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Transformar hardtail XC em Trail/All Mountain

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Mizzuni Ver Drop Down
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    Enviado: 17 Set 2020 as 16:43
Fala galera,

Nosso mercado carece de bikes voltadas para Trail/All Mountain de valores acessíveis. Hoje só encontramos bikes full acima de 15k para esta finalidade. Como não tenho esse dinheiro disponível, resolvi transformar minha Cannondale Trail 6 2019 em uma bike com pegada mais trail.
Porém, como sempre rola alguns pedais em estradão com a galera, gostaria de deixar a bike com uma configuração que conseguisse acompanhar de forma razoável o pessoal do XCM.

Aí que começam as dúvidas. Quais upgrades são necessários para deixar minha bike mais capaz nas trilhas? Pensei em: canote dropper, suspensão 120mm de curso, aros e pneus mais largos.
Estou aberto à sugestões de quais itens comprar.
No canote dropper estou propenso a importar um KindShock do Aliexpress.
A suspensão pensei em uma Recon ou uma Markhor, já que ambas é possível ajustar o curso para 120mm. Sei que o ideal seria uma Fox ou Pike, mas o valor delas é maior do que da bike kkk
O conjunto de rodas pensei em utilizar aros Vzan Strike Pro (26mm) com pneus 2.4 na frente e 2.3 na traseira. E os pneus são minha maior dúvida. Pensei em talvez um Maxxis Minion DHR na frente e Rekon Race ou Ikon na traseira. O que me dizem? Daria para ter um bom grip nas trilhas e ter uma boa rolagem para estradão?

É isso, agradeço a ajuda de quem poder compartilhar sua experiência e sugestões e espero que o tópico ajude mais pessoas com estas dúvidas, já que, aparentemente, a cultura trail está ganhando mais adeptos no Brasil.

Abraços.
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Marcelo_br Ver Drop Down
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Marcelo_br Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 17 Set 2020 as 19:30
Cuidado que a frente vai ficar bem alta.

Eu investiria no dropper primeiro e depois de rodar um tanto com ele pensaria no proximo up. Talvez vc nem precise mais do up na suspensão (mas eu só trocaria por causa de tecnologia - ficaria com os mesmos 100mm).

Esses pneus não sao compativeis com seu aro atual ? Se sim, troque eles primeiro antes do aro.


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Criando coragem (e condicionamento) para voltar a pedalar... 2011 que me aguarde...
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Mizzuni Ver Drop Down
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Mizzuni Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 18 Set 2020 as 10:57
Opa, obrigado pelo retorno.

A linha da Cannondale Trail 2020 vêm com alguns modelos com suspensão 120mm, e como a geometria é a mesma, acredito que não há problema em relação a altura. Como a minha suspensão atual é mola, mudar para ar é um up que vejo bastante necessidade. Se pintar alguma oportunidade de suspa, mesmo sendo 100mm, vou aproveitar. Estava pensando na Absolute Prime Air, mas há bastante reclamações sobre ela, então acabei descartando. Vou ver se pinta alguma promoção na Proshock ou alguma suspa usada com valor atraente.

Em relação ao aro, os meus possuem 19mm de largura interna, acho que no máximo dá para usar um pneu 2.25, que são meus atuais. Vou gastar estes pneus, e quando chegar a hora de trocar, vejo o que faço.

Vou seguir seu conselho e começar pelo dropper enquanto fico de olho em oportunidades para os outros itens.

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Cebo Ver Drop Down
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Cebo Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 19 Set 2020 as 17:21
Opa, amigo. Beleza!? Então, na verdade passei pelo mesmo dilema na hora de comprar uma bike e, no fim, acabei montando a seguinte configuração.



A bike é uma Sense Impact Factory tamanho L com uma suspa XFusion McQueen com mais ou menos 120mm de curso, canote dropper trans-x e Air-Liner. Tem ainda uma mesa de 40mm e um guidão de 780mm. 

A bike no fim fica com 67.5 graus de caixa, o que parece legal, mas nem tudo é mar de rosas. O seat-tube fico um pouco inclinado demais, então tem que usar o banco todo para frente, mesmo assim da 7cm de recuo da ponta do banco pro central - não ideal. 

Essa bike já tem a frente meio alta, então realmente passo no estradão não é o forte dela nessa configuração. Não me incomoda, já que a ideia com ela é curtir as descidas, e nisso ela melhorou MUITO. 

