Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Treinamento, BIKE FIT, Nutrição / Alimentação e Saúde
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Treino Tabata, quem conhece?
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Treino Tabata, quem conhece?

 Responder Página  <12
Autor
Mensagem
 Classificação: Classificação do Tópico: 2 Votos, Média 4,00  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Psylo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Dez 2008
Brasília - DF
Offline
Mensagens:2776
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Psylo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Abr 2012 as 18:39
Originalmente postado por Cebo Cebo escreveu:

Olha, o protocolo do estudo é só 8X20 com intervalo de 10 e mais nada. Me parece muito pouco volume para fazer alguma diferença, mas não é o que os "comentários internéticos" falam. Hoje vou fazer uma série e depois uns 30 minutos de girinho. To bem cansado dos treinos da semana. 
Nãoi sei.... mas tenho a impressão que 10 segundos entre cada é muito pouco, né não?
Acho que 20 segundos seria algo mais "fazível". 10 acaba virando 1, na prática...hehe
SRAMANÍACO
Voltar ao Topo
Cebo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Fev 2009
São Paulo
Offline
Mensagens:7206
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Cebo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Abr 2012 as 19:18
mas acho que a ideia é justamente não recuperar quase nada entre uma série e outra. Só o suficiente para você conseguir fazer. Com 10 segundos da pra fazer, só dói bastante....
Seu guidão shalow pode salvar minhas costas!
http://www.pedal.com.br/forum/troco-guidao-fsa-carbon-monocoque-por-algum-shalow_topic59584.html
Voltar ao Topo
Psylo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Dez 2008
Brasília - DF
Offline
Mensagens:2776
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Psylo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Abr 2012 as 20:09
Originalmente postado por Cebo Cebo escreveu:

mas acho que a ideia é justamente não recuperar quase nada entre uma série e outra. Só o suficiente para você conseguir fazer. Com 10 segundos da pra fazer, só dói bastante....
Massa...
Mas e ae? Uma série "só" mesmo? Ou dá para fazer mais de uma num treino de 1:30?
Quando eu treinava tiros, geralmente eram de 2 a 3 minutos, com 3 minutos entre cada, com três repetições e três séries..... não sei se deu pra entender...hehe
SRAMANÍACO
Voltar ao Topo
Cebo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Fev 2009
São Paulo
Offline
Mensagens:7206
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Cebo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Abr 2012 as 20:24
Originalmente postado por Psylo Psylo escreveu:

Originalmente postado por Cebo Cebo escreveu:

mas acho que a ideia é justamente não recuperar quase nada entre uma série e outra. Só o suficiente para você conseguir fazer. Com 10 segundos da pra fazer, só dói bastante....
Massa...
Mas e ae? Uma série "só" mesmo? Ou dá para fazer mais de uma num treino de 1:30?
Quando eu treinava tiros, geralmente eram de 2 a 3 minutos, com 3 minutos entre cada, com três repetições e três séries..... não sei se deu pra entender...hehe

Deu sim. LOL

Olha, o que da pra fazer eu não sei. Alias, tudo que sei sobre esse treco postei aí na primeira página do tópico. 
Seu guidão shalow pode salvar minhas costas!
http://www.pedal.com.br/forum/troco-guidao-fsa-carbon-monocoque-por-algum-shalow_topic59584.html
Voltar ao Topo
Xmotta Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Set 2005
brasilia - DF
Offline
Mensagens:1471
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Xmotta Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Abr 2012 as 20:31


   Eu faço uma série assim:

   3 minutos

   15 segundos 200% e 15 segundos descanso

   intervalo de 3 minutos

   repito 3 vezes..


   Na prática são 3 x (6 x 15" com 15" de intervalo)

   A série tem 18 minutos, se você aquece 15 min e solta 15 min são quase 50 min..

