| PEDAL | HOME | ARTIGOS | BIKES | CLASSIFICADOS | COMUNIDADE | FOTOS | VIDEOS | NOTICIAS | TRILHAS | CONTATO | + | |
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade. |
TÓPICO FIXO PARA AUDAX |
Responder ![]() |
Página <1 505152 |
Autor | ||
viniciusmz ![]() ![]() Registrado: 05 Jun 2006 Belo Horizonte - MG Desconectado Mensagens:58 |
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
|
Vídeo relato do Felipe sobre sua participação no BRM200 Escalador de BH:
http://inconfidentespedalantes.com.br/brm-200-escalador-video-do-felipe/
|
||
![]() |
||
ninocoutinho ![]() ![]() Registrado: 08 Jul 2010 Itabira - MG Desconectado Mensagens:1612 |
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
|
Para este brevet fizemos este vídeo de divulgação: E, após o brevet de organizador que pedalamos neste fim de semana, montamos este vídeo: |
||
Nenhuma infurabilidade é excessiva.
|
||
![]() |
||
Fagnani ![]() ![]() Registrado: 16 Jan 2016 Campinas Desconectado Mensagens:6 |
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
|
Cheguei agora aqui no fórum do Pedal e li várias páginas deste tópico. Foi tudo muito instrutivo, principalmente os relatos que me motivaram.
Vou fazer o meu primeiro BRM 200 agora no dia 06/05/2017 em Itupeva/SP e o conhecimento daqui está me ajudando demais. Parabéns a todos que colaboraram! |
||
![]() |
||
viniciusmz ![]() ![]() Registrado: 05 Jun 2006 Belo Horizonte - MG Desconectado Mensagens:58 |
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
|
![]() Inscrições abertas para o BRM400 / BRM200 e Desafio 85 em Divinópolis http://inconfidentespedalantes.com.br/divinopolis2017/
|
||
![]() |
||
ninocoutinho ![]() ![]() Registrado: 08 Jul 2010 Itabira - MG Desconectado Mensagens:1612 |
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
|
No mês passado compareci (é esse o verbo quando você larga mas não breveta??
![]() ![]() Alguns cenários: ![]() ![]() ![]() |
||
Nenhuma infurabilidade é excessiva.
|
||
![]() |
||
Fagnani ![]() ![]() Registrado: 16 Jan 2016 Campinas Desconectado Mensagens:6 |
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
|
Belas imagens Nino. E que aventura!
Já eu, amanhã terei a minha estréia no BRM 200 e a exemplo de muitos daqui do fórum, criei um blog para relatar a experiência. Coloquei alguns textos de outras pedaladas e também a minha preparação para a série de 2017, com o objetivo do Super Randonneur. Segue o endereço para quem tiver curiosidade: http://pedallongo.blogspot.com.br - http://pedallongo.blogspot.com.br |
||
![]() |
||
_danielcorrea ![]() ![]() Registrado: 17 Nov 2016 BH-MG Desconectado Mensagens:733 |
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
|
Tenho uma dúvida. Como o trajeto é feito em estradas/rodovias, há uma comunicação prévia às autoridades competentes sobre o fluxo de bikes dentro do horário estabelecido pelo evento?
|
||
- E aí, 26 ou 29?
- 27.5!!! |
||
![]() |
||
Fagnani ![]() ![]() Registrado: 16 Jan 2016 Campinas Desconectado Mensagens:6 |
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
|
Daniel, Não sou organizador e também estou começando agora nesse mundo, mas pelo que eu já li a respeito das provas do Audax, "cada participante é considerado como estando em uma excursão individual". Isso consta no artigo 5 do regulamento da ACP. O que não quer dizer que a organização não pode pedir auxílio das autoridades de trânsito com circunscrição sobre a via. No meu ponto de vista, se o evento é de grande porte ou se existe risco de afetar a segurança, o clube deve procurar as autoridades. Caso contrário não é necessário.
Por via das dúvidas fica aqui o pedido para que algum organizador fale sobre isso com mais propriedade. |
||
![]() |
||
Fagnani ![]() ![]() Registrado: 16 Jan 2016 Campinas Desconectado Mensagens:6 |
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
|
Aproveitando...
