Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Trocar garfo, mesa e guidão - Gios
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Trocar garfo, mesa e guidão - Gios

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
leokirsch Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Mai 2016
Porto Alegre
Offline
Mensagens:22
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar leokirsch Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Trocar garfo, mesa e guidão - Gios
    Postado: 30 Set 2016 as 12:29
Boa tarde, pessoal
Tudo na boa?

Tenho uma speed mais antiga, o quadro é um Gios Road Pro com peças bem usadas porem que ainda funcionam bem. Estou pensando em trocar o gardo, a mesa e o guidão pra me livrar de vez do garfo de rosca, que cada vez mais me dá dor de cabeça.. Pelo que medi aqui, seria um semiover.

Porem, não tenho muito conhecimento sobre esse quadro, e pelo que andei pesquisando eu iria gastar uma boa grana nesse conjunto todo, me fazendo pensar em, talvez, simplesmente deixar do jeito que está e comprar outra investindo um pouquinho.

Como não sou fã do simples "compra uma nova que é melhor", queria realmente descobrir se vale a pena investir nesse quadro, algumas pessoas que eu conversei que conheciam falaram muito bem dele, que eu poderia investir sem esperar problemas.

Peço que levem em conta que a ideia aqui não é competição, não estou atrás de reduzir 100g e pagar R$ 1000,00 por isso, a ideia é conseguir montar uma speed boa que seja durável.

PS: se alguém souber um lugar que tenha boas peças usadas em Porto Alegre/Florianópolis, estou aceitando indicações! :)

Agradeço qualquer ajuda.

Abraço!
Voltar ao Topo
Arsen Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Mar 2013
São Paulo, SP
Offline
Mensagens:252
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Arsen Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Set 2016 as 13:03
Eu tenho um Gios Road também. O meu tem caixa standard, e garfo com rosca.
É possível encontrar garfos standard aheadset, mas são caros... Qual é a zica com o garfo atual? Tem dado muita folga?
Poste fotos da bike!
Arsen - pedalando a Triban 3!!!
Voltar ao Topo
leokirsch Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Mai 2016
Porto Alegre
Offline
Mensagens:22
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar leokirsch Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Set 2016 as 13:11
Então, eu fui falar com um pessoal que entende bem e pelo que me falaram não é standard o meu não.. 



Meu maior receio é acabar investindo, talvez até botando o STI pra ficar bom de andar na cidade também, e esse quadro não ter qualidade suficiente pra aguentar o tranco.
Voltar ao Topo
Arsen Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Mar 2013
São Paulo, SP
Offline
Mensagens:252
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Arsen Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Set 2016 as 13:50
Se sua preocupação é resistência, pode ficar tranquilo. Ela é 8v? Vc não respondeu qual é o galho com o garfo e o guidão.
Arsen - pedalando a Triban 3!!!
Voltar ao Topo
leokirsch Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Mai 2016
Porto Alegre
Offline
Mensagens:22
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar leokirsch Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Set 2016 as 13:55
Erro meu, não consegui editar meu post e não quis responder duas vezes.. hahahah

É 8v sim. E a confusão com o garfo/mesa é que ta dando folga o tempo inteiro, eu ando muito na rua e acaba tendo bastante trepidação, aí acho que solta muito fácil, esses tempos só de ir pro trabalho (uns 8km) fui colocar a mão e tava completamente solto.

Já me falaram que bem regulado não aconteceria isso, porem outros me falaram que solta sim e não tem jeito, então prefiro só trocar e colocar um aheadset pra parar de me incomodar tanto, pelo menos o ajuste é mais fácil.

Minha ideia seria investir bem na bike, colocar um grupo decente que aguente pegar a estrada, colocar um STI, talvez aumentar o número de marchas (não cheguei a pesquisar se é possível nesse quadro).. etc 

Voltar ao Topo
newhouse Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Set 2011
Embu - SP
Offline
Mensagens:2578
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar newhouse Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Set 2016 as 14:48
Bom, esses quadros não são quadros top, mas se ele não teve problema até agora, é bem provável que dure muitos anos. Eu acho perfeitamente viável ficar com a bike, desde que vc não gaste muito.

