Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Treinamento, BIKE FIT, Nutrição / Alimentação e Saúde
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Treino 2 dias seguidos - Pernas com febre.
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Treino 2 dias seguidos - Pernas com febre.

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
wilsonn Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Abr 2015
São Paulo
Offline
Mensagens:109
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar wilsonn Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Treino 2 dias seguidos - Pernas com febre.
    Postado: 25 Mai 2015 as 09:19
Galera... estou acostumado sempre a pedalar 1 dia sim 1 dia não.
E esse final de semana acabei indo no sabado e domingo.

Sábado: 80km de speedy, média 31, e 1000 metros de subida.

Domingo: 80km de mtb, média 24, e 800 metros de subida.

No domingo mesmo, os 30 primeiros km, minhas pernas estavam muito dormentes, nas subidas estava indo a 10km/h. rsrs  após os 30km minhas pernas melhoraram e consegui terminar o treino bem.

O problema foi hoje, na segunda feira... as pernas estão pesadas... e com muita febre..  ( febre = queimando ).

O que é mais indicado eu fazer, descansar as pernas.. ou fazer um giro bem leveee de uns 20km com media 17.. 18... só para soltar as pernas ? 


Voltar ao Topo
lucasguilima Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jan 2014
Ribeirão Preto
Offline
Mensagens:602
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lucasguilima Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Mai 2015 as 10:12
cara se eu fosse voce, descanso total das pernas...o soltar as pernas seria exercita-las novamente...mesmo que moderadamente.
Voltar ao Topo
newhouse Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Set 2011
Embu - SP
Offline
Mensagens:2578
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar newhouse Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Mai 2015 as 11:58
Isso acontece, é sinal que você pedalou acima do normal para seus músculos. Geralmente essa febre é sinal de inflamação, pois todo exercício gera quebra de fibras musculares, quando o corpo reconstituí essas fibras gera inflamação. Dizem que banho gelado depois do exercício ajuda a diminuir a temperatura do músculo e acelera a recuperação muscular, mas não tenho certeza que isso funciona, costumo usar isso só nos dias mais quentes do ano quando o corpo tem certa dificuldade em refrigerar os músculos.

A recuperação depende mais do seu nível de treino, pessoas que já estão acostumadas com alta quilometragem por semana recuperam mais rápido, mas pessoas que treinam menos durante a semana quando resolvem esticar o treino sofrem mais. Geralmente quando estou nessa situação, dou 1 dia de descanso me alimentando bem para permitir que o músculo se recupere, se no 2º dia você estiver mais confiante pode fazer um pedal leve, pois é muito bom para manter o corpo ativo e não perder o ritmo, mas se o negocio tiver muito feio, prefiro deixar 2 dias de descanso pois certamente no 3º estarei voando baixo novamente.

Só tome cuidado para não forçar demais a musculatura, vários treinos pesados seguidos sem permitir que o corpo se recupere não vão melhorar sua massa muscular e pode ter efeito contrario, é sempre bom respeitar seus limites e dar o tempo necessário ao seu corpo.


Editado por newhouse - 25 Mai 2015 as 11:59
Voltar ao Topo
danielgcruz Ver Drop Down


