Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fórum Mountain Biking > Cross-Country / Maratona / Eliminator / Uphill
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Transportar a bike na moto....
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Transportar a bike na moto....

 Responder Página  <12
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
rodrigo8819 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Jul 2012
Elói Mendes
Offline
Mensagens:184
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rodrigo8819 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Abr 2013 as 10:20
Originalmente postado por taironcosta taironcosta escreveu:

Sera q no Brasil tem alguma lei que proiba este tipo de transporte??


Procure o  tópico sobre carregadores de bike em carros. Eu já usei um suporte para moto feito na mão de madeira por muito tempo. Houve uma discução sobre a legalidade do suporte, inclusive um Policial Rodoviário participante do forum nos ajudou muito levando a questão para ser discutida no batalhão e devolvendo respostas sobre a legalidade.

Essas informações podem ser vistas a partir da página 12 do tópico, e uma foto do meu suporte na moto.

http://www.pedal.com.br/forum/carregadores-de-bikes-em-carro_topic6300_page12.html

Ps. Leia até o final do assunto sobre a bike na moto pois quando foram se desenrolando as informações de ilegal passou para legal, ou pelo menos não regulamentado.


Editado por rodrigo8819 - 16 Abr 2013 as 10:22
Rodrigo Mendes Pasini
Elói Mendes - MG
www.pasinitreinamentos.com.br - Dicas de Mountain Bike
Voltar ao Topo
marcio otavio Ver Drop Down


Cadastrado em: 21 Mai 2013
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:5
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcio otavio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Mai 2013 as 19:43
Pessoal,

Em 1998 eu desenvolvi um suporte de bicicleta para moto. O suporte permite transportar uma bicicleta em uma moto de maneira simples, prática que não é precisa desmontar a bike. O suporte é diferente de todos os modelos que vi até agora. O sistema foi testado em várias situações (trânsito urbano, estradas e trilhas) com sucesso. Tenho algumas fotos da época em estradas e trilhas caso alguém interesse.
Voltar ao Topo
marcio otavio Ver Drop Down


Cadastrado em: 21 Mai 2013
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:5
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcio otavio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Mai 2013 as 19:52
Pessoal,

Segue uma foto.
Voltar ao Topo
shimono Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Jun 2010
São Paulo
Offline
Mensagens:493
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar shimono Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Mai 2013 as 00:55
não consegui ver a foto. tens como passar o link direto. ou o esboço que voce havia feito?
Giant XTC - SLX/XT - Manitou Sliver 100mm - Shimano MT15
usuario strava http://app.strava.com/athletes/651148
Voltar ao Topo
Vivi_Mar Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Mar 2009
São Paulo
Offline
Mensagens:188
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Vivi_Mar Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Mai 2013 as 11:18
É, tem varias maneiras... tempos atras meu amigo Marcelo Gabreu tambem improvisou e levamos as bikes até perto de Atibaia para subir a Pedra Grande pedalando, e ele fez a sua gambiarra...rs... mas como o colega abaixo disse, acho que a a Policia Rodoviaria parar, vai feder....rs
Fotos da gambiarra do meu brother: https://picasaweb.google.com/108071881949914249746/BikePedraGrandeAtibaia
Vivi
São Paulo - SP
http://picasaweb.google.com/vivimar2005
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001832092050
Voltar ao Topo
marcio otavio Ver Drop Down


Cadastrado em: 21 Mai 2013
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:5
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcio otavio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Mai 2013 as 02:39
Prezado,

Realizei o upload das fotos mas nao deu certo. Nao sei porque as fotos nao apareceram.
Voltar ao Topo
marcio otavio Ver Drop Down


Cadastrado em: 21 Mai 2013
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:5
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcio otavio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Mai 2013 as 04:12
Pessoal,
A foto do suporte criado, testado e com patente requerida em 1998.

Voltar ao Topo
rodrigo8819 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Jul 2012
Elói Mendes
Offline
Mensagens:184
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rodrigo8819 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Mai 2013 as 08:06
Originalmente postado por marcio otavio marcio otavio escreveu:

Pessoal,
A foto do suporte criado, testado e com patente requerida em 1998.