Quero deixar aqui o meu relato sobre a prova de ontem em Itupeva/SP, no BRM 200 organizado pelo pessoal do RANDONNEURS LITORAL - SP. http://pedallongo.blogspot.com.br/2017/05/relato-audax-brm-200. - http://pedallongo.blogspot.com.br/2017/05/relato-audax-brm-200.html
|
||
![]() |
||
ninocoutinho ![]() ![]() Registrado: 08 Jul 2010 Itabira - MG Desconectado Mensagens:1612 |
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
|
Rodrigo, li todo o seu blog: seus relatos e seu "espírito de planejamento" são excelentes! Infelizmente, tá quase um estilo fora de moda... tanto o seu de escrever, quanto o de se planejar para os pedais que se dispõe a enfrentar.
Seguramente você chegará à super-randonagem prevista no seu calendário. Keep it up!
Editado por ninocoutinho - 08 Mai 2017 as 12:57 |
||
Nenhuma infurabilidade é excessiva.
|
||
![]() |
||
Fagnani ![]() ![]() Registrado: 16 Jan 2016 Campinas Desconectado Mensagens:6 |
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
|
Puxa vida, fico muito feliz com as suas palavras Nino.
Já li muitas coisas legais sobre você por aqui e o seu elogio tem um peso muito grande para mim. Obrigado de verdade! É um incentivo para eu continuar escrevendo ![]() |
||
![]() |
||
Ismah/Cabelo ![]() ![]() Registrado: 26 Abr 2017 Bom Princípio/R Desconectado Mensagens:2425 |
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
|
Meu povo, eu ainda não entendi o que seria o Audax, alguma boa alma para não me fazer ler 50 páginas, talvez de coisas desnecessárias? Já li a Wikipédia, mas não é muito esclarecedor o que tem por lá.
|
||
![]() |
||
viniciusmz ![]() ![]() Registrado: 05 Jun 2006 Belo Horizonte - MG Desconectado Mensagens:58 |
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
|
Ismah/Cabelo
Se me permite, segue um resumo bem sucinto sobre a modalidade em nosso site: http://inconfidentespedalantes.com.br/o-que-e-o-randonneur-e-o-audax/ Basicamente as provas são desafios não-competitivos, em que o ciclista tem um prazo máximo para percorrer uma rota previamente determinada pelo Clube Organizador. Completada a jornada, ele é homologado internacionalmente, podendo fazer o Brevet seguinte (200 -> 300 -> 400 -> 600) em qualquer Clube do planeta. No Brasil são cerca de 30 clubes. Mais infos www.randonneursbrasil.org
|
||
![]() |
||
Ismah/Cabelo ![]() ![]() Registrado: 26 Abr 2017 Bom Princípio/R Desconectado Mensagens:2425 |
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
|
Danken! Informou tudo qu'eu desejava saber.
|
||
![]() |
||
Fagnani ![]() ![]() Registrado: 16 Jan 2016 Campinas Desconectado Mensagens:6 |
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
|
Ao pessoal do Inconfidentes Pedalantes...
Aceitei o convite e me inscrevi para o BRM 400 em Divinópolis/MG que irá acontecer dia 24/06/2017 ![]() Link para a inscrição: http://inconfidentespedalantes.com.br/divinopolis2017/ Se puderem, me ajudem por favor com a indicação de uma hospedagem mais em conta na cidade. Vi que o Hotel Verona Tower fica bem perto do local de largada da prova de 2016, mas para eu me hospedar sozinho ficaria bem caro. Conhecem alguma outra opção? Se por acaso souberem de alguém que também esteja sozinho nessa busca quem sabe aí sim fique melhor para rachar as despesas no próprio Hotel Verona. Agradeço antecipadamente o apoio. |
||
![]() |
||
viniciusmz ![]() ![]() Registrado: 05 Jun 2006 Belo Horizonte - MG Desconectado Mensagens:58 |
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
|
Olá Fagnani!
