Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Trocar Movimento central eixo quadrado por Hollowt
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Trocar Movimento central eixo quadrado por Hollowt

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Marcio O. Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Abr 2015
Lages, SC
Offline
Mensagens:12
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Marcio O. Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Trocar Movimento central eixo quadrado por Hollowt
    Postado: 28 Mar 2017 as 20:39
Boa noite Pessoal, acabei de comprar uma Schwinn eagle 29, de 21 marchas
Ela vem com Movimento central THUN, e gostaria de trocar o pedivela e movimento central,
estive olhando esse: 

Shimano Alivio m4050 FC-M4050 Pedaleira Manivela com BB HollowTech 



manivela Construção: braço de manivela HollowTech
compatibilidade cassete: 9
Crank tamanho: 40/30/22 t
manivela braço comprimento: 170mm
BB Shell Largura: 68 e 73mm

Eu preciso trocar o cambio frontal e a correia?
Voltar ao Topo
dakurz Ver Drop Down


Cadastrado em: 03 Mar 2017
RS
Offline
Mensagens:147
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar dakurz Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Mar 2017 as 21:46
Esse é pra 9v, então, os dentes são menores... creio q ficaria com folga na corrente... 
Também não vi muita lógica nessa mudança. 
PS. na propria imagem informa q a compatibilidade é com K7 de 9v... 
Voltar ao Topo
Dorfo Ver Drop Down


Cadastrado em: 14 Jun 2015
Atibaia
Offline
Mensagens:733
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Dorfo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Mar 2017 as 05:52
Dá pra colocar, mas tem que trocar a corrente também, vai ficar o pedivela e a corrente de 9V e a catraca ou K7 de 7V. Dessa forma eu já usei, você consegue usar tranquilo e as passagens de marcha ficam boas. Pra manter a corrente de 7V já não recomendo, ela vai ficar pegando na parte interna da coroa e causar desgaste prematuro na corrente e na coroa.
Voltar ao Topo
Marcio O. Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Abr 2015
Lages, SC
Offline
Mensagens:12
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Marcio O. Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Mar 2017 as 16:32
Obrigado, neste caso eu não preciso trocar o cambio dianteiro, só a corrente?
Futuramente pretendo trocar a catraca para 9 velocidades também.

Voltar ao Topo
Marcio O. Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Abr 2015
Lages, SC
Offline
Mensagens:12
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Marcio O. Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Mar 2017 as 17:16
Poderia usar este o Pedivela M4060: 170mm 44/32/22?
Voltar ao Topo
Dorfo Ver Drop Down


Cadastrado em: 14 Jun 2015
Atibaia
Offline
Mensagens:733
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Dorfo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Mar 2017 as 19:43
O recomendável é utilizar o grupo fechado, bem regulado o sistema trabalha de forma impecável, como um relógio. Mas da pra utilizar sim seu cambio com esse pedivela. As passagens de marcha ficam boas. Na minha bike utilizo um pedivela Alivio de 9V 22/32/44 com um cambio dianteiro Shimano SIS. Ele é meio molengão e não da tanta precisão nas passadas de marcha, mas pro meu uso atende muito bem. Agora o câmbio traseiro tem que ser bom, pois além da função de passar marchas, mantém a corrente tensionada e é bem exigido
Voltar ao Topo
Gryphon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jun 2016
São Paulo
Offline
Mensagens:805
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gryphon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Mar 2017 as 20:20
Márcio, cuidado com uma coisa.

Eu tenho uma Schwinn Mountain e já tive mil ideias de melhorá-la, mas percebi que isso é uma armadilha. Você começa pensando em trocar uma coisinha, mas essa coisinha leva a outra, que leva a outra... Só que de grão em grão a galinha enche o papo. Quando você vai ver, sairia muito mais barato ter comprado uma bicicleta melhor do que comprar a Schwinn e ficar fazendo upgrades.
No final, você gastou uma nota, deixou de comprar uma bicicleta melhor gastando menos, mas continua com uma Schwinnn na mão. E se for vender, vão te pagar o preço de uma Schwinn normal, nem um centavo a mais pelas peças boas que colocou nela.

Veja que você está comprando um conjunto Alivio. Quanto custa só esse conjunto? E quanto custou a bicicleta?
Começando pela pedivela, logo vai querer trocar todos os câmbios, depois as rodas, depois a suspensão... E para onde vai esse gasto todo? Quanto custaria uma bike nova com essas peças originais?

