Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fórum Mountain Biking > Cross-Country / Maratona / Eliminator / Uphill
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Trocadores XT Ispec e Ispec B
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Trocadores XT Ispec e Ispec B

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Biketrooper Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Jan 2014
Petrópolis
Offline
Mensagens:14
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Biketrooper Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Trocadores XT Ispec e Ispec B
    Postado: 30 Jan 2014 as 18:14
Amigos, estou fazendo um up na bike e surgiu uma dúvida. Um dos itens a serem trocados serão os passadores. O interesse é pelo XT, porém existem dois novos modelos, o Ispec e o Ispec B. Qual a diferença entre eles ? Lembro apenas que meus freios são o Shimano Deore M596 que, pelo que já me informei, são adaptáveis a este tipo de passador. Qual seria o mais indicado ? Obrigado a todos desde já !!!!

Voltar ao Topo
gustavomurad Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Fev 2012
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:848
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar gustavomurad Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Jan 2014 as 18:56
I-Spec A, passadores anteriores a 2014
I-Spec B, para passadores 2014 em diante (possui retrocompatibilidade)


Imposto é Roubo
Voltar ao Topo
Biketrooper Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Jan 2014
Petrópolis
Offline
Mensagens:14
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Biketrooper Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Jan 2014 as 09:58
Muito obrigado pela ajuda Gustavo !!! Sendo assim, posso comprar o passador modelo Ispec-B que ele se adaptará ao meu freio Deore M-596 ?
Voltar ao Topo
gustavomurad Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Fev 2012
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:848
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gustavomurad Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Jan 2014 as 11:44
Originalmente postado por Biketrooper Biketrooper escreveu:

Muito obrigado pela ajuda Gustavo !!! Sendo assim, posso comprar o passador modelo Ispec-B que ele se adaptará ao meu freio Deore M-596 ?


Não vi ainda quem fez, mas de acordo com as informações, sim.
Imposto é Roubo
Voltar ao Topo
JoaoPauloSaraiva Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Fev 2011
Natal-RN
Offline
Mensagens:1058
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar JoaoPauloSaraiva Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Jan 2014 as 12:41
Originalmente postado por Biketrooper Biketrooper escreveu:

Muito obrigado pela ajuda Gustavo !!! Sendo assim, posso comprar o passador modelo Ispec-B que ele se adaptará ao meu freio Deore M-596 ?

Sim! Tanto XTR como Deore vai casar com seu freio.
Voltar ao Topo
cleberb Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 18 Nov 2011
x
Offline
Mensagens:141
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar cleberb Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Jan 2014 as 13:48
Eu tenho o DEORE M596 e comprei os Trocadores XT 780 (i-spec B) ...
Só que ainda não montei ... mas já vi que é compatível ...

Pode comprar TRANKILO ... Wink
Voltar ao Topo
adolima Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Dez 2013
cascavel pr
Offline
Mensagens:21
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar adolima Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Jan 2014 as 20:53
Ola amigos tive um problema de compatilidade , comprei um passador deore m 610 e um freio m 596 nao deu certo , pois os parafusos que vem no passador sao para o freio m 615 ... opcao tem um parafuso com porca quadrada ai no desenho mais nao encontrei aqui no PR , ou comprar abracadeira para o passador mas como nao tinha instalado o freio troquei pelo m 615   e ficou tudo ispec b valeu.
Voltar ao Topo
Timtim Ver Drop Down


Cadastrado em: 16 Abr 2014
Brasil
Offline
Mensagens:2
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Timtim Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Abr 2014 as 14:23
Boa Tarde,
Tenho uma Scale 940 2014 que vem com freio SHIMAMO (Deore) e passador SLX. Comprei um passador XT e não consegui instalar porque esse passador XT tem um pino igual a imagem postada abaixo e parece que a bitola do parafafuso tb é diferente. Posso cortar esse pino para instalar no freio?
Voltar ao Topo
Timtim Ver Drop Down


Cadastrado em: 16 Abr 2014
Brasil
Offline
Mensagens:2
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Timtim Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Abr 2014 as 09:58
No meu caso o freio é o M615 e não certo com o passador XT SL-M780 porque tem o pino e não encaixa. Tem jeito?
Voltar ao Topo
marcbarbosa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Mar 2014
Maringá
Offline
Mensagens:334
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcbarbosa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Mai 2015 as 15:47
Ola pessoal, vou desenterrar o tópico por que to na mesma duvida.
To fazendo um up na relaçao pra 10v e to dando preferencia ao SLX e XT. Possuo hoje um kit Alivio e vou comprando as coisas aos poucos, mas me deparando com o i-Spec B dos trocadores atuais Shimano, me pengunto de vale a pena desembolsar um pouco mais e já comprar os rapid fires com essa caracteristica.
Os trocadores i-spec B SLX e XT sao parecidissimos, há tanta diferença de desempenho entre eles?
Voltar ao Topo
gladiator25 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jan 2009
Almenara - MG
Offline
Mensagens:2164
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar gladiator25 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Mai 2015 as 15:58
Originalmente postado por marcbarbosa marcbarbosa escreveu:

Ola pessoal, vou desenterrar o tópico por que to na mesma duvida.
To fazendo um up na relaçao pra 10v e to dando preferencia ao SLX e XT. Possuo hoje um kit Alivio e vou comprando as coisas aos poucos, mas me deparando com o i-Spec B dos trocadores atuais Shimano, me pengunto de vale a pena desembolsar um pouco mais e já comprar os rapid fires com essa caracteristica.
Os trocadores i-spec B SLX e XT sao parecidissimos, há tanta diferença de desempenho entre eles?


Acredito que haja diferença nos materiais usados na fabricação. Quanto à prescisão do Deore para o XT (uso mas não os i-spec) a diferença é perceptível mas não mais do que a do ego LOL de ter a sigla XT lá no trocador.

Parando com a brincadeira o SLX está muito próximo do XT, diferença nos materiais e prescisão certamente que existe, pode não ser sentida quando novos, mas o tempo acentua bem isso, o desgaste mostra a diferença do material mais nobre.

Para quem curte visual mais clean é uma boa pedida, se vale a pena ai é você quem vai decidir, funcionamento creio ser o mesmo dos não i-spec.
Scale 965
Astro Xtrolite 27,5
Cannondale Scalpel
Giant ATX Pro (Saudades)
Caloi Aluminum
Monark M. Bike
Monark Monareta
Voltar ao Topo
marcbarbosa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Mar 2014
Maringá
Offline
Mensagens:334
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcbarbosa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Mai 2015 as 10:13
Ou seja em questao de desempenho nao preciso me preocupar pelos i-spec B? é mais perfumaria do que necessidade?
Voltar ao Topo
S.Q.N. Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Abr 2015
Paraná
Offline
Mensagens:317
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar S.Q.N. Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Mai 2015 as 12:51
Originalmente postado por marcbarbosa marcbarbosa escreveu:

Ola pessoal, vou desenterrar o tópico por que to na mesma duvida.
To fazendo um up na relaçao pra 10v e to dando preferencia ao SLX e XT. Possuo hoje um kit Alivio e vou comprando as coisas aos poucos, mas me deparando com o i-Spec B dos trocadores atuais Shimano, me pengunto de vale a pena desembolsar um pouco mais e já comprar os rapid fires com essa caracteristica.
Os trocadores i-spec B SLX e XT sao parecidissimos, há tanta diferença de desempenho entre eles?

Acho que a maior diferença entre os dois é que o XT possibilita a conversão, bastando trocar a parte superior. Mas acho esse procedimento meio "inviável", pois sai bem caro.

Voltar ao Topo
cerberus Ver Drop Down


Cadastrado em: 06 Nov 2013
Sampa
Offline
Mensagens:113
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar cerberus Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Mai 2015 as 11:39
No caso entre o trocador SLX e XT, o último possui o multi-release, ele pode descer 2 marchas por vez(da coroa maior para menor) no câmbio traseiro.

Ao contrário do SLX que pode subir 3 marchas por vez, mas só desce uma marcha por vez na alavanca. 

Normalmente a shimano conforme o tempo passa e os modelos novos são lançados, as linhas inferiores vão herdando as tecnologias novas das linhas superiores, mas por enquanto só o XT, XTR e SAINT possuem o multi-release e instant release nos trocadores.


Voltar ao Topo
gladiator25 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jan 2009
Almenara - MG
Offline
Mensagens:2164
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar gladiator25 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Jun 2015 as 10:08
Originalmente postado por marcbarbosa marcbarbosa escreveu:

Ou seja em questao de desempenho nao preciso me preocupar pelos i-spec B? é mais perfumaria do que necessidade?


Veja bem, fiz a brincadeira somente pra distrair um pouco, mas não se limite ao visual muito parecido quase idêntico para escolha dos componentes, o XT permite 1 toque para descer 2 marchas equanto o SLX somente 1 marcha por toque, sem contar a diferença nos materiais (essa a meu ver a mais importante) que com o tempo fará difrença na vida útil da peça.

