Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Upgrade cambio Alivio M4000
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Upgrade cambio Alivio M4000

 Responder Página  12>
Autor
Mensagem Inverter Ordem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
hug0.dts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Nov 2009
DF
Offline
Mensagens:2362
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hug0.dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Upgrade cambio Alivio M4000
    Postado: 30 Abr 2022 as 12:51
Originalmente postado por misera misera escreveu:

Se tiver link pra uma coroa index 36 dentes de 50 reais eu ficaria agradecido.


Paguei 55 nessa Prowheel com algum cupom de desconto. No preço base acho que você consegue encontrar num valor mais em conta na própria Shopee ou na Ali.


De qualquer maneira existem outros modelos mais baratos por lá.


Voltar ao Topo
misera Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Jul 2015
belo horizonte
Offline
Mensagens:3740
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar misera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Abr 2022 as 09:55
Se tiver link pra uma coroa index 36 dentes de 50 reais eu ficaria agradecido.
Voltar ao Topo
hug0.dts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Nov 2009
DF
Offline
Mensagens:2362
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hug0.dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Abr 2022 as 17:00
Originalmente postado por benjamimvilela benjamimvilela escreveu:

Boa tarde. 

Tenho uma bicicleta aro 29 com Câmbio Alivio de 9v, pedivela HighOne, cassete sunrun, câmbio dianteiro Alivio, passador Sunrun. Funciona 3x9. Está funcionando tudo bem. Já rodei mais de 1700 km com os acessórios citados, no entanto, gostaria de mudar para 2x9. Vocês acreditam que vale a pena?

Ou seria melhor passar para um Deore 2x11? Não quero só uma coroa. 

Obrigado. 


Acho que vale a pena sim.com essa configuração você vai precisar fazer menos trocas de coroas durante o pedal, o que é algo positivo. Mas lembre-se que a velocidade final vai cair.

Se o seu pedivela tiver coroas removíveis, com R$50 você faz essa troca substituindo as duas coroas maiores por uma única de 36 dentes. O câmbio e o trocador dianteiro podem ser mantidos, bastando regular o parafuso limitador.

Se o pedivela for rebitado a situação já fica mais complicada pois precisará trocar o pedivela mas não é algo que inviabilizaria o seu projeto.
Voltar ao Topo
RuanRAC Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Mai 2014
Natal/RN
Offline
Mensagens:2824
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RuanRAC Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Abr 2022 as 15:41
valer a pena? não vale, você pode ter que gastar para quase nenhum benefício na prática, hoje tendo 3x9 você tem uma relação bem escalonada e que funciona, talvez tenha problema com alinhamento fazendo a alteração para 2x9. Indo para 2x11 vai ter que trocar quase tudo e não recomendo, gastaria algo próximo de um grupo 1x12 completo.

Editado por RuanRAC - 29 Abr 2022 as 15:50
meu Strava: https://www.strava.com/athletes/4907071
Voltar ao Topo
benjamimvilela Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Abr 2022
Aparecida de Go
Offline
Mensagens:7
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar benjamimvilela Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Abr 2022 as 15:29
Boa tarde. 

Tenho uma bicicleta aro 29 com Câmbio Alivio de 9v, pedivela HighOne, cassete sunrun, câmbio dianteiro Alivio, passador Sunrun. Funciona 3x9. Está funcionando tudo bem. Já rodei mais de 1700 km com os acessórios citados, no entanto, gostaria de mudar para 2x9. Vocês acreditam que vale a pena?

Ou seria melhor passar para um Deore 2x11? Não quero só uma coroa. 

Obrigado. 
Voltar ao Topo
abigobaldo Ver Drop Down


Cadastrado em: 30 Out 2015
Minas Gerais
Offline
Mensagens:89
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar abigobaldo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Out 2016 as 20:10
O câmbio traseiro e dianteiro Alivio M4000 é compatível com cassete de 8v? 

Editado por abigobaldo - 09 Out 2016 as 20:13
Voltar ao Topo
Ramai Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Jul 2014
Itaberaba - BA
Offline
Mensagens:1464
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ramai Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Set 2016 as 10:47
Originalmente postado por ltadeu70 ltadeu70 escreveu:

Voltando com o topico: estou olhando 2 bikes: uma Scott 930 3014 com deore 572 e uma 940 2017 com Alivio. Os demais componentes são acera e os OEM da Shimano. Muda a suspensão também, mas isso é outra história.
O preço das duas é o mesmo: 4 mil. Ambas zero, na loja.

E aí? Vale pegar a mais antiga por causa de um câmbio traseiro?

