| PEDAL | HOME | ARTIGOS | BIKES | CLASSIFICADOS | COMUNIDADE | FOTOS | VIDEOS | NOTICIAS | TRILHAS | CONTATO | + |
Fórum Início Fórum Início > Fórum Mountain Biking > All Mountain / Enduro / Trail
  Tópicos recentes Tópicos recentes RSS Feed - Transformar hardtail XC em Trail/All Mountain
   [REGRAS]    Ajuda Ajuda  Procurar no fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


%>

Transformar hardtail XC em Trail/All Mountain

 Responder Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Procurar Tópico Procurar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Mizzuni Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 18 Out 2017
Santa Catarina
Desconectado
Mensagens:31
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Mizzuni Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Tópico: Transformar hardtail XC em Trail/All Mountain
    Enviado: 17 Set 2020 as 16:43
Fala galera,

Nosso mercado carece de bikes voltadas para Trail/All Mountain de valores acessíveis. Hoje só encontramos bikes full acima de 15k para esta finalidade. Como não tenho esse dinheiro disponível, resolvi transformar minha Cannondale Trail 6 2019 em uma bike com pegada mais trail.
Porém, como sempre rola alguns pedais em estradão com a galera, gostaria de deixar a bike com uma configuração que conseguisse acompanhar de forma razoável o pessoal do XCM.

Aí que começam as dúvidas. Quais upgrades são necessários para deixar minha bike mais capaz nas trilhas? Pensei em: canote dropper, suspensão 120mm de curso, aros e pneus mais largos.
Estou aberto à sugestões de quais itens comprar.
No canote dropper estou propenso a importar um KindShock do Aliexpress.
A suspensão pensei em uma Recon ou uma Markhor, já que ambas é possível ajustar o curso para 120mm. Sei que o ideal seria uma Fox ou Pike, mas o valor delas é maior do que da bike kkk
O conjunto de rodas pensei em utilizar aros Vzan Strike Pro (26mm) com pneus 2.4 na frente e 2.3 na traseira. E os pneus são minha maior dúvida. Pensei em talvez um Maxxis Minion DHR na frente e Rekon Race ou Ikon na traseira. O que me dizem? Daria para ter um bom grip nas trilhas e ter uma boa rolagem para estradão?

É isso, agradeço a ajuda de quem poder compartilhar sua experiência e sugestões e espero que o tópico ajude mais pessoas com estas dúvidas, já que, aparentemente, a cultura trail está ganhando mais adeptos no Brasil.

Abraços.
Voltar para o topo
Marcelo_br Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 15 Jul 2005
Sorocaba - SP
Desconectado
Mensagens:666
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Marcelo_br Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 17 Set 2020 as 19:30
Cuidado que a frente vai ficar bem alta.

Eu investiria no dropper primeiro e depois de rodar um tanto com ele pensaria no proximo up. Talvez vc nem precise mais do up na suspensão (mas eu só trocaria por causa de tecnologia - ficaria com os mesmos 100mm).

Esses pneus não sao compativeis com seu aro atual ? Se sim, troque eles primeiro antes do aro.


---------------------------------------------------------
Criando coragem (e condicionamento) para voltar a pedalar... 2011 que me aguarde...
---------------------------------------------------------
Voltar para o topo
Mizzuni Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 18 Out 2017
Santa Catarina
Desconectado
Mensagens:31
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Mizzuni Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 18 Set 2020 as 10:57
Opa, obrigado pelo retorno.

A linha da Cannondale Trail 2020 vêm com alguns modelos com suspensão 120mm, e como a geometria é a mesma, acredito que não há problema em relação a altura. Como a minha suspensão atual é mola, mudar para ar é um up que vejo bastante necessidade. Se pintar alguma oportunidade de suspa, mesmo sendo 100mm, vou aproveitar. Estava pensando na Absolute Prime Air, mas há bastante reclamações sobre ela, então acabei descartando. Vou ver se pinta alguma promoção na Proshock ou alguma suspa usada com valor atraente.

Em relação ao aro, os meus possuem 19mm de largura interna, acho que no máximo dá para usar um pneu 2.25, que são meus atuais. Vou gastar estes pneus, e quando chegar a hora de trocar, vejo o que faço.

Vou seguir seu conselho e começar pelo dropper enquanto fico de olho em oportunidades para os outros itens.

Voltar para o topo
Cebo Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 25 Fev 2009
São Paulo
Desconectado
Mensagens:7206
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Cebo Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 19 Set 2020 as 17:21
Opa, amigo. Beleza!? Então, na verdade passei pelo mesmo dilema na hora de comprar uma bike e, no fim, acabei montando a seguinte configuração.



A bike é uma Sense Impact Factory tamanho L com uma suspa XFusion McQueen com mais ou menos 120mm de curso, canote dropper trans-x e Air-Liner. Tem ainda uma mesa de 40mm e um guidão de 780mm. 

A bike no fim fica com 67.5 graus de caixa, o que parece legal, mas nem tudo é mar de rosas. O seat-tube fico um pouco inclinado demais, então tem que usar o banco todo para frente, mesmo assim da 7cm de recuo da ponta do banco pro central - não ideal. 

Essa bike já tem a frente meio alta, então realmente passo no estradão não é o forte dela nessa configuração. Não me incomoda, já que a ideia com ela é curtir as descidas, e nisso ela melhorou MUITO. 

A bike até que sobe bem e empina pouco por conta da traseira não tão curta. A pior parte, na verdade, é que o central acabou ficando meio mais alto do que eu gostaria, então nas curvas ela não ficou tão gostosa quanto eu esperava. Ela vira, mas é uma bike altona.

O Air-Liner na real foi a surpresa mais grata. Ele fez bastante diferença nas descidas, principalmente nas cheias de pedra. Acho que, na traseira de uma HT, vale cada centavo investido. É um negócio caro, mas faz tanta diferença quanto um canote retratil. Alias, na frente nem precisa colocar, mas na traseira é mudar a bike de água pro vinho. 

