Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fórum Estrada / Speed / Triathlon / Duathlon > Estrada - Speed / Track / Ciclocross
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Troca de cassete CS 4600 Tiagra
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Troca de cassete CS 4600 Tiagra

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Degan Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jun 2015
São Paulo
Offline
Mensagens:2109
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Degan Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Troca de cassete CS 4600 Tiagra
    Postado: 22 Dez 2016 as 09:33
Amigos,

O cassete da minha bike é um CS 4600 Tiagra de 10v (12-28).
Estou penando em disputar o L'Etape no ano que vem e pensei que um cassete maior pode ajudar bastante, uma vez que a prova tem muitas montanhas.

Pesquisando, vi que tem a opção do mesmo cassete na configuração 12-30. Se eu decidir trocar, é preciso ajustar alguma coisa como corrente? Ou só substituir e pronto?

o cambio traseiro é 105 de 10v e o cassete tem a seguinte relação: 12/13/14/15/17/19/21/23/25/28 e vai mudar os 3 últimos pinhões ficando com 12/13/14/15/17/19/21/24/27/30
Voltar ao Topo
newhouse Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Set 2011
Embu - SP
Offline
Mensagens:2578
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar newhouse Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Dez 2016 as 16:00
Degan, qual o modelo do cambio e o tamanho da coroa? Eu acho que dá pq os modelos mais modernos já estão aceitando 32T nos SS, então é provável que funcione de boa, só confirmar o modelo pra ter certeza.
Voltar ao Topo
Pepebike Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Ago 2014
Goiânia
Offline
Mensagens:2066
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pepebike Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Dez 2016 as 17:30
Eu tenho um câmbio Tiagra RD-4600 SS (cage curto) e acho que o maior pinhão que ele aceita é 28.
Estranhamente não estou achando o PDF do manual da Shimano dele na internet... Cry

Em tempo:  Achei !


O maior pinhão possível é 30 dentes.  O cassete com maior redução na gama Tiagra 4600 é o 12-30, com a seguinte combinação:  12-13-14-15-17-19-21-24-27-30

A "base" do cassete é o conjunto Y1YF98030 (número 6 na figura abaixo) com os pinhões de 15 a 30 dentes. 


Em tempo 2: 
Quanto à troca, isso vai depender de quantos elos foram suprimidos da sua corrente (sempre sobram) quando ela foi instalada.  Meu mecânico sempre deixa a corrente o mais longo possível, pois corrente longa não acarreta problemas ao câmbio (e até dura mais), porém correntes curtas (além de durarem menos) forçam a mola do cambio traseiro.

Faça a substituição do cassete e confira a corrente depois (com o novo cassete instalado).  Se estiver ok, é só rodar.  Se ficar curta, vai precisar trocar a corrente.

Para verificar a corrente:
Instale a corrente pela transmissão normalmente (passando inclusive pelas roldanas do câmbio), colocando-a no menor pinhão e na maior coroa (marcha mais pesada). O comprimento da corrente deve permitir que as duas roldanas do câmbio traseiro fiquem alinhadas verticalmente (perpendiculares ao chão), ou que seja maior que isso.








Editado por Pepebike - 25 Dez 2016 as 17:59
“Life is like riding a bicycle. To keep your balance, you must keep moving.”
Voltar ao Topo
Degan Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jun 2015
São Paulo
Offline
Mensagens:2109
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Degan Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Dez 2016 as 09:55
Grande Newhouse!
O modelo o cambio é 105 - 5700. A coroa é a compacta 50/34. Mas não consegui identificar se o cage é longo ou curto.
Vc que tem experiencia em escalar os morros, dá p encarar uma prova com 2800 metros de elevação com um cassete de 30 dentes ou melhor partir para o de 32?

Pepe,
Muito obrigado pelo material e explicação.
Ele se refere ao cambio Tiagra, acredito que o 105 deve ser diferente. Procurei no site da shimano mas encontre referente ao 5701. http://www.shimano.com/content/sac-bike/en/home/components11/road/1051/rd-5701-gs-l.html
Acho que o 30 é certeza, agora fiquei na duvida se parto logo para um com 32...será q o cambio suporta?
Voltar ao Topo
rbertoli Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Jul 2015
Recife - PE
Offline
Mensagens:44
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rbertoli Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Dez 2016 as 17:54
Originalmente postado por Degan Degan escreveu:


Ele se refere ao cambio Tiagra, acredito que o 105 deve ser diferente. Procurei no site da shimano mas encontre referente ao 5701. http://www.shimano.com//sac-bike/en/home/components11/road/1051/rd-5701-gs-l. - http://www.shimano.com/content/sac-bike/en/home/components11/road/1051/rd-5701-gs-l.html
Acho que o 30 é certeza, agora fiquei na duvida se parto logo para um com 32...será q o cambio suporta?


Então, esse link é do câmbio GS (cage médio), que suporta um numero maior de dentes. Com uma pedivela 50-34 ele suportaria um cassete 11-32 por exemplo. Não sei nem se tem cassete pra road 11-32 com 10v, eu sei que com 11v tem.