   Te falar que dá uma tristeza ter que "interar" 1 h de pedal..
SPZ Carve 29er
KUOTA Kryon Sram force 22
Voltar ao Topo
claytonnet Ver Drop Down


Cadastrado em: 28 Jun 2005
-
Offline
Mensagens:647
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar claytonnet Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Abr 2012 as 14:35
O pessoal que tem feito esse treino, percebeu alguma melhora ?
Voltar ao Topo
Cebo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Fev 2009
São Paulo
Offline
Mensagens:7206
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Cebo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Abr 2012 as 15:01
Eu estou melhorando minha forma e cada vez mais. Mas não estou fazendo só esse treino. Jogo ele nos dias que o tempo ta muito curto. 
Seu guidão shalow pode salvar minhas costas!
http://www.pedal.com.br/forum/troco-guidao-fsa-carbon-monocoque-por-algum-shalow_topic59584.html
Voltar ao Topo
Leandrinho Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Nov 2009
São Paulo-SP
Offline
Mensagens:1910
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Leandrinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Abr 2012 as 16:37
Originalmente postado por Cebo Cebo escreveu:

Eu estou melhorando minha forma e cada vez mais. Mas não estou fazendo só esse treino. Jogo ele nos dias que o tempo ta muito curto. 

Caraca Cebo, com um declaração dessa fiquei até com receio de pedalar contigo no próximo rolê....kkkkkkkkkkkkkkkk
CAAD 9
Voltar ao Topo
Cebo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Fev 2009
São Paulo
Offline
Mensagens:7206
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Cebo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Abr 2012 as 17:36
hUAHuaHuAHA porra, véi. Ta melhorando mas ta longe de estar bom! Até porque, com 10kg a mais, provavelmente nunca mais vou ficar como antes. 
Acho que nesse recomeço a melhora é sempre muito grande, independente do treino. 
Seu guidão shalow pode salvar minhas costas!
http://www.pedal.com.br/forum/troco-guidao-fsa-carbon-monocoque-por-algum-shalow_topic59584.html
Voltar ao Topo
Altino Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Abr 2011
Barra Mansa/RJ
Offline
Mensagens:259
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Altino Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Abr 2012 as 01:28
Só por cueiosidade. Na época que fazia natação eu fazia um treino deste. Era um negócio esquisito,
. A única diferença que as explosões eram de 25 ou 50metros com descanso de poucos segundos.

Tinha um outro treino que deve dar para adaptar na bike. Eram séries de 100m em dois min. Qto antes completasse a distância mais tempo tinha para descansar. Se chegasse com 2 min ou mais tinha que fazer outra serie sem parar. Outra coisa sinistra.
Fred
Igual a um trator: pesado e lento!
http://equipeespacobike.blogspot.com/?m=0

Voltar ao Topo
Arcanjo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Nov 2004
Rio de Janeiro - RJ
Offline
Mensagens:2415
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Arcanjo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Abr 2012 as 13:35
Originalmente postado por MarcosAlonso MarcosAlonso escreveu:

Originalmente postado por Cebo Cebo escreveu:

Fiz o treino ontem. Rápido, prático e doloroso.


Gentileza definir "doloroso".



Como diria Alberto Contador: "Bem vindo a um mundo de dor."
Voltar ao Topo
mats Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Dez 2009
selim
Offline
Mensagens:1284
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar mats Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Abr 2012 as 14:27
Lembrando que esse treino só deve ser feito por pessoa preparadas... e não façam logo depois de comer para não gorfar.
"Brain before beauty, wear your helmet"
Voltar ao Topo
Olympio Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Nov 2009
Brasília
Offline
Mensagens:883
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Olympio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Mai 2012 as 21:48
ae, chegou a minha corda nova. Hoje já voltei a fazer um tabata. Vou fazer os testes assim como o cebo e vou postando os resultados semanais. 
Voltar ao Topo
Match Ver Drop Down


Cadastrado em: 15 Nov 2006
Interior de SP
Offline
Mensagens:3410
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Match Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Jul 2012 as 11:44
Esses exemplos são os chamados Treino HOP?
Tem um artigo que fala que HOP é pedalar por 3' a +- 90 do LT e inteercalar com um tiro beeeeeem forte de 30", e voltar aos 90%, ou sem descançar muito, e jaja mais 30" novamente
Voltar ao Topo
bruninho Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Ago 2008
Itatiba-SP
Offline
Mensagens:253
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar bruninho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Ago 2012 as 09:35

Encaixei esse treininho ontem que era meio de semana e aproveitei o pouco tempo disponível logo depois da musculação na academia e realmente ele é prático porém bem doloroso.

Aqueci uns 15min depois soquei a bota nesta série fazendo 8 de 20x10 com mais uns 10min depois para resfriar o motor.
 
