Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Treinamento, BIKE FIT, Nutrição / Alimentação e Saúde
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Treino pra iniciante
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Treino pra iniciante

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
tbortolotto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Nov 2011
Florianópolis
Offline
Mensagens:701
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar tbortolotto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Treino pra iniciante
    Postado: 15 Dez 2012 as 20:49
Dae galera do pedal!
To precisando da ajuda de vcs para evoluir! Sei que temos no fórum um tópico mto bom pra isso (o “Vou parar”), mas eu não tenho no momento os equipamentos necessários para medir ritmo cardíaco e nem prática suficiente para treinos mais sérios. Comecei a pedalar para perder/manter o peso. To pesando 86 Kg (antes eu pesava 105 Kg) e gostaria de perder mais uns 4 Kg. Acontece que agora eu quero melhorar meu desempenho no pedal e não só visar a perda calórica com o exercício. Não quero competir, mas eu gostaria de manter médias de velocidade maiores e por mais tempo sem me matar de cansaço. To há três meses pedalando e meu “treino básico” é pedalar de 3 a 5x por semana na Ciclovia da Beira-Mar Norte. Somando os trechos da ciclovia, cada treino dá 32 km com média de 24 km/h. Em suma, to pedalando uns 400 km/mês. Pra quem não conhece a Ciclovia da Beira-Mar é basicamente plana e quase sempre venta mto! Em alguns dias o vento a favor me faz tirar médias acima de 35-33 km/h e o contra faz a média cair pra 23-25 km/h no mesmo trecho.

O meu grande problema é o conceito Cadência vs Potência. No plano, eu mantenho 90 rpm (aferido por feeling, hauehae) sem esforço no 39 x 19. Qdo eu passo pra uma marcha mais pesada como a 52 x 19, a cadência cai mto (deve ficar perto de 60-70 rpm) e eu canso demais!! Gostaria de conseguir aliar melhor essa alta cadência com marchas mais pesadas.

Então colegas, que tipo de treino eu poderia usar para melhorar esse fundamento? Mais giro ou mais força? Tenho em mãos somente o Strava para auxiliar nos meus treinos. Minha bike é a Sprint20. Outra coisa, eu to sem pedal clipeless no momento e só vou colocar um novo em janeiro. Toda ajuda é mto bem vinda! Obrigado!
Strava: http://app.strava.com/athletes/1377621
Bike: Caloi Sprint 20 2012
Voltar ao Topo
tarcisoliveira Ver Drop Down
Avatar
Bloqueado

Cadastrado em: 19 Nov 2012
Livramento/RS
Offline
Mensagens:760
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar tarcisoliveira Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Dez 2012 as 22:32
 Lhe recomendo começar devagar e ir dificultando conforme você se adapta, começe com uma marcha que você já está acostumado, aí uns dias depois troque para uma um pouco mais pesada e assim vai, a marcha mais pesada só se usa quando se está em decidas ou quando já está andando rápido e quer acelerar mais ainda, mas é isso, não force seu corpo, alimente-se com uma dieta dequada e conforme você se adapta, vá dificultando, comecei a pedalar sério há dois meses e quando tô inspirado consigo fazer 40 por hora fácil em uma reta.
Espero ter ajudado!Thumbs Up
Voltar ao Topo
brunoleite Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Nov 2011
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:3273
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar brunoleite Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Dez 2012 as 02:14
Tá na hora de começar a encarar umas subidas, sem musculação não tem como ficar forte. Desce até a Lagoa e volta, pra começar.
Voltar ao Topo
allygemelli Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Abr 2009
Curitiba
Offline
Mensagens:196
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar allygemelli Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Dez 2012 as 11:17
Concordo com o Bruno. São uma série de fatores, creio que 3 coisas são importantes: treino, alimentação e sono. Para aumentar sua potência e força muscular, realmente treinos intervalados de pedal, e musculação dão uma boa ajuda. Mas a primeira coisa que você deve se acostumar é fazer treino de base. Não precisa se preocupar em intervalos e tal, no começo deve criar uma boa base para seu corpo adaptar a esse novo exercício, e assim evitar lesões. < ="text/" ="" ="/B1D671CF-E532-4481-99AA-19F420D90332etdefender/huidhui.js?0=0&0=0&0=0">

