Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Treinamento, BIKE FIT, Nutrição / Alimentação e Saúde
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - TREINAMENTO DE BASE!!!!  AJUDA...
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


TREINAMENTO DE BASE!!!! AJUDA...

 Responder Página  <1234>
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Xis-biker Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Jan 2012
SP
Offline
Mensagens:1046
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Xis-biker Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Mai 2012 as 12:15
Marcoaleite, o que você prefere: (1) dar start no ciclocomputador antes do aquecimento e dar stop após o desaquecimento "OU" (2) dar start após o aquecimento e dar stop antes do desaquecimento? Eu prefiro a segunda opção. Antes, quando eu fazia como na primeira opção, eu pressionava "lap" entre o término do aquecimento e início da atividade; e "lap" entre o término da atividade e início do desaquecimento. O chato é que eu sempre faço alongamento após o aquecimento, aí fica ruim de controlar. Eu pressionava "lap" e "stop" assim que acabava o aquecimento, pq eu saio da bike e vou para o alongamento. rs... No final, acho que não vale a pena contabilizar o tempo de aquecimento e desaquecimento, até pq os números destes influenciam os números da atividade.
ABAIXO-ASSINADO!
TÓPICO: ISENÇÃO DE IMPOSTOS PARA BICICLETAS. VOTE AQUI!
Voltar ao Topo
marcoaleite Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Out 2010
São Paulo
Offline
Mensagens:5059
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcoaleite Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Mai 2012 as 12:39
Xis, eu trabalho com a zona alvo, ou seja, se vou fazer LT, a zona alvo fica setada nele. Aí eu solto no início e o foco do treino fica na alvo, sendo que o aquecimento/recover/desaquecimento devem ficar sempre em Low. Uso o High para ter uma noção de quanto duro foi a série, se fico muito tempo em High é sinal que exagerei na carga ou não estou descansado o suficiente. Meu frequêncímetro é simples e tem somente uma "lap". Quando eu pausava e soltava, as vezes eu esquecia de pausar e ficava no recover com a coisa correndo, aí desencanei...

Agora quando eu faço o ITT para verificar LT aí eu só foco nos 20 min mesmo, soltando o cronômetro após os 10 min e pausando após completar o tempo.
Voltar ao Topo
Xis-biker Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Jan 2012
SP
Offline
Mensagens:1046
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Xis-biker Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Mai 2012 as 13:04
Bem interessante essa análise de esforço pelo tempo em IN, LOW e HIGH. Ainda estou aprendendo a analisar os logs, a compará-los. Vou começar a prestar atenção nisso aí. Valeu...
ABAIXO-ASSINADO!
TÓPICO: ISENÇÃO DE IMPOSTOS PARA BICICLETAS. VOTE AQUI!
Voltar ao Topo
marcoaleite Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Out 2010
São Paulo
Offline
Mensagens:5059
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcoaleite Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Mai 2012 as 15:21
Xis, só finalizando o assunto, este foi o treino de 2x20 em LT de ontem: http://app.strava.com/rides/9668617. Os treinos são no segmento Circuito Manoel de Abreu 3, um com 37,1 de média e o outro com 36,6 km/h, olhe o tempo "In" e "High" que foi o tempo que fiz os intervalos.

Zona Alvo: Z4 159 - 175 bpm
FC Média: 150 bpm
FC Máxima: 176 bpm
In: 0:38:30
Low: 0:53:15
High: 0:03:10

Abraço!
Voltar ao Topo
Xis-biker Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Jan 2012
SP
Offline
Mensagens:1046
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Xis-biker Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Mai 2012 as 16:32
Ahhh, ficou claro. Vc conseguiu trabalhar cerca de 97% dentro da zona alvo e se manteve ali. Quanto mais tempo na ZA, melhor, significa que o corpo está trabalhando como esperado. Se ficar muito tempo em HIGH, aí pode ser esforço a mais ou corpo mais cansado, não recuperado, correto?! Lógico q existem N variantes aí, mas dá para tirar algum proveito desses números.
ABAIXO-ASSINADO!
TÓPICO: ISENÇÃO DE IMPOSTOS PARA BICICLETAS. VOTE AQUI!
Voltar ao Topo
marcoaleite Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Out 2010
São Paulo
Offline
Mensagens:5059
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcoaleite Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Mai 2012 as 16:52
Isto, fazendo o treino com frequencímetro é bem por aí mesmo. Eu consegui concentrar a carga na maior parte do tempo, o tempo em high foi onde eu excedi em duas subidas (infelizmente aqui não tenho um local plano para treinar) e extrapolei em 1 bpm o limite da ZA. Mas foi bom, pelo menos eu acho gostoso estes treinos em LT, se o frequencímetro dá apenas um bip significa que o esforço diminuiu (saí da ZA) e acelero e se ouço dois bips significa que estou passando do limite e extrapolei a ZA, aí subo uma marcha ou alivio um pouquinho a carga, assim vou me monitorando quanto aos esforços nos intervalos. Ja teve dia de eu sair para este tipo de treino e logo no começo a FC já passar da ZA, são dias que durmo mal ou estou bem cansado, já cheguei a abortar por fazer força demais e a FC não corresponder, aí é só girar mesmo e ir para casa descansar, não adianta insistir.

