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Transformar cassete 8v em 7v

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Szellje Ver Drop Down
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Registrado: 24 Jan 2022
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Szellje Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Tópico: Transformar cassete 8v em 7v
    Enviado: 24 Jan 2022 as 22:15
Eu estou montando uma híbrida para cicloviagens, e tenho um STI 3x7 novo que pretendo usar na bicicleta. Eu queria uma relação bem leve e os cassetes 7v vão no máximo 34 dentes. Vi que há um cassete 8v 11-40 que me interessou muito. Como o meu intuito não é velocidade, seria possível montar o cassete 8v, retirando o cog de 11, no cubo 7v?
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Ligeirinho Ver Drop Down


Registrado: 23 Set 2006
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Ligeirinho Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 24 Jan 2022 as 22:31
Você acrescentaria outro pinhão maior no cassete em substituição ao de 11 dentes?
 
Nunca fiz mas creio que sim, pois o que trava o cassete é aquela peça roscada que encaixa no interior do freehub. Altura o freehub já tem pra acomodar os 7 pinhões e se não engano até 10 pinhões trocando naturalmente a corrente utilizada.
Só não não sei como soltar os pinhões do cassete 8V que tem os rebites aparentes no pinhão maior e como "juntar de novo"  (pingo de solda de estanho ou comum?) talvez até com menos pinhões como talvez deseje ou pinhões diferentes maiores ou menores conforme o piso que andará.
Quem souber nos informe, pois nunca achei de modo detalhado no yuotube somente a menção rápida sem demonstração clara.
Em tempo, sou canhoto e infelizmente não consigo soltar cassetes pois a mão de força para isso é a direita  ao girar no sentido anti horário e tentei muito, tanto com um cassete fixado há 29 anos quanto um recente de 2 anos atrás sem sucesso. Tenho todas as ferramentas adequadas inclusive aquela da Decatlhon que fixa melhor o cassete, fracasso total. Todo o restante é relativamente fácil mas o cassete... Exige 40 kilogramas - força pra abrir. Deve ser por isso que não consigo também. Uma morsa faria diferença...Fixando e girando o aro...



Editado por Ligeirinho - 24 Jan 2022 as 22:36
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RuanRAC Ver Drop Down
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de RuanRAC Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 25 Jan 2022 as 07:07
eu acho que seria mais fácil aumentar os limites superiores e inferiores do câmbio e ele pular duas marchas no meio do cassete... mas também não garanto que vá funcionar.
meu Strava: https://www.strava.com/athletes/4907071
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dwsmartins Ver Drop Down
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Registrado: 16 Abr 2018
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de dwsmartins Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 25 Jan 2022 as 09:17
O cog menor de 11d é que apoia o cassete no corpo do freehub, não dá pra tirar. Se vc desmontar, vai ver que as estrias do corpo do freehub só entram nele até a metade.

No entanto, como o espaçamento dos cassetes 8v e 7v é igual, vc pode usar o cassete 8v regulando o limite pra não usar uma marcha, a primeira ou a última. Isso considerando que o corpo do seu freehub seja adequado pra 8v e acima (existem freehubs pra 7v apenas). Tb considerando que o câmbio consiga abraçar o cog de 40d.
Bora pedalar, senão estressa!
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Ligeirinho Ver Drop Down


Registrado: 23 Set 2006
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Ligeirinho Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 25 Jan 2022 as 14:08
Putz logo no pinhão 11 (confesso que pra mim ele é quase dispensável acho que poderiam começar no 13 pra dar mais leque com acréscimo de 1 pinhão com mais torque em sistemas 8V e 9V tirando os maiores buracos)  mas não recordo como ele é indispensável para o fechamento, só vendo mesmo. Achava que a "tampa"  do cassete seria suficiente para travar o próprio no freehub. 
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hug0.dts Ver Drop Down
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Registrado: 21 Nov 2009
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de hug0.dts Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 25 Jan 2022 as 16:59
O de 11 não pode ser retirado. Ele tem umas estrias que servem para travar a tampa.  Sobre a dúvida inicial,  se não me engano é possível retirar os rebites sem problemas nos cassetes em que todos os cogs se apoiam no freehub. Só ficará mais chato de montar pois será necessário inserir um por um.
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GabrielSL329 Ver Drop Down
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Registrado: 09 Mar 2019
Farroupilha
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de GabrielSL329 Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 25 Jan 2022 as 17:16
a ideia mais simples continua sendo usar o cassete 8v e regular para funcionar até o penúltimo cog, privilegiando marchas mais leves!

Gabriel Pires
MTB: Show Rocker 12v Orange
Speed: Caloi Strada Sora 16v (aposentada)
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Szellje Ver Drop Down
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Registrado: 24 Jan 2022
Londrina
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Obrigado a todos que responderam. Eu vou analisar bem o que realmente compensa fazer. Vocês ajudaram bastante.
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Ligeirinho Ver Drop Down


Registrado: 23 Set 2006
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Ligeirinho Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 25 Jan 2022 as 19:41
Originalmente Postado por Szellje Szellje Escreveu:

Eu estou montando uma híbrida para cicloviagens, e tenho um STI 3x7 novo que pretendo usar na bicicleta. Eu queria uma relação bem leve e os cassetes 7v vão no máximo 34 dentes. Vi que há um cassete 8v 11-40 que me interessou muito. Como o meu intuito não é velocidade, seria possível montar o cassete 8v, retirando o cog de 11, no cubo 7v?

Em tempo a marca de cassete que tem a relação mais distribuída (espaçamento entre os pinhões) é o da SUNRACE muito embora há dizeres que sua durabilidade, apesar da boa aparência, não é aquela que desejamos. Nesse quesito permanece o indefectível SHIMANO.
Já a SRAM não acredito que olhe para os mais pobres (8V) não tendo cassetes dessa quantidade de pinhões, ao menos não vejo.
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hug0.dts Ver Drop Down
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Registrado: 21 Nov 2009
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Originalmente Postado por GabrielSL329 GabrielSL329 Escreveu:

a ideia mais simples continua sendo usar o cassete 8v e regular para funcionar até o penúltimo cog, privilegiando marchas mais leves!



O cubo é para cassetes de até 7v, Gabriel. Não cabem cassetes de 8v no espaço.
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Ironman Ver Drop Down
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Registrado: 25 Dez 2005
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Fala aí, shock! Beleza?

Dá para você tirar o pinhão de 11 dentes e priorizar os mais leves. Não vai ter mais as estrias de travamento no penúltimo pinhão, mas a tampa do cassete não é uma peça que se solta fácil. Mesmo assim, é sempre bom verificar o aperto da tampa de vez em quando. Já usei um pinhão de oito marchas e tirei o último de 11 dentes. Sempre deu certo.

Valew!
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