Se dá resultado ou não só dá pra ter noção se fizer um périodo de treino...acho que talvez no minimo 1 a 2 meses pra sentir alguma diferença. 
Bruno L. M. Franco

MTB - Specialized Stumpjumper Comp Expert

SPEED - Specialized Venge Pro
TT - Cervelo P2
Voltar ao Topo
Match Ver Drop Down


Cadastrado em: 15 Nov 2006
Interior de SP
Offline
Mensagens:3410
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Match Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Ago 2012 as 17:34
Eu queria entender como faz essa conta de 170% do VO2, ou do LT, como exposto no artigo sobre HOP.
Se meu LT é 163, 120% é 195, muito acima da FCM. Nem falei dos 170%
Que conta que se faz?
Voltar ao Topo
campeirodoriogrande Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Dez 2010
Taquara RS
Offline
Mensagens:193
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar campeirodoriogrande Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Ago 2012 as 22:44
Eu faço um pouco diferente mas eu acho que é muito mais tenebroso, é assim

10min aquecimento a 15/20km/h

120seg a 100%fc
120seg descanso
90 seg 100%fc
90seg descanso
60seg 100%fc
60seg descanso
30seg 100%
30seg descanso
30seg 100%fc

ai descanso de 5mim a 20km/h girando leve
repito isso de 3 a 5 vezes dependendo do dia.

Esse é o legitimo treino que vc vai querer atirar a bike num canto da casa e nunca mais vai querer vê-la, isso tudo eu faço no rolo de equilíbrio, e outro detalhe tenho 18anos.

É certo que alguém vai perguntar se isso aqui em cima deu resultado em mim??

Nas duas ultimas corridas de circuito, um pouco antes de entrar na curva eu colocava na 52x21 e sai da curva pedalando sentado em um giro muito alto que fazia a roda dianteira sair quicando, e todo mundo pedalando em pé.

Na primeira corrida fuguei e fiquei em 2° de 8, na segunda deixei pro sprinte e fiz 8° de 20.


Speed: GTS R5 azul Tiagra
Mtb: Venzo branca alivio
Caloi 10

"Para ganhar conhecimento, adicione coisas todos os dias. Para ganhar sabedoria, elimine coisas todos os dias." Lao-Tsé
Voltar ao Topo
El pistoleiro Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Ago 2008
Joao Pessoa
Offline
Mensagens:4371
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar El pistoleiro Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Ago 2012 as 22:49
Originalmente postado por Match Match escreveu:

Eu queria entender como faz essa conta de 170% do VO2, ou do LT, como exposto no artigo sobre HOP.
Se meu LT é 163, 120% é 195, muito acima da FCM. Nem falei dos 170%
Que conta que se faz?


Até onde eu sei e vi na prática.. Só dá para se guiar por FCM até a zona 4 (threshold).. Zona 5 (Vo2) e anaerobica.. quem treina por batimento tem que ir na percepção do esforço mesmo.. pois é muito dificil fazer os bpm se elevarem até o que seria a zona.. quando chegar nesses 195 por exemplo, em um tiro de vo2 de 3 minutos.. você já acabou o intervalo faz tempo.. hehe.

Já para potencia, faz muito mais sentido usar essas contas ai..
Voltar ao Topo
filipecoser Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Abr 2010
Mogi Mirim
Offline
Mensagens:174
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar filipecoser Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Ago 2012 as 00:25
Voltar ao Topo
lconi Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Abr 2009
Curitiba
Offline
Mensagens:857
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lconi Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Set 2012 as 16:21
E ai Cebo, alguma novidade sobre o treino ?

Valeu.
- Fuji absolute 4.0 up's Alivio
Voltar ao Topo
T-Rodman Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Fev 2012
Jaú
Offline
Mensagens:2111
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar T-Rodman Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Set 2012 as 16:30
tem esse treino no www.trainerroad.com
Essa foi minha tentativa, rs.
http://www.trainerroad.com/cycling/rides/74853

- não marcou certo por falta do medidor de watts, rs.

Voltar ao Topo
Cebo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Fev 2009
São Paulo
Offline
Mensagens:7206
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Cebo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Set 2012 as 16:56
Originalmente postado por lconi lconi escreveu:

E ai Cebo, alguma novidade sobre o treino ?

Valeu.

