| PEDAL | HOME | ARTIGOS | BIKES | TESTES | COMUNIDADE | CLASSIFICADOS | FORUM | FOTOS | VIDEOS | NOTICIAS | TRILHAS | SERVICOS | CONTATO | + |
Fórum Início Fórum Início > Assuntos Gerais > Fórum Principal
  Tópicos recentes Tópicos recentes RSS Feed - Peças prateadas: cada dia mais raras.
   [REGRAS]    Ajuda Ajuda  Procurar no fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Peças prateadas: cada dia mais raras.

Responder Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Procurar Tópico Procurar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Dragum Ver Drop Down

Rio de Janeiro
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Dragum Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Tópico: Peças prateadas: cada dia mais raras.
    Enviado: 10 Fev 2019 as 08:48
Olá, venho aqui apenas levantar uma coisa que tenho percebido agora que fiz o projeto de uma bike mais antiga: como as peças OEM, hoje em dia, vem apenas com acabamento preto, deixando de lado o aspecto crú do alumínio que vimos durante os anos 90 e 2000. A partir dos anos 10, as linhas foram ganhado aspecto preto fosco, na maioria dos produtos Shimano, e os concorrentes seguiram a tendência.
Alguém sabe se isso é apenas uma moda ou se há um motivo comercial ou na cadeia de produção para isso? Claro, além de deixar o visual mais distante do alumínio e mais próximo das de fibra de carbono, que é "O material" dos tempos modernos.
No meu caso, ao modificar a bike, para manter um pouco de coerência entre o aspecto das peças, busco sempre por acabamentos semelhantes, tendo na minha atual bike um conjunto cromado/de alumínio, que mais cedo ou mais tarde será afetado pela falta de peças de reposição. Algumas peças que consegui achar prateadas com algum esforço foram: mesa; guidom; caixa de direção; cambio traseiro e canote. A que eu não consegui achar foi um pedivela reduzido 22/32/4X, apenas modelos com braços pretos ou quase isso. O melhor que achei foi o M914 da Sunrace. Como a bike é 26, o alívio 4000 fica muito reduzido. Estou pensando. Atualmente tenho um Acera X de época e prateado 24/34/42.

E vocês, se preocupam em montar tudo da mesma cor, ou isso é um toque meu? Tem alguém com dificuldades em achar peças - em especial pedivela - em alumínio polido?
Voltar para o topo
sidserra Ver Drop Down

Rio de Janeiro
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de sidserra Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 10 Fev 2019 as 13:04
No meu caso, a única questão que eu faço ser cromado ou perto disso são as rodas e raios da bike. Gosto de ver aquele brilho, tanto no sol qto de noite e qdo comprei minha bike ela veio com raios pretos, que mandei tirar e colocar raios inox. Cheguei a procurar rodas (aros) decentes sem ser pintadas mas só tinha achado de folha simples e de aço (queria de alumínio).

É a tendência, fazer o que, o negócio é esperar uma "Apple" dessas aí (fabricantes que criam tendências) voltar a fabricar e disponibilizar rodas cromadas (sem pintura, no alumínio polido) pra ver se a tendência muda, mas é querer demais, hehehe...

Originalmente Postado por Dragum Dragum Escreveu:

Olá, venho aqui apenas levantar uma coisa que tenho percebido agora que fiz o projeto de uma bike mais antiga: como as peças OEM, hoje em dia, vem apenas com acabamento preto, deixando de lado o aspecto crú do alumínio que vimos durante os anos 90 e 2000. A partir dos anos 10, as linhas foram ganhado aspecto preto fosco, na maioria dos produtos Shimano, e os concorrentes seguiram a tendência.
Alguém sabe se isso é apenas uma moda ou se há um motivo comercial ou na cadeia de produção para isso? Claro, além de deixar o visual mais distante do alumínio e mais próximo das de fibra de carbono, que é "O material" dos tempos modernos.
No meu caso, ao modificar a bike, para manter um pouco de coerência entre o aspecto das peças, busco sempre por acabamentos semelhantes, tendo na minha atual bike um conjunto cromado/de alumínio, que mais cedo ou mais tarde será afetado pela falta de peças de reposição. Algumas peças que consegui achar prateadas com algum esforço foram: mesa; guidom; caixa de direção; cambio traseiro e canote. A que eu não consegui achar foi um pedivela reduzido 22/32/4X, apenas modelos com braços pretos ou quase isso. O melhor que achei foi o M914 da Sunrace. Como a bike é 26, o alívio 4000 fica muito reduzido. Estou pensando. Atualmente tenho um Acera X de época e prateado 24/34/42.

E vocês, se preocupam em montar tudo da mesma cor, ou isso é um toque meu? Tem alguém com dificuldades em achar peças - em especial pedivela - em alumínio polido?
Pedestre, respeite o ciclista que usa a ciclovia; ciclista, nunca discuta com o pedestre, na cabeça dele você SEMPRE estará errado...
Voltar para o topo
misera Ver Drop Down

belo horizonte
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de misera Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 10 Fev 2019 as 13:30
Eu já sinto mais falta é das peças anodizadas dos anos 90 , algumas mtb pareciam as caloi extra light hehe.

