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Trail de Alumínio Pagável

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    Enviado: 11 Dez 2020 as 10:33
Assisti ontem ao lançamento da Sense e acompanhei pela internet os lançamentos de Oggi e etc.

Tem um bom tempo que sonho com uma  bike trail, nos moldes da finada Specialized Camber.
Uma bike de alumínio, com suspensão 120-130mm na frente e atrás alguma coisa parecida ou até mesmo 100mm.

Porém qualquer bike bike que não seja XC, vai pro quadro de carbono, que encarece o produto e usam sistemas de cambio e freio tbm caríssimos.


Do alto da minha ignorancia de mercado...
Penso que teria uma boa saida uma bike de aluminio, 11v, freio intermediario e suspensão 120/130mm

uma bike trail intermediaria pra quem nao pode deixar 30mil numa bike.


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Originalmente Postado por edvar edvar Escreveu:

Assisti ontem ao lançamento da Sense e acompanhei pela internet os lançamentos de Oggi e etc.

Tem um bom tempo que sonho com uma  bike trail, nos moldes da finada Specialized Camber.
Uma bike de alumínio, com suspensão 120-130mm na frente e atrás alguma coisa parecida ou até mesmo 100mm.

Porém qualquer bike bike que não seja XC, vai pro quadro de carbono, que encarece o produto e usam sistemas de cambio e freio tbm caríssimos.


Do alto da minha ignorancia de mercado...
Penso que teria uma boa saida uma bike de aluminio, 11v, freio intermediario e suspensão 120/130mm

uma bike trail intermediaria pra quem nao pode deixar 30mil numa bike.



de cabeça
specialized stumpjumper ST, que foi a substituta da camber. Porém na 2021 não tem mais ST, todas serão 130mm, e tem a versão EVO 150mm.

scott spark (sem ser a RC) agora está com 130 de curso e geometria mais agressiva.

trek fuel ex, e a top fuel q era total xt tb mas está c mais curso no modelo 2020

cannondale habit pode se achar por bons preços

ainda tem a GT sensor nesses moldes, não sei se veio pro BR.

uma bike de carbono por um preço um pouco mais baixo que as importadas é a Oggi Caturra T20. É uma bike de XC mas com 120 de curso e geometria trail (novas geometrias XC são as trail de 2 a 3 anos atrás). Bastaria colocar um canote dropper, mesa mais curta, e pneus melhores.


Editado por TheLittle - 11 Dez 2020 as 10:46
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OLX voce acha o que voce quer com +/- 5 a 7 mil facil facil!!! 26-27,5

Do contrario dificil.
Ou pegas uma oggi cattura usada!!! 29
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PS: Sei que a cattura nao e trail, masss usadinha, num preco legal da pra melhorar a suspa dianteira, mesa curta e lenha na fogueira!
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Originalmente Postado por edvar edvar Escreveu:

Assisti ontem ao lançamento da Sense e acompanhei pela internet os lançamentos de Oggi e etc.

Tem um bom tempo que sonho com uma  bike trail, nos moldes da finada Specialized Camber.
Uma bike de alumínio, com suspensão 120-130mm na frente e atrás alguma coisa parecida ou até mesmo 100mm.

Porém qualquer bike bike que não seja XC, vai pro quadro de carbono, que encarece o produto e usam sistemas de cambio e freio tbm caríssimos.


Do alto da minha ignorancia de mercado...
Penso que teria uma boa saida uma bike de aluminio, 11v, freio intermediario e suspensão 120/130mm

uma bike trail intermediaria pra quem nao pode deixar 30mil numa bike.



Você descreveu exatamente a Scott Spark 970. Ela tá saindo por 20K, inflacionada nesse momento. Eu diria que o preço dela no mercado normal seria em torno de 15K.