A bike até que sobe bem e empina pouco por conta da traseira não tão curta. A pior parte, na verdade, é que o central acabou ficando meio mais alto do que eu gostaria, então nas curvas ela não ficou tão gostosa quanto eu esperava. Ela vira, mas é uma bike altona.

O Air-Liner na real foi a surpresa mais grata. Ele fez bastante diferença nas descidas, principalmente nas cheias de pedra. Acho que, na traseira de uma HT, vale cada centavo investido. É um negócio caro, mas faz tanta diferença quanto um canote retratil. Alias, na frente nem precisa colocar, mas na traseira é mudar a bike de água pro vinho. 

Da uma lida no teste que fizemos - https://www.pedal.com.br/teste-vittoria-airliner-protetor-aro_texto14568.html

Quanto a suspa, eu to bem feliz com a minha. Sempre gostei muito dos produtos da Xfusion...acho uma marca legal com menos destaque do que merece.

No momento estamos testando uma Sense Impact Carbon Comp que vem com uma Reba RL e também é uma BAITA suspa. 

Comportamento excelente, bem melhor que a Recon que veio na Sense Factory. Le o terreno muito bem, não bate no fim a toa e perde pouco curso em frenagem e inclinação.....baita suspa mesmo. 

No fim, o ideal é dar uma fuçada na geometria da bike pra ver se nada vai ficar fora demais. Também aconselho a procurar uma suspa com off-set menor (29 costuma ser 51). Isso pode ajudar a dar uma acalmada na bike nas descidas. 






Editado por Cebo - 19 Set 2020 as 17:23
Seu guidão shalow pode salvar minhas costas!
http://www.pedal.com.br/forum/troco-guidao-fsa-carbon-monocoque-por-algum-shalow_topic59584.html
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TheLittle Ver Drop Down
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Até me emocionei agora kkkk

Receita perfeita, pode ir nos componentes que você planejou:

- aros strike pro 26mm com tubeless e pneus q vc sugeriu, Minion na dianteira, Rekon, Ardent Race, Ikon na traseira, ficaria um bom grip e rolagem
- susp 120mm (não vai afetar muito a geometria, na verdade acho que vai até melhorar a pilotagem) se puder pegar uma Pike ou Fox 34, melhor.. Mas tem outras susps mais baratas q atendem bem.
- dropper é essencial!

com essa config vai ficar ótimo pra trilhas sem sacrificar muito o XC.

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Originalmente Postado por Cebo Cebo Escreveu:

Opa, amigo. Beleza!? Então, na verdade passei pelo mesmo dilema na hora de comprar uma bike e, no fim, acabei montando a seguinte configuração.



A bike é uma Sense Impact Factory tamanho L com uma suspa XFusion McQueen com mais ou menos 120mm de curso, canote dropper trans-x e Air-Liner. Tem ainda uma mesa de 40mm e um guidão de 780mm. 

A bike no fim fica com 67.5 graus de caixa, o que parece legal, mas nem tudo é mar de rosas. O seat-tube fico um pouco inclinado demais, então tem que usar o banco todo para frente, mesmo assim da 7cm de recuo da ponta do banco pro central - não ideal. 

Essa bike já tem a frente meio alta, então realmente passo no estradão não é o forte dela nessa configuração. Não me incomoda, já que a ideia com ela é curtir as descidas, e nisso ela melhorou MUITO. 

A bike até que sobe bem e empina pouco por conta da traseira não tão curta. A pior parte, na verdade, é que o central acabou ficando meio mais alto do que eu gostaria, então nas curvas ela não ficou tão gostosa quanto eu esperava. Ela vira, mas é uma bike altona.

O Air-Liner na real foi a surpresa mais grata. Ele fez bastante diferença nas descidas, principalmente nas cheias de pedra. Acho que, na traseira de uma HT, vale cada centavo investido. É um negócio caro, mas faz tanta diferença quanto um canote retratil. Alias, na frente nem precisa colocar, mas na traseira é mudar a bike de água pro vinho. 

Da uma lida no teste que fizemos - https://www.pedal.com.br/teste-vittoria-airliner-protetor-aro_texto14568.html

Quanto a suspa, eu to bem feliz com a minha. Sempre gostei muito dos produtos da Xfusion...acho uma marca legal com menos destaque do que merece.

No momento estamos testando uma Sense Impact Carbon Comp que vem com uma Reba RL e também é uma BAITA suspa. 

