| PEDAL | HOME | ARTIGOS | BIKES | CLASSIFICADOS | COMUNIDADE | FOTOS | VIDEOS | NOTICIAS | TRILHAS | CONTATO | + |
Frum Incio Frum Incio > Assuntos Gerais > Oficina e Manuteno das Bikes
  Tpicos recentes Tpicos recentes RSS Feed - Pergunta pra galera que manja de quimica
   [REGRAS]    Ajuda Ajuda  Procurar no frum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.

Pergunta pra galera que manja de quimica

Responder Responder
Autor
Mensagem Reverter Ordem
  Tpico Procurar Tpico Procurar  Opes do Tpico Opes do Tpico
BrunoRHCP Ver Drop Down

Campinas
Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de BrunoRHCP Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Tpico: Pergunta pra galera que manja de quimica
    Enviado: 20 Jan 2022 as 17:44
Pedaleria - Cera caseira pra lubrificar a corrente da bike

https://www.youtube.com/watch?v=nV1F3e-lbK4&list=WL&index=2

Si divirtam!!! LOL
https://www.strava.com/athletes/605290
Voltar para o topo
Angelus Ver Drop Down

Brasil
Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de Angelus Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 14 Jan 2022 as 15:59
J misturei com leo de motor e ficou bem ruim depois de um tempo. Ela vira uma borra na transmisso inteira, principalmente nas roldanas. Pra tirar, d uma trabalheira e uma sujeirada monstro.

Voltar para o topo
F43310 Ver Drop Down

sao paulo
Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de F43310 Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 08 Jan 2022 as 13:55
fazendo o processo correto da parafinagem, a parafina entra perfeitamente na parte interna da corrente, o tamanho da parafina solida em estado liquido menor do que a folga dos elementos da corrente MAS isso s se consegue retirando todo leo presente na corrente, se no fizer essa remoo por mtodo de imerso em diluentes, o oleo presente internamente nos elos ir impedir que qqr outra substancia penetre e se una ao metal.
enxague com gasolina ou acetona, depois desengraxante tensoativo a base de agua, lavagem na agua e sabao, enxague na agua e secagem depois imersao no alcool isopropilico ou 99, at o alcool ficar totalmente limpo...

caso contrrio, realmente a parafinagem nao ter suceso
Voltar para o topo
F43310 Ver Drop Down

sao paulo
Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de F43310 Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 08 Jan 2022 as 13:47
Sobre os lubrificantes a base de cera no mercado...

os mais em conta, e 95% deles contm ceras vegetais hidrogenadas, a tal parafina de soja e outras menos nobres e muito caras, como carnauba...

essas ceras vegetais so muito mais simples de se dissolver e criar uma emulso do que a parafina mineral, e mesmo que essa cera vegetal a primeira vista deixe a corrente seca, e faa uma boa lubrificao, o efeito atrito e metal quebra as particulas da cera, transformando ela em oleo, que vai atrair e grudar todo tipo de poeira e foligem, criando aquela borra preta... (mesmo assim, essa borra vegetal mais fcil de tirar do que a borra de oleo mineral, que gruda muito mais...)

apenas 2 ou 3 marcas e as mais caras, sao livres de gordura hidrogenada com apelo bio degradavel, e com resultado borra/lixa liquida...

essas 2 ou 3 marcas so aquelas muito mais caras, mas com resultado muito superior...

existe uma marca nova nacional, nao testei ainda, mas q afirma ter uma emulso parafnica, com parafina mineral, sem aquela papagaiada de parafina de soja hidrogenada...

quanto ao molibidenio comparado ao teflon, na industria ambos sao usados de formas diferentes, existem diversas graxas de maquinario com molibdenio, e outras tantas com teflon, mas cada uma tem um uso especifico, o molibdenio tambm gera borra, tambem embola, mas melhor sob pressao do que o teflon, ja o teflon tem a aderencia melhor no metal, mas nao tem tanta resposta pressoes elevadas, q nao o caso de uma relacao de bike...

em questao de custo, o molibdenio mais barato que o teflon, existem outras substancias usadas em maquinario industrial q vem da mesma "arvore" de micro particulas de ceramica, por isso vemos lubs com o tal ceramic...