Da uma lida no teste que fizemos - https://www.pedal.com.br/teste-vittoria-airliner-protetor-aro_texto14568.html

Quanto a suspa, eu to bem feliz com a minha. Sempre gostei muito dos produtos da Xfusion...acho uma marca legal com menos destaque do que merece.

No momento estamos testando uma Sense Impact Carbon Comp que vem com uma Reba RL e também é uma BAITA suspa. 

Comportamento excelente, bem melhor que a Recon que veio na Sense Factory. Le o terreno muito bem, não bate no fim a toa e perde pouco curso em frenagem e inclinação.....baita suspa mesmo. 

No fim, o ideal é dar uma fuçada na geometria da bike pra ver se nada vai ficar fora demais. Também aconselho a procurar uma suspa com off-set menor (29 costuma ser 51). Isso pode ajudar a dar uma acalmada na bike nas descidas. 






Editado por Cebo - 19 Set 2020 as 17:23
Seu guidão shalow pode salvar minhas costas!
http://www.pedal.com.br/forum/troco-guidao-fsa-carbon-monocoque-por-algum-shalow_topic59584.html
Voltar para o topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 21 Jun 2005
Rio
Desconectado
Mensagens:5497
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de TheLittle Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 21 Set 2020 as 10:43
Até me emocionei agora kkkk

Receita perfeita, pode ir nos componentes que você planejou:

- aros strike pro 26mm com tubeless e pneus q vc sugeriu, Minion na dianteira, Rekon, Ardent Race, Ikon na traseira, ficaria um bom grip e rolagem
- susp 120mm (não vai afetar muito a geometria, na verdade acho que vai até melhorar a pilotagem) se puder pegar uma Pike ou Fox 34, melhor.. Mas tem outras susps mais baratas q atendem bem.
- dropper é essencial!

com essa config vai ficar ótimo pra trilhas sem sacrificar muito o XC.

---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar para o topo
Mizzuni Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 18 Out 2017
Santa Catarina
Desconectado
Mensagens:31
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Mizzuni Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 21 Set 2020 as 14:20
Originalmente Postado por Cebo Cebo Escreveu:

Opa, amigo. Beleza!? Então, na verdade passei pelo mesmo dilema na hora de comprar uma bike e, no fim, acabei montando a seguinte configuração.



A bike é uma Sense Impact Factory tamanho L com uma suspa XFusion McQueen com mais ou menos 120mm de curso, canote dropper trans-x e Air-Liner. Tem ainda uma mesa de 40mm e um guidão de 780mm. 

A bike no fim fica com 67.5 graus de caixa, o que parece legal, mas nem tudo é mar de rosas. O seat-tube fico um pouco inclinado demais, então tem que usar o banco todo para frente, mesmo assim da 7cm de recuo da ponta do banco pro central - não ideal. 

Essa bike já tem a frente meio alta, então realmente passo no estradão não é o forte dela nessa configuração. Não me incomoda, já que a ideia com ela é curtir as descidas, e nisso ela melhorou MUITO. 

A bike até que sobe bem e empina pouco por conta da traseira não tão curta. A pior parte, na verdade, é que o central acabou ficando meio mais alto do que eu gostaria, então nas curvas ela não ficou tão gostosa quanto eu esperava. Ela vira, mas é uma bike altona.

O Air-Liner na real foi a surpresa mais grata. Ele fez bastante diferença nas descidas, principalmente nas cheias de pedra. Acho que, na traseira de uma HT, vale cada centavo investido. É um negócio caro, mas faz tanta diferença quanto um canote retratil. Alias, na frente nem precisa colocar, mas na traseira é mudar a bike de água pro vinho. 

Da uma lida no teste que fizemos - https://www.pedal.com.br/teste-vittoria-airliner-protetor-aro_texto14568.html

Quanto a suspa, eu to bem feliz com a minha. Sempre gostei muito dos produtos da Xfusion...acho uma marca legal com menos destaque do que merece.

No momento estamos testando uma Sense Impact Carbon Comp que vem com uma Reba RL e também é uma BAITA suspa. 

Comportamento excelente, bem melhor que a Recon que veio na Sense Factory. Le o terreno muito bem, não bate no fim a toa e perde pouco curso em frenagem e inclinação.....baita suspa mesmo. 

No fim, o ideal é dar uma fuçada na geometria da bike pra ver se nada vai ficar fora demais. Também aconselho a procurar uma suspa com off-set menor (29 costuma ser 51). Isso pode ajudar a dar uma acalmada na bike nas descidas. 






Opa, tudo certo.

Muito bacana sua bike, pretendo chegar em um resultado final parecido, porém tenho um orçamento menor disponível, então vou partir para itens mais baratos kkkk

Não entendi essa questão do utilizar o selim todo para frente. Qual o objetivo disto, fit ou para atingir alguma medida para compensar a inclinação do seat tube?

O Air Liner eu desconhecia totalmente, parece ser interesse, só achei um pouco salgado o preço. Quem sabe coloco na roda traseira assim que for montar roda nova. Vou estudar mais a respeito.

Em relação a suspa, li muitos reviews positivos sobre as XFusions, mas não se acha para comprar no Brasil. Encontrei no Aliexpress, mas acho arriscado de comprar algo que possa ser de segunda qualidade. Você importou a sua? Consegue peças para manutenção aqui no Brasil?
Ouço muitos elogios e indicações da Reba, o problema é o preço, uma nova custa mais que minha bike kkkk apesar de ser um up que posso levar para outra bike futuramente.

Voltar para o topo
Mizzuni Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 18 Out 2017
Santa Catarina
Desconectado
Mensagens:31
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Mizzuni Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 21 Set 2020 as 14:34
Originalmente Postado por TheLittle TheLittle Escreveu:

Até me emocionei agora kkkk

Receita perfeita, pode ir nos componentes que você planejou:

- aros strike pro 26mm com tubeless e pneus q vc sugeriu, Minion na dianteira, Rekon, Ardent Race, Ikon na traseira, ficaria um bom grip e rolagem
- susp 120mm (não vai afetar muito a geometria, na verdade acho que vai até melhorar a pilotagem) se puder pegar uma Pike ou Fox 34, melhor.. Mas tem outras susps mais baratas q atendem bem.
- dropper é essencial!

com essa config vai ficar ótimo pra trilhas sem sacrificar muito o XC.



