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Ajuda na escolha de uma bike all mountain 10k

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TheLittle Ver Drop Down
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    Enviado: 01 Set 2021 as 20:34
por questões de funcionamento de suspensão e por durabilidade, eu pegaria a Tallboy com certeza. A qualidade e acabamento é bem superior a Trek. Porém apesar de mais capaz nas descidas, é uma bike mais pesada.

Eu moro no RJ capital e não conheço campos, mas imagino que lá tenha a galera do Enduro e a galera do XC. Aí vc tem que escolher com quem vai andar. Se estiver com o preparo físico bom, vai conseguir andar com a galera do xc também. No caso do RJ capital, como eu gosto do Enduro, eu não teria uma bike XC pq lá as trilhas são muito mais legais com bikes trail e enduro. Apesar de ter algumas poucas trilhas legais pra XC, com uma trail são mais legais ainda. Mas a maioria das trilhas são bem sofridas pra XC, dá pra fazer mas é bem desconfortável e castiga bastante a bicicleta. Se vc me perguntasse uma recomendação de bike pra andar lá, eu diria que pelo menos uma trail com 140~150 de curso.

 Sobre o tamanho, as bikes da SC são tradicionalmente pequenas, mesmo as mais modernas. Acho que é mais negócio vc pegar XL mesmo que tenha que usar uma mesa um pouco menor.


Editado por TheLittle - 01 Set 2021 as 20:36
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Originalmente Postado por MatheusLPS MatheusLPS Escreveu:

opa. Das que vc citou, eu iria de Trek Top Fuel. Ainda mais se for a que o shock é invertido. Acredito que seja 2020+. Se não me falha a memória, essa Trek já vem com 120mm?

Sim a Trek Top Fuel tem 120 na frente e 115 atras. Penso que ela tem uma geometria mais conservadora que a SPZ Epic EVO, com 68 graus de head tube.


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opa. Das que vc citou, eu iria de Trek Top Fuel. Ainda mais se for a que o shock é invertido. Acredito que seja 2020+. Se não me falha a memória, essa Trek já vem com 120mm?
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Estava querendo muito ter uma Santa Cruz pelo sistema VPP e estou contente com os reviews da Tallboy V4. Me parece subir bem e descer melhor ainda, que é o que procuro.

Tenho um certo medo de pegar uma bike muito XC tipo a EPIC, pois como o Matheus, também gosto de pedalar em trilhas muito técnicas. 

Eu moro em Campos - RJ e talvez quem conhece ai, sabe que aqui na regiao só trilha de DH ou XC.

Ainda sim, estou na dúvida se pego uma bike de XC dessas modernas tipo a Top Fuel ou a Santa Cruz, chamadas Downcountry.

Achei uma Trek Top Fuel 8 L 2020 seminova grupo NX com canote retratil por 18,5k

A Santa Cruz Tallboy usada pouco tempo KIT D tamanho L, grupo SRAM SX + canote normal por 17,5k -> Imagino que pesa uns 15kg

Eu queria tirar uma duvida, pois nao tem a Tallboy pra testar na Santa Cruz em Petropolis e estou na duvida entre L e XL, pois tenho 1,86cm e no bikefit com certeza fica certinha a L mesmo com a mesa 50mm, mas como o seat tube da Tallboy na Large é 430mm (17'') vou ter que usar um canote maior. Ela provavelmente fica no limite pra mim.  Matheus, vc sabe me responder se seria melhor pegar uma XL, já que vc teve a Hightower?

E voces acham que uma Tallboy prenderia muito na subida? Eu achei a TopFuel pra uma XC pesada até (13,5k). A Tallboy com certeza vou ter que dar um upgrade pra um grupo GX no minimo e talvez trocar a suspensao.

O que voces acham?
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de clarcker Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 19 Ago 2021 as 23:07
Boa noite. Estou lendo aqui as mensagens e compartilho do mesmo sentimento haha.

Eu gosto de subir e descer e fico sempre na dúvida qual bike ficar. Morei muitos anos na Alemanha e agora voltei a morar no Brasil e sinto uma dificuldade imensa de achar uma bike e principalmente escolher uma bike, já que tem muitas categorias diferentes hoje em dia.

Minha ultima bike foi uma Giant Trance 27.5 2 e eu gostei dela, mas eu sentia que nao encaixava tanto. Uma vez fiz um Demo day no Eurobike em Friedrichshafen de uma Scott RC top de linha e por incrivel que pareça achei que a bike encaixou muito bem, fiquei até com vontade de pegar uma de tao rapido que andei nela. Inclusive mais rapido que a Giant Trance Advanced da época.