Comportamento excelente, bem melhor que a Recon que veio na Sense Factory. Le o terreno muito bem, não bate no fim a toa e perde pouco curso em frenagem e inclinação.....baita suspa mesmo. 

No fim, o ideal é dar uma fuçada na geometria da bike pra ver se nada vai ficar fora demais. Também aconselho a procurar uma suspa com off-set menor (29 costuma ser 51). Isso pode ajudar a dar uma acalmada na bike nas descidas. 






Opa, tudo certo.

Muito bacana sua bike, pretendo chegar em um resultado final parecido, porém tenho um orçamento menor disponível, então vou partir para itens mais baratos kkkk

Não entendi essa questão do utilizar o selim todo para frente. Qual o objetivo disto, fit ou para atingir alguma medida para compensar a inclinação do seat tube?

O Air Liner eu desconhecia totalmente, parece ser interesse, só achei um pouco salgado o preço. Quem sabe coloco na roda traseira assim que for montar roda nova. Vou estudar mais a respeito.

Em relação a suspa, li muitos reviews positivos sobre as XFusions, mas não se acha para comprar no Brasil. Encontrei no Aliexpress, mas acho arriscado de comprar algo que possa ser de segunda qualidade. Você importou a sua? Consegue peças para manutenção aqui no Brasil?
Ouço muitos elogios e indicações da Reba, o problema é o preço, uma nova custa mais que minha bike kkkk apesar de ser um up que posso levar para outra bike futuramente.

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Originalmente Postado por TheLittle TheLittle Escreveu:

Até me emocionei agora kkkk

Receita perfeita, pode ir nos componentes que você planejou:

- aros strike pro 26mm com tubeless e pneus q vc sugeriu, Minion na dianteira, Rekon, Ardent Race, Ikon na traseira, ficaria um bom grip e rolagem
- susp 120mm (não vai afetar muito a geometria, na verdade acho que vai até melhorar a pilotagem) se puder pegar uma Pike ou Fox 34, melhor.. Mas tem outras susps mais baratas q atendem bem.
- dropper é essencial!

com essa config vai ficar ótimo pra trilhas sem sacrificar muito o XC.



Hahahah confesso que cheguei nessa configuração inspirado pelos seus posts no fórum.

A suspa está sendo minha grande dúvida, principalmente por questão de orçamento. Minha ideia inicial era gastar na faixa de R$ 1.800,00 com uma Markhor ou Recon. Você acha que essas suspensões mais de entrada, mas já com 120mm de curso, dão conta do recado ou vale mais a pena esperar e pegar algo no nível de Reba ou Fox?

O dropper instalei um Crank Brothers Joplin que comprei usado por um precinho bacana (R$280,00). Fiz primeiro rolê com ele esse final de semana. Realmente é uma baita diferença poder levantar e abaixar o selim com agilidade ao longo da trilha. Só achei o curso do Joplin ainda um pouco pequeno, 75mm, e ele não me passou muita confiança de que vai ser robusto, parece que irá precisar de manutenção constante. Vou andar mais um pouco com ele e talvez importar um Kindshock, e revendo esse Joplin.
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TheLittle Ver Drop Down
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Eu já tive o Joplin e realmente ele não é nada robusto. Bem problemático na verdade, já passei mto tempo fazendo manutenções nele.

Um que gosto bastante é o Xfusion Manic. Além dele ser bem mais em conta (acha no ebay mais barato) ainda permite a troca do cartucho pelo próprio usuário, evitando gastos de frete e mao de obra p manutenção. Tenho dois deles, um com 1 ano e outro com 2 anos de uso e os dois funcionando perfeitamente, como novos.

Sobre o que o amigo falou do selim pra frente, é justamente por conta da geometria. A suspensão um pouco mais alta vai "empinar" a bike e jogar o selim mais pra trás. Aí você compensa no ajuste do trilho. Mas esse quadro, como vc mesmo disse, até é vendido com 120mm nas versões mais top, então acho que não vai ter nenhum problema. Outra coisa que afeta sensivelmente é o reach menor, mas como a mudança é sutil, acho que não vai ter efeitos negativos. 

