Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Troca de Cassete 9V 11-36 por 9V 11-42 ou 46
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Troca de Cassete 9V 11-36 por 9V 11-42 ou 46

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
jibão Ver Drop Down


Cadastrado em: 31 Jan 2022
RS
Offline
Mensagens:221
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jibão Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Troca de Cassete 9V 11-36 por 9V 11-42 ou 46
    Postado: 04 Mar 2022 as 18:09
Estou querendo deixar a minha bike com uma marcha mais leve, para poder enfrentar subidas mais pesadas. Eu possuo uma Rockrider ST520 com a seguinte configuração:
  • Câmbio Traseiro: Shimano Alivio RD-M3100 Shadow (9V).
  • Câmbio Dianteiro: Shimano Alivio FD-M3120 (2V) side-swing front-pull.
  • Passador Shimano Alivio SL-M3100 (2x9V).
  • Pedivela Shimano Altus FC-MT101 36-22 dentes.
  • Cassete Shimano CS-HG200-9 com 9 marchas e pinhões de 11-36 dentes
  • Corrente Shimano CN-HG53 com 108 elos 2x9V (18V).
Minha ideia seria trocar o cassete por um que seja 11-42 ou 11-46 (pelo que vi não tem de 44 dentes). Para fazer essa troca, preciso mudar mais alguma coisa na bike?

Voltar ao Topo
cdamaso Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 31 Dez 2018
SJC - SP
Online
Mensagens:463
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar cdamaso Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Mar 2022 as 18:52
Essa cambio não foi feito pra atender esse range, tanto é que a própria Shimano não fabrica cassete 9v com esse range, portanto teria que trocar a gancheira ou colocar um adaptador nela, mas já espere perder algo em troca de usar um cassete "não-Shimano" e um "espaçador".

No seu lugar eu não faria alteração, mas se é uma necessidade colocaria no máximo um cassete Sunrace 11-40(M980), pois vc tem a coroa 22 no pedivela, já vai ser leve até demais e não vai precisa de adaptador.
Voltar ao Topo
hurry-gurits Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Out 2015
são paulo
Offline
Mensagens:2079
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hurry-gurits Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Mar 2022 as 19:21
Originalmente postado por jibão jibão escreveu:

Estou querendo deixar a minha bike com uma marcha mais leve, para poder enfrentar subidas mais pesadas. Eu possuo uma Rockrider ST520 com a seguinte configuração:
  • Câmbio Traseiro: Shimano Alivio RD-M3100 Shadow (9V).
  • Câmbio Dianteiro: Shimano Alivio FD-M3120 (2V) side-swing front-pull.
  • Passador Shimano Alivio SL-M3100 (2x9V).
  • Pedivela Shimano Altus FC-MT101 36-22 dentes.
  • Cassete Shimano CS-HG200-9 com 9 marchas e pinhões de 11-36 dentes
  • Corrente Shimano CN-HG53 com 108 elos 2x9V (18V).
Minha ideia seria trocar o cassete por um que seja 11-42 ou 11-46 (pelo que vi não tem de 44 dentes). Para fazer essa troca, preciso mudar mais alguma coisa na bike?



Se você colocar o 11x40 de 9v da sunrace vai ficar com um range perfeitamente pedalavel, e sem buraco, vai faltar final se for um strava lover em busca do K.o.m. perdido, não vai precisar trocar nada além do cassete, vai ter que regular o parafuso b-tension, para conseguir alcançar o Cog 40, vai perder um pouco de precisão, mas nada que afete o uso, usei muito essa configuração.

Não recomendo em hipótese alguma usar um 11x42/11x46 com 9v, vai ficar um lixo o resultado, além de não ser muito confortável o escalonamento das marchas desses cassetes acima do 11x40, terá buracos na relação, e terá problemas de precisão

Editado por hurry-gurits - 04 Mar 2022 as 19:21
scott single track 95 26" cromo
khs 204 full 2012 26"- R.I.P.
khs sixfifty 2500 27.5" - 2014
Mongoose XR PRO 29" - 2016
GT Sanction Pro 27.5" - 2015
GT Agressor 1.0 26" - 2012 - Pumptrack Edition
Voltar ao Topo
hug0.dts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Nov 2009
DF
Offline
Mensagens:2401
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hug0.dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Mar 2022 as 23:36
Se não me engano esse câmbio alívio não consegue puxar mais de 36 dentes sem usar prolongador de gancheira mas com a sugestão do (a)hurry-gurits pode funcionar.