Estou com um dilema agora, tentando voltar a pedalar no Brasil. Estou pedalando uma bike rigida XC 26 que tenho aqui em casa e estou sofrendo muito. 

Dai estou entre pegar uma Trek Fuel EX 2020, Trek Top Fuel 2020 ou uma Santa Cruz Tallboy 2020, todas elas usadas.

Me parece que esses problemas que voces falaram, pode ser resolvido com uma Trail bike como essas. Sei que pelo peso nao sao tao boas como uma XC raiz, mas pra quem nao quer competir, penso que uma Trail vai muito bem.
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Envelopamento protetivo full na bike. Muita pedra bate e acaba arranhando.

Marca da película: ORAFOL (https://www.orafol.com/pt/americas/)

Lugar da aplicação:


3 anos de garantia contra amarelamento da película.

A parte laranja é só aplique. Quando enjoar, só tirar e bota de outra cor.

Resultado:

Antes:


Depois. Observem o capricho nos encaixes dos cortes.







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Originalmente Postado por TheLittle TheLittle Escreveu:

Não é só pelo curso, mas pela resistência das rodas e pneus, que são muito mais frágeis e iriam me limitar muito nos lugares que gosto de andar.


Tenho que concordar com vc. Fui numa trilha hj que sempre fui de all mountain.

A EPIC até aguentou. Mas fui nitidamente mais lento. É difícil segurar a bike. Ela é muito mais rígida nesse tipo de terreno de bateção.

Com a Hightower eu passava na quebradeira e nem sentia. Fui para testar mesmo.

O ideal é como vc falou, ter como segunda/terceira bike.

Gravel
XC
Enduro.

Só falta a grana. Hahahahahahahh

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Originalmente Postado por MatheusLPS MatheusLPS Escreveu:

Depois de 30 dias rodando com a bike, impressões iniciais:

Não andei de gravel na terra mais. Esse período pós chuvas deixou as estradas de terra ruins e com a MTB nova é só alegria.

No início eu não estava sentindo firmeza nesses pneus Fast Track. Agora, já estou deitando o cabelo nas trilhas.

A bike sobe MUITO. Ainda preciso fazer um ajuste fino no shock traseiro. Poderia ser mais eficiente a pedalada. Sinto bob e preciso ficar travando o shock.

Bike é muito capaz nas descidas irregulares. No geral, está me passando muita segurança nas descidas. Cada vez arrisco mais. 

Claro que por ter menos curso, sinto ela mais rígida em lugares com mais pancadas. Nisso, a Santa Cruz era mais estável. Mas como a técnica vem evoluindo nos últimos 3 anos de all mountain, dá para segurar.

Fui num XCO 2x essa semana. Nem eu acreditei que consegui fazer 95% dele. Putz, bike sobe raiz e pedras sem muito esforço. Era impossível fazer isso na santa cruz.

Na descida do XCO, cheia de galhos, folhas e raízes, sorriso o tempo todo. Como eu disse, só sinto ela mais rígida.

Se formos para o lado do estradão de terra, parece que estou em cima de um tapete voador. Bike nova com rolamentos e suspensões novas é outra coisa. Absorve as pedrinhas todas da estrada.

Muito feliz com a compra, mesmo nunca tendo pensado em pagar tanto numa bike. É muito dinheiro.

Muito legal seu relato Matheus, sua bike é muito legal... parabéns!

Quando visito o sul de minas e levo a bike de Enduro também me sinto como você descreve, acabo girando muito estradão de trator kk

Mas na volta, quando tive oportunidade de visiar e andar no interior de SP, tanto no Nore como no Japi, valeu ter levado o trator no rack



Editado por raulino - 27 Mar 2021 as 02:28
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Originalmente Postado por Fabio Fabio Escreveu:

2021 com 3 meses é negócio da China.

Vai ficar com essa mesa gigante?


Tem um amigo de pedal que costuma dizer que algo de errado não está certo quando a mesa é mais longa do que o curso da suspensão kkk
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Originalmente Postado por MatheusLPS MatheusLPS Escreveu:

Depois de 30 dias rodando com a bike, impressões iniciais:

Não andei de gravel na terra mais. Esse período pós chuvas deixou as estradas de terra ruins e com a MTB nova é só alegria.

No início eu não estava sentindo firmeza nesses pneus Fast Track. Agora, já estou deitando o cabelo nas trilhas.

A bike sobe MUITO. Ainda preciso fazer um ajuste fino no shock traseiro. Poderia ser mais eficiente a pedalada. Sinto bob e preciso ficar travando o shock.