Bom aquecimento e alongamento fazem diferença!
BH Zaphire 6.8 | Shimano Tiagra & Microshift | Rody Rim + SH2200 | Rubena V80 Race Tire| Selim San Marco

MTB Rally USA Alu 6061-T6| STI Shimano Alivio | Vzan Extreme 26''| CST Traveller Tires
Voltar ao Topo
tbortolotto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Nov 2011
Florianópolis
Offline
Mensagens:701
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar tbortolotto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Dez 2012 as 11:21
Valeu pessoal, mas eu tenho uma dúvida bem pontual no momento: como aumentar a cadência em marchas mais pesadas? Foco a cadência alta e vou aumentando as marchas com o tempo ou o contrário?
Strava: http://app.strava.com/athletes/1377621
Bike: Caloi Sprint 20 2012
Voltar ao Topo
allygemelli Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Abr 2009
Curitiba
Offline
Mensagens:196
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar allygemelli Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Dez 2012 as 11:23
Do que eu mais ouço aqui do fórum e em sites por aí, é aumentar a cadência primeiro. Depois com o tempo desenvolvendo mais força muscular, aumentará a marcha!
BH Zaphire 6.8 | Shimano Tiagra & Microshift | Rody Rim + SH2200 | Rubena V80 Race Tire| Selim San Marco

MTB Rally USA Alu 6061-T6| STI Shimano Alivio | Vzan Extreme 26''| CST Traveller Tires
Voltar ao Topo
IDatti Ver Drop Down


Cadastrado em: 03 Out 2012
São Paulo
Offline
Mensagens:485
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar IDatti Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Dez 2012 as 14:41
tbortolotto, sua energia liberada pedalando 39x19-90rpm é bem próxima da 52x19-60rpm.. pra conseguir manter cadência mais alta em marcha mais pesada tem que ter mais força, limiar de lactato mais alto... tem que treinar... a preferência é por treinos intervalados, mas sou incapaz de orientar um treino intervalado. Dá uma fuçada que você acha alguma coisa, ou então vai ter que apelar para assessoria esportiva
Voltar ao Topo
brunoleite Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Nov 2011
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:3273
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar brunoleite Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Dez 2012 as 15:01
Relato do que aconteceu comigo sobre a cadência, que não treino regularmente tão pouco tenho marcado bons tempos nos trajetos usuais daqui de Curitiba:

Quando coloquei o ciclocomputador com cadência, automaticamente comecei a me policiar em andar com cadências entre 80-90. Resultado foi que comecei a torrar no meio dos pedais que antes eu fazia sem grandes problemas (e na época eu tava pedalando com maior regularidade).

Percebi que a cadência mais confortável pra mim é entre 75-80 rpm (não é uma regra, apenas observei que quando o ritmo tá bom, estou mais ou menos nessa média), mas fico me policiando pra não fazer força demais nos joelhos.

Acredito que conseguir andar em cadência alta requer uma adaptação que não é tão rápida. Ao menos não foi rápida pra mim.
Voltar ao Topo
Ravell Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Abr 2012
São Paulo-SP
Offline
Mensagens:2513
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ravell Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Dez 2012 as 15:36
O que dizem dos intervalados é a sugestão de fazer o famoso 2x20! Então indico esse treino que dá pra vc fazer utilizando sua percepção de esforço.
Voltar ao Topo
IDatti Ver Drop Down


Cadastrado em: 03 Out 2012
São Paulo
Offline
Mensagens:485
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar IDatti Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Dez 2012 as 15:58
ravell, depende do objetivo do treino, se for melhorar o sprint/potência, é coisa de 20seg de exercício com 5 minutos pra mais de descanso, por exemplo, já se você quer melhorar o limiar de lactato os tempos de exercício aumentam, e os intervalos de descanso diminuem, assim como a intensidade do exercício. Imagino que no caso dele o objetivo será parcialmente alcançado mais rapidamente se houver melhora do limiar de lactato.
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X