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Troca de rolamentos Movimento Central Shimano

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Vcs sacam o rolamento junto com o retentor de plástico pra depois removelo?.
 
Ou primeiro removem o retentor[como?]e depois sacam o rolamento?.
 
Eu já troquei o rolamento do lado direito,mas ao remover o retentor eu quebrei.To usando do lado direito só com o plástico em volta do miolo [anel interno]do rolamento.Assim,o rolamento fica exposto sem vedaçao.
 
Pra remover o rolamento foi fácil:é só bater em círculos nas bordas que ele sai tranquilo.Pra colocar usei o torno com o rolamento velho por cima e entrou alinhado perfeito.
 
Agora o rolamento esquerdo tá com folga e preciso saber como remover sem quebrar o retentor.
 
O rolamento custou só 12 mirréis.
 
Essa história que esses rolamentos integrados duram + é falsa!.
 
 
 
 
luciano
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Tem que remover o retentor (bucha) primeiro,com cuidado,eu uso uma chave de findas fina,levantando aos bocados...
Na verdade tb é que depois de algumas trocas de rolamentos,aquilo vai se deteriorando...
Como quebrou a borda não notou que a bucha com esse rolamento ficava um poquinho mais pra fora...
Os originais duram depende do uso,muita lama e agua detonam rapidinho,aquilo entra água na mesma...quanto melhor o isolamento,a princípio melhor,mas não há nada 100% estanque,quando a água entra ali tb não sai mais,e fica detonando a lubrificação...
Aquilo é feito pra trocar mesmo,pra gastar dinheiro...
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porto alegre l
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Opa valeu Klaser!.
 
Pela parte de fora,com uma chave de fenda bem fininha,vc vai forçando em círculos até sair o retentor é isso?.
 
Mesmo assim corre o risco de quebrar o plástico?.
 
E pra recolocar o retentor é tranquilo?. 
luciano
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar klaser Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Abr 2010 as 00:13
É,nunca dá pra saber qual o estado daquele plástico,pode estar mais duro,mais ressequido,dependendo dos produtos com que se lava a bike...pode ser fácil quebrar aquilo,é preciso habilidade e sorte...
Aqui tem um site mostrando mais ou menos como se faz..
http://fakawitribe.com/home/index.php?option=com_fireboard&Itemid=29&func=view&catid=6&id=1000#1000
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Muito bom Klaser!.
 
Recomendo a todos copiar e colar o endereço pq vale e muito a pena hein!.
 
Abraço!.
luciano
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xandegui77 Ver Drop Down
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Originalmente postado por klaser klaser escreveu:

É,nunca dá pra saber qual o estado daquele plástico,pode estar mais duro,mais ressequido,dependendo dos produtos com que se lava a bike...pode ser fácil quebrar aquilo,é preciso habilidade e sorte...
Aqui tem um site mostrando mais ou menos como se faz..
http://fakawitribe.com/home/index.php?option=com_fireboard&Itemid=29&func=view&catid=6&id=1000#1000
 
Só ajudando no link para apenas clicarem nele, sem copiar e colar. Sempre dêem um espaço depois do link senão o link não aparece, fica em modo texto.
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xandegui77 Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar xandegui77 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Abr 2010 as 02:37
Melhor ainda, vou postar o conteúdo do link citado.
 
 
 
DIY - Shimano Hollowtech Bearing Replacement
by Musawi 2 Years, 4 Months ago
After the PCC 2007 ride my 4 year old Bottom Bracket felt very hard and rough. To be precise it felt like it was rubbing around/with dirt. So decided to replace the whole thing (what a great excuse) but when I hear the price I reconsidered. Googled it up on the net on how to change the bearings and decided I could do it myself. Although I was fully aware that non of the bike shops in KL manage to do it. One shop manage to remove it but could not put it back together, just like Humpty-Dumpty.