Bike é muito capaz nas descidas irregulares. No geral, está me passando muita segurança nas descidas. Cada vez arrisco mais. 

Claro que por ter menos curso, sinto ela mais rígida em lugares com mais pancadas. Nisso, a Santa Cruz era mais estável. Mas como a técnica vem evoluindo nos últimos 3 anos de all mountain, dá para segurar.

Fui num XCO 2x essa semana. Nem eu acreditei que consegui fazer 95% dele. Putz, bike sobe raiz e pedras sem muito esforço. Era impossível fazer isso na santa cruz.

Na descida do XCO, cheia de galhos, folhas e raízes, sorriso o tempo todo. Como eu disse, só sinto ela mais rígida.

Se formos para o lado do estradão de terra, parece que estou em cima de um tapete voador. Bike nova com rolamentos e suspensões novas é outra coisa. Absorve as pedrinhas todas da estrada.

Muito feliz com a compra, mesmo nunca tendo pensado em pagar tanto numa bike. É muito dinheiro.

 q bom que vc se encontrou no esporte.. as vezes acontece isso mesmo, precisa experimentar diversas bikes e modalidades pra se achar.

como eu tenho a mesma bike q vc tinha (hightower) posso dizer que não trocaria ela por uma xc moderna como a Epic ou outra parecida. Não é só pelo curso, mas pela resistência das rodas e pneus, que são muito mais frágeis e iriam me limitar muito nos lugares que gosto de andar.

mas como uma segunda bike, tenho vontade de ter uma assim pra variar um pouco o rolê de vez em quando.
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Depois de 30 dias rodando com a bike, impressões iniciais:

Não andei de gravel na terra mais. Esse período pós chuvas deixou as estradas de terra ruins e com a MTB nova é só alegria.

No início eu não estava sentindo firmeza nesses pneus Fast Track. Agora, já estou deitando o cabelo nas trilhas.

A bike sobe MUITO. Ainda preciso fazer um ajuste fino no shock traseiro. Poderia ser mais eficiente a pedalada. Sinto bob e preciso ficar travando o shock.

Bike é muito capaz nas descidas irregulares. No geral, está me passando muita segurança nas descidas. Cada vez arrisco mais. 

Claro que por ter menos curso, sinto ela mais rígida em lugares com mais pancadas. Nisso, a Santa Cruz era mais estável. Mas como a técnica vem evoluindo nos últimos 3 anos de all mountain, dá para segurar.

Fui num XCO 2x essa semana. Nem eu acreditei que consegui fazer 95% dele. Putz, bike sobe raiz e pedras sem muito esforço. Era impossível fazer isso na santa cruz.

Na descida do XCO, cheia de galhos, folhas e raízes, sorriso o tempo todo. Como eu disse, só sinto ela mais rígida.

Se formos para o lado do estradão de terra, parece que estou em cima de um tapete voador. Bike nova com rolamentos e suspensões novas é outra coisa. Absorve as pedrinhas todas da estrada.

Muito feliz com a compra, mesmo nunca tendo pensado em pagar tanto numa bike. É muito dinheiro.
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Infelizmente o DH/AM sofre com a geologia diversificada no nosso pais... Acabam se criando comunidades em locais isolados, onde o terreno é favorável a modalidade, e no restante - grande maioria - o XC acaba sendo o mais sensato devido ao terreno.

Ou a pessoa precisa ser muito persistente e ter perseverança... Os investimentos vão além da bike e atingem até na escolha do veículo, que facilite o transporte da bike.

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sob o ponto 3..

Bom, o enduro é isso. Pra "resolver" esse problema só usando resgate ou uma bike elétrica. Mas a essência do esporte é subir pra poder descer, e se não curte a subida e não quer apelar pro resgate ou ebike, seria melhor procurar outra vertente. 

Eu por exemplo não gosto muito de "andar por andar", tanto que me desfiz da gravel pq meu objetivo sempre foi trilhas.
Da mesma maneira não me contento com bikes de XC porque deixam a desejar nas trilhas, mas teria uma se o local não tivesse nada ou quase nada de trilhas (por exemplo onde estou agora). 
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Eu to "sofrendo" disso enquanto estou aqui no Mato Grosso. Quase nada de trilhas, só estradão. Trouxe minhas bikes de enduro pra cá e a hightower até que vai bem dependendo do pneu, mas pra fazer pedais mais longos com a galera é muito sofrimento. A Nomad tá parada pq n faz sentido kkk. Tenho andado mais com a minha hardtail rígida, mesmo assim é meio sofrido p chegar nas poucas trilhas q tem aqui.