o ptfe mais fcil de ser administrado em casa do que o molibdenio

comprado do aliexpress 50 gramas sai o preo de 3 ou 4 velas de 7 dias, pouco mais do que vc vai usar de parafina.

para das uma diluida na parafina, caso queira deixa-la mais pastosa, oleo mineral USP de farmacia, vaselina liquida, parafina liquida, todas sao a mesma substancia, nao use mais do que 10% para uso estrada ou urbano, e no maximo 50% do peso da mistura para barro e lama, mais do que isso, o atrito vai gerar a separacao do solido/liquido da mistura, o oleo USP vai ficar separado da mistura e comear a grudar poeira, para uso em trilha nao afeta, pq vc vai lavar a bike, mas para uso estrada ou cidade nao compensa.

Voltar para o topo
F43310 Ver Drop Down

sao paulo
Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de F43310 Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 08 Jan 2022 as 13:30
Uma coisa precisa ficar clara pra quem quer usar parafina... precisa ser com a corrente totalmente limpa do mtodo anterior, no adianta limpar por fora, precisa ser o mtodo completo, gasolina ou acetona, depois desengraxante base de gua, depois alcool isopropilico... alcool 96 tb serve...
precisa limpar at a parte de imerso no alcool deixar o alcool totalmente cristalino... ai sim a corrente est no apenas visivelmente limpa, mas totalmente livre de oleos anteriores, que vao impedir que a parafina faa aderencia correta interna e externamente.

faa um teste, pegue uma faca de cozinha, passe qqr lubrificante apenas de um lado e faa imercao na parafina... vai ver o q acontece no metal besuntado de oleo, e depois no metal limpo...

passado a fase te preparo, ai sim possvel comparao.
Voltar para o topo
Adonyahu Ver Drop Down

Sampa
Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de Adonyahu Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 08 Jul 2021 as 11:52
Esse assunto no tem fim. Estou h dois anos pedalando e pesquisando lubrificantes. Desde o incio uso o Smoove. Considero o preo meio proibitivo. Tambm no acho que seja a maravilha prometida. Difcil de tirar da corrente e acumula muita sujeira - estou falando do uso no tempo seco no asfalto. A aplicao no to simples como pregam. O tubo entope muito fcil, espirra alm do que se quer...Estou pensando em fazer esse da parafina. Gosto desse jeito de aplicar, sem derrubar, pingar fora. TB sobre a lubrificao interna dos elos sem o banho, h divergncia. Esse assunto no tem fim...
Voltar para o topo
gm1987 Ver Drop Down

Sapucaia do Sul
Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de gm1987 Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 15 Abr 2021 as 08:26
Originalmente Postado por BrunoRHCP BrunoRHCP Escreveu:

Pra quem curte...
https://www.youtube.com/watch?v=0GrkdKP5Kzs

Esse sistema no bacana. A corrente precisa de lubrificao na parte interna, entre o pino  e a bucha... Dessa forma a parafina no entra l dentro, s fica por fora amenizando o barulho mas no lubrificando.

Quem acompanha o barb vai lembrar, l no incio quando ele apareceu com essa "pedra lubrificante", depois de aplicar ele passava uma vela acesa para derreter essa parafina da corrente. Depois parou de fazer, obviamente para ficar mais "comercial" o processo. 

Parafina, precisa ser banho lquido. Quem no curte/no tem tempo/habilidade, vai para as emulses (cera).
Voltar para o topo
BrunoRHCP Ver Drop Down

Campinas
Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de BrunoRHCP Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 14 Abr 2021 as 18:06
Voltar para o topo
ricardoxem Ver Drop Down

Rio Claro
Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de ricardoxem Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 05 Jan 2021 as 20:50
Tambm estou fazendo vrios testes:

Parafina pura => Esse j descartei pq durou muito pouco.
Parafina + olo mineral (50% de cada)
Parafina + leo singer

Atualmente meu teste est na parafina + leo mineral aplicado como uma pasta, com o dedo.
Tem surtido um efeito muito bom em termos de lubrificao. Tem juntado uma sujeira preta, mas quando passa o dedo ela no gruda no dedo nem na corrente. Incrvel!!!