Hahahah confesso que cheguei nessa configuração inspirado pelos seus posts no fórum.

A suspa está sendo minha grande dúvida, principalmente por questão de orçamento. Minha ideia inicial era gastar na faixa de R$ 1.800,00 com uma Markhor ou Recon. Você acha que essas suspensões mais de entrada, mas já com 120mm de curso, dão conta do recado ou vale mais a pena esperar e pegar algo no nível de Reba ou Fox?

O dropper instalei um Crank Brothers Joplin que comprei usado por um precinho bacana (R$280,00). Fiz primeiro rolê com ele esse final de semana. Realmente é uma baita diferença poder levantar e abaixar o selim com agilidade ao longo da trilha. Só achei o curso do Joplin ainda um pouco pequeno, 75mm, e ele não me passou muita confiança de que vai ser robusto, parece que irá precisar de manutenção constante. Vou andar mais um pouco com ele e talvez importar um Kindshock, e revendo esse Joplin.
Voltar para o topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 21 Jun 2005
Rio
Desconectado
Mensagens:5497
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de TheLittle Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 21 Set 2020 as 16:22
Eu já tive o Joplin e realmente ele não é nada robusto. Bem problemático na verdade, já passei mto tempo fazendo manutenções nele.

Um que gosto bastante é o Xfusion Manic. Além dele ser bem mais em conta (acha no ebay mais barato) ainda permite a troca do cartucho pelo próprio usuário, evitando gastos de frete e mao de obra p manutenção. Tenho dois deles, um com 1 ano e outro com 2 anos de uso e os dois funcionando perfeitamente, como novos.

Sobre o que o amigo falou do selim pra frente, é justamente por conta da geometria. A suspensão um pouco mais alta vai "empinar" a bike e jogar o selim mais pra trás. Aí você compensa no ajuste do trilho. Mas esse quadro, como vc mesmo disse, até é vendido com 120mm nas versões mais top, então acho que não vai ter nenhum problema. Outra coisa que afeta sensivelmente é o reach menor, mas como a mudança é sutil, acho que não vai ter efeitos negativos. 

Já o garfo acho que merece um investimento maior sim. Eu sinceramente não gosto muito dos garfos de XC, acho que eles não tem uma mola progressiva o suficiente e geralmente não permitem ajustes de volume da câmara de ar, como nos garfos trail. Como prefiro o garfo mais mole, se abusar acaba dando fim de curso facilmente.
Esse garfo do Aliexpress (XFusion SLIDE) eu tenho um modelo mais antigo dele, uso com 120mm numa bike xc/trail e gosto mais do funcionamento dela do que da Reba. O modelo novo (que é 34mm a canela) tem jeito de ser ainda melhor, mas confesso que nunca testei.
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar para o topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 21 Jun 2005
Rio
Desconectado
Mensagens:5497
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de TheLittle Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 21 Set 2020 as 16:26
só pra deixar claro, apesar de muitos elogiarem a reba e sid, eu não gosto do funcionamento delas. Tenho uma Sid XX (deve ser 2014 por aí), tive uma Reba 2013 e já andei um tempo numa reba 120mm 2018 e não gostei de nennhuma delas pro meu estilo de pedal.

Tive também uma revelation 140mm com canelas 32mm. Era uma boa suspensão, um pouco superior as rebas/sid mas a Pike tem um funcionamento muito superior, muda muito o comportamento da bike.
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar para o topo
Mizzuni Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 18 Out 2017
Santa Catarina
Desconectado
Mensagens:31
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Mizzuni Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 21 Set 2020 as 21:31
Realmente, uma suspensão trail deve fazer toda diferença em trilhas mais exigentes, já que garfos de XC não são desenvolvidos para este fim.

Uma pena não termos muitas opções aqui no Brasil, única alternativa vai ser importar, ou ficar de olho no mercado de usadas.

Valeu os toques, já deu para clarear bem a mente. Agora é ir desenvolvendo a técnica e ir fazendo os upgrades conforme a di$$ponibilidade.
Voltar para o topo
raulino Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 16 Out 2013
SC
Desconectado
Mensagens:1903
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de raulino Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 23 Set 2020 as 03:20
Bom dia... você está no caminho certo!

Eu recomendo começar a investir pelos itens de segurança... como um bom capacete de all mountain (se puder com MIPs) luvas compridas (as da B'twin são boas) freios indicados para Trail ou all mountain (como os Deore M6000) e discos de 180mm...

Joelheira é um item que acho essencial, mas nem todo mundo usa...

Depois conforme o bolso for permitindo, vem Dropper (sugiro da Tranz-X), guidão/mesa e suspensão, etc

Relação também pode entrar na lista, mas primeiro tente só adaptar e ir usando, para trocar só se realmente sentir necessidade e quando a sua já estiver gasta...

Achei este vídeo tempos atrás, apesar de ser outro modelo, o resultado deve ficar parecido



Vai ficar top!
"Reality is what you make it"
GT Sanction | GT Force 3.0 | Rocky Mountain Element 30 | Caloi Aspen Way 1
ex Cannondale Trail SL2 | ex Giant ATX Limited | ex Caloi Aluminun Sport
Voltar para o topo
s74 Ver Drop Down


Registrado: 06 Set 2017
Taquara - RS
Desconectado
Mensagens:135
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de s74 Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 28 Set 2020 as 11:17
bom tópico!

eu penso que colocar um garfo com mais de 100 num quadro de xc
vai proporcionar somente a experiência de um garfo com mais curso
e te dar um pouco mais de conforto no pedal.

o maior problema é a geometria geral, principalmente a altura do central.
vai ficar alto e bem estranho de pedalar.

essas trails que estão chegando no mercado eu não sei...
pra mim não tem nada de trail.
são apenas bikes de xc com garfos de 120mm.

quer iniciar numa trail de verdade sem gastar muito?
quadro de aço feito sob medida com as medidas das trails de verdade
para usar garfos de à partir de 130mm.

