| PEDAL | HOME | ARTIGOS | BIKES | TESTES | COMUNIDADE | CLASSIFICADOS | FORUM | FOTOS | VIDEOS | NOTICIAS | TRILHAS | SERVICOS | CONTATO | + |
Fórum Início Fórum Início > Fórum Estrada / Speed / Triathlon / Duathlon > Estrada - Speed / Track / Ciclocross
  Tópicos recentes Tópicos recentes RSS Feed - Gravel bikes, por que vemos tão poucas?
   [REGRAS]    Ajuda Ajuda  Procurar no fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Gravel bikes, por que vemos tão poucas?

Responder Responder Página  123 7>
Autor
Mensagem Reverter Ordem
  Tópico Procurar Tópico Procurar  Opções do Tópico Opções do Tópico
MatheusLPS Ver Drop Down

Ouro Branco-MG
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de MatheusLPS Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Tópico: Gravel bikes, por que vemos tão poucas?
    Enviado: 1 hora 1 minutos atrás as 19:05
Acabei de ler esse artigo e entendi o motivo de não casar. Vlw pela ajuda.

https://bike.bikegremlin.com/1278/bicycle-rear-derailleur-compatibility/?amp
Voltar para o topo
TheLittle Ver Drop Down

Rio
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de TheLittle Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 1 hora 24 minutos atrás as 18:42
Originalmente Postado por MatheusLPS MatheusLPS Escreveu:

TheLittle, vc chegou a usar câmbio de MTB com STI? Funciona bem? Eu estava pensando em importar um Ultegra RX próprio para o Gravel. Apareceu um XT 11V com shadow aqui barato.

O STI 105 11V daria bem com um XT 11v? Ou será que a puxada de cabo do STI não casa com o Index do CT?

Flw

não casa. eu usava um adaptador wolftooth tanpan de 10v pra adaptar (que está a venda) . meu sti era 10v e o câmbio shimano xt 11v, cassete 10v 11.46.funcionava mto bem

acho q tem ultegra, e agora o novo grupo grx que talvez case com os sti
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Drop Bar 29er
Voltar para o topo
MatheusLPS Ver Drop Down

Ouro Branco-MG
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de MatheusLPS Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 1 hora 30 minutos atrás as 18:36
TheLittle, vc chegou a usar câmbio de MTB com STI? Funciona bem? Eu estava pensando em importar um Ultegra RX próprio para o Gravel. Apareceu um XT 11V com shadow aqui barato.

O STI 105 11V daria bem com um XT 11v? Ou será que a puxada de cabo do STI não casa com o Index do CT?

Flw
Voltar para o topo
MatheusLPS Ver Drop Down

Ouro Branco-MG
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de MatheusLPS Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 20 horas 8 minutos atrás as 23:58
Do final de semana:

Trajeto de 40km com apenas 300m de altimetria.
26psi na frente
29psi atrás
Sequoia Elite 2018
Piloto: 7 arrobas

Editado por MatheusLPS - 20 horas 5 minutos atrás as 00:01
Voltar para o topo
Ismah/Cabelo Ver Drop Down

Bom Princípio/R
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Ismah/Cabelo Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 11 Jun 2019 as 08:59
O problema ficou por conta do pequeno... LOL
Sigam-me os bons
Strava -
Instagram
Prost!
Voltar para o topo
Carrinho Ver Drop Down

RS
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Carrinho Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 11 Jun 2019 as 07:39
Originalmente Postado por Ismah/Cabelo Ismah/Cabelo Escreveu:

Essa Niner lá de cima, parece legal. É uma bike que eu compraria, só que... Porra bicho, a roda traseira joga toda a sujeira no shock, que cagada... Para-lama, ali é quase obrigatório...

