Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Mobilidade - Cicloativismo - Transporte
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Trabalhar de Bike - NOVATO!
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Trabalhar de Bike - NOVATO!

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
spitfire Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Set 2011
Blumenau
Offline
Mensagens:22
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar spitfire Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Trabalhar de Bike - NOVATO!
    Postado: 13 Set 2011 as 01:03
Boa noite galera,

Sou novo no fórum e no mundo das bikes. Comprei uma bike, amanhã pretendo começar a usar ela para trabalhar, porém quero alguns dicas pois existe alguns "obstáculos" no percurso:

São mais ou menos 6km.
Existe alguns morros acentuados.
A via é estreita, porém movimentada.
Existe algumas curvas fechadas.


Já pedalei alguns finais de semana para me acostumar com a bike, mais nunca com muito transito.


Obs.: a Bike é GTS M1 Walk, eu já vi sobre e sei que não é das melhores, mais me sinto confortável em andar com ela, e a principio estou muito satisfeito pelo custo/benefício. 

Alguém mais experiente para dar algumas dicas? 

Obrigado por enquanto. 
Voltar ao Topo
charlesfsa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Ago 2011
Formosa GO
Offline
Mensagens:8
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar charlesfsa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Set 2011 as 01:27
Opah Legal! cara eu sou meio inexperiente tbm! e parei a dois meses pois roubaram minha bike! selim alto é bom!
Voltar ao Topo
RDBIKE Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 07 Abr 2011
Campinas - SP
Offline
Mensagens:287
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RDBIKE Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Set 2011 as 03:28
Tire um tempo para dar uma lida neste site: http://www.escoladebicicleta.com.br/index.html

Ele tem uma dicas importantes.

O importante é ter noção dos seus limites. Qual a velocidade da via? Existe uma rota alternativa mais tranquila? As vezes é melhor escolher um caminho um pouco maior em prol da segurança. Não dá pra brincar com carros e principalmente, onibus, um dos grandes predadores de bikers no transito.

Seção somente para trânsito (muito importante ler isso!): http://www.escoladebicicleta.com.br/notransito.html

Editado por RDBIKE - 13 Set 2011 as 03:29
Voltar ao Topo
danielscalabrin Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Mai 2011
fpolis-sc
Offline
Mensagens:111
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar danielscalabrin Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Set 2011 as 03:52
amigo, faço 14 km diariamente, mais 14 de volta, bem acidentado, em alguns trechos sem acostamento e sem calçada em algumas ruas bem movimentadas.

é questao de prática. costumo fazer em 35 min dependendo do vento.

minha dica pra vc é atenção o tempo todo em quem vem atrás, e com as saidas das ruas na frente. 
nc pedale na cidade com fones de ouvido ou qq coisa do tipo. Não subestime as motocicletas.

se vai pedalar a noite, lanterna dianteira e pisca traseiro é padrão! capecete tbm, lógico.

No começo pode ser cansativo, vc chega suado e cansado. Mas depois acostuma.

Aqui em florianópolis, esses 14 km eu faço mais rápido do que o onibus faria. Serve de motivação!

Nas subidas, não force. Mantenha um pedal num ritmo constante, use bem todos pinhoes e coroas.

Poste aí depois sua experiencia. Um abs


Voltar ao Topo
DavidGSP Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Mar 2010
São Paulo
Offline
Mensagens:565
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar DavidGSP Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Set 2011 as 16:09
Procure uma rota alternativa que não tenha muito fluxo de veículos, evite vias com muito fluxo de ônibus e caminhão. Se a via for muito estreita, procure não andar colado no meio fio principalmente nas curvas, é perigoso porque não terá muito espaço caso precise desviar de buracos ou de fechadas e os carros não vão manter a distância adequada, procure andar mais pro meio da faixa para forçar os carros a diminuir a velocidade e mudar de faixa quando forem te ultrapassar assim eles respeitam o metro e meio de distância ee vc não vai correr tantos riscos.
Voltar ao Topo
poneis Ver Drop Down


Cadastrado em: 09 Abr 2009
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:4183
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar poneis Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Set 2011 as 20:30
pegue um dia livre e teste o percurso que você tiver feito no bikemap.net (aliás, vale a pena dar uma olhada se alguém já não fez uma rota boa). Veja as ladeiras, se você consegue lidar com o trânsito dessas vias, se não tem um caminho mais tranquilo ou com menos subidas.