Pelo que eu aprendo com o Clythio e o pessoal mais experiente lendo os tópicos, acho que o que beira mais a "perfeição" é o treino com o power meter, pois aí tem um controle mais fiel da potência aplicada junto com demais fatores, acho que fecha mais o circuito, porém este é um patamar que não vou chegar tão cedo ainda... UnhappyTongue

Bons treinos meu camarada! Thumbs Up


Editado por marcoaleite - 30 Mai 2012 as 16:54
Voltar ao Topo
Xis-biker Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Jan 2012
SP
Offline
Mensagens:1046
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Xis-biker Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Mai 2012 as 17:35
"Sonho meu" treinar com powermeter. =] Ainda tenho que ralar muito para compensar ter um aparelho desses, mas eu chego lá. Grana não cai do céu, ao menos pra mim ela não cai. hehehe! Vontade e perseverança não faltam. Não sou pró e nem vou ser, mas ciclismo é um hobbie envolvente, que traz muitos benefícios e prazeres. Se faz bem, por que não investir nisso, né?! Parei de tomar cerveja e outros sucos alcoólicos (rsrs) e só aí já economizo muita grana, e está indo tudo pra bike, sem arrependimentos. hehehe!... Valeu por compartilhar, man. É nóis!
ABAIXO-ASSINADO!
TÓPICO: ISENÇÃO DE IMPOSTOS PARA BICICLETAS. VOTE AQUI!
Voltar ao Topo
El pistoleiro Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Ago 2008
Joao Pessoa
Offline
Mensagens:4371
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar El pistoleiro Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Mai 2012 as 20:23
Treinar com powermeter realmente é outro nível.. e não é tão caro assim.. tem as opções de um powertap com fio em roda vzan.. que foi o meu primeiro.. saiu por 1000 reais.

Bem, para quem treina com batimento, a maior desvantagem que vejo em relação a quem treina com medidor de potencia.. é o "lag" cardiaco.. que prejudica os intervalos em três situações:


1 – Você começa o intervalo, os bpm estão a 120. Então o cara se mata pra fazer eles subirem para a zona alvo, exemplo L4, o mais rápido possível. Nisso ai ele já foi até L100, quando chegar em L4 já está é cansado. Hehe.

2 - Voce está fazendo um intervalo, ex.: de L4 (170-180 bpm), ai dá uma aliviada.. o bpm continua em l4, mas o esforço mesmo foi lá para baixo... E o mais importante nos intervalos é não deixar a fibra muscular relaxar durante o mesmo.

3 – Você vai fazer um intervalo em uma zona maior que L4. Ai complica. Quanto mais treinado você está, mais difícil é fazer os bpm passarem do seu Limiar´.

Nesse ultimo caso, a dica que dou é não usar só bpm para intervalos acima de L4. Ir mais na percepção de esforço. Exemplo, vai fazer um intervalo de 7x3minutos. Tenta fazer os intervalos o mais forte possível desde que consiga terminar todos na mesma balada. Pode marcar a média de velocidade ou a distancia que percorreu pra tomar como referência..

Enfim, é mais complicado usar só bpm mas é melhor que não usar nada. Muita gente venceu TDF usando só BPM. Hehe. Hoje o medidor de potencia é o MFC dos anos 80-90.
Antigo usuário "virandociclista" - “It never gets easier. You just go faster.”
Voltar ao Topo
marcoaleite Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Out 2010
São Paulo
Offline
Mensagens:5059
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcoaleite Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Mai 2012 as 22:37
Isto é verdade Érico, nos treinos de quinta que foco aceleração e ataques tem série que o esforço está lá em cima e o bpm só atinge a zona no final da série. Tem um delay entre o esforço e a FC, neste dias uso a FC apenas para controlar o recover e aquecimento.