Valeu pela inscrição! Essa semana vamos fechar o ponto de largada, que provavelmente será num hotel. Fica de olho que vamos mandar avisos no site e por e-mail. ![]() |
||
![]() |
||
ninocoutinho ![]() ![]() Registrado: 08 Jul 2010 Itabira - MG Desconectado Mensagens:1612 |
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
|
No feriado agora de corpus christi rolou o BRM 1000km do Cerrado, do clube Randoneiro Cristal.
Tivemos 12 ciclistas que largaram, sendo que 10 completaram. Foi a terceira vez em que estive num brevet de 1000km e, desta vez, pude concluir. Segue vídeo da saga: O percurso é tão pesado quanto o do Brevet das Bandeiras, que havia tentado duas vezes. Tão OU MAIS pesado - alguns ciclistas consideraram a prova mais difícil que o brevet da mantiqueira (o 1000 do randonneurs mogi). Mas desta vez estava bem preparado, com o equipamento muito "em dia" e, mesmo com tão poucas pessoas na pista, acabei me juntando a uns cabras muito experientes e isso deu muita segurança para seguir tranquilo até o final. No mais, mesmo sendo difícil, foi muito, muito divertido! ![]() Agora que fui até o final de um 1000, me deu uma impressão de ser um pedal em que cabe mais "improviso" do que um 600, digamos. Eu acho que no 600 vc tem que cumprir muito à risca o planejamento meio que já desenhado pela planilha... tipo, "dormir em tal lugar no km tal...". no 1000, cada um dorme onde precisa, janta onde rola, descansa mais tempo onde sente necessidade, etc. Falando meio genericamente, minhas duas distâncias favoritas, agora, são 400 e 1000. Brevet de 300 acho mais apertado e, 600, também acho bem difícil. Segue log no strava: |
||
Nenhuma infurabilidade é excessiva.
|
||
![]() |
||
viniciusmz ![]() ![]() Registrado: 05 Jun 2006 Belo Horizonte - MG Desconectado Mensagens:58 |
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
|
Inscrições abertas para nosso último brevet da temporada 2016/2017.
BRM 600 / BRM200 e Desafio 90 - Itaúna MG http://inconfidentespedalantes.com.br/600itauna/ ![]() |
||
![]() |
||
viniciusmz ![]() ![]() Registrado: 05 Jun 2006 Belo Horizonte - MG Desconectado Mensagens:58 |
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
|
O calendário 2018 segue agitado.
Em 21/04/18 teremos Brevets 200/300/400 em Divinópolis http://inconfidentespedalantes.com.br/divinopolis2018/ Em 28/04/18 teremos o Brevet Escalador entre BH e Ouro Preto http://inconfidentespedalantes.com.br/bhescalador2018-1/ Calendário: http://inconfidentespedalantes.com.br/calendario/
|
||
![]() |
||
rdias ![]() ![]() Registrado: 14 Abr 2011 São Paulo Desconectado Mensagens:627 |
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
|
No final do mês de abril promovemos o RMC 1300. Primeiro LRM no país.
Segue o relato de uma das participantes, Ana Deckman: https://wp.me/p95NXz-6Z |
||
![]() |
||
vdrezende ![]() ![]() Registrado: 02 Ago 2010 Salvador - BA Desconectado Mensagens:829 |
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
|
Valeu por compartilhar Rafael!
Muito bom o relato da Ana. E aproveito para parabenizá-los pela concepção e organização dessa duríssima prova. |
||
![]() |
||
rdias ![]() ![]() Registrado: 14 Abr 2011 São Paulo Desconectado Mensagens:627 |
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
|
Tem continação:
https://anadeckmann.wordpress.com/2018/05/15/rmc1300-aparecida-o-primeiro-lrm-do-brasil-parte-ii/ Obrigado pelos parabéns. Porém, quem deve ser parabenizado é quem participa da prova. Esses são osso duro de roer.
|
||
![]() |
||
tomiello ![]() ![]() Registrado: 23 Jan 2014 Rio de Janeiro Desconectado Mensagens:244 |
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
|
Muito bom o relato!