Mas esse suporte está dentro das normas do CBT?

A idéia é boa, mas só pelo que já vi ele tampa a placa e as luzes traseiras.
Rodrigo Mendes Pasini
Elói Mendes - MG
www.pasinitreinamentos.com.br - Dicas de Mountain Bike
Voltar ao Topo
rodrigo8819 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Jul 2012
Elói Mendes
Offline
Mensagens:184
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rodrigo8819 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Mai 2013 as 09:42
Eu fiz um de madeira. Usei táboas, parafusos e um  serrote para fazer.

Era para ser um protótio para testes antes de mandar fazer um de ferro, mas ficou muito bom e vou usar por um bom tempo.

Segundo informações fornecidas por um forista policial rodoviário em outro tópico não existe legislação sobre esse tipo de transporte, como não tampa a placa nem as sinalizações traseiras é totalmente legal. Mas ele ressaltou que por ser estranho e não haver nada que regulamente o policial que parar você poderá encrespar, se você não conseguir convencer que está dentro da lei provavelmente terá de retirar a bike e o suporte para seguir viagem, pois arrumar encrenca com o policial pode ser pior.

Portanto eu não me arrisco com esse suporte em distancias muito grandes, ou em estradas que sei que o policiamento é maior. Se me parar por perto eu deixo a moto e vou de bike, pelo menos a moto tem seguro hehehehehe.

Uso sempre, inclusive amanhã vou usar esse suporte.










Rodrigo Mendes Pasini
Elói Mendes - MG
www.pasinitreinamentos.com.br - Dicas de Mountain Bike
Voltar ao Topo
marcio otavio Ver Drop Down


Cadastrado em: 21 Mai 2013
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:5
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcio otavio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Mai 2013 as 17:35
Prezado Rodrigo,

Em 1998 eu desenvolvi um suporte de bicicleta para moto com patente requerida no INPI. O suporte permite rebocar uma bicicleta em uma moto de maneira simples, prática e que não precisa desmontar a bike. O suporte é diferente de todos os modelos que vi até agora. O sistema foi testado em várias situações (trânsito urbano, estradas e trilhas) com sucesso.

As fotos são de um protótipo para testar o conceito e não do modelo final.

A visibilidade da placa e da luz traseira que você levantou pode ser resolvido facilmente com produtos existentes no mercado, como por exemplo: o suporte lateral de placa e extensão da luz traseira que já estava instalado na época(mas na foto não dá para ver direito).

Como este sistema trata de rebocar a bike não tive nenhum problema no transito, pois existem vários modelos de reboques para motos transitando pelas ruas do brasil aceitos pelos agentes de transito.

Seguem outras fotos da época (1998).










Voltar ao Topo
Presidente Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Jul 2013
Goiânia
Offline
Mensagens:28
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Presidente Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Out 2013 as 08:43
É, o que ta pegando agora é a LEGISLAÇÃO!

A idéia do rodrigo aí é fera, tenho uma CG e preciso carregar a minha MOSSO tb, mas não to achando solução que a legislação permita.

Tb li a resposta do policial rodoviario la, não tem jeito, se eles pegarem da problema mesmo.
Foda essas leis viu.

Acho q por isso não se acha mais o Transbike por aí, nem o site deles não funciona mais.


Voltar ao Topo
rodrigo8819 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Jul 2012
Elói Mendes
Offline
Mensagens:184
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rodrigo8819 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Out 2013 as 16:17
Então, o problema na verdade não são as leis e sim a falta delas nesse caso.

Sobre rebocar a bike, existe no CTB um lugar que fala que não pode arrastar nada pela via, como a bike é considerada bagagem e não um reboque, semi-reboque  etc é certo que iriam arrumar encrenca.

E pode argumentar como for com os guardas, eles vão arrumar um jeito de grampear a moto caso você não retire o suporte e a bike. Infelizmente é isso aí!