Se o teu cambio for o SS (cage curto), é esse link aqui: http://www.shimano.com/content/sac-bike/en/home/components11/road/1051/rd-5701-ss-l.html e com uma pedivela 50-34 ele vai suportar no máximo um cassete 12-30 mesmo. 

Quanto a conseguir subir ou não com esses cassetes, vai depender do teu condicionamento. Com um cassete 30 ou 32 vai ficar mais fácil, obviamente.

Abraço
Voltar ao Topo
Degan Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jun 2015
São Paulo
Offline
Mensagens:2109
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Degan Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Dez 2016 as 12:37
Valeu Rbertoli!

Então, tem 10V em 11-32 http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-810788360-catraca-cassete-shimano-tiagra-10v-hg500-11-32-speed-_JM
Tem um pouco mais de gap, mas como não vou me desfazer do cassete original vou poder trocar de acordo com o percurso que for fazer.

E agora será que meu cage é curto ou longo? Eu dei uma olhada na foto, parece ser longo. O que acham?




Indepente do cassete, vou ter que treinar MUITA subida
Voltar ao Topo
rbertoli Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Jul 2015
Recife - PE
Offline
Mensagens:44
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rbertoli Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Dez 2016 as 17:51
Originalmente postado por Degan Degan escreveu:

Valeu Rbertoli!

Então, tem 10V em 11-32 http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-810788360-catraca-cassete-shimano-tiagra-10v-hg500-11-32-speed-_JM
Tem um pouco mais de gap, mas como não vou me desfazer do cassete original vou poder trocar de acordo com o percurso que for fazer.

E agora será que meu cage é curto ou longo? Eu dei uma olhada na foto, parece ser longo. O que acham?




Indepente do cassete, vou ter que treinar MUITA subida


Esse cambio é igual o meu, é o SS (cage curto).  Vai suportar um 12-30 no máximo.  Na minha bike tá com um 11-28 e eu sofro um pouco nas subidas mais duras. Não tem jeito, tem que treinar perna.

Abraço!
Voltar ao Topo
Degan Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jun 2015
São Paulo
Offline
Mensagens:2109
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Degan Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Dez 2016 as 19:06
hehehehe!

Bom, o lado positivo é que o de 30 vai ser um pouco melhor que o de 28. Vou ter que me preparar bastante.

Valeu pela ajuda!!
Voltar ao Topo
newhouse Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Set 2011
Embu - SP
Offline
Mensagens:2578
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar newhouse Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Jan 2017 as 11:50
Procurei alguns manuais na internet e encontrei um francês perdido por ai:


Eu achei a configuração meio estranha, mas bate com o modelo superior:


Eu acredito que ele trabalha com 30T porque o RD-4600 trabalha com esse cassete, mas é difícil ter certeza. Rodar com k7 de 32 é bem mais confortável que 28 pois vc consegue subir girando bem melhor, se faltar perna no final da prova você não se afoga. Mas dá pra se virar bem com 28T, o bicho só vai pegar nas subidas mais travadas. Ai o grande segredo é treinar a pedalada em pé, se a subida ficar dura vc pedala em pé, quando aliviar um pouco vc senta e guarda forças pra compensar depois se precisar.

Pra ter uma ideia, esse pedal eu fiz de 38 x 28:

Voltar ao Topo
Degan Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jun 2015
São Paulo
Offline
Mensagens:2109
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Degan Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Jan 2017 as 14:29
Valeu Newhouse!
Belo pedal esse, 2700 de altimitria!

Eu venho treinando as subidas no pico do jaraguá e romeiros, embora esteja melhorando, ainda não consigo girar bem, minha cadência fica na casa dos 55-65.
Venho praticando subir em pé alternando com sentado. Reparei que precisa usar outra musculatura para não quebrar.

abs
Voltar ao Topo
JCHRISTIE Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Abr 2017
Lorena
Offline
Mensagens:9
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar JCHRISTIE Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Abr 2017 as 22:38
Degan, você conseguiu instalar o K7 Tiagra HG500 10V 11/32 no seu grupo 105 com cage curto? Pergunto porque estou querendo fazer o mesmo... Meu grupo é o 105 5700 com cage curto também... Atualmente estou usando pedivela compacto 50/34 e K7 CS4600 12/30.  Mas realmente as subidas do Letape preocupam, por isso gostaria de ganhar um folego extra com este k7.  Me ajudaria muito falar de sua experiência com esta mudança. Foi concretizada?
Voltar ao Topo
Degan Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jun 2015
São Paulo
Offline
Mensagens:2109
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Degan Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Mai 2017 as 13:17
Eu nao instalei, decidi esperar um pouco pois segundo a minha treinadora eu vou conseguir fazer o letape de 34 x 28 sem problemas. E que se fosse p mudar era p uma coroa 53/39 e cassete 11/32.

Ainda continuo sofrendo nas subidas, mas sofrendo menos!
Voltar ao Topo
JCHRISTIE Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Abr 2017
Lorena
Offline
Mensagens:9
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar JCHRISTIE Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Mai 2017 as 19:08
Obrigado!!! Então o jeito é treinarmos as "cambetinhas" risos.
Abraços e bons treinos!!!
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X