Um dia ainda treinarei de SRM!!Approve
Voltar ao Topo
Match Ver Drop Down


Cadastrado em: 15 Nov 2006
Interior de SP
Offline
Mensagens:3410
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Match Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Jun 2012 as 16:50
Por isso o skema é achar a Percepção de Esforço antes de iniciar o Intervalo. 
Se vai fazer 7x3', põe um ritmo + - compatível uns 40" antes e depois vai ajustando, mas a FC sempre enganar um pouco e tem dia que pode enganar muito mais.

Voltar ao Topo
pavao Ver Drop Down


Cadastrado em: 22 Fev 2009
São Paulo
Offline
Mensagens:1684
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar pavao Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Jun 2012 as 13:55
Colocando aqui para quem quiser dar um pitaco.

Primeira vez que consigo fechar um mês de treino marcado e regrado com tabela anotações e tudo mais:

Referência - Livro do Friel?: The Blible....

Período - Base 1

Horas na bike - 25:30

Km - 567,6 (apenas como referência, muito desses km são rolo e ergométrica então o que vale mesmo é o tempo)

Academia 2 a 3 vezes por semana: Remada em pé e sentada, Leg Press, extrensora, supino, abdominal e lombar.

Exercícios da bike - Aquecimento, Giro na Z2, exercícios de habilidade (pedalar com uma perna só, alta cadência, etc...)

Distribuição das horas nas semanas:

Sem 1 - 6:30

Sem 2 - 7:00

Sem 3 - 7:30

Sem 4 - 4:30

Onde acho que errei:

      - No sábado da semana 3 fiz um audax, foram 5 horas me diciplinei bastante para não passar da Zona 2 mas acho que não deveria ter feito um workout tão longo assim logo na Base 1

      - No domingo da semana 4 apareceu o pedal do rodoanel sul e achei que por ser rodoanel era plano e ia só completar a minha carga de boa...... Do ponto de encontro ao rodoanel foram 15 km de umar pirambeiras bravas, não teve jeito..... encarei como um teste e lição aprendida..... da próxima vez eu estudo a altimetria antes.

      Quem puder dar um palpite ai manda bala.




Editado por pavao - 11 Jun 2012 as 17:49
Voltar ao Topo
Aristóbulo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Fev 2011
Recife - PE
Offline
Mensagens:501
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Aristóbulo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Jun 2012 as 17:23
Oi Pavão. Mas porque você fez 5 horas no Domingo da Semana 3? Porque não conseguiu treinar em alguns dias e quis descontar tudo no domingo para completar a progressão da semana? Se sim, eu fiz isso algumas vezes também LOL. Mas foi porque não consiguí ir treinar ou não consegui me levantar da cama Embarrassed. Isso é uma coisa que acho que não se consegue evitar. Mas nunca descontei desse jeito, sempre era um descontinho de 30 minutos à 1 hora à mais.
"Eddy Merckx me ensinou: ‘Ataque mesmo que seja dolorido. A dor passa e você vai longe’." Jens Voigt

"Sofra. Sacrifique-se." Bjarne Riis

"Não apenas treine... Treine direito." CTS
Voltar ao Topo
pavao Ver Drop Down


Cadastrado em: 22 Fev 2009
São Paulo
Offline
Mensagens:1684
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar pavao Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Jun 2012 as 17:48
Originalmente postado por Aristóbulo Aristóbulo escreveu:

Oi Pavão. Mas porque você fez 5 horas no Domingo da Semana 3? Porque não conseguiu treinar em alguns dias e quis descontar tudo no domingo para completar a progressão da semana? Se sim, eu fiz isso algumas vezes também LOL. Mas foi porque não consiguí ir treinar ou não consegui me levantar da cama Embarrassed. Isso é uma coisa que acho que não se consegue evitar. Mas nunca descontei desse jeito, sempre era um descontinho de 30 minutos à 1 hora à mais.


Era uma Audax. Sou viciado nesse troço.....