NUKEPROOF SCOUT29
Voltar para o topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 21 Jun 2005
Rio
Desconectado
Mensagens:5497
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de TheLittle Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 28 Set 2020 as 11:22
Originalmente Postado por s74 s74 Escreveu:

bom tópico!

eu penso que colocar um garfo com mais de 100 num quadro de xc
vai proporcionar somente a experiência de um garfo com mais curso
e te dar um pouco mais de conforto no pedal.

o maior problema é a geometria geral, principalmente a altura do central.
vai ficar alto e bem estranho de pedalar.

essas trails que estão chegando no mercado eu não sei...
pra mim não tem nada de trail.
são apenas bikes de xc com garfos de 120mm.

quer iniciar numa trail de verdade sem gastar muito?
quadro de aço feito sob medida com as medidas das trails de verdade
para usar garfos de à partir de 130mm.


depende. A GT avalanche por exemplo (tem toda a história dos quadros no tópico que postei) é uma bike que PEDE 120mm de curso, e imagino que com uns 130 140 fique melhor ainda. Testei a versão básica com 100mm e nitidamente falta suspensão, na minha opinião.


---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar para o topo
Mizzuni Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 18 Out 2017
Santa Catarina
Desconectado
Mensagens:31
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Mizzuni Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 02 Out 2020 as 11:38
Originalmente Postado por raulino raulino Escreveu:

Bom dia... você está no caminho certo!

Eu recomendo começar a investir pelos itens de segurança... como um bom capacete de all mountain (se puder com MIPs) luvas compridas (as da B'twin são boas) freios indicados para Trail ou all mountain (como os Deore M6000) e discos de 180mm...

Joelheira é um item que acho essencial, mas nem todo mundo usa...

Depois conforme o bolso for permitindo, vem Dropper (sugiro da Tranz-X), guidão/mesa e suspensão, etc

Relação também pode entrar na lista, mas primeiro tente só adaptar e ir usando, para trocar só se realmente sentir necessidade e quando a sua já estiver gasta...

Achei este vídeo tempos atrás, apesar de ser outro modelo, o resultado deve ficar parecido



Vai ficar top!


Opa, valeu pelas dicas. Atualmente uso uma luva fechada da Fox e um capacete da Giro. Está na lista para no futuro trocá-los, principalmente o capacete, para algum mais voltado para enduro e com MIPS.

Falando em vestimenta, onde encontrar acessórios (joelheira/cotoveleira/capacete) e roupas para All Mountain/Enduro? Vejo poucas opções aqui no mercado nacional e as que tem, como Nomad, Fox, Free Force, etc, estão com um valor relativamente alto. São pouquíssimos modelos de bermudas, joelheiras/cotoveleiras que encontro na internet, e a maioria é voltada mais para Motocross. Alguma sugestão de onde encontrar esses itens com um custo/benefício legal?

Abraços.
Voltar para o topo
Mizzuni Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 18 Out 2017
Santa Catarina
Desconectado
Mensagens:31
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Mizzuni Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 02 Out 2020 as 11:48
Originalmente Postado por s74 s74 Escreveu:

bom tópico!

eu penso que colocar um garfo com mais de 100 num quadro de xc
vai proporcionar somente a experiência de um garfo com mais curso
e te dar um pouco mais de conforto no pedal.

o maior problema é a geometria geral, principalmente a altura do central.
vai ficar alto e bem estranho de pedalar.

essas trails que estão chegando no mercado eu não sei...
pra mim não tem nada de trail.
são apenas bikes de xc com garfos de 120mm.

quer iniciar numa trail de verdade sem gastar muito?
quadro de aço feito sob medida com as medidas das trails de verdade
para usar garfos de à partir de 130mm.



Opa, beleza?

Então, realmente, acredito que a geometria ainda ficará longe do ideal de uma trail, mas como só tenho esta bike, e quero usá-la para me divertir na trilha e ao mesmo tempo conseguir acompanhar a galera no XC, acho que estas pequenas modificações já servirão por enquanto.

A ideia do quadro feito sob medida é realmente legal, até cogitei essa possibilidade, mas no momento não tenho experiência e conhecimento para eu mesmo definir medidas e geometria de uma bike. Copiar de algum modelo já existente é viável ou algo mais particular, de acordo com altura e tipo de pedal, é mais interessante?
Voltar para o topo
Mizzuni Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 18 Out 2017
Santa Catarina
Desconectado
Mensagens:31
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Mizzuni Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 02 Out 2020 as 12:00
Bom, seguindo com a transformação da bike, comprei e já instalei uma suspensão XFusion Slide 120mm, modelo antigo (canela de 32mm), já que não encontrei o modelo novo no Brasil, e não quis correr o risco de ser taxado trazendo do exterior e o valor final ficar muito alto.

A suspa deu outra sensação para a pilotagem, não tem nem comparação com a antiga Suntour a mola. Calibrei ela de acordo com a tabela do fabricante (75psi para 70kg), mas achei ela meio molenga, preciso achar a calibragem certa ainda. E no ajuste do retorno, tem em torno de uns 30 cliques, deixei no meio, mas não faço nem ideia ainda do ajuste ideal para cada tipo de pedal kkkk Se alguém poder ajudar com a questão dos ajustes para tirar melhor proveito do equipamento, agradeço.

Próximo passo, acredito que serão as rodas, Vzan Strike Pro, e tubeless.
Estou de olho em guidões, provalvemente Renthal ou Race Face, e freios, se surgir alguma oportunidade boa, arremato, se não, vou usando os que já tenho e estão atendendo por enquanto.
Voltar para o topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 21 Jun 2005
Rio
Desconectado
Mensagens:5497
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de TheLittle Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 02 Out 2020 as 14:09
Originalmente Postado por Mizzuni Mizzuni Escreveu:

Originalmente Postado por s74 s74 Escreveu:

bom tópico!

eu penso que colocar um garfo com mais de 100 num quadro de xc
vai proporcionar somente a experiência de um garfo com mais curso
e te dar um pouco mais de conforto no pedal.

o maior problema é a geometria geral, principalmente a altura do central.
vai ficar alto e bem estranho de pedalar.

essas trails que estão chegando no mercado eu não sei...
pra mim não tem nada de trail.
são apenas bikes de xc com garfos de 120mm.

quer iniciar numa trail de verdade sem gastar muito?
quadro de aço feito sob medida com as medidas das trails de verdade
para usar garfos de à partir de 130mm.



Opa, beleza?

Então, realmente, acredito que a geometria ainda ficará longe do ideal de uma trail, mas como só tenho esta bike, e quero usá-la para me divertir na trilha e ao mesmo tempo conseguir acompanhar a galera no XC, acho que estas pequenas modificações já servirão por enquanto.

A ideia do quadro feito sob medida é realmente legal, até cogitei essa possibilidade, mas no momento não tenho experiência e conhecimento para eu mesmo definir medidas e geometria de uma bike. Copiar de algum modelo já existente é viável ou algo mais particular, de acordo com altura e tipo de pedal, é mais interessante?

eu tenho minhas preferências de geometria, mas copiar de um quadro de produção é uma ótima idéia.

Recomendo o Specialized Fuse 2020, tem uma geometria excelente.

O que fiz é praticamente igual ao Fuse, muda só 1 grau no seat angle e alguns mm na traseira.
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar para o topo
raulino Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 16 Out 2013
SC
Desconectado
Mensagens:1903
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de raulino Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 02 Out 2020 as 18:43
Originalmente Postado por TheLittle TheLittle Escreveu:

Originalmente Postado por Mizzuni Mizzuni Escreveu:

Originalmente Postado por s74 s74 Escreveu:

bom tópico!

eu penso que colocar um garfo com mais de 100 num quadro de xc
vai proporcionar somente a experiência de um garfo com mais curso
e te dar um pouco mais de conforto no pedal.

o maior problema é a geometria geral, principalmente a altura do central.
vai ficar alto e bem estranho de pedalar.

essas trails que estão chegando no mercado eu não sei...
pra mim não tem nada de trail.
são apenas bikes de xc com garfos de 120mm.

quer iniciar numa trail de verdade sem gastar muito?
quadro de aço feito sob medida com as medidas das trails de verdade
para usar garfos de à partir de 130mm.




Opa, beleza?

Então, realmente, acredito que a geometria ainda ficará longe do ideal de uma trail, mas como só tenho esta bike, e quero usá-la para me divertir na trilha e ao mesmo tempo conseguir acompanhar a galera no XC, acho que estas pequenas modificações já servirão por enquanto.

A ideia do quadro feito sob medida é realmente legal, até cogitei essa possibilidade, mas no momento não tenho experiência e conhecimento para eu mesmo definir medidas e geometria de uma bike. Copiar de algum modelo já existente é viável ou algo mais particular, de acordo com altura e tipo de pedal, é mais interessante?


eu tenho minhas preferências de geometria, mas copiar de um quadro de produção é uma ótima idéia.

Recomendo o Specialized Fuse 2020, tem uma geometria excelente.

O que fiz é praticamente igual ao Fuse, muda só 1 grau no seat angle e alguns mm na traseira.

Spz Fuse é uma lenda... no Enduro Fest de Floripa ano passado, um conhecido aqui da cidade deixou muita gente de Full pra trás com uma HT dessas... inclusive eu
"Reality is what you make it"
GT Sanction | GT Force 3.0 | Rocky Mountain Element 30 | Caloi Aspen Way 1
ex Cannondale Trail SL2 | ex Giant ATX Limited | ex Caloi Aluminun Sport
Voltar para o topo
Cebo Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 25 Fev 2009
São Paulo
Desconectado
Mensagens:7206
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Cebo Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 09 Out 2020 as 15:03
Originalmente Postado por Mizzuni Mizzuni Escreveu:

Originalmente Postado por Cebo Cebo Escreveu:

Opa, amigo. Beleza!? Então, na verdade passei pelo mesmo dilema na hora de comprar uma bike e, no fim, acabei montando a seguinte configuração.



A bike é uma Sense Impact Factory tamanho L com uma suspa XFusion McQueen com mais ou menos 120mm de curso, canote dropper trans-x e Air-Liner. Tem ainda uma mesa de 40mm e um guidão de 780mm. 

A bike no fim fica com 67.5 graus de caixa, o que parece legal, mas nem tudo é mar de rosas. O seat-tube fico um pouco inclinado demais, então tem que usar o banco todo para frente, mesmo assim da 7cm de recuo da ponta do banco pro central - não ideal. 

Essa bike já tem a frente meio alta, então realmente passo no estradão não é o forte dela nessa configuração. Não me incomoda, já que a ideia com ela é curtir as descidas, e nisso ela melhorou MUITO. 

A bike até que sobe bem e empina pouco por conta da traseira não tão curta. A pior parte, na verdade, é que o central acabou ficando meio mais alto do que eu gostaria, então nas curvas ela não ficou tão gostosa quanto eu esperava. Ela vira, mas é uma bike altona.

O Air-Liner na real foi a surpresa mais grata. Ele fez bastante diferença nas descidas, principalmente nas cheias de pedra. Acho que, na traseira de uma HT, vale cada centavo investido. É um negócio caro, mas faz tanta diferença quanto um canote retratil. Alias, na frente nem precisa colocar, mas na traseira é mudar a bike de água pro vinho. 