Infelizmente não há concorrência pois parece que outros fabricantes abandonaram nosso mercado, focando somente em bikes de XC. 
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Originalmente Postado por HardWell HardWell Escreveu:

PS: Sei que a cattura nao e trail, masss usadinha, num preco legal da pra melhorar a suspa dianteira, mesa curta e lenha na fogueira!

a T20 tem geometria legal, daria até pra aumentar a susp dela pra 130 140 acredito eu; só que ela original vem bem xc, com mesa longa, pneus com carcaça fina e cravos baixos, e sem canote dropper.

não sei como é a rigidez do quadro e a curva da suspensão, se aguenta porradaria. Mas pra um xc mais agressivo acho que iria muito bem. Infelizmente nunca pude testar ela.
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Originalmente Postado por HardWell HardWell Escreveu:

PS: Sei que a cattura nao e trail, masss usadinha, num preco legal da pra melhorar a suspa dianteira, mesa curta e lenha na fogueira!

Pode colocar a suspa que tiver, sem a geometria certa, não será uma bike trail... 70º de HTA, como dia o Capitão Nascimento: Nunca será!


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Caturra:



Spark:



Sinceramente não entendo pq a OGGI tem esse conservadorismo no HTA... 
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Originalmente Postado por gm1987 gm1987 Escreveu:

Caturra:



Spark:



Sinceramente não entendo pq a OGGI tem esse conservadorismo no HTA... 

olha a T20. 

se não me engano é 67 de HTA e o STA é mais alto tb. mesmo aumentando o garfo em 10 a 20mm, o seat angle continuaria ok na faixa dos 74 graus.

mas é isso q falou, se não foi feita pra ser trail provavelmente a resistência do quadro e curva da suspensão não será a ideal pra esse tipo de uso.





GEOMETRIA

15,5"17"19"
AALTURA DO TUBO DO SELIM400 mm440 mm460 mm
BÂNGULO DO CABEÇOTE67°67°67°
CÂNGULO DO TUBO DO SELIM75,32°75,32°75,32°
DTUBO SUPERIOR HORIZONTAL572 mm607 mm639 mm
ECOMPRIMENTO DA RABEIRA430 mm430 mm430 mm
FCABEÇOTE90 mm100 mm110 mm
GCOMPRIMENTO ENTRE EIXOS1142 mm1176 mm1210 mm
HCOMPRIMENTO DO GARFO535535535
ISTACK (MM)607 mm616 mm625 mm
JREACH (MM)415 mm445 mm475 mm


Editado por TheLittle - 11 Dez 2020 as 11:03
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outro detalhe é que depende da bike, é possível melhorar bem a capacidade "trail" dela mudando alguns componentes.
Tenho uma rocky mountain 2012 com 70.6 de head angle originais.

Como comprei o quadro avulso, montei com rodas e pneus mais largos, guidão 760, mesa mais curta, suspensão 120mm e canote dropper. Mas a principal modificação foi usar uma caixa de direção angleset que diminui 2 graus no angulo da direção.

segue geometria original (em verde) e modificada (em vermelho)


Na foto ainda estava relação 2x e sem dropper.


Editado por TheLittle - 11 Dez 2020 as 11:09
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Originalmente Postado por TheLittle TheLittle Escreveu:

Originalmente Postado por edvar edvar Escreveu:

Assisti ontem ao lançamento da Sense e acompanhei pela internet os lançamentos de Oggi e etc.

Tem um bom tempo que sonho com uma  bike trail, nos moldes da finada Specialized Camber.
Uma bike de alumínio, com suspensão 120-130mm na frente e atrás alguma coisa parecida ou até mesmo 100mm.

Porém qualquer bike bike que não seja XC, vai pro quadro de carbono, que encarece o produto e usam sistemas de cambio e freio tbm caríssimos.