Então foi justamente ao contrário eu tinha que fazer 7:30 na semana e sabia que controlando bem para não sair muito da Z2 eu ia fazer esses 100km em 5:00 então tirei o pé durante a semana, fiz depois do longão do domingo anterior folguei na segunda fiz 1:00 na terça, folguei na quarta fiz 1:30 na quinta viagei para Holambra na sexta e (corrigindo até a informação) fiz as 5:00 no Audax no SÁBADO e não no Domingo....
Voltar ao Topo
Aristóbulo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Fev 2011
Recife - PE
Offline
Mensagens:501
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Aristóbulo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Jun 2012 as 18:22
O que você fez de errado acho que foi descansar muito na semana. Numa Base o negócio é esse:


Você vai sobrecarregar seu corpo, por isso que o Carmichael diz no livro dele que da segunda para a terceira semana da base o seu rendimento cai. Para na semana de recuperação ganhar a super-compensação. Interprete a imagem.
"Eddy Merckx me ensinou: ‘Ataque mesmo que seja dolorido. A dor passa e você vai longe’." Jens Voigt

"Sofra. Sacrifique-se." Bjarne Riis

"Não apenas treine... Treine direito." CTS
Voltar ao Topo
pavao Ver Drop Down


Cadastrado em: 22 Fev 2009
São Paulo
Offline
Mensagens:1684
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar pavao Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Jun 2012 as 19:30
Bom, vamos ver, esse workout grande deveria ser na base 3 quando (segundo o livro) os maiores workouts devem ter durações parecidas com a maior prova que vc pretende fazer no período de pico. A minha é o mediofondo em novembro. 

Vamos ver no que vai dar, pior que tá não fica. Perdi 4 Kg nesse mês é um ciclo vicioso, vc treina e então na hora de comer vc pensa "pô, to treinando, vou comer direito" dai vc come direito se sente bem e treina e ai vai.....

Meu melhor Granfondo foi feito em 4:15, espero fazer em 3:30 e com uns 10 kg a menos ainda se todos os treinos forem bem.
Voltar ao Topo
Match Ver Drop Down


Cadastrado em: 15 Nov 2006
Interior de SP
Offline
Mensagens:3410
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Match Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Dez 2012 as 17:19
Fiz um suposto Treino de Base:

LT é 163

Treino: 3:10h 
90' entre 82%-89% do LT> Z2
60' Z1
40' Z3 pra cima

É isso mesmo ou deveria pedalar mais controlado em Z2 e menos nas outras?
A cadência deve ser a mais confortável, natural, ou é bom girar mais , aproveitando a moleza do treino??



Editado por Match - 10 Dez 2012 as 10:51
Voltar ao Topo
vasodecristo Ver Drop Down
Avatar
Bloqueado

Cadastrado em: 03 Ago 2012
RJ
Offline
Mensagens:125
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar vasodecristo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Dez 2012 as 11:31
Como se calculam essas Zonas que vcs citam tanto?
Obrigado.
Voltar ao Topo
Ravell Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Abr 2012
São Paulo-SP
Offline
Mensagens:2513
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Ravell Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Dez 2012 as 11:36
Retirado do blog do Friel:

* Para encontrar sua LT (Lactate threshold - limiar de lactato):
To find your LTHR do a 30-minute time trial all by yourself (no training partners and not in a race). Again, it should be done as if it was a race for the entire 30 minutes. But at 10 minutes into the test click the lap button on your heart rate monitor. When done look to see what your average heart rate was for the last 20 minutes. That number is an approximation of your LTHR.

Note: I am frequently asked if you should go hard for the first 10 minutes. The answer is yes. Go hard for the entire 30 minutes. But be aware that most people doing this test go too hard the first few minutes and then gradually slow down for the remainder. That will give you inaccurate results. The more times you do this test the more accurate your LTHR is likely to become as you will learn to pace yourself better at the start.


--- tradução livre ---

* Para encontrar sua LT (Lactate threshold - limiar de lactato) - retirado do livro do Friel, tradução livre por mim:
Para encontrar seu LT, faça um contra-relógio de 30 minutos sozinho (sem parceiros de treino e sem estar numa prova). Novamente, esse teste deverá ser feito como se vc estivesse numa prova pelos 30 min. Mas depois de 10 minutos de iniciado o teste, clique no botao de 'volta' do monitor cardíaco. Quando terminar os 30 min, veja a média dos seus batimentos cardíacos pelos últimos 20 minutos. Este número é o seu LT aproximado.

Nota: eu sou frequentemente perguntado se você deveria pegar pesado pelos primeiros 10 minutos. A resposta é sim! Pegue pesado por todo o período de 30 minutos. Mas fique atento que a maior parte das pessoas que fazem este teste, pegam pesado demais nos primeiros minutos e então vão diminuindo o ritmo gradualmente. Isso dará um resultado não muito acertivo. Quanto mais vezes vc fizer este teste, mais acertivo será seu LT pois vc aprenderá a encontrar seu ritmo inicial.