Se você olhar bem na quarta foto perceberá que ela têm um pequeno paralama, justamente para proteger o shock, ele é preto e quase se "camufla" com o pneu, se vc estiver vendo pelo celular, tem grande chance de q passe completamente despercebido.
Voltar para o topo

Bom Princípio/R
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Ismah/Cabelo Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 11 Jun 2019 as 07:34
Essa Niner lá de cima, parece legal. É uma bike que eu compraria, só que... Porra bicho, a roda traseira joga toda a sujeira no shock, que cagada... Para-lama, ali é quase obrigatório...
Sigam-me os bons
Strava -
Instagram
Prost!
Voltar para o topo
marceloicgil Ver Drop Down

brasília
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de marceloicgil Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 07 Jun 2019 as 17:32
rapaz essa specialized por 6700 reias??? onde foi esse achado?

Voltar para o topo
TheLittle Ver Drop Down

Rio
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de TheLittle Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 06 Jun 2019 as 11:12
Originalmente Postado por mario.c mario.c Escreveu:

Originalmente Postado por TheLittle TheLittle Escreveu:

falei falei falei e acabei esquecendo de postar o último vídeo que fiz com ela de drop bar.. estava com os pneus 275x2.8.

depois disso acabei testando guidão flat nela, e realmente n gostei por ser muito curta pra moutain bike, mesmo com mesa 90mm.

o quadro já se foi, vendi semana passada. Vai deixar um pouco de saudades pela loucura que era pedalar com ela nas trilhas. E também vai fazer falta nos pedais de asfalto. Mas sei que o novo dono fará um bom uso rs.

TheLittle, linda bike e parabéns pela coragem de inovar, ficou muito bacana mesmo. Poderia fazer um review da utlização da bike, e especialmente, do garfo BXT? Digo pois penso em usar numa XC mais voltada para estradão e asfalto, bike simples de treino mesmo, teve confiança ao utilizar e como era o comportamento do garfo mesmo, valeu. 

Acho que falei ao longo do tópico. mas resumindo:

a bike tinha um desempenho muito bom em estradão e asfalto. Montei com rodas Crest, que são super leves, pneu traseiro Furious Fred que é um dos mais leves que tem e na frente um Kenda Saber, que também é bastante leve e tem um volume bom. Dessa maneira era possível rodar muito bem como "gravel", rolava bem demais.

Pra rodar no MTB montei com pneus ardent 29*2.25, e até com rodas 27.5x2.8 que tinha aqui da minha moutain bike. A bike ficou bem mais bruta e encara bastante coisa de trilha, porém a troco de bastante sofrimento pela falta de suspensão. Mesmo a traseira não sendo tão curta quanto uma gravel e a frente ter um ângulo bem menor que as gravel padrão (deixando a bike mais longa e estável), e ainda fazendo o top tube maior do que o recomendado pra mim (que seria 52, fiz com 53.5) ainda achava a bike um pouco arisca pra trilhas mais agressivas.

Sobre o garfo, ele é muito bem construído e pelo que rodei pareceu bastante forte. Sem barulhos, sem torção. Recomendo ele totalmente. a única besteira que fiz foi cortar ele muito curto, com 15cm de espiga.
Inclusive ele está a venda nos classificados rs.

Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Drop Bar 29er
Voltar para o topo
mario.c Ver Drop Down

Rio do Sul
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de mario.c Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 06 Jun 2019 as 10:35

falei falei falei e acabei esquecendo de postar o último vídeo que fiz com ela de drop bar.. estava com os pneus 275x2.8.

depois disso acabei testando guidão flat nela, e realmente n gostei por ser muito curta pra moutain bike, mesmo com mesa 90mm.

o quadro já se foi, vendi semana passada. Vai deixar um pouco de saudades pela loucura que era pedalar com ela nas trilhas. E também vai fazer falta nos pedais de asfalto. Mas sei que o novo dono fará um bom uso rs.