A minha Mountain veio ainda com sistema de caixa (ou panela, como prefiram), mas com qualidade lá embaixo. Em um ano já substituí o colar de esferas por 3 vezes. Fui ver o preço do movimento central da Shimano de ponta quadrada e os preços começam em R$ 60,00. Vi o da Neco e sai por R$ 20,00.
Estou testando o da Neco porque o preço compensa e até agora está ok. Se durar 1/3 do que dura o Shimano , empatou. Se durar a metade, saio no lucro. De qualquer forma, até agora o NECO está melhor que o movimento original da bike.
Mas eu não vou sair muito disso com essa bicicleta.

Estou restaurando um antigo quadro de GT ano 1993. Muitas peças que vou usar são herdadas de bicicletas que quebraram. A GT será um Frankenstein de 3 bicicletas mortas e mais algumas de outras em reforma. Dane-se. As rodas estão vindo de uma T Type antiga. Câmbios são novos, da linha Tourney TX e pedivela Neco  é nova também (menos da metade do preço de uma Shimano Tourney). Mesa está vindo de uma TRS modificada com quadro quebrado e guidão que veio numa outra bicicleta antiga que estou reformando. E assim por diante.

O quadro de cromoly me custou R$ 250,00, e se eu colocar mais as peças novas e descontando as peças usadas, a bike já está me custando uns R$ 800,00 e eu ainda não pintei ela (sendo que comprei uma pistola de pintura especial, mais adequada para esse serviço, custo que não está na conta).

Com as modinhas de freio a disco e aro 29, os preços das GT usadas aro 26 e freio V Brake despencaram. Tem quem ofereça uma boa GT toda original por R$ 650,00.
Se eu for pensar em reconstruir essa minha GT com um grupo Alivio todo novo, só o preço do grupo paga 2 GT usadas em bom estado.
Reconstruir é um bom hobby, mas financeiramente não compensa. Por isso que eu digo que precisa se manter no foco.

Essa é a conta que você tem de fazer aí.
Então, vai devagar com esse tipo de projeto.
Compre a bicicleta e a mantenha dentro de um projeto consistente.
Quando bicicleta e projeto não combinarem, ou reveja a consistência do seu projeto ou troque de bike.
Se você está começando agora, vai evoluir e vai querer mais, e essa será a hora de um equipamento melhor na forma de uma bike nova, não do upgrade da velha.

Pensa se realmente você precisa de tudo isso ou se colocar um simples movimento central de ponta quadrada UN-26 ou UN-100 da Shimano já não resolve seu problema.
Voltar ao Topo
costelo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Mar 2014
Parai/RS
Offline
Mensagens:100
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar costelo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Mar 2017 as 15:54
Vc está certo Gryphon.
Dificilmente vale a pena fazer upgrades em bikes de tão baixo custo.
Sai mais barato usar um pouco e depois trocar por uma bike melhor!
Voltar ao Topo
clisenberg Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Mai 2007
Aral Moreira,MS
Offline
Mensagens:195
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar clisenberg Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Mar 2017 as 16:59
Também tenho uma dúvida muito parecida com a do Marcio.

Possuo uma Giant NRS 26" e fui montando ela peça por peça. Mas aí chega uma hora que a gente quer dar uma atualizada, colocar componentes melhores e sempre vem a dúvida se a substituição é compatível. Está muito difícil encontrar algum componente bom para 9v. Hoje em dia é só 10-11v. Então segue meu caso:

Câmbios dianteiro e traseiro são XTR 9v (M971 e M970)
Cassete é XT 9v (M-760)
Corrente é XT 9v (HG73)
Pedivela é Deore M510 44/32/22 175mm
e movimento central é o BBUN25 de 110mm

Única pedivela decente que encontrei (e mais leve também) foi o SLX M660-10 42/32/22 175mm

Fico em dúvida mais na corrente, já que a minha está mais do que passada e vou trocá-la junto. Seria melhor usar uma 9v ou 10v?

Se alguém puder dar uma opinião, agradeceria muito.
Clαus Isenberg

Voltar ao Topo
Gryphon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jun 2016
São Paulo
Offline
Mensagens:805
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Gryphon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Mar 2017 as 18:47
Originalmente postado por clisenberg clisenberg escreveu:

Também tenho uma dúvida muito parecida com a do Marcio.

Possuo uma Giant NRS 26" e fui montando ela peça por peça. Mas aí chega uma hora que a gente quer dar uma atualizada, colocar componentes melhores e sempre vem a dúvida se a substituição é compatível. Está muito difícil encontrar algum componente bom para 9v. Hoje em dia é só 10-11v. Então segue meu caso:

Câmbios dianteiro e traseiro são XTR 9v (M971 e M970)
Cassete é XT 9v (M-760)
Corrente é XT 9v (HG73)
Pedivela é Deore M510 44/32/22 175mm
e movimento central é o BBUN25 de 110mm

Única pedivela decente que encontrei (e mais leve também) foi o SLX M660-10 42/32/22 175mm

Fico em dúvida mais na corrente, já que a minha está mais do que passada e vou trocá-la junto. Seria melhor usar uma 9v ou 10v?