Já o garfo acho que merece um investimento maior sim. Eu sinceramente não gosto muito dos garfos de XC, acho que eles não tem uma mola progressiva o suficiente e geralmente não permitem ajustes de volume da câmara de ar, como nos garfos trail. Como prefiro o garfo mais mole, se abusar acaba dando fim de curso facilmente.
Esse garfo do Aliexpress (XFusion SLIDE) eu tenho um modelo mais antigo dele, uso com 120mm numa bike xc/trail e gosto mais do funcionamento dela do que da Reba. O modelo novo (que é 34mm a canela) tem jeito de ser ainda melhor, mas confesso que nunca testei.
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só pra deixar claro, apesar de muitos elogiarem a reba e sid, eu não gosto do funcionamento delas. Tenho uma Sid XX (deve ser 2014 por aí), tive uma Reba 2013 e já andei um tempo numa reba 120mm 2018 e não gostei de nennhuma delas pro meu estilo de pedal.

Tive também uma revelation 140mm com canelas 32mm. Era uma boa suspensão, um pouco superior as rebas/sid mas a Pike tem um funcionamento muito superior, muda muito o comportamento da bike.
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Realmente, uma suspensão trail deve fazer toda diferença em trilhas mais exigentes, já que garfos de XC não são desenvolvidos para este fim.

Uma pena não termos muitas opções aqui no Brasil, única alternativa vai ser importar, ou ficar de olho no mercado de usadas.

Valeu os toques, já deu para clarear bem a mente. Agora é ir desenvolvendo a técnica e ir fazendo os upgrades conforme a di$$ponibilidade.
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raulino Ver Drop Down
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Bom dia... você está no caminho certo!

Eu recomendo começar a investir pelos itens de segurança... como um bom capacete de all mountain (se puder com MIPs) luvas compridas (as da B'twin são boas) freios indicados para Trail ou all mountain (como os Deore M6000) e discos de 180mm...

Joelheira é um item que acho essencial, mas nem todo mundo usa...

Depois conforme o bolso for permitindo, vem Dropper (sugiro da Tranz-X), guidão/mesa e suspensão, etc

Relação também pode entrar na lista, mas primeiro tente só adaptar e ir usando, para trocar só se realmente sentir necessidade e quando a sua já estiver gasta...

Achei este vídeo tempos atrás, apesar de ser outro modelo, o resultado deve ficar parecido



Vai ficar top!
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s74 Ver Drop Down


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bom tópico!

eu penso que colocar um garfo com mais de 100 num quadro de xc
vai proporcionar somente a experiência de um garfo com mais curso
e te dar um pouco mais de conforto no pedal.

o maior problema é a geometria geral, principalmente a altura do central.
vai ficar alto e bem estranho de pedalar.

essas trails que estão chegando no mercado eu não sei...
pra mim não tem nada de trail.
são apenas bikes de xc com garfos de 120mm.

quer iniciar numa trail de verdade sem gastar muito?
quadro de aço feito sob medida com as medidas das trails de verdade
para usar garfos de à partir de 130mm.

Triciclo Bandeirante, Odomo, BMX Pantera, Caloi Aluminum, Nautec, Scott G-Zero, JT CB400, GTS Challenger, Astro Horror, Kona Stinky, Giant Glory, Banshee Rune V2, Specialized Epic FSR, GT Karakoram.
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Originalmente Postado por s74 s74 Escreveu:

bom tópico!

eu penso que colocar um garfo com mais de 100 num quadro de xc
vai proporcionar somente a experiência de um garfo com mais curso
e te dar um pouco mais de conforto no pedal.

o maior problema é a geometria geral, principalmente a altura do central.
vai ficar alto e bem estranho de pedalar.

essas trails que estão chegando no mercado eu não sei...
pra mim não tem nada de trail.
são apenas bikes de xc com garfos de 120mm.

quer iniciar numa trail de verdade sem gastar muito?
quadro de aço feito sob medida com as medidas das trails de verdade
para usar garfos de à partir de 130mm.


depende. A GT avalanche por exemplo (tem toda a história dos quadros no tópico que postei) é uma bike que PEDE 120mm de curso, e imagino que com uns 130 140 fique melhor ainda. Testei a versão básica com 100mm e nitidamente falta suspensão, na minha opinião.


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Originalmente Postado por raulino raulino Escreveu:

Bom dia... você está no caminho certo!

Eu recomendo começar a investir pelos itens de segurança... como um bom capacete de all mountain (se puder com MIPs) luvas compridas (as da B'twin são boas) freios indicados para Trail ou all mountain (como os Deore M6000) e discos de 180mm...

Joelheira é um item que acho essencial, mas nem todo mundo usa...