TheLittle, linda bike e parabéns pela coragem de inovar, ficou muito bacana mesmo. Poderia fazer um review da utlização da bike, e especialmente, do garfo BXT? Digo pois penso em usar numa XC mais voltada para estradão e asfalto, bike simples de treino mesmo, teve confiança ao utilizar e como era o comportamento do garfo mesmo, valeu. 
Voltar para o topo
Pablo Toledo Ver Drop Down

São Paulo
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Pablo Toledo Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 01 Mai 2019 as 21:07
Salve galera,
Voltando ao fórum após mais de um ano ausente. Ainda firme e forte nos rolês gravel.
Video legal sobre o Brasil Ride Gravel que rolou no último sábado em Botucatu. Eu ia participar mas tive que abortar o plano dias antes.
https://www.youtube.com/watch?v=GrM2CvOBPxU - https://www.youtube.com/watch?v=GrM2CvOBPxU
Abs,
Pablo
Voltar para o topo
rafael_rtg Ver Drop Down

SP
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de rafael_rtg Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 12 Abr 2019 as 18:09
O foco da Pinarello é outro, são as provas em Paralelepípedo como a Paris–Roubaix, faz tempo que ela tem esse modelo de bike, eles defendem que a melhor leitura do solo garante um melhor aproveitamento de potencia, e diminui o desgaste do ciclistas... 

Essa proposta é antiga, veio da Bianchi com a Bike abaixo...

A Niner esta apostando no crescimento de provas de Gravel, cicloviajantes de aventura, participantes de Audax Misto... É um nicho de mercado para concorrer com a Cannodale Slate...

Bike da Bianchi para Paris–Roubaix 1996:

Originalmente Postado por ghd ghd Escreveu:

Até a Pinarello lançou uma road "full suspension"...
Guia de Speed's, tabela de preços e dicas: https://www.pedal.com.br/forum/speed-road-de-entrada-tabela-de-precos-e-dicas_topic92191.html
Voltar para o topo
am.araujo Ver Drop Down

SP
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de am.araujo Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 12 Abr 2019 as 17:35
Mas tem alguns lugares aqui de SP que essa bike faria diferença, kkkkkk.
Voltar para o topo
ghd Ver Drop Down

SP
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de ghd Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 12 Abr 2019 as 07:46
Até a Pinarello lançou uma road "full suspension"...
Guia de Bikes por faixa de preço => AQUI
Voltar para o topo
Hugobh77 Ver Drop Down

Belo Horizonte
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Hugobh77 Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 12 Abr 2019 as 07:26
Eu não sou contra nenhum tipo de inovação tecnológica, mas acho que já ficou uma coisa meio gourmetizada, uma coisa que já não era barata fica mais cara ainda e fora do propósito da simplicidade.
Pra mim a Gravel bike é pra ser all road no sentido de poder ir e vir, sendo o mais simples e confortável possível.
Pensa na manutenção de uma bike dessas, e não me refiro a preço, mas sim a reposição das peças dessas suspensões. É daqueles casos em a bike tem que ficar parada até importar.
Para competição extrema de gravel e certas trilhas deve atender bem, mas para aquele deslocamento normal acho exagero. Quase uma MTB das antigas (pouco curso) com guidão Drop.
Voltar para o topo
MatheusLPS Ver Drop Down

Ouro Branco-MG
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de MatheusLPS Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 11 Abr 2019 as 23:36
Pelo visto a tal da MCR saiu do papel. Era um protótipo até abril de 2018.

Gravel full suspension. Sei não hein....

Voltar para o topo

Bom Princípio/R
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Ismah/Cabelo Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 31 Mar 2019 as 00:03
Trouxe porque as " strade bianche* " são "gravel roads", estradas de cascalho mesmo, que é de onde veio o nome... Conheço a Paris-Roubaix e o Tour de Flanders, ambos famosos pelo paralelepípedo. Nunca assisti as provas, sabia dos trechos, mas nunca me prestei a tentar encontrar na web.
Só que a Paris-Roubaix, é um mau exemplo, no contexto que se falava acima...

Outro fator, é um pouco confuso de fato. Ao meu ver, gravel, não é um tipo de bike, mas sim um conceito... Da mesma forma, que não há bem um divisor de águas claro, do que é uma bike XC... Temos ligeiras variações usadas nas diferentes provas, adequado as bikes a cada circunstância. Vi um XCE no meio de um parque, prova mais lado B, e uma maioria com pneus realmente finos, pro que se vê num Cape Epic, Brasil Ride, e por aí vai... 
Também já ouvi coisas do tipo "nossa bike é uma XC, com curso de suspensão maior. O que dá a ela uma pegada mai trail", e não foi de qualquer um...

