| PEDAL | HOME | ARTIGOS | BIKES | CLASSIFICADOS | COMUNIDADE | FOTOS | VIDEOS | NOTICIAS | TRILHAS | CONTATO | + |
Fórum Início Fórum Início > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Tópicos recentes Tópicos recentes RSS Feed - Trinca Quadro Down Tube
   [REGRAS]    Ajuda Ajuda  Procurar no fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Trinca Quadro Down Tube

 Responder Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Procurar Tópico Procurar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Michel Luiz Ver Drop Down


Registrado: 14 Dez 2021
Maringá
Desconectado
Mensagens:2
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Michel Luiz Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Tópico: Trinca Quadro Down Tube
    Enviado: 14 Dez 2021 as 15:02
Olá, gostaria de compartilhar a imagem do quadro da minha bike se trata de um quadro de carbono Specialized epic 2018 , apresentou um trinco na parte de baixo do Down tube e ficou escondido pelo adesivo protetor que já vem no quadro de fabrica, no primeiro momento pelas fotos a garantia foi negada, por parecer um dano externo, ou seja mau uso, gostaria da opinião de que tipo de mau uso poderia causar este tipo de dano?
Voltar para o topo
Michel Luiz Ver Drop Down


Registrado: 14 Dez 2021
Maringá
Desconectado
Mensagens:2
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Michel Luiz Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 14 Dez 2021 as 15:05
Voltar para o topo
hug0.dts Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 21 Nov 2009
BA
Desconectado
Mensagens:1358
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de hug0.dts Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 14 Dez 2021 as 16:51
Dano de fora para dentro sem marcas de impacto? A Specialized tá levando as mãos isso sim.
Voltar para o topo
ghd Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 19 Nov 2016
SP
Desconectado
Mensagens:4040
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de ghd Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 14 Dez 2021 as 17:16
Uma pancada de frente, tipo "prensando" as rodas pode gerar um dano assim.
Voltar para o topo
hug0.dts Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 21 Nov 2009
BA
Desconectado
Mensagens:1358
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de hug0.dts Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 14 Dez 2021 as 17:38
Mas houvesse um impacto do tipo, forte o suficiente para trincar o down tube,  certamente haveriam marcas em outros locais. Não me parece ser o caso mas só o OP para dizer.

Por outro lado, ao menos há como consertar a bike. Ainda assim eu correria atrás da garantia.
Voltar para o topo
ghd Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 19 Nov 2016
SP
Desconectado
Mensagens:4040
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de ghd Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 14 Dez 2021 as 17:39
Originalmente Postado por hug0.dts hug0.dts Escreveu:

Mas houvesse um impacto do tipo, forte o suficiente para trincar o down tube,  certamente haveriam marcas em outros locais. Não me parece ser o caso mas só o OP para dizer.

Por outro lado, ao menos há como consertar a bike. Ainda assim eu correria atrás da garantia.


Não necessariamente. Um impacto frontal na roda pode gerar isso.
Inclusive já tivemos casos postados aqui no fórum com essa situação
Voltar para o topo
clovismr Ver Drop Down


Registrado: 10 Fev 2017
Fernandópolis
Desconectado
Mensagens:191
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de clovismr Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 14 Dez 2021 as 18:14
Originalmente Postado por ghd ghd Escreveu:

Uma pancada de frente, tipo "prensando" as rodas pode gerar um dano assim.


Esse impacto geraria, além da pancada frontal em si (que isolada seria suportada normalmente), um esforço de torção no eixo longitudinal ao quadro onde apareceriam as limitações do carbono. No Al e no aço carbono talvez não acontecesse nada. É isso, ghd?
Mas daí o fabricante dizer que foi uso inadequado vai uma distancia e tanto..
Voltar para o topo
ghd Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 19 Nov 2016
SP
Desconectado
Mensagens:4040
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de ghd Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 14 Dez 2021 as 18:19
Originalmente Postado por clovismr clovismr Escreveu:

Originalmente Postado por ghd ghd Escreveu:

Uma pancada de frente, tipo "prensando" as rodas pode gerar um dano assim.



Esse impacto geraria, além da pancada frontal em si (que isolada seria suportada normalmente), um esforço de torção no eixo longitudinal ao quadro onde apareceriam as limitações do carbono. No Al e no aço carbono talvez não acontecesse nada. É isso, ghd?
Mas daí o fabricante dizer que foi uso inadequado vai uma distancia e tanto..


Não tem nada a ver com material. Em qualquer material pode acontecer isso.
O caso que teve aqui foi uma Spz alumínio
Voltar para o topo
furukawa Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 22 Jun 2012
Floripa
Desconectado
Mensagens:1783
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de furukawa Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 14 Dez 2021 as 18:24

Eu acho que se houvesse uma forte pancada na roda dianteira para causar esforço de compressão no lado externo do down tube, a chance de trincar o tubo de direção seria maior.

Eu recomendo desmontar o quadro e mandar para a Specialized de SP fazer uma análise de todo o quadro. Quando eu tive o problema com o quadro Crave 2012, a loja autorizada da minha cidade providenciou isso.



Editado por furukawa - 14 Dez 2021 as 18:25
Voltar para o topo
ghd Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 19 Nov 2016
SP
Desconectado
Mensagens:4040
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de ghd Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 14 Dez 2021 as 18:26
Originalmente Postado por furukawa furukawa Escreveu:


Eu acho que se houvesse uma forte pancada na roda dianteira para causar esforço de compressão no lado externo down tube, a chance de trincar o tubo de direção seria maior.