Eu iria na 2017. Quadro mais atualizado, com certeza! Thumbs Up
Scott
Bikes e aviões <3
Voltar ao Topo
Leo Amaral Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Fev 2013
Brasilia
Offline
Mensagens:2858
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Leo Amaral Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Set 2016 as 19:48
Obrigado, Yang! É para minha esposa. Ela ainda testou a Sense, mas achou "agressiva" demais. 😂😂



------
"If you don't know where you are going, any road will get you there." The Cheshire Cat in Alice's Adventures in Wonderland, Lewis Carroll. Antigo ltadeu70.
Voltar ao Topo
Yang Ver Drop Down
Avatar
Bloqueado

Cadastrado em: 19 Set 2016
Barbacena
Offline
Mensagens:324
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Yang Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Set 2016 as 19:17
Originalmente postado por ltadeu70 ltadeu70 escreveu:

Voltando com o topico: estou olhando 2 bikes: uma Scott 930 3014 com deore 572 e uma 940 2017 com Alivio. Os demais componentes são acera e os OEM da Shimano. Muda a suspensão também, mas isso é outra história.
O preço das duas é o mesmo: 4 mil. Ambas zero, na loja.

E aí? Vale pegar a mais antiga por causa de um câmbio traseiro?

Claro que não! Na hora da revenda a bike 2017 vai valer mais. Além do mais Deore e Alivio são quase a mesma coisa, a não ser a questão da mola que nos câmbios Deore mais novos como presumo ser esse da bike 2014 é mais dura e evita bater o câmbio nos raios.

Esse Alivio ai deve ser igual o meu, com design do antigo Deore, o Alivio para 9V mas pode ser o novíssimo Alivio Shadow e aí terá a mesma performance do Deore.

Pega a 2017, depois vc coloca um câmbio Deore ou XT e pronto!


Editado por Yang - 24 Set 2016 as 19:18
Voltar ao Topo
Leo Amaral Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Fev 2013
Brasilia
Offline
Mensagens:2858
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Leo Amaral Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Set 2016 as 18:22
Voltando com o topico: estou olhando 2 bikes: uma Scott 930 3014 com deore 572 e uma 940 2017 com Alivio. Os demais componentes são acera e os OEM da Shimano. Muda a suspensão também, mas isso é outra história.
O preço das duas é o mesmo: 4 mil. Ambas zero, na loja.

E aí? Vale pegar a mais antiga por causa de um câmbio traseiro?

Editado por ltadeu70 - 24 Set 2016 as 18:22
------
"If you don't know where you are going, any road will get you there." The Cheshire Cat in Alice's Adventures in Wonderland, Lewis Carroll. Antigo ltadeu70.
Voltar ao Topo
Tande Ver Drop Down


Cadastrado em: 03 Dez 2015
Santa Branca,SP
Offline
Mensagens:35
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Tande Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Set 2016 as 07:32
Originalmente postado por stefanl stefanl escreveu:

Originalmente postado por Tande Tande escreveu:

Pra efeito de registro:
Rodo com um grupo Alívio desde 10/2115 depois de mais de 4000 km reparei que as roldanas estão desalinhadas porque sei que cruzo muito a corrente, mas como terei que trocar a relação vou migrar para um Deore 10v


Manda um abraço para o Marty McFly se encontrar ele por aí

PQP quem é o de volta para o futuro aqui de Santa Branca?


Voltar ao Topo
brunodmjr Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Nov 2011
Brasília
Offline
Mensagens:509
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar brunodmjr Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Ago 2016 as 17:03
se for corajoso um alinhador simples é razoavelmente barato
Voltar ao Topo
stefanl Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Mar 2016
Sumare
Offline
Mensagens:227
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar stefanl Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Ago 2016 as 15:45
A minha bike foi comprada na internet, na Centauro, naquele dia da desova do estoque de bikes da marca KHS pois não iriam mais trabalhar com estas.
Foi levada lacrada em uma loja fisica, para que fosse feita a montagem inicial gratuitamente.

Nao cogitei trocar de bike pois a promoção foi imperdivel, bike de quase R$ 3900 , comprei por menos de R$ 2400.  Varios outros modelos esgotaram de um dia para o outro.  Ou seja, nao me interessaria o dinheiro de volta.
Mesmo assim errei em não voltar logo para reclamar da regulagem do cambio que nunca ficou boa, nem mesmo levei em outra oficina para revisar , onde certamente identificariam o problema que eu levei meses.
 Tenho por padrão tentar fazer eu mesmo as coisas, com algum estudo e pesquisa, comprando as ferramentas adequadas.
Ou seja, se eu tivesse levado em outro lugar e logo trocado o cabo (apesar de ser novissimo) , teria resolvido o problema antes.   Mas vivendo e aprendendo, agora ja estou com pratica em regulagem depois de tanto mexer.