O que tenho percebido que independetemente da quantidade que eu passo, fica um barulhinho, bastante sutil. Eu li em vrios fruns gringos que isso normal pelo fato da parafina ser um lubrificante mais seco e que no absorve o barulho do metal, ao contrrios dos lubrificantes lquidos. Mesmo assim, ao passar o dedo na corrente percebo que sempre est lubrificada.

Editado por ricardoxem - 05 Jan 2021 as 20:52
Voltar para o topo
renatoptal Ver Drop Down

palmital-PR
Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de renatoptal Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 10 Dez 2020 as 14:43
Originalmente Postado por renatoptal renatoptal Escreveu:

tenho pensado ultimamente em fabricar um lubrificante a base de parafina(vela)+redutor de atrito(militec e cia).

fiz uma mistura de 1 vela de 16g e uma colher de sopa de oleo mineral, apliquei na corrente ainda liquido.
Andei aproxidamente 110km no asfalto e sem chuva, a corrente comeou a fazer barulho de movimeto, nada de rangido ou estalo, parei e apliquei o ppw, pois estava na estrada, o barulho ficou igual, acho que era coisa da minha cabea o barulho, pois tava bem suave a corrente, passava a mao nos elos e sentia ele livre e lubrificado; detalhe que a corrente estava extremamente limpa apos esses 110 km.
Voltar para o topo
Lord KAS Ver Drop Down

So Paulo
Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de Lord KAS Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 27 Nov 2020 as 21:10
Originalmente Postado por gm1987 gm1987 Escreveu:

Originalmente Postado por Lord KAS Lord KAS Escreveu:

A molten speed wax usa somemte bissulfeto de molibdenio, pois este e superior ao teflon.

Colocar algoo no banho e besteira, ele ja tem muito pouco teflon. No aliexpress e mercado livre se encontra teflon em po, e onpreo nao e proibitivo considerando quanto vai render de lube.

Parafina liquida = oleo mineral de vela liquida, a quem possa interessar.

Se eu fosse gastar um dinheiro, seria no bissulfeto de molibdenio. Esse eh foda na reduo de atrito.

oque eu nao consigo entender que se o lubrificante da msw tao superior assim, por que o do canal oz cycle fez a corrente durar muito mais sem sofrer desgaste? se for o caso de usar um pacote de 50g ou 100g de ptfe na parafina pra preservar a relacao de uma bike com ultegra, dura ace ou qualquer outro que seja caro, vale muito o investimento, nao tem nenhum segredo em limpar a relacao e descontaminar, no proprio site ele explica tudo, ja comprei os produtos e vou comecr a usar como ele ensina, 500g de parafina e 50g de ptfe, vai sair muito mais barato que qualuqer outro lubrificante vendido. o pessoal da ppw ja esta explorando o povo, ja aumentou o valor do produto 2x em menos de 6 meses alegando que nao tem concorrencia. ta ai a prova, todo mundo quer estorquir o brazileiro e o ciclisma menos informado.

Ningum disse que a molten superior... O steve exagera no teflon, 10% realmente muito... Ele deve usar bastante por ter fcil acesso, ser barato, etc.

Veja bem, o lubrificante a parafina. Teflon e MoS2 so redutores de atrito, servem para salvar 1 ou 2W na pedalada, que para ns meros mortais literalmente nada. 

Parafina at hoje a melhor lubrificao que j usei, mas perdi um pouco a disposio de fazer todo o processo de banho da corrente. Hoje estou usando o RUN LOOSE, lub de cera fabricado aqui no Sul... Enquanto manter o preo justo, vou seguir usando, tem custado R$40 o tubo de 120ml. Se mais a frente subir para o padro dos gringos, volto para a parafina. 

obrigado pela explicao, que no video ele diz que o ptfe tem melhor desempenho que o MoS2 e ele recomenda nao usar MoS2 por ter feito varios testes e chegado a essa ultima formula que mostrou no video1:10( ptfe +parafina) vou fazer conforme ele ensinae caso fique bom eu volto pra falar o resultado, so consegui ptfe com 2.0 e ele diz 1.6
Voltar para o topo
BrunoRHCP Ver Drop Down

Campinas
Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de BrunoRHCP Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 27 Nov 2020 as 17:26
Pera, vamos l!