De qualquer maneira eu não usaria um cassete maior que 40 com essa coroa de 22 dentes, tal como comentaram. Acima dessa combinação a bike fica praticamente impedalável pois a velocidade é muito baixa para se manter o equilíbrio.

Só um comentário: eu estou usando a mesma relação que você (36-22 com 11-36) e não tenho sentido falta de marchas, mesmo não sendo um ciclista muito forte. Será que a falta de marchas que você está sentindo não é por falta de treino? 22/36 já é uma relação bem leve.
Voltar ao Topo
jibão Ver Drop Down


Cadastrado em: 31 Jan 2022
RS
Offline
Mensagens:221
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jibão Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Mar 2022 as 00:35
Originalmente postado por hug0.dts hug0.dts escreveu:

Se não me engano esse câmbio alívio não consegue puxar mais de 36 dentes sem usar prolongador de gancheira mas com a sugestão do (a)hurry-gurits pode funcionar.

De qualquer maneira eu não usaria um cassete maior que 40 com essa coroa de 22 dentes, tal como comentaram. Acima dessa combinação a bike fica praticamente impedalável pois a velocidade é muito baixa para se manter o equilíbrio.

Só um comentário: eu estou usando a mesma relação que você (36-22 com 11-36) e não tenho sentido falta de marchas, mesmo não sendo um ciclista muito forte. Será que a falta de marchas que você está sentindo não é por falta de treino? 22/36 já é uma relação bem leve.

Eu também nunca senti necessidade de ter uma mais leve subindo em asfalto e estrada de chão, mas no último fim de semana fiz um percurso de 2,5 km e 350m de altura que era todo de paralepípedo e foi a primeira vez que senti que uma mais leve poderia ajudar, pois a pedalada não rendia nada e acabava ficando até pesado depois de um tempo por incrível que pareça,  pois o paralepípedo vai meio que "segurando" a bike a cansando o ciclista por ser um pula pula. Com uma mais leve acho que iria ajudar, pois iria me cansar um pouco menos, mas seria uma relação que iria usar muito pouco já que a atual já me atende em 99% dos casos. Pela dificuldade e  o pouco uso acho que não vale a troca.
Voltar ao Topo
hug0.dts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Nov 2009
DF
Offline
Mensagens:2401
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hug0.dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Mar 2022 as 00:42
Uma relação mais leve não ajudaria muito. Nesse caso a solução seria usar uma calibração mais baixa nos pneus, mais adequada ao terreno. Bike pulando = energia aplicada na roda desperdiçada = maior desgaste.
Voltar ao Topo
Joao Angú Ver Drop Down


Cadastrado em: 14 Mai 2018
Brasil
Offline
Mensagens:384
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Joao Angú Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Mar 2022 as 12:17
Apenas minha humilde opinião, eu no seu caso não trocaria nada nessa relação, essa relação deve estar perfeita e trocando igual um relógio, você mudar apenas para favorecer um único percurso e só acho que não vale a pena, provavelmente seja preparo físico a questão, então com mais tempo de pedal gradativamente você vai se condicionando até atingir um nível bacana. Em um primeiro momento a tentação de um cassete com cogs maiores pode te fazer pensar que seria algo que faria a diferença nesse percurso, mas você já parou para analizar que , supondo que você esteja pedalando nesse local e usando a marcha mais reduzida com o cassete que você pensa em comprar ... só que tem valores nessa equação que você tem que por em conta, você estará girando mais só que a bike estará subindo mais lentamente, ou seja, você vai demorar mais para superar esse lugar e também mais um fato, por quanto tempo você "suportaria" pedalar nessas circunstancias ? Mas novamente, é apenas minha humilde opinião e espero poder dar uma pequena contribuição. Bons pedais.
Voltar ao Topo
LeoSilva Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Mar 2020
curitiba pr
Offline
Mensagens:815
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar LeoSilva Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Mar 2022 as 16:08
Eu já usei relação sunrace 2x8 pedivela 36/22 e cassete 11-40 com prolongador de gancheira e acho que vale a pena sim para quem tem pouco preparo físico. Passava a galera com cassete 11-36 que não aguentava subir pedalando.

Editado por LeoSilva - 05 Mar 2022 as 16:08
Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Mar 2022 as 09:29
Eu uso 3x8v com cassete SunRace 11-40d e coroa menor 22d. Só uso a mais leve em morros íngremes com carga (eu uso a bike pra substituir o carro, inclusive fazendo compras) e o problema maior começa a ser o equilíbrio. É muito devagar! Já citaram aqui que seria melhor descer e empurrar, mas fazer isso com 30kg nos alforges é meio complicado, acho melhor seguir pedalando.