O problema da minha então começou quando a tecnica da loja retirou a bike da caixa e o cabo engatou na embalagem,  e ela puxou com muita força, "esgaçando" o cabo.  Nao imaginei que isso poderia fazer tanta diferença, afinal visualmente o cabo parecia normal, apenas ficou desfiado na parte apos o parafuso de fixacao no cambio.
Quando troquei o cabo por um novo (R$ 4,00),  resolveu o problema.  Aliado a limpeza mais minunciosa dos conduites que nao era possivel quando a intençao era manter o cabo original (afinal era novo....), pois eu não imaginaria que aquela forçada poderia ter tanto efeito no ajuste fino do cambio.

Enfim, juntou erro da tecnica (que explica porque ela mesmo falava "nunca vi um cambio Alivio dar tanto trabalho assim para regular...." ),   com minha inexperiencia de achar que o cabo ainda estava em condiçoes de uso.

Se tivesse levado em outra oficina, ja teria resolvido ha meses.  Mas assim aprendi bastante. 
O Cambio agora com cabo novo funciona perfeitamente tanto na subida quando descida de marchas. Antes eu so conseguir deixar regulado em um sentido.  Qualquer mexida na tensão do cabo arrumava uma sequencia e estragava a outra.

Proxima empreitada em aprender sozinho será enraiar rodas. Hoje chegaram novos cubos, vou tentar fazer eu mesmo, pelo menos uma parte, e so levar na bicicletaria apos montada para revisar, checar alinhamento do aro e tensao dos raios, ja que nao tenho alinhador.


Voltar ao Topo
RuanRAC Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Mai 2014
Natal/RN
Offline
Mensagens:2824
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RuanRAC Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Ago 2016 as 14:57
dois pontos: 
- uso intenso só um câmbio XT dê conta é realmente INTENSO, duvido muito que o problema de vocês seja o uso, esses componentes são testados com bastante seriedade pela fabricante, sendo feitos para durar alguns milhares de KMs.
Provavelmente o componente de vocês sofreu uma avaria e está danificado ou o mecânico não sabe regular esse câmbio, recomendo levar em outra oficina e mandar outro mecânico olhar.

- a bicicleta de vocês foi comprada na internet ou comprada na caixa? as vezes o acondicionamento é mal feito e as bicicletas são danificadas no translado, eles tentam arrumar as peças danificadas mas...
Voltar ao Topo
brunodmjr Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Nov 2011
Brasília
Offline
Mensagens:509
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar brunodmjr Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Ago 2016 as 14:36
Santa garantia!

Enfim, quebrou quebrou, bola pra frente. Usa até moer (se der). Troque pela mesma peça. Lembre que upgrades em geral, ainda mais aqueles destoantes, são bem desvalorizados na hora de se repassar a bike.
Voltar ao Topo
Busa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Abr 2016
itajai
Offline
Mensagens:346
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Busa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Ago 2016 as 14:31
Originalmente postado por brunodmjr brunodmjr escreveu:

Li tudinho até aqui e tou vendo que o pessoal tá tentando justificar em cima dos mesmos erros:

1) Forçando troca de marcha sem tirar pressão do pedal na subida;
2) Quedas/Batidas/Maltrato do câmbio traseiro.

Gente, não tem câmbio que aguente isso não! O câmbio traseiro Alívio M4000 se não for igual o Deore 9v Shadow, é superior, sendo inclusive mais leve até onde sei.

Recomendo que se der pra andar, regula e usa até quebrar ou simplesmente troca por um igual.
Lembro aos senhores botineiros e trocadores de marcha que manutenção de 10v é mais caro que manutenção de 9v/8v. Inclusive esse negócio de quebrar correntes começou a existir com correntes 9v/10v, que necessitavam ser mais finas. Peças mais caras NÃO ENSINAM TÉCNICA. Peças mais caras não são imunes a danos causados por quedas, porradas ou técnicas bicicleteiras que arrebentam seu câmbio antes mesmo de você sair da loja (pior é o colega que vê a mulher brigando com o câmbio por 2h e nem exige pegar outra bike).

Deem graças a sua divindade de escolha que foi só um câmbio traseiro Alívio e não inventem moda, catem outro alívio, moam ele, e quando tiver com o giro redondinho e caindo menos, façam um UP na bike. Big smile

Edit rápido: Quanto é a revisão da galera ai? Porque pelo que entendi teve bike ai que foi 3 vezes pra revisão antes de ver o tal do câmbio. Revisão meia boca aqui em Brasília (perto de casa né, não vou levar no ** do judas pra fazer até pq não tenho carro) são 50 reais, com uns mecânicos firmeza no mínimo 70, não era mais fácil trocar o câmbio logo? LOL
É um bom resumo do meu caso: imperícia de iniciante e tombos. 
Eu pretendo fazer isso mesmo, usar até quebrar em definitivo, depois trocar.
Em resposta ao seu edit rapido, aqui uma revisão completa custa uns R$ 100,00. Até o momento não desembolsei nada (santa garantia), mesmo a loja sabendo das duas quedas que tive. 
Voltar ao Topo
brunodmjr Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Nov 2011
Brasília
Offline
Mensagens:509
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar brunodmjr Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Ago 2016 as 14:27
Li tudinho até aqui e tou vendo que o pessoal tá tentando justificar em cima dos mesmos erros:

1) Forçando troca de marcha sem tirar pressão do pedal na subida;
2) Quedas/Batidas/Maltrato do câmbio traseiro.