Quando for pedalar para o trabalho, leve uma camisa reserva p/ colocar no destino. Quando chegar, vá no banheiro e lave o rosto para passar o calor e o suor. Eu costumo levar um desodorante também para dar aquele "frescor". No começo, vá devagar, não precisa ir de bike todo dia, até pq vai ter dias que você vai estar cansado. Com o tempo, seu corpo vai ganhar condicionamento e você nem vai sentir pedalar todo dia, o suor vai diminuir e você vai estar mais habilidoso no trânsito, fora que o tempo vai cair bastante.
Os melhores mecânicos para a sua bike: www.bike123.com.br
Voltar ao Topo
spitfire Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Set 2011
Blumenau
Offline
Mensagens:22
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar spitfire Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Set 2011 as 01:16
Fala galera... fui de bike pro serviço hoje. Melhor do que imaginava... pessoal respeito, não tive nenhum problema, fiquei longe do meio fio, todos os carros que passavam davam uma certa distancia de mim, me senti bem seguro.

O único problema foi os morros, sempre tive boa condição física, mais alguns morros, coloquei a língua pra fora.. kkkk..

Mais isso ae, valeu galeera.. obrigado pelas dicas, coloquei o trajeto no Bikemaps, se alguem quiser procurar é Onilog - Blumenau.

Abraços galera.. até mais!!!
Voltar ao Topo
rdevecz Ver Drop Down


Cadastrado em: 28 Jul 2011
SP
Offline
Mensagens:32
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rdevecz Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Set 2011 as 02:18
Originalmente postado por danielscalabrin danielscalabrin escreveu:

é questao de prática. costumo fazer em 35 min dependendo do vento.


exato. eu, por exemplo, faço 6km no mesmo tempo hehehe

as minhas dicas são: vá no seu ritmo e escolha o caminho mais prazeroso e seguro pra vc. nada como chegar pingando no trabalho e cheio de seratonina,


Voltar ao Topo
Diego_Peixe Ver Drop Down


Cadastrado em: 19 Ago 2011
João Pessoa
Offline
Mensagens:9
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Diego_Peixe Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Set 2011 as 05:28
Como vocês se comportam num congestionamento? Eu pego muito poucos e tenho passado entre os carros, mas presto bastante atenção nas motos. Já vi gente não recomendar isso, mas creio que é questão de prática e inclusive prática anterior no trânsito (no carro ou moto). Acho que pra uma pessoa que não tem costume nenhum com o trânsito é melhor ter muita cautela ao se locomover numa bicicleta.
Voltar ao Topo
danielbns Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Dez 2005
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:6899
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar danielbns Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Set 2011 as 07:55
Originalmente postado por Diego_Peixe Diego_Peixe escreveu:

Como vocês se comportam num congestionamento? Eu pego muito poucos e tenho passado entre os carros, mas presto bastante atenção nas motos. Já vi gente não recomendar isso, mas creio que é questão de prática e inclusive prática anterior no trânsito (no carro ou moto). Acho que pra uma pessoa que não tem costume nenhum com o trânsito é melhor ter muita cautela ao se locomover numa bicicleta.


eu olho as motos e sigo junto, essa é nossa grande vantagem, podemos andar mesmo com transito parado, mas sempre deixando as motos passarem.
Voltar ao Topo
rdevecz Ver Drop Down


Cadastrado em: 28 Jul 2011
SP
Offline
Mensagens:32
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rdevecz Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Set 2011 as 15:52
Originalmente postado por Diego_Peixe Diego_Peixe escreveu:

Como vocês se comportam num congestionamento? Eu pego muito poucos e tenho passado entre os carros, mas presto bastante atenção nas motos. Já vi gente não recomendar isso, mas creio que é questão de prática e inclusive prática anterior no trânsito (no carro ou moto). Acho que pra uma pessoa que não tem costume nenhum com o trânsito é melhor ter muita cautela ao se locomover numa bicicleta.

quando possível, utilizo um outro corredor sem ser o das motos. se for pista dupla, aí compartilho com as motos, sempre dando preferência a elas.

normalmente os motoboys costumam respeitar bastante os ciclistas, principalmente pq eles tb são muito frágeis com relação aos outros veículos automotores.

Voltar ao Topo
DavidGSP Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Mar 2010
São Paulo
Offline
Mensagens:565
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar DavidGSP Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Set 2011 as 20:30
Originalmente postado por Diego_Peixe Diego_Peixe escreveu:

Como vocês se comportam num congestionamento? Eu pego muito poucos e tenho passado entre os carros, mas presto bastante atenção nas motos. Já vi gente não recomendar isso, mas creio que é questão de prática e inclusive prática anterior no trânsito (no carro ou moto). Acho que pra uma pessoa que não tem costume nenhum com o trânsito é melhor ter muita cautela ao se locomover numa bicicleta.
Eu pego congestionamento todos os dias desde o portão de casa até o serviço. Pego o corredor junto com as motos e na maioria das vezes no corredor a velocidade da bicicleta é maior que de moto já que muitos corredores são estreitos e bicicleta tem mais agilidade pra passar entre os retrovisores. Moto e bicicleta são 2 rodas motociclista tem ciência do perigo que é enfrentar o trânsito sobre 2 rodas, o mesmo perigo do motociclista é também do ciclista uma vacilada e é chão, então existe uma simpatia entre as partes, mas não abuse, na primeira oportunidade deixe as motos passarem e agradeça com um jóinha ou, na linguagem deles, com 2 buzinadinhas!
Voltar ao Topo
kiorugui Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Ago 2007
Santa Maria/RS
Offline
Mensagens:3440
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar kiorugui Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Set 2011 as 21:17
Eu complemento as dicas dos colegas com o seguinte:

Mesmo de DIA, usa um farol piscando na dianteira....isto ajuda muito para que você seja avistado!

