Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fórum Mountain Biking > Cross-Country / Maratona / Eliminator / Uphill
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - "Topping out" da suspensão: problema ou não?
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


"Topping out" da suspensão: problema ou não?

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Nve Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Mar 2009
São Carlos
Online
Mensagens:393
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Nve Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: "Topping out" da suspensão: problema ou não?
    Postado: 13 Set 2011 as 15:04
Galera

Venho perguntar se alguém mais vem tendo esse tipo de acontecimento com suas suspensões. Pra quem ainda não sabe, o "topping out" acontece quando se comprime um pouco a suspa e depois vc levanta ela de uma vez, como se fosse empinar a bike. No meu caso quando a suspa volta ao normal ela faz um belo de um "clunk", bem audível e facilmente sentido pelas mãos no guidão. Fora isso a suspa está completamente normal...

A suspa no caso é uma RS Tora 318, e no manual há a citação de provável problema quando ocorre "excessive topping out". Fica meio subjetivo essa afirmação.

Mais alguém aqui tem suspas com esse tipo de comportamento? É um problema ou não?

Achei um exemplo do que acontence, lá pelos 10segundos.


Valew!!
Voltar ao Topo
iuriscotton Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Mar 2011
Patos de Minas
Offline
Mensagens:201
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar iuriscotton Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Set 2011 as 17:33
Acho que isso tem a ver com o retorno
A minha proshock tá bem regulada e não dá nada de topout, mas já vi onyx, rock rock, manitou com um grau muito intenso de topout, tem gente que não preocupa, mas eu não gosto nem um pouco.
Voltar ao Topo
arielcarapia Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Jan 2008
Alagoinhas - Bahia
Offline
Mensagens:626
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar arielcarapia Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Set 2011 as 17:57
Ta diretamente ligado a velocidade do retorno,basta regular direito.

Abraço.
Mountain Bike no sangue.
Voltar ao Topo
fellipe vaqueiro Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Mar 2010
Guaçuí - ES
Offline
Mensagens:653
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar fellipe vaqueiro Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Set 2011 as 21:09
Parcero, há suspas bem simples que apenas tem a mola e nenhum sistema de amortecimento, controle. É onde rola a porrada! Mas a sua Tora, assim como as Dart tem embaixo da canela direita o botão giratório que controla essa parada! Coelhinho = retorno rápido, Tartaruguinha = lento! Abraço! Ah, para suspas de mola helicoidal, o ideal é o ajuste "no meio" como eu fazia na Tora XC original da minha Kona de treino!
Se Maomé não foi à montanha, é porque não tinha uma mountain bike!
Voltar ao Topo
Nve Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Mar 2009
São Carlos
Online
Mensagens:393
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Nve Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Set 2011 as 21:23
Valeu pelas respostas

Só que eu esqueci de dizer que isso acontece independentemente de qualquer ajuste de rebound. É só puxar a suspa pra cima depois de um pouco de compressão, não importa se está "tartagurando" ou "coelhando" hehe...
Voltar ao Topo
LinosFly Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Ago 2006
Sao Paulo - SP
Offline
Mensagens:1259
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar LinosFly Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Set 2011 as 21:37
Originalmente postado por Nve Nve escreveu:

Valeu pelas respostas

Só que eu esqueci de dizer que isso acontece independentemente de qualquer ajuste de rebound. É só puxar a suspa pra cima depois de um pouco de compressão, não importa se está "tartagurando" ou "coelhando" hehe...


desta forma, é aconselhável fazer uma revisão.
No Brasil, a democracia é uma ditadura de picaretas.
Voltar ao Topo
arielcarapia Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Jan 2008
Alagoinhas - Bahia
Offline
Mensagens:626
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar arielcarapia Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Set 2011 as 22:42
É,tem algo de errado,manda pra a revisão!

Abraço!
Mountain Bike no sangue.
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X