Do alto da minha ignorancia de mercado...
Penso que teria uma boa saida uma bike de aluminio, 11v, freio intermediario e suspensão 120/130mm

uma bike trail intermediaria pra quem nao pode deixar 30mil numa bike.



de cabeça
specialized stumpjumper ST, que foi a substituta da camber. Porém na 2021 não tem mais ST, todas serão 130mm, e tem a versão EVO 150mm.

scott spark (sem ser a RC) agora está com 130 de curso e geometria mais agressiva.

trek fuel ex, e a top fuel q era total xt tb mas está c mais curso no modelo 2020

cannondale habit pode se achar por bons preços

ainda tem a GT sensor nesses moldes, não sei se veio pro BR.

uma bike de carbono por um preço um pouco mais baixo que as importadas é a Oggi Caturra T20. É uma bike de XC mas com 120 de curso e geometria trail (novas geometrias XC são as trail de 2 a 3 anos atrás). Bastaria colocar um canote dropper, mesa mais curta, e pneus melhores.


sobre a oggi, igual falaram, não é uma trail.
e o principal, nao quero ter bike de carbono.

sua lista ai, so tem bike 12v, de mais de 20mil
sonho com uma bike mais barata de manter.

as Stump de aluminio tbm tao todas inflacionadassa
a mais barata, 19.900. tudo bem que ja tem canote droper 
mas preferia que viesse uma relação 11v que uma sram12v SX 
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o momento está terrível mesmo pra comprar bikes

no começo do ano, vc pegava a trek fuel ex5 mais simples por cerca de 14 mil.
Já tive uma e é uma ótima bike. hoje deve estar mais de 20.

E talvez poderia pegar uma stump st por cerca de 17, mas tb subiu muito.

O jeito é aguardar pra ver se vai baixar, ou parte pra uma usada nessa faixa de valor que quer pagar. Mas até isso tá difícil de aparecer.
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No site da OGGI, a Caturra Pro T20 tem 67 de HTA, e a Caturra Sport tem 70° de HTA. Informação interessante, nunca tinha observado esse detalhe. Será mesmo que eles tem dois moldes de quadro? Ou é erro de informação?
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Originalmente Postado por gm1987 gm1987 Escreveu:

No site da OGGI, a Caturra Pro T20 tem 67 de HTA, e a Caturra Sport tem 70° de HTA. Informação interessante, nunca tinha observado esse detalhe. Será mesmo que eles tem dois moldes de quadro? Ou é erro de informação?

eu entendi q são quadros diferentes sim. 
mas nunca andei em nenhuma delas, e a única vez q vi uma t20 ao vivo, foi em um cavalete, e ela estava inclinada, então n deu pra avaliar nem visualmente a geometria.
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dei uma olhada rapida no ML e tem muitas Trek Fuel Ex sendo vendidas na faixa de 15k, de 2017 até 2019 é o mesmo quadro.

são bikes modernas, já boost, com componentes razoáveis. A geometria não é a "ultima moda do momento" mas ainda assim são excelentes trail bikes.
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gm1987 Ver Drop Down


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Originalmente Postado por TheLittle TheLittle Escreveu:

Originalmente Postado por gm1987 gm1987 Escreveu:

No site da OGGI, a Caturra Pro T20 tem 67 de HTA, e a Caturra Sport tem 70° de HTA. Informação interessante, nunca tinha observado esse detalhe. Será mesmo que eles tem dois moldes de quadro? Ou é erro de informação?

eu entendi q são quadros diferentes sim. 
mas nunca andei em nenhuma delas, e a única vez q vi uma t20 ao vivo, foi em um cavalete, e ela estava inclinada, então n deu pra avaliar nem visualmente a geometria.

Pois é, em geometria são bikes diferentes... O cara pode pegar uma sport se baseando na geometria da T20, e acabar levando gato por lebre.
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miniic Ver Drop Down


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A Fox 34 SC da T20 é um garfo voltado para light trail
XC seriam a 32 e 32 SC.
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Fabio Ver Drop Down


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Originalmente Postado por gm1987 gm1987 Escreveu:

Caturra:



Spark:



Sinceramente não entendo pq a OGGI tem esse conservadorismo no HTA... 



Como disse da Caloi, era o que tinha disponível na fabriqueta chinesa.
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edvar Ver Drop Down
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Originalmente Postado por TheLittle TheLittle Escreveu:

o momento está terrível mesmo pra comprar bikes

no começo do ano, vc pegava a trek fuel ex5 mais simples por cerca de 14 mil.
Já tive uma e é uma ótima bike. hoje deve estar mais de 20.