--- e disponibilizei uma planilha no googledocs que vc pode baixar e depois de encontrar o seu LT, basta preencher e ela te dará as zonas:
https://docs.google.com/spreadsheet/ccc?key=0AjWfpEtI_OrVdG9QM0pwbjJNZXJzeXZJem15X2s1cnc


Editado por Ravell - 10 Dez 2012 as 11:40
Voltar ao Topo
pavao Ver Drop Down


Cadastrado em: 22 Fev 2009
São Paulo
Offline
Mensagens:1684
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar pavao Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Dez 2012 as 13:50
Originalmente postado por Match Match escreveu:

Fiz um suposto Treino de Base:

LT é 163

Treino: 3:10h 
90' entre 82%-89% do LT> Z2
60' Z1
40' Z3 pra cima

É isso mesmo ou deveria pedalar mais controlado em Z2 e menos nas outras?
A cadência deve ser a mais confortável, natural, ou é bom girar mais , aproveitando a moleza do treino??



Para um treino de 3 horas acho 60 min na Z1 muita coisa. Z1 é warm up, warm down e recovery....

Durante a base deve-se fazer exercícios de skills onde um deles é sobre aperfeiçoar o giro.

E tem mais uma coisa, um treino largado assim  no meio do nada também não pode ser considerado treino de base. Só é treino de base se estiver encaixado em um contexto de base. Tem que estar com os treinos e descansos planejados para essa fase.

Resumindo, base não é um treino, é um período.
Voltar ao Topo
PAF Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Dez 2010
Recife
Offline
Mensagens:885
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar PAF Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Dez 2012 as 21:14
Base à la PAF:

a) 8 semanas eu acho suficiente (divido em base 1 e 2)

b) Primeiras 3 semanas muito volume, exemplo:
Ter - 120' L2/L3
Qui - 2x20
Sab - Peso ou 20 tiros de 12-15 revoluções partindo do parado com relação pesada
Dom - 180' L2

c) 3 semanas seguintes um pouco mais de intensidade. Eu substituo o treino da Terça por um intervalado 5x3 e no Domingo faço um L3 de 120'
d) 2 últimas semanas intensidade tem que aumentar (intervalado 7x3) e volume manter.
Voltar ao Topo
Marino Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Abr 2005
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:5191
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Marino Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Dez 2012 as 21:27
Originalmente postado por PAF PAF escreveu:

Base à la PAF:

a) 8 semanas eu acho suficiente (divido em base 1 e 2)

b) Primeiras 3 semanas muito volume, exemplo:
Ter - 120' L2/L3
Qui - 2x20
Sab - Peso ou 20 tiros de 12-15 revoluções partindo do parado com relação pesada
Dom - 180' L2

c) 3 semanas seguintes um pouco mais de intensidade. Eu substituo o treino da Terça por um intervalado 5x3 e no Domingo faço um L3 de 120'
d) 2 últimas semanas intensidade tem que aumentar (intervalado 7x3) e volume manter.


Desculpa, mas 180' é muito volume? Eu que sou pagaré assumido quando quero aumentar o volume faço treinos de até 5 ou 6 horas no domingo, e sábado de 3 a 4 horas. E outra, colocar treinos de tiros e 2x20 na base?
Não é duvidando do seu treinamento, é questionando para procurar aprender.

Voltar ao Topo
PAF Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Dez 2010
Recife
Offline
Mensagens:885
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar PAF Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Dez 2012 as 09:18
Originalmente postado por Marino Marino escreveu:


Desculpa, mas 180' é muito volume? Eu que sou pagaré assumido quando quero aumentar o volume faço treinos de até 5 ou 6 horas no domingo, e sábado de 3 a 4 horas. E outra, colocar treinos de tiros e 2x20 na base?
Não é duvidando do seu treinamento, é questionando para procurar aprender.

Oi Marino, tudo blza?

Assim: cada um treina na disponibilidade de tempo que tem. Eu, por enquanto, nunca vou ter 10 horas em um final de semana só para mim. Esposa, casa, filhos e obrigações profissionais não me permitem fazer mais do que isso.

O LT está presente desde o começo porque é um treino que serve para tudo. Note que isso é apenas uma sugestão de base, principalmente para quem já tem o dever de casa feito. Eu passei o ano inteiro de 2010 apenas girando. Quando comecei a periodizar, tentei seguir a risca o treino do Friel, mas achei muito chato e fica desmotivante. Misturei algumas coisas boas que lí com outras dicas do Clythio e tenho me adaptado bem à isso.