Tem umas bem baratas, que usa 3 pilhas AAA, e duram bastante. É ótima para ser visto.

Tipo esta, mas existem de outras marcas bem mais em conta.

http://www.nakashimabike.com.br/product_info.php?products_id=725&osCsid=coveerfojo66nikf71golvpgi3

Abraço.
Giant Trance X 26 /Fox RL 120mm/ Overland Vzan.
Voltar ao Topo
willgner Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Set 2011
Offline
Mensagens:27
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar willgner Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Set 2011 as 22:28
Originalmente postado por poneis poneis escreveu:

pegue um dia livre e teste o percurso que você tiver feito no bikemap.net (aliás, vale a pena dar uma olhada se alguém já não fez uma rota boa).


Tava imaginando se existia algum site com essa função, legal pra caramba!

Poneis, foi você quem criou a rota Pça da Árvore - Faria Lima (ruas mais tranquilas)?

É exatamente a rota que eu estava procurando haha, vou testar ela essa semana se o tempo permitir.
Voltar ao Topo
poneis Ver Drop Down


Cadastrado em: 09 Abr 2009
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:4183
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar poneis Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Set 2011 as 07:12
Originalmente postado por willgner willgner escreveu:

Originalmente postado por poneis poneis escreveu:

pegue um dia livre e teste o percurso que você tiver feito no bikemap.net (aliás, vale a pena dar uma olhada se alguém já não fez uma rota boa).


Tava imaginando se existia algum site com essa função, legal pra caramba!

Poneis, foi você quem criou a rota Pça da Árvore - Faria Lima (ruas mais tranquilas)?

É exatamente a rota que eu estava procurando haha, vou testar ela essa semana se o tempo permitir.


Sim! Sou eu mesmo, essa rota em especial fiz para uma outra pessoa, então não é 100% perfeita. A parte que vai da whitaker até a indianópolis é uma subida, talvez existam outras ruas melhores, tipo a guainumbis ou alguma outra alternativa para evitar a indianópolis, que é meio movimentada. Se conseguir fazer uma rota melhor, poste lá no bikemap que pode ajudar outras pessoas que estão começando.
Os melhores mecânicos para a sua bike: www.bike123.com.br
Voltar ao Topo
spitfire Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Set 2011
Blumenau
Offline
Mensagens:22
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar spitfire Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Set 2011 as 14:13
Dor no pescoço né normal pra quem ta começando? Quando to na bicicleta quase chegando em casa, eu sinto uma dor no pescoço e ombros.. hoje acordei com muita dor, e não é torcicolor.






Voltar ao Topo
DavidGSP Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Mar 2010
São Paulo
Offline
Mensagens:565
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar DavidGSP Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Set 2011 as 14:25
Originalmente postado por spitfire spitfire escreveu:

Dor no pescoço né normal pra quem ta começando? Quando to na bicicleta quase chegando em casa, eu sinto uma dor no pescoço e ombros.. hoje acordei com muita dor, e não é torcicolor.






Não é normal não, verifique a altura do selim e do guidão,
Voltar ao Topo
DavidGSP Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Mar 2010
São Paulo
Offline
Mensagens:565
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar DavidGSP Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Set 2011 as 14:45
Originalmente postado por poneis poneis escreveu:


Originalmente postado por willgner willgner escreveu:


Originalmente postado por poneis poneis escreveu:

pegue um dia livre e teste o percurso que você tiver feito no bikemap.net (aliás, vale a pena dar uma olhada se alguém já não fez uma rota boa).


Tava imaginando se existia algum site com essa função, legal pra caramba!

Poneis, foi você quem criou a rota Pça da Árvore - Faria Lima (ruas mais tranquilas)?

É exatamente a rota que eu estava procurando haha, vou testar ela essa semana se o tempo permitir.