E talvez poderia pegar uma stump st por cerca de 17, mas tb subiu muito.

O jeito é aguardar pra ver se vai baixar, ou parte pra uma usada nessa faixa de valor que quer pagar. Mas até isso tá difícil de aparecer.

cara, aqui em na região de BH, as bikes usadas subiram de preço
era fácil achar as Stumps antigas(2015-6) por menos de 10mil
hoje, por 10mil nem epic tem mais.


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Originalmente Postado por miniic miniic Escreveu:

A Fox 34 SC da T20 é um garfo voltado para light trail
XC seriam a 32 e 32 SC.

mas vem com pneus kenda saber, que são de papel e tem cravos ridículos pra trilhas.
vem com mesa 90mm e montada invertida. guidão flat.
canote não é dropper.

por mais que o quadro seja "trail", pra mim a montagem dela é muito infeliz. entendo a intenção já que aqui no BR o que manda é estradão. Ainda assim, é fácil de "reverter" ela pra uma trail, basta trocar essas partes que citei.

Claro, estou falando tudo isso com meu achismo. Pra mim as partes principais da bike, quadro suspensão e rodas, já atendem o trail, o resto é fácil converter.
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O comentário era apenas sobre a suspensão mesmo.
Sobre o que comentou ali em cima de aumentar o curso, acho que nessa versão SC não é possível.
Ela tem um chassis mais fino e por isso um recorte na parte de baixo e legs mais curtos que a versão padrão.
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miniic Ver Drop Down


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Ah e um detalhe interessante é que apesar de possivelmente serem trocados de cara, o guidão e mesa já são 35mm.
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Originalmente Postado por miniic miniic Escreveu:

O comentário era apenas sobre a suspensão mesmo.
Sobre o que comentou ali em cima de aumentar o curso, acho que nessa versão SC não é possível.
Ela tem um chassis mais fino e por isso um recorte na parte de baixo e legs mais curtos que a versão padrão.

não tinha reparado que era a stepcast. bom nesse caso, realmente parece ser só uma bike XC com um pouco mais de curso, mas com geometria mais moderna do que o restante do mercado. pode ser uma bike versátil pra quem quer fazer de tudo, mas imagino que nas trilhas mais cascudas e se quiser dar saltos vai moer legal a bike em pouco tempo.
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resolvido.
bike honesta, alumínio, relação de 11v slx,  e freios mt400 , preço pagável

e com alguns upgrades pode durar mto tempo, tipo suspensão melhor com mais curso (pike, fox34, etc) pneus mais agressivos ou mais leves dependendo da trilha. o quadro parece ser robusto, tem uma geometria ok (não é moderna, mas é  parecida com a hightower 1 2016, trek fuel ex 2019, etc)


Editado por TheLittle - 11 Dez 2020 as 17:00
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considere colocar mais um canote retrátil, dá pra achar na faixa de 1000 reais.
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A T20 e super bacana, trocando mesa, pneus mais parrudos e um dropper, ela fica bem gostosa de andar!!!

Como eu disse amigo, voce nao tem a verba para gastar, olhe no olx da sua regiao (e ate estado), pelo menos no meu encontra facil bikes no estilo que tu quer e barata!!!
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Originalmente Postado por TheLittle TheLittle Escreveu:

Mas a principal modificação foi usar uma caixa de direção angleset que diminui 2 graus no angulo da direção.


Explica melhor como funciona isso. Dei uma pesquisada rápida e vi umas caixas que vem com várias medidas (0,5 - 1,0 - 1,5).


Non est ad magna facilis ascensus.
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Originalmente Postado por Zaka Zaka Escreveu:

Originalmente Postado por TheLittle TheLittle Escreveu:

Mas a principal modificação foi usar uma caixa de direção angleset que diminui 2 graus no angulo da direção.


Explica melhor como funciona isso. Dei uma pesquisada rápida e vi umas caixas que vem com várias medidas (0,5 - 1,0 - 1,5).