Da uma lida no teste que fizemos - https://www.pedal.com.br/teste-vittoria-airliner-protetor-aro_texto14568.html

Quanto a suspa, eu to bem feliz com a minha. Sempre gostei muito dos produtos da Xfusion...acho uma marca legal com menos destaque do que merece.

No momento estamos testando uma Sense Impact Carbon Comp que vem com uma Reba RL e também é uma BAITA suspa. 

Comportamento excelente, bem melhor que a Recon que veio na Sense Factory. Le o terreno muito bem, não bate no fim a toa e perde pouco curso em frenagem e inclinação.....baita suspa mesmo. 

No fim, o ideal é dar uma fuçada na geometria da bike pra ver se nada vai ficar fora demais. Também aconselho a procurar uma suspa com off-set menor (29 costuma ser 51). Isso pode ajudar a dar uma acalmada na bike nas descidas. 






Opa, tudo certo.

Muito bacana sua bike, pretendo chegar em um resultado final parecido, porém tenho um orçamento menor disponível, então vou partir para itens mais baratos kkkk

Não entendi essa questão do utilizar o selim todo para frente. Qual o objetivo disto, fit ou para atingir alguma medida para compensar a inclinação do seat tube?

O Air Liner eu desconhecia totalmente, parece ser interesse, só achei um pouco salgado o preço. Quem sabe coloco na roda traseira assim que for montar roda nova. Vou estudar mais a respeito.

Em relação a suspa, li muitos reviews positivos sobre as XFusions, mas não se acha para comprar no Brasil. Encontrei no Aliexpress, mas acho arriscado de comprar algo que possa ser de segunda qualidade. Você importou a sua? Consegue peças para manutenção aqui no Brasil?
Ouço muitos elogios e indicações da Reba, o problema é o preço, uma nova custa mais que minha bike kkkk apesar de ser um up que posso levar para outra bike futuramente.


Amigo, a XFusion é importada no Brasil pela https://scitex.com.br/

Sim, o banco vai todo pra frente pra compensar a inclinação do tubo do selim. Atualmente, medindo a linha vertical da ponta do banco até o central, o ideal seria ter algo perto de 5cm.
Seu guidão shalow pode salvar minhas costas!
http://www.pedal.com.br/forum/troco-guidao-fsa-carbon-monocoque-por-algum-shalow_topic59584.html
Voltar para o topo
Cebo Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 25 Fev 2009
São Paulo
Desconectado
Mensagens:7206
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Cebo Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 09 Out 2020 as 15:10
Originalmente Postado por TheLittle TheLittle Escreveu:

Originalmente Postado por Mizzuni Mizzuni Escreveu:

Originalmente Postado por s74 s74 Escreveu:

bom tópico!

eu penso que colocar um garfo com mais de 100 num quadro de xc
vai proporcionar somente a experiência de um garfo com mais curso
e te dar um pouco mais de conforto no pedal.

o maior problema é a geometria geral, principalmente a altura do central.
vai ficar alto e bem estranho de pedalar.

essas trails que estão chegando no mercado eu não sei...
pra mim não tem nada de trail.
são apenas bikes de xc com garfos de 120mm.

quer iniciar numa trail de verdade sem gastar muito?
quadro de aço feito sob medida com as medidas das trails de verdade
para usar garfos de à partir de 130mm.



Opa, beleza?

Então, realmente, acredito que a geometria ainda ficará longe do ideal de uma trail, mas como só tenho esta bike, e quero usá-la para me divertir na trilha e ao mesmo tempo conseguir acompanhar a galera no XC, acho que estas pequenas modificações já servirão por enquanto.

A ideia do quadro feito sob medida é realmente legal, até cogitei essa possibilidade, mas no momento não tenho experiência e conhecimento para eu mesmo definir medidas e geometria de uma bike. Copiar de algum modelo já existente é viável ou algo mais particular, de acordo com altura e tipo de pedal, é mais interessante?

eu tenho minhas preferências de geometria, mas copiar de um quadro de produção é uma ótima idéia.

Recomendo o Specialized Fuse 2020, tem uma geometria excelente.

O que fiz é praticamente igual ao Fuse, muda só 1 grau no seat angle e alguns mm na traseira.

Se fosse fazer um, já partiria pra copiar um Ragley Big Al ou um Scout 290. Esse Big Al eu quase peguei um...tava "barato". 
Seu guidão shalow pode salvar minhas costas!
http://www.pedal.com.br/forum/troco-guidao-fsa-carbon-monocoque-por-algum-shalow_topic59584.html
Voltar para o topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 21 Jun 2005
Rio
Desconectado
Mensagens:5497
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de TheLittle Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 09 Out 2020 as 17:37
Interessante a geometria dessa "big al". 
Seria uma bike ainda mais agressiva que a Fuse pelo 65 head angle.
Quem vai andar em trilhas mais travadas, menos inclinadas, talvez a Fuse seja mais adequada. Pra mais "porradaria" essa Ragley é mais interessante.
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar para o topo
Fabiootero Ver Drop Down


Registrado: 02 Set 2019
Paranaguá
Desconectado
Mensagens:16
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Fabiootero Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 26 Out 2020 as 15:39
To na mesma vibe, no meu caso eu queria vender a minha atual e montar um projeto do 0. Desde que vi a nova Merida Big.Trail fiquei aficionado pela geometria dela, mas pelo jeito não vem para Brazólia!
Só queria um quadro boost com geometria mais agressiva por aqui BBB, mas tá difícil.
Voltar para o topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 21 Jun 2005
Rio
Desconectado
Mensagens:5497
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de TheLittle Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 26 Out 2020 as 15:47
Originalmente Postado por Fabiootero Fabiootero Escreveu:

To na mesma vibe, no meu caso eu queria vender a minha atual e montar um projeto do 0. Desde que vi a nova Merida Big.Trail fiquei aficionado pela geometria dela, mas pelo jeito não vem para Brazólia!
Só queria um quadro boost com geometria mais agressiva por aqui BBB, mas tá difícil.

manda fazer um pra vc.

instagram igor miyamura
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar para o topo
Fabiootero Ver Drop Down


Registrado: 02 Set 2019
Paranaguá
Desconectado
Mensagens:16
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Fabiootero Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 26 Out 2020 as 17:04
Originalmente Postado por TheLittle TheLittle Escreveu:

manda fazer um pra vc.

instagram igor miyamura


O cara faz até cabeamento interno, eita!!! Quanto será a brincadeira, contato pelo instagrola mesmo?
Voltar para o topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 21 Jun 2005
Rio
Desconectado
Mensagens:5497
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de TheLittle Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 26 Out 2020 as 20:05
Originalmente Postado por Fabiootero Fabiootero Escreveu:

Originalmente Postado por TheLittle TheLittle Escreveu:

manda fazer um pra vc.

instagram igor miyamura


O cara faz até cabeamento interno, eita!!! Quanto será a brincadeira, contato pelo instagrola mesmo?

isso. 
vai depender do que vc vai querer.

quadro básico com gancheira normal 135mm e de aço 1020 sai na faixa de 600, se quiser coisas tipo gancheira boost ou 142x12 é mais caro (além de ter q comprar o eixo), cabeamento interno é mais caro, pintura diferenciada é mais cara, etc.


---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar para o topo
jefmello Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 20 Jul 2012
sorocaba-sp
Desconectado
Mensagens:170
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de jefmello Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 01 Nov 2020 as 18:05
Recomendo também fazer...mas veja que é algo que é diferente de vc chegar na loja e pegar...pra mim demorou mas entregou (o cara é um artista) e gostei muito. Acho bom copiar geometria de quadro consagrado e entendendo bem o uso. Defina exatamente os componentes que vai usar: se for copiar a geometria da Fuse, por ex., veja se as suas peças são equivalentes.
jefmello-sorocaba
Voltar para o topo
Miguelitoo Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 30 Jun 2022
Campinas
Desconectado
Mensagens:24
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Miguelitoo Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 23 Jul 2022 as 21:05
Saalve, (a)Mizzuni!
Revivendo o tópico porquê tenho um grande interesse em saber como ficou o resultado final depois destes anos.

Como foi sua experiência? Deu andamento na montagem?
Conta aí pra nós! Também estou realizando alguns upgrades na minha pra que ela tenha configurações mais para o Trail/All Mountain.
Voltar para o topo
Mizzuni Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 18 Out 2017
Santa Catarina
Desconectado
Mensagens:31
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (1) Obrigado!(1)   Citação de Mizzuni Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 25 Jul 2022 as 16:55
Fala Miguelitoo,

Fiz os upgrades sim, e ainda continuo com a bike.

Hoje a configuração dela está assim:
- Quadro Cannondale Trail 6 2019 29"
- Suspensão X-Fusion Slide 120mm
- Canote retrátil Exaform 125mm
- Rodas Vzan Strike Pró
- Pneus Kenda Regolith Pró, 2.4 dianteiro e 2.2 traseiro
- Relação 2x9 acera
Essa semana irei instalar o cubo traseiro Koozer que chegou da China.

Resolvi fazer este projeto pois não possuo orçamento para comprar uma full boa e moderna, não quis arriscar de pegar uma full com bons anos de uso e já estar bem abusada, e no mercado brasileiro temos pouquíssimas opções de hardtails voltadas para trail, só restou a opção de modificar a minha bike conforme o orçamento permitia.
Busquei peças que julguei com custo benefício interessante para fazer os upgrades, já que colocar peças de maior valor aumentaria muito o custo do projeto, aí compensaria mais trocar a bike e pegar uma pronta.

Em relação ao comportamento da bike, estou gostando. Dia de semana utilizo ela como meio de transporte para o trabalho ou pedais de estradão e no fim de semana utilizo ela nas trilhas.
No estradão sinto ela um pouco mais amarrada, sem condições de acompanhar os speedeiros de poeira, mas essa nunca foi minha intenção. Em pedais com ritmo mais tranquilo dá para acompanhar de boa.
Já nas trilhas estou conseguindo rodar por praticamente todas as trilhas de enduro aqui da região do Vale do Itajaí e litoral de Santa Catarina, inclusive já rodei algumas vezes pelas trilhas de Florianópolis, onde tem trilhas bem técnicas, e a bike se comporta legal. Rock gardens, pequenos drops e saltos dá para encarar numa boa, a bike transmite segurança e aguenta o tranco. Em descidas técnicas mais longas e sem pausas a bike castiga um pouco, o corpo começa a doer, principalmente braços e mãos, estou tentando evoluir minha técnica para reduzir isso. Nunca me arrisquei em trilhas de downhill ou com grandes obstáculos, mas para um trail/enduro mais for fun, que é o meu caso, a bike tá bacana, fora que ainda preciso evoluir bastante a técnica para que consiga extrair todo o potencial da bike.

Não consigo comparar ela com uma full, pois nunca rodei numa full para poder opinar. Mas para quem não tem orçamento para comprar uma full decente no momento e quer economizar em manutenção, que é o meu caso, acho que ficou uma bike bacana para curtir as trilhas que não são hardcore. Só pretendo trocar minha bike quando o orçamento permitir adquirir uma full decente e moderna. Enquanto isso, vou evoluindo e curtindo as belas trilhas que temos por aqui.

Me estendi bastante, mas acho que deu para compartilhar um pouco da minha experiência.
Se tiver mais dúvidas, fique a vontade em perguntar.
Abraço e bons rolês.

Voltar para o topo
Miguelitoo Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 30 Jun 2022
Campinas
Desconectado
Mensagens:24
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Miguelitoo Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 26 Jul 2022 as 16:59
Bem massa, Mizzuni! Legal em saber que outras pessoas também estão nessa.
Aproveito também pra compartilhar o setup da minha com algumas alterações que fiz até agora para deixá-la mais capaz em descidas e trilhas:

- Quadro High One Icon 29"
- Suspensão Absolute Prime Air 100mm
- Relação 1x12 Sram SX
- Mesa Funn 42mm
- Dropper KS Exa Form 125mm (troquei o acionador pelo da Funn e melhorou muito! Muito macio e preciso)
- Par pneu Pirelli Scorpion 2.20

Estou estudando meus próximos upgrades com calma, mas os próximos serão:
- Jogo novo de pneus - Ardent 2.25 na traseira e um Minion DHR II 2.3 na dianteira;
- Suspensão Onix Dark da Proshock.

Estes dois pneus estou me baseando em alguns milhares de reviews que vi por aí mas principalmente pela sugestão do (a)TheLittle em outros tópicos. A ideia é deixá-la mais agressiva, ter um maior conforto e segurança nas trilhas daqui da região de Campinas/SP que acabam sendo um pouco mistas.

Sobre a suspensão, a vontade é de ir para uma Rock Shox ou Fox, mas infelizmente a grana é muito alta para ambas, e por isso comecei a ler sobre a Proshock.
Entrei em contato com a Proshock recentemente e disseram que irão lançar um modelo novo com 120mm de curso ainda neste segundo semestre de 2022. Estou aguardando.

Só com estes upgrades e mesmo com um par de pneu simplório, notei uma segurança grande nas descidas em alta velocidade e em até trilhas técnicas e acidentadas.

Estudo também, a compra de um novo quadro com uma geometria moderna e agressiva. Em uma de minhas buscas encontrei o quadro da NS Eccentric em alumínio. Gostei bastante! Talvez seja a última peça a comprar hehe.

Valeu mais uma vez, brother.
E se alguém tiver sugestões, mandem aí!!
Voltar para o topo
GGAndrey Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 01 Mar 2012
Brasil
Desconectado
Mensagens:5
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de GGAndrey Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 15 Out 2022 as 19:22

Também acabei indo para esse lado mais Trail/Enduro na minha Hardtail. Foi um projeto de mais ou menos 1 ano e meio e ainda não terminou, a pedivela ainda é ponta quadrada original e o cockpit também. O restante foi tudo modificado, porém antes de eu terminar acabei comprando um quadro Full de Enduro e vou passar a maioria dessas peças pra ele. Vamos lá
Trek Marlin 7 2021, quadro Over e sem roteamento interno para canote retrátil.
Suspensão Rockshox Recon RL 2021 com 130mm. Essa suspensão é modulável até 150mm, mas aí achei que seria avacalhar demais com a geometria, principalmente porque a Trek só permite os 100mm que já vem nela. A Recon RL não é Debonair, mas mudou totalmente a pilotagem nas trilhas em relação à original Judy TK à mola, ficou muito mais permissiva a bike.
Ah, para instalar a suspensão boost no quadro over usei um kit adaptador do aliexpress, plug and play, sem qualquer problema.
Pneus Schwalbe, na frente Tough Tom 2.25 e na traseira Smart Sam 2.35. Faço bastante trilha mas também rodo no asfalto, então o Smart Sam com uma boa rolagem central e cravos de bom tamanho nas laterais tem sido um bom "uso misto".
Raios e nipples pretos Richman.
Aros Mavic XC 425 de 25mm, alumínio. Bons aros, sem muito a comentar. Estão montados com tubeless.
Cubos Shimano XT 8100 na frente, já que a nova suspensão é boost, e traseiro XT 8000, pois é 9mm.
Freios XT 8100 com discos Shimano RT56 180/160. Tô usando pastilha icetech nos discos Deore mesmo, pois essas pastilhas vieram no freio que comprei usado, freiam que é uma delícia e já comprei um paquímetro pra cuidar da espessura desses discos LOL
Canote Retrátil KS Lev DX com 125mm e roteamento externo.
Selim Specialized Bridge, porém quebrou na semana passada (pela segunda vez), então está sem.
Câmbio Deore 6100 12v, corrente também 6100, trocador XT 8100 e cassete Sram SX 11/50, por conta de incompatibilidade de padrões HG, Microspline, etc. Não decidi ainda o que vou fazer sobre isso.
Coroa 32T Nottable Metal Works e pedais Hupi de Nylon.
Legal poder deixar o registro dela, pois 90% dessas peças vão para a nova bike. Quando tiver feito a doação de órgãos vou para postar Big smile
Abraços a todos!

Voltar para o topo
Miguelitoo Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 30 Jun 2022
Campinas
Desconectado
Mensagens:24
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Miguelitoo Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 17 Out 2022 as 10:58
Bem massa, Andrey!

Aproveitando para atualizar com as specs da minha e também deixar aqui registrado:

- Quadro High One Icon 29"
- Suspensão Absolute Prime Air 100mm
- Relação 1x12 Sram SX
- Mesa Funn 42mm
- Dropper KS Exa Form 125mm (troquei o acionador pelo da Funn e melhorou muito! Muito macio e preciso)
- Pneu Minion DHR II 2.30 na Frente e Ardent 2.25 na Traseira;
- Troca de câmara para sistema tubeless;

Devo dizer que depois da troca dos pneus e também a mudança para tubeless o controle da bike ficou sensacional!! Muito mais aderência em terrenos com pedras soltas e também um controle de pilotagem! A bike mudou completamente.

Claro que por conta deste par de pneus com cravos maiores acabou aumentando o "arrasto" da bike. Mas seguindo a proposta de ser uma Trail, está atendendo muito bem.


Voltar para o topo
raulino Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 16 Out 2013
SC
Desconectado
Mensagens:1903
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de raulino Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 28 Dez 2022 as 15:39
altas bikes, parabéns pessoal
"Reality is what you make it"
GT Sanction | GT Force 3.0 | Rocky Mountain Element 30 | Caloi Aspen Way 1
ex Cannondale Trail SL2 | ex Giant ATX Limited | ex Caloi Aluminun Sport
Voltar para o topo

 Responder Responder
  Compartilhar   

Ir para Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 11.06
Copyright ©2001-2016 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X