Provavelmente vão demorar muito pra ter alguma lei específica para esse tipo de transporte, e quando tiver vai ser bem restritiva.


Rodrigo Mendes Pasini
Elói Mendes - MG
www.pasinitreinamentos.com.br - Dicas de Mountain Bike
Voltar ao Topo
fabio blanco Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Jan 2013
sao paulo
Offline
Mensagens:609
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar fabio blanco Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Out 2013 as 16:48
Estava pensando , se a legislaçao proibe carga fora do veiculo , e motos custom tipo Harley , a maioria usa alforges laterais e nao sao originais da moto e pode-se rodar , moto que transporta agua e gas , tbm  estou usando um sistema parecido com o do amigo acima da CG , e frequentemente pego a Rod. Fernao Dias , nunca me pararam ate agora !!!!!
Os piores caminhos com melhores amigos
Voltar ao Topo
rodrigo8819 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Jul 2012
Elói Mendes
Offline
Mensagens:184
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rodrigo8819 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Out 2013 as 08:20
Originalmente postado por fabio blanco fabio blanco escreveu:

Estava pensando , se a legislaçao proibe carga fora do veiculo , e motos custom tipo Harley , a maioria usa alforges laterais e nao sao originais da moto e pode-se rodar , moto que transporta agua e gas , tbm  estou usando um sistema parecido com o do amigo acima da CG , e frequentemente pego a Rod. Fernao Dias , nunca me pararam ate agora !!!!!


Na falta de legislação específica vale a interpretação do policial.

A questão dos alforges e cargas nas motos existe legislação que fala que é permitido desde que seja respeitado os limites do veículo e seja fixado com suporte próprio. Os limites do veículo no caso da moto é a largura do guidão e na traseira uma medida calcula entre os eixos da moto que não me lembro agora.

Da mesma forma que os carros, não podemos tampar a placa nem as luzes de sinalização.

Tentei dar pega nessa parte da lei que diz isso, mas mesmo assim ainda é difícil ter segurança de andar por ai com a bike na moto pois se um policial achar que não pode você vai fazer o que?

Querendo ou não uma bike na moto é no mínimo incomum e isso pode chamar a atenção de um menos instruído.

Imagina se está longe de casa e um policial manda parar e retirar a bike da moto para prosseguir, o que faria? Muitos dirão que deixariam a moto e iriam de bike mas não é tão simples pois sua moto provavelmente seria guinchada e caso não, correria o risco de ser roubada.
Rodrigo Mendes Pasini
Elói Mendes - MG
www.pasinitreinamentos.com.br - Dicas de Mountain Bike
Voltar ao Topo
vschmit Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Mai 2012
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:30
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar vschmit Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Mar 2015 as 12:35
Ressuscitando o topíco com um idéia de Marcus Cezar da Terrau Esportes( https://www.facebook.com/terraueses/posts/458250627664067?pnref=story - )

A primeira foto mostra como se prenderá a bike ao suporte da moto

A segunda foto mostra como de prender a roda dianteira junto ao quadro


Fonte e creditos: Marcus Cezar e Terrau Esportes Ltda - https://www.facebook.com/terrauesportes/posts/458250627664067">
Voltar ao Topo
rodrigo8819 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Jul 2012
Elói Mendes
Offline
Mensagens:184
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rodrigo8819 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Mar 2015 as 13:48
Originalmente postado por vschmit vschmit escreveu:

Ressuscitando o topíco com um idéia de Marcus Cezar da Terrau Esportes( https://www.facebook.com/terraueses/posts/458250627664067?pnref=story - )

A primeira foto mostra como se prenderá a bike ao suporte da moto


A segunda foto mostra como de prender a roda dianteira junto ao quadro


Fonte e creditos: Marcus Cezar e Terrau Esportes Ltda - https://www.facebook.com/terrauesportes/posts/458250627664067">


Infelizmente de cara vejo duas irregularidades quanto a legislação de trânsito.

