Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Treinamento, BIKE FIT, Nutrição / Alimentação e Saúde
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Treinamento sem monitor de frequência cardíaca
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Treinamento sem monitor de frequência cardíaca

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Filipe sj Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Mai 2009
Minas Gerais
Offline
Mensagens:256
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Filipe sj Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Treinamento sem monitor de frequência cardíaca
    Postado: 06 Out 2009 as 01:54
Enquanto não sobra grana para comprar um monitor de frequência cardíaca gostaria de saber se existe alguma maneira de estimar nossa frequência cardíaca.
A intenção é  fazer um planejamento, treinando cada dia em determinada zona alvo.
 
Voltar ao Topo
T.C. Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Abr 2009
Curitiba
Offline
Mensagens:11490
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar T.C. Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Out 2009 as 02:08
Acertar a zona alvo sem monitor é difícil, pior se ficar tentando medir a pulsação.

Mas pode usar como referência seu folego. Quando está fazendo o exercício no mínimo você ficará na aeróbica, na  hora que começa a colocar a língua pra fora como em um sprint ou em uma subida que tenta forçar, é porque está na zona anaeróbica.


O texto acima contém uma verdade absoluta.
Voltar ao Topo
Match Ver Drop Down


Cadastrado em: 15 Nov 2006
Interior de SP
Offline
Mensagens:3410
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Match Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Out 2009 as 13:03
Compra um MOnitor simplinho. Com 110,00 compra o Oregon HR102. Não tem média, máxima, etc, pra contorle futuro, mas marca o principal, a frequencia no momento.
O meu é esse aí, por enquanto. Futuramente devo comprar um melhor, sençao poderia te vender a menos de 100 merréis.
Frequencia cardiaca a olho nu é besteira, pois muitas vezes vai se enganar.
Voltar ao Topo
SergioP Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Dez 2007
RJ/SerraNF.
Offline
Mensagens:1160
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar SergioP Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Out 2009 as 15:44
Existe uma tabela de sensação subgetiva de esforço que é bem usada, inclusive por atletas de nivel.
Traduzindo de um livro americano chamado "The Mountain Biker Training Bible":

(0) sem esforço
(1) muito leve
(2) leve
(3) moderado
(4) levemente dificil
(5,6 e 7) muito dificil
(9) extremamente dificil
(10) limite da exaustão.

A numeração corresponde a valores para vc programar o esquema de treino.
Vbrake for ever...!!...garfo rigido idem!
Voltar ao Topo
Franciscok Ver Drop Down


Cadastrado em: 21 Jan 2008
Curitiba - Para
Offline
Mensagens:3004
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Franciscok Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Out 2009 as 16:49
Inclusive depois de um certo nível a frequencia cardiaca se torna um parametro bem fraquinho. Essa idéia do esforço, do tempo gasto no mesmo percurso e o desgaste ao final, entre outros, acabam se saindo tão bem quanto a monitorização. Eu desisti de frequencimetro porque eles quebram e meu dinheiro é limitado.
Voltar ao Topo
Paulo69 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Ago 2009
São Paulo
Offline
Mensagens:2504
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Paulo69 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Out 2009 as 18:48
bom tópico, parabéns
 
Eu também sou umplugged.  Mas não treino, apenas pratico.  Pedalo se tenho prazer, caso contrário eu paro.
 
Mas quem treina é bom ter um monitor qualquer.
 
Voltar ao Topo
fubá Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Mai 2009
n. friburgo-rj
Offline
Mensagens:647
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar fubá Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Out 2009 as 20:12
o bom é usar as duas, tabela e monitor. Tem dias que um complementa o outro, pois se for so pelo monitor ele não leva em consideração o cansaço de obrigações da vida cotidiana por exemplo. Ai a tabela vai ajudar.
Voltar ao Topo
Filipe sj Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Mai 2009
Minas Gerais
Offline
Mensagens:256
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Filipe sj Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Out 2009 as 23:41

Druide, Certa vez li uma matéria na net que dava algumas dicas parecida com que vc falou, só que bem mais detalhado (faziam uma relação de sintomas, detalhes da respiração, entre outros) que indicavam em qual zona de treinamento a pessoa estava.