The the object is this, a 2004 Shimano XTR Bottom Bracket:

The outside of the bracket is a plastic cover. Thus removing it would be the 1st step.


Now take a small screwdriver and poke the plastic cover from the insides. Make sure to poke it gently and in different places. If yours is as old as mine the plastic cover starts to become brittle, thus it breaks easily if too much force is applied. In the picture I use an exacto-knife, just to illustrate.

This is what the plastic cover looks like.

Notice that there are dirt stuck to the plastic. Needs to be removed before putting it back in.


This is how it looks without the cover. Make sure there is a small thin rubber around the bearing. Or it could be stuck to the plastic cover. Mine got stuck on the plastic cover (top image) on one side and another was still around the bearing.


Take a screwdriver and place the tip on the outer steel rim of the rim. It would help if the screwdriver was the one piece steel type; both end are steel = 1 rod and the handle was a hard plastic molded to the end. Knock the screwdriver with a hammer to force the bearing out.

I had 2 empty steel UPS cases (from the office) which was place below the bearing and elevated the bearing. The cases were separated to a slightly bigger diameter of the bearing and only touch the bearing cover (mouth of the cover, not the bearing itself). This was done so that the bearing will pop out and land in between the 2 steel cases. One guy held the bearing cover and another hammer it out.

Once out, this is how it looks like:

The stock bearing that comes together is a HIC 6805 bearing made in Japan. 6805 refers to the part number. Interestingly this number also refers to a standard bearing size 37x25x7. So basically you can walk into your local bearing shop and ask for 6805. The people there will know what it is. Although each manufacturer can have different part number. SKF's part number is 61805. Alternatively you can ask any auto spare part shop for it and they'll order it for you.

I got mine frm SKF bearing in Klang, since I work in Shah Alam. Check the Yellow pages for other bearing stores or check out this place. If the shop is asking more than RM30 per bearing then thats too expensive, walk out and find another store.


I also bought Loctite 242 - Medium Strength (blue). Its a threadlocker to secure screws from rattling and is said to prevent water and rust. Its actually in liquid form but once its dry it hardens and bound the screw to the thread. You can wiki it to know more. Oh the Santa Cruz Syndicate team uses this stuff on their racing bikes.


To put the new bearing back in. Place the bearing holder on top of a piece of wood and place the old bearing on top of the new ones. Knock the old bearing gently and around the edges of the bearing, so that the new bearing goes inside evenly. In the picture the yellow screwdriver was used just as an indicator of where to knock.


Put the plastic cover back in and reattached the bearing cover back to the middle tube. I used Loctite to hold the bearing cover and the middle tube. I also put one layer of white piping tape on the thread.


I'm actually doing an experiment. I'm using white piping tape on one end and Loctite on the other. I just want to see which on is better at preventing dirt and water.

There you have. Doing it myself without spending a bomb on the parts... ahh priceless. The bearings only cost me RM 56 (RM 28 each) and one days work. So next time you have a bearing problem, don't buy a new just change it. If you still want to buy a new one then sell yours to me

Have fun doing it yourself.
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uphill Ver Drop Down
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Bem postado!. 

luciano
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Bem,eu sou meio novo aqui e não sabia se o fórum admitia links ativos,por isso meti assim...tenho outros documentos aqui guardados mostrando como fazer isso de uma maneira um pouco diferente,talvez ponha aqui tb...
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Aque duas fotos de momentos importantes no processo,que podem dar uma dica de como fazer isso:
Neste caso o cara mesmo com rolamentos novos,opta por abrir a selagem e meter lá graxa de teflon..



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Cebo Ver Drop Down
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Galera, os rolamentos do meus central Deore também foram pra vala. Lendo o texto com calma, vi que o numero 6805 é para rolamentos 25 x 37 x 7. Mas, o cara fala em um outro numero para rolamentos da SKF que é 61805. Sera que este numero é pra 25 x 37 x 6? 


