Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Troca de roldanas
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Troca de roldanas

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
dagspina Ver Drop Down


Cadastrado em: 25 Mar 2015
Jandira
Offline
Mensagens:722
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dagspina Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Troca de roldanas
    Postado: 15 Jan 2022 as 22:07
Galera, tenho um câmbio deore 5100, é novo, faz sentido trocar as roldanas pelas rroldanas do deore xt m8000? Dois mecânicos me orientaram pois melhora a precisão na troca de marchas..
Eu realmente notei que as roldanas do deore 5100 tem uma pequena folga lateral, eu tenho outra mtb que tem um câmbio deore xt m8000 e realmente não existe folga alguma nas roldanas tanto superior quanto inferior.
Mas eu notei que as roldanas do deore 5100 são maiores, tem um dente a mais, faz diferença a roldana ser maior?

Editado por dagspina - 16 Jan 2022 as 00:09
https://www.strava.com/athletes/9072939
Voltar ao Topo
mountainbabylon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 15 Jun 2020
SP
Offline
Mensagens:127
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar mountainbabylon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Jan 2022 as 13:31
As roldanas são bem diferentes, sem contar no resto da estrutura entre os dois câmbios
É mais facil vc tentar as roldanas das linhas de 12v, pelo que vi aqui ambas tem 13 dentes, é mais provavel que seja compativel

Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Jan 2022 as 23:02
Originalmente postado por dagspina dagspina escreveu:

Galera, tenho um câmbio deore 5100, é novo, faz sentido trocar as roldanas pelas rroldanas do deore xt m8000? Dois mecânicos me orientaram pois melhora a precisão na troca de marchas..
Eu realmente notei que as roldanas do deore 5100 tem uma pequena folga lateral, eu tenho outra mtb que tem um câmbio deore xt m8000 e realmente não existe folga alguma nas roldanas tanto superior quanto inferior.
Mas eu notei que as roldanas do deore 5100 são maiores, tem um dente a mais, faz diferença a roldana ser maior?

As roldanas do Deore e do SLX são com bucha. Nas experiências que tive, trocar por roldanas rolamentadas faz todo o sentido. Eu mesmo tinha um SLX 12v e em pouquíssimo tempo as roldanas começaram a travar e ranger. Desmontava, engraxava, e em pouco tempo voltava o barulho. Me cansei e troquei - pelas do XT.

Aconteceu isso também com um SLX de 11v mais antigo, mas pelo menos esse durou mais de 1 ano antes de incomodar. Troquei as roldanas a, sei lá, uns 3 anos atrás e até hoje estão excelentes. 

Diria que as roldanas XT vc troca por desgaste. As roldanas de modelos inferiores vc troca pq não aguenta mais folgas e barulho das buchas, ou então ficar engraxando toda hora.

No seu caso, trocaria por roldanas do mesmo tamanho pra não alterar o funcionamento do câmbio, especialmente a roldana de cima. Se as dos câmbios 12v forem maiores, procure dos câmbios 11v ou até as chinas alternativas rolamentadas.
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Jan 2022 as 08:06
A folga das roldanas, no caso dos câmbios traseiros da Shimano, é um recurso de projeto, não um defeito. Há um BOM tempo atrás, tinha até nome pra essa "tecnologia": Centeron. A proposta era promover um melhor alinhamento quando se usa indexação, que não era universal na época.

Quanto à troca das roldanas, não são do mesmo tamanho. Vou concordar com o TheLittle: só vejo vantagem em trocar por rolamentados, mas que sejam pelo menos do mesmo tamanho. Isso já garante que a geometria do câmbio não seja alterada e pode solucionar o problema de barulho e desgaste das roldanas. Entenda que eu mesmo não sofro com o desgaste, mas meu pedal é somente urbano.
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
Pabloebani Ver Drop Down


Cadastrado em: 18 Ago 2021
São Francisco d
Offline
Mensagens:1047
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pabloebani Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Jan 2022 as 11:54
Se vc não está tendo problemas com trocas de marcha não mexa nas roldanas e só as troque quando forem pro brejo. E coloque as originais.
A folga, não é defeito como o colega falou. A corrente dos grupos de 11/12v atravessam demais e as roldanas tem essa folga pra compensar isso, desgastar menos e fazer menos barulho.

E se vc colocar uma roldana menor, vc vai fazer o cambio trabalhar com a corrente mais distante do cassete, e pode ocorrer problemas ou demoras nas trocas de marcha.
Voltar ao Topo
Hugobh77 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Jul 2015
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:2546
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Hugobh77 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Jan 2022 as 12:13
Se for colocar roldanas rolamentadas procure algo de qualidade, eu troquei as minhas por umas de alumínio, da marca Ekifan. Aqui o resultado.
https://www.pedal.com.br/forum/topic101424.html
Voltar ao Topo
dagspina Ver Drop Down


Cadastrado em: 25 Mar 2015
Jandira
Offline
Mensagens:722
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dagspina Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Jan 2022 as 14:05
Sim, estou tendo problemas, um leve delay em alguns cog para descer para os cog's menores. Mas na maioria das vezes funciona tudo como um relógio, e as vezes acontece de não trocar, preciso voltar a marcha e tentar de novo e aí a troca acontece.

O problema é que as únicas roldanas rolamentadas de 11v são as do deore xt m8000, mas elas são menores.
As roldanas do deore xt m8100 são de 12v e teoricamente não serve para o deore 5100 pois ele é 11v. Dentro do portfólio da shimano não temos nada de roldanas rolamentadas que seja iguais a do deore xt 8100, mas que seja 11v.



Editado por dagspina - 18 Jan 2022 as 03:42
https://www.strava.com/athletes/9072939
Voltar ao Topo
Pabloebani Ver Drop Down


Cadastrado em: 18 Ago 2021
São Francisco d
Offline
Mensagens:1047
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pabloebani Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Jan 2022 as 10:28
Não creio que esse delay seja culpa das roldanas. Meu M6100 é um relógio, tudo certinho.
E olha que uso cassete chines, que normalmente leva má fama.

Se demora pra descer, da uns cliques no tensionador do cabo, um ou dois cliques já deixa no ponto.
Eu acredito que as roldanas dos M6100/7100/8100 sirvam nos 5100 de boas, mas todos eles apresentas "folgas" nelas. Acho que só as do 8100 ou 9100 são rolamentadas.
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X