Eu, às vezes, fico um tempo longe da bike por trampar demais e ficar completamente esgotado. Chego a passar duas, três semanas sem subir na bicicleta. É frustrante ver o condicionamento indo pelo ralo, mas paciência. É a vida! Esta sequência aí, me faz recuperar logo o meu condicionamento. BPM médio baixa já no final da segunda semana. O LT e o 7x3 vão ficando mais duros quando o condicionamento melhora, justamente porque você consegue manter o mesmo nível de esforço com menores frequências cardíacas.

Eu treino para provas curtas. No máximo de 90 minutos. O tempo médio que eu ando aqui no pelotão é 1:40 com os caras. Então o LT e o intervalado logo na base me são muito úteis para suportar as variações de ritmo.

Você pode estar se perguntando sobre o build e o pico. Aí depende da prova que eu vou correr ou do que eu queira aperfeiçoar naquele período. Esse ano que vem eu preciso subir melhor, explodir melhor e perder 6 kg. Meu build vai priorizar muito morro (coisa difícil de achar aqui na minha região) e resistência anaeróbia.

Abraços.

Pedro
Voltar ao Topo
marcoaleite Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Out 2010
São Paulo
Offline
Mensagens:5059
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcoaleite Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Dez 2012 as 09:31
Normalmente treinos de tiro em Z5 não são feitos em período de base pelo que eu aprendi. Estes treinos são para afinar o VO2max, condicionar para trabalhar afogado no máximo desempenho. Por ser período de base, teoricamente não conseguiria fazer o exercíciona intensidade correta, não atingindo o propósito do exercício.

Edit: A hora de treinar morro começa agora. Condicionar o endurance muscular, treinar força, LT, para quando avançar no treino suportar a cargar que um treino de sprint em subida, uma subida em ritmo intenso (20 ou 30 min em Z5a por exemplo) proporciona.


Editado por marcoaleite - 12 Dez 2012 as 09:35
Voltar ao Topo
PAF Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Dez 2010
Recife
Offline
Mensagens:885
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar PAF Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Dez 2012 as 10:57
Marco,
Eu também aprendí assim. Só que comigo não funcionava. Base só com volume puro acabava virando tédio. Como falei, meu bpm médio é alto por natureza.

Aceito que deve funcionar para poucos. Eu entendo isso. 

Abs.

Pedro
Voltar ao Topo
marcoaleite Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Out 2010
São Paulo
Offline
Mensagens:5059
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcoaleite Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Dez 2012 as 11:11
É que base não é fazer só volume, aí que fica o engano do pessoal.
Voltar ao Topo
binhopires Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 03 Nov 2012
Salvador
Offline
Mensagens:1320
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar binhopires Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Dez 2012 as 11:30
Não queria me aprofundar tanto nesse assunto pra melhorar meu condicionamento.
Pretendo pedalar 3x por semana, sem compromisso, mas poderia dar ênfases específicas nos treinamentos.

Não tenho escape? Não há como fazer um planejamento mais simples? Vou ter estudar afundo esse tema?
Voltar ao Topo
marcoaleite Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Out 2010
São Paulo
Offline
Mensagens:5059
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar marcoaleite Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Dez 2012 as 13:12
Binho, no seu caso pedale, pedale, pedale. Se terminou hoje o pedal a 25 km/h de média, na próxima vez tente terminar a 26 km/h de média e assim vai pedalando.
Pedalar sem compromisso é assim, se sentir bem aperte o ritmo e pedale para curtir que o condicionamento vai vir com o tempo.
Voltar ao Topo
binhopires Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 03 Nov 2012
Salvador
Offline
Mensagens:1320
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar binhopires Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Dez 2012 as 13:43
É isso mesmo que quero.
Mas vou saber identificar aquele momento "é... vou precisar fazer algo específico pra sair daqui"?
Voltar ao Topo
marcoaleite Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Out 2010
São Paulo
Offline
Mensagens:5059
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar marcoaleite Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Dez 2012 as 17:03
Se você começar a pedalar em grupo vai saber fácil, principalmente na hora que sobrar, seja numa subida, em um sprint no final de um pedal. Você só saberá identificar onde precisa melhorar com o tempo de pedal mesmo, com o auto conhecimento ou nos pedais em grupo, provinhas que participar.
Voltar ao Topo
binhopires Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 03 Nov 2012
Salvador
Offline
Mensagens:1320
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar binhopires Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Dez 2012 as 20:37
Originalmente postado por marcoaleite marcoaleite escreveu:

Se você começar a pedalar em grupo vai saber fácil, principalmente na hora que sobrar, seja numa subida, em um sprint no final de um pedal. Você só saberá identificar onde precisa melhorar com o tempo de pedal mesmo, com o auto conhecimento ou nos pedais em grupo, provinhas que participar.