A mesa - já usei esse sistema por muito tempo, ele aguenta o tranco. Talvez o parafuso esteja com problema, a mesa esteja ruim ou a caixa de direção não esteja bem apertada, se você trocar a mesa por exemplo já pode resolver seu problema. Se vc conseguir desmontar a mesa e medir a largura da espiga, dá pra montar um sistema com garfo over e não fica tão caro também, ou standard se vc encontrar uma mesa barata, só precisa confirmar a largura da espiga do garfo:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-780533475-garfo-aluminio-fib-speed-700-over-ou-std-aheadset-_JM
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-788566489-mesa-suporte-de-guido-254-x-100mm-gtu-ahead-set-mtb-xc-_JM
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-763856385-movimento-caixa-direco-over-ahead-set-gts-hdm28-aranha-bike-_JM
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-735310806-espacador-ahead-set-aluminio-10-ou-5mm-preto-_JM

Quanto ao STI, é caro mesmo, não tem como fugir. Mas vez ou outra eu encontro uns modelos usados antigos, 2300 por ai, por preços bem mais em conta. Se vc anunciar no forum de compra, é provável que encontre alguém vendendo.
Voltar ao Topo
leokirsch Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Mai 2016
Porto Alegre
Offline
Mensagens:22
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar leokirsch Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Set 2016 as 15:02
Saquei, pode ser mesmo só trocar umas peças e calibrar certinho, porem acho mais fácil, se for pra mexer nisso, colocar algo que eu consiga ajeitar em qualquer lugar, principalmente porque minha ideia depois é fazer umas viagens.. quanto mais "padrão" as peças, melhor pra não ficar empenhado por aí.

Minha ideia era mesmo botar um garfo over liso, uma mesinha nova e eras isso. Até dei uma olhada em valores, pelo que vi os garfos são bem caros, as opções baratas não sei da procedência e tenho um receio em pegar peças que sofram muita pressão e acabar tendo um acidente por isso..

Pelos cálculos, botando uns $ 150 no garfo, uns $ 70 na mesa e, provavelmente, uns $ 150 no guidão, a bike já fica perfeita. Aí depois caço um STI de 8v/9v, $ 500 por aí devem resolver. 

Aí faltaria um grupo melhor, que eu vou trocar quando precisar mesmo.. É uma baita economia comparado com a opção de comprar uma nova que ficaria na casa dos $ 2.500- $ 3.000.

O que acha? Ficaria bom? A ideia da bike não é competir, é pra andar no dia a dia, fazer uns treinos, fazer uns passeios e, quem sabe mais pra frente, fazer umas viagens mais longas.
Voltar ao Topo
newhouse Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Set 2011
Embu - SP
Offline
Mensagens:2578
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar newhouse Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Set 2016 as 16:17
Essa garfo da Fib eu já usei o modelo aro 26, o pessoal fala bem dele, parece ser confiável e é leve. Eu uso um modelo de guidão que paguei 70 reais, de aluminio, aguenta bem, dá pra economizar um pouco. Vc também não precisa ir tão longe, as vezes os componentes que vc tem na bike já servem para o que vc pretende. A mesa quill e caixa de direção com rosca por exemplo, são fáceis de encontrar em qualquer bicicletária barata.

Se a ideia é investir mais forte, não seria ruim pensar numa Caloi Sprint. Ela já vem com STI, garfo over e vc encontrar modelos usados por 1.000,00~1.200,00 bem conservadas. E vc ainda pode vender sua bike e retornar parte do investimento. 

Mas nada impede vc de ir investindo na sua bike atual, ela parece bem conservada. O mais importante na relação é k7 e corrente, se os dois estiverem bons talvez nem precise de um grupo completo (a menos que seu cambio seja muito ruim). O melhor é que componentes 8v vc encontrar barato, até o STI Claris no ML vc encontra novo com um preço interessante.
Voltar ao Topo
leokirsch Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Mai 2016
Porto Alegre
Offline
Mensagens:22
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar leokirsch Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Set 2016 as 16:32
Pois então, mas tu acha que o quadro sprint é melhor que esse quadro Gios? Porque é esse meu ponto, eu acho..

Investir nessa eu provavelmente vou gastar próximo da diferença entre vender ela e comprar uma Sprint usada, com a diferença que vou ter quase todas as peças novinhas.