Achei um link, que é recente, mas fala sobre a prova de 2017... Detalha bastante as coisas que alteraram nas bikes...

https://road.cc/content/feature/257356-strade-bianche-bikes-and-equipment-and-after-italian-classic-2017

Vale dizer que em qualquer modalidade, uma coisa é um pro andando, e outra é um mero mortal... O pro erra certamente menos, que um de nós. Logo, faz todo sentido que um profissional, use regulagens bem diferentes, arrisque bem mais, se quebrar o patrocinador que se vira bancar outro, etc...
IMHO, isso que justifica eles andando com um set quase igual, ao que usariam só no asfalto, e nós precisando de pneus maiores, relação diferente, e demais modificações... Além do hibridismo com CX, que resultaram na gravel como conhecemos...

*Na tradução, seriam "estradas brancas", assim chamadas por serem de cascalho branco.
Sigam-me os bons
Strava -
Instagram
Prost!
Voltar para o topo
RafaCesino Ver Drop Down

Joinville
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de RafaCesino Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 30 Mar 2019 as 22:20

Fiz algo que nunca tinha feito, e assisti as provas "menores" - antes só tinha assistido alguma coisa do Tour e Giro... Poxxa bicho, não tá só desenhado, mas sim filmado...

No Strade Bianchi deste ano, dá para notar bem o tipo de estrada que as gravel são pensadas... Eu não conheço nenhuma estrada com estes trechos off-road no país - e tenho uma certa história para contar, viajando com artistas...
Até um asfalto "bom" daqui, é inferior a essa estrada

Ismah dá uma assistida nas provas de anos anteriores da Paris-Roubaix. Cara aquilo lá sim é terra de ninguém. Tanto que a prova é chamada de Inferno do Norte. Faz a Estrada Bianchi parecer um velódromo...kkkk

Acho que temos essa dificuldade de achar o local para as Gravel justamente por ter o MTB muito forte aqui. Usa-se MTB para qualquer coisa que não seja um asfalto lisinho das speed ( tá até no asfalto usamos MTB ). Mas vejo elas como uma bela de uma carta coringa para pelo menos 70% do uso que no Brasil a MTB domina. De asfalto ruim, passando por extrações, paralelepípedos e mesmo uso de locomoção diária.

Mas creio que seja questão até financeira. Poucas pessoas comprariam uma gravel como sua única bike. Preferem uma MTB pensando que seja mais versátil, pois se um dia forem encarar uma trilha ela está ali ( mesmo que jamais o façam). E o visual da gravel também se confunde muito com a speed que tem todo um conceito de uso já pré definido.

Acho que o tempo por si só vai colocá-las em maior evidência.
Voltar para o topo
Hugobh77 Ver Drop Down

Belo Horizonte
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Hugobh77 Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 30 Mar 2019 as 21:58
Esse tipo de estrada é outro nível, de vez em quando dá pra pegar algo semelhante.
Olha essa aqui, é em Santa Luzia RMBH, é por dentro de uma propriedade, são uns 4km. Parece que lá tem uma mina aí jogam esse cascalho bem fininho na estrada.

Aqui é passando por outra estrada e da pra ver ela lá ao fundo, é essa estrada branca.
Voltar para o topo

Bom Princípio/R
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Ismah/Cabelo Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 30 Mar 2019 as 21:18
Fiz algo que nunca tinha feito, e assisti as provas "menores" - antes só tinha assistido alguma coisa do Tour e Giro... Poxxa bicho, não tá só desenhado, mas sim filmado...