Aqui seria perfeita essa Epic Evo pra quem gosta de andar nas poucas trilhas, mas sem perder o desempenho no estradão e nem a segurança de uma boa geometria.

Já pro RJ nos lugares que gosto de andar, uma Epic Evo não duraria muito. Acredito que pneus, rodas, e suspensões sofreriam bastante e precisariam de manutenção mais constante. Daria pra reforçar esses itens, mas acaba perdendo um pouco o sentido e deixando de ser uma XC, aí melhor andar de trail/enduro mesmo.


Editado por TheLittle - 22 Fev 2021 as 11:13
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Originalmente Postado por Fabio Fabio Escreveu:

2021 com 3 meses é negócio da China. Vai ficar com essa mesa gigante?

A compra foi boa. Mas o cara retirou os freios SLX de 4 pistões e colocou um Sram Lavel TL. Não curto. Vou usando por enquanto....

Sobre a mesa, estou me adaptando ainda.

Originalmente Postado por TheLittle TheLittle Escreveu:

boa aquisição, pra mim hoje a melhor geometria de xc


A escolha pelo modelo 2021 foi justamente pela geometria. Putz, 66.5º de HA. Mais aberta que a Santa Cruz antiga... hehehehehehe

Outra coisa, é que no modelo EVO 2021, não tem o Brain. Gosto de simplicidade. Para mim, mudança genial.

Originalmente Postado por TheLittle TheLittle Escreveu:

mas pq "cansou" do enduro? não tem trilha aí?

Originalmente Postado por utR utR Escreveu:

Bela bike. O "cansei do enduro'' também chamou minha atenção, fiquei curioso pra saber o motivo. 

Originalmente Postado por gm1987 gm1987 Escreveu:

Para muitas pessoas, rodar 20-25km com uma bike de enduro até chegar no pico estraga o rolê... O que numa bike de XC se faz rindo, numa enduro acaba sendo mto ferrado.

EU mesmo só pratico enduro pq as trilhas boas ficam a 3-6km de casa... Se fosse outro local, já teria que colocar a bike no carro ou rodar muito... 

O gm1987 já disse o motivo.

1: em 2020 rodei apenas 1000km na Santa Cruz e 5000 na gravel. Isso já mostra minha proposta atual.

2: 98% do tempo ando sozinho na Santa Cruz pois ninguém curte fazer trilha nervosa.

3:
  • Subir 1h e descer em 10 minutos..... 
  • Fazer 50km de pedal e curtir 3km de "enduro" não rola. A bike não sai do lugar. Basicamente os locais que eu rodava, uma MTB e um piloto com técnica faz macio demais. Lugar técnico MESMO, são pouquíssimos aqui na região. Mesmo assim, cai no ponto anterior. Vai escalar 2H e descer em 20 minutos.
  • Rodo muito de gravel (bike rápida). Quando eu pegava a de enduro, parecia que estava andando de trator de tão devagar.
  • Se eu morasse em BH, teria uma turma grande e mais lugares para andar. Aqui a galera curte estradão e eu ficava isolado ou ia de gravel (gosto muito dela). Mas tem lugar que pede uma MTB comum pois na gravel vc sofre com valetas ou terreno acidentado.
Foi MUITO bom rodar 3 anos de all mountain/enduro. Minha técnica evoluiu DEMAIS. Hoje me sinto confortável em andar numa bike de XC mais moderna.

Não abro mão do canote retrátil. Na verdade, nem sei andar sem ele mais.

É estranho voltar pro XC. A bike é magrela, pneus finos que não passam confiança (negócio é rolagem). Os Maxxis DHF e os Michelin Enduro davam um show em terreno ruim. NUNCA passei aperto com falta de grip.

Esse final de semana, rodei pouco (estou voltando do COVID e fiquei 2 semanas  parado sem sintomas). Mesmo assim, essa bike nova voa e com conforto.

Como diz um amigo meu, essa EPIC EVO 2021 é uma bike de enduro que sobe.

E pensar que quase peguei uma Santa Cruz Mega Tower que apareceu no OLX no RJ. Cara tava pedindo 30k.


Editado por MatheusLPS - 22 Fev 2021 as 11:00
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gm1987 Ver Drop Down


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Para muitas pessoas, rodar 20-25km com uma bike de enduro até chegar no pico estraga o rolê... O que numa bike de XC se faz rindo, numa enduro acaba sendo mto ferrado.

EU mesmo só pratico enduro pq as trilhas boas ficam a 3-6km de casa... Se fosse outro local, já teria que colocar a bike no carro ou rodar muito... 
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Bela bike.

O "cansei do enduro'' também chamou minha atenção, fiquei curioso pra saber o motivo. 