Edit: entrei na SKF e vi que essa medida (25x37x6), simplesmente não existe. Alguém tem ai o contato do cara que tem o kit de reposição da shimano?    



Editado por Cebo - 07 Mai 2010 as 15:26
Seu guidão shalow pode salvar minhas costas!
http://www.pedal.com.br/forum/troco-guidao-fsa-carbon-monocoque-por-algum-shalow_topic59584.html
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kiko_mtb Ver Drop Down


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existe sacador para a retirada do rolamento, esse negocio de chave de fenda e talhadeira é coisa de maretero....
esse nº 61805 é referente a medida 25x37x7, a medida n muda em relação ao 6805, os rolamentos dos centrais são expeciais fora de padrão....
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klaser Ver Drop Down
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É coisa de marreteiro mas se o pessoal tá querendo trocar os rolamentos e não comprar um movimento novo é pq não tá com muita grana e tá querendo dar um jeito mesmo cacilda...Se vcs encontrar quem empresta as ferramentas próprias pra sacar rolamentos,beleza,comprar não vale á pena não....Uns bons rolamentos SKF também têm um preço que é quase o mesmo dum movimento novo,pelo menos aqui na minha zona...
Essa troca tem de ser encarada como uma coisa de algum compromisso,não é o ideal nem fica 100% perfeito,mas é bem melhor que andar com os rolamentos gripados...
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Cebo Ver Drop Down
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Alguém chegou a montar com os rolamentos de 7mm? Ficou ruim mesmo? Da pra montar? Inacreditável um treco assim. Isso se chama marketing BURRO. Nego faz isso pra te forçar a comprar a peça inteira, mas a única coisa que eles conseguiram é perder um cliente no quesito movimento central. 


Engraçado é que no esquema que postaram ai em cima o cara fala pra trocar pelo de 7mm. O central dele é mais antigo. Será que antes era rolamento padrão e depois trocaram?




Editado por Cebo - 07 Mai 2010 as 16:55
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Alfredo Takaoka Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alfredo Takaoka Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Mai 2010 as 17:22
Originalmente postado por kiko_mtb kiko_mtb escreveu:

e ai pessoal, nada contra o que está sendo feito em relação a troca dos rolamento dos centrais de pedevela de eixo integrado, mas da forma que esta que está sendo feito ta mais pra gambiara, pois pelo que entendi e por já ter feito isso sei que o rolamento do original do central shimano no caso o 6805 é fabricado fora dos padrões normais afinal o sua medida original é de 25x37x7, enquanto os centrais vem com rolamentos 6805 na medida de 25x37x6.
Caso seja colocado o rolamento padrão e não o da shimano a selagem não irá encaixar e a bucha onde ficará o eixo posteriormente tb irá ficar mal encaixada, prejudicando assim o sistema e diminuindo a vida util do rolamento pois facilitará a entrada de sujeira.
Aqui onde trabalho conseguimos um kit de reparo, com o rolamento, anel de vedação e bucha, todos iroginais shimano, ficando assim somente a carcaça e depois da montagem o sistema fica original e ainda com a metade do preço de um central completo novo. Sai um pouco mais do que comprar esse rolamentos avulsos mas vale a pena.
A ferramenta e assesórios para sacar o rolamentos forão fabricados por mim, pois trabalho com usinagem de materiais.
Valeu, espero ter ajudado.



vc pode perguntar na FAG Tinkenm SKF ou qualquer outra fabrica de rolamento.Não existe a fabricação de rolamento com 6mm de altura,o que a campagnolo e shimano fazem e desbastar um lado do rolamento em 1 mm.
e so pra facilitar a denominação do rolamento selado é 2RS.
vc pode ir em qualquer loja de rolamentos e pedir pela media e tipo 2RS,q o vendedor vai saber qual o tipo de rolamento q vc quer.

so para constar eu ja mandei fazer um rolamento.e não sai barato o serviço de torno para isso.
Ciclismo um incrivel esporte Individual,onde não se alcança nada sem o trabalho em Grupo.