O grupo em si ta bom, só vou trocar quando tiver planos de viajar mesmo, mas pra cidade ta ótimo, não tenho do que reclamar. Então as trocas seriam só garfo/mesa/guidão, por necessidade mesmo, e o STI por comodidade e segurança pra cidade. 

Tem algum outro cuidado que tenho que ter na compra do garfo além da espessura e tamanho do headtube? Porque o mecânico que fui conversar me disse que era bem específico pra esse meu quadro, não entendi exatamente o porquê, ser leigo é isso aí hehehe


Voltar ao Topo
newhouse Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Set 2011
Embu - SP
Offline
Mensagens:2578
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar newhouse Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Out 2016 as 10:19
O quadro da Sprint tá no mesmo nível, porem com um desenho mais moderno. O que vc precisa saber pra trocar o garfo é qual o tipo de caixa de direção que sua bike aceita. É comum modelos com caixa de direção over usarem uma mesa com redução pra garfo standard, então o melhor é medir o interior do headtube pra saber qual o tipo de garfo seu quadro aceita. Aqui nesse site tem boas explicações:

http://www.pedaleria.com.br/caixas-de-direcao/

Sua bike parece bem conservada, acho que só valeria a pena trocar de bike se fosse pra pegar uma sprint bem conservada também. Se o intuito não for vender a bike no futuro pra comprar outra melhor, investir na sua bike não é má ideia.
Voltar ao Topo
leokirsch Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Mai 2016
Porto Alegre
Offline
Mensagens:22
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar leokirsch Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Out 2016 as 10:48
Bom dia!

Acho que vou realmente melhorar a minha aos poucos, sem pressa. Só estou bem confuso em relação à caixa de direção mesmo.. sei que a medida é over, a medida do headtube é 35mm aproximadamente, com 135mm de comprimento. 

Porem, a caixa de direção atual é uma que, de acordo com o mecânico que levei, é bem raro de encontrar, porque o garfo é standard. Aí ta o problema, não consegui identificar qual seria a substituta. Seria integrada ou não integrada? 

Acha que consegue me ajudar? Estou botando essas 2 fotos pra tentar facilitar.. dá pra ver essa partezinha preta que, pelo que sei, faz parte da caixa de direção antiga que eu vou precisar retirar.

Seria esse modelo o correto pra colocar? http:// produto.mercadolivre.com.br/MLB-753637429-caixa-movimento-direco-neco-over-rolamentada-preta-_JM -  http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-753637429-caixa-movimento-direco-neco-over-rolamentada-preta-_JM

    
Voltar ao Topo
leokirsch Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Mai 2016
Porto Alegre
Offline
Mensagens:22
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar leokirsch Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Out 2016 as 11:51
Eai galera,

Por acaso ninguém consegue me ajudar com essa dúvida? Os mecânicos aqui da minha cidade são bem complicados, é basicamente ir e ouvir um "compra uma nova logo".. 

Porem aprender sozinho com bikes mais antigas pode ser bem doloroso também..
Voltar ao Topo
newhouse Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Set 2011
Embu - SP
Offline
Mensagens:2578
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar newhouse Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Out 2016 as 12:33
Pelas fotos é essa mesmo, tenho um quadro antigo com esse mesmo desenho, coloquei essa direção da neco não integrada nele. Essa direção que vc tá usando é uma redutora, pra quadros over com garfo standard. Se vc comprar um garfo over, pode usar uma direção padrão como essa que vc postou.

O único problema é que pra tirar esses copos que vão no quadro é um parto, pra colocar também é difícil, vc vai precisar bater com um martelo. Se tiver um mecânico melhorzinho na sua cidade, pede pra ele tirar esse copo preto ai de cima pra vc. Pra colocar, apoie bem o quadro e alinhe direitinho o copo, ele entra muito justinho, coloca um alicate em cima do copo e bate bem no meio com um martelo. Acho que tem uns videos no youtube explicando o processo.
Voltar ao Topo
leokirsch Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Mai 2016
Porto Alegre
Offline
Mensagens:22
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar leokirsch Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Out 2016 as 13:43
Tu é o cara!

Vou providenciar as trocas todas e, finalmente, voltar a usar minha speed!

Big smileBig smile
Voltar ao Topo
newhouse Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Set 2011
Embu - SP
Offline
Mensagens:2578
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar newhouse Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Out 2016 as 15:20
Valeu, é sempre bom ajudar.