A bacia inferior da caixa é excêntrica, ela desalinha o garfo em relação ao eixo da caixa de direção, propiciando assim essa alteração do ângulo da caixa. 
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Originalmente Postado por gm1987 gm1987 Escreveu:

Originalmente Postado por Zaka Zaka Escreveu:

Originalmente Postado por TheLittle TheLittle Escreveu:

Mas a principal modificação foi usar uma caixa de direção angleset que diminui 2 graus no angulo da direção.


Explica melhor como funciona isso. Dei uma pesquisada rápida e vi umas caixas que vem com várias medidas (0,5 - 1,0 - 1,5).



A bacia inferior da caixa é excêntrica, ela desalinha o garfo em relação ao eixo da caixa de direção, propiciando assim essa alteração do ângulo da caixa. 

na verdade dependendo do ângulo as duas bacias são excêntricas.

no caso da caixa dessa Element, usei a caixa Works de 2 graus.

A caixa original dela é ZS44 em cima e ZS56 embaixo. os números são o diâmetro do tubo em mm.
ZS significa Zero Stack, ou seja, a caixa é totalmente interna no tubo de direção tanto em cima quanto embaixo. 

No caso da Works de 2 graus pra essa medida, embaixo é ZS56 também, mas a parte de cima da caixa tem q ser "EC44", onde EC significa External Cup. O copo superior fica excêntrico ao tubo. Além disso ambos os copos tem uma usinagem que deixa o rolamento um pouco inclinado, pois o tubo vai ficar inclinado pra trás (pra reduzir o ângulo) ou pra frente (aumentar o ângulo). 


Por conta disso existe também uma pequena variação na usinagem e na hora de comprar a caixa, vc precisa comprar ela pro tamanho exato do tubo de direção. E na hora de instalar precisa ser perfeitamente alinhada, existe uma linha estampada na caixa pra isso.
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Muito legal. Imaginei que seria excêntrico, mas não tinha pensado na necessidade do rolamento estar inclinado, agora faz sentido.
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dependendo do ângulo e tamanho do tubo, as caixas podem ser até mesmo internas. dá uma navegada no site da Works pra entender.

Lembrando que caso for usar uma caixa externa em cima, vc precisa um tubo de direção com "sobra", e vai ganhar um pouco de stack (posição mais baixa possível da mesa) entre 10 e 15mm. Se ja usa espaçadores embaixo da mesa, vai ficar na mesma.

Além disso vai perder alguns milimetros de reach pq o tubo de direção vai estar pouco pra trás..


Editado por TheLittle - 14 Dez 2020 as 11:08
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Legal, já dei uma olhada.

Mas me diga, e o comportamento da bike alterando, digamos, 2o o ângulo original como no seu caso, como fica para subidas íngremes?
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Originalmente Postado por Zaka Zaka Escreveu:

Legal, já dei uma olhada.

Mas me diga, e o comportamento da bike alterando, digamos, 2o o ângulo original como no seu caso, como fica para subidas íngremes?

As bikes de XC tradicionais  não tem ângulos altos por conta de desempenho na subida, mas sim pra ter trocas de direção rápidas principalmente nas partes lentas e apertadas da trilha. . Isso vem com um custo, claro, que é menor estabilidade nas descidas inclinadas por vários motivos.

o problema dos ângulos menores de direção, principalmente nas bikes modernas enduro e trail que estão vindo até com 63 graus, é justamente nessas subidas de switchback apertados. Quanto menor o ângulo de direção tem uma tendência maior da roda "deitar" ao inves de esterçar. Pense numa moto "chopper" e como ela esterça. Aí pra curvas fechadas em baixa velocidade a bike precisa mais área de esterço, e fica complicado se a curva é muito fechada. Na descida vc tem mais recursos p manobrar a bike em situações assim (derrapar o pneu, puxar, etc) mas na subida tem q ser no esterço mesmo. 
Em compensação o ângulo menor dessas bikes dá mais estabilidade na descida, por outros vários motivos que n acho vir ao caso discutir aqui.

Em resumo, se sobe em trilhas técnicas e apertadas, com curvas fechadas, e/ou se tem muitos trechos desse tipo onde anda, pode ser que uma bike mais "arisca" com ângulo maior seja vantajosa. Pra descidas técnicas mais rápidas e mais abertas, vai ser muito melhor uma bike com head angle menor.