Sou totalmente a favor do DIY e de no ficar preso na mo de fabricantes etc

Mas vamos colocar na ponta do lpis o trabalho q d abrir uma corrente, fazer esse banho, secar etc, invs de "s" limpar corretamente e aplicar o lub corretamente

Nem citei aqui o trabalho de comprar os ingredientes separadamente e fazer caseiramente um processo de certa forma industrial

E sobre o colega q iniciou o tpico pelo q entendi so usos urbanos, compensa mesmo todo esse trabalho?
Voltar para o topo
gm1987 Ver Drop Down

Sapucaia do Sul
Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de gm1987 Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 27 Nov 2020 as 17:02
Originalmente Postado por renatoptal renatoptal Escreveu:

tenho pensado ultimamente em fabricar um lubrificante a base de parafina(vela)+redutor de atrito(militec e cia).

Parafina para lub de corrente no exatamente a de vela, mas quebra um galho. Para fabricao comercial tem que verificar as parafinas disponveis, precisa ser mais macia que a de vela. Uma alternativa ajustar ela com parafina lquida, at obter a consistncia desejada.

j adianto que o sistema de banho lquido no emplaca aqui (sistema da molten speed wax e muito debatido no outro tpico sobre lubrificantes). Teria que desenvolver uma emulso de parafina, que os lubrificantes de "cera" vendidos no mercado.
Voltar para o topo
renatoptal Ver Drop Down

palmital-PR
Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de renatoptal Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 27 Nov 2020 as 16:35
Voltar para o topo
gm1987 Ver Drop Down

Sapucaia do Sul
Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de gm1987 Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 27 Nov 2020 as 13:35
O que superior o aditivo MoS2 (Bissulfeto de Molibdnio). Esse cara superior ao Teflon, pois alm de reduzir o atrito, ele trabalha como condicionador do metal. Ele adere na superfcie metlica preenchendo os pequenos poros. 
Voltar para o topo
gm1987 Ver Drop Down

Sapucaia do Sul
Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de gm1987 Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 27 Nov 2020 as 13:33
Originalmente Postado por Lord KAS Lord KAS Escreveu:

A molten speed wax usa somemte bissulfeto de molibdenio, pois este e superior ao teflon.

Colocar algoo no banho e besteira, ele ja tem muito pouco teflon. No aliexpress e mercado livre se encontra teflon em po, e onpreo nao e proibitivo considerando quanto vai render de lube.

Se eu fosse gastar um dinheiro, seria no bissulfeto de molibdenio. Esse eh foda na reduo de atrito.

oque eu nao consigo entender que se o lubrificante da msw tao superior assim, por que o do canal oz cycle fez a corrente durar muito mais sem sofrer desgaste? se for o caso de usar um pacote de 50g ou 100g de ptfe na parafina pra preservar a relacao de uma bike com ultegra, dura ace ou qualquer outro que seja caro, vale muito o investimento, nao tem nenhum segredo em limpar a relacao e descontaminar, no proprio site ele explica tudo, ja comprei os produtos e vou comecr a usar como ele ensina, 500g de parafina e 50g de ptfe, vai sair muito mais barato que qualuqer outro lubrificante vendido. o pessoal da ppw ja esta explorando o povo, ja aumentou o valor do produto 2x em menos de 6 meses alegando que nao tem concorrencia. ta ai a prova, todo mundo quer estorquir o brazileiro e o ciclisma menos informado.

Ningum disse que a molten superior... O steve exagera no teflon, 10% realmente muito... Ele deve usar bastante por ter fcil acesso, ser barato, etc.

Veja bem, o lubrificante a parafina. Teflon e MoS2 so redutores de atrito, servem para salvar 1 ou 2W na pedalada, que para ns meros mortais literalmente nada. 

Parafina at hoje a melhor lubrificao que j usei, mas perdi um pouco a disposio de fazer todo o processo de banho da corrente. Hoje estou usando o RUN LOOSE, lub de cera fabricado aqui no Sul... Enquanto manter o preo justo, vou seguir usando, tem custado R$40 o tubo de 120ml. Se mais a frente subir para o padro dos gringos, volto para a parafina. 
Voltar para o topo
Lord KAS Ver Drop Down

So Paulo
Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de Lord KAS Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 27 Nov 2020 as 13:03

Voltar para o topo
Lord KAS Ver Drop Down

So Paulo
Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de Lord KAS Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 26 Nov 2020 as 14:10
Originalmente Postado por renatoxtr renatoxtr Escreveu:

Boa noite.
Eu fiz esse lubrificante e estou fazendo os testes.
Acompanhe o meu instagram (a)sartoriobikes que tem muito contedo bacana sofre esse tipo de lubrificante e muitos assuntos.