No mais é pesar realmente o uso que fará do grupo Thumbs Up.
Scale 965
Astro Xtrolite 27,5
Cannondale Scalpel
Giant ATX Pro (Saudades)
Caloi Aluminum
Monark M. Bike
Monark Monareta
Voltar ao Topo
marcbarbosa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Mar 2014
Maringá
Offline
Mensagens:334
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcbarbosa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Jun 2015 as 12:51
Originalmente postado por gladiator25 gladiator25 escreveu:

Originalmente postado por marcbarbosa marcbarbosa escreveu:

Ou seja em questao de desempenho nao preciso me preocupar pelos i-spec B? é mais perfumaria do que necessidade?


Veja bem, fiz a brincadeira somente pra distrair um pouco, mas não se limite ao visual muito parecido quase idêntico para escolha dos componentes, o XT permite 1 toque para descer 2 marchas equanto o SLX somente 1 marcha por toque, sem contar a diferença nos materiais (essa a meu ver a mais importante) que com o tempo fará difrença na vida útil da peça.

No mais é pesar realmente o uso que fará do grupo Thumbs Up.


Valeu amigao, na verdade eu nao havia entendido mais a questao do I-spec B (seja SLX ou XT), minha duvida era que hoje uso freio Alivio hidraulico, vou comprando componentes XT ou SLX aos poucos mas o freio trocarei depois. Se compro trocadores i-spec B só poderei usar com freio que permite isso, verdade?
Voltar ao Topo
gladiator25 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jan 2009
Almenara - MG
Offline
Mensagens:2164
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gladiator25 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Jun 2015 as 13:20
Segundo as informações da gustavomurad (2º post desta página) o I-Spec A para trocadores anteriores a 2014 e I-Spec B para trocadores posteriores a 2014 (são retrocompatíveis).
Scale 965
Astro Xtrolite 27,5
Cannondale Scalpel
Giant ATX Pro (Saudades)
Caloi Aluminum
Monark M. Bike
Monark Monareta
Voltar ao Topo
vervloet Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jul 2008
Offline
Mensagens:822
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar vervloet Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Ago 2015 as 17:44
Boa noite!
Fiz um up no freio para NEW Shimano XT BL/BR-M785 Trail Disc Brake Levers/Calipers (F&R) Cooling Fins, qual seria o meu modelo, comprei ano passado em março!

Seria o I-spec B ? Penso em comprar o Shimano XT M780 10 Speed Trigger Shifter Set

http://www.chainreactioncycles.com/br/pt/shimano-xt-m780-10-speed-trigger-shifter-set/rp-prod136541
Voltar ao Topo
lemarco Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Jun 2005
Sabará - MG
Offline
Mensagens:5805
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lemarco Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Ago 2015 as 08:56
Comprei por um grupo do Face um XT I-spec que o vendedor jurou que era modelo B. Como meu freio é um XT 785-B achei que ia dar certo. Quando chega é I-spec A...Cry
Imagina a broxada que deu! E o pior, o pilantra do vendedor não responde as mensagens que envio...
Agora tô na dúvida se vendo ou se deixo guardado pois tô pensando em montar outra bike.
Mas esse lance da Shimano fazer 2 sistemas parcialmente compatíveis foi bem estranho!
Voltar ao Topo
lemarco Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Jun 2005
Sabará - MG
Offline
Mensagens:5805
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lemarco Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Jun 2016 as 21:43
Galera que tem o passador I-spec-B, ele acompanha os parafusos de fixação nos freios? 
Tô fechando negócio em um usado e o vendedor insiste que o parafuso não acompanha o passador.
No caso seria um desse:
Alavanca Shimano Xt Rapidfire Plus Sl-m780-b (i-spec) 10v !
O passador é um SL-M780-B-I e os freios os BL-M785-B.


Editado por lemarco - 01 Jun 2016 as 21:44
Voltar ao Topo
ftajiri Ver Drop Down


Cadastrado em: 22 Fev 2008
-
Offline
Mensagens:1544
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar ftajiri Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Jun 2016 as 21:53
lemarco.. se não vier com os parafusos recomendo não comprar... é dificil e caro comprar estas peças
Voltar ao Topo
lemarco Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Jun 2005
Sabará - MG
Offline
Mensagens:5805
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lemarco Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Jun 2016 as 21:56
Pois é, mas queria saber se quando compra na loja vem com ou sem esses parafusos, pra ter poder de negociação com o cara.

Voltar ao Topo
ftajiri Ver Drop Down


Cadastrado em: 22 Fev 2008
-
Offline
Mensagens:1544
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ftajiri Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Jun 2016 as 22:05
os shifters vem com os parafusos.. basta olhar nos anuncios do mercado  livre.. 
Voltar ao Topo
Bol Gola Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Jun 2006
Goiânia
Offline
Mensagens:5988
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Bol Gola Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Jun 2016 as 00:05
Originalmente postado por lemarco lemarco escreveu:

Galera que tem o passador I-spec-B, ele acompanha os parafusos de fixação nos freios? 
Tô fechando negócio em um usado e o vendedor insiste que o parafuso não acompanha o passador.
No caso seria um desse:

O passador é um SL-M780-B-I e os freios os BL-M785-B.