Só pra confirmar, a medida do encaixe da direção padrão over é 34mm, como na foto abaixo:



O modelo de instalação, caso vc tenha duvida na hora de montar:


Voltar ao Topo
leokirsch Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Mai 2016
Porto Alegre
Offline
Mensagens:22
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar leokirsch Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Out 2016 as 12:08
É isso aí mesmo, eu medi ontem e deu 34,5mm. 

Vou providenciar uma caixa de direção não integrada nova e fazer todas as mudanças, de instalação já vi vários vídeos, só não tinha encontrado nada mais didático com as medidas mesmo.

Abraço!
Voltar ao Topo
Arsen Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Mar 2013
São Paulo, SP
Offline
Mensagens:252
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Arsen Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Out 2016 as 19:28
Isso aí! Ressuscita a danada e põe pra rodar!!!
Arsen - pedalando a Triban 3!!!
Voltar ao Topo
leokirsch Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Mai 2016
Porto Alegre
Offline
Mensagens:22
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar leokirsch Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Out 2016 as 09:21
Eeeeeeeeeeeeeee comprei tudo, chegou e deu problema! hahahaha 

Tirei aquele anel preto do quadro e, quando fui olhar, a parte interna é tudo do mesmo tamanho, e não cabe por nada a caixa de direção over... os 34mm que eu vi não é nada, porque só aumenta na parte externa e continua o mesmo diâmetro na parte interna. Pelo visto o barato vai sair caro, vou ter que deixar na mão das bikeshops e suas peças com preço completamente extrapolados, que tristeza!


Voltar ao Topo
newhouse Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Set 2011
Embu - SP
Offline
Mensagens:2578
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar newhouse Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Out 2016 as 11:15
Aquela parte resaltada ali em cima e em baixo, não tem 34mm como na foto que eu montei? A parte interna é mais fina mesmo, mas tem aquele encaixe na ponta onde vai a direção. E pra entrar é uma tortura mesmo, só entra com força bruta. Você pode levar numa bicicletária pra eles colocarem a direção pra vc.
Voltar ao Topo
leokirsch Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Mai 2016
Porto Alegre
Offline
Mensagens:22
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar leokirsch Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Out 2016 as 11:24
Se eu medir exatamente o tamanho, tem 34mm sim, graças à parte mais grossa que fica na headtube.. Porem, a medida interna não fica mais larga igual na foto, sabe? Ou seja, internamente é o mesmo diâmetro todo o cano.. 

Aquele recuo nas 2 entradas que abrem pra 34mm não existe, ele fica mais largo externamente mas internamente continua igual.. Não faço ideia do porque, achei bem estranho mesmo, vou tentar levar hoje ainda numa bikeshop e ver o que dá pra fazer, mas pelos meus cálculos não tem como caber hahaha

Voltar ao Topo
newhouse Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Set 2011
Embu - SP
Offline
Mensagens:2578
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar newhouse Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Out 2016 as 15:36
Então o tubo interno não tem um degrau igual este aqui:



Se a espiga do garfo passar, é um sinal que vc precisa encontrar a caixa de direção correta. Tomara que o mecânico consiga resolver isso pra vc, pois está é a parte mais complicada do processo.
Voltar ao Topo
leokirsch Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Mai 2016
Porto Alegre
Offline
Mensagens:22
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar leokirsch Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Out 2016 as 15:40
É, exatamente isso, ela não tem internamente esse espaço, só externamente mesmo.. O garfo passa, mas não sei se com espaço suficiente pra colocar alguma caixa de direção hehehe

Final da tarde devo ir lá falar com o mecânico, é o jeito.

Obrigado pela ajuda, quando resolver posto aqui pra caso alguém tenha o mesmo problema.
Voltar ao Topo
newhouse Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Set 2011
Embu - SP
Offline
Mensagens:2578
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar newhouse Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Out 2016 as 16:14
Pelas fotos, a caixa de direção é igualzinha a minha, não imaginava que por dentro ela fosse diferente. Boa sorte, espero que de certo. No demais, compras feitas pela internet, você tem 7 dias corridos pra desistir da compra, se vc guardar as embalagens tudo certinho, ainda dá pra devolver.
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X