Cadastrado em: 02 Jul 2014
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:465
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar danielgcruz Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Mai 2015 as 12:09
Newhouse mandou muito bem nas dicas. Na alimentação, a proteína é o principal para a recuperação dos musculos, mas alguns antiinflamatórios (naturais!!!), como alho, berrys, vitamina C ajudam. Cada estimulo (treino) ocasiona um rompimento das suas fibras musculares, o que gera uma pequena inflamação. Como o corpo está cuidando mais dos seus musculos, é comum ter uma certa baixa na imunidade, por isso o cuidado para não se gripar no inverno.
Voltar ao Topo
rafa_bsi Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Fev 2013
Pres Prudente
Offline
Mensagens:59
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rafa_bsi Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Mai 2015 as 12:18
Realmente banho na agua gelada, gelo nas pernas, ajudam a evitar lesões. 
Se observar sempre aparece uma reportagem de atletas de alto rendimento dentro de uma banheira ou tambor de gelo.
Voltar ao Topo
Arsen Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Mar 2013
São Paulo, SP
Offline
Mensagens:252
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Arsen Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Mai 2015 as 12:29
Já disseram tudo aí em cima mas não custa reforçar: descanse! O descanço é tão importante no treino quanto o próprio exercício. Depois de dois dias seguidos, ainda mais com km alta, o terceiro tem que ser de descanso...
Arsen - pedalando a Triban 3!!!
Voltar ao Topo
carbonfiber Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Jul 2014
Recife
Offline
Mensagens:163
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar carbonfiber Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Mai 2015 as 13:08
Acontece!

Se alimente bem, faça alongamentos (nada de forçar, onde doer para), massagem na perna, evite fazer força por 24h.
Se você estiver se sentindo melhor amanhã, aconselho fazer um giro bem leve na bike (leve mesmo, coroa pequena e sentado no selim kkkkk).

Sugiro ir treinando os dias seguidos aos poucos, 50 km no sabado e 50 no domingo, por exemplo.
Voltar ao Topo
dagspina Ver Drop Down


Cadastrado em: 25 Mar 2015
Jandira
Offline
Mensagens:722
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dagspina Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Mai 2015 as 13:40
Pessoal, vou pegar carona na dúvida do amigo.

Estive 10 anos fora dos pedais, estou super empolgado pois sempre pedalei na infância e na adolescência e tal, agora estou com 30 anos, tenho 1,74 d altura e 73kg.
Porém estou ficando muito cansado muscularmente depois dos pedais, acredito que estou forçando demais, eu acho.
Ontem mesmo pedalei 70 km (MTB), logo após chegar em casa, estou sentindo muitas dores nas coxas e tem demorado alguns dias a passar, subir escadas se torna uma tortura.

Como estabelecer um ritmo de treinar e ir aumentando progressivamente, estou estudando a idéia de pedalar durante a manhã, acordar as 5:00 pedalar uns 30 km dia sim e dia não, não posso abusar de manhã pois tenho que trabalhar as 7:00.


Voltar ao Topo
Bromens Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Mai 2015
Aracruz-ES
Offline
Mensagens:43
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Bromens Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Mai 2015 as 13:48
Originalmente postado por dagspina dagspina escreveu:

Pessoal, vou pegar carona na dúvida do amigo.

Estive 10 anos fora dos pedais, estou super empolgado pois sempre pedalei na infância e na adolescência e tal, agora estou com 30 anos, tenho 1,74 d altura e 73kg.
Porém estou ficando muito cansado muscularmente depois dos pedais, acredito que estou forçando demais, eu acho.
Ontem mesmo pedalei 70 km (MTB), logo após chegar em casa, estou sentindo muitas dores nas coxas e tem demorado alguns dias a passar, subir escadas se torna uma tortura.

Como estabelecer um ritmo de treinar e ir aumentando progressivamente, estou estudando a idéia de pedalar durante a manhã, acordar as 5:00 pedalar uns 30 km dia sim e dia não, não posso abusar de manhã pois tenho que trabalhar as 7:00.

 
Eu estava com o mesmo problema.
 
Passei a treinar 2 a 3 vezes durante a semana em média de 20 a 30 km. Agora nos pedais mais longos do final de semana (50 a 70 km em média), não tenho mais sofrido. As pernas ficam um pouco pesadas no dia, mas no outro estão prontas pra voltar ao treino.
 
Voltar ao Topo
wilsonn Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Abr 2015
São Paulo
Offline
Mensagens:109
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar wilsonn Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Mai 2015 as 13:52
valew galera... pelas dicas... hoje vou descansar mesmo ! e vamos ver como as pernas vao estar na terça ! 
Foda... sempre quando pedalo forte e longo 1 dia, no outro eu sempre descanso.