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Alfredo.
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Alfredo Takaoka Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alfredo Takaoka Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Mai 2010 as 17:25
Originalmente postado por kiko_mtb kiko_mtb escreveu:

existe sacador para a retirada do rolamento, esse negocio de chave de fenda e talhadeira é coisa de maretero....
esse nº 61805 é referente a medida 25x37x7, a medida n muda em relação ao 6805, os rolamentos dos centrais são expeciais fora de padrão....


O rolamento 6805 é o mesmo rolamento com código diferente de outra marca.
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Alfredo.
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kiko_mtb Ver Drop Down


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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar kiko_mtb Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Mai 2010 as 17:30
Alfredo Takoka, desculpe mas é muito dificil isso que vc falou acontecer, me refiro a parte da qual vc fala que a shimano, campagnolo, sram ou qualquer outra marca de pé de velas ou centrais, desbasta um lado do rolamento. Pois é bem mais facil e economio para shimano ou outras pedirem para que seja feio o rolamento com as medidas por eles requisitados por fabricas especializadas na fabricaçãos de rolamentos.
Com certeza c vc ou algem de nós formos a alguma fabricante eles n vão afirmar que fazem esses rolamento, uma vez  q é feito sobre encomenda. Agora pede pra ele c vc precisar de 100.000 rolamentos vc pode pedi pra faze do jeito que quizer, e com certeza eles fabricarão.

Caso vc entre no site da SKF poderá ler  e observar que eles descrevem que cada ROLAMENTO PADRÃO pertence a uma determinada série, ou seja eles já estão afirmando nesta colocação que existem rolamento fora de padrão.

Outro exemplo de rolamento especiais são as caixas de centro normais com rolamentos, no caso as 35mm(34,7mm pra ser mais exato), fabricados por empresas como Neco, Chin Hauer entre outras, o rolamento vem com medida de 16x31x10, totalmente fora das medidas normais.




Editado por kiko_mtb - 07 Mai 2010 as 18:07
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vrsilva Ver Drop Down
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Po um central integrado shimano novo custa em torno de 140 reais, não é um absurdo assim...
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klaser Ver Drop Down
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Bom,vamos lá responder algumas coisas....
Eu como disse  tou usando rolamentos trocados já vai na segunda vez...O que acontece é simples,o rolamento fica 1mm mais pra fora nos copos,o que faz que a bucha central não fique mais faceada com a borda do copo,portanto fica mais exposta à entrada de sujeira e água lá pra dentro...Mas tb não se enganem,o original tem bem menos "espaço" mas entra mais cedo ou mais tarde também...
Por isso que eu tava com ideia de mandar os copos prum torneiro,se ele conseguisse desbastar 1mm lá dentro no corpo,podia não ficar igual mas ficava já uma gambiarra muito mais bem feita...
É como o Kiko falou,eles meteram aquilo com 6mm justamente porque podem encomendar em grandes quantidades essa medida especial,podiam perfeitamente fazer a cama do copo com 7mm e usar os rolamentos que há no mercado,mas aí a galera ia fazer isso tb e já era o negócio deles..
Realmente o pessoal aí das fotos,faz a gambiarra com rolamentos de 7mm (isso é a largura do rolamento,pq o diâmetro interno e externo são iguais,senão não dava mesmo)e fica perfeito,não se nota a bucha pra fora...não sei como fazem isso....
o 2RS refere-se a 2 rubber shield,ou seja,vedação de borracha nos 2 lados,porque há rolamentos com vedação em metal e tb há alguns só vedados num lado...pra nós interessa esse com borracha dos dois lados,por isso queremos o tal 2RS.....
Como já disse tb o outro colega, 61805 é como a SKF denomina o rolamento que as outras costumam chamar 6805...as medidas são as mesmas...
Eu já vi rolamentos 25X37X6mm pra vender,mas geralmente são cerâmicos e caríssimos,inviabilizando a gambiarra...
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140 pila por um central que só são dois copinhos e dois rolamentos de bosta e a galera tá achando barato...realmente tou muito tempo fora do Brasil,tá tudo rico agora
Aqui onde eu ando é inverno 9 meses por ano,chuva e barro a dar com pau,detono facinho um movimento destes a cada 3/4 meses...aí já viu né...
Já reparei tb que aí no Brasil eles arrancam o olho nas peças,aqui já é caríssimo e aí ainda tão mais caras,deve ter muita gente que simplesmente quer andar mas não tem condição mesmo,ou talvez como eu disse tou bem por fora e ficou tudo rico...
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Cebo Ver Drop Down
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Originalmente postado por vrsilva vrsilva escreveu:

