| PEDAL | HOME | ARTIGOS | BIKES | CLASSIFICADOS | COMUNIDADE | FOTOS | VIDEOS | NOTICIAS | TRILHAS | CONTATO | + |
Fórum Início Fórum Início > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Tópicos recentes Tópicos recentes RSS Feed - Troca de marcha invertida
   [REGRAS]    Ajuda Ajuda  Procurar no fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.

%>

Troca de marcha invertida

Responder Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Procurar Tópico Procurar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Cicliista Ver Drop Down

BSB
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Cicliista Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Tópico: Troca de marcha invertida
    Enviado: 19 Out 2023 as 05:21
Olá, pessoal! Sou iniciante no pedal então não sei qual é o tamanho do meu problema! Outro dia fui limpar a corrente e ao trocar as marchas para espalhar a cera percebi que as marchas começaram a entrar errado. No dia seguinte fui pedalar e percebi que começaram a entrar invertidas, quando eu clicava para subir ela descia e vice-versa.
Alguém tem ideia do que pode ser, e se com o tempo pode acarretar em um problema maior para o câmbio? Tive a impressão de que as marchas ficaram mais leves também... Se alguém puder ajudar, agradeço demais!
Voltar para o topo
stefanob Ver Drop Down

Curitiba
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de stefanob Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 19 Out 2023 as 08:32
num dia você estava usando a bike normalmente sem problema, e ai no outro quando foi ver tava entrando errado e invertendo marcha? só isso mesmo ou nesse meio tempo aconteceu algo? você tentou mexer em algo, ou levou em alguma oficina?

e a "troca invertida" que você comenta é completamente invertido, do tipo sobe o cassete inteiro trocando de marchas ou é só um ou outro cog/engrenagem que tem essa troca invertida?

mais informações são bem vindas pra entender de onde que veio o problema e te ajudar
Road Tropix Madrid 2018
Rodas Superteam 50C
Perfil Strava
Voltar para o topo
hug0.dts Ver Drop Down

DF
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de hug0.dts Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 19 Out 2023 as 11:06
Qual o seu câmbio? Será que você não tem um câmbio invertido e só percebeu agora? A Shimano possuía alguns modelos com esse funcionamento, mas nunca pegou no público geral, apesar de que quem usava gostava bastante.

Agora isso das trocas ficarem invertidas do nada eu nunca vi. E nem faz sentido, já que essa inversão depende do desenho do câmbio. Com o câmbio solto, a mola o tensiona para subir (ficar nos cogs maiores) e ao puxar o cabo, ele desce.

Editado por hug0.dts - 19 Out 2023 as 11:10
Voltar para o topo
BrunoRHCP Ver Drop Down

Campinas
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de BrunoRHCP Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 19 Out 2023 as 12:49
Pode estar bem desregulado e quando clica pra subir ou descer ele pula marcha ou não vai uma e depois vai duas. Inverter é realmente quase impossível.
https://www.strava.com/athletes/605290
Voltar para o topo
Cicliista Ver Drop Down

BSB
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Cicliista Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 19 Out 2023 as 21:04
Opa, tudo bem? Vlw pelo interesse em ajudar! A única coisa fora da rotina habitual foi ter dado uma limpada mais superficial nela e depois lubrificar a corrente com cera, trocando todas as marchas manualmente pra cera pegar em todas as engrenagens, o que já fiz outras vezes mas nunca me ocorreu isso. A bike atrás tem 7 engrenagens que ao trocar a marcha ficaram proporcionalmente invertidas (1ª = 7ª;2ª = 6ª;3ª = 5ª & 4ª = 4ª), creio que alterou alguma coisa na alavanca do câmbio traseiro, pois antes quando eu clicava na alavanca dianteira do trocador a marcha subia, e agora na mesma alavanca ela desce (o inverso também vale para a alavanca traseira, que antes descia e agora sobe). Uso essa bike há mais ou menos um ano, comprei nova, já tinha acostumado com o padrão antigo, se for só uma inversão sem um dano maior eu até consigo me readequar com um tempo, a troca tá sendo suave e basta um clique mesmo, meu medo é isso indicar algum outro problema,como entendo muito pouco ainda fico com esse receio.
As informações que o amigo pediu:
Câmbio dianteiro é Shimano Tourney TZ300, traseiro Shimano Tourney TY 500, e a alavanca Shimano EF 500.
Voltar para o topo
hug0.dts Ver Drop Down

DF
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de hug0.dts Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 20 Out 2023 as 06:35
Tá invertida não. A indicada como 1 no trocador é o maior cog do cassete (catraca no seu caso) e a indicada como 7 é o menor cog. Acredito que você acabou contando do menor para o maior cog e só percebeu agora essa característica na indicação.

Pense num carro. A marcha mais leve (maior torque, menor velocidade) é sempre a de número 1. A mais pesada (menor torque, maior velocidade) é a de maior número no câmbio (5, 6 ou mais a depender do carro).
Voltar para o topo
Hugobh77 Ver Drop Down

Belo Horizonte
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Hugobh77 Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 20 Out 2023 as 08:21
Isso pode ser obra de algum duende que resolveu lhe pregar uma peça.
O hugodts, já explicou bem, não tem essa de estarem invertidas, é confuso mesmo, tendemos a pensar em ordem crescente. Como já disseram as marchas devem estar desreguladas a sujeira estava mantendo tudo funcionando "bem". Melhor levar em uma oficina ou passar dias tentando por conta própria até aprender.
Voltar para o topo
hurry-gurits Ver Drop Down

são paulo
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de hurry-gurits Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 20 Out 2023 as 22:28
Originalmente Postado por Hugobh77 Hugobh77 Escreveu:

Isso pode ser obra de algum duende que resolveu lhe pregar uma peça.
O hugodts, já explicou bem, não tem essa de estarem invertidas, é confuso mesmo, tendemos a pensar em ordem crescente. Como já disseram as marchas devem estar desreguladas a sujeira estava mantendo tudo funcionando "bem". Melhor levar em uma oficina ou passar dias tentando por conta própria até aprender.

E no final, alguém olha pra quele mostrador das marchas enquanto pedala? Acho que não.... 
scott single track 95 26" cromo
khs 204 full 2012 26"- R.I.P.
khs sixfifty 2500 27.5" - 2014
Mongoose XR PRO 29" - 2016
GT Sanction Pro 27.5" - 2015
GT Agressor 1.0 26" - 2012 - Pumptrack Edition
Voltar para o topo
Hugobh77 Ver Drop Down

Belo Horizonte
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Hugobh77 Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 20 Out 2023 as 22:31
Quem já anda a mais tempo não olha. Pode ver que a maioria dos trocadores mais novos não tem mostrador.
Voltar para o topo

Responder Responder
  Compartilhar   

Ir para Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 11.06
Copyright ©2001-2016 Web Wiz Ltd.

X