Eu recomendo desmontar o quadro e mandar para a Specialized em SP fazer uma análise de todo o quadro. Quando eu tive o problema com o quadro Crave 2012, a loja autorizada da minha cidade providenciou isso.



A cx de direção é extremamente reforçada. Um impacto pra quebrar ela so se for direto nela. Se não for as outras apartes abrem o bico antes.
Voltar para o topo
clovismr Ver Drop Down


Registrado: 10 Fev 2017
Fernandópolis
Desconectado
Mensagens:191
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de clovismr Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 14 Dez 2021 as 18:49

"Olá, gostaria de compartilhar a imagem do quadro da minha bike se trata de um quadro de carbono Specialized epic 2018 , apresentou um trinco na parte de baixo do Down tube e ficou escondido pelo adesivo protetor que já vem no quadro de fabrica, no primeiro momento pelas fotos a garantia foi negada, por parecer um dano externo, ou seja mau uso, gostaria da opinião de que tipo de mau uso poderia causar este tipo de dano?"

Carbono, nesse caso.
Voltar para o topo
RuanRAC Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 06 Mai 2014
Natal/RN
Desconectado
Mensagens:2718
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de RuanRAC Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 15 Dez 2021 as 10:31
Acho que vale a pena mandar para os caras de SP, o limiar entre o mau uso e o uso normal é bem cinza nesse caso, pode ser que a marca "abra" se você forçar um pouco ressaltando que você não afirmou ter batido de frente com ela - não estamos "em tese" partindo de má fé.

No fim o pior que pode acontecer é que você teria que arcar com o transporte e o trabalho de desmontar a bike o que pode não ser tão caro para vc.

Só não dê uma de querer escolher o modelo e a cor da bicicleta como já tivemos casos por aqui.
meu Strava: https://www.strava.com/athletes/4907071
Voltar para o topo
AndreKC Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 02 Abr 2021
São Paulo
Conectado
Mensagens:310
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de AndreKC Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 15 Dez 2021 as 11:37
Originalmente Postado por RuanRAC RuanRAC Escreveu:


Só não dê uma de querer escolher o modelo e a cor da bicicleta como já tivemos casos por aqui.


LOL LOL LOL LOL LOL LOL
Voltar para o topo
mountainbabylon Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 15 Jun 2020
SP
Desconectado
Mensagens:127
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de mountainbabylon Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 15 Dez 2021 as 11:50
Originalmente Postado por RuanRAC RuanRAC Escreveu:

Acho que vale a pena mandar para os caras de SP, o limiar entre o mau uso e o uso normal é bem cinza nesse caso, pode ser que a marca "abra" se você forçar um pouco ressaltando que você não afirmou ter batido de frente com ela - não estamos "em tese" partindo de má fé.

No fim o pior que pode acontecer é que você teria que arcar com o transporte e o trabalho de desmontar a bike o que pode não ser tão caro para vc.

Só não dê uma de querer escolher o modelo e a cor da bicicleta como já tivemos casos por aqui.
E perder essa oportunidade de conseguir uma s works upada no talo??
e no caso do malacarne que estourou a corrente, como faz kkkkkkkkk
Voltar para o topo
Hugobh77 Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 03 Jul 2015
Belo Horizonte
Desconectado
Mensagens:2425
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Hugobh77 Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 16 Dez 2021 as 18:04
Originalmente Postado por ghd ghd Escreveu:

Uma pancada de frente, tipo "prensando" as rodas pode gerar um dano assim.


Igual aquele caso da road de alumínio, uma pancada de frente.
Voltar para o topo
Pantoja Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 27 Fev 2013
São Paulo
Desconectado
Mensagens:473
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Pantoja Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 17 Dez 2021 as 09:57
Esquivalized
Gabriel Hansen - http://bikedemia.blogspot.com
Voltar para o topo
Paulopbass Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 13 Fev 2021
BH
Desconectado
Mensagens:6
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Paulopbass Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 17 Dez 2021 as 22:57
Mas no caso de uma MTB, o quadro não deveria suportar "pancadas"?
Voltar para o topo
Hugobh77 Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 03 Jul 2015
Belo Horizonte
Desconectado
Mensagens:2425
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Hugobh77 Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 18 Dez 2021 as 08:33
Originalmente Postado por Paulopbass Paulopbass Escreveu:

Mas no caso de uma MTB, o quadro não deveria suportar "pancadas"?


Sim o quadro é projetado pra suportar pancadas, mas é necessário entender que cada parte suporta um tipo força contrária que é exercida nesse ponto específico. O downtube suporta uma força contrária a que é aplicada no caso de uma batida de frente, mesmo que não seja muito forte, nesse caso sofre o efeito alavanca da suspensão.

Algum engenheiro pode falar melhor mas na foto em azul é o sentido normal de trabalho onde ele vai ser mais resistente, em vermelho o sentido em que não vai ser. No círculo tem a curvatura que já trabalharia no sentido da quebra no caso da batida de frente.

Veja o vídeo desse tópico, ele ilustra esse efeito da alavanca, olha que a bike estava embalada e acabou afetando a parte mais fraca do quadro, se não tivesse estourado o HT poderia ter danificado o downtube.
Voltar para o topo

 Responder Responder
  Compartilhar   

Ir para Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 11.06
Copyright ©2001-2016 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X