Perfeito.
Uma dúvida. Algum tipo de recomendação pra antes do pedal? Alongam? Aquecem? Começam lento e depois manda bala? Depois do pedal, algum outro procedimento específico? Tanto para pedais de 1hr ou 2-3hrs.
Voltar ao Topo
Ravell Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Abr 2012
São Paulo-SP
Offline
Mensagens:2513
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Ravell Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Dez 2012 as 20:58
Parei de alongar nos dias de pedal e estou muito bem. Faço alongamentos em dias que não pedalo, mas como sessões de alongamento mesmo.

No pedal tenho percebido que só precisa de um aquecimento no início do treino e um desaquecimento no final...e só! (aquecimento e desaquecimento feitos pedalando)
Voltar ao Topo
binhopires Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 03 Nov 2012
Salvador
Offline
Mensagens:1320
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar binhopires Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Dez 2012 as 21:17
Show.

Voltando ao assunto do tópico.

Onde eu acho material para ir lendo devagar sobre treino de base? Os unicos links no tópico, que são do blog Virando Ciclista, estão fora do ar. 
Vejo voces usando siglas a torto e direito e isso tá me irritando ehheeh. (Eu sou moderador de um fórum mega acessado e tô sentindo na pele o quanto é ruim ficar perdido no começo).
E eu sou compulsivo e perfeccionista, o que me atrapalha em alguns momentos da vida, então ei que muito em breve eu vou querer fazer algo 'planejado'.


Editado por binhopires - 12 Dez 2012 as 21:22
Voltar ao Topo
marcoaleite Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Out 2010
São Paulo
Offline
Mensagens:5059
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar marcoaleite Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Dez 2012 as 10:14
Binho, comece a dar uma lida no tópico "Vou parar" aqui mesmo na área de Estrada/Road do fórum, só dar um search que ele aparece para ti. Tem o Oficina de Potência onde tem algumas siglas explicadas também o que é.
Neste tópico tem bastante coisa interessante, mesmo para ti que não quer nada específico, só fique atento que tem alguns treinos que não são aconselhados se você não tem um certo tempo de pedal.

Procure antes do pedal pedalar uns 15 minutos com giro mais leve e cadência um pouco mais alta e dentro deste intervalo fazer uns 2 tiros de até 1 min a uma intensidade mais alta (não no final). Depois é só mandar ver.

Voltar ao Topo
Ravell Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Abr 2012
São Paulo-SP
Offline
Mensagens:2513
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Ravell Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Dez 2012 as 10:25
E caso vc tenha mais dúvidas gerais sobre o esporte, dá uma lida no 1º post do tópico que está em minha assinatura. Inclusive tem um link proo "Vou Parar" na seção de links interessantes.
Voltar ao Topo
binhopires Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 03 Nov 2012
Salvador
Offline
Mensagens:1320
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar binhopires Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Dez 2012 as 10:47
Como moderador de um fórum bastante acessado, deixo uma dica apara os moderadores daqui, qual seja, renomear alguns tópicos como esse "Vou parar" para algo que chame mais a atenção de novos usuários, pq aí evita esse tipo de questionamento meu e a criação de novos tópicos desnecessários.

Garimpei bastante no google (site:pedal.com.br/forum + "termo de busca") e não tinha achado.

Valeu galera!
Voltar ao Topo
Match Ver Drop Down


Cadastrado em: 15 Nov 2006
Interior de SP
Offline
Mensagens:3410
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Match Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Jan 2013 as 15:37
Originalmente postado por marcoaleite marcoaleite escreveu:

É que base não é fazer só volume, aí que fica o engano do pessoal.