Editado por utR - 20 Fev 2021 as 23:38
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boa aquisição, pra mim hoje a melhor geometria de xc

mas pq "cansou" do enduro? não tem trilha aí?
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2021 com 3 meses é negócio da China.

Vai ficar com essa mesa gigante?

Editado por Fabio - 20 Fev 2021 as 19:26
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Specialized Epic Evo Comp 2021.

Achei o anúncio no OLX de uma loja se SC. Eu já tinha vendido a Santa Cruz Hightower. Cansei do enduro.

Bike abaixo com 3 meses de uso. Muito nova. Economizei uns bons trocados.




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mariana88 Ver Drop Down


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Bom dia, pessoal!
já acompanho o fórum a algum tempo mas nunca escrevi nada, me desculpem se é o local/post errado!

Estou pensando em troca minha hardtail por uma full all montain e me indicaram o site da Semexe pela garantia e segurança que eles dão na compra.
Até encontrei bikes que me interessam no olx, mas estão em outra cidade e não me sinto segura para comprar por lá pq tem muitos golpistas.

alguém já comprou pela Semexe e pode me ajudar com mais opiniões? 

Obrigadaa! Tongue
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Originalmente Postado por MatheusLPS MatheusLPS Escreveu:

The little, vc notou muita diferença em usar um par de rodas e pneus mais simples e leves na sua SantaCruz?

Fiquei mal acostumado a rodar MUITO de Gravel em estradão. Quando vou com a HighTower, sinto q a bikes não rende nada. Parece um trator preso no chão.

Acabo desistindo de usar ela em estradão de terra batida e vou de Gravel.

Tava pensando se vale a pena pegar um par de rodas e pneus se XC.

O DHF e o Michelin wild Enduro são pesadíssimos. Acho q estão dando muita inércia no pedal. Para descer, são ótimos.....

Michelin wild Enduro: 1.2kg
Maxxis DHF: 1.1kg

sim, com as crest dá bastante diferença;

apesar o grip ser menor, a bike fica até mais manobrável na trilha, por conta do peso menor. e no estradão de fato rende mais sim.

monta umas rodas simples, cubos novatec boost, raios comuns e um aro leve q vc achar, e pneus em torno de 2.10 a 2.25.
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The little, vc notou muita diferença em usar um par de rodas e pneus mais simples e leves na sua SantaCruz?

Fiquei mal acostumado a rodar MUITO de Gravel em estradão. Quando vou com a HighTower, sinto q a bikes não rende nada. Parece um trator preso no chão.

Acabo desistindo de usar ela em estradão de terra batida e vou de Gravel.

Tava pensando se vale a pena pegar um par de rodas e pneus se XC.

O DHF e o Michelin wild Enduro são pesadíssimos. Acho q estão dando muita inércia no pedal. Para descer, são ótimos.....

Michelin wild Enduro: 1.2kg
Maxxis DHF: 1.1kg

Editado por MatheusLPS - 12 Jul 2020 as 21:13
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zoda Ver Drop Down


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são paulo
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de zoda Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 28 Jan 2020 as 13:48
Nada com o assunto discutido no tópico, mas deve ser de interesse dos participantes:
https://enduro-mtb.com/en/reader-survey-2019-results/
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Originalmente Postado por MatheusLPS MatheusLPS Escreveu:

Subiu mais fácil pois vem com Eagle.

32D na dianteira e 50 na traseira. Pé de vela gira mais livre. Já percebi isso.

A suspensão dianteira calibrei para meu peso. Ficou filé.

O shock, deixei como veio e notei que está com 40% de sag. Notei ele meio "duro". Na verdade, fui ver depois que o rebound estava na tartaruga.

Vou calibrar o shock como manda o manual. Ela tem câmara negativa, assim, vou colocar 100 psi, dar 5 bombadas. Coloco mais 100 PSI e dou mais bombadas.

Na trek eu usava 250 PSI. Pelo visto é pouco para ter sag de 25% nesse shock.

No geral notei a bike bem ágil. Gostei muito. Realmente ela tem menos bob na traseira.

Notei algo estranho. Não seu sei se é normal. Andando no liso a bike não faz barulho. Na quebradeira, o carbono faz um barulho engraçado. É como se tive algo raspando nele. Será que é lubrificação? De toda forma, vou levar para revisar.

Na minha de alumínio não fazia barulho nenhum a não ser a corrente batendo.

Falar que apareceu outra por preço bom e esse vem com Lirik.... Melhor que Pike né? https://mg.olx.com.br/belo-horizonte-e-regiao/ciclismo/bike-santa-cruz-hightower-tam-l-700886407?xtmc=hightower&xtnp=1&xtcr=2

Cara, essas bikes são muito "baratas".