(a)sartoriobikes

mas a formula que o Steve do Oz Cycle mostra 500g de parafina e 50g de ptfe, voce esta usando s 9g de ptfe e 1g de bissulfeto de molibidenio em 500g de parafina? a formula citada pelo Oz Cycle fez a corrente durar mais que com o molten speed wax, e se colocar 25g de cada em 500 de parafina?
Voltar para o topo
Lord KAS Ver Drop Down

So Paulo
Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de Lord KAS Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 26 Nov 2020 as 13:37
mas a formula que o Steve do Oz Cycle mostra 500g de parafina e 50g de ptfe, voce esta usando s 9g de ptfe e 1g de bissulfeto de molibidenio em 500g de parafina? a formula citada pelo Oz Cycle fez a corrente durar mais que com o molten speed wax, e se colocar 25g de cada em 500 de parafina?
Voltar para o topo
renatoxtr Ver Drop Down
Restrito

Niteroi- RJ
Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de renatoxtr Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 18 Nov 2020 as 19:09
Boa noite.
Eu fiz esse lubrificante e estou fazendo os testes.
Acompanhe o meu instagram (a)sartoriobikes que tem muito contedo bacana sofre esse tipo de lubrificante e muitos assuntos.

(a)sartoriobikes
Voltar para o topo
Gnascoli Ver Drop Down

Recife-PE
Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de Gnascoli Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 15 Ago 2020 as 13:55

Molten Speed Wax usa PTFE sim. S olhar os testes no Zero Friction Cycling, que ele comenta que fizeram vrios para achar as propores ideais de PTFE e MoS2. Inclusive ele fez um "post" falando que a quantidade de PTFE que o Steve do Oz Cycle usa absurda. 10:1 de Parafina para PTFE.
No MercadoLivre tem um laboratrio brasileiro vendendo PTFE. Acredito ser mais confivel do que comprar no Ali. Vou fazer o teste usando a receita do Oz Cycle e passo um feedback. Os gringos recomendam usar parafina comestvel ao invs de parafina pra vela.
Voltar para o topo
gm1987 Ver Drop Down

Sapucaia do Sul
Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de gm1987 Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 20 Jun 2020 as 23:57
Se liguem mo canal do oz cycle. Num video ele ensina a fazer o lube de cera liquido. Faz com parafina e alcool isopropilico.

Desta forma nao precisa abrir o elo toda semana. Vai reaplicando com o liquido, e faz o banho somente quando fizer lavagem completa da relao.
Voltar para o topo
gm1987 Ver Drop Down

Sapucaia do Sul
Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de gm1987 Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 20 Jun 2020 as 23:55

Voltar para o topo
dwsmartins Ver Drop Down

Belo Horizonte
Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de dwsmartins Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 18 Jun 2020 as 16:30
O Connex o que o cara do canal OZ Cycle usa, de onde eu pesquisei a limpeza da corrente e o uso de parafina pra lubrificar. Eu uso as mos pra abrir mesmo, os missing links da KMC so bem tranquilos com isso. Mas no manual deles fala mesmo que podem ser usados at 8 vezes apenas.

Acabou que eu parei pq chegou a poca de chuva e a parafina sai imediatamente quando a corrente molha. Agora tem o corona, ento estamos a parados...
Bora pedalar, seno estressa!
Voltar para o topo
Shaun Clarke Ver Drop Down

So Paulo
Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de Shaun Clarke Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 18 Jun 2020 as 12:53
Originalmente Postado por dwsmartins dwsmartins Escreveu:

Em fruns gringos, a receita pra melhorar a cera Teflon, parafina lquida (que eu acho que no a mesma coisa encontrada aqui com esse nome) e um tal de molybdenum disulfide que eu acredito ser dissulfeto de molibdnio. Mas que fique claro, eu no testei por conta do preo do Teflon e do molybdenum disulfide: valia mais a pena comprar a Molten Speed Wax, que j a cera formulada pra isso (tb no testei).