Explica melhor. O ponto central é o Volume, mas então dá pra aproveitar e treinar algo mais, como p.e., mandar cadencia beeem alta. É isso? 
O que mais sugere?
E que ria saber tb qual o tempo razoável de Base anual que diz a teoria, como regra geral. 
6 semanas ou quanto mais melhor?
Voltar ao Topo
RaulRockSeixas Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Dez 2006
Cwb / Brusque
Offline
Mensagens:4568
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RaulRockSeixas Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Jan 2013 as 15:44
Originalmente postado por Match Match escreveu:

Originalmente postado por marcoaleite marcoaleite escreveu:

É que base não é fazer só volume, aí que fica o engano do pessoal.

Explica melhor. O ponto central é o Volume, mas então dá pra aproveitar e treinar algo mais, como p.e., mandar cadencia beeem alta. É isso? 
O que mais sugere?
E que ria saber tb qual o tempo razoável de Base anual que diz a teoria, como regra geral. 
6 semanas ou quanto mais melhor?


De "base" mesmo, de 9 a 12 semanas. E as vezes mais 2 ou 3 semanas antes da base sem muita estrutura.
Base é endurance, força e velocidade, talvez não nessa ordem exatamente.
Arrroooocha Pica-Pau!
Voltar ao Topo
brunospd Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Out 2012
Araraquara
Offline
Mensagens:27
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar brunospd Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Jan 2013 as 20:30
eai marcoaleite beleza ? tenho acompanhado esses tópicos sobre treinos de base e aquele 'vou parar', consegui acumular bastante conteudo e agora comprei um monitor cardiaco !! aqui vai minha pergunta, sou de araraquara também e aonde será que é melhor eu fazer o teste pra determinar minha LT? pelo que li no topico tem que ser o lugar mais plano possivel, talvez a pista de motuca ou ibitinga ?
Voltar ao Topo
Rafaveloso Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Jul 2009
Offline
Mensagens:426
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Rafaveloso Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Jan 2013 as 21:32
Originalmente postado por RaulRockSeixas RaulRockSeixas escreveu:

Originalmente postado por Match Match escreveu:

Originalmente postado por marcoaleite marcoaleite escreveu:

É que base não é fazer só volume, aí que fica o engano do pessoal.

Explica melhor. O ponto central é o Volume, mas então dá pra aproveitar e treinar algo mais, como p.e., mandar cadencia beeem alta. É isso? 
O que mais sugere?
E que ria saber tb qual o tempo razoável de Base anual que diz a teoria, como regra geral. 
6 semanas ou quanto mais melhor?


De "base" mesmo, de 9 a 12 semanas. E as vezes mais 2 ou 3 semanas antes da base sem muita estrutura.
Base é endurance, força e velocidade, talvez não nessa ordem exatamente.

Milaaaaaaaaaagre alguém citar as palavras "base" e "força" relacionadas na mesma frase!! ClapClap Boa! 

RAFAEL VELOSO
www.perestroikaesportes.com.br
Voltar ao Topo
marcoaleite Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Out 2010
São Paulo
Offline
Mensagens:5059
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcoaleite Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Jan 2013 as 09:05
Originalmente postado por brunospd brunospd escreveu:

eai marcoaleite beleza ? tenho acompanhado esses tópicos sobre treinos de base e aquele 'vou parar', consegui acumular bastante conteudo e agora comprei um monitor cardiaco !! aqui vai minha pergunta, sou de araraquara também e aonde será que é melhor eu fazer o teste pra determinar minha LT? pelo que li no topico tem que ser o lugar mais plano possivel, talvez a pista de motuca ou ibitinga ?

Aqui em Araraquara achar lugar plano é meio difícil... Eu acho que alí em Motuca é menos ruim, saindo de Bueno e indo até a placa limite de município virando e voltando, ali são 20 km, mas se passar já pega a subida da curva na volta. Eu não faço ali porque meu tempo alí é menor que 30 min, eu normalmente faço na ida e volta para Bueno, são 26 km, saindo da rotatória do Botanico, virando na praça de Bueno e voltando.
Ou alí na Manoel de Abreu também dá, ali eu fiz 3 voltas na época, são 8 km indo até o posto e voltando e não tem nenhuma subida pesada, só que a parte ruim é que quando vem carro na rotatória lá no Imperador você acaba segurando um pouco o ritmo, fazer em um dia menos movimentado é melhor.
Alí na rodovia de Ibitinga eu nunca pensei em fazer, mas acho que se for até a entrada da Embraer e voltar é uma boa, são 10 km depois da ponte com subidas roladas, só tomar cuidado na hora de retornar porque tem que virar no meio da pista para retornar. Passei sábado a tarde lá, o ruim é que é longe.
Voltar ao Topo
 Responder Página  <1234>

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X