No Strade Bianchi deste ano, dá para notar bem o tipo de estrada que as gravel são pensadas... Eu não conheço nenhuma estrada com estes trechos off-road no país - e tenho uma certa história para contar, viajando com artistas...
Até um asfalto "bom" daqui, é inferior a essa estrada de chão...
Me parecem estar usando de fato algumas adaptações (o que já acontecia na estrada), exatamente como as gravels são. Salvo, que ainda a gravel digamos "da segunda onda", trás uma influência grande do ciclocross, com coroa única, freio a disco (ainda novidade nas roads), algumas com o drop mais aberto que o topo do guidão, relação mais curta, etc...

https://www.youtube.com/watch?v=TO7joMgkq2M

Não é um argumento para dizer que a gravel é melhor que MTB ou road, é um argumento para mostrar que nosso uso está sendo como se fosse uma MTB dos anos 90, é muitíssimo equivocado...
Correu baba dessa estrada, e... Justamente quando por algum mero acaso, descobriram que é mais eficiente jogar pedra moída fina, que cascalho quebrado, numa das estradas aqui...
Pensem na alegria desta pessoa! Big smile Mesmo que não passava nem sinal de WiFi, por não estar compactado ainda e com boas pontas...

Sigam-me os bons
Strava -
Instagram
Prost!
Voltar para o topo

Bom Princípio/R
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Ismah/Cabelo Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 28 Mar 2019 as 02:52
Originalmente Postado por ghd ghd Escreveu:

Ou seja a bike Gravel é o pato?

Continuo sem ver assim... São coisas diferentes, e cada uma tem seu espaço...
É como dizer que torx, allen e demais são o pato, porque tem esse ou aquele defeito, enquanto o fenda, é o raíz...
Sigam-me os bons
Strava -
Instagram
Prost!
Voltar para o topo
MatheusLPS Ver Drop Down

Ouro Branco-MG
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de MatheusLPS Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 27 Mar 2019 as 19:47
Vídeo excelente.

Voltar para o topo
Hugobh77 Ver Drop Down

Belo Horizonte
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Hugobh77 Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 27 Mar 2019 as 19:02
Thelittle, vendo seus vídeos é claro você levou o gravel além do seu conceito, essas descidas que faz estão no limiar da bike. Esse último lembra um Chevette que tinha em 94, quando passava dos 100km/h começava uma bateção de lata. Você se manteve em cima da bike devido a técnica que tem, caso contrário não dá. E como já foi repetido varias vezes, gravel não é pra trilha. No mtb das antigas rolava rígido e as vezes drop por não existir suspensão e por não ser tão técnico como hoje.
Show esses videos com a gravel.
Voltar para o topo
MatheusLPS Ver Drop Down

Ouro Branco-MG
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de MatheusLPS Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 27 Mar 2019 as 16:39
Rapaiz.... aí tem borracha nesse pneu!!!!!

Mesmo vc tendo vendido, acho que foi válida a experiência.
Voltar para o topo
TheLittle Ver Drop Down

Rio
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de TheLittle Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 27 Mar 2019 as 14:16

Fica aqui uma última homenagem. Quem sabe um dia monto outra "gravel" novamente, mas provavelmente vai ser só pra asfalto.

Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Drop Bar 29er
Voltar para o topo
TheLittle Ver Drop Down

Rio
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de TheLittle Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 27 Mar 2019 as 13:25
Originalmente Postado por Gori Gori Escreveu:

A bike gravel é uma bike de estrada mais versátil. 

Nem tão boa quanto uma MTB na terra, nem tão boa quanto uma bike de estrada no asfalto.

Anda melhor que uma MTB no asfalto e anda melhor que uma bike de estrada na terra.

É o que tentando vender. E, na minha opinião, é verdade. Simples.

perfeito.

mas quando a specialized coloca o peter sagan dando saltos e andando na trilha de Diverge, não é tentar induzir o consumidor ao erro?

mas eles meio que se retratam nesse outro vídeo. pra essa função, é uma excelente bike sem dúvida kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Drop Bar 29er
Voltar para o topo
Hugobh77 Ver Drop Down

Belo Horizonte
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Hugobh77 Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 27 Mar 2019 as 13:13
Saí em um pedal de 30km hoje de manhã, misto de estradão e asfalto com minha MTB. Em uma descida rápida em curva no estradão, colocaram um quebra mola (montanha de terra), eu estava a uns 40km/h. Quando saí de trás do barranco e entrei na curva que é a esquerda e vi o quebra molas já estava em cima, a bike deu uma decolada, nem pensei em freiar por que ia ser pior. Aterrizei no canto direito da estrada ainda em curva, onde estava cheio de barro seco e um sulco de uns 20cm de profundidade (algum caminhão que passou antes). Pensei que ia pro chão.

Porque este relato?
O que segurou a bike foi a suspensão e o pneu mais cravudo na frente, se fosse na minha cicloturismo que vai acabar sendo uma gravel, era chão na certa, mesmo que estivesse em uma velocidade mais baixa.

Sim GHD, a gravel é um pato, nada mal e voa mal, mas prefiro a perspectiva do copo meio cheio, pois atende ao que estou me propondo a fazer, que são audax e cicloturismo.
Voltar para o topo
ghd Ver Drop Down

SP
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de ghd Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 27 Mar 2019 as 12:41
Ou seja a bike Gravel é o pato?
Guia de Bikes por faixa de preço => AQUI
Voltar para o topo
Gori Ver Drop Down

Rio de Janeiro
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Gori Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 27 Mar 2019 as 11:37
A bike gravel é uma bike de estrada mais versátil. 

Nem tão boa quanto uma MTB na terra, nem tão boa quanto uma bike de estrada no asfalto.

Anda melhor que uma MTB no asfalto e anda melhor que uma bike de estrada na terra.

É o que tentando vender. E, na minha opinião, é verdade. Simples.
[]'s Gori
Voltar para o topo
TheLittle Ver Drop Down

Rio
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de TheLittle Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 27 Mar 2019 as 11:08

Tão bem como o desempenho de uma MTB com suspensão, na subida ou no terreno bom, é aquém de uma gravel... Não dá para ter tudo...

Nunca foi problema o impacto, mas a trepidação enjoa... Agora que to com pneus de kevlar, a diferença é bem notável...

exato, esse mundo de fantasia de bicicletas "todo terreno" nao existe. Mas tem muita gente vendendo e muitos outros acreditando nisso, infelizmente.
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Drop Bar 29er
Voltar para o topo

Bom Princípio/R
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Ismah/Cabelo Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 27 Mar 2019 as 10:09
Tão bem como o desempenho de uma MTB com suspensão, na subida ou no terreno bom, é aquém de uma gravel... Não dá para ter tudo...

Nunca foi problema o impacto, mas a trepidação enjoa... Agora que to com pneus de kevlar, a diferença é bem notável...
Sigam-me os bons
Strava -
Instagram
Prost!
Voltar para o topo
TheLittle Ver Drop Down

Rio
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (1) Obrigado!(1)   Citação de TheLittle Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 27 Mar 2019 as 07:52

Por isso que a minha tem um pneuzão que parece 2.4 na dianteira... Estou realmente pensando em fazer um tubeless, pra usar pressão bem baixa - a bike fica incrível!

cheguei a rodar com 275x2.8 com pressão em torno de 10~12psi. Foi a melhor experiência que tive com a "gravel"/monstercross em terrenos ruins. Mas ainda assim é sofrido, mesmo esse pneu não vai resolver a falta de suspensão pra andar nos lugares mais acidentados. Digo, dá pra andar, é uma experiência legal e interessante, mas em desempenho ainda continua muito longe de uma moutain bike com suspensão.
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Drop Bar 29er
Voltar para o topo

Bom Princípio/R
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Ismah/Cabelo Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 27 Mar 2019 as 01:16
Por isso que a minha tem um pneuzão que parece 2.4 na dianteira... Estou realmente pensando em fazer um tubeless, pra usar pressão bem baixa - a bike fica incrível!
Sigam-me os bons
Strava -
Instagram
Prost!
Voltar para o topo
MatheusLPS Ver Drop Down

Ouro Branco-MG
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de MatheusLPS Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 26 Mar 2019 as 21:26
O foda da Gravel eh quando vc está no estradão acompanhando os xczeiros e aparecem um monte de valetas e costelas de vaca.

Ou vc diminui e poupa a bike ou deixa bater tudo e tenta segurar a cabrita no braço.

No geral, gosto de andar na Gravel, mesmo em terreno ruim pela experiência diferente da Full.

É interessante quando vc está num pedal de 60km de estradao de terra e pega um trecho de uns 2km de terra liso. A bike voa.