Se alguém puder dar uma opinião, agradeceria muito.


Eu acho o seguinte. Se a bike já tem um conjunto legal e não tem nada quebrado ou gasto, use do jeito que está até se acabar. Ficar fazendo upgrades não vale a pena. Fica muito caro.

Veja que agora toda indústria se voltou para as 29 polegadas e freio a disco. Essas bikes aro 26 não aceitam rodas de 29 polegadas e muitas delas não tem predisposição para freio a disco. Muitas suspensões modernas foram dimensionadas para geometrias diferentes de quadro...
O melhor no seu caso é curtir essa bike do jeito que ela é e quando puder, compre uma mais moderna.

Mas fiquei curioso com uma informação sua. Movimento central Shinamo BBN25 de 110 mm? Por acaso seria daqueles invertidos, onde o movimento central é rosqueado no quadro pelo lado esquerdo do quadro e o apoio de plástico pelo lado direito, da coroa?
Eu pergunto porque veio um destes no quadro da GT. Pesquisando, eles são raros mesmo lá fora. Os próprios restauradores estranham quando encontram um desses. Muitos nem sabem que existiram cartuchos invertidos.
Voltar ao Topo
Marcio O. Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Abr 2015
Lages, SC
Offline
Mensagens:12
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Marcio O. Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Mar 2017 as 18:57
Obrigado pelas dicas Gryphon,
quanto ao preço deste kit, vai sair R$230,00.
estou comprando da china.
Voltar ao Topo
clisenberg Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Mai 2007
Aral Moreira,MS
Offline
Mensagens:195
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar clisenberg Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Mar 2017 as 19:30
Então Gryphon, o que eu tenho que trocar mesmo é a corrente. Essa sim não pode escapar. Tá com seus mais de 5.000km rodados e com uma manutenção bem precária, nem sei como aguentou tanto. Mas eu nem ligava, tava pedalando, tava bom. Coisas de novato.

A bike ficou muito tempo parada, encostada e até mesmo no tempo, então pegou muita ferrugemnos componentes de ferro. Os cubos não tiveram conserto e o movimento central me preocupa, apesar de estar rodando bem até. Inclusive, desmontei ele hoje mesmo e tinha muita ferrugem acumulada. A troca do pedivela seria mesmo pra retirar um pouco de peso, pra fazer ela cravar nos 13kg.

Essa minha bike eu não comprei pronta, escolhi a dedo os componentes e já era uma época que os freios a disco começaram a aparecer, então o quadro todo estava preparado pra isso. Não tenho a menor intenção de mudar pra 29" pois gosto muito da bike e ela me atende super bem.

Quanto ao movimento central, ele não é invertido não. O lado do apoio de plástico é o oposto da coroa.
Clαus Isenberg

Voltar ao Topo
Gryphon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jun 2016
São Paulo
Offline
Mensagens:805
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Gryphon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Mar 2017 as 19:38
Originalmente postado por Marcio O. Marcio O. escreveu:

Obrigado pelas dicas Gryphon,
quanto ao preço deste kit, vai sair R$230,00.
estou comprando da china.


Marcio, é exatamente o que eu disse.
R$ 230,00 parece até que é pouco, mas não é. Só ali tem mais de 10% do valor da bicicleta.
De grão em grão, a galinha enche o papo. Uma hora é a pedivela e o movimento central. Isso vai puxar a troca da corrente e da catraca. A troca da catraca vai puxar a troca do cubo e a do cubo puxa a troca da roda. Aí, a troca da roda traseira completa puxa a troca da dianteira...
Isso só tem fim quando ficar só o quadro original da bicicleta, e você gastou 3 vezes o valor dela.
Voltar ao Topo
despa Ver Drop Down


Cadastrado em: 17 Jun 2017
ceara
Offline
Mensagens:8
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar despa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Ago 2017 as 15:02
se o movimento central for menor tem problema?
Voltar ao Topo
Gryphon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jun 2016
São Paulo
Offline
Mensagens:805
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gryphon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Ago 2017 as 17:29
Movimento central tem que ser no tamanho do quadro (o que é relativamente fácil) e tem de dar a linha de corrente entre a coroa e a catraca.

Para fazer a linha de corrente, você vai ver que o movimento central tem várias medidas: 110, 113, 117, 122,5 mmm ... Essa é a largura do eixo do movimento central. Quanto maior a medida, mais afastada a coroa fica do quadro.
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X