Fora essa situação bastante específica, essa combinação não é usada pra basicamente nada.

Tive que trocar o parafuso B por um mais longo pra conseguir fazer o câmbio alcançar a engrenagem 40d e isso deixou ele mais lento nas trocas. Precisa de segurar a alavanca pressionada por mais tempo pra garantir as reduções, além de aliviar o pedal nas trocas. A bike ficou um caminhão pra trocar de marcha, mas me atende bem no meu uso.

Fora isso, a regulagem de câmbio ficou bem complicada e me forçou a aprender a regular sozinho. Nenhum mecânico tem a mesma paciência pra regular o câmbio dela como eu.

Pese isso tudo na conta ao fazer a troca. E lembre-se que cassetes da SunRace duram menos que os Shimano originais.
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
hurry-gurits Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Out 2015
são paulo
Offline
Mensagens:2079
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hurry-gurits Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Mar 2022 as 10:19
Originalmente postado por hug0.dts hug0.dts escreveu:

Se não me engano esse câmbio alívio não consegue puxar mais de 36 dentes sem usar prolongador de gancheira mas com a sugestão do (a)hurry-gurits pode funcionar.

De qualquer maneira eu não usaria um cassete maior que 40 com essa coroa de 22 dentes, tal como comentaram. Acima dessa combinação a bike fica praticamente impedalável pois a velocidade é muito baixa para se manter o equilíbrio.

Só um comentário: eu estou usando a mesma relação que você (36-22 com 11-36) e não tenho sentido falta de marchas, mesmo não sendo um ciclista muito forte. Será que a falta de marchas que você está sentindo não é por falta de treino? 22/36 já é uma relação bem leve.


Sim, o câmbio alívio puxa o Cog 40, mesmo sem prolongador de gancheira, que eu acho nessas situações de adaptação a pior coisa a se fazer, dá muita dor de cabeça a regulagem e não fica 100% , iria de 11x36 shimano mesmo e treinaria mais, já usei bastante o 11x40, e hoje não recomendo pela dor de cabeça, funciona bem? Sim de forma aceitável, ficam 100% , não.

Agora outro ponto, um fato é se não consegue se equilibrar usando um 22 x 40, tem que reavaliar que tipo de biker quer ser, precisa urgentemente treinar a base, pois de pegar qualquer trecho técnico, vai passar sufoco, uma coisa é passar trecho técnico em velocidade, outra coisa em baixa velocidade, treinar equilíbrio na bike, ajuda a evoluir muito
scott single track 95 26" cromo
khs 204 full 2012 26"- R.I.P.
khs sixfifty 2500 27.5" - 2014
Mongoose XR PRO 29" - 2016
GT Sanction Pro 27.5" - 2015
GT Agressor 1.0 26" - 2012 - Pumptrack Edition
Voltar ao Topo
LeoSilva Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Mar 2020
curitiba pr
Offline
Mensagens:815
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar LeoSilva Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Mar 2022 as 10:43
Originalmente postado por dwsmartins dwsmartins escreveu:

Eu uso 3x8v com cassete SunRace 11-40d e coroa menor 22d. Só uso a mais leve em morros íngremes com carga (eu uso a bike pra substituir o carro, inclusive fazendo compras) e o problema maior começa a ser o equilíbrio. É muito devagar! Já citaram aqui que seria melhor descer e empurrar, mas fazer isso com 30kg nos alforges é meio complicado, acho melhor seguir pedalando.

Fora essa situação bastante específica, essa combinação não é usada pra basicamente nada.

Tive que trocar o parafuso B por um mais longo pra conseguir fazer o câmbio alcançar a engrenagem 40d e isso deixou ele mais lento nas trocas. Precisa de segurar a alavanca pressionada por mais tempo pra garantir as reduções, além de aliviar o pedal nas trocas. A bike ficou um caminhão pra trocar de marcha, mas me atende bem no meu uso.

Fora isso, a regulagem de câmbio ficou bem complicada e me forçou a aprender a regular sozinho. Nenhum mecânico tem a mesma paciência pra regular o câmbio dela como eu.

Pese isso tudo na conta ao fazer a troca. E lembre-se que cassetes da SunRace duram menos que os Shimano originais.