Depois conforme o bolso for permitindo, vem Dropper (sugiro da Tranz-X), guidão/mesa e suspensão, etc

Relação também pode entrar na lista, mas primeiro tente só adaptar e ir usando, para trocar só se realmente sentir necessidade e quando a sua já estiver gasta...

Achei este vídeo tempos atrás, apesar de ser outro modelo, o resultado deve ficar parecido



Vai ficar top!


Opa, valeu pelas dicas. Atualmente uso uma luva fechada da Fox e um capacete da Giro. Está na lista para no futuro trocá-los, principalmente o capacete, para algum mais voltado para enduro e com MIPS.

Falando em vestimenta, onde encontrar acessórios (joelheira/cotoveleira/capacete) e roupas para All Mountain/Enduro? Vejo poucas opções aqui no mercado nacional e as que tem, como Nomad, Fox, Free Force, etc, estão com um valor relativamente alto. São pouquíssimos modelos de bermudas, joelheiras/cotoveleiras que encontro na internet, e a maioria é voltada mais para Motocross. Alguma sugestão de onde encontrar esses itens com um custo/benefício legal?

Abraços.
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Originalmente Postado por s74 s74 Escreveu:

bom tópico!

eu penso que colocar um garfo com mais de 100 num quadro de xc
vai proporcionar somente a experiência de um garfo com mais curso
e te dar um pouco mais de conforto no pedal.

o maior problema é a geometria geral, principalmente a altura do central.
vai ficar alto e bem estranho de pedalar.

essas trails que estão chegando no mercado eu não sei...
pra mim não tem nada de trail.
são apenas bikes de xc com garfos de 120mm.

quer iniciar numa trail de verdade sem gastar muito?
quadro de aço feito sob medida com as medidas das trails de verdade
para usar garfos de à partir de 130mm.



Opa, beleza?

Então, realmente, acredito que a geometria ainda ficará longe do ideal de uma trail, mas como só tenho esta bike, e quero usá-la para me divertir na trilha e ao mesmo tempo conseguir acompanhar a galera no XC, acho que estas pequenas modificações já servirão por enquanto.

A ideia do quadro feito sob medida é realmente legal, até cogitei essa possibilidade, mas no momento não tenho experiência e conhecimento para eu mesmo definir medidas e geometria de uma bike. Copiar de algum modelo já existente é viável ou algo mais particular, de acordo com altura e tipo de pedal, é mais interessante?
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Bom, seguindo com a transformação da bike, comprei e já instalei uma suspensão XFusion Slide 120mm, modelo antigo (canela de 32mm), já que não encontrei o modelo novo no Brasil, e não quis correr o risco de ser taxado trazendo do exterior e o valor final ficar muito alto.

A suspa deu outra sensação para a pilotagem, não tem nem comparação com a antiga Suntour a mola. Calibrei ela de acordo com a tabela do fabricante (75psi para 70kg), mas achei ela meio molenga, preciso achar a calibragem certa ainda. E no ajuste do retorno, tem em torno de uns 30 cliques, deixei no meio, mas não faço nem ideia ainda do ajuste ideal para cada tipo de pedal kkkk Se alguém poder ajudar com a questão dos ajustes para tirar melhor proveito do equipamento, agradeço.

Próximo passo, acredito que serão as rodas, Vzan Strike Pro, e tubeless.
Estou de olho em guidões, provalvemente Renthal ou Race Face, e freios, se surgir alguma oportunidade boa, arremato, se não, vou usando os que já tenho e estão atendendo por enquanto.
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Originalmente Postado por Mizzuni Mizzuni Escreveu:

Originalmente Postado por s74 s74 Escreveu:

bom tópico!

eu penso que colocar um garfo com mais de 100 num quadro de xc
vai proporcionar somente a experiência de um garfo com mais curso
e te dar um pouco mais de conforto no pedal.

o maior problema é a geometria geral, principalmente a altura do central.
vai ficar alto e bem estranho de pedalar.

essas trails que estão chegando no mercado eu não sei...
pra mim não tem nada de trail.
são apenas bikes de xc com garfos de 120mm.

quer iniciar numa trail de verdade sem gastar muito?
quadro de aço feito sob medida com as medidas das trails de verdade
para usar garfos de à partir de 130mm.



Opa, beleza?