Po um central integrado shimano novo custa em torno de 140 reais, não é um absurdo assim...


Pra um treco que durou 3 meses e tomou 3 ou 4 chuvas eu acho bem caro. LOL

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Alfredo Takaoka Ver Drop Down
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Originalmente postado por kiko_mtb kiko_mtb escreveu:

Alfredo Takoka, desculpe mas é muito dificil isso que vc falou acontecer, me refiro a parte da qual vc fala que a shimano, campagnolo, sram ou qualquer outra marca de pé de velas ou centrais, desbasta um lado do rolamento. Pois é bem mais facil e economio para shimano ou outras pedirem para que seja feio o rolamento com as medidas por eles requisitados por fabricas especializadas na fabricaçãos de rolamentos.
Com certeza c vc ou algem de nós formos a alguma fabricante eles n vão afirmar que fazem esses rolamento, uma vez  q é feito sobre encomenda. Agora pede pra ele c vc precisar de 100.000 rolamentos vc pode pedi pra faze do jeito que quizer, e com certeza eles fabricarão.

Caso vc entre no site da SKF poderá ler  e observar que eles descrevem que cada ROLAMENTO PADRÃO pertence a uma determinada série, ou seja eles já estão afirmando nesta colocação que existem rolamento fora de padrão.

Outro exemplo de rolamento especiais são as caixas de centro normais com rolamentos, no caso as 35mm(34,7mm pra ser mais exato), fabricados por empresas como Neco, Chin Hauer entre outras, o rolamento vem com medida de 16x31x10, totalmente fora das medidas normais.




ta desculpe me esqueci do fator BY ORDER.
ai todos achao caro ter q pagar cerca de R$50,00 por 1 rolamento sendo que este fora fabricado por encomenda.(por mais que seja um lote fechado,nao custa o mesmo para fabricar.)
outra coisa é que se vc olhar bem o rolamento ira notar que ele é realmente desbastado de um lado(pelo menos na Campy foi isso que notei.
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Originalmente postado por klaser klaser escreveu:

Bom,vamos lá responder algumas coisas....
Eu como disse  tou usando rolamentos trocados já vai na segunda vez...O que acontece é simples,o rolamento fica 1mm mais pra fora nos copos,o que faz que a bucha central não fique mais faceada com a borda do copo,portanto fica mais exposta à entrada de sujeira e água lá pra dentro...Mas tb não se enganem,o original tem bem menos "espaço" mas entra mais cedo ou mais tarde também...
Por isso que eu tava com ideia de mandar os copos prum torneiro,se ele conseguisse desbastar 1mm lá dentro no corpo,podia não ficar igual mas ficava já uma gambiarra muito mais bem feita...
É como o Kiko falou,eles meteram aquilo com 6mm justamente porque podem encomendar em grandes quantidades essa medida especial,podiam perfeitamente fazer a cama do copo com 7mm e usar os rolamentos que há no mercado,mas aí a galera ia fazer isso tb e já era o negócio deles..
Realmente o pessoal aí das fotos,faz a gambiarra com rolamentos de 7mm (isso é a largura do rolamento,pq o diâmetro interno e externo são iguais,senão não dava mesmo)e fica perfeito,não se nota a bucha pra fora...não sei como fazem isso....
o 2RS refere-se a 2 rubber shield,ou seja,vedação de borracha nos 2 lados,porque há rolamentos com vedação em metal e tb há alguns só vedados num lado...pra nós interessa esse com borracha dos dois lados,por isso queremos o tal 2RS.....
Como já disse tb o outro colega, 61805 é como a SKF denomina o rolamento que as outras costumam chamar 6805...as medidas são as mesmas...
Eu já vi rolamentos 25X37X6mm pra vender,mas geralmente são cerâmicos e caríssimos,inviabilizando a gambiarra...