As santa cruz usam VPP e o link inferior precisa de lubrificação constante, tanto é que vem uma graxeira junto com o quadro. A cada 6 meses ou menos é bom injetar um pouco de graxa. É necessário também prestar atenção nos torques dos eixos do quadro, se tiver apertado demais pode estragar os rolamentos. Talvez seja isso, confira tudo com um torquímetro e aproveita para limpar tudo e engraxar o link inferior.

A lyrik não é necessariamente melhor que a pike, as duas são iguais praticamente. A grande diferença é que o chassi da Lyrik é mais reforçado e o damper dela um pouco maior, pois ela pode ser usada com mais curso. A pike vai até 160mm e Lyrik até 180mm


Eu não acho "baratas" as bikes, veja q mesmo convertendo os preços dessas bikes usadas são maiores que uma nova lá fora. O problema é que as novas aqui são caras demais.

Além disso uma bike como uma santa cruz usada desvaloriza muito, pois vc deixa de ter, por exemplo, a garantia vitalícia do quadro (q vale pro primeiro dono) e a reposição ilimitada dos rolamentos, q tb só valem pro primeiro dono. 
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de miniic Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 22 Jan 2020 as 10:46
Entrega com redirecionador.

Originalmente Postado por Fabio Fabio Escreveu:

Rock Shox não entrega no Brasil.
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Fabio Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 21 Jan 2020 as 16:58
Rock Shox não entrega no Brasil.
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Subiu mais fácil pois vem com Eagle.

32D na dianteira e 50 na traseira. Pé de vela gira mais livre. Já percebi isso.

A suspensão dianteira calibrei para meu peso. Ficou filé.

O shock, deixei como veio e notei que está com 40% de sag. Notei ele meio "duro". Na verdade, fui ver depois que o rebound estava na tartaruga.

Vou calibrar o shock como manda o manual. Ela tem câmara negativa, assim, vou colocar 100 psi, dar 5 bombadas. Coloco mais 100 PSI e dou mais bombadas.

Na trek eu usava 250 PSI. Pelo visto é pouco para ter sag de 25% nesse shock.

No geral notei a bike bem ágil. Gostei muito. Realmente ela tem menos bob na traseira.

Notei algo estranho. Não seu sei se é normal. Andando no liso a bike não faz barulho. Na quebradeira, o carbono faz um barulho engraçado. É como se tive algo raspando nele. Será que é lubrificação? De toda forma, vou levar para revisar.

Na minha de alumínio não fazia barulho nenhum a não ser a corrente batendo.

Falar que apareceu outra por preço bom e esse vem com Lirik.... Melhor que Pike né? https://mg.olx.com.br/belo-horizonte-e-regiao/ciclismo/bike-santa-cruz-hightower-tam-l-700886407?xtmc=hightower&xtnp=1&xtcr=2

Cara, essas bikes são muito "baratas".
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Originalmente Postado por MatheusLPS MatheusLPS Escreveu:

Teste inicial da bike


mas e aí? subiu melhor? desceu mais rápido? melhorou os tempos? deu mais confiança? rs
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Teste inicial da bike

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Beleza, ótimas explicações. Vou ver quais eu acho disponíveis e procurar algum redirecionador.

Caso alguém tenha um para recomendar, desde já agradeço.

Editado por AG22 - 16 Jan 2020 as 13:02
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Originalmente Postado por AG22 AG22 Escreveu:

Originalmente Postado por TheLittle TheLittle Escreveu:

eles vão querer uns 6 mil reais numa Pike nova kkkk

melhor comprar la fora e pagar os impostos. de repente pass até sem taxar. 
no caso dessa loja precisa fazer redirecionamento, eles n enviam pra ca. Pesquise algum serviço do tipo na europa, tem vários. Ou se for viajar da p trazer na mala.


esse modelo abaixo é bem melhor, mas tá em falta 150mm. mas nada impede de comprar já o shaft 150mm, não é difícil instalar.
6k na Pike força a barra LOL

Os links já estão salvos, vou dar uma olhada com calma. Esse bike discount tem uns preços bem atraentes.

A Yari RC 150 mm é uma boa evolução em relação a Reba RL 130 mm?

Flw




O sistema hidráulico é parecido com da Reba. 
A Yari é uma versão mais barata da Lyrik, assim como a Revelation 2018 em diante é uma versão baixo custo da Pike.