Gente, não tem câmbio que aguente isso não! O câmbio traseiro Alívio M4000 se não for igual o Deore 9v Shadow, é superior, sendo inclusive mais leve até onde sei.

Recomendo que se der pra andar, regula e usa até quebrar ou simplesmente troca por um igual.
Lembro aos senhores botineiros e trocadores de marcha que manutenção de 10v é mais caro que manutenção de 9v/8v. Inclusive esse negócio de quebrar correntes começou a existir com correntes 9v/10v, que necessitavam ser mais finas. Peças mais caras NÃO ENSINAM TÉCNICA. Peças mais caras não são imunes a danos causados por quedas, porradas ou técnicas bicicleteiras que arrebentam seu câmbio antes mesmo de você sair da loja (pior é o colega que vê a mulher brigando com o câmbio por 2h e nem exige pegar outra bike).

Deem graças a sua divindade de escolha que foi só um câmbio traseiro Alívio e não inventem moda, catem outro alívio, moam ele, e quando tiver com o giro redondinho e caindo menos, façam um UP na bike. Big smile

Edit rápido: Quanto é a revisão da galera ai? Porque pelo que entendi teve bike ai que foi 3 vezes pra revisão antes de ver o tal do câmbio. Revisão meia boca aqui em Brasília (perto de casa né, não vou levar no ** do judas pra fazer até pq não tenho carro) são 50 reais, com uns mecânicos firmeza no mínimo 70, não era mais fácil trocar o câmbio logo? LOL


Editado por brunodmjr - 31 Ago 2016 as 14:29
Voltar ao Topo
newhouse Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Set 2011
Embu - SP
Offline
Mensagens:2578
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar newhouse Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Ago 2016 as 14:06
Originalmente postado por Binotto Binotto escreveu:

Desentortaram com marreta, na garantia, e de fato, o cambio ficou uma porcaria desde então.

Quem fez isso foi a autorizada da shimano ou a loja onde vc comprou a bike? Se for a autorizada, denuncia pq isso não é serviço de manutenção não.
Voltar ao Topo
stefanl Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Mar 2016
Sumare
Offline
Mensagens:227
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar stefanl Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Ago 2016 as 13:06
Originalmente postado por Binotto Binotto escreveu:

Só para constar, uso shimano desde a década de 90 . Sendo já usei um cambio traseiro alivio (ano 1998 todo cromado), por uns 7 anos sem problemas (Na época paguei 25 reias em uma lojinha de beira de estrada no interior). Minha bike atual veio com acera/alívio. O cambio traseiro ACERA 9v entortou o cage, enquanto eu pedalava no asfalto. Ao passar em um buraco, com o solavanco a corrente (shimano hg 53, e catraca hg 50 11-34, tudo novo, 0km), engatou entre as roldanas e entortou o cage pra fora. Desentortaram com marreta, na garantia, e de fato, o cambio ficou uma porcaria desde então. Enfim, decepção. Pra mim, a SHIMANO decaiu enormemente, qualidade muito ruim. O que antes era muito forte desde a linha altus, alivio, hoje vc vai encontrar a mesma resistência e funcionamento do deore pra cima. E o preço está um absurdo. Enfim, vou ter que trocar o cambio traseiro tb, devido a fragilidade e mal funcionamento dessa linha ACERA 2015.

".. Desentortaram com marreta, na garantia,..."
Desentortar na marreta não deveria ser um procedimento adequado para garantia....
Voltar ao Topo
Binotto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Dez 2011
Blumenau
Offline
Mensagens:876
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Binotto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Ago 2016 as 12:06
Só para constar, uso shimano desde a década de 90 . Sendo já usei um cambio traseiro alivio (ano 1998 todo cromado), por uns 7 anos sem problemas (Na época paguei 25 reias em uma lojinha de beira de estrada no interior). Minha bike atual veio com acera/alívio. O cambio traseiro ACERA 9v entortou o cage, enquanto eu pedalava no asfalto. Ao passar em um buraco, com o solavanco a corrente (shimano hg 53, e catraca hg 50 11-34, tudo novo, 0km), engatou entre as roldanas e entortou o cage pra fora. Desentortaram com marreta, na garantia, e de fato, o cambio ficou uma porcaria desde então. Enfim, decepção. Pra mim, a SHIMANO decaiu enormemente, qualidade muito ruim. O que antes era muito forte desde a linha altus, alivio, hoje vc vai encontrar a mesma resistência e funcionamento do deore pra cima. E o preço está um absurdo. Enfim, vou ter que trocar o cambio traseiro tb, devido a fragilidade e mal funcionamento dessa linha ACERA 2015.
Voltar ao Topo
stefanl Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Mar 2016
Sumare
Offline
Mensagens:227
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar stefanl Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Ago 2016 as 07:47
Originalmente postado por Tande Tande escreveu:

Pra efeito de registro:
Rodo com um grupo Alívio desde 10/2115 depois de mais de 4000 km reparei que as roldanas estão desalinhadas porque sei que cruzo muito a corrente, mas como terei que trocar a relação vou migrar para um Deore 10v


Manda um abraço para o Marty McFly se encontrar ele por aí
Voltar ao Topo
Tande Ver Drop Down


Cadastrado em: 03 Dez 2015
Santa Branca,SP
Offline
Mensagens:35
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Tande Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Ago 2016 as 07:46
Pra efeito de registro:
Rodo com um grupo Alívio desde 10/2115 depois de mais de 4000 km reparei que as roldanas estão desalinhadas porque sei que cruzo muito a corrente, mas como terei que trocar a relação vou migrar para um Deore 10v
Voltar ao Topo
...PEDALERIA... Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Ago 2016
feira de santan
Offline
Mensagens:101
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ...PEDALERIA... Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Ago 2016 as 00:07
...qualquer cambio, seja deore xt, ou tourney, a forma de regular é a mesma, o funcionamento de qualquer cambio traseiro é o mesmo, é uma mola interna que faz subir e descer, e uma para as laterais, duas roldanas.. a questao é que tem muito mecanico burro...


coisa mais simples regular um cambio traseiro... aconselho vc se especializar, ver videos, pegar um cambio usado inferior, e tentar regular em uma bike, e ir aprendendo... sao minimos detalhes que fazem um cambio funcionar perfeitamente...

tem um topico, "como regular um cambio traseiro" aqui no forum, bem explicativo...
Voltar ao Topo
Busa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Abr 2016
itajai
Offline
Mensagens:346
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Busa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Ago 2016 as 21:46
Para contribuir, no meu caso há dois agravantes:
01 - Como bom iniciante, demorei algum tempo para entender a expressão "aliviar a força no pedal" ao trocar de marcha. Hoje é "natural", mas exigi bastante do pobre coitado até aprender. Há uma boa chance de "sobrecarga" imposta pela minha pouca prática.
02 - Cai dois tombos mais severos em que o cambio sofreu impactos consideráveis. O problema apareceu após o primeiro tombo e piorou depois do segundo.
Os cabos foram trocados diversas vezes. Neste ponto a assistência da loja em que comprei foi exemplar já que até agora não gastei um real sequer em cabos / ajustes / alinhamentos.
O diagnostico da loja é que o problema foi o excesso de esforço e as quedas. A solução que eles deram foi continuar usando até "quebrar de vez", eles se prontificam a regular / trocar cabos sempre que necessário. Quando "quebrar", trocar por um câmbio com mola mais resistente. Foi dai que surgiu a duvida do tópico, se valeria a pena a troca.

Voltar ao Topo
43679 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jun 2011
-
Offline
Mensagens:3050
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 43679 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Ago 2016 as 17:00
Eu acho que ele nao levou pra ninguem nao.
Ate um retarda de fundo de vila de bicicletaria trocaria cabo e conduite se fosse este mesmo o problema.
Voltar ao Topo
misera Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Jul 2015
belo horizonte
Offline
Mensagens:3740
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar misera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Ago 2016 as 16:55
pra vc ver , coisa tao simples e nenhum mecanico especializado fez
Voltar ao Topo
stefanl Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Mar 2016
Sumare
Offline
Mensagens:227
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar stefanl Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Ago 2016 as 15:51
Meu caso foi resolvido, fazendo algo que deveria ter feito desde o inicio, trocando o cabo por um novo!

Troquei cabo de cambio  (R$ 4,00)
Abri o trocador e coloquei um pouco de graxa
Retirei conduites, limpei por dentro com WD40
Passei graxa branca em todo o cabo antes de passar pelos conduites
Refiz a regulagem do cambio com o cabo novo.

Resolvido o problema,  com R$ 4,00 de um novo cabo.