rolamentos de ceramica na medida,vc viu em loja de rolamentos ou de bike?se for loja de rolamentos me passa o preço e local por favor,para poder avaliar se vale a troca por mera frescura.
ja que por aqui os de ceramica é so por encomenda e olhe lá.
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Alfredo.
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar klaser Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Mai 2010 as 09:26
Existe em lojas de rolamentos e de bikes...mas é uma paulada...por exemplo:
 http://www.vxb.com/page/bearings/PROD/Kit7850 
 http://kozy.com/product/ceramic-grade-3-6805-sealed-bearing-25x37x6-sku-bb1685-qc736.htm 
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Alfredo Takaoka Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alfredo Takaoka Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Mai 2010 as 13:22
Originalmente postado por klaser klaser escreveu:

Existe em lojas de rolamentos e de bikes...mas é uma paulada...por exemplo:
 http://www.vxb.com/page/bearings/PROD/Kit7850 
 http://kozy.com/product/ceramic-grade-3-6805-sealed-bearing-25x37x6-sku-bb1685-qc736.htm 


kegal vlw to começando a considerar.
na Kozi nem tem o produto,ja na VXB tem um todo de ceramica por U$100,00,e o siples de ceramica por US$50,00.
acho que é de se considerar pois acho que em bike shop nao sai por menos disso tbm.
so pra constar na glory tem uns Sran de ceramica.
http://www.glorycycles.com/srbobr.html
se o RED de ceramica custa US$195,00 e um central comum custa US$35,00,por mais que o RED normal custe o dobro que isso,ainda acho que vale a pena considerar.(claro que precisa ter $$$ pra isso mas as loucurar tbm são bem divertidas.
Ciclismo um incrivel esporte Individual,onde não se alcança nada sem o trabalho em Grupo.

O melhor biker do mundo,é aquele q mais c diverte.

Alfredo.
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kiko_mtb Ver Drop Down


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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar kiko_mtb Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Mai 2010 as 20:53
segue rolamentos já nas medidas originais, da shimano, e ainda com vedações para, mas a vedação não da em todos, o valor de cada rolamento é de  R$25,00.

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klaser Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar klaser Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Mai 2010 as 23:14
Não conhecia esse kit...gostei..Kiko,sabe dizer qual a referência da Shimano pra esses rolamentos e buchas,pra ver se eu encontro aqui ?
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JulioCWB Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar JulioCWB Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Jun 2010 as 15:33
Resgatando o tópico. Alguém aí que utilizou o rolamento de 7 mm teve algum problema além da redução da vedação? Alguém achou rolamentos na medida 6mm?
   Que porcaria de sistema, meu antigo movimento selado Deore tem 5 anos e funciona perfeitamente. Essa b... nova com rolamentos externos uso desde janeiro e já ferrou! E não senti diferença nenhuma na "rigidez" do sistema...

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klaser Ver Drop Down
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Cadastrado em: 22 Abr 2010
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar klaser Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Jun 2010 as 19:36
Como disse uso os de 7mm sem problemas....Mais curioso,consegui um copo (só o direito) dum mega exo da FSA,vi logo que por dentro aquilo era diferente,o desenho e tal....Meti um rolamento de 7mm e ficou 5 estrelas,a vedação encaixa perfeito,não fica pra fora como os da Shimano. Aliás o sistema de vedação da FSA pareceu-me bem superior ao da Shimano....
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acbiker Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar acbiker Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Jul 2010 as 22:15
[IMG=http://img710.imageshack.us/img710/817/dsc08430u.th.jpg">[/IMG">

Olá pessoal, depois de esperar exatos 30 dias corridos, ontem chegou para mim o kit da empresa ENDURO que comprei direto no site deles:
http://www.enduroforkseals.com/id182.html
Como eu não tenho um paquímetro em casa em breve postarei as medidas exatas destes rolamentos, a grande vantagem deste kit é que não é necessário usar a “buchas” de plástico na parte interna do rolamento, podendo assim o rolamento usar esferas maiores e tornando o rolamento mais resistente, também já vem com os retentores específicos, o preço já com o frete foi de R$50,00.
Abraço a todos!
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acbiker Ver Drop Down
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Cadastrado em: 03 Mar 2009
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar acbiker Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Jul 2010 as 03:35
Originalmente postado por acbiker acbiker escreveu:

[IMG=http://img710.imageshack.us/img710/817/dsc08430u.th.jpg">[/IMG">

Olá pessoal, depois de esperar exatos 30 dias corridos, ontem chegou para mim o kit da empresa ENDURO que comprei direto no site deles:
http://www.enduroforkseals.com/id182.html
Como eu não tenho um paquímetro em casa em breve postarei as medidas exatas destes rolamentos, a grande vantagem deste kit é que não é necessário usar a “buchas” de plástico na parte interna do rolamento, podendo assim o rolamento usar esferas maiores e tornando o rolamento mais resistente, também já vem com os retentores específicos, o preço já com o frete foi de R$50,00.
Abraço a todos!


Medidas 24X37X7
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luizcarlostigre Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar luizcarlostigre Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Set 2010 as 13:53
eu já desmontei e ficou muito bom, o maior problema realmente é tirar o rolamento, mas se vc tiver paciencia, ele sai sem danificar a peça de alumínio que rosqueia no quandro
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dsloureiro Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dsloureiro Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Set 2010 as 13:59
  Eu peguei uma chave de fenda grande e martelei a ponta, deixando um pouco dobrada... ai retiro o pedivela, e passo a chave por dentro movimento central e encaixo no ressalto do rolamento... e vou dando marteladas leves, sempre mudando a posiçao da chave no rolamento... sai facil!!! limpo e passo graxa nova no rolamento e coloco de volta!!! Nunca mais travou um rolamento!!!
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MarcosSan Ver Drop Down
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Restrito

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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MarcosSan Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Out 2010 as 12:17

Saudações a todos:

 

Muito interessante e proveitosa essa discussão sobre movimento central, dessa forma temos muito a aprender, ao menos eu!

Pelo que parece a solução do “acbiker” no caso da substituição dos rolamentos foi a melhor e não tão cara também, pois essa empresa www.enduroforkseals.com tem ótimas soluções:

Eu pra prevenir esse desgaste talvez prematuro do movimento central, no meu caso um Deore LX , lendo em outro site (http://www.forumbtt.net/showthread.php/10933-Desmontagem-Pedaleira-XT-Rolamentos), tenho feito o procedimento conforme descrito e sem nenhuma dificuldade, também evitado ao máximo quando lavo a bike colocar água no movimento central. Já tem mais de três anos e não há nenhuma folga ou marca de ferrugem nos rolamentos, manutenção preventiva!

Espero ter contribuído.

 

Abraço a todos e bom pedal!

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Rover Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Rover Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Out 2010 as 19:53
Eu estou com um par de mancais aqui sobrando e essa semana pretendo tirar 1mm do encosto para colocar o rolamento com 7 mm de espessura, depois eu conto como ficou.