Tipo a manitou com suspensão violeta peças azuis eu achava linda.
Voltar para o topo
Fabio Ver Drop Down

-
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Fabio Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 11 Fev 2019 as 00:36
Originalmente Postado por misera misera Escreveu:

Eu já sinto mais falta é das peças anodizadas dos anos 90 , algumas mtb pareciam as caloi extra light hehe.

Lembrei das peças Kooka.

Editado por Fabio - 11 Fev 2019 as 00:41
Voltar para o topo
Fabio Ver Drop Down

-
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Fabio Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 11 Fev 2019 as 00:41
Voltar para o topo
Ligeirinho Ver Drop Down

-
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Ligeirinho Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 11 Fev 2019 as 00:45
Suspeito fortemente de corte de custos. Veja por exemplo q cubos Shimanos dá década de 90 eram quase todos polidos e as exceções notáveis eram o belíssimo Deore Lx 1995 Preto de alto brilho ou ainda o STX acobreado de 1996. Mas não sei qnd isso começou a mudar. Mas as vezes vejo nessa marca cubos com acabamento prata fosco como alívio M 430 e cubo Deore XT 775 acho, pra V-Break.
Voltar para o topo
Fabio Ver Drop Down

-
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Fabio Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 11 Fev 2019 as 00:46
Originalmente Postado por Ligeirinho Ligeirinho Escreveu:

Suspeito fortemente de corte de custos. Veja por exemplo q cubos Shimanos dá década de 90 eram quase todos polidos e as exceções notáveis eram o belíssimo Deore Lx 1995 Preto de alto brilho ou ainda o STX acobreado de 1996. Mas não sei qnd isso começou a mudar. Mas as vezes vejo nessa marca cubos com acabamento prata fosco como alívio M 430 e cubo Deore XT 775 acho, pra V-Break.

Tenho até hoje esse LX Parallax e nunca abri.

Editado por Fabio - 11 Fev 2019 as 00:47
Voltar para o topo
misera Ver Drop Down

belo horizonte
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de misera Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 11 Fev 2019 as 00:59
Lindo esse pedivela.
Voltar para o topo
Ismah/Cabelo Ver Drop Down

Bom Princípio/R
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Ismah/Cabelo Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 11 Fev 2019 as 04:27
Meus 5 centavos... Creio que isso seja a tendência, já que preto é neutro, enquanto o polido não costuma combinar com cores mais claras... Note-se que isso também tem ocorrido nos uniformes de MTB, onde uma maioria das peças é preta.

Outro caso é que a fibra de carbono é preta, e isso pode ter ditado as tendências de mercado...

As cores existem, mas é mais usual em marcas não tão conhecidas.
Sigam-me os bons
Strava -
Instagram
Prost!
Voltar para o topo
Weber Dias Ver Drop Down

São Paulo
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Weber Dias Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 11 Fev 2019 as 07:20
Acho q é meio q a tendência o preto... ele é neutro... se vc colorir ou "descolorir" acaba por limitando seus compradores... no entanto eu pirei na cor do K7 e Corrente q a Sram acabou de lançar! Tô louco pra montar na minha bike....
Voltar para o topo
ThiagoZnL Ver Drop Down

Santa Catarina
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de ThiagoZnL Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 11 Fev 2019 as 07:39
Originalmente Postado por Weber Dias Weber Dias Escreveu:

Acho q é meio q a tendência o preto... ele é neutro... se vc colorir ou "descolorir" acaba por limitando seus compradores... no entanto eu pirei na cor do K7 e Corrente q a Sram acabou de lançar! Tô louco pra montar na minha bike....

Voltar para o topo
Ismah/Cabelo Ver Drop Down

Bom Princípio/R
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Ismah/Cabelo Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 11 Fev 2019 as 14:54
Quem pode... Pode.
Sigam-me os bons
Strava -
Instagram
Prost!
Voltar para o topo
Fabio Ver Drop Down

-
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Fabio Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 11 Fev 2019 as 15:11
Na verdade a cor deveria de ser a original que ficaria depois de desgastado, pois até pedivela muda de cor com o pé raspando.
Voltar para o topo
vshadow Ver Drop Down

RJ
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de vshadow Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 11 Fev 2019 as 17:18
Eu acho cassete preto bonito, mas vc vai na padaria, a corrente já come a tinta.... Então de nada adianta.
Por isso só coloco cassete cromado.
2016 - Cannondale Trail 6
Voltar para o topo
am.araujo Ver Drop Down

SP
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de am.araujo Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 11 Fev 2019 as 17:27
Desconfio que seja uma jogada de marketing. Quando uma peço polida arranha, fica bem discreto por que é a cor do alumínio, quando uma peça preta arranha fica feio pacas e o dono quer logo trocar por outra nova.
Voltar para o topo
Weber Dias Ver Drop Down

São Paulo
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Weber Dias Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 11 Fev 2019 as 17:55
Originalmente Postado por am.araujo am.araujo Escreveu:

Desconfio que seja uma jogada de marketing. Quando uma peço polida arranha, fica bem discreto por que é a cor do alumínio, quando uma peça preta arranha fica feio pacas e o dono quer logo trocar por outra nova.