Como ja havia comprado um novo cambio, quando chegar decido o que farei, provavelmente vou usar o XT mesmo, e deixar o Alivio de reserva, mesmo ja tendo resolvido o problema, com um simples cabo.
Voltar ao Topo
stefanl Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Mar 2016
Sumare
Offline
Mensagens:227
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar stefanl Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Ago 2016 as 11:11
Originalmente postado por Rauany Rauany escreveu:

Olá stefanl, não quero ser chato, kkkkkkkk, mais ainda insisto na ideia que vocês tem um equipamento bem razoável nas mãos e não deveria apresentar esse tipo de defeito, não de forma natural, ou com um desgaste tão prematuro, penso que ele esta sendo causado por alum conjunto de fatores, talvez seja algum tipo de oxidação dos cabos devido a lama e sujeira ou algo do gênero, esse motivo é quase que certo quanto falamos do cambio dianteiro, já que você mesmo relatou que a puxada não esta padrão, com relação ao traseiro pode ser N fatores, gancheira inclusive, e isso você só vai conseguir aferir com um equipamento adequado. 

Quando mencionaram que o Alivio M4000 apresentava um desgaste prematuro eu fiquei bastante preocupado, pois achava o grupo um baita Custo X Beneficio, que inclusive é um forte candidato a equipar minha tão esperada 29,  mas procurei por referencias de desgaste prematuro do cambio e não encontrei nada, apenas um usuário aqui do fórum reclamando da coroa do pedivela, mas me pareceu ser um fato isolado, e um tanto mal fundamentado.

O ponto que eu quero chegar é o seguinte, antes de comprar um cambio novo, descubra qual é o problema do atual, e se possível oque causou ele, já que se você optar por um XT o seu investimento será bem mais alto, e consequentemente o custo de uma eventual substituição também, eu pessoalmente acho que não vale a pena, já que um XT de 9V é uma cambio bem antigo, que em termos tecnológicos não esta acima do seu atual, e custa aqui no Brasil o dobro do preço.

Novamente não leve a mal, mas veja certinho como vc troca as marchas, se faz isso de forma suave ou se acaba dando uma forçadinha, kkkkkkk... 


As trocas sao sempre feitas suaves desde o inicio, aliviando a pedalada na troca de marchas.
Lubrificacao de corrente sempre impecavel.

Tambem nao tenho referencias sobre desgaste prematuro, apenas li uns 2 comentarios aqui no forum, e um ou outro review de peças em sites de lojas tipo CRC. 

O XT 772 so optei por comprar mesmo antes de finalizar a resolucao do problema, pois é um momento atipico onde tenho parente vindo dos USA, sem trazer nada de valor na bagagem, me dando margem para comprar la fora, e certeza que chegara isento de impostos de importação, mesmo que pare na alfandega.
Por US$ 63 achei que valia o investimento. Se resolver o Alivio atual, fica de reserva ou uso mais tempo antes de fazer a troca.

O cambio dianteiro creio que seja so limpeza. É mais chato de regular mas eu fiz sozinho a ultima vez e ficou show, ajustando perfeito alinhamento e altura no quadro, limites, tensao etc.  Ontem so parei porque ja estava cansado, hoje vou refazer com calma e creio que ficara legal de novo apos verificar o que esta impedindo o retorno a posicao comprimida.


Voltar ao Topo
stefanl Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Mar 2016
Sumare
Offline
Mensagens:227
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar stefanl Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Ago 2016 as 11:04
Originalmente postado por furukawa furukawa escreveu:


Esta história de mecânicos de loja é antiga, eu mesmo já tive algum problema e por isso decidi fazer eu mesmo a manutenção e montagem das minhas bikes.

Quanto ao câmbio traseiro Shimano M772 SGS, é uma ótima escolha: funcionamento, durabilidade e precisão. Se puder, compre também um passador traseiro de marchas M770 que a combinação vai ficar perfeito.


Sim, estou a procura do M770, mas nao achei o traseiro ainda de 9 velocidades. So achei o esquerdo para o cambio fontral. Vou pesquisar mais. 

Voltar ao Topo
Rauany Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Mar 2015
F. Beltrão - PR
Offline
Mensagens:69
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Rauany Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Ago 2016 as 10:55
Olá stefanl, não quero ser chato, kkkkkkkk, mais ainda insisto na ideia que vocês tem um equipamento bem razoável nas mãos e não deveria apresentar esse tipo de defeito, não de forma natural, ou com um desgaste tão prematuro, penso que ele esta sendo causado por alum conjunto de fatores, talvez seja algum tipo de oxidação dos cabos devido a lama e sujeira ou algo do gênero, esse motivo é quase que certo quanto falamos do cambio dianteiro, já que você mesmo relatou que a puxada não esta padrão, com relação ao traseiro pode ser N fatores, gancheira inclusive, e isso você só vai conseguir aferir com um equipamento adequado. 