E parabéns aos organizadores, numa prova dessa a organização faz a diferença.
|
||
![]() |
||
bcgfg ![]() Registrado: 23 Nov 2012 Orleans-SC Desconectado Mensagens:2425 |
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
|
Infelizmente tivemos um atropelamento que resultou no falecimento de um ciclista ontem, no Audax Floripa 400.
O carro não parou e o ciclista não resistiu aos ferimentos. Está cada vez mais complicado ser ciclista. |
||
![]() |
||
katan ![]() ![]() Registrado: 17 Ago 2015 Rio de Janeiro Desconectado Mensagens:89 |
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
|
Triste notícia. Mais uma vida tirada por um irresponsável portando um carro. Que consigamos mover nosso mundo (amigos, família, sociedade) pra que isso seja raridade.
|
||
![]() |
||
katan ![]() ![]() Registrado: 17 Ago 2015 Rio de Janeiro Desconectado Mensagens:89 |
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
|
Aliás, postagem do Clube Audax Floripa sobre o caso do Eliéser Lourenzzetti:
https://www.facebook.com/clubeaudaxfloripa/photos/a.230943200441067.1073741831.168898886645499/909091912626189/?type=3&theater |
||
![]() |
||
viniciusmz ![]() ![]() Registrado: 05 Jun 2006 Belo Horizonte - MG Desconectado Mensagens:58 |
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
|
Após muitas aventuras com nosso servidor web, o Clube Randonneur Inconfidentes Pedalantes está em novo endereço:
As inscrições para os BRM 600 / 300 / 200 do próximo dia 06/04 em Divinópolis estão abertas.
|
||
![]() |
||
engarrafaela ![]() ![]() Registrado: 18 Fev 2021 Italia Desconectado Mensagens:12 |
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
|
Oi gente,
Vou começar a me aventurar pelas provas de AUDAX aqui na Italia, que eles chamam Randonnée. Tem algum topico especifico pra dicas? Brigada :)
|
||
![]() |
||
Zaka ![]() ![]() Registrado: 01 Nov 2005 Caxias do Sul - RS Desconectado Mensagens:1780 |
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
|
Existe uma diferença importante entre AUDAX e RANDONNÉE: - O RANDONNÉE é aquele evento onde o ciclista faz o percurso pré-determinado, de forma auto-suficiente, dentro do limite de tempo, no seu próprio ritmo. - O AUDAX é aquele evento onde o ritmo é imposto, conduzido e controlado por capitães de rota, com velocidade média entre 20 e 25Km/h. No Brasil existem as duas modalidades.
|
||
Non est ad magna facilis ascensus.
|
||
![]() |
||
engarrafaela ![]() ![]() Registrado: 18 Fev 2021 Italia Desconectado Mensagens:12 |
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
|
Oi, Zaka, aqui na Italia até o proprio site do Audax Italia se refere às provas como Randonnée. Essa distinção que voce disse na verdade nao existe aqui. O termo latino Audax, reza a lenda, surgiu para definir os primeiros ciclistas que fizeram Roma - Napoli em um dia. Significa em italiano "audace", em português "audaz". https://www.audaxitalia.it Aqui voce consegue ver a questão dos tempos máximos validos para as provas. Nao existe aqui nenhum tipo de "acompanhador" nas provas. Em toda prova "Audax"/Randonnée aqui voce é totalmente autonomo. https://www.audaxitalia.it/index.php?pg=pagine&tree_p=1-2 Existem outras provas que nao fazem parte do calendario, como a Tuscany Trail, que sao "cicloturisticas", que voce nao tem tempo de termino. |
||
![]() |
||
engarrafaela ![]() ![]() Registrado: 18 Fev 2021 Italia Desconectado Mensagens:12 |
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
|
A gente acabou de publicar a diferença entre Granfondo e Randonnée aqui na Italia no nosso canal do YouTube!
https://www.youtube.com/watch?v=85srhg3IXik Espero que as infos estejam claras! Me digam o que acharam! Valeu pelas infos aqui do topico!
