Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Fórum Principal
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Transferência da relação de uma aro 26 para 29
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Transferência da relação de uma aro 26 para 29

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
R.Sabóia Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Fev 2013
Teresina-PI
Offline
Mensagens:29
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar R.Sabóia Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Transferência da relação de uma aro 26 para 29
    Postado: 16 Out 2013 as 12:31
Galera eu troquei minha bike recentemente por uma aro 29. E resolvi montar a 29 e trazer algumas peças da minha 26. Umas das peças q eu peguei foi minha relação completa! Dei os primeiros roles na bike e axei ela um pouco mais "pesada" q a 26. Geralmente eu rodava na 26 com o coroão maior direto em um giro bom, porem na 29 raramente uso ele, somente em descidas. Apesar de pedalar a mto tempo sou muito leigo com relação a numero de dentes de coroa. Andei pesquisando e vi q muitas das 29 usam relação 2x10 mais aro 26 eu n vejo. Tem alguma relação? Pq a coroa maior é pouco usada? Tb senti q em subidões msm usando a 1º coroa(menor) com minha ultima catraca(maior) eu n sinto a bike tão leve quanto a 26. como acabei de motar a bike gastei um capital bom então ando meio quebrado. De que maneira eu poderia resolver isso sem gastar mto? Me desculpem se ja houver outro topico falando disso porem procurei mto e n achei nd que me ajudasse.
Voltar ao Topo
PANDA 2709 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Out 2012
CONTAGEM MG
Offline
Mensagens:119
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar PANDA 2709 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Out 2013 as 12:51
qual a relação que vc usa hoje? (tipo cassete 12x34 e coroa 24x34x44)
Voltar ao Topo
mauriney Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jul 2011
S.J. dos Campos
Offline
Mensagens:855
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar mauriney Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Out 2013 as 12:52
Estes posts podem ti ajudar.

http://www.pedal.com.br/forum/diferentes-relacoes-de-macha-para-subidas_topic71942.html

http://www.pedal.com.br/forum/equivalencia-do-deslocamento-26-x-29_topic71600.html

att

Editado por mauriney - 16 Out 2013 as 12:54
Voltar ao Topo
dts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Ago 2008
São Paulo
Offline
Mensagens:2334
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Out 2013 as 13:11
O número de coroas não esta relacionado a aro.
Mas é melhor usar coroas triplas em 29 pois são sabidamente ruins de subida e as vezes falta marcha aos meros mortais (17% mais esforço em média).
Outra opção é usar coroas duplas mas com coroas de 39x26 no máximo com cassetes de 11x36.
Vale lembrar que isto esta diretamente relacionado ao peso de suas rodas assim como o peso do conjunto quanto mais leve melhor.
Uso 26x39-11x36 em minha 26 e é suficiente para escalar tudo quase nunca uso a de 26 dentes mas minha bike pesa 8K.
Já ví 29 usando a mesma relação mas por pesar 12k achei bem ruim na subida, mesmo eu estando acostumado com a relação.

At. 


Editado por dts - 16 Out 2013 as 13:14
Voltar ao Topo
carl Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 31 Out 2010
Moc - MG
Offline
Mensagens:589
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar carl Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Out 2013 as 17:27
Acredito que tudo seja questão de adaptação. A conversão da relação de marchas de uma 26" para uma 29er não é tão direta assim. Acontece que a inércia rotacional (proporcional ao quadrado do raio) é bem maior na aro 29. Uma regra prática que uso é subir duas marchas na 29er. Por exemplo, quem usa um cassete de 32 dentes na aro 26, deve procurar um que 36 dentes na aro 29. E mesmo assim, ainda perde um pouco em relação a 26.
Voltar ao Topo
dts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Ago 2008
São Paulo
Offline
Mensagens:2334
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Out 2013 as 17:57
Originalmente postado por carl carl escreveu:

Acredito que tudo seja questão de adaptação. A conversão da relação de marchas de uma 26" para uma 29er não é tão direta assim. Acontece que a inércia rotacional (proporcional ao quadrado do raio) é bem maior na aro 29. Uma regra prática que uso é subir duas marchas na 29er. Por exemplo, quem usa um cassete de 32 dentes na aro 26, deve procurar um que 36 dentes na aro 29. E mesmo assim, ainda perde um pouco em relação a 26.

É verdade mas se tua região é como a minha (Atibaia) não existe inércia que supere 3, 4 ou 5 Km de subida.
A gente se adapta ou empurra isto é certo mas o mais sábio é sofrer menos e pedalar mais.
Acredite vai desejar sua 26 nestas horas.


Editado por dts - 16 Out 2013 as 17:59
Voltar ao Topo
carl Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 31 Out 2010
Moc - MG
Offline
Mensagens:589
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar carl Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Out 2013 as 19:59
Originalmente postado por dts dts escreveu:

É verdade mas se tua região é como a minha (Atibaia) não existe inércia que supere 3, 4 ou 5 Km de subida.
A gente se adapta ou empurra isto é certo mas o mais sábio é sofrer menos e pedalar mais.
Acredite vai desejar sua 26 nestas horas.

Minha bike é 26'', mas com a popularização das 29er está cada vez mais fácil fazer um test drive na bike de algum amigo LOL
Para subir, só girando mesmo! Subidas acentuadas de 3 km e com vento contra são relativamente comuns por aqui! Chego a levar quase 20 minutos num percurso de 3 km.
Para essas condições, a SHIMANO está lançando um pedivela triplo compacto (22x30x40), pois a cadência das 29er nessas condições era baixa. Para aproveitar melhor a inércia das rodonas, tem que ter cadência alta para não perder o embalo. 
Voltar ao Topo
caioagri Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Fev 2011
Londrina, PR
Offline
Mensagens:519
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar caioagri Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Nov 2013 as 09:09
Montei minha 29er rabo duro com minha relação da 26, deore 22-32-42 e cassete 11-32, a bike ficou com 12,5 kg mas senti q precisava de muita força p manter o giro, encomendei um cassete 12-36 e vou ver no q dá, na minha 26 full pesa 12,2 kg e quase nunca uso a coroinha 22 e subo quase tudo com a combinação 32x34. Acredito q é questão de adaptação, tem q manter mais giro mas a impressão q tive é q a desaceleração é muito maior nas 29er q nas 26er. Retas e estradões a 29er rende bem mas nas subidas faltou perna kkkkk. Outra coisa q me fez falta foi a suspensão traseira, full é full mesmo q seja 26, a 29 rabo duro é mais confortável que uma 26 rígida mas nem chega perto de uma full.
Specialized Carve 29er 1x10 slx/xt - Elite 30 29er xt 2x9
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X