Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Mobilidade - Cicloativismo - Transporte
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Transformar uma bike velha numa 1X, viável?
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Transformar uma bike velha numa 1X, viável?

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Feral Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Set 2006
Recife - PE
Offline
Mensagens:295
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Feral Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Transformar uma bike velha numa 1X, viável?
    Postado: 16 Fev 2021 as 16:49
Versão curta: Bike velha de cromoly, vale a pena catar um pedivela single, uma transmissão traseira 9V e transformar ela numa 1X urbana?


Versão longa:
Eu passei um bom tempo usando MTBs de entrada e intermediárias como bike de transporte (já que Recife tem uns terrenos tão ruins que se montassem um circuito all-mountain de propósito não seria tão acidentado e louco quanto o que já existe). Fazer compras no supermercado, ir pros cantos, etc. Minha substituta do transporte público que vem ficando cada vez mais caro e menos confiável.

Só que depois de chafurdar lojas de bike ANOS depois de nunca encostar o pé em uma, e ver uma Monark Altus C-10 incompleta enferrujando no canto de uma garagem, me veio uma dúvida:

Já que existem kits completos de transmissão traseira 9V 11-36 tão baratos hoje em dia (tipo os da Sunrace, ou aqueles kits chineses de menos prestígio), é viável / vale a pena colocar um desses (ou algo similar usado / mais barato ainda) numa Monark velha de Cromoly, tacar uns V-brakes revisados, um pedivela com uma narrow wide 34T, umas rodas com pneu de perfil mais urbano, e transformar ela numa 1X "velha, barata, mas ainda leve e prática"?

Meu primeiro instinto foi sair catando preço dessas peças em lojas online, pra não ter que fazer outra visita ao centro comercial, mas aí me vieram dúvidas sobre compatibilidade desses kits mais novos com quadros mais velhos, fora que eu imagino que alguém nesse fórum já deve ter tentado fazer isso antes.

Então, é viável? Vale a pena?


(OBS: a dúvida é mais na parte mecânica. No meu dia-a-dia com as MTBs, eu passava 99% do tempo na coroa do meio, de 32 dentes, então as outras coroas e o câmbio + passador dianteiro eram basicamente peso morto. Migrar pra uma 34T x 11-36T que pese menos e tenha menos coisa pra regular seria uma maravilha em matéria de uso.)

Editado por Feral - 16 Fev 2021 as 17:58
Sense Intensa Comp 2021 ver. DPL "Lime Fox"
Voltar ao Topo
Hugobh77 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Jul 2015
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:2550
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Hugobh77 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Fev 2021 as 19:01
Deve funcionar e muito bem. Meu propósito é outro, mas atualmente estou testando um 1x na minha MTB com uma coroa 34TNW e atrás um cassete 11-46 Meu cambio traseiro suporta essa configuração. O único problema que terá é acertar o Chain Line.
Voltar ao Topo
Feral Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Set 2006
Recife - PE
Offline
Mensagens:295
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Feral Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Fev 2021 as 20:15
Minhas maiores tretas devem ser encontrar coisas que encaixem nos padrões de uma Monark dos anos 90. Garfo standard, movimento central antigo, medidas de canote estranhas, etc.

Mas se um conjunto barato 11-36 couber naquela traseira feita na época em que 7v era luxo, eu já vou me considerar felizarda.

Tenso é achar as peças à venda no momento. Vai ser projeto pra tomar o resto do ano.


(Eu brevemente cogitei uma fixa, mas DE JEITO NENHUM que eu ando por Recife sem suspensão e sem marchas)

Editado por Feral - 16 Fev 2021 as 20:29
Sense Intensa Comp 2021 ver. DPL "Lime Fox"
Voltar ao Topo
hurry-gurits Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Out 2015
são paulo
Offline
Mensagens:2084
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hurry-gurits Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Fev 2021 as 22:55
Originalmente postado por Feral Feral escreveu:

Minhas maiores tretas devem ser encontrar coisas que encaixem nos padrões de uma Monark dos anos 90. Garfo standard, movimento central antigo, medidas de canote estranhas, etc.

Mas se um conjunto barato 11-36 couber naquela traseira feita na época em que 7v era luxo, eu já vou me considerar felizarda.

Tenso é achar as peças à venda no momento. Vai ser projeto pra tomar o resto do ano.


(Eu brevemente cogitei uma fixa, mas DE JEITO NENHUM que eu ando por Recife sem suspensão e sem marchas)

Acho que o molho vai ficar mais caro que o peixe.

Exemplo, como não usava mais minha scott de cromoly, doei para meu tio que quebrou oquadro dele também de cromoly trek ambas de 1995, o grande problema vai ser achar um canote na medida que deve ser 26.8mm, o padrão hoje é 27.2 para cima.
Garfo standard, é uma briga para achar, e colocar outros a frente da bike levanta muito.
Se tiver as peças a bike vai funcionar muito bem, mas o grande problema a qual custo, voce ainda tem um problema de corrosão por maresia, o que também ocorre em quadros de cromoly, mais lentamente , mas ocorre, um amigo foi restaurar uma trek, e quando lixou a tinta descobriu um quadro condenado, mas boa sorte ai.
scott single track 95 26" cromo
khs 204 full 2012 26"- R.I.P.
khs sixfifty 2500 27.5" - 2014
Mongoose XR PRO 29" - 2016
GT Sanction Pro 27.5" - 2015
GT Agressor 1.0 26" - 2012 - Pumptrack Edition
Voltar ao Topo
Ligeirinho Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Set 2006
-
Offline
Mensagens:2130
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ligeirinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Fev 2021 as 00:45
Depende de algumas coisas pra confirmar se o preço do molho vai ficar + caro mesmo: A Monark (All Chromoly?) Altus C10 (92/93) já é sua? Se sim, já tem veio com  canote do selim (deve ser mesmo 26 alguma coisa, 26,2 26,4 ou 26,8 mm). Se for o 26,8 vai ser mais osso. Tenho um Scott cromoly que é 26,2 mm... Movimento central de ponta quadrada dá e sobra, vc acha ainda o Shimano UN-26 ou UN-100, tem ainda os da SunRace, que souber a qualidade deles  nos avise... Garfo Standart ou Over tem o da FIB sem rosca.
Já o custo da transmissão deve ser o mais oneroso (A pedivela tem que ser Narrow wide ou pode ser apenas o miolo (32 dentes) de uma pedivela indexada, talvez já existente? Isso é possível? Se sim, um guia  ou tensionador de corrente é indispensável para que ela não caia...? 
Esse apanhado de questões devem ser somadas + custo de eventual frete pra balizar sua decisão de ordem prática e quiçá emocional. (Já montei 3 bikes cromoly e entre acertos e erros nunca arrependi no geral de ter feito isso. Depois nos diga o que fez. Boa sorte.
Voltar ao Topo
misera Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Jul 2015
belo horizonte
Offline
Mensagens:3742
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar misera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Fev 2021 as 03:30
Eu imagino que isso é um projeto que vc tem vontade de fazer e os colegas acima já falaram basicamente o que tinha pra ser dito então vou resumir a minha opinião.

Se a monark em questão for a all chromoly sim , era um quadro com direção over bem leve e bem feito , vale a pena se vc curte ela.

Se a bike em questão for a monark altus não , ela não é de cromo pra começar , é aço comum , junta o fato de ser direção standart e ficar limitado a usar direção de rosca que é uma coisa bem ultrapassada e dá folga com facilidade aí não , não vale.

Editado por misera - 17 Fev 2021 as 03:33
Voltar ao Topo
gm1987 Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jun 2019
Sapucaia do Sul
Offline
Mensagens:2038
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gm1987 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Fev 2021 as 08:40
Uma bike dessas tem que ser um projeto bem low cost para servir como uma bike de deslocamento. Aquela bike para ir na padaria e amarrar no poste tranquilo, sem stress de que vai ser roubada.

Com isso, eu montaria um kit shimano tourney, com K7 megarange 11-34, um pedivela bem furreco. Movimento central é o padrão 34.7 até hoje, se encontra ponta quadrada NECO por poucos trocados... Não usaria suspensão, manteria o garfo rígido. Investiria num V-brake de aluminio, um pouco melhor mas nada absurdo...

Diria que um orçamento de R$500 para montar ela completa (fora a bike), seria bacana para o propósito. 
Voltar ao Topo
gm1987 Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jun 2019
Sapucaia do Sul
Offline
Mensagens:2038
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gm1987 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Fev 2021 as 08:43
O pedivela eu não usaria um single com coroa NW... Eu usaria um pedivela 3X mesmo, porém sem o câmbio. Rodaria preferencialmente na coroa central. Se o pedal foi mais cascudo, dá pra parar e trocar a corrente para a coroinha, ou vice-versa com a coroa maior.


Voltar ao Topo
Feral Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Set 2006
Recife - PE
Offline
Mensagens:295
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Feral Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Fev 2021 as 09:12
Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

Uma bike dessas tem que ser um projeto bem low cost para servir como uma bike de deslocamento. Aquela bike para ir na padaria e amarrar no poste tranquilo, sem stress de que vai ser roubada.

Com isso, eu montaria um kit shimano tourney, com K7 megarange 11-34, um pedivela bem furreco. Movimento central é o padrão 34.7 até hoje, se encontra ponta quadrada NECO por poucos trocados... Não usaria suspensão, manteria o garfo rígido. Investiria num V-brake de aluminio, um pouco melhor mas nada absurdo...

Diria que um orçamento de R$500 para montar ela completa (fora a bike), seria bacana para o propósito. 

Sim, esse é o espírito da idéia: a 1X de ir comprar pão, usando o esqueleto velho da Monark Altus que tem aqui (ela foi minha primeira bike de trilha, mas ao longo dos anos quando eu migrei pra a minha Extor, meu pai canibalizou as melhores peças da Monark pra a bike dele, então o que sobrou não é usável na forma atual).

Sendo que a idéia de colocar uma NW é simplesmente pra reduzir peso e pra evitar aquela dor de cabeça de ter que desenganchar corrente que cai entre as coroas, ou entre a coroinha e o movimento central. Já tive muito problema desse tipo quando as bikes não estavam com a regulagem em dia.

Fora que sem brincadeira, eu quase nunca usava a coroinha (32 x 32 resolvia 99% dos casos), e a 42T eu só usava por alguns segundos (e era tanto tempo sem uso que às vezes a regulagem já tinha vencido e a corrente pulava pra fora, porque eu nunca mais tinha testado se o ancance estava certo). Nos meus trajetos pela cidade, quase não existem locais onde eu *precise* usar a 42T (só na ciclofaixa de fim de semana, e nela eu vou usar a Sense mesmo).

Se eu conseguir catar um Sunrace 8V 11-36 e uma NW 34T, isso já cobriria até mais do que eu usava na bike antiga 90% do tempo. E seria bem mais cômodo que manter esse pedivela C-10 super pesado.

Quanto ao resto, ela ainda tem o drivetrain C-10 (exceto manetes e passadores, esses meu pai levou), canote, mesa, guidão e um garfo de suspensão genérico simplorio que ao menos amortece pavimento ruim. Mas nada disso vê lubrificação ou anti-ferrugem há anos, então não sei o que ainda se mantém usável. Ao menos maresia aqui onde eu moro nao é um fator.

Eu notei que essas peças Sunrace estão em falta em boa parte das lojas online, mas ao contrário da Sense, essa aqui eu posso me dar ao luxo de demorar uns meses montando, então dá até pra chafurdar coisa usada até lá.


Editado por Feral - 17 Fev 2021 as 09:16
Sense Intensa Comp 2021 ver. DPL "Lime Fox"
Voltar ao Topo
gm1987 Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jun 2019
Sapucaia do Sul
Offline
Mensagens:2038
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gm1987 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Fev 2021 as 11:05
Você pode buscar um pedivela usado de coroas removíveis, e montar somente 1 das coroas, na posição central. Seria a melhor opção custo x beneficio.

Guia de corrente não se torna necessário pois não é uma bike de trilhas.

No mercado livre se encontra muitas peças, e claro, no aliexpress (china). É uma boa opção, tem vindo rápido as coisas de lá.
Voltar ao Topo
Ligeirinho Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Set 2006
-
Offline
Mensagens:2130
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ligeirinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Fev 2021 as 11:34
GM1987 dá pra usar uma  pedivela indexada 32 pra uso só urbano - após retirada a 42/22 - sem guia de corrente e/ou tensionador? A corrente em velocidades maiores não tende a cair não?... Não minha ingenuidade, por nunca ter usado, achava que esse cenário fosse mais instável mesmo no ambiente urbano.
Mesmo assim, se quisesse garantia absoluta tenderia a usar um guia de corrente acho...Big smile
Voltar ao Topo
gm1987 Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jun 2019
Sapucaia do Sul
Offline
Mensagens:2038
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gm1987 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Fev 2021 as 11:57
Originalmente postado por Ligeirinho Ligeirinho escreveu:

GM1987 dá pra usar uma  pedivela indexada 32 pra uso só urbano - após retirada a 42/22 - sem guia de corrente e/ou tensionador? A corrente em velocidades maiores não tende a cair não?... Não minha ingenuidade, por nunca ter usado, achava que esse cenário fosse mais instável mesmo no ambiente urbano.
Mesmo assim, se quisesse garantia absoluta tenderia a usar um guia de corrente acho...Big smile

A rotação do pedivela não expulsa a corrente. O que faz ela cair são os impactos em terrenos acidentados. Tanto que bikes de XC não usam guia. Guia de corrente é mais necessário no enduro/DH.

Desde os primórdios as pessoas rodam com bikes single speed (barra forte como exemplo) usando somente uma coroa simples na frente. Nada de coroa NW ou mais ainda, guia de corrente. E queda de corrente não é um problema frequente nessas bikes.

O que define o componente é o regime de uso. O fato de uma bike de DH exigir guia de corrente não deveria ser extendido a uma bike de XC bem como coroa NW a bikes urbanas.

Fora isso, como terá somente uma coroa na frente, a capacidade de armazenamento da corrente do câmbio estará sobrando. Então pode se regular o tamanho da corrente para manter ela mais esticada do que normalmente seria num sistema 3x.


Editado por gm1987 - 17 Fev 2021 as 12:00
Voltar ao Topo
Feral Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Set 2006
Recife - PE
Offline
Mensagens:295
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Feral Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Fev 2021 as 21:26
Próxima vez que eu passar na rua do Centro que concentra a maioria de lojas de bike com peças mais "populares", eu vou dar uma olhada e ver se encontro materiais pra esse projeto.

Mas por enquanto realmente é só isso: um projeto. A aquisição da Sense e a treta corrente sobre o roubo da Extor ainda são coisa demais pra a minha cabeça. Mas é bom ter recebido a confirmação de que é algo com viabilidade.
Sense Intensa Comp 2021 ver. DPL "Lime Fox"
Voltar ao Topo
gm1987 Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jun 2019
Sapucaia do Sul
Offline
Mensagens:2038
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gm1987 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Fev 2021 as 08:38
Esse tipo de projeto o legal é ir passando nas bicicletarias e vendo o que eles tem de peças usadas... Tu vai se surpreender com o que vai encontrar e com preços razoáveis... Se a cada volta fizer uma comprinha, quando ver tem todas as peças em casa e nem sentiu o orçamento.
Voltar ao Topo
Ligeirinho Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Set 2006
-
Offline
Mensagens:2130
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ligeirinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Fev 2021 as 00:12
Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

Originalmente postado por Ligeirinho Ligeirinho escreveu:

GM1987 dá pra usar uma  pedivela indexada 32 pra uso só urbano - após retirada a 42/22 - sem guia de corrente e/ou tensionador? A corrente em velocidades maiores não tende a cair não?... Não minha ingenuidade, por nunca ter usado, achava que esse cenário fosse mais instável mesmo no ambiente urbano.
Mesmo assim, se quisesse garantia absoluta tenderia a usar um guia de corrente acho...Big smile

A rotação do pedivela não expulsa a corrente. O que faz ela cair são os impactos em terrenos acidentados. Tanto que bikes de XC não usam guia. Guia de corrente é mais necessário no enduro/DH.

Desde os primórdios as pessoas rodam com bikes single speed (barra forte como exemplo) usando somente uma coroa simples na frente. Nada de coroa NW ou mais ainda, guia de corrente. E queda de corrente não é um problema frequente nessas bikes.

O que define o componente é o regime de uso. O fato de uma bike de DH exigir guia de corrente não deveria ser extendido a uma bike de XC bem como coroa NW a bikes urbanas.

Fora isso, como terá somente uma coroa na frente, a capacidade de armazenamento da corrente do câmbio estará sobrando. Então pode se regular o tamanho da corrente para manter ela mais esticada do que normalmente seria num sistema 3x.

Belesma, Entendii, vivendo e aprendendo. Obrigado. Afirmativo

Voltar ao Topo
Ligeirinho Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Set 2006
-
Offline
Mensagens:2130
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ligeirinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Fev 2021 as 00:23
Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

Esse tipo de projeto o legal é ir passando nas bicicletarias e vendo o que eles tem de peças usadas... Tu vai se surpreender com o que vai encontrar e com preços razoáveis... Se a cada volta fizer uma comprinha, quando ver tem todas as peças em casa e nem sentiu o orçamento.

 
Feral 

Das que montei fiz assim: montei uma tabela com todos os componentes de uma bike separando a grosso modo
Em Preto as que tinha 
Em Azul as que tinha mas queria trocar
Em vermelho as que faltavam mesmo.

Exe.

1- Transmissão (Trocadores, cambio traseiro dianteiro, pedivela, movimento central, cassete, corrente, e pedal.)
2- Freios ( manete, v-brake, sapatas )
3- Rodas ( Cubo, raio, niple, aro, fita de aro, câmara, fita anti furo e pneu )
e assim por diante
Lembro vagamente que eram cerca de 37 componentes que faziam uma bike inteira.
Talvez eu tenha ela ainda se tiver interesse e achar me avise que passo.



Editado por Ligeirinho - 19 Fev 2021 as 00:24
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X