Claro, pagar de ripster que vai de "road" na terra tem lá seu preço. Heheheh

Voltar para o topo

Bom Princípio/R
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Ismah/Cabelo Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 24 Mar 2019 as 04:41
Em tese seria quase isso, apesar da geometria e posição, serem diferentes...
Sigam-me os bons
Strava -
Instagram
Prost!
Voltar para o topo
misera Ver Drop Down

belo horizonte
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de misera Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 23 Mar 2019 as 19:14
Eu nunca andei em uma mais a impressão que eu tenho quando vejo vídeos do povo andando nelas é de que é uma experiência similar a andar numa mtb de 1990 - 1993.

Edit : rachei quando lí gravelesmo hahaha.

Editado por misera - 23 Mar 2019 as 19:15
Voltar para o topo
TheLittle Ver Drop Down

Rio
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de TheLittle Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 23 Mar 2019 as 19:11
ahaha. eu não esperava argumentos mesmo
fechado

abraco
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Drop Bar 29er
Voltar para o topo
leogc Ver Drop Down

Tijuca/RJ
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de leogc Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 23 Mar 2019 as 18:12

Originalmente Postado por leogc leogc Escreveu:

nao concordo com esses argumentos tao técnicos. acho muita ilusão achar que na europa ou nos EUA so tem estrada lisa...nao é assim, basta ver fotos das provas de gravel. tem tudo que é terreno, assim como aqui. tem erosão, estradas, buraqueira.. assim como os caras entram nas trilhas com bikes sem suspensão. 

na minha opinião tudo depende do ciclista. eu ando de gravel em tudo que é lugar, simplesmente pq eu gosto. as vezes é ótimo, as vezes é sofrido. mas é sempre divertido. mais divertido ainda é andar do lado dos mtb que acham que não ha mundo sem suspensão. no fim, cada um pedala no que quer ou pode. isso vale para gravel, single, fixa e qq outra coisa.

abs

cara, já ficou claro aqui no tópico: você nem conhece as trilhas que tem aqui no Rio. Eu considero essa sua opinião irrelevante.
Como vai dizer que á pra andar "de boa" com gravel em trilhas? Nunca! Pega uma das trilhas da Floresta da Tijuca, a mais fácil delas.. São Miguel. Eu já fiz de pneu 35 mm e vou te falar, é uma MERDA. Tem que andar bem devagar desviando de tudo pra não quebrar a roda, ou pra não escorregar e cair. Mesmo assim é difícil segurar no guidão  Isso por que é a mais fácil. A trilha do Açude (que já postei vídeo aqui) é quase impossível até de bike de XC com suspensão. 

Você diz que nem anda de moutain bike, com que propriedade vai falar que é desnecessária? É desnecessária pra vc pq vc não usa, por que vc não quer (ou não gosta, ou não consegue, que seja!) andar em trilha.

De todas as trilhas daqui que conheço aqui no Rio, as que são possíveis andar de gravel são muito torturantes de andar sem suspensão dianteira numa velocidade decente. Até nas estradas de chão mais lisas (região de Campo Grande, Guaratiba), quando vc tá a 50km/h, é terrivel tomar uma porrada de um buraco no braço.

Então SIM, pra mim gravel tem um grande apelo de MODINHA, NÃO É UMA BICICLETA TÃO VERSÁTIL como se prega pois nunca vai substituir a MTB em trilhas. Pra um speedeiro que pega asfalto ruim, ou tem que passar numa estrada de chão muito eventualmente é uma excelente bike. Pra um MTB que quer andar mais rápido no estradão, só se for um estradão que seja quase um asfalto, o que não tem aqui. 

Sobre provas ultra longas, poxa, o cara vai ATRAVESSAR O PAÍS DE BICICLETA, se 80% disso for estrada que dá pra abaixar a cabeça e socar a bota, com certeza a melhor opção é gravel, mesmo que ele sofra nos outros 20%. Os caras colocam CLIP DE GUIDÃO nas bikes pra fazer provas assim, por que será??? Pra ser aero, pq vai ganhar tempo com aero, e pra ter um pouco menos de desconforto enquanto faz isso.