|
||
![]() |
||
Zaka ![]() ![]() Registrado: 01 Nov 2005 Caxias do Sul - RS Desconectado Mensagens:1780 |
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
|
No início dos tempos aqui no Brasil era tudo Audax. "Culpa" dos brasileiros que foram fazer as provas lá fora e trouxeram esse nome. Aqui no RS tenho parte dessa "culpa" quando fizemos as primeiras edições lá no ano de .... acho que 2005, não tenho certeza, mas foram algumas das primeiras do Brasil, depois de umas em SP que nada mais era do que um grupo de amigos que precisavam dos brevets para participar da Paris-Brest-Paris... Mas a diferença existe e são eventos distintos. Aqui tem uns vídeos sobre as primeiras provas: http://www.z1on.com/audax-rs/serie-2005/ e no site tem das edições posteriores. Abs
|
||
Non est ad magna facilis ascensus.
|
||
![]() |
||
TomSemFreio ![]() ![]() Registrado: 15 Set 2015 São Paulo Desconectado Mensagens:203 |
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
|
Li muitos posts neste tópico, para me informar e me inspirar antes de me inscrever num AUDAX. Como nas outras vezes, deixo aqui o relato da minha última prova. Preparação Me inscrevi no BRM 200 de Piracaia que rolou no dia 16/06/2022, em Piracaia-SP. O que me atraiu foram a proximidade e o trajeto com uma altimetria acessível para um cara com mais de 100kg e de MTB. Havia 5 anos desde minha última participação nesse tipo de prova e como costumo trocar os pneus da MTB por outros mais finos, fui checar meus pneus Deli Tire de R$43,00, fitas anti-furo e câmaras compradas 6 anos antes. Os pneus estavam sem rachadura, as fitas tinham a borda um pouco enrugada e as câmaras não tinham um aspecto confiável, mas passei um talco e pelo menos a aparência melhorou. Montei tudo e andei alguns dias, p ver se dava p confiar. Tudo OK. Também achei melhor tirar os pedais de encaixe e colocar pedais flat com firmapé, pois vinha sentindo muitas dores nos pés após 4 ou 5 horas de pedal e achei que um tênis seria mais confortável. Prova Ao tirar a bike do carro, percebi que tinha esquecido uma das caramanholas, justo a maior. Larguei com uma de 600ml e uma garrafa de água mineral de 500ml que comprei na hora. Como conhecia uma parte do percurso, quis ganhar tempo na primeira parte que era mais plana e colei na roda de um grupo e fui até o primeiro PC, km 39. Me abasteci e parti para o segundo PC que era virtual, uma placa na estrada. No percurso até o terceiro PC, me perdi um pouco pois tinha que atravessar a cidade de Itatiba e peguei a rodovia errada. Sorte que tinha a rota no MAPS do celular e percebi a tempo. Errar a navegação abala o moral, desperdiça energia, desanima e pode custar caro. Cheguei no PC3 bem cansado e não era nem metade da prova. Descansei um pouco e segui para o PC4, uma foto do Hopi-Hari, metade da prova, onde cheguei minutos antes do meio-dia. Na volta, errei uma entrada à esquerda e perdi mais alguns minutos. Cheguei ao PC4 (o mesmo PC3) bem cansado e sofrendo com o sol. Uns poucos km depois de partir, percebi que tinha esquecido a caramanhola no PC4 ![]() Chegando a Itatiba, me perdi novamente e dessa vez foi pior, subi desnecessariamente uma avenida p depois descer, mas pude parar p comer em um bar, comprar um isotônico e transplantar o bico para uma garrafa de água mineral de 1,5l que me acompanhou quase até o final. Saber improvisar faz parte ![]() Considerações Vinha pedalando 3X por semana, uns 100-120km no total, sendo 1/3 em asfalto e o resto na terra. Acho que o treino foi suficiente. Além do lanche, isotônico e das frutas oferecidas pela organização, levei 2 paçocas, um doce de leite com amendoim desses de boteco, 2 sachets de gel e 2 frascos com uma mistura "emergencial" que eu mesmo criei ![]() O percurso foi bom, sem serras, apenas algumas subidas longas. O problema foi o movimento intenso das estradas, que exigia atenção constante e a sujeira no acostamento. Parece que todos os caminhões aderiram ao pneu "perucado" e foi absurda a quantidade de restos no acostamento. Acredito que as estradas mais próximas de SP já estejam saturadas de veículos apesar do preço dos combustíveis. Fita anti-furo e todos os itens de segurança são indispensáveis, sempre utilize luzes traseiras de boa qualidade e em duplicata conforme é exigido. Já em casa, peguei um araminho cravado no pneu, se não fosse a fita.... |