Abração e bom pedal.
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mauemmel Ver Drop Down


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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar mauemmel Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Out 2010 as 16:09
Originalmente postado por kiko_mtb kiko_mtb escreveu:

e ai pessoal, nada contra o que está sendo feito em relação a troca dos rolamento dos centrais de pedevela de eixo integrado, mas da forma que esta que está sendo feito ta mais pra gambiara, pois pelo que entendi e por já ter feito isso sei que o rolamento do original do central shimano no caso o 6805 é fabricado fora dos padrões normais afinal o sua medida original é de 25x37x7, enquanto os centrais vem com rolamentos 6805 na medida de 25x37x6.
Caso seja colocado o rolamento padrão e não o da shimano a selagem não irá encaixar e a bucha onde ficará o eixo posteriormente tb irá ficar mal encaixada, prejudicando assim o sistema e diminuindo a vida util do rolamento pois facilitará a entrada de sujeira.
Aqui onde trabalho conseguimos um kit de reparo, com o rolamento, anel de vedação e bucha, todos iroginais shimano, ficando assim somente a carcaça e depois da montagem o sistema fica original e ainda com a metade do preço de um central completo novo. Sai um pouco mais do que comprar esse rolamentos avulsos mas vale a pena.
A ferramenta e assesórios para sacar o rolamentos forão fabricados por mim, pois trabalho com usinagem de materiais.
Valeu, espero ter ajudado.



Kiko, vc pode nos passar as especificações e fotos da ferramenta para retirada dos rolamentos que vc fez?
Já vi uma sendo usada no youtube, a mesma do site da enduro, mas no site esta Us$120, não creio que seja tão caro mandar fazer uma num torneiro!

ABS

Emmel
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Rover Ver Drop Down
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Cadastrado em: 08 Jan 2004
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Rover Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Out 2010 as 12:14
Bom dia senhores, tudo bem?

Acabei de usinar os meus mancais sobressalentes, agora de tarde passo na loja e compro rolamento de 1ª linha por R$12,00 cada.  E pensar que paguei R$120,00 para trocar esse movimento central.
A única resalva que faço é que na hora de colocar os mancais  no quadro, que seja feito com mão de moça, ou seja, nada de apertar até sair água.hehehe

Abração a todos e bom fim de semana.

Rover
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Rover Ver Drop Down
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Cadastrado em: 08 Jan 2004
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Rover Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Nov 2010 as 18:40
Fala aí galera, blz?

Acabei de usinar um dispositivo para facilitar a montagem e desmontagem do rolamento dos mancais. Segue a imagem com o desenho e caso precisem, posso enviar por e-mail.




Video mostrando como é feita a retirada e montagem do rolamento.

Abração amigos.

Rover
http://www.youtube.com/watch?v=UAqAanDsAKA&feature=player_embedded


Editado por Rover - 12 Nov 2010 as 18:47
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dsloureiro Ver Drop Down
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Cadastrado em: 21 Mar 2009
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Rover,

  Voce que fez a peça? trabalha com isso ou mandou fazer? quanto saiu?

  E os rolamentos ficaram bons no copo usinado?

  Semana passada, fui lubrificar a corrente pra pedalar no feriado e o pedivela tava travado... tirei os rolamentos com a chave de fenda (ponta dobrada) e um deles tava travado... deixei de molho na querosene, limpei e enchi de graxa nova... tão zero denovo!!! tirei sem precisar tirar os copos do quadro!!!

abração
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Rover Ver Drop Down
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Cadastrado em: 08 Jan 2004
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Rover Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Nov 2010 as 23:26
E aí Dsloureiro, tudo bem?

Eu não trabalho diretamente com usinagem, mas tenho livre acesso a oficina mecânica, e acabo mexendo no torno, fresa e retífica, pois fiz curso técnico me mecânica.  Ainda não montei na bike, pois esse é de reserva, mas ficou como novo.

Abração e bom fim de semana.

Rover
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