Ltd.