1 -  dessa forma a bike tampa a placa e as luzes da motocicleta
2 - Existe uma conta que deve ser feita que leva em consideração a distância entre-eixos para calcular o tanto que pode ter coisas pra trás da moto, e é certeza que dessa forma ultrapassa. (não lembro a conta agora, mas é bem pouca coisa que se pode ir pra trás)

Mesmo não tendo nada específico para o transporte de bikes o risco de algum policial encrencar é grande.

Outra coisa é o quanto o quadro vai aguentar sustentar o peso da bike daquela forma com os solavancos das nossa excelentes estradas.
Rodrigo Mendes Pasini
Elói Mendes - MG
www.pasinitreinamentos.com.br - Dicas de Mountain Bike
Voltar ao Topo
vschmit Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Mai 2012
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:30
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar vschmit Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Mar 2015 as 10:49
[/QUOTE]
Infelizmente de cara vejo duas irregularidades quanto a legislação de trânsito.

1 -  dessa forma a bike tampa a placa e as luzes da motocicleta
2 - Existe uma conta que deve ser feita que leva em consideração a distância entre-eixos para calcular o tanto que pode ter coisas pra trás da moto, e é certeza que dessa forma ultrapassa. (não lembro a conta agora, mas é bem pouca coisa que se pode ir pra trás)

Mesmo não tendo nada específico para o transporte de bikes o risco de algum policial encrencar é grande.

Outra coisa é o quanto o quadro vai aguentar sustentar o peso da bike daquela forma com os solavancos das nossa excelentes estradas.
[/QUOTE]

Vc está correto! Nem tinha percebi isso...

Claro que a legislação não permitiria o tráfego em estrada regulares com as luzes e a placa não visíveis. 
Pra isso uma solução possível, seria elevar o suporte para bike até ficarem visíveis os elementos de sinalização e fiscalização da moto. Acho que uma solução parecida, aproximando a bike do pitoto, resolveria o problema de coisas além do corpo da moto.

O outro problema de prender a bike pelo canote, mesmo que a torção feita pelo e com o biker sobre o set tube seja grande, ainda assim deve ser menor do que pendurar e balançar a bike inteira pelo seat tube!!

Uma possibilidade seria fazer um suporte que fosse pensado para suportar o peso da bike pelo movimento central prendendo-a ainda pelo canote, mas tbm pelo eixo dianteiro, acho q isso diminuiria bem a tensão no seat tube e ainda aumentaria a segurança.

Voltar ao Topo
corja Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Dez 2016
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:5
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar corja Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Dez 2016 as 16:34
Vi isso aqui no Mercado livre... sera que é legal?

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-813377949-transbikes-para-mototransmotosuporte-de-moto-para-bike-_JM#D[S:HOME,L:RECOMITEM-CORE-UNO-HISTORYITEMS,V:0]


Alguem tem alguma indicação melhor?
Voltar ao Topo
corja Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Dez 2016
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:5
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar corja Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Dez 2016 as 16:37
Outro link e outra imagem

https://www.facebook.com/TransbikeseRacksparabikes/


Voltar ao Topo
rodrigo8819 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Jul 2012
Elói Mendes
Offline
Mensagens:184
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rodrigo8819 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Dez 2016 as 11:54
Não tem nada específico que diga que não é permitido levar a bike na moto, contudo existe uma regra no CTB que diz que a carga sobrando para fora não pode ultrapassar 60% da medida entre eixos (medida entre o eixo dianteiro e traseiro). 
Então se o suporte ficar em uma medida igual ou menor a 60% do entre eixos medindo a partir do eixo traseiro tudo bem. Claramente essa medida é bem curta para acomodar um rack desses. Se o policial quiser ele multa e manda descer a bike.

No caso da foto, é uma XT660 com 150cm entre eixos, sendo assim a carga apenas poderia ficar 90cm contando após o eixo traseiro.

Levando em consideração um bike pequena ela facilmente ultrapassa essa medida mesmo se retirar a roda traseira também, que não é o caso do suporte.