As bikes de XC full novas tem vindo com 66 - 67 graus de head angle, como a nova Epic por exemplo.

obs: nas hardtail os ângulos podem ser menores ainda, pq a bike não afunda a traseira, e quando o ciclista senta a suspensão afunda e aumenta o ângulo de direção naturalmente. Mas por outro lado, geralmente as pessoas escolhem hardtails justamente por serem mais leves e ágeis por isso não se vê hardtails de XC com ângulos tão baixos como as full. 



Editado por TheLittle - 14 Dez 2020 as 14:29
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Originalmente Postado por TheLittle TheLittle Escreveu:

Originalmente Postado por Zaka Zaka Escreveu:

Legal, já dei uma olhada.

Mas me diga, e o comportamento da bike alterando, digamos, 2o o ângulo original como no seu caso, como fica para subidas íngremes?

As bikes de XC tradicionais  não tem ângulos altos por conta de desempenho na subida, mas sim pra ter trocas de direção rápidas principalmente nas partes lentas e apertadas da trilha. . Isso vem com um custo, claro, que é menor estabilidade nas descidas inclinadas por vários motivos.

o problema dos ângulos menores de direção, principalmente nas bikes modernas enduro e trail que estão vindo até com 63 graus, é justamente nessas subidas de switchback apertados. Quanto menor o ângulo de direção tem uma tendência maior da roda "deitar" ao inves de esterçar. Pense numa moto "chopper" e como ela esterça. Aí pra curvas fechadas em baixa velocidade a bike precisa mais área de esterço, e fica complicado se a curva é muito fechada. Na descida vc tem mais recursos p manobrar a bike em situações assim (derrapar o pneu, puxar, etc) mas na subida tem q ser no esterço mesmo. 
Em compensação o ângulo menor dessas bikes dá mais estabilidade na descida, por outros vários motivos que n acho vir ao caso discutir aqui.

Em resumo, se sobe em trilhas técnicas e apertadas, com curvas fechadas, e/ou se tem muitos trechos desse tipo onde anda, pode ser que uma bike mais "arisca" com ângulo maior seja vantajosa. Pra descidas técnicas mais rápidas e mais abertas, vai ser muito melhor uma bike com head angle menor.


As bikes de XC full novas tem vindo com 66 - 67 graus de head angle, como a nova Epic por exemplo.

obs: nas hardtail os ângulos podem ser menores ainda, pq a bike não afunda a traseira, e quando o ciclista senta a suspensão afunda e aumenta o ângulo de direção naturalmente. Mas por outro lado, geralmente as pessoas escolhem hardtails justamente por serem mais leves e ágeis por isso não se vê hardtails de XC com ângulos tão baixos como as full. 


Só complementando, essa redução no HTA coloca o peso do ciclista mais atrás na bike... Isso, se for exagerado, pode deixar a frente levantando. Por isso essas caixas variam de 0,5° a 2°, cada quadro tem o seu comportamento.

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Originalmente Postado por gm1987 gm1987 Escreveu:

Originalmente Postado por TheLittle TheLittle Escreveu:

Originalmente Postado por Zaka Zaka Escreveu:

Legal, já dei uma olhada.

Mas me diga, e o comportamento da bike alterando, digamos, 2o o ângulo original como no seu caso, como fica para subidas íngremes?

As bikes de XC tradicionais  não tem ângulos altos por conta de desempenho na subida, mas sim pra ter trocas de direção rápidas principalmente nas partes lentas e apertadas da trilha. . Isso vem com um custo, claro, que é menor estabilidade nas descidas inclinadas por vários motivos.

o problema dos ângulos menores de direção, principalmente nas bikes modernas enduro e trail que estão vindo até com 63 graus, é justamente nessas subidas de switchback apertados. Quanto menor o ângulo de direção tem uma tendência maior da roda "deitar" ao inves de esterçar. Pense numa moto "chopper" e como ela esterça. Aí pra curvas fechadas em baixa velocidade a bike precisa mais área de esterço, e fica complicado se a curva é muito fechada. Na descida vc tem mais recursos p manobrar a bike em situações assim (derrapar o pneu, puxar, etc) mas na subida tem q ser no esterço mesmo. 
Em compensação o ângulo menor dessas bikes dá mais estabilidade na descida, por outros vários motivos que n acho vir ao caso discutir aqui.