Mas é que fiquei 4 dias sem pedalar pois choveu terça quarta quinta e sexta...
Ai aproveitei e pedalei no sabado e domingo... dois treinos longos e fortes, que foi o q me quebrou..

Dizem que quado a perna fica assim, é que ela começa a ficar boa ! 
TEm que sofrer né! rsrsrs
Voltar ao Topo
danielgcruz Ver Drop Down


Cadastrado em: 02 Jul 2014
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:465
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar danielgcruz Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Mai 2015 as 18:19
Dagspina, uma das coisas que sempre me motivou para treinar foi a periodização. Ter uma planilha ajuda a variar os tipos de treino, o que desenvolve diferentes habilidades (força, resistência, potência) e torna o treino mais dinâmico, menos repetitivo. O progresso no esporte fica mais fácil de ser percebido e medido.
A dor que você sentiu é a doms (dor muscular tardia), faz parte do treinamento, mas com o tempo fica bem mais tranquila.
Voltar ao Topo
wilsonn Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Abr 2015
São Paulo
Offline
Mensagens:109
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar wilsonn Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Mai 2015 as 07:44
Originalmente postado por danielgcruz danielgcruz escreveu:

Dagspina, uma das coisas que sempre me motivou para treinar foi a periodização. Ter uma planilha ajuda a variar os tipos de treino, o que desenvolve diferentes habilidades (força, resistência, potência) e torna o treino mais dinâmico, menos repetitivo. O progresso no esporte fica mais fácil de ser percebido e medido.
A dor que você sentiu é a doms (dor muscular tardia), faz parte do treinamento, mas com o tempo fica bem mais tranquila.

pode crer...  estou fazendo planilha com um profissional na área.
O foda é que fiquei a semana toda sem pedalar por causa das chuvas.... 

Ai no final de semana acabei esticando de mais as pedaladas, pois geralmente eu pedalo 100km no sabado e no domingo ando 30km... 

Mas esse treino que fiz de 80 no sabado e 80 no domingo, falaram que foi bom, que assim que as pernas ficam boas. rs
Voltar ao Topo
danielgcruz Ver Drop Down


Cadastrado em: 02 Jul 2014
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:465
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar danielgcruz Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Mai 2015 as 08:17
Cara, se você já está com um profissional da área e com uma periodização, é melhor não sabotá-la demais. O descanso faz parte. Galera dando dica de treino, que "fazer tal e tal coisa" vão te deixar melhor, é furada. Vai pelo profissional...
Voltar ao Topo
newhouse Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Set 2011
Embu - SP
Offline
Mensagens:2578
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar newhouse Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Mai 2015 as 12:39
Quando acontece de não conseguir pedalar por alguns dias, evito fazer treinos longos logo na volta. Geralmente você volta com muita energia acumulada, mas com os músculos relaxados, nessa situação faço um treininho de 1h pra colocar o corpo no lugar, só por garantia. Se você passar muitos dias sem pedalar, é provável que precise de alguns treinos até seu corpo ficar 100%.

Pra quem pedala muito só no fim de semana, também não é recomendável, segundo meu médico isso aumenta muito o risco de lesões. 2 pedais de 1h durante a semana, mesmo que seja ir trabalhar de bike num ritmo leve, já são suficientes pra deixar o corpo ativo e preparado pra ser judiado no fim de semana.

Mas como o Daniel falou, se você já possui um profissional, peça ajuda dele e siga a recomendação a risca, nada supera o conhecimento de um profissional da área.
Voltar ao Topo
dagspina Ver Drop Down


Cadastrado em: 25 Mar 2015
Jandira
Offline
Mensagens:722
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dagspina Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Mai 2015 as 16:47
Pessoal, voces fazem alongamento e aquecimento antes do pedalar?
Voltar ao Topo
newhouse Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Set 2011
Embu - SP
Offline
Mensagens:2578
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar newhouse Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Mai 2015 as 07:58
Pergunta muito interessante. Aquecimento é obrigatório, 10 minutinhos girando no plano até sentir que os músculos estão aquecidos.

