| PEDAL | HOME | ARTIGOS | BIKES | CLASSIFICADOS | FORUM | FOTOS | VIDEOS | NOTICIAS | TRILHAS | SERVICOS | CONTATO | + |
Frum Incio Frum Incio > Assuntos Gerais > Oficina e Manuteno das Bikes
  Tpicos recentes Tpicos recentes RSS Feed - Hora de trocar roldanas ou erro de ajuste?
   [REGRAS]    Ajuda Ajuda  Procurar no frum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Hora de trocar roldanas ou erro de ajuste?

Responder Responder
Autor
Mensagem
  Tpico Procurar Tpico Procurar  Opes do Tpico Opes do Tpico
cdamaso Ver Drop Down

SJC - SP
Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de cdamaso Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Tpico: Hora de trocar roldanas ou erro de ajuste?
    Enviado: 21 Abr 2020 as 15:28
Bom dia/Boa tarde/Boa noite pessoal. Estou com um problema onde a corrente escapa da roldana do cambio traseiro, conforme fotos abaixo.

Identifiquei esse problema s agora que troquei o pneu traseiro, no sei informar se j estava assim antes, mas acredito que no, pois acredito que teria danificado o cambio.

Se a corrente estiver alinhada o problema no ocorre, mas se utilizar qualquer combinao de machas que resultem em um leve desalinhamento a corrente escapa da roldana.

Uma coisa que observei que as roldanas no parecem estar com desgaste uniforme, vou colocar fotos abaixo para comparar, olhando as fotos de roldanas novas no ML elas so muito parecidas enquanto as minhas parecem que uma tem os dentes menores que a outra, no me recordo de como elas eram quando instalei.

Esse cambio o Alivio M4000 e as roldanas so as originais, esse cambio rodou 3952km at o ultimo registro no Strava, mas devo ter algo em torno de uns 300km no rolo.

O que acham, erro de ajuste ou desgaste das roldanas?

Aparentemente uma das chaves do canivete multifuno serve para soltar as roldanas, por sorte tenho 2, um trabalho que posso fazer em casa, s tirar as roldanas velhas e colocar novas, ou vou ter alguma surpresa?

OBS: Coloquei 2 power links pra aumentar a corrente e ver se o problema ocorre com ela mais longa, no rodo com a corrente assim;
OBS2: Aquela plataforma no pedal para pedalar no rolo usando tnis, fora do rolo ando clipado mesmo;
OBS3: Nunca mais vou usar cera da Algoo, faz essa meleca maldita ai.
Voltar para o topo
marcos_netto Ver Drop Down

Canoas - RS
Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de marcos_netto Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 21 Abr 2020 as 15:47
Difcil de identificar o problema. Sugesto: Leve numa bicicletaria de confiana e veja se o mecnico consegue cofirmar se o chain line est OK e pea para ele regular o cmbio. Caso haja alguma pea desgastada que no permita isso, ele vai te dizer na hora. Provavelmente no vai te custar caro o diagnstico e regulagem

PS
Mas essa graxa a t uma nojeira... rs rs rs   LOL

Marcos Netto

"The less you think about the bike the more you will enjoy the ride!"

Twitter: (a)marcosnetto
Instagram: 1marcosnetto
Voltar para o topo
azazel66 Ver Drop Down

Par - SGA
Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de azazel66 Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 21 Abr 2020 as 16:08
Concordo com o marcos, limpa isso a hehehehe

Mas no parecem desgastadas, a roldana do cage (a de baixo, que estica a corrente) gasta mais que a outra mesmo... mas j vi cmbios muito mais gastos e no cai...

Acho que seria bom olha chain line, empeno de gancheira, empeno de cage e folgas no cambio..
199X - Sundown aro 24, 12v
200X - Caloi T-Type aluminium
2015 - B'twin RockRider 340
2016 - GT Karakoram Comp
2018 - Scott Spark 960
Voltar para o topo
Joao Ang Ver Drop Down

Brasil
Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de Joao Ang Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 21 Abr 2020 as 19:06
Tambem concordo com os colegas , aproveita e tira essa corrente, limpe a bem, limpe o cassete e coroas e limpe as roldanas. Olhando assim parece que no tem desgaste, eu j usei roldanas aqui at ficarem quase lisas e a corrente no escapa dela, nica coisa que se percebe que a troca de marchas fica um pouco deficiente. Uma coisa que se observa na primeira foto da esquerda, que a corrente est no maior cog e provavelmente na coroa menor s que a corrente no est engatada normal na roldana.
Voltar para o topo
Busa Ver Drop Down

itajai
Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de Busa Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 21 Abr 2020 as 19:51
Eu rodei uns 5000 com um m4000 sem nem trocar corrente. Vendi a bike e o novo dono rodou mais um pouco antes de trocar. Rodei pouco mais de 10.000 com um m8000 (trocando algumas correntes e cogs pequenos...) antes de pensar em trocar as roldanas. ACHO que, via de regra, 4000 km pouco para pensar em desgaste das roldanas a ponto de cair corrente.
Voltar para o topo
am.araujo Ver Drop Down