Nos sites gringos o kit desses parafusos acompanha o passador. Se o que você estiver comprando não tiver o kit, pode ser dor de cabeça.
1986 - Caloi Cross Aero Free Light
1990 - Samchuly Master 18 marchas
2012 - KHS Alite 1000
2013 - Cannondale Flash F2
2015 - Trek X Caliber 7
Voltar ao Topo
satoshi Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Ago 2005
Campinas - SP
Offline
Mensagens:8206
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar satoshi Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Jun 2016 as 14:40
Eu comprei um par de shifters XT no ML e vieram com os parafusos de fixação. Foi fácil instalar nos manetes Deore M615
Se não vierem, é roubada.
"Afirmações extraordinárias requerem evidências extraordinárias"
Carl Sagan
Voltar ao Topo
sergiomedeiros Ver Drop Down

Bloqueado

Cadastrado em: 20 Abr 2016
BAHIA
Offline
Mensagens:29
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar sergiomedeiros Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Jun 2016 as 22:06
hoje seria melhor opção I-Spec B?
Voltar ao Topo
Bol Gola Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Jun 2006
Goiânia
Offline
Mensagens:5988
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Bol Gola Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Jun 2016 as 01:05
Originalmente postado por sergiomedeiros sergiomedeiros escreveu:

hoje seria melhor opção I-Spec B?


Depende... Ispec-A é bucha! Logo foi substituído pelo Ispec-B que é mais simples e eficiente porque precisa de menos peças. Agora na linhaXT M8000 a Shimano mudou de novo... Mas eu manteria o Ispec-B porque é compatível com toda a linha Deore, SLX, XT e XTR até 2015.
1986 - Caloi Cross Aero Free Light
1990 - Samchuly Master 18 marchas
2012 - KHS Alite 1000
2013 - Cannondale Flash F2
2015 - Trek X Caliber 7
Voltar ao Topo
ftajiri Ver Drop Down


Cadastrado em: 22 Fev 2008
-
Offline
Mensagens:1544
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ftajiri Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Jun 2016 as 09:50
Na verdade assim... O i-spec a usa duas peças para fixar no manete, enquanto o i-spec b usa 3.... Além de que os manete de freio i-spec b são mais frágeis por terem a abraçadeira com. Um furo de transpasse de pino...

Mas ainda assim prefiro a abraçadeira normal pq no shimano integrado não consegui a melhor posição ao do trocador em relação aos sram matchmaker
Voltar ao Topo
christianmdt Ver Drop Down


Cadastrado em: 08 Out 2017
rio de janeiro
Offline
Mensagens:1196
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar christianmdt Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Jul 2019 as 18:33
comprei no mercadolivre um passador slx ispec-b...

nao conhecia....veio sem abracadeira para o guidao....uso o guidao de 25.4.....nao existe abracadeira nessa medida....


a solucao foi usar uma abracadeira gripshifter!













Editado por christianmdt - 17 Jul 2019 as 18:33
Voltar ao Topo
Rockymountain29er Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Jun 2014
Pouso Alegre
Offline
Mensagens:167
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Rockymountain29er Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Ago 2020 as 19:37
Não encontrei as abraçadeiras para os passadores ISPEC Xt de 10v. A Shimano me respondeu via e-mail e solicitou que eu entrasse em contato com um autorizado Shimano de minha confiança. É mole? Não existe essa peça específica, pois o trocador fica preso ao freio. Como eu não tenho o freio XT próprio, o jeito foi adaptar, como nas fotos abaixo. Ficou uma uva. Ficaram muito firmes e sem gambiarra. Usei parafuros de 50mm de comprimento, na medida da rosca do passador, que coincidiu com a medida do parafuso do meu freio GTA. Aprendi no youtube essa adaptação.
Peguei o par de passadores em ótimo estado e com um preço camarada do meu mecânico. Meus câmbios XT de 10v são novos. Gastei R$5,00 com os parafuros e as porcas de trava. Tivemos que furar a rosca do freio, pois ela é fechada. No caso de freios Shimano que usam somente um parafuso para fixação ao guidão e a rosca é vazada, o processo é mais simples. Agora, lancei o Shimano GTA-XT, hahahahaha






Colham logo seus botões de rosas, pois o tempo vai correndo. Esta flor que hoje sorri cheirosa amanhã estará morrendo.
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X