Agora, alongamento, eu vi certa vez numa matéria que antes do exercício o alongamento poderia prejudicar os músculos. Desde então passei a me alongar só a noite quando chego em casa, uma sequencia para alongar pernas, braços e as costas, mas faço isso todos os dias independente de treinar ou não. Pelo que vi alongamento é importante pra flexibilidade geral do corpo, mas nunca deixe de fazer pois é importante para melhorar seu posicionamento na bike e evitar lesões.
Voltar ao Topo
wilsonn Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Abr 2015
São Paulo
Offline
Mensagens:109
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar wilsonn Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Mai 2015 as 09:45
Originalmente postado por danielgcruz danielgcruz escreveu:

Cara, se você já está com um profissional da área e com uma periodização, é melhor não sabotá-la demais. O descanso faz parte. Galera dando dica de treino, que "fazer tal e tal coisa" vão te deixar melhor, é furada. Vai pelo profissional...

tinha comentado com ele sobre essas febres.. ele disse q por eu ter andado bem forte nos dois dias seguidos, é normal. E que para uma boa recuperacao fazer uns giros de 1 hora no outro dia, sem subidas. somente no plaino. Mas aqui existe pessoas que já pedalam a muitooooss anos, queria umas opinioes do que fazer tb, pois deve ter muita gente que ja passou pelo que passei.

O que fiz na segunda feira, foi ir na academia e girar 30minutos na bike de spining, na mais leve possivel.
Ai ontem na terça, fiz um pedal já de 45km, pernas já estão zeras e preparadas pro final de semana tenso novamente de  muita subida. 
Voltar ao Topo
dagspina Ver Drop Down


Cadastrado em: 25 Mar 2015
Jandira
Offline
Mensagens:722
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dagspina Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Mai 2015 as 14:57
Originalmente postado por wilsonn wilsonn escreveu:

Originalmente postado por danielgcruz danielgcruz escreveu:

Cara, se você já está com um profissional da área e com uma periodização, é melhor não sabotá-la demais. O descanso faz parte. Galera dando dica de treino, que "fazer tal e tal coisa" vão te deixar melhor, é furada. Vai pelo profissional...

tinha comentado com ele sobre essas febres.. ele disse q por eu ter andado bem forte nos dois dias seguidos, é normal. E que para uma boa recuperacao fazer uns giros de 1 hora no outro dia, sem subidas. somente no plaino. Mas aqui existe pessoas que já pedalam a muitooooss anos, queria umas opinioes do que fazer tb, pois deve ter muita gente que ja passou pelo que passei.

O que fiz na segunda feira, foi ir na academia e girar 30minutos na bike de spining, na mais leve possivel.
Ai ontem na terça, fiz um pedal já de 45km, pernas já estão zeras e preparadas pro final de semana tenso novamente de  muita subida. 

Vi a matéria de um educador físico onde o mesmo recomendou severamente o alongamento, para alongar as fibras musculares...

Vou tentar achar algum tipo de exercício para fazer antes de pedalar...
Voltar ao Topo
wilsonn Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Abr 2015
São Paulo
Offline
Mensagens:109
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar wilsonn Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Mai 2015 as 15:56
Originalmente postado por dagspina dagspina escreveu:

Originalmente postado por wilsonn wilsonn escreveu:

Originalmente postado por danielgcruz danielgcruz escreveu:

Cara, se você já está com um profissional da área e com uma periodização, é melhor não sabotá-la demais. O descanso faz parte. Galera dando dica de treino, que "fazer tal e tal coisa" vão te deixar melhor, é furada. Vai pelo profissional...

tinha comentado com ele sobre essas febres.. ele disse q por eu ter andado bem forte nos dois dias seguidos, é normal. E que para uma boa recuperacao fazer uns giros de 1 hora no outro dia, sem subidas. somente no plaino. Mas aqui existe pessoas que já pedalam a muitooooss anos, queria umas opinioes do que fazer tb, pois deve ter muita gente que ja passou pelo que passei.