Quando mencionaram que o Alivio M4000 apresentava um desgaste prematuro eu fiquei bastante preocupado, pois achava o grupo um baita Custo X Beneficio, que inclusive é um forte candidato a equipar minha tão esperada 29,  mas procurei por referencias de desgaste prematuro do cambio e não encontrei nada, apenas um usuário aqui do fórum reclamando da coroa do pedivela, mas me pareceu ser um fato isolado, e um tanto mal fundamentado.

O ponto que eu quero chegar é o seguinte, antes de comprar um cambio novo, descubra qual é o problema do atual, e se possível oque causou ele, já que se você optar por um XT o seu investimento será bem mais alto, e consequentemente o custo de uma eventual substituição também, eu pessoalmente acho que não vale a pena, já que um XT de 9V é uma cambio bem antigo, que em termos tecnológicos não esta acima do seu atual, e custa aqui no Brasil o dobro do preço.

Novamente não leve a mal, mas veja certinho como vc troca as marchas, se faz isso de forma suave ou se acaba dando uma forçadinha, kkkkkkk... 
Voltar ao Topo
furukawa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2012
Floripa
Offline
Mensagens:1926
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar furukawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Ago 2016 as 10:53

Esta história de mecânicos de loja é antiga, eu mesmo já tive algum problema e por isso decidi fazer eu mesmo a manutenção e montagem das minhas bikes.

Quanto ao câmbio traseiro Shimano M772 SGS, é uma ótima escolha: funcionamento, durabilidade e precisão. Se puder, compre também um passador traseiro de marchas M770 que a combinação vai ficar perfeito.
Voltar ao Topo
stefanl Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Mar 2016
Sumare
Offline
Mensagens:227
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar stefanl Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Ago 2016 as 10:38
Tomei conta do topico do colega , vou parar um pouco e voltar com o resultado da analise de oficina especializada na sexta-feira apos levar e buscar a bike da revisao.

Vou aproveitar para trocar os cabos de cambio.

A parte que eu nao contei ainda, é que o meu problema comecou ja na loja, desde a regulagem inicial. Comprei pela internet na Centauro, e levei na caixa na loja fisica para montagem e regulagem inicial.
A tecnica ficou umas 2 horas quebrando a cabeça. Nao conseguia regular tambem. Fala "nunca vi um cambio Alivio dar tanto trabalho"
Colocava as maos na cintura e ficava olhando para bike pensando provavelmente "o que eu faço agora?" ....
2 horas depois , na troca de turno, chegou outro tecnico e juntos conseguiram deixar razoavel. Mas nao durou muito tempo, e desde entao (4 meses ) eu fico quebrando a cabeca tentando deixar perfeito e nunca consegui, mesmo apos estudar muito com videos e manuais tecnicos Shimano na Internet.

Eu aposto que meu cambio esta torto e ou com folgas, senao so 2 juntos.
E acho que tudo comecou quando a tecnica da Centauro tirou a bike da caixa e o cabo do cambio engatou na caixa e ela puxou com força. Acho que ali empenou alguma coisa no cambio que explica porque nem ela conseguia regular , nem eu consegui nesses 4 meses.
Tarde demais agora para voltar na loja e reclamar. 

Vou procurar oficina especializada, e se confirmarem que eles tambem nao conseguem resolver, vou usando assim ate o parente que esta vindo dos USA retornar com o M772 que comprei .


Voltar ao Topo
furukawa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2012
Floripa
Offline
Mensagens:1926
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar furukawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Ago 2016 as 10:28

Meus câmbios traseiros M772 tem uma pequena folga lateral e angular na roldana guia e isto se deve à montagem dela, não tem rolamento como a roldana inferior. O cage em si não possui folga lateral.

Estava até semana passada usando um câmbio M772 antigo (quase 5 anos de uso) e estava ruim para descer as marchas no cassete. Troquei por um mais novo e as mudanças ficaram perfeitas. Não há diferença de folga entre eles tanto nas roldanas quanto no cage, o problema é na mola!

No câmbio traseiro Shimano M8000 da minha outra bike, a folga lateral na roldana guia é mínimo, quase inexistente.

Quanto ao câmbio dianteiro, a regulagem dele é bem mais complicado que o traseiro que por sinal é simples, basta regular a folga do cabo e dos parafusos L/H e B-tension. Um detalhe importante é a fixação do cabo, deve estar no lugar correto onde existe um entalhe para a sua montagem:







Se for comprar o do câmbio dianteiro M781 triplo, recomendo comprar na Merlin:

https://www.merlincycles.com/shimano-xt-m781-10-speed-triple-front-derailleur-conventional-55000.html

ou no Mercado Livre.