O problema é que procurei de todo o jeito e não consegui achar essa matéria novamente, motivo pelo qual abri este tópico, para ver se alguém conhece o assunto e se realmente o método é possível.
Voltar ao Topo
Filipe sj Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Mai 2009
Minas Gerais
Offline
Mensagens:256
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Filipe sj Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Out 2009 as 00:00

Mach, no momento mesmo esses mais simples e$$tá difícil. Quando vc for se desfazer do seu me dá um toque. Quem sabe até lá eu não consigo levantar uma grana...

 

SérgioP, bastante interessante, se possível passa mais detalhe deste método.

 

FranciscoK, no momento também estou fazendo assim. Avaliando os treinos de acordo com o tempo gasto e distância percorrida e alguns dias. Fora os dias que treino sem grandes esforços ou que faço um treino mais técnico.

Vc sentiu alguma diferença de evolução e rendimento depois que passou a treinar sem o monitor?

 

Paulo69, obrigado. Gosto de treinar e competir, mas acima de tudo está o prazer em pedalar também.

 

Fubá, pois é, eu procuro adequar o planejamento ao meu cotidiano, como horários, dias de treinos, agora resta é planejar o tipo de treino para cada dia (no momento tem que ser um método sem o monitor).

Voltar ao Topo
SergioP Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Dez 2007
RJ/SerraNF.
Offline
Mensagens:1160
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar SergioP Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Out 2009 as 00:14
Filipe e Todos,
pesquisem em: Percepção de esforço, escala de Borg.
Tem muita coisa na net.
O frequencimetro ajuda, mas na epoca do Eddy Merckx eles não existiam!!!
Bons treinos.
Vbrake for ever...!!...garfo rigido idem!
Voltar ao Topo
kanelafreeride Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Dez 2004
Juiz de Fora
Offline
Mensagens:1266
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar kanelafreeride Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Out 2009 as 03:28
Procura algo sobre a escala de percepção subjetivo do esforço.....que é o mesmo que escala de BORG......abraço
Voltar ao Topo
Match Ver Drop Down


Cadastrado em: 15 Nov 2006
Interior de SP
Offline
Mensagens:3410
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Match Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Out 2009 as 12:52
Vou verificar o que diz a teoria sobre Percepção de Esforço, mas de qualquer forma não creio que será tão pratica como Monitor.
Só sei que me acostumei com Monitor e sinto muito mais falta do que do velocímetro.
Fico meio sem rumo sem monitor, pois sinto o cansaço mas nao sei até que ponto, muitas vezes a sensação engana, esse é o problema que nem o PE deve resolver
Voltar ao Topo
SergioP Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Dez 2007
RJ/SerraNF.
Offline
Mensagens:1160
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar SergioP Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Out 2009 as 14:12
Match,
é justamente qdo a sensação comparada com o frequencimetro engana que a PE funciona!!
Eu, como sou meio velho, usei por muito tempo a PE. Depois me viciei nos frequencimetros e os uso 80% das vzs, nos outros 20% uso a PE que ficou mais apurada depois do frequencimetro. Mas requer pratica e auto conhecimento pra dar certo.
Abraço.
Vbrake for ever...!!...garfo rigido idem!
Voltar ao Topo
Filipe sj Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Mai 2009
Minas Gerais
Offline
Mensagens:256
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Filipe sj Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Out 2009 as 14:38
Muito interessante, Sérgio
Acho que é o que eu procurava. Assi que eu ler com mais detalhes posto um comentário aqui
Voltar ao Topo
SergioP Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Dez 2007
RJ/SerraNF.
Offline
Mensagens:1160
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar SergioP Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Out 2009 as 15:26
Filipe,
Faz o seguinte: durante o treino qdo vc estiver achando muito forte, fraco ...
Da uma paradinha e mede a frequencia cardiaca em 15 segundos e multiplia por 4 pra vc ter uma ideia do que a sensação corresponde, assim vc vai se conhecendo.
Abrço.
PS: Hj mesmo fiz um treino "medio/forte" de 40km sem frequencimetro e coloquei na planilha exatemente esta impressão. "Medio/forte".
Vbrake for ever...!!...garfo rigido idem!
Voltar ao Topo
T.C. Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Abr 2009
Curitiba
Offline
Mensagens:11490
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar T.C. Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Out 2009 as 15:31
Originalmente postado por SergioP SergioP escreveu:

Filipe,
Faz o seguinte: durante o treino qdo vc estiver achando muito forte, fraco ...
Da uma paradinha e mede a frequencia cardiaca em 15 segundos e multiplia por 4 pra vc ter uma ideia do que a sensação corresponde, assim vc vai se conhecendo.
Abrço.
PS: Hj mesmo fiz um treino "medio/forte" de 40km sem frequencimetro e coloquei na planilha exatemente esta impressão. "Medio/forte".


É importante ressaltar que não deve fazer um trecho uma vez para reconhecimento e avaliar ele como médio ou forte pela média da velocidade, e nas próximas vezes não avaliar. Pois o mesmo treino um dia pode ser leve e no outro forte por causa do vento, cansaço e tipo de treino.
O texto acima contém uma verdade absoluta.
Voltar ao Topo
SergioP Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Dez 2007
RJ/SerraNF.
Offline
Mensagens:1160
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar SergioP Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Out 2009 as 15:45
Exatamente Druide.
É nessa que os monitores falham.
Cada dia é um dia e para os monitores essa subjetividade não funciona.


Vbrake for ever...!!...garfo rigido idem!
Voltar ao Topo
Ruberval Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Mai 2005
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:3118
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ruberval Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Out 2009 as 15:52
A observação feita pelo Druide tem um bom fundamento. Um dia nunca é igual ao outro.
 
Costumo pedalar diariamente pela Rodovia Ayrton Senna. E, dependendo da direção do vento, temperatura ambiente, atividades diarias realizadas no dia anterior e até das condições de como passei a noite, se dormi bem ou não, há uma sensível diferença no rendimento.
 
Um monitor cardíaco, mesmo o modelo mais simples, ajuda.
 
Não se esqueçam que, devido as famosas tabelinhas, muita gente já se viu enrolado em situações criticas. A tabela falha e o erro pode gerar danos irreparáveis, para a saúde.
 
PS.: Tabela errada gera até obrigações com pensão alimentícia.
Voltar ao Topo
SergioP Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Dez 2007
RJ/SerraNF.
Offline
Mensagens:1160
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar SergioP Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Out 2009 as 16:04
Boa Ruberval
As tabelas, literalmente, são foda!!!!
O ideal é juntar o maximo de recursos e conhecimentos.
Eu sou adepto do monitor mais simples. Tipo frequencia minima/maxima com ou sem bip. Frequencia media durante o exercicio e cronometro.
Isso mais um pouco de auto conhecimento e escala de sensação é mais do que qualquer coisa!!!!
Claro que soma-se um computador (tambem basico) pra bk e uma boa planilha de treino, levando em cosideração a realidade diaria do atleta.
Vbrake for ever...!!...garfo rigido idem!
Voltar ao Topo
notivago Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Mar 2009
São Paulo
Offline
Mensagens:655
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar notivago Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Out 2009 as 19:12
Originalmente postado por Ruberval Ruberval escreveu:

A observação feita pelo Druide tem um bom fundamento. Um dia nunca é igual ao outro.
 