Em relação ao chassi será um ganho enorme, pois as canelas sao 35mm e mais reforçadas até que da pike (tb 35mm) já que as Lyrik/Yari suportam mais curso que a Pike/Revelation

Também terá um ganho significativo na sensibilidade pois além de poder configurar a progressividade da camara de ar como Tokens, todos os garfos novos RS dessa linha vem com mola pneumática debon air.
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Originalmente Postado por TheLittle TheLittle Escreveu:

eles vão querer uns 6 mil reais numa Pike nova kkkk

melhor comprar la fora e pagar os impostos. de repente pass até sem taxar. 
no caso dessa loja precisa fazer redirecionamento, eles n enviam pra ca. Pesquise algum serviço do tipo na europa, tem vários. Ou se for viajar da p trazer na mala.


esse modelo abaixo é bem melhor, mas tá em falta 150mm. mas nada impede de comprar já o shaft 150mm, não é difícil instalar.
6k na Pike força a barra LOL

Os links já estão salvos, vou dar uma olhada com calma. Esse bike discount tem uns preços bem atraentes.

Flw




Editado por AG22 - 16 Jan 2020 as 11:20
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Originalmente Postado por AG22 AG22 Escreveu:

Agradeço as sugestões. Quando chegar a hora, vou conferir em alguma loja autorizada que faça revisão Rockshox, se eles podem encomendar uma suspensão nova com algum importador/fornecedor (ProParts?), algo do tipo. Não sei se isso existe, mas veio a ideia na cabeça.
Também não sei como seria importando no

Comprar a suspa usada + trocar o shaft acho mais complicado.

O guidão 780 mm é fácil de achar.

O último cenário seria trocar a bike, mas tudo vai ser analisado. Não sei por quanto eu conseguiria vender minha EX 7 2019 (com freios XT e discos IceTech).

eles vão querer uns 6 mil reais numa Pike nova kkkk

melhor comprar la fora e pagar os impostos. de repente pass até sem taxar. 
no caso dessa loja precisa fazer redirecionamento, eles n enviam pra ca. Pesquise algum serviço do tipo na europa, tem vários. Ou se for viajar da p trazer na mala.



esse modelo abaixo é bem melhor, mas tá em falta 150mm. mas nada impede de comprar já o shaft 150mm, não é difícil instalar.
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Agradeço as sugestões. Quando chegar a hora, vou conferir em alguma loja autorizada que faça revisão Rockshox, se eles podem encomendar uma suspensão nova com algum importador/fornecedor (ProParts?), algo do tipo. Não sei se isso existe, mas veio a ideia na cabeça.
Também não sei como seria importando no

Comprar a suspa usada + trocar o shaft acho mais complicado.

O guidão 780 mm é fácil de achar.

O último cenário seria trocar a bike, mas tudo vai ser analisado. Não sei por quanto eu conseguiria vender minha EX 7 2019 (com freios XT e discos IceTech).

Editado por AG22 - 15 Jan 2020 as 19:03
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isso, era mais ou menos o que eu usava. Diria que 130mm de curso traseiro e 150mm dianteiro numa 29 da andar bem em quase todas as trilhas aqui do Rio, só a Vista Chinesa que devido a falta de manutenção e muita erosão, ficaria mais complicado andar rápido. Já andei algumas vezes com a hightower 140mm e a trek 130mm lá, sofrendo, mas dá pra andar.
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Originalmente Postado por AG22 AG22 Escreveu:

Originalmente Postado por TheLittle TheLittle Escreveu:

fica sim
A minha veio com Fox 34 de 130, coloquei uma pike 140 que já tinha.
Depois troquei o "air shaft" pra 160, mas não gostei de como ficou pra descer.
Aí mudei pro shaft 150 debon air, ficou perfeito. Achei a melhor configuração da Fuel Ex que tive. Você pode colocar 140mm também, se não me engano a versão dessa bike que vem com rodas 275 plus já sai com garfo 140mm.

Não é uma tarefa fácil encontrar garfos. Pode tentar de segunda mão em boas condições, e já considerar mais uns 200 reais de revisão, pra garantir.
Ou então pode tentar trazer de fora, na bike discount (loja alemã) sai num preço excelente, só que n sei como fica taxação nesse caso.

As duas pike que comprei foram combinação disso, comprei usado no ebay em viagens que fiz pro exterior e trouxe na mala.

Sobre as bikes, nunca andei em nenhuma das duas, então não sei opinar infelizmente. Conhecendo a Fuel, acredito que a Slash seja algo similar no funcionamento, ou seja, tem uma boa suspensão.
Sistemas VPP. DW link, etc, provavelmente vão ser mais refinados, ainda assim depende um pouco de qual shock usa.