O que fiz na segunda feira, foi ir na academia e girar 30minutos na bike de spining, na mais leve possivel.
Ai ontem na terça, fiz um pedal já de 45km, pernas já estão zeras e preparadas pro final de semana tenso novamente de  muita subida. 

Vi a matéria de um educador físico onde o mesmo recomendou severamente o alongamento, para alongar as fibras musculares...

Vou tentar achar algum tipo de exercício para fazer antes de pedalar...

alongamente eh quase esquecido.. principalmente quado chegamos moidos do pedal
Voltar ao Topo
danielgcruz Ver Drop Down


Cadastrado em: 02 Jul 2014
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:465
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar danielgcruz Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Mai 2015 as 14:07
Alongamento e aquecimento são temas de discussão entre os profissionais da área. Existem estudos pró e contra, mas não há um consenso. Então vai mais por uma linha que você "acredita" do que por uma verdade já comprovada. Aquecimento é mais consensual, e nunca lí nada contraindicando. 10,15 min de uma atividade com carga baixa prepara os musculos para o treino de verdade para a maioria dos esportes de resistência (corrida, natação, ciclismo). Já o alongamento, é uma longa história. A alongamento, em teoria, poderia ocasionar um rompimento das fibras musculares, o que não é interessante principalmente para os exercícios de força (anaeróbicos), antes dos exercícios. Após os exercícios, também nunca lí nada que contraindicasse. Quando eu parei de alongar na corrida, foi quando lesionei o iliotibial. Não sei se estava relacionado ou não, mas por desencargo de consciência e costume acabo alongando quase sempre, antes e depois.
Voltar ao Topo
arthurbr Ver Drop Down


Cadastrado em: 22 Abr 2015
Brasília
Offline
Mensagens:46
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar arthurbr Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Mai 2015 as 14:37
Os professores de academia recentemente têm me recomendado aquecimento antes e alongamento depois. Nunca me lesionei.
Voltar ao Topo
chasseur Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Jan 2010
Brasilia - DF
Offline
Mensagens:421
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar chasseur Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Mai 2015 as 15:29
Originalmente postado por wilsonn wilsonn escreveu:

alongamente eh quase esquecido.. principalmente quado chegamos moidos do pedal


Justamente, e por causa dessa esquecimento tive uma lesão chamada sindrome da banda iliotibial que me deixou de molho por 20 dias, fora a dor. Agora mais do que nunca vou me alongar sempre.
Voltar ao Topo
Cuzzuol Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 13 Dez 2012
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:103
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Cuzzuol Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Mai 2015 as 15:54
Originalmente postado por chasseur chasseur escreveu:

Originalmente postado por wilsonn wilsonn escreveu:

alongamente eh quase esquecido.. principalmente quado chegamos moidos do pedal


Justamente, e por causa dessa esquecimento tive uma lesão chamada sindrome da banda iliotibial que me deixou de molho por 20 dias, fora a dor. Agora mais do que nunca vou me alongar sempre.

Como vários já disseram, o alongamento pode ser uma coisa meio empírica, porém como acredito que me ajuda na postura na própria bike nunca deixo de fazer (antes e depois dos treinos).  Agora tenho certeza que no meu caso, me ajudou a nunca ter sofrido nenhuma lesão.
Voltar ao Topo
newhouse Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Set 2011
Embu - SP
Offline
Mensagens:2578
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar newhouse Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Mai 2015 as 16:16
Originalmente postado por arthurbr arthurbr escreveu:

Os professores de academia recentemente têm me recomendado aquecimento antes e alongamento depois. Nunca me lesionei.

É o que eu faço, pra mim funciona bem.
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X