Costumo pedalar diariamente pela Rodovia Ayrton Senna. E, dependendo da direção do vento, temperatura ambiente, atividades diarias realizadas no dia anterior e até das condições de como passei a noite, se dormi bem ou não, há uma sensível diferença no rendimento.

 

Um monitor cardíaco, mesmo o modelo mais simples, ajuda.

 

Não se esqueçam que, devido as famosas tabelinhas, muita gente já se viu enrolado em situações criticas. A tabela falha e o erro pode gerar danos irreparáveis, para a saúde.

 

PS.: Tabela errada gera até obrigações com pensão alimentícia.


Chega até a parar o coração ...
You can choose from phantom fears and kindness that can kill;
I will choose a path that's clear
I will choose freewill.
-- Rush, Freewill
Voltar ao Topo
Match Ver Drop Down


Cadastrado em: 15 Nov 2006
Interior de SP
Offline
Mensagens:3410
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Match Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Out 2009 as 21:32
Originalmente postado por Druide Druide escreveu:

Originalmente postado por SergioP SergioP escreveu:

Filipe,
Faz o seguinte: durante o treino qdo vc estiver achando muito forte, fraco ...
Da uma paradinha e mede a frequencia cardiaca em 15 segundos e multiplia por 4 pra vc ter uma ideia do que a sensação corresponde, assim vc vai se conhecendo.
Abrço.
PS: Hj mesmo fiz um treino "medio/forte" de 40km sem frequencimetro e coloquei na planilha exatemente esta impressão. "Medio/forte".


É importante ressaltar que não deve fazer um trecho uma vez para reconhecimento e avaliar ele como médio ou forte pela média da velocidade, e nas próximas vezes não avaliar. Pois o mesmo treino um dia pode ser leve e no outro forte por causa do vento, cansaço e tipo de treino.
Claro, média de velocidade não é parâmetro em razão de tantas outras variáveis.
Mas não sei se por isso pode se concluir que o Monitor tb engana, ou seja, se as condições são mais favoráveis, o coração tb bate menor e o MOnitor tb marca menos.
Voltar ao Topo
SergioP Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Dez 2007
RJ/SerraNF.
Offline
Mensagens:1160
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar SergioP Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Out 2009 as 21:44
Fala Match,
Vamos supor: na tua planilha ta marcado pra vc treinar a 85%, só que vc teve uma noite pessima em decorrencia de um dia anterior super cansativo e estressante de trabalho. O monitor não quer saber; é 85% do seu maximo e pronto. Aí a escala de Borg é mais eficiente, pois os 85% matematicos do monitor vão ser mais que isto no seu corpitcho!! e pela sensação de esforço não.
O que é importante sabermos é que a area biomedica não é exata. Os numeros ajudam, mas a individualidade biologica e outros fatores são tão importantes ou mais.
Excelente topico, não vamos deixar a peteca cair!!!
Abraço.
Vbrake for ever...!!...garfo rigido idem!
Voltar ao Topo
Alex SP Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Mar 2004
São Paulo
Offline
Mensagens:8970
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alex SP Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Out 2009 as 22:01
A tabela de Percepção de Esforço é a famosa Escala de Borg. Pesquise na net sobre isso, tem mta informação. A pulsação (FC) nem é um parâmetro muito preciso de esforço ou de sobrecarga, mas para quem tá começando num treinamento mais específico ou estruturado, dá uma referência e ajuda a aprender sobre as próprias reações e comportamentos em cada situação. Esse aprendizado é de longo prazo, é uma sabedoria e não um conhecimento.
Look Good, Feel Good, GO FAST!
Voltar ao Topo
SergioP Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Dez 2007
RJ/SerraNF.
Offline
Mensagens:1160
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar SergioP Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Out 2009 as 22:32
Vbrake for ever...!!...garfo rigido idem!
Voltar ao Topo
Ruberval Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Mai 2005
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:3118
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ruberval Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Out 2009 as 00:59
Sérgio,
 
Mesmo com algumas duvidas sobre a funcionalidade das tabelas, a que você inseriu despertou meu interesse.
 