Editado por furukawa - 17 Ago 2016 as 10:43
Voltar ao Topo
stefanl Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Mar 2016
Sumare
Offline
Mensagens:227
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar stefanl Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Ago 2016 as 09:41
Ontem fiquei mais de 1 hora mexendo em todas as regulagens novamente, do zero.
Tirei corrente, soltei cabos , zerei os ajustes finos, limpei o cambio, lubrifiquei conduites do cabo, chequei se a fixacao do cabo no cambio estava pelo lado certo do parafuso etc.

Chequei os manuais da shimano tambem para oficinas, chequei a fixacao do cambio na gancheira, ajustei o parafuso de altura da roldana em relacao aos pinhoes do cassete, etc.

Ficou melhor, mas o problema persiste.

É impossivel ajustar de uma forma que funcione todas as marchas tanto quando sobe quanto quando desce marchas.
Agora ficou bem bom mudar marchas subindo do pinhao menor 11 até o maior 34.  Mas descendo os pinhoes em 1 ou 2 pontos ele nao troca e preciso de 2 cliques no trocador, e acaba pulando marchas.
Se ajusto esse sentido, estraga o outro.

Sem a corrente na bike, analisei o cambio, e as folgas aparentam muito grande. Nao tenho experiencia nem outros cambios para comparar, mas me parece que ha folgas em diversos pontos que somadas explicariam o problema.

A roldana guia, aquela mais acima fora do cage, é bamba, oscila tanto em angulo, quando deslocamento lateral.  Se mexer ela com a mao, ela corre no eixo mais de 1 milimetro de um lado para o outro.  Nao ha como apertar mais, e creio que este 1 mm seja bastante para um mecanismo tao preciso.
A roldana dentro do cage tambem é tem folga, mas bem menos.
O cage inteiro se desloca lateralmente em relacao ao corpo do cambio.
Se somar todas as folgas, da para entender porque nao engata varias marchas.

Vou levar em uma oficina e fazer uma revisao geral, para ter certeza que nao sou eu que estou fazendo errado e para fazerem uma avaliacao se aquelas folgas são normais ou se realmente são maiores que o desejado.

Para piorar, resolvi mexer novamente no cambio dianteiro tambem, e ficou pior, e tambem deve estar com alguma sujeira que nao volta a comprimir ate o final. Cada vez que dou comando para cair para coroa menor, o cambio para em uma posicao diferente, algumas vezes insuficiente para dar o deslocamento da corrente.
Perdi a paciencia e parei as atividades na oficina. Hoje vou retirar o cambio dianteiro da bike tambem para limpeza e lubrificacao e refazer tudo de novo. 

Se bobear vou aproveitar e trocar o dianteiro tambem. Mas XT compativel com pedivela triplo e 9 velocidades so achei o M781 , que suspeito que nao serve pois a puxada do cabo é pelo lado oposto do quadro, mesmo lado das coroas.
https://www.amazon.com/Shimano-Traditional-Derailleur-Dual-Pull-Down-Swing/dp/B00JR96AI6/ref=sr_1_3

Voltar ao Topo
CaioB Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Out 2015
Mato Grosso
Offline
Mensagens:491
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar CaioB Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Ago 2016 as 12:17
Tenho uma 7.2 2015, completando um ano agora em Dezembro, devido a épocas de chuva, esta com pouco mais de 1000 km. O câmbio trocava certinho, certo dia mandei na bicicletaria para lavar e lubrifica-la após um pedal um pouco mais pesado com lama e barro, o câmbio não troca mais como antes. Durante o pedal mesmo com lama e sujeira, não tinha problemas, após mandar na bicicletaria as marchas do meio principalmente tenho que mandar duas vezes para passar a marcha. Ja tentei regula-lo, ajustar a tensão do cabo, mas confeso que não sou muito bom nisso. Ja mandei em outra revisão e nada, continua da mesma forma, ouvi dizer que talvez possa ser sujeira dentro dos conduítes, o amigo ja verificou?

Esperarei chegar na quilometragem da troca da corrente, para trocar cabos e conduítes e fazer uma revisão geral.
Voltar ao Topo
Dorfo Ver Drop Down


Cadastrado em: 14 Jun 2015
Atibaia
Offline
Mensagens:733
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Dorfo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Ago 2016 as 12:10
To usando esse câmbio alivio M4000 na minha bike e ele já esta com quase 1800kms e está perfeito,não tenho do que reclamar. Nos casos citados acredito que tem algum fator que está contribuindo para esses problemas. Ou o câmbio veio de algum lote defeituoso, pode ser gancheira torta, cabo passado errado no câmbio ou ele sofreu alguma "tortura" em uso para o qual não foi feito.
Voltar ao Topo
newhouse Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Set 2011
Embu - SP
Offline
Mensagens:2578
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar newhouse Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Ago 2016 as 11:44
Originalmente postado por Rauany Rauany escreveