Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fóruns Novos - Outras Categorias > Bicicletas Híbridas & Fitness Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Transformando Speed em MTB/Híbrida
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Transformando Speed em MTB/Híbrida

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Harz Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Fev 2020
Pernambuco
Offline
Mensagens:11
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Harz Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Transformando Speed em MTB/Híbrida
    Postado: 06 Out 2020 as 00:59
Fala, galera! Beleza?

Saca só... Eu estava pensando em vender a minha Speed(Orbea Diem Drop Disc), ou trocar em uma MTB. Porém, eu pensei em unir o útil ao agradável e transformá-la em uma Híbrida/MTB. Vou parar de enrolar vocês e ser objetivo...

Pensei em colocar um grupo sram NX de 12 velocidades porém me deparei com problemas financeiros e fiquei com a dúvida das dúvidas. Posso comprar o câmbio, passador, cassete e corrente, porém não tenho dinheiro para o pedivela e gostaria de usar o que já está na minha roadbike(SHIMANO TIAGRA 4400). Alguém pode me dizer se seria compatível com o Sram Eagle NX 12v?

PS: Eu compraria uma coroa(deckas) própria pra grupos de 1x12
Voltar ao Topo
Marcelo_br Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 15 Jul 2005
Sorocaba - SP
Offline
Mensagens:666
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Marcelo_br Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Out 2020 as 10:39
Olá Harz,

Uma MTB não é definida por grupo de transmissão. Eu diria que o seu limitante seria o tamanho de pneu que vai caber no quadro/garfo. Vi na internet que esse quadro aceita até 28c ( seria mais ou menos um pneu de tamanho 1.6)

Voce vai andar na terra (estrada de chao batido) ou é só pelo conforto no asfalto? Se está procurando conforto, eu testaria mesa de direçao com outros angulos, outros guidoes.

Eu entendo que é uma bike boa, mas seria similar a comprar um carro esportivo antigo e querer colocar pneu com cravos pra rodar na terra.

E se a situação esta apertada como voce mesmo disse, eu não investiria em grupo de 12v, mesmo que de entrada. Corrente vai ser mais cara, o ajuste fino vai ser mais chato de fazer, sem  contar que adaptação só fica bom quando a pessoa é bem experiente como mecanico ou leva a cada 2 semanas pra fazer revisão(Não sei se algum desses é o seu caso).

Converter o pedivela de 2x pra 1x não é somente remover uma coroa e trocar a outra. Precisa ajustar  a distancia dele com espaçadores ( arruelas, corinho, gambiarras desse tipo).

Não quero jogar um balde de agua fria, e com certeza tem gente que fez esse tipo de mudança , mas estou sendo objetivo e não estou te enrolando.
---------------------------------------------------------
Criando coragem (e condicionamento) para voltar a pedalar... 2011 que me aguarde...
---------------------------------------------------------
Voltar ao Topo
sincero Ver Drop Down


Cadastrado em: 06 Set 2020
Pindorama
Offline
Mensagens:72
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar sincero Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Out 2020 as 10:43
Qual é a sua intenção com isso? Destruir sua bicicleta, usar dentadura precocemente, se matar ou o quê?
Tem noção que uma bicicleta de estrada não foi projetada para os impactos advindos do MTB?
Tem noção do perigo ao qual você está querendo se expor?

Voltar ao Topo
hurry-gurits Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Out 2015
são paulo
Offline
Mensagens:2079
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hurry-gurits Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Out 2020 as 10:58
Originalmente postado por Harz Harz escreveu:

Fala, galera! Beleza?

Saca só... Eu estava pensando em vender a minha Speed(Orbea Diem Drop Disc), ou trocar em uma MTB. Porém, eu pensei em unir o útil ao agradável e transformá-la em uma Híbrida/MTB. Vou parar de enrolar vocês e ser objetivo...

Pensei em colocar um grupo sram NX de 12 velocidades porém me deparei com problemas financeiros e fiquei com a dúvida das dúvidas. Posso comprar o câmbio, passador, cassete e corrente, porém não tenho dinheiro para o pedivela e gostaria de usar o que já está na minha roadbike(SHIMANO TIAGRA 4400). Alguém pode me dizer se seria compatível com o Sram Eagle NX 12v?

PS: Eu compraria uma coroa(deckas) própria pra grupos de 1x12

Dá pra fazer? dá.
Será que fica bom?  não.