Eu já fiz uma vez um desses de madeira para testar e não atrapalha em nada a pilotagem da moto, a bike é geralmente bem leve. (melhor levar a bike do que um garupa) contudo desisti do projeto por essas limitações. Teria que surgir uma lei parecida com a que regula carregar a bike no teto do carro (carga indivisível).
Rodrigo Mendes Pasini
Elói Mendes - MG
www.pasinitreinamentos.com.br - Dicas de Mountain Bike
Voltar ao Topo
vschmit Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Mai 2012
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:30
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar vschmit Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Dez 2016 as 12:14
Originalmente postado por rodrigo8819 rodrigo8819 escreveu:

Não tem nada específico que diga que não é permitido levar a bike na moto, contudo existe uma regra no CTB que diz que a carga sobrando para fora não pode ultrapassar 60% da medida entre eixos (medida entre o eixo dianteiro e traseiro). 
Então se o suporte ficar em uma medida igual ou menor a 60% do entre eixos medindo a partir do eixo traseiro tudo bem. Claramente essa medida é bem curta para acomodar um rack desses. Se o policial quiser ele multa e manda descer a bike.

No caso da foto, é uma XT660 com 150cm entre eixos, sendo assim a carga apenas poderia ficar 90cm contando após o eixo traseiro.

Levando em consideração um bike pequena ela facilmente ultrapassa essa medida mesmo se retirar a roda traseira também, que não é o caso do suporte.

Eu já fiz uma vez um desses de madeira para testar e não atrapalha em nada a pilotagem da moto, a bike é geralmente bem leve. (melhor levar a bike do que um garupa) contudo desisti do projeto por essas limitações. Teria que surgir uma lei parecida com a que regula carregar a bike no teto do carro (carga indivisível).

rodrigo8819, aparentemente vc  está por dentro do assunto! 

Me informa, se possível,

Há especificações quanto ao transporte de objetos nas laterais da moto?

Penso que uma das soluções seria construir um suporte que se comportasse como um alforge lateral: 

As 29er médias em geral vão até 110,0 cm de entre eixos, retiraria-se ambas as rodas para  diminuir o comprimento e prenderia a bike lateralmente e com alguma inclinação para evitar que o comprimento ultrapassasse os 60% dos eixos da moto... com isso deve ser possível atingir os 90 cm (ou 60% de entre eixo da XT 660 do exemplo).

Não sei qual a aplicabilidade deste projeto... 

Sds.
Voltar ao Topo
rodrigo8819 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Jul 2012
Elói Mendes
Offline
Mensagens:184
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rodrigo8819 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Dez 2016 as 10:36
Originalmente postado por vschmit vschmit escreveu:

Originalmente postado por rodrigo8819 rodrigo8819 escreveu:

Não tem nada específico que diga que não é permitido levar a bike na moto, contudo existe uma regra no CTB que diz que a carga sobrando para fora não pode ultrapassar 60% da medida entre eixos (medida entre o eixo dianteiro e traseiro). 
Então se o suporte ficar em uma medida igual ou menor a 60% do entre eixos medindo a partir do eixo traseiro tudo bem. Claramente essa medida é bem curta para acomodar um rack desses. Se o policial quiser ele multa e manda descer a bike.

No caso da foto, é uma XT660 com 150cm entre eixos, sendo assim a carga apenas poderia ficar 90cm contando após o eixo traseiro.

Levando em consideração um bike pequena ela facilmente ultrapassa essa medida mesmo se retirar a roda traseira também, que não é o caso do suporte.

Eu já fiz uma vez um desses de madeira para testar e não atrapalha em nada a pilotagem da moto, a bike é geralmente bem leve. (melhor levar a bike do que um garupa) contudo desisti do projeto por essas limitações. Teria que surgir uma lei parecida com a que regula carregar a bike no teto do carro (carga indivisível).

rodrigo8819, aparentemente vc  está por dentro do assunto! 

Me informa, se possível,

Há especificações quanto ao transporte de objetos nas laterais da moto?