Sim! Sou eu mesmo, essa rota em especial fiz para uma outra pessoa, então não é 100% perfeita. A parte que vai da whitaker até a indianópolis é uma subida, talvez existam outras ruas melhores, tipo a guainumbis ou alguma outra alternativa para evitar a indianópolis, que é meio movimentada. Se conseguir fazer uma rota melhor, poste lá no bikemap que pode ajudar outras pessoas que estão começando.
Pegar a Pedro de Toledo sentido Ibirapuera não é uma boa opção? É meio movimentada também com tráfego de ônibus mas qual rua em São Paulo hoje em dia não é movimentada?
Voltar ao Topo
poneis Ver Drop Down


Cadastrado em: 09 Abr 2009
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:4183
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar poneis Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Set 2011 as 18:54
Originalmente postado por DavidGSP DavidGSP escreveu:


Pegar a Pedro de Toledo sentido Ibirapuera não é uma boa opção? É meio movimentada também com tráfego de ônibus mas qual rua em São Paulo hoje em dia não é movimentada?[/QUOTE]



 
É uma opção, aliás eu costumo pegar bastante ela, mas fico pensando em uma pessoa que acabou de começar e não vai se sentir confortável andando junto com ônibus ou descendo rápido. O bom da pedro de toledo é que tirando a parte do shopping, ela é uma reta só até o parque do ibirapuera, bem fácil de lembrar.
Os melhores mecânicos para a sua bike: www.bike123.com.br
Voltar ao Topo
DavidGSP Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Mar 2010
São Paulo
Offline
Mensagens:565
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar DavidGSP Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Set 2011 as 19:56
Poneis, Criei uma rota no bikemap como a sua, mas pegando a Pedro de Toledo quase na ponte da 23, invés da Indianápolis, deu os mesmos 7km da sua rota mas na vantagem por não ter subida. O difícil é achar rua tranquila pra pedalar, hoje em dia a maioria das ruas alternativas ficam congestionadas, aliás eu prefiro as ruas que ficam travadas, me sinto mais seguro no corredor entre os carros do que esprimido no canto com o trânsito fluindo. é questão de costume, quem está começando agora com o tempo perceberá que ir de bike não é tão perigoso assim como o povo pensa. Basta evitar grandes avenidas, ter prudência, redobrar atenção em cruzamentos e o mais importante, se tornar visível no meio do trânsito.
Voltar ao Topo
poneis Ver Drop Down


Cadastrado em: 09 Abr 2009
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:4183
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar poneis Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Set 2011 as 21:16
Originalmente postado por DavidGSP DavidGSP escreveu:

Poneis, Criei uma rota no bikemap como a sua, mas pegando a Pedro de Toledo quase na ponte da 23, invés da Indianápolis, deu os mesmos 7km da sua rota mas na vantagem por não ter subida. O difícil é achar rua tranquila pra pedalar, hoje em dia a maioria das ruas alternativas ficam congestionadas, aliás eu prefiro as ruas que ficam travadas, me sinto mais seguro no corredor entre os carros do que esprimido no canto com o trânsito fluindo. é questão de costume, quem está começando agora com o tempo perceberá que ir de bike não é tão perigoso assim como o povo pensa. Basta evitar grandes avenidas, ter prudência, redobrar atenção em cruzamentos e o mais importante, se tornar visível no meio do trânsito.

manda o link para o povoWink

E sim, me sinto muito mais seguro em um lugar com o trânsito lento do que em uma rua sem trânsito em que os motoristas se sentem à vontade para acelerar.
Os melhores mecânicos para a sua bike: www.bike123.com.br
Voltar ao Topo
leogodoy Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Jun 2011
SP
Offline
Mensagens:1184
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar leogodoy Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Set 2011 as 21:58
Legal esse site. Acho que o wcruz aqui do fórum é meu vizinho, tem uma rota dele que sai quase da porta da minha casa aqui na Lapa, hehehe.
Voltar ao Topo
DavidGSP Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Mar 2010
São Paulo
Offline
Mensagens:565
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar DavidGSP Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Set 2011 as 14:16
Originalmente postado por poneis poneis escreveu:


manda o link para o povoWink

E sim, me sinto muito mais seguro em um lugar com o trânsito lento do que em uma rua sem trânsito em que os motoristas se sentem à vontade para acelerar.

Esqueci do link, bem lembrado:
http://www.bikemap.net/route/1255524

Essa rota deu 7km, mas se cortar por dentro do Parque do Ibirapuera deve ser mais curto, além do parque ser mais agradável para pedalar, a paisagem verde, tem sorveteiro, a mulherada caminhando... hehehe
Voltar ao Topo
willgner Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Set 2011
Offline
Mensagens:27
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar willgner Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Set 2011 as 15:28
Para chegar até a quarto centenário que é a rua do Pq. Ibirapuera, eu desço direto pela Loefgren vindo da Domingos de Moraes, antes do final dela eu atravesso para a Pedro de Toledo. Na Loefgren o tráfego é menos agressivo e corre paralelamente, no final a distância da na mesma.

Dá pra chegar tão rápido no Ibira que nem parece que você pedalou! =]
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X