Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Trocar pedivela ou catraca?
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Trocar pedivela ou catraca?

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Leal7 Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jan 2015
Minas Gerais
Offline
Mensagens:5
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Leal7 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Trocar pedivela ou catraca?
    Postado: 26 Jan 2015 as 17:42
Olá

Recentemente eu troquei os pneus da minha bicicleta para um pneu slick 1.50 e percebi que as machas encurtaram mais. Portanto, eu gostaria de alongar mais elas, ganhar velocidade..
A bicicleta é uma soul black rain
Pedivela: 24-32-42
Catraca: 7v 14-28 Shimano MF-TZ21 

Pesquisando aqui no fórum, vi que se faz uma conta dos dentes do pedivela com os da catraca/cassete para mensurar uma média de voltas é isso? Neste caso atual meu, 42/14 está dando 3.
Minha ideia inicial era mudar o pedivela para um 48-38-28..mas percebi que o ganho seria pouco em relação a mudança de uma catraca com 11 dentes.
48/14 = 3,428571428571429
42/11 = 3,818181818181818

O problema da catraca é que, pelo que andei pesquisando, é dificil de achar catraca com 11 dentes de 7v. Ai se seu for mudar para cassete vai ficar mais caro né ou nem tanto assim?

Eu gostaria da opinião de vocês, qual seria a melhor escolha. 

Agradeço, desde já.
Voltar ao Topo
43679 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jun 2011
-
Offline
Mensagens:3050
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 43679 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Jan 2015 as 01:13
Eu uso 48x38x28 Altus.Este é o padrao de bikes hibridas.
E acredito q roda livre 11 dentes nao existe mesmo.Para muda pra cassete precisa de um cubo,cassete e gastara tbm com mao de obra.
Troque o pe de vela.Eu montei a minha gambihibrida com pedevela Acera,numero de dentes com a sua.Troquei por um Altus 48x38x28.Mais pesado(peso mesmo),porem,vc nen sente.Impossivel usar uma hibrida com a relaçao maior com 42 dente...Usei a coroinha menor da minha 2 vezes em 3 meses...
Voltar ao Topo
Leal7 Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jan 2015
Minas Gerais
Offline
Mensagens:5
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Leal7 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Jan 2015 as 11:32
A sua catraca ou cassete tb é de 14 dentes? Se sim, após trocar o pedivela para 48, melhorou bem?
Realmente, usar uma relação de 42-14 fica muito ruim...
A troca da catraca sairia mais caro mesmo...verifiquei em uma bicicletaria hj..eles falaram que teria que trocar os cubos, raiação, corrente e mais um cassete..tudo ficaria em 285,00. O pedivela 70,00.
To ficando mais inclinado em trocar só o pedivela mesmo por enquanto, depois, eu troco para cassete..
Voltar ao Topo
jbtozetti Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Mai 2013
Mauá-SP
Offline
Mensagens:6516
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jbtozetti Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Jan 2015 as 14:23
penso q vc deva trocar o pedivela primeiramente, sentirá diferença... se achar insuficiente aí sim invista na troca do cubo e cassete
Voltar ao Topo
newhouse Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Set 2011
Embu - SP
Offline
Mensagens:2578
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar newhouse Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Jan 2015 as 15:15
Eu já passei por esse dilema. Na cidade, se você pegar muitos trechos planos e descidas, dependendo do seu condicionamento físico, 48x14 também é horrível. Colocar dentes na frente não adiciona tanta velocidade assim, tanto que minha hibrida 52x12 não sprinta tão forte quanto minha ex 48x11. Mas trocar o pe de vela sairia barato e pode te ajudar bastante, eu recomendo.

Catraca de rosca final 11 ainda existem:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-619642669-roda-livre-catraca-7-marchas-bicicleta-mtb-11-28-dentes-21-v-_JM

Mas carecem de 2 problemas: o preço alto e falta de qualidade, já tive uma dessas e ela não durou nem metade de uma shimano, me arrependi da compra, troquei por uma 14-28 depois. Se tiver que mudar a catraca, parta pra um k7, o custo é maior, mas no longo prazo a manutenção vai valer a pena.
Voltar ao Topo
Leal7 Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jan 2015
Minas Gerais
Offline
Mensagens:5
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Leal7 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Jan 2015 as 00:44
Escolhi trocar, por agora, o pedivela. Fiquei satisfeito, a pedivela 48-38-28 fez eu ganhar 3,5km na velocidade final. Ao mesmo tempo, já estou ansioso, para colocar um cassete de 11-34...aí a velocidade vai ficar boa mesmo. Até lá, ficou de bom tamanho...bem melhor do que o 42-32-24 que estava.
Quem passar pela mesma situação, vai na fé, que o pedivela dá uma boa melhora.

Obrigado a todos pela ajuda.
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X