Penso que uma das soluções seria construir um suporte que se comportasse como um alforge lateral: 

As 29er médias em geral vão até 110,0 cm de entre eixos, retiraria-se ambas as rodas para  diminuir o comprimento e prenderia a bike lateralmente e com alguma inclinação para evitar que o comprimento ultrapassasse os 60% dos eixos da moto... com isso deve ser possível atingir os 90 cm (ou 60% de entre eixo da XT 660 do exemplo).

Não sei qual a aplicabilidade deste projeto... 

Sds.

Bom dia.

Para projeção lateral não pode ultrapassar as dimensões da moto, no caso deve ficar igual ou menor a projeção do guidão ou retrovisor.

Imagino que talvez um projeto de suporte igual aos usados para levar pranchas nas motos.

Contudo existe um porém, mesmo seguindo essas regras podemos ter problemas simplesmente por conta da lei não falar nada sobre isso. Na teoria, se não é proibido é permitido, só que na prática, na hora que um policial te parar, será difícil argumentar. Se ele achar que você tem que descer a bike será difícil e imprudente discutir, pois ele achará uma forma de de multar ou te causar problemas. Se ele achar que está certo a autoridade é ele. Pelo simples fato de ser estranho levar uma bike na moto já chama muito a atenção deles.

Seria necessário uma redação clara quanto a isso no CTB para podermos usar um suporte para bikes na moto com segurança e com garantia que não teremos "problemas" com os policiais.

Quando isso acontecer, imediatamente colocarei um na minha moto, hoje não acho que valha a pena correr o risco.




Rodrigo Mendes Pasini
Elói Mendes - MG
www.pasinitreinamentos.com.br - Dicas de Mountain Bike
Voltar ao Topo
guilhermemtb29 Ver Drop Down


Cadastrado em: 13 Nov 2015
RS
Offline
Mensagens:74
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar guilhermemtb29 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Mar 2017 as 10:13
Eai pessola do pedal, esses dias fui pesquisar sobre trasporte de bike na moto, já estava até projetando meu suporte, ai achei esse post, li todo ele e me desanimei quando descobri que era proibido...mas MAS...achei uma alternativa! Não é muito barata, mas já é uma opção, é um reboque especifico para motos, que já vem com calhas.
Eu achei dois fabricantes nacionais, não vou postar links aqui, mas é só pesquisar no goole imagens por "semireboque moto bike"
Voltar ao Topo
edvar Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Jun 2016
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:161
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar edvar Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Abr 2017 as 15:55
Também sou motocicleta e ja pesquisei bastante sobre carregar a bike na moto.
O problema que vejo nesses suportes que prendem a bike pelo tubo do selim, é que qndo a moto passa em lombada e desnivel faz muita força no cano do selim num sentido que ele nao foi projetado pra suportar.
De todas as alternativas que ja vi, a melhor foi a bolsa de viagem, tipo a usada pra levar a bike em avião. Algumas tem alças para carregar igual uma mochila.
Mas haja costas pra aguentar o peso da bike nos trajetos LOLLOLLOLLOL
Voltar ao Topo
LcBlc Ver Drop Down


Cadastrado em: 06 Jun 2014
Brasilia
Offline
Mensagens:506
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar LcBlc Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Abr 2017 as 17:15
Originalmente postado por edvar edvar escreveu:

Também sou motocicleta e ja pesquisei bastante sobre carregar a bike na moto.
O problema que vejo nesses suportes que prendem a bike pelo tubo do selim, é que qndo a moto passa em lombada e desnivel faz muita força no cano do selim num sentido que ele nao foi projetado pra suportar.
De todas as alternativas que ja vi, a melhor foi a bolsa de viagem, tipo a usada pra levar a bike em avião. Algumas tem alças para carregar igual uma mochila.
Mas haja costas pra aguentar o peso da bike nos trajetos LOLLOLLOLLOL


Coloca "moto transbike " no Google , vários modelos de suporte que só retira a roda dianteira
Sem prender pelo canote.
Voltar ao Topo
edvar Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Jun 2016
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:161
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar edvar Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Abr 2017 as 11:26
ja ví, pesquisei muito sobre isso ja.
a maioria fica preso na moto como um thule de teto, preso nas alças pro garupa.
Não acho que os pontos de fixação das alças aguentem os pesos/forças envolvidos no transporte da bike.