Então, realmente, acredito que a geometria ainda ficará longe do ideal de uma trail, mas como só tenho esta bike, e quero usá-la para me divertir na trilha e ao mesmo tempo conseguir acompanhar a galera no XC, acho que estas pequenas modificações já servirão por enquanto.

A ideia do quadro feito sob medida é realmente legal, até cogitei essa possibilidade, mas no momento não tenho experiência e conhecimento para eu mesmo definir medidas e geometria de uma bike. Copiar de algum modelo já existente é viável ou algo mais particular, de acordo com altura e tipo de pedal, é mais interessante?

eu tenho minhas preferências de geometria, mas copiar de um quadro de produção é uma ótima idéia.

Recomendo o Specialized Fuse 2020, tem uma geometria excelente.

O que fiz é praticamente igual ao Fuse, muda só 1 grau no seat angle e alguns mm na traseira.
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Originalmente Postado por TheLittle TheLittle Escreveu:

Originalmente Postado por Mizzuni Mizzuni Escreveu:

Originalmente Postado por s74 s74 Escreveu:

bom tópico!

eu penso que colocar um garfo com mais de 100 num quadro de xc
vai proporcionar somente a experiência de um garfo com mais curso
e te dar um pouco mais de conforto no pedal.

o maior problema é a geometria geral, principalmente a altura do central.
vai ficar alto e bem estranho de pedalar.

essas trails que estão chegando no mercado eu não sei...
pra mim não tem nada de trail.
são apenas bikes de xc com garfos de 120mm.

quer iniciar numa trail de verdade sem gastar muito?
quadro de aço feito sob medida com as medidas das trails de verdade
para usar garfos de à partir de 130mm.




Opa, beleza?

Então, realmente, acredito que a geometria ainda ficará longe do ideal de uma trail, mas como só tenho esta bike, e quero usá-la para me divertir na trilha e ao mesmo tempo conseguir acompanhar a galera no XC, acho que estas pequenas modificações já servirão por enquanto.

A ideia do quadro feito sob medida é realmente legal, até cogitei essa possibilidade, mas no momento não tenho experiência e conhecimento para eu mesmo definir medidas e geometria de uma bike. Copiar de algum modelo já existente é viável ou algo mais particular, de acordo com altura e tipo de pedal, é mais interessante?


eu tenho minhas preferências de geometria, mas copiar de um quadro de produção é uma ótima idéia.

Recomendo o Specialized Fuse 2020, tem uma geometria excelente.

O que fiz é praticamente igual ao Fuse, muda só 1 grau no seat angle e alguns mm na traseira.

Spz Fuse é uma lenda... no Enduro Fest de Floripa ano passado, um conhecido aqui da cidade deixou muita gente de Full pra trás com uma HT dessas... inclusive eu
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Cebo Ver Drop Down
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Cebo Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 09 Out 2020 as 15:03
Originalmente Postado por Mizzuni Mizzuni Escreveu:

Originalmente Postado por Cebo Cebo Escreveu:

Opa, amigo. Beleza!? Então, na verdade passei pelo mesmo dilema na hora de comprar uma bike e, no fim, acabei montando a seguinte configuração.



A bike é uma Sense Impact Factory tamanho L com uma suspa XFusion McQueen com mais ou menos 120mm de curso, canote dropper trans-x e Air-Liner. Tem ainda uma mesa de 40mm e um guidão de 780mm. 

A bike no fim fica com 67.5 graus de caixa, o que parece legal, mas nem tudo é mar de rosas. O seat-tube fico um pouco inclinado demais, então tem que usar o banco todo para frente, mesmo assim da 7cm de recuo da ponta do banco pro central - não ideal. 

Essa bike já tem a frente meio alta, então realmente passo no estradão não é o forte dela nessa configuração. Não me incomoda, já que a ideia com ela é curtir as descidas, e nisso ela melhorou MUITO. 

A bike até que sobe bem e empina pouco por conta da traseira não tão curta. A pior parte, na verdade, é que o central acabou ficando meio mais alto do que eu gostaria, então nas curvas ela não ficou tão gostosa quanto eu esperava. Ela vira, mas é uma bike altona.

O Air-Liner na real foi a surpresa mais grata. Ele fez bastante diferença nas descidas, principalmente nas cheias de pedra. Acho que, na traseira de uma HT, vale cada centavo investido. É um negócio caro, mas faz tanta diferença quanto um canote retratil. Alias, na frente nem precisa colocar, mas na traseira é mudar a bike de água pro vinho. 