Eu acho que depende muito do preparo fisico e peso da pessoa. Cada caso é um caso.

Eu voltei a pedalar no inicio da pandemia e  estava muito sedentário então a relação 2x8v com 36/22 e cassete 11-40 me ajudou a encarar as subidas e entrar em forma. Hoje estou usando relação 1x pela praticidade de apenas um cambio e redução de peso da bike.


Editado por LeoSilva - 06 Mar 2022 as 10:48
Voltar ao Topo
hug0.dts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Nov 2009
DF
Offline
Mensagens:2401
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hug0.dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Mar 2022 as 12:22
Originalmente postado por hurry-gurits hurry-gurits escreveu:



Sim, o câmbio alívio puxa o Cog 40, mesmo sem prolongador de gancheira, que eu acho nessas situações de adaptação a pior coisa a se fazer, dá muita dor de cabeça a regulagem e não fica 100% , iria de 11x36 shimano mesmo e treinaria mais, já usei bastante o 11x40, e hoje não recomendo pela dor de cabeça, funciona bem? Sim de forma aceitável, ficam 100% , não.

Agora outro ponto, um fato é se não consegue se equilibrar usando um 22 x 40, tem que reavaliar que tipo de biker quer ser, precisa urgentemente treinar a base, pois de pegar qualquer trecho técnico, vai passar sufoco, uma coisa é passar trecho técnico em velocidade, outra coisa em baixa velocidade, treinar equilíbrio na bike, ajuda a evoluir muito


É bom saber disso. Vai que eu venha a precisar no futuro.

Concordo com você nessa questão do equilíbrio. É a base! Faz muita diferença nesses trechos mais técnicos. Já vi muita gente com medo de cair por não ter equilíbrio suficiente, mesmo em subida de estradão. Com velocidade a bike vai literalmente sozinha, então qualquer um vai. Não exige muita técnica.
Voltar ao Topo
Gustavoct Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Abr 2019
Vila Velha - ES
Offline
Mensagens:419
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gustavoct Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Mar 2022 as 15:57
Originalmente postado por dwsmartins dwsmartins escreveu:

Eu uso 3x8v com cassete SunRace 11-40d e coroa menor 22d. Só uso a mais leve em morros íngremes com carga (eu uso a bike pra substituir o carro, inclusive fazendo compras) e o problema maior começa a ser o equilíbrio. É muito devagar! Já citaram aqui que seria melhor descer e empurrar, mas fazer isso com 30kg nos alforges é meio complicado, acho melhor seguir pedalando.

Fora essa situação bastante específica, essa combinação não é usada pra basicamente nada.

Tive que trocar o parafuso B por um mais longo pra conseguir fazer o câmbio alcançar a engrenagem 40d e isso deixou ele mais lento nas trocas. Precisa de segurar a alavanca pressionada por mais tempo pra garantir as reduções, além de aliviar o pedal nas trocas. A bike ficou um caminhão pra trocar de marcha, mas me atende bem no meu uso.

Fora isso, a regulagem de câmbio ficou bem complicada e me forçou a aprender a regular sozinho. Nenhum mecânico tem a mesma paciência pra regular o câmbio dela como eu.

Pese isso tudo na conta ao fazer a troca. E lembre-se que cassetes da SunRace duram menos que os Shimano originais.


Mas você usa esse câmbio na bike aro 26 ou 29 ? Isso muda tudo !
Att.
Gustavo
Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Mar 2022 as 06:09
Originalmente postado por Gustavoct Gustavoct escreveu:

Mas você usa esse câmbio na bike aro 26 ou 29 ? Isso muda tudo !

A minha é 26". A diferença no perímetro da roda é cerca de 10%, sendo 2,07m na 26" e 2,27m na 29".
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
Solito Ver Drop Down


Cadastrado em: 19 Abr 2021
Tremembe SP
Offline
Mensagens:446
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Solito Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Mar 2022 as 14:43
ST520 igual a da minha esposa, também estou pensando em colocar 11-40...
Tenho uma Deore 2X10, dai foi mais simples diminuir a coroa menor, de 26 para 22, cassete 11-42, não precisou fazer nenhum ajuste, só trocar e sair andando...
Na minha região, Vale do Paraiba/Serra da Mantiqueira, existem muito trechos curtos, mas extremamente inclinados, dai a necessidade de uma relação diferenciada...
Vi um 11-13-16-20-24-28-32-36-40 que me parece interessante...
Bons Treinos a todos !!!
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X