Cara, tenho feito muito pouco para postar qualquer resultado conclusivo. To apostando nos treinos mais tradicionais mesmo. Só faço Tabata pra tapar buraco quanto to MUITO apertado de tempo. 
Seu guidão shalow pode salvar minhas costas!
http://www.pedal.com.br/forum/troco-guidao-fsa-carbon-monocoque-por-algum-shalow_topic59584.html
Voltar ao Topo
Match Ver Drop Down


Cadastrado em: 15 Nov 2006
Interior de SP
Offline
Mensagens:3410
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Match Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Set 2012 as 17:08

TREINO TABATA:  8x 20”x10”

O problema é que de treino mesmo só dá 4'. Mesmo considerando + 30' de aquec/desq, é um treino bem curto.

É pra fazer todo dia? Claro é bem dificil, mas mesmo ignorando os 10" (de tão pouco que é), na prática é um tiro só de 4' e nada mais

No artigo oficial sobre esse treino não fala sobre a frequencia semanal e mais series de 4'??

POis nao entendi o que seja: "...treinamento intermitente 5 d.wk-1 para 6 semanas..." 

5 dias por semana?


TREINO QUARENTINA:  2 (10 x 40”x30”+5’rec)  ou 10x 30”x30”

Esse me parece mais adequado

 



Editado por Match - 06 Set 2012 as 17:11
Voltar ao Topo
El pistoleiro Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Ago 2008
Joao Pessoa
Offline
Mensagens:4371
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar El pistoleiro Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Set 2012 as 17:13
Treino tabaca?! eSse deve ser bom heinnnn
Antigo usuário "virandociclista" - “It never gets easier. You just go faster.”
Voltar ao Topo
claytonnet Ver Drop Down


Cadastrado em: 28 Jun 2005
-
Offline
Mensagens:647
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar claytonnet Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Set 2012 as 17:45
Eu fiz por algum tempo esse treino. O maior benefício foi a perda de peso. Estava no meu peso, 71kg para 1,73. Não conseguia menos que isso. Em 1 mês foram 2 kg. Considero muito bom. Hoje estou com 66,5. Mas não foi somente isso, claro que controle de alimentação foi fundamental. Quando comecei a fazer esse treino, era época de chuvas. Meu treino era sempre nas Terças e Quintas à noite. Trocava os treinos na rua por esse. Fazia 2 series. 20 min aquecimento, 1 série, 10 minutos descanso, mais uma série e 10 minutos de descanso. 
Não perdi condicionamento, pelo contrário, meu giro melhorou bastante. Fiz este treino por 2 meses. Quando treinava na rua, fazia este treino na quarta mas apenas 1 série. 
Hoje não faço mais este treino. Como não está chovendo, treino com o 2º pelotão na base aérea. Pra mim funcionou e continuarei fazendo sempre que não for possível fazer o treino na rua. 
Voltar ao Topo
marcelommatos Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Dez 2010
Passos
Offline
Mensagens:28
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcelommatos Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Set 2012 as 09:27
Fiz e achei bem puxado. Deve valer a pena. Começei no dia 13, tão logo vejo as mudanças vou postando. Abraços!
Voltar ao Topo
Match Ver Drop Down


Cadastrado em: 15 Nov 2006
Interior de SP
Offline
Mensagens:3410
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Match Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Mar 2013 as 21:28
Originalmente postado por marcelommatos marcelommatos escreveu:

Fiz e achei bem puxado. Deve valer a pena. Começei no dia 13, tão logo vejo as mudanças vou postando. Abraços!
Deu resultado?
Voltar ao Topo
Gustavo Pira Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Fev 2011
Piracicaba
Offline
Mensagens:1344
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gustavo Pira Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Mar 2013 as 22:02
Fiz esse treino tabata por alguns meses seguido, deu resultado, mas não o que eu esperava, mudei para um outro de 10min aquece 20min pesado 10min leve mais 20min pesado e 10min giro.10x20x10x20x10.
Nos 20min forte eu vou subindo o peso da carga de 5 em 5min, nos 5 finais eu arranco o coro.Com esse treino senti uma diferença absurda no meu rendimento principalmente nas subidas que sou meio fraco.
difícil é que cada corpo reage de uma maneira, o tabata não viro muito pra mim, mas pra outros pode ter sido excelente.Cabe a gente sentir o corpo e testar o que é melhor pra nos, já que não temos grana pra pagar uma profissional.
Espero ter ajudado com meu relato.
Voltar ao Topo
 Responder Página  <12

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X