A nova Hightower fica muito longe dessas duas aí? Achei excelente a proposta dela, sistema de suspensao ainda mais refinado que a atual, 150/140 de curso e pedala melhor que a atual (dizem), ou seja, melhor que a fuel ex. E o preço não é tão diferente das concorrentes (até mais barato que specialized). Eu pagaria um pouco mais e iria nela, mas na versão carbono, pois alumínio é bem pesada.
Entendi, vou estudar a possibilidade de conseguir uma Pike de 150 mm.

A Hightower C Kit R fica pouca coisa mais cara, acredito que daria pra tentar "fazer uma loucura".
Os freios Guide R são bons? Ou sentiria diferença com o meu XT atual? Não sei se é esse modelo, mas já ouvi pessoas reclamando que "ficou sem freio pq esquentou".

No mais, agradeço pelas dicas. Vou avaliando as opções até chegar o momento.

Além da sugestão do The Little de botar uma Pike de 150mm, se vc configurar a sua Trek Fuel com guidão largo (780mm pra mais), mesa curta (50 ou 40mm), pneus tipo Maxxis High Roller ou DHF/DHR e discos de 200mm já dá pra encarar qualquer pista de enduro.
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MatheusLPS Ver Drop Down
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Uma dica que dou é nunca mais comprar bike zero.

A desvalorização é monstra. Não pretendo recuperar o dinheiro investido na bike nova. É sempre perder. Não tem jeito.

Para vcs terem ideia, a TREK Slash 2019 custa 26k preço cheio. Á vista, já vi em SP por 20K. Em BH uns 22K. Digo pois eu estava namorando a mesma.

Olha no OLX e no Mercado Livre. Tem umas duas SLASH 2019 à venda por meses. O cara já falou que entrega por 16k. Bike parece que nem rodou (https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1213075786-mountain-bike-trek-slash-_JM)

Por isso digo que ter bike zero é ótimo, mas já prepara o bolso e o desapego na hora da revenda. Ainda mais nesse mercado de trail/all mountain. As pessoas estão começando a olhar com outros olhos, mas ainda está devagar.

A primeira coisa que falam: "Bike pesada né...."
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Beleza, vou avaliar isso também na hora de decidir. 

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Originalmente Postado por AG22 AG22 Escreveu:

Originalmente Postado por TheLittle TheLittle Escreveu:

fica sim
A minha veio com Fox 34 de 130, coloquei uma pike 140 que já tinha.
Depois troquei o "air shaft" pra 160, mas não gostei de como ficou pra descer.
Aí mudei pro shaft 150 debon air, ficou perfeito. Achei a melhor configuração da Fuel Ex que tive. Você pode colocar 140mm também, se não me engano a versão dessa bike que vem com rodas 275 plus já sai com garfo 140mm.

Não é uma tarefa fácil encontrar garfos. Pode tentar de segunda mão em boas condições, e já considerar mais uns 200 reais de revisão, pra garantir.
Ou então pode tentar trazer de fora, na bike discount (loja alemã) sai num preço excelente, só que n sei como fica taxação nesse caso.

As duas pike que comprei foram combinação disso, comprei usado no ebay em viagens que fiz pro exterior e trouxe na mala.

Sobre as bikes, nunca andei em nenhuma das duas, então não sei opinar infelizmente. Conhecendo a Fuel, acredito que a Slash seja algo similar no funcionamento, ou seja, tem uma boa suspensão.
Sistemas VPP. DW link, etc, provavelmente vão ser mais refinados, ainda assim depende um pouco de qual shock usa.

A nova Hightower fica muito longe dessas duas aí? Achei excelente a proposta dela, sistema de suspensao ainda mais refinado que a atual, 150/140 de curso e pedala melhor que a atual (dizem), ou seja, melhor que a fuel ex. E o preço não é tão diferente das concorrentes (até mais barato que specialized). Eu pagaria um pouco mais e iria nela, mas na versão carbono, pois alumínio é bem pesada.
Entendi, vou estudar a possibilidade de conseguir uma Pike de 150 mm.

A Hightower C Kit R fica pouca coisa mais cara, acredito que daria pra tentar "fazer uma loucura".
Os freios Guide R são bons? Ou sentiria diferença com o meu XT atual? Não sei se é esse modelo, mas já ouvi pessoas reclamando que "ficou sem freio pq esquentou".

No mais, agradeço pelas dicas. Vou avaliando as opções até chegar o momento.

não gosto de Guide, se fosse vc carregaria os XT para a outra bike, ou então trocaria eles em SLX ou XT dos novos de 4 pistoes (7120 ou 8120)
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