||
Antonio Carlos
|
||
![]() |
||
SeuZe ![]() ![]() Registrado: 08 Jun 2012 São Paulo Desconectado Mensagens:148 |
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
|
![]() ![]() |
||
Seu Zé
Speed Chromoly Hand made Merida Crossway 15 Caiçara com contra pedal Se a minha mensagem foi útil clique em Obrigado |
||
![]() |
||
TomSemFreio ![]() ![]() Registrado: 15 Set 2015 São Paulo Desconectado Mensagens:203 |
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
|
Correndo contra o tempo, o frio e o calor
É triste ver este tópico, que já foi um dos mais ativos, assim tão deserto. Será que a modalidade não interessa mais? No sul do Brasil as provas BRM reúnem várias centenas de participantes. Em SP as provas não retomaram o ritmo pré pandemia, quando as inscrições esgotavam em uma hora. Para onde foi todo mundo? Conforme já escrevi em outros posts neste tópico, aprendi muito lendo as experiências dos outros e então coloco a minha para contribuir um pouco com essa "base de conhecimento" No último dia dez de junho de 2023 participei do BRM 200 organizado pelo Randonneurs Litoral na cidade de Bom Jesus dos Perdões, cerca de 90km da capital paulista. Como era um feriado prolongado, ao mesmo tempo também rolava a prova de 1000 km, com largada na quinta dia 08. A largada foi numa chácara bastante agradável que também servia de base para os ciclistas do 1000. Para chegar na chácara, havia um trecho em terra de 300m. Cheguei por volta das 5:30 para vistoria e largada, que aconteceu as 6:15. O frio era de uns 14 graus que pareciam 8. Estava estreando a bike nos brevets, trocando minha mtb com pneus 38 por uma estradeira com pneus 28. Por causa das dores no pé, já havia decidido não usar sapatilha no brevet de 2022 e dessa vez abandonei também o firma pé. Usei um tênis slip-in, esses sem cadarço e com um elástico, que são extremamente leves e confortáveis. Usei um bretelle anunciado como "endurance" com o pad devidamente untado com vaselina, uma camisa de ciclismo com meio zipper e manguito. A bike tinha 2 caramanholas, uma de 1l outra de 650ml, uma bolsa de quadro tipo tanque e outra de selim. Na iluminação, um farol desses que vêm com um pack de 6 baterias recarregáveis e 2 lanternas traseiras alimentadas com pilhas AAAA e são as únicas que duram mais de 12 horas. A fita refletiva em X por cima do torso completava o setup. Para comer durante a prova, além do que era oferecido pela organização, levei 4 sachets de gel, dois pães doces, um doce de amendoim, umas balas de goma com palatinose e pela primeira vez testei algo novo: dois ovos cozidos. Começada a prova, o pelotão de mais ou menos 20 ciclistas saiu em velocidade moderada e assim foi até o PC1, lá pelo km 70, pedalando quase 100% por acostamento. Parei para esperar um amigo que furou pneu e aproveitei para mandar p dentro o primeiro sachet de gel. A navegação foi fácil pois conhecia um pouco a região e ainda antes de chegar, aproveitei umas subidas mais longas para comer os 2 pães. Fui um dos últimos a chegar no PC1 onde comi um dos ovos, enchi uma caramanhola de água e tomei quase 1 litro de isotônico. Parti para o PC2 no km 100 O caminho até o km 100 foi bem duro por várias razões. O percurso atravessava duas rodovias muito importantes de SP. Um monte de entradas e saídas por onde carros e caminhões passam sem a menor possiblidade de negociar a passagem. Na ida e na volta em quase todas