Faz sentido rsrs
Voltar para o topo
Fabio Ver Drop Down

-
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Fabio Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 11 Fev 2019 as 18:01
Originalmente Postado por am.araujo am.araujo Escreveu:

Boa
Voltar para o topo
sascencio Ver Drop Down

São José dos Campos - SP
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de sascencio Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 11 Fev 2019 as 18:44

Cada caso é uma história diferente, especificamente no post, montagem de uma bike vintage.

Mas eu prefiro as peças na cor preta, não curto muito brilho prateado nas bikes/motos/carros...
*** Se tem 2 rodas, to dentro!!! moto e bike (mtb/speed/cicloturismo) *********
Voltar para o topo
misera Ver Drop Down

belo horizonte
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de misera Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 11 Fev 2019 as 19:39
Voltar para o topo
Dragum Ver Drop Down

Rio de Janeiro
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Dragum Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 11 Fev 2019 as 20:31
Originalmente Postado por sascencio sascencio Escreveu:

Cada caso é uma história diferente, especificamente no post, montagem de uma bike vintage.

Mas eu prefiro as peças na cor preta, não curto muito brilho prateado nas bikes/motos/carros...
Concordo que tudo depende do projeto. Eu mesmo já tive uma 29 toda preto fosca e era lindo. No caso de MTB mais agressiva, o preto normalmente é mais esportivo. Hoje em dia não é difícil fazer uma bike com componentes pretos, só querer, o contrário que é dose. No meu caso, acabei optando por peças prateadas mais pelo fato da bike já vir com diversos componentes prateados - de qualidade e daqueles anos onde o alumínio ainda tinha o seu glamour -, do que com objetivo de fazer dela uma bike com aparência antiga, estritamente. Ai percebi como é difícil achar peças com acabamentos prateados, principalmente se você é chato pra escolher componentes. Infelizmente no Brasil é um pouco pior pois no AliExpress tem Acera prateado 22/32/44, mas no Brasil só se encontra o preto ou o Torney 24/34/42 que pesa 1kg quase e não tem o mesmo range. Os únicos pedivela abaixo de 500 reais em acabamento prata são os Alívio para 29 22/30/40 e esse Torney que deve ser antigo.
Cubo é outro parto. Os meus são pretos, mas devo admitir que acho os prateados mais bonitos em muitos casos.

Nas speeds é bem mais comum que nas MTB...

O pedivela com braço em alumínio na minha opinião da um visual mais bacana, mas esse ai de cima custa mais de mil novinho.
Voltar para o topo
joaoandre1990 Ver Drop Down

Maringá - PR
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de joaoandre1990 Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 12 Fev 2019 as 11:34
Originalmente Postado por misera misera Escreveu:

Eu cresci vendo essas bikes com peças anodizadas, azul, verde, vermelho, violeta, uma combinação mais linda que a outra!

Pq tudo tá ficando preto eu não sei, deve ser tendência mesmo.
Não é só nas bikes... Motocicletas, automóveis, etc... Cada dia mais preto e se possível fosco ainda por cima.

NO GEARS, NO PROBLEMS!
Voltar para o topo
misera Ver Drop Down

belo horizonte
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de misera Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 12 Fev 2019 as 12:24
Uma explicação possível tbm é o uso de diferentes materiais , por exemplo o alívio novo , o corpo dele é de resina não de alumínio.

A manete do 315 é de aço , pintando tudo de preto pode dar pro leigo a impressão que deve ser tudo de alumínio.
Voltar para o topo
Pinho Ver Drop Down

Paraná
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Pinho Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 12 Fev 2019 as 21:10
Fala pessoal, montei recentemente minha 29. Uma Mosso preta com laranja e tinha a ideia de colocar umas peças prateadas só para fazer um diferencial mais clássico. Consegui algumas: mesa/avanço Ritchey Classic, canote selim Control Tech e abraçadeira de selim em titânio. Estou procurando outras peças mas é bem raro encontrar, principalmente de boa qualidade.
Pinho!
Voltar para o topo
Fabio Ver Drop Down

-
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Fabio Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 12 Fev 2019 as 21:12
Originalmente Postado por Pinho Pinho Escreveu:

Fala pessoal, montei recentemente minha 29. Uma Mosso preta com laranja e tinha a ideia de colocar umas peças prateadas só para fazer um diferencial mais clássico. Consegui algumas: mesa/avanço Ritchey Classic, canote selim Control Tech e abraçadeira de selim em titânio. Estou procurando outras peças mas é bem raro encontrar, principalmente de boa qualidade.

Anos que não ouvia sobre a Control Tech. Da época da Kore.
Voltar para o topo
misera Ver Drop Down

belo horizonte
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de misera Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 12 Fev 2019 as 21:52
Titânio aí fica mais bonito que prateado.
Voltar para o topo

Responder Responder
  Compartilhar   

Ir para Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 11.06
Copyright ©2001-2016 Web Wiz Ltd.