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Transformar cassete 8v em 7v |
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Szellje
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Cadastrado em: 24 Jan 2022 Londrina Offline Mensagens:3 |
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Postado: 24 Jan 2022 as 22:15 |
Eu estou montando uma híbrida para cicloviagens, e tenho um STI 3x7 novo que pretendo usar na bicicleta. Eu queria uma relação bem leve e os cassetes 7v vão no máximo 34 dentes. Vi que há um cassete 8v 11-40 que me interessou muito. Como o meu intuito não é velocidade, seria possível montar o cassete 8v, retirando o cog de 11, no cubo 7v?
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Ligeirinho
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Cadastrado em: 23 Set 2006 - Offline Mensagens:2123 |
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Você acrescentaria outro pinhão maior no cassete em substituição ao de 11 dentes? Nunca fiz mas creio que sim, pois o que trava o cassete é aquela peça roscada que encaixa no interior do freehub. Altura o freehub já tem pra acomodar os 7 pinhões e se não engano até 10 pinhões trocando naturalmente a corrente utilizada. Só não não sei como soltar os pinhões do cassete 8V que tem os rebites aparentes no pinhão maior e como "juntar de novo" (pingo de solda de estanho ou comum?) talvez até com menos pinhões como talvez deseje ou pinhões diferentes maiores ou menores conforme o piso que andará. Quem souber nos informe, pois nunca achei de modo detalhado no yuotube somente a menção rápida sem demonstração clara. Em tempo, sou canhoto e infelizmente não consigo soltar cassetes pois a mão de força para isso é a direita ao girar no sentido anti horário e tentei muito, tanto com um cassete fixado há 29 anos quanto um recente de 2 anos atrás sem sucesso. Tenho todas as ferramentas adequadas inclusive aquela da Decatlhon que fixa melhor o cassete, fracasso total. Todo o restante é relativamente fácil mas o cassete... Exige 40 kilogramas - força pra abrir. Deve ser por isso que não consigo também. Uma morsa faria diferença...Fixando e girando o aro... Editado por Ligeirinho - 24 Jan 2022 as 22:36 |
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RuanRAC
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Cadastrado em: 06 Mai 2014 Natal/RN Offline Mensagens:2824 |
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eu acho que seria mais fácil aumentar os limites superiores e inferiores do câmbio e ele pular duas marchas no meio do cassete... mas também não garanto que vá funcionar.
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meu Strava: https://www.strava.com/athletes/4907071
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dwsmartins
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Cadastrado em: 16 Abr 2018 Belo Horizonte Offline Mensagens:1515 |
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O cog menor de 11d é que apoia o cassete no corpo do freehub, não dá pra tirar. Se vc desmontar, vai ver que as estrias do corpo do freehub só entram nele até a metade.
No entanto, como o espaçamento dos cassetes 8v e 7v é igual, vc pode usar o cassete 8v regulando o limite pra não usar uma marcha, a primeira ou a última. Isso considerando que o corpo do seu freehub seja adequado pra 8v e acima (existem freehubs pra 7v apenas). Tb considerando que o câmbio consiga abraçar o cog de 40d. |
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Bora pedalar, senão estressa!
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Ligeirinho
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Cadastrado em: 23 Set 2006 - Offline Mensagens:2123 |
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Putz logo no pinhão 11 (confesso que pra mim ele é quase dispensável acho que poderiam começar no 13 pra dar mais leque com acréscimo de 1 pinhão com mais torque em sistemas 8V e 9V tirando os maiores buracos) mas não recordo como ele é indispensável para o fechamento, só vendo mesmo. Achava que a "tampa" do cassete seria suficiente para travar o próprio no freehub.
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hug0.dts
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Cadastrado em: 21 Nov 2009 DF Offline Mensagens:2364 |
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O de 11 não pode ser retirado. Ele tem umas estrias que servem para travar a tampa.
Sobre a dúvida inicial, se não me engano é possível retirar os rebites sem problemas nos cassetes em que todos os cogs se apoiam no freehub. Só ficará mais chato de montar pois será necessário inserir um por um.
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GabrielSL329
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Cadastrado em: 09 Mar 2019 Farroupilha Offline Mensagens:1715 |
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a ideia mais simples continua sendo usar o cassete 8v e regular para funcionar até o penúltimo cog, privilegiando marchas mais leves!
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Gabriel Pires
MTB: Show Rocker 12v Orange Speed: Caloi Strada Sora 16v (aposentada) |
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Szellje
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Cadastrado em: 24 Jan 2022 Londrina Offline Mensagens:3 |
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Obrigado a todos que responderam. Eu vou analisar bem o que realmente compensa fazer. Vocês ajudaram bastante.
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Ligeirinho
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Em tempo a marca de cassete que tem a relação mais distribuída (espaçamento entre os pinhões) é o da SUNRACE muito embora há dizeres que sua durabilidade, apesar da boa aparência, não é aquela que desejamos. Nesse quesito permanece o indefectível SHIMANO. Já a SRAM não acredito que olhe para os mais pobres (8V) não tendo cassetes dessa quantidade de pinhões, ao menos não vejo.
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hug0.dts
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Cadastrado em: 21 Nov 2009 DF Offline Mensagens:2364 |
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O cubo é para cassetes de até 7v, Gabriel. Não cabem cassetes de 8v no espaço.
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Ironman
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Cadastrado em: 25 Dez 2005 Hannover Offline Mensagens:4913 |
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Fala aí, shock! Beleza?
Dá para você tirar o pinhão de 11 dentes e priorizar os mais leves. Não vai ter mais as estrias de travamento no penúltimo pinhão, mas a tampa do cassete não é uma peça que se solta fácil. Mesmo assim, é sempre bom verificar o aperto da tampa de vez em quando. Já usei um pinhão de oito marchas e tirei o último de 11 dentes. Sempre deu certo. Valew!
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