Durante as pedaladas para manter o condicionamento físico, trabalho dentro da zona de 112 a 147 batimentos cardíacos por minuto.
 
Nesse  momento, em repouso, a FC está em torno de 49 batimentos por minuto. Para entender o motivo de uma FC tão baixo, é necessário saber qual o meu biotipo.
 
Idade: 47 anos
Altura: 1,73m
Peso: 73,200kg
 
Pratico ciclismo regularmente, percorrendo grandes distâncias, desde os 12 anos de idade. Hoje estou com 47 anos. Idade que deve mudar no dia 04 de novembro.
 
Mantenho uma alimentação balanceada. Evito ao máximo a ingestão de refrigerantes. Colesterol é algo que não sei o que é tê-lo.


Editado por Ruberval - 08 Out 2009 as 15:49
Voltar ao Topo
Match Ver Drop Down


Cadastrado em: 15 Nov 2006
Interior de SP
Offline
Mensagens:3410
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Match Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Out 2009 as 15:31
Precisa mesmo bom conhecimento do proprio corpo e acho que nem se deve fazer correlação com FC, comparação, como nessa tabela acima.
Ou segue PE ou Monitor, pois se olhar no monitor nao vai bater com a tabela, já que DURO, MUITO DURO, MUITO, MUITO, MUITO... é beeeem subjetivo e pode enganar a si proprio.
Aí que deve entrar a tal sabedoria
Voltar ao Topo
Match Ver Drop Down


Cadastrado em: 15 Nov 2006
Interior de SP
Offline
Mensagens:3410
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Match Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Out 2009 as 15:32
Um artigo que li fala que se deve manter o esforço entre Duro/Bastante Duro
Voltar ao Topo
Filipe sj Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Mai 2009
Minas Gerais
Offline
Mensagens:256
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Filipe sj Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Out 2009 as 02:55
O assunto é tão bom e rendeu tanto que passei os últimos dias lendo um livro sobre o esforço percebido. Muito interessante.
Mas como muitos mencionaram aqui, além de muito subjetivo, o método requer um nível muito avançado de autoconhecimento.
Acho que mesmo utilizando a escala de borg, o monitor cardiáco e outros métodos têm sua importância.
Acabei comprando um monitor cardíaco. Espero não ter feito besteira. É o Oregon SE128.
Agora estou trabalhando na elaboração da planilha. Vou tentar levar em consideração o esforço percebido, a FC e outros dados como velocidade, médias, tipos de treino (subidas, tiros, cadência, força), técnica e por aí vai.
 
Opiniões, críticas e dicas são sempre bem vindas!
 
 


Editado por Filipe sj - 19 Out 2009 as 02:56
Voltar ao Topo
SergioP Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Dez 2007
RJ/SerraNF.
Offline
Mensagens:1160
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar SergioP Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Out 2009 as 10:27
Realmente um bom topico.
Filipe, não sei se vc conhece, mas tem um livro em portugues do treinador do LArmstrong que da otimas dicas de planilhas e treinos.
"Lance Armstrong, programa de treinamento - Lance Armstrong e Chris Carmichael"
Bons treinos!
Voltar ao Topo
Match Ver Drop Down


Cadastrado em: 15 Nov 2006
Interior de SP
Offline
Mensagens:3410
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Match Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Out 2009 as 13:07
Eu tanto me acostumei com Monitor, que sem ele fico meio sem rumo. Mais falta que velocimetro
Voltar ao Topo
Filipe sj Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Mai 2009
Minas Gerais
Offline
Mensagens:256
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Filipe sj Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Out 2009 as 21:52
Obrigado Sérgio,
Fiz o pedido do livro, agora é aguardar chegar.
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X