eu parei e desci da bicicleta para atravessar a pé. A essa hora o sol já dava uma amostra do que seria durante todo o dia e começou a desgastar muito. O PC2 seria virtual, uma foto de uma placa na estrada que nunca chegava. O clima seco e o sol inclemente me desgastaram muito. Cheguei, bati a foto e devorei mais um ovo cozido. Voltando rumo ao PC3, parei em um restaurante para tomar algo gelado. Encontrei gatorade, coca-cola 600ml em garrafa de vidro e um salgadinho vagabundo sabor pizza que me deu um pouco de arrependimento, mas devorei. Randonneur tem que ter estômago de avestruz. O sol castigava e ainda parei numa sombra para me refrescar um pouco. Acho que fui o penúltimo a chegar no PC3. No PC3 eu estava bastante cansado, era o km 170 e começa a bater a dúvida se iria conseguir ou não. Conhecia o caminho do brevet do ano passado e sabia que seria duro. Comi pouco nesse PC, apesar da parada longa. Decidi apelar, tomei um analgésico e a segunda cápsula de cafeína, o que foi uma decisão acertada, pois estava cheio de dores que desapareceram. Ano passado fui deixando p depois e a cafeína poderia me ajudado. Acho que fui o último ou penúltimo a sair e fiz algumas paradas nas sombras por conta do sol. Me lembrava de uma subida para alcançar a rodovia do útimo trecho. Superei bem e cheguei no acostamento da rodovia D. Pedro onde a noite me pegou. Alguns imprevistos acabaram me atrasando muito. A cada parada inesperada aproveitava para comer uma das balas de goma que ainda restavam e que me deram uma boa energia para continuar. O tempo folgado que eu tinha para terminar havia se transformado em atraso. Acelerei o máximo que pude pois no escuro, não conseguia olhar quanto tempo restava. Um trecho em obras exigiu que eu descesse da bike e esperasse a passagem dos carros e caminhões. Qualquer vacilo alí seria fatal. Chegando na cidade, era preciso vencer uma subida bem forte, precisei empurrar pois a relação na estradeira não é como na mtb e depois de quase 200km fica muito difícil. Não conseguia olhar quanto tempo ainda tinha então decidi dar o máximo. Enfrentei o trecho de terra como se estivesse na mtb e cheguei no portão da chácara gritando "chegueeeeeei, parem o relógio!!" e subi uma última rampa empurrando. Estava ofegante e quase morrendo quando me disseram que ainda restavam 8 minutos. Brevetei É inegável a vantagem da estradeira sobre a mtb. Mas tem alguns pontos em que a mtb apresenta vantagem. Nas descidas a noite, a mtb com suspensão não toma conhecimento de nenhum obstáculo nos acostamentos das estradas e essa segurança aumenta a velocidade. Já na estradeira, as pancadas são bem fortes e o receio de um buraco quebrar o garfo ou furar os pneus acaba fazendo com que a velocidade seja bem contolada nas descidas. Mas cheguei mais inteiro com a estradeira do que quando fiz com mtb. Minhas opção por tênis e pedal plataforma se revelou acertada, pude variar um pouco a posição dos pés, bem como a posição das mãos no guidão drop. Isso é muito importante em uma prova longa. Que venham os próximos e quem sabe o 300. |
||
Antonio Carlos
|
||
![]() |
||
murilorangel ![]() ![]() Registrado: 19 Nov 2020 São Paulo Desconectado Mensagens:101 |
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
|
Ótimo relato amigo! Também acho que é uma modalidade incrível que deveria ter mais adeptos, mas as distâncias altas acabam assustando a galera que está acostumada a giros mais rápidos. Fiz duas provas de 200km até agora, mas pretendo fazer a de 300 esse ano ou no começo do ano que vem. Pra mim, cada prova é única, e gerou aprendizados valiosos de autoconhecimento e de vivência na modalidade.
As duas fiz com a road Cannondale Supersix Evo 2020 com pneus 25, com uma bolsa de selim para câmara e ferramentas e uma bolsa de guidão pequena da Draisiana com comida e kit sobrevivência (lenço umedecido, protetor solar, etc...).