O que eu testei mesmo foi a parafina pura, que aguentou 250km (2 semanas) de uso urbano entre as parafinagens. Parei de fazer isso pq a emenda da corrente s aguenta 2-3 meses nesse ritmo e aqui em casa so trs bikes, o que dava uns R$50,00 s de emenda a cada trs meses, mais caro que lubrificantes bons j prontos.

Sobre misturar com leo: eu no limpei direito a corrente da bike da minha esposa e me arrependo disso. Perdi a parafina na panela, que virou uma meleca, e a corrente dela virou um im de sujeira. A galera mistura com leos de motor e relata algum sucesso, no entanto.

Eu esqueci de falar na resposta anterior, mas vc chegou a considerar comprar os links da china? Por exemplo, no ali express voc acha 10 ou 5 pares por 30 reais. Demora a chegar mas se vc comprar 1 vez, esperar chegar, depois vc s precisa fazer o pedido novamente quando ver que est acabando... Bem barato.
Voltar para o topo

So Paulo
Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de Shaun Clarke Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 18 Jun 2020 as 12:21
Originalmente Postado por dwsmartins dwsmartins Escreveu:

Em fruns gringos, a receita pra melhorar a cera Teflon, parafina lquida (que eu acho que no a mesma coisa encontrada aqui com esse nome) e um tal de molybdenum disulfide que eu acredito ser dissulfeto de molibdnio. Mas que fique claro, eu no testei por conta do preo do Teflon e do molybdenum disulfide: valia mais a pena comprar a Molten Speed Wax, que j a cera formulada pra isso (tb no testei).

O que eu testei mesmo foi a parafina pura, que aguentou 250km (2 semanas) de uso urbano entre as parafinagens. Parei de fazer isso pq a emenda da corrente s aguenta 2-3 meses nesse ritmo e aqui em casa so trs bikes, o que dava uns R$50,00 s de emenda a cada trs meses, mais caro que lubrificantes bons j prontos.

Sobre misturar com leo: eu no limpei direito a corrente da bike da minha esposa e me arrependo disso. Perdi a parafina na panela, que virou uma meleca, e a corrente dela virou um im de sujeira. A galera mistura com leos de motor e relata algum sucesso, no entanto.

A emenda que voc t falando aquele power link/missing link n? O seu aguentava s 2 meses tirando a cada duas semanas? Voc tirava eles com o alicate prprio pra isso, usava gambiarra com fio ou era na mo mesmo?

Na internet eu achei um modelo de elo que d pra tirar na mo mesmo, eu vi um vdeo de um cara falando sobre lubrificao com cera e ele disse que esse elo que ele compra dura bastante.

Esse elo que eu to falando esse aqui:

https://www.amazon.com/-/es/Connex--Fits-0410-Cadena-velocidades/dp/B00I9WQMIU - https://www.amazon.com/-/es/Connex-Link-Fits-0410-Cadena-velocidades/dp/B00I9WQMIU
Voltar para o topo
dwsmartins Ver Drop Down

Belo Horizonte
Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de dwsmartins Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 18 Jun 2020 as 08:28

Bora pedalar, seno estressa!
Voltar para o topo

So Paulo
Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de Shaun Clarke Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 17 Jun 2020 as 20:32
Algumas formulas de lubrificao em cera usam uma mistura de parafina com teflon, e dizem ser a melhor receita pra lubrificao com cera. Teflon no brasil caro pois importado. A algoo tem um lubrificante, chama lube cera premium com PTFE. Eu olhei no rtulo e os componentes so:

leos vegetais, PTFE (teflon), parafina e polidimetilsiloxano. Esse ltimo componente parece ser um tipo de silicone bem comum.

Eu estava pensando, e se eu adicionar esse lubrificante da algoo na minha panela de cera, talvez na proporo 1:10 de parafina... ser que melhoraria a frmula? Eu estou com medo de tentar e acabar criando um gruda sujeira e depois ter que lavar com querosene de novo (odeio querosene, fede demais, suja e difcil de limpar e tirar o cheiro). E a turma que manja de qumica, vale a pena arriscar pra ver no que d?
Voltar para o topo

Responder Responder
  Compartilhar   

Ir para Permisses do Frum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 11.06
Copyright ©2001-2016 Web Wiz Ltd.

X