Ainda assim o que ve nas tour divide da vida é gente usando pneus gigantes, uns até 3.0". E nem assim é tão confortável como se prega, mas as vezes é o mais eficiente pro terreno que eles tem pela frente

Isso é o complicado de tomar opiniões de fóruns, a gente lê as coisas e as vezes acha que a pessoa tem alguma propriedade mas não faz idéia de como a pessoa anda ou o que faz com a bike. De você eu já sei, então nem considero rs.

Eu como outros que conheço entraram nessa onda de gravel, uns gostaram, e outros não. Não vou "cuspir" no prato que comi por que em algumas situações achei uma excelente bike, por exemplo treino em ruas de paralelepipedo, que são uma das poucas subdias perto aqui de casa. Nunca daria pra andar de speed la, com a gravel sobe bem e desce um pouco sofrido, mas dá pra ir. Porém é bem eventual ir la, e no fim das contas, posso ir de moutain bike e subir 1 minuto mais lento que estarei treinando do mesmo jeito. E se for fazer "volume" no pedal posso ir no velódromo, em frente de casa.

Também gostei muito do desempenho da bike e fiquei muito feliz com ela quando fui em Araras (Petropolis) pois conseguia subir e descer bem as estradas lá, que são bem boas no geral. Com pneus 2.25 algumas partes foram mais sofridas, maioria do tempo anda muito bem. Só que isso fica a 120km daqui de casa.
Me diverti nas trilhas (as que considero mais fáceis de mtb e dava pra andar com ela), aprimorando a técnica pilotando uma bike com a frente mais baixa e sem suspensão alguma.  Fiz tempo de Strava melhores que a maioria dos xicezeiros e até que pessoas com bikes full, por que ando muito lá e conheço bem as trilhas, mas nem por isso achei uma boa bike pra andar nelas. Só é diferente. E sofrido.

No frigir dos ovos, parei p pensar e manter uma bike dessas com peças caras pra fazer esses pedais tão eventuais assim fim não vale a pena pra mim. Por isso vendi o quadro pra pegar outra mountain bike, e vou aproveitar algumas peças pra esse projeto que já tenho a muito tempo: Uma 29/275 plus com geometria Trail.

Enfim, desculpe a sinceridade, mas é por comentários como o seu ou videos no youtube que muita gente se ilude achando que vai andar na trilha de gravel, e sinceramente não é a bike adequada pra isso nem de longe.
Eu que comecei a discussão mo tópico, relutei um pouco pra montar, no fim acabei montando 2 bikes, e to aqui agora dando minha impressão quase 2 anos depois que pra mim foi muito legal mas pro que eu faço e o que gosto não é o tipo de bike adequada.  

Façamos o seguinte então: vc é o fodao que só anda em trilha sinistra fica com sua mtb. Eu sou o ciclista merda que anda de gravelesmo sofrendo e sou feliz assim. Pronto.
Voltar para o topo

Bom Princípio/R
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Ismah/Cabelo Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 22 Mar 2019 as 21:40
Continuem, acabei de fazer pipoca.
Sigam-me os bons
Strava -
Instagram
Prost!
Voltar para o topo
Hugobh77 Ver Drop Down

Belo Horizonte
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Hugobh77 Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 22 Mar 2019 as 18:59
Resumindo... Gravel bike é pra quem tá ficando tiozão feito eu e vai dar uns rolês de asfalto pra treino e pegar uns estradões com carga e sair tirando foto de 5 em 5 km. E também bancar de diferentão de vez em quando.
Mas falando sério, eu nem ando de forma agressiva e não tenho coragem de andar de garfo rígido do jeito que ando na minha 29 com suspensão, e olha que é uma bem básica, XCM30 RL. Nem é tanta falta de coragem é que de rígido não dá mesmo e se for com guidão Drop aí ferrou.
Vou finalizar meu projeto porque a finalidade é o cicloturismo e Audax, mas não abrirei mão da minha MTB 29.
Voltar para o topo

Responder Responder Página  123 7>
  Compartilhar   

Ir para Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 11.06
Copyright ©2001-2016 Web Wiz Ltd.