Certeza que é mais negocio vender sua bike, e pegar uma MTB, vai ser igual jipe rebaixado, o dono fica feliz, que é o que importa, mas se um dia quiser vender, ou precisar vender, ou volta ao que era original, ou troca numa caixa de codorna. 
scott single track 95 26" cromo
khs 204 full 2012 26"- R.I.P.
khs sixfifty 2500 27.5" - 2014
Mongoose XR PRO 29" - 2016
GT Sanction Pro 27.5" - 2015
GT Agressor 1.0 26" - 2012 - Pumptrack Edition
Voltar ao Topo
jh1991 Ver Drop Down


Cadastrado em: 24 Out 2016
bh
Offline
Mensagens:1582
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jh1991 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Out 2020 as 11:17
Já vi tentarem transformar MTB em speed, o contrário é a primeira vezes. As vezes o demo nos surpreende...

Vc vai ter que olhar o BCD do seu pedivela e comprar uma coroa com o mesmo BCD.

Só uma curiosidade, qual a utilidade de colocar um eagle numa speed? Uma coroa menor e/ou um cassete maior não seria mais barato e adequado?
Se inscrevam no youtube.
https://www.youtube.com/c/bikeestilo?sub_confirmation=1
Voltar ao Topo
Harz Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Fev 2020
Pernambuco
Offline
Mensagens:11
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Harz Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Out 2020 as 12:19
Muito obrigado pela atenção, Marcelo! Acredito que me equivoquei ao usar o termo "MTB". Como você disse, Marcelo, eu quero usá-la em estradão e, raramente vou precisar pegar pistas com ela. Não tenho intenção alguma de usá-la como MTB. Para ser mais objetivo com todos os que ajudaram aqui e, também, com você, Marcelo... Tecnicamente, eu quero uma gravel com guidão e grupo de mtb Confused.

Vim recorrer à vocês antes de tomar a iniciativa porque sei que MUITOS aqui conhecem bem mais do que eu e gostaria de saber os prós e contras e as opiniões de vocês. 

Podem me ajudar com essa bronca?
Voltar ao Topo
Harz Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Fev 2020
Pernambuco
Offline
Mensagens:11
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Harz Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Out 2020 as 12:23
Originalmente postado por sincero sincero escreveu:

Qual é a sua intenção com isso? Destruir sua bicicleta, usar dentadura precocemente, se matar ou o quê?
Tem noção que uma bicicleta de estrada não foi projetada para os impactos advindos do MTB?
Tem noção do perigo ao qual você está querendo se expor?

Olá, Sincero

Então, o que eu queria dizer, tecnicamente é que quero aproveitar o meu quadro de speed e rodas para 'transformá-la' em uma gravel com guidão e grupo de MTB. Aqui para onde me mudei tem ladeiras muito grandes e estradões de terra. Não pretendo fazer nenhum tipo de trilha com a magrelinha Tongue
Voltar ao Topo
am.araujo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Mai 2018
SP
Offline
Mensagens:791
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar am.araujo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Out 2020 as 10:36
Sua ideia não é de todo ruim (o povo exagera), porem acho que o pneu é uma limitação critica. Esse modelo não aceita pneus mais largos, pra andar em estradão a bike pode ficar bem arisca usando pneus tão finos, vai exigir muito da sua atenção e se vacilar pode ter surpresas. Agora se fosse pra montar uma bike urbana pra comute, dai ficaria show, se o BCD do pedivela for compatível com a coroa, só retirar as originais e colocar a coroa Sram pra montar aquele 1x12 maroto, o visual vai ficar ruim, mas se for provisório deve servir.

Se a ideia for gravelizar mesmo, é muito mais negocio vender a bike e pegar uma gravel.
Voltar ao Topo
Harz Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Fev 2020
Pernambuco
Offline
Mensagens:11
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Harz Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Out 2020 as 11:03
Originalmente postado por am.araujo am.araujo escreveu:

Sua ideia não é de todo ruim (o povo exagera), porem acho que o pneu é uma limitação critica. Esse modelo não aceita pneus mais largos, pra andar em estradão a bike pode ficar bem arisca usando pneus tão finos, vai exigir muito da sua atenção e se vacilar pode ter surpresas. Agora se fosse pra montar uma bike urbana pra comute, dai ficaria show, se o BCD do pedivela for compatível com a coroa, só retirar as originais e colocar a coroa Sram pra montar aquele 1x12 maroto, o visual vai ficar ruim, mas se for provisório deve servir.

Se a ideia for gravelizar mesmo, é muito mais negocio vender a bike e pegar uma gravel.

Fala, am.araujo!

Obrigado pela opinião, e pela dica, parceiro! Realmente, ela vai ficar arisca. Mas não é pra fazer nada perigoso ou rápido. E, como você disse... É algo provisório. Eu gostaria de vender; até anunciei, mas não estou achando comprador :s... De qualquer forma, muito obrigado pela ajuda!
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X