Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Transformar um 3x9 em 2x9???
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Transformar um 3x9 em 2x9???

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Feaguilar Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 07 Nov 2013
sao Paulo
Offline
Mensagens:113
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Feaguilar Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Transformar um 3x9 em 2x9???
    Postado: 10 Ago 2014 as 23:10
Não achei nenhum post que explicasse essa dúvida.

Tenho um grupo alivio 3x9.

Gostaria de saber se da pra "transformar" em 2x9.

Uso apenas em trilhas, acho que nunca usei a terceira coroa, acho que 2x9 me atendendería muito bem, agora a dúvida, se eu trocar apenas o trocador pra um 2x9 e o pé de vela pra um 2x9, e cambio dianteiro 2x9. (se é que isso existe).

Ou eu poderia apenas "tirar" a ultima coroa que não uso e deixar sem ela? assim Transformando em 2x9?


Voltar ao Topo
Panela Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Mai 2009
Colatina-ES
Offline
Mensagens:177
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Panela Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Ago 2014 as 23:35
Utilizo a um bom tempo o pedivela Alivio sem a "coroinha" no meu caso eu não utilizava ela, então retirei, deixando o pedivela com 2 coroas (32-42). Isolei o câmbio dianteiro que é um XT de 27v, então mesmo o passador sendo um Deore de 3v, ele só funciona com 2v, pois o câmbio está limitado para isso. 
Não tem segredo, retira a coroa, isola o câmbio e regula certinho que dá certo, talvez o problema que encontre é, se retirar o "coroão" o câmbio dianteiro ficar demasiadamente alto, no meu caso retirei a menor coroa e não tive esse problema.
Voltar ao Topo
bcgfg Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Nov 2012
Orleans-SC
Offline
Mensagens:2425
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar bcgfg Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Ago 2014 as 00:16
Leia esse tópico:http://www.pedal.com.br/forum/mudanca-de-coroa-em-pedivela-shimano-m590_topic58845_page5.html
Voltar ao Topo
Pacheco01 Ver Drop Down


Cadastrado em: 13 Fev 2006
Rio de Janeiro - R.J.
Offline
Mensagens:2348
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pacheco01 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Ago 2014 as 11:12
Originalmente postado por Feaguilar Feaguilar escreveu:

Não achei nenhum post que explicasse essa dúvida.

Tenho um grupo alivio 3x9.

Gostaria de saber se da pra "transformar" em 2x9.

Uso apenas em trilhas, acho que nunca usei a terceira coroa, acho que 2x9 me atendendería muito bem, agora a dúvida, se eu trocar apenas o trocador pra um 2x9 e o pé de vela pra um 2x9, e cambio dianteiro 2x9. (se é que isso existe).

Ou eu poderia apenas "tirar" a ultima coroa que não uso e deixar sem ela? assim Transformando em 2x9?



Desculpa perguntar mas.....Por que você quer fazer isso ? Retirar a coroinha não vai reduzir o peso em quase nada. Além disso, acredite em mim, se você nunca a usa é porque não pegou as paredes que tem em algumas provas de MTB ou mesmo quando já está no fim das suas forças e é um belo recurso.
Acredito que você esteja querendo retirar ela porque tem visto um novo "padrão" nas bicis atuais.
Veja que não é só uma coroa dupla mas o cassette tb que precisam ser trocados para ter as relações que uma coroinha te proporcionam. Hoje tem cassette de 42 dentes !!!!

Respondendo a sua pergunta. Se tirar apenas a coroinha, é só não passar a primeira marcha ehehe

Se for retirar a coroa maior, vai ter que usar espaçadores ou trocar os parafusos da pedivela



Voltar ao Topo
Voodoo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Nov 2008
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:15435
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Voodoo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Ago 2014 as 11:37
Originalmente postado por Pacheco01 Pacheco01 escreveu:

Desculpa perguntar mas.....Por que você quer fazer isso ? 

Se fosse ainda trocar 2x10 por 1x10, por exemplo, onde elimina-se o câmbio dianteiro, tudo bem. Mas não vejo vantagem alguma no que o colega pretende fazer.
PauloR2

Viciado em sofrimento
Voltar ao Topo
RobsonSMO Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Jul 2012
S Miguel - SC
Offline
Mensagens:2676
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RobsonSMO Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Ago 2014 as 11:46
Originalmente postado por Voodoo Voodoo escreveu:

Originalmente postado por Pacheco01 Pacheco01 escreveu:

Desculpa perguntar mas.....Por que você quer fazer isso ? 


Se fosse ainda trocar 2x10 por 1x10, por exemplo, onde elimina-se o câmbio dianteiro, tudo bem. Mas não vejo vantagem alguma no que o colega pretende fazer.



tem a vantagem de perder umas 50 gramas da coroinha!
Voltar ao Topo
MTBRS Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Ago 2013
São Lourenço RS
Offline
Mensagens:1682
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MTBRS Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Ago 2014 as 11:49
Originalmente postado por Voodoo Voodoo escreveu:

Originalmente postado por Pacheco01 Pacheco01 escreveu:

Desculpa perguntar mas.....Por que você quer fazer isso ? 

Se fosse ainda trocar 2x10 por 1x10, por exemplo, onde elimina-se o câmbio dianteiro, tudo bem. Mas não vejo vantagem alguma no que o colega pretende fazer.


E sobre ajustar a linha de corrente para poder cruzar mais?
Mas a coroinha eu não tiraria, se pegar uma parede de verdade aí vai sentir muito a falta dela.
Voltar ao Topo
zex Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jan 2014
Maringá pr
Offline
Mensagens:1162
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar zex Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Ago 2014 as 15:52
Eu também concordo, não vale a pena remover, mesmo que não use, a diferença de peso é tão insignificante  que vc não vai nem notar essa diferença durante o pedal ...
Voltar ao Topo
fmgeraldine Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Jun 2013
Ribeirao Preto
Offline
Mensagens:439
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar fmgeraldine Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Fev 2015 as 15:38
boa tarde amiguinhos... tudo na paz ?? venho desenterrar este topico , pois cansei de andar de 3X , quero por 2X na minha bike.

Minha duvida é básica , após pesquisar muito aqui... QUAL ANEL TEM QUE POR, E ONDE TEM QUE POR, pra alinhar o chainline ...  ????

duvidas , duvidas ... 
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X