SP
Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de am.araujo Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 22 Abr 2020 as 12:36
O parafuso do cage t bem apertado, essa roldana parece estar com uma leve folga. Na pior das hipteses, leva num mecnico de confiana pra ver como anda o alinhamento desse cambio e gancheira.
Voltar para o topo
Black Knight Ver Drop Down

So Paulo
Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de Black Knight Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 22 Abr 2020 as 14:20
Os amigos que comentaram acima j deram muitas dicas que devem resolver, ou no mnimo amenizar, o problema!
Contudo, como eu tenho TOC (Transtorno Obsessivo-Compulsivo) por Simetria (entre outras rsrsr)... e j "sofri" bastante com cmbios traseiros barulhentos e tals, outra coisa que eu ODEIO tambm (rudos na relao)... recomendo que vc leve a bicicleta numa boa Assistncia... pea uma boa limpeza total na coisa toda mas... PRINCIPALMENTE, pergunte se os caras tem uma Ferramenta de Alinhamento de Gancheira!!!
Pode at parecer ( olho n) que o seu passador est "reto"... mas quando vc faz o alinhamento usando a ferramenta prpria pra isso... MUDA a sua bicicleta!
O produto certo na lubrificao do conjunto tambm ajuda bastante!
Eu tenho orgulho em dizer, que eu no escuto "nenhum" (s o mnimo mesmo) rudo na minha relao!
Dizem, tambm, que vc ganha alguns Watts na perna! kkkkkkk
Boa sorte!

Voltar para o topo
cdamaso Ver Drop Down

SJC - SP
Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de cdamaso Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 23 Abr 2020 as 19:07
Pessoal, passando com uma atualizao da empreitada.

Fiz uma limpeza melhor da corrente e do cambio, reduzi o tamanho da corrente, regulei o cambio e coloquei um power link novo, com isso melhorou mas no resolveu o problema. Amanh vou ter umas horas livres no perodo da noite e vou fazer uma limpeza mais minuciosa, inclusive remover o cambio e limpar ele com uma escova e desengraxante.

Vou detalhar mais um pouco:

Cmbios, coroas e pedivela tem a mesma quilometragem(por volta dos 4300km);
Cassete tem por volta dos 2300km, estava rodando com um Sunrace at por volta dos 2000km quando troquei para uma Shimano HG201;
A corrente uma Shimano HG93 e est com algo em torno dos 1300km, a segunda vez dela na bicicleta, est revezando com uma KMC 9.93 aos 1000km.

Ontem:
Usando a coroa de 40(Ok est cruzada mas eu evito isso) a corrente escapava da roldana nos cogs 30 e 36;
Usando a coroa de 30 a corrente escapava da roldana nos cogs 30 e 36;
Usando a coroa de 22 a corrente escapava da roldana nos cogs 26, 30 e 36.

Hoje:
Usando a coroa de 40 a corrente no escapa da roldana;
Usando a coroa de 30 ou a de 22 a corrente escapava da roldana nos cogs 30 e 36.
* Com power link antigo e usando a coroa de 22 a corrente escapava da roldana nos cogs 26, 30 e 36.
* Com corrente da KMC o resultado o mesmo.

Um teste que ainda no fiz foi trocar a gancheira, posso colocar uma reserva.

Conversei com meu mecnico por whatsapp e ele s vai poder me atender na tera-feira. Estou para comprar mais Smoove pra parar de usar a cera da Algoo e estou considerando aproveitar para comprar roldanas novas e tambm uma coroa nova(planejo mudar para 2x9, inclusive aceito recomendao de coroa 34d ou 36d para BCD 96).

Combinao sem problema(hoje):

Combinao com problema(hoje):

Voltar para o topo
azazel66 Ver Drop Down

Par - SGA
Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de azazel66 Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 24 Abr 2020 as 06:45
essas roldanas no parecem nem um pouco desgastadas...

Na foto que aparece a corrente descarrilhada, teu cage parece torto em relao ao corpo do cmbio.
199X - Sundown aro 24, 12v
200X - Caloi T-Type aluminium
2015 - B'twin RockRider 340
2016 - GT Karakoram Comp
2018 - Scott Spark 960
Voltar para o topo

Responder Responder
  Compartilhar   

Ir para Permisses do Frum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 11.06
Copyright ©2001-2016 Web Wiz Ltd.

X