A desvantagem que vi no transporte na mala de bike é que a largura da moto vai ficar igual a de um carro praticamente.

E eu sigo sem um solução Unhappy
Voltar ao Topo
LcBlc Ver Drop Down


Cadastrado em: 06 Jun 2014
Brasilia
Offline
Mensagens:506
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar LcBlc Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Abr 2017 as 15:17
Se a base for bem feita não há problema, pois aguenta baú

Coloca um sidecar! Não vai ter problema com nada, é legalizado, aguenta peso e tem espaço, único problema é que fica no trânsito.
Voltar ao Topo
LcBlc Ver Drop Down


Cadastrado em: 06 Jun 2014
Brasilia
Offline
Mensagens:506
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar LcBlc Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Abr 2017 as 20:54
ai está o sidecar de moto para transportar bike.
tem como até colocar um bau pra levar o equipamento da bike (capacete, sapatilha, etc)
e liberado pelo Detran. 




difícil achar alguma outra forma pra transportar bike, já foram citadas todas as possibilidades. LOL
Voltar ao Topo
Mebahel Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Nov 2015
São Paulo
Offline
Mensagens:41
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Mebahel Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Jul 2017 as 05:45
tem mais referencia de onde encontrar este sidecar???
Voltar ao Topo
Mebahel Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Nov 2015
São Paulo
Offline
Mensagens:41
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Mebahel Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Jul 2017 as 05:49
Originalmente postado por Mebahel Mebahel escreveu:

tem mais referencia de onde encontrar este sidecar???

encontrei o site. Esta opção é complicada, tenho moto pq nao tenho onde guardar o carro e também não teria onde guardar este sidecar.

Dificil ir pro pedal sem carro..Cry
Voltar ao Topo
LcBlc Ver Drop Down


Cadastrado em: 06 Jun 2014
Brasilia
Offline
Mensagens:506
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar LcBlc Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Jul 2017 as 17:38
Moto é complicado, o que tem de opção e gambiarra acho que já foi postado


Editado por LcBlc - 26 Jul 2017 as 17:40
Voltar ao Topo
Mebahel Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Nov 2015
São Paulo
Offline
Mensagens:41
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Mebahel Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Jul 2017 as 07:05
Originalmente postado por LcBlc LcBlc escreveu:

Moto é complicado, o que tem de opção e gambiarra acho que já foi postado


Vi um suporte no ml que parece ser a melhor opção. Mas o custo é alto.
Voltar ao Topo
LcBlc Ver Drop Down


Cadastrado em: 06 Jun 2014
Brasilia
Offline
Mensagens:506
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar LcBlc Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Jul 2017 as 16:43
Originalmente postado por Mebahel Mebahel escreveu:

Originalmente postado por LcBlc LcBlc escreveu:

Moto é complicado, o que tem de opção e gambiarra acho que já foi postado


Vi um suporte no ml que parece ser a melhor opção. Mas o custo é alto.


Coloca o link desse suporte
Voltar ao Topo
Andersonghsb Ver Drop Down


Cadastrado em: 09 Jun 2019
Minas gerais
Offline
Mensagens:2
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Andersonghsb Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Jun 2019 as 17:06
Boa tarde, tudo bem? Sou novo aqui no forum e estou a procura de transbike pra usar em moto e vi que você fez um, poderia me mandar uma foto pra eu ter uma ideia? Muito obrigado.
Voltar ao Topo
omarcosflavio Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Out 2010
São Paulo
Offline
Mensagens:9
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar omarcosflavio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Mar 2023 as 17:33
Alguém sabe dizer se da multa um suporte desses ai do video https://www.youtube.com/watch?v=QdVR9ipr9F0
Voltar ao Topo
 Responder Página  <12

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X