Ano passado fiz a prova de Mogi Mirim do Clube de São Paulo. Até o km 150 fui super bem (média de 25km/h e com paradas apenas nos PCs para carimbar e seguir), mas depois minha lombar que não estava bem fortalecida começou a doer muito. Além disso, levei pouca comida, então fiquei com a perna muito fraca no final. Ou seja, aprendi a não economizar na comida e que precisava pegar mais firme na academia. 10:47 de prova com 9:22 de movimentação. Esse ano fiz a prova de Boituva pela rod. Castelo Branco também do Clube São Paulo, sai cedo e estava determinado a fazer abaixo das 8h pedaladas, mas a sujeira do acostamento acabou comigo. Foram (pelas minhas contas) 13 furos de pneu ao todo. Acabaram meus remendos rápidos da Parktool, acabaram meus remendos de estrela Vipal e se não fosse os 2 remendos que a organização me deu no PC3 eu não teria chego, pois tive exatos dois furos antes da chegada. Foi uma prova de resiliência mental. Cheguei com as pernas boas (teve até sprint na subida final), mas os dedos das mãos estavam destruídos, assim como a cabeça. Também cheguei no final no escuro e sei o medo que dá descer sem enxergar direito no acostamento sujo. Nessa prova aprendi que não dá pra pegar estrada suja com pneu no fim da vida e com 2 câmaras apenas. Troquei meu par de pneus e comprei 10 câmaras novas. Estou pronto pra próxima prova. 12:43 de prova com 8:22 de movimentação. |
||
![]() |
||
TomSemFreio ![]() ![]() Registrado: 15 Set 2015 São Paulo Desconectado Mensagens:203 |
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
|
Pois é... em 200km quase sempre tem aventura. Você estava sem fita anti-furo? A praga do pneu perucado que explode liberando esses araminhos está em todo lugar. Fiz as primeiras provas em 2016 e as inscrições do Audax SP acabavam em minutos. Havia 300 ciclistas na estrada... Acho que a crise e a pandemia na sequência afetaram muito. Inscrição, preço de bike, peça, combustível... tudo isso moeu o interesse pelo desafío. Penso em fazer o Audax em Juquiá mês que vem. Passa por locais onde há muito tempo tenho vontade de pedalar. São estradinhas no Vale do Ribeira passando pelo Parque Estadual Carlos Botelho, subindo um pouco da Serra da Macaca. Pelo google vi que não têm acostamento mas devem ter pouco movimiento. Pelo menos é oq eu espero. |
||
Antonio Carlos
|
||
![]() |
||
murilorangel ![]() ![]() Registrado: 19 Nov 2020 São Paulo Desconectado Mensagens:101 |
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
|
Estava com fita, mas uma bem vagabunda e pneus beeem no fim da vida. Mas foi furo de todo tipo: araminho, snake bite, prego... Muito duro, pensei em desistir várias vezes. Agora coloquei sapatos novos e MR tuff com câmaras novas também. Já rodei uns 1000km sem furos.
Essa região de Juquiá parece linda mesmo, mas acho muito longe de SP, ai complica minha logística (teria que sair um dia antes e voltar morto dirigindo ou no dia seguinte...) Penso que o ideal seria uma prova de até 1h de SP para conseguir ir, fazer a prova, subir no carro e voltar. |
||
![]() |
||
| ||
RafaelRecife ![]() ![]() Registrado: 23 Jun 2012 Recife Desconectado Mensagens:225 |
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
|
Bom dia!
Tom sem freio: Muito legal contar a história de seu BRM 200. Acho que há muito interesse ainda nos brevets, em especial neste ano de PBP 2023 Paris-Brest-Paris. Estou iniciando nas distâncias de 200 km e pretendo participar do PBP 2027, daqui a 4 anos. Abração! |
||
Rafael - Recife - PE
-------------------- https://mydahon.home.blog/ |
||
![]() |
||
| ||
Responder ![]() |
Página <1 505152 |
Ir para | Permissões do Fórum ![]() Você no pode enviar novos tópicos neste fórum Você no pode responder os tópicos neste fórum Você no pode deletar suas mensagens neste fórum Você no pode editar suas mensagens neste fórum Você no pode criar enquetes nesse fórum Você no pode votar enquetes nesse fórum |