Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fóruns Novos - Outras Categorias > Bicicletas Híbridas & Fitness Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Transformando MTB em Speed
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Transformando MTB em Speed

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
ramonfrolik Ver Drop Down


Cadastrado em: 13 Jan 2014
Brasil
Offline
Mensagens:28
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ramonfrolik Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Transformando MTB em Speed
    Postado: 23 Fev 2014 as 09:43
Bom dia!

Não sei se está no local correto, mas considerando que o resultado final será uma speed(ou quase)...

Então, eu tenho uma Caloi Supra 2011 e estou com slick 26" nela... porém ela está toda original(Tourney, Cubos Acess, Freios Logan)

Tenho a ideia de muda-la, e ai colocar um grupo melhorzinho(pra speed, estou aceitando sugestões não muito caras)
Mudando nela:
Aros 700c
Grupo
Mesa e guidão
Garfo

Fiz um "teste" com a roda da minha C10(27") e atrás ela entra, no limite... na frente não por causa da suspensão, mas como o garfo será trocado, entrará sem problemas.

Fui a uma bicicletaria aqui perto e me disseram que o garfo tem que ser over e aheadset... acho que não será tão difícil encontrar um desse 700c.

No entanto, há uma preocupação: A maioria(se não todos) câmbios dianteiros para speed o cabo é puxado por baixo... e no meu caso é por cima... Acredito que eu consiga fazer suportes para isso sem problemas, tenho pessoas que podem soldar pra mim.

Depois das mudanças, vou pintar a bike numa cor que ainda não defini.

Pelas minhas pesquisas, o Grupo Sora sai em conta nessa situação, o preço vale pela qualidade? Encontrei também, não lembro aonde, o grupo Tourney speed, com STIs e tudo o mais, o que me dizem?

Segue uma foto comercial da Supra2011 pra quem não conhece:
http://shack.us/photo/my-s/841/xdol.jpg/ -

Uploaded with http://shack.us - ImageShack.us
Voltar ao Topo
CArthur Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Jan 2014
Porto Alegre-RS
Offline
Mensagens:146
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar CArthur Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Fev 2014 as 13:40
Originalmente postado por ramonfrolik ramonfrolik escreveu:

Bom dia!

Não sei se está no local correto, mas considerando que o resultado final será uma speed(ou quase)...

Então, eu tenho uma Caloi Supra 2011 e estou com slick 26" nela... porém ela está toda original(Tourney, Cubos Acess, Freios Logan)

Tenho a ideia de muda-la, e ai colocar um grupo melhorzinho(pra speed, estou aceitando sugestões não muito caras)
Mudando nela:
Aros 700c
Grupo
Mesa e guidão
Garfo

Fiz um "teste" com a roda da minha C10(27") e atrás ela entra, no limite... na frente não por causa da suspensão, mas como o garfo será trocado, entrará sem problemas.

Fui a uma bicicletaria aqui perto e me disseram que o garfo tem que ser over e aheadset... acho que não será tão difícil encontrar um desse 700c.

No entanto, há uma preocupação: A maioria(se não todos) câmbios dianteiros para speed o cabo é puxado por baixo... e no meu caso é por cima... Acredito que eu consiga fazer suportes para isso sem problemas, tenho pessoas que podem soldar pra mim.

Depois das mudanças, vou pintar a bike numa cor que ainda não defini.

Pelas minhas pesquisas, o Grupo Sora sai em conta nessa situação, o preço vale pela qualidade? Encontrei também, não lembro aonde, o grupo Tourney speed, com STIs e tudo o mais, o que me dizem?

Segue uma foto comercial da Supra2011 pra quem não conhece:
http://shack.us/photo/my-s/841/xdol.jpg/ -

Uploaded with http://shack.us - ImageShack.us

desculpe a pergunta, mas não sai mais barato comprar uma Caloi Sprint 10 em vez de substituir todas essas peças? 

Sobre o grupo Sora, tenho ele na minha SPZ e não tenho do que reclamar. Estou iniciando nas speeds mas está me atendendo bem.
Voltar ao Topo
Rafael Castro13 Ver Drop Down


Cadastrado em: 28 Out 2013
Morretes-Pr
Offline
Mensagens:56
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Rafael Castro13 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Fev 2014 as 14:20
Com o dinheiro que vai gastar para fazer as mudanças dá para comprar uma sprint 10 e talvez ainda sobre.
Fora que a geometria de um quadro speed é diferente de um mtb, sendo assim por mais alterações que se faça não ira ter o mesmo desempenho de uma speed de verdade.
Voltar ao Topo
ramonfrolik Ver Drop Down


Cadastrado em: 13 Jan 2014
Brasil
Offline
Mensagens:28
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ramonfrolik Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Fev 2014 as 17:35
Carthur e Rafael, realmente com a grana daria pra comprar uma speed pronta... mas e a emoção de montar? rs
Brincadeiras de lado: Não tenho condições de trocar de bike num piscar de olhos, então será feito de pouco em pouco.

Rafael, entendo que o quadro não me dará tudo que uma speed pode me oferecer, mas não vou "correr" mesmo, a bike será usada para algumas viagens longas, umas descidas à praia e etc, já fiz com a bike atual e não gostei do resultado (suspensão atrapalhando).

Quero uma bike pra fazer uma viagem ou outra, dar umas pedaladas por semana, mas tendo velocidade, não me importando tanto(eu disse tanto) pro conforto.
Voltar ao Topo
Lincolnfd Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Fev 2012
Volta Redonda
Offline
Mensagens:709
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Lincolnfd Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Fev 2014 as 18:14
Transformar em "speed" sairá caro e ficará uma porcaria. Se quer melhorar o desempenho no asfalto, coloque um garfo rígido e pneus slick (1") que suportem mais de 65psi.

Isso melhorará mto a performance da Bike.
Lincoln
Voltar ao Topo
dasilvj4 Ver Drop Down
Avatar
Banido

Cadastrado em: 05 Dez 2013
São Paulo
Offline
Mensagens:18
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dasilvj4 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Fev 2014 as 18:49
Originalmente postado por ramonfrolik ramonfrolik escreveu:

Carthur e Rafael, realmente com a grana daria pra comprar uma speed pronta... mas e a emoção de montar? rs
Brincadeiras de lado: Não tenho condições de trocar de bike num piscar de olhos, então será feito de pouco em pouco.

Rafael, entendo que o quadro não me dará tudo que uma speed pode me oferecer, mas não vou "correr" mesmo, a bike será usada para algumas viagens longas, umas descidas à praia e etc, já fiz com a bike atual e não gostei do resultado (suspensão atrapalhando).

Quero uma bike pra fazer uma viagem ou outra, dar umas pedaladas por semana, mas tendo velocidade, não me importando tanto(eu disse tanto) pro conforto.


Sobre montar compra um quadro speed e monta nele, vai ficar melhor e vc vai ter duas bikes, pq se não vai jogar fora muitas peças.
Voltar ao Topo
TiAgUiNhO Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Out 2010
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:143
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TiAgUiNhO Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Fev 2014 as 19:09
ou então venda essa sua e compre uma speed

ouça as dicas do pessoal
vai ser dificil alguém apoiar essa sua idéia
no máximo nessa sua é o que o Lincolnfd citou, garfo ridigo e pneus slick
no fim você não vai ter nenhuma bike bacana, nem speed, nem mtb, nem nada
“Um péssimo dia de bicicleta ainda é melhor que um ótimo dia de trabalho.”
Voltar ao Topo
newhouse Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Set 2011
Embu - SP
Offline
Mensagens:2578
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar newhouse Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Fev 2014 as 11:37
Bom, montar uma Speed num quadro de MTB fica ruim pq a geometria é muito diferente, você vai começar a ter problemas com o conforto da bike e vai acabar se arrependendo. Como tenho uma MTB muito boa pra estrada, vou te dar duas dicas:

- Invista na sua C10. É melhor trocar uma ou outra peça da sua C10 que seja mais frágil e deixar ela confiável. Se ela for original, os pneus 28 com uma fita anti-furo, um bom selim, se você achar ela muito pesada nas subidas, uma catraca de MTB ou uma coroa 52/38, vira uma ótima bike pra viagens, bem melhor que sua MTB.

- Faça pequenas alterações na supra: um garfo de alumínio (vai pular que cavalo brabo nos buracos, mas poupa um peso ABSURDO e é barato), um pneu slick fino (1.5 se quiser mais conforto ou 1.0 pra excelente rolagem no asfalto) e uma catraca com final 11.

Só pra vc ter uma ideia, tenho uma MTB que eu mesmo montei nessa configuração, com pneu Kenda Kwest 1.5 e relação 48x11. Na estrada consigo andar no vácuo das estradeiras, só sobro se a galera apertar o passo. Uso todo dia pra ir ao trabalho e já desci com ela pra Santos de boa, é uma ótima bike, atende minhas necessidades e saiu por um ótimo custo/beneficio.

Agora se quer mesmo uma Speed pra treinos, melhor pensar seriamente em comprar uma Speed de verdade ou um quadro e ir montando aos poucos.
Voltar ao Topo
Oliva Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Ago 2011
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:2670
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Oliva Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Fev 2014 as 11:51
ramon, quer fazer isso aos poucos?

compra um quadro venzo sprinter r3 (quadro+garfo na faixa de uns 500 conto) parcelado.

fica de olho no bomnegocio/olx por peças ou até mesmo bike inteira do teu tamanho.
vai comprando e montando.
É nóis que avoa pedalando de boa.
Voltar ao Topo
Tux Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Jul 2011
Colider - MT
Offline
Mensagens:521
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Tux Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Fev 2014 as 12:02
Coloca garfo e pneu 1.0 ou 1.5... pronto, virou uma híbrida...
Precisa de mais desempenho? vai comprando aos poucos então a road...
compra quadro, depois grupo de peças e por ai vai.


Eu tenho uma MTB híbrida, garfo e pneu 1.5 de 80psi, gosto dela, e se preciso, tiro o garfo e coloco suspensão + pneu com cravo para encarar outros terrenos...

Voltar ao Topo
CArthur Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Jan 2014
Porto Alegre-RS
Offline
Mensagens:146
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar CArthur Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Fev 2014 as 12:47
Originalmente postado por dasilvj4 dasilvj4 escreveu:

Originalmente postado por ramonfrolik ramonfrolik escreveu:

Carthur e Rafael, realmente com a grana daria pra comprar uma speed pronta... mas e a emoção de montar? rs
Brincadeiras de lado: Não tenho condições de trocar de bike num piscar de olhos, então será feito de pouco em pouco.

Rafael, entendo que o quadro não me dará tudo que uma speed pode me oferecer, mas não vou "correr" mesmo, a bike será usada para algumas viagens longas, umas descidas à praia e etc, já fiz com a bike atual e não gostei do resultado (suspensão atrapalhando).

Quero uma bike pra fazer uma viagem ou outra, dar umas pedaladas por semana, mas tendo velocidade, não me importando tanto(eu disse tanto) pro conforto.


Sobre montar compra um quadro speed e monta nele, vai ficar melhor e vc vai ter duas bikes, pq se não vai jogar fora muitas peças.


 
Ta sem grana e que ir pagando aos poucos? Mete um parcelamento e pega a bike na hora! Olha o preço da netshoes (sem cupom, com cupom da pra ficar mais barato).

Por R$ 1.699,00

ou em 12x de R$ 141,58

Voltar ao Topo
ckinzel Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 26 Nov 2012
Brasil
Offline
Mensagens:125
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ckinzel Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Fev 2014 as 17:50
Originalmente postado por Lincolnfd Lincolnfd escreveu:

Transformar em "speed" sairá caro e ficará uma porcaria. Se quer melhorar o desempenho no asfalto, coloque um garfo rígido e pneus slick (1") que suportem mais de 65psi.

Isso melhorará mto a performance da Bike.

Além disso, caso não tenha feito, sugiro comprar um pedal de encaixe e sapatilha MTB, que ajudará muito no desempenho/segurança. Eu andei muito tempo com um pneu 26x1.5 da Maxxis e pedal/sapatilha com a minha MTB antes de migrar para uma speed. Sugiro economizar e investir numa speed mais à frente do que transformar a bike num "frankenstein".
Voltar ao Topo
ramonfrolik Ver Drop Down


Cadastrado em: 13 Jan 2014
Brasil
Offline
Mensagens:28
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ramonfrolik Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Fev 2014 as 19:37
Realmente mudando de ideia... Todo mundo contra! Obrigado pelas opiniões...

Quando a Sprinter R3, achei uma montada, com kit tourney com stis e tudo... prontinha por 1700...

Acho que comprar o quadro(uns 600) mais um kit sora(700) vai ficar mais barato e dar uma experiência na montagem/manutenção...

Vou amadurecer as ideias do povo! Obrigado denovo!
Voltar ao Topo
TFHG Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Ago 2011
SP, Interior
Offline
Mensagens:990
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TFHG Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Fev 2014 as 19:53
Sei não.... tem que computar rodas, pneus, câmaras, selim, conduites, guidão, mesa, canote, caixa de direção, fita de guidão....será que realmente compensa?
KHS Flite 300 "upgrade" 105 + Ultegra
GT Avalanche Expert

Experiência traz consigo bom senso. E boa parte dela é adquirida pela falta dele!
Voltar ao Topo
ramonfrolik Ver Drop Down


Cadastrado em: 13 Jan 2014
Brasil
Offline
Mensagens:28
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ramonfrolik Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Fev 2014 as 20:33
Talvez um kit sora na C-10...se bem que acho um pecado sacrificar uma bike dessa... :\
Apesar das mudanças serem reversíveis... sei não.

Vou acabar me enfiando num parcelamento de uma venzo...
Voltar ao Topo
flpspeed Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Fev 2014
rj
Offline
Mensagens:118
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar flpspeed Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Fev 2014 as 23:29
Mercado livre tem um quadro com mesa canote guidon por 350 de aluminio speed da caloi tipo é uma e vai montando aera melhor mesmo ai cm tempo sobrou joga para sua Frankenstein.

Pensei nisso no passado tb mas desisti no mei caso tenho uma caloi 500 pensei em fazer uns ups nela e tals ai toquei minha speed sobrou pecas e girei entre as bikes.
Voltar ao Topo
leonardoribeiro Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Ago 2013
Piauí
Offline
Mensagens:25
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar leonardoribeiro Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Fev 2014 as 23:31
Eu montei uma venzo sprinter R3 com shimano tourney a070 e freios tektro, rodas vzan spin e pneus cst e-lite 23/700c por R$1400, que é o que você gastaria só com o grupo sora. Eu estou me divertindo bastante com ela, embora já tenha uma spz secteur em mente para um futuro próximo. Sempre vai surgir a vontade de comprar uma bicicleta melhor (regra do número ideal de bicicletas: n+1, onde n é a quantidade atual na garagem). Se a grana tá curta hoje, monta uma mais simples enquanto junta mais dilmas pra próxima bicicleta.
Voltar ao Topo
flpspeed Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Fev 2014
rj
Offline
Mensagens:118
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar flpspeed Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Fev 2014 as 23:32
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-541832633-quadro-speed-caloi-aluminio-aro-700-no-e-trek-_JM
Voltar ao Topo
flpspeed Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Fev 2014
rj
Offline
Mensagens:118
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar flpspeed Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Fev 2014 as 23:47
Leonardo dilmas foi otimo kkkkk
Voltar ao Topo
dasilvj4 Ver Drop Down
Avatar
Banido

Cadastrado em: 05 Dez 2013
São Paulo
Offline
Mensagens:18
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dasilvj4 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Fev 2014 as 23:48
Vai na fé, um dia quero montar uma bike também, só pra ver como vai ser...

Deve ser muito dahora olhar uma bike legal e dizer eu que montei, no financeiro não compensa e talvez nem fique tão boa quanto uma comprada.

eu acho né... escolher peça a peça =)
Voltar ao Topo
leonardoribeiro Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Ago 2013
Piauí
Offline
Mensagens:25
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar leonardoribeiro Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Fev 2014 as 06:17
Pelo preço que paguei na minha R3, compensava mais, em termos meramente financeiros, uma Caloi sprint 10, até pelo grupo 2300. Mas a Caloi não tinha o meu tamanho e os ajustes necessários envolviam uma mesa muito pequena para um top tube virtual + mesa de 63,5cm; e montar a bicicleta me ajudou a aprender a fazer a manutenção, e a conhecer as ferramentas que preciso comprar (montei eu mesmo na oficina da bicicletaria; só não enraiei as rodas, e ainda dei de brinde para o cara da loja um manual técnico da Shimano - bicicletaria pequena em cidade pequena do interior).
Voltar ao Topo
Oliva Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Ago 2011
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:2670
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Oliva Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Fev 2014 as 11:03
cara, peça a peça pode compensar, ou não.

se tem cartão internacional e experiência de compra lá fora, segue um papirozinho que fiz 
https://docs.google.com/spreadsheets/d/1RDOsSc5xkePxOzoNWOPbw_a0LGuwxDsoBAdVDQKwfQ8/edit?usp=sharing

só cria uma aba nova lá embaixo com teu nome e trabalha nela.

MUUUUUUUUUUITAS vezes compensa comprar peça lá fora, porque peças pequenas (mesa, canote, selim) boa parte das vezes não são taxadas.
*** se alguém achar algum erro, dá um toque ou deixa alguma nota lá. 
fiz isso nesse fim de semana, porque comprei algumas peças e por melhor que possa parecer o preço do ebay, muitas vezes não vale a pena.


Editado por Oliva - 25 Fev 2014 as 12:01
É nóis que avoa pedalando de boa.
Voltar ao Topo
flpspeed Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Fev 2014
rj
Offline
Mensagens:118
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar flpspeed Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Fev 2014 as 11:47
porra oliva ótimo bixo esse seu papiro que pegar um kit ultegra para minha bike esta com 2300 !!!! ja meti mesa e canote pq nao me aguentei mas to cotando vi por 400 dolares
Voltar ao Topo
Vinícius Marçal Ver Drop Down


Cadastrado em: 10 Jul 2019
Goiás
Offline
Mensagens:450
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Vinícius Marçal Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Jul 2020 as 18:45
MTB bem híbrida e urbana!!
Voltar ao Topo
Vinícius Marçal Ver Drop Down


Cadastrado em: 10 Jul 2019
Goiás
Offline
Mensagens:450
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Vinícius Marçal Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Jul 2020 as 17:44
ATUALIZADA!
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X