Da uma lida no teste que fizemos - https://www.pedal.com.br/teste-vittoria-airliner-protetor-aro_texto14568.html

Quanto a suspa, eu to bem feliz com a minha. Sempre gostei muito dos produtos da Xfusion...acho uma marca legal com menos destaque do que merece.

No momento estamos testando uma Sense Impact Carbon Comp que vem com uma Reba RL e também é uma BAITA suspa. 

Comportamento excelente, bem melhor que a Recon que veio na Sense Factory. Le o terreno muito bem, não bate no fim a toa e perde pouco curso em frenagem e inclinação.....baita suspa mesmo. 

No fim, o ideal é dar uma fuçada na geometria da bike pra ver se nada vai ficar fora demais. Também aconselho a procurar uma suspa com off-set menor (29 costuma ser 51). Isso pode ajudar a dar uma acalmada na bike nas descidas. 






Opa, tudo certo.

Muito bacana sua bike, pretendo chegar em um resultado final parecido, porém tenho um orçamento menor disponível, então vou partir para itens mais baratos kkkk

Não entendi essa questão do utilizar o selim todo para frente. Qual o objetivo disto, fit ou para atingir alguma medida para compensar a inclinação do seat tube?

O Air Liner eu desconhecia totalmente, parece ser interesse, só achei um pouco salgado o preço. Quem sabe coloco na roda traseira assim que for montar roda nova. Vou estudar mais a respeito.

Em relação a suspa, li muitos reviews positivos sobre as XFusions, mas não se acha para comprar no Brasil. Encontrei no Aliexpress, mas acho arriscado de comprar algo que possa ser de segunda qualidade. Você importou a sua? Consegue peças para manutenção aqui no Brasil?
Ouço muitos elogios e indicações da Reba, o problema é o preço, uma nova custa mais que minha bike kkkk apesar de ser um up que posso levar para outra bike futuramente.


Amigo, a XFusion é importada no Brasil pela https://scitex.com.br/

Sim, o banco vai todo pra frente pra compensar a inclinação do tubo do selim. Atualmente, medindo a linha vertical da ponta do banco até o central, o ideal seria ter algo perto de 5cm.
Seu guidão shalow pode salvar minhas costas!
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Originalmente Postado por TheLittle TheLittle Escreveu:

Originalmente Postado por Mizzuni Mizzuni Escreveu:

Originalmente Postado por s74 s74 Escreveu:

bom tópico!

eu penso que colocar um garfo com mais de 100 num quadro de xc
vai proporcionar somente a experiência de um garfo com mais curso
e te dar um pouco mais de conforto no pedal.

o maior problema é a geometria geral, principalmente a altura do central.
vai ficar alto e bem estranho de pedalar.

essas trails que estão chegando no mercado eu não sei...
pra mim não tem nada de trail.
são apenas bikes de xc com garfos de 120mm.

quer iniciar numa trail de verdade sem gastar muito?
quadro de aço feito sob medida com as medidas das trails de verdade
para usar garfos de à partir de 130mm.



Opa, beleza?

Então, realmente, acredito que a geometria ainda ficará longe do ideal de uma trail, mas como só tenho esta bike, e quero usá-la para me divertir na trilha e ao mesmo tempo conseguir acompanhar a galera no XC, acho que estas pequenas modificações já servirão por enquanto.

A ideia do quadro feito sob medida é realmente legal, até cogitei essa possibilidade, mas no momento não tenho experiência e conhecimento para eu mesmo definir medidas e geometria de uma bike. Copiar de algum modelo já existente é viável ou algo mais particular, de acordo com altura e tipo de pedal, é mais interessante?

eu tenho minhas preferências de geometria, mas copiar de um quadro de produção é uma ótima idéia.

Recomendo o Specialized Fuse 2020, tem uma geometria excelente.

O que fiz é praticamente igual ao Fuse, muda só 1 grau no seat angle e alguns mm na traseira.

Se fosse fazer um, já partiria pra copiar um Ragley Big Al ou um Scout 290. Esse Big Al eu quase peguei um...tava "barato". 
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Interessante a geometria dessa "big al". 
Seria uma bike ainda mais agressiva que a Fuse pelo 65 head angle.
Quem vai andar em trilhas mais travadas, menos inclinadas, talvez a Fuse seja mais adequada. Pra mais "porradaria" essa Ragley é mais interessante.
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