Em resumo, se sobe em trilhas técnicas e apertadas, com curvas fechadas, e/ou se tem muitos trechos desse tipo onde anda, pode ser que uma bike mais "arisca" com ângulo maior seja vantajosa. Pra descidas técnicas mais rápidas e mais abertas, vai ser muito melhor uma bike com head angle menor.


As bikes de XC full novas tem vindo com 66 - 67 graus de head angle, como a nova Epic por exemplo.

obs: nas hardtail os ângulos podem ser menores ainda, pq a bike não afunda a traseira, e quando o ciclista senta a suspensão afunda e aumenta o ângulo de direção naturalmente. Mas por outro lado, geralmente as pessoas escolhem hardtails justamente por serem mais leves e ágeis por isso não se vê hardtails de XC com ângulos tão baixos como as full. 


Só complementando, essa redução no HTA coloca o peso do ciclista mais atrás na bike... Isso, se for exagerado, pode deixar a frente levantando. Por isso essas caixas variam de 0,5° a 2°, cada quadro tem o seu comportamento.


acho q não cara.. inclusive usando uma mesma suspensão a frente da bike vai ficar até mais baixa, já que o garfo vai ser inclinado p frente, e isso vai acabar jogando o peso do ciclista mais pra frente teoricamente. por outro lado, o tubo de direção vai jogar a mesa um pouco mais pra trás, mas é questão de poucos mm. na prática acho que não muda quase nada em questão de posicionamento do ciclista, e se mudar, seria facilmente compensável no tamanho da mesa ou até mesmo espaçadores na direção.

as caixas variam até 2 graus por causa do espaço que tem pra deslocar o tubo. inclusive em alguns tipos de direção permitem menos ajuste. Por exemplo se vc usa tubo reto (44mm em cima e embaixo) e quer usar suspensão tapered (caixa EC44 em cima e embaixo) vai limitar em 1 ou 1.5° o ajuste.

Existem também caixas de ajuste de reach, e são bastante usadas no DH que usa espigas retas até hj por ser double crown. Aí vc consegue variar até 5mm o reach da bike usando copos excêntricos em cima  e embaixo. Tem até umas bikes q já vem com kits de direção pra modificar isso. Nesse caso não há alteração do ângulo, ele somente desloca o tubo pra frente ou pra trás.


Editado por TheLittle - 14 Dez 2020 as 16:37
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Originalmente Postado por TheLittle TheLittle Escreveu:


Existem também caixas de ajuste de reach, e são bastante usadas no DH que usa espigas retas até hj por ser double crown. Aí vc consegue variar até 5mm o reach da bike usando copos excêntricos em cima  e embaixo. Tem até umas bikes q já vem com kits de direção pra modificar isso. Nesse caso não há alteração do ângulo, ele somente desloca o tubo pra frente ou pra trás.

Bacana, pode ser usado como uma espécie de compensação para um quadro muito grande ou muito pequeno.

Tô divagando, e analisando se é viável fazer uma experiência mudando o HA. Tenho muita subida aqui, mas não em trilhas (na verdade não gosto de escalada em trilhas), mas gosto de subir em estradinhas(ões), e fiquei pensando se conseguiria melhorar minha descida (tanto em estrada quanto em trilhas) fazendo isso.
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subida por estrada n vai mudar nada.

qual sua bike?

provavelmente vai melhorar sua descida sim. o custo disso, uns 500~600 reais. depende da bike que vc tem acho q vale a pena a tentativa. se for uma bike mais "global" sugiro mandar email pra works antes de comprar a caixa só pra confirmar se vai dar certo.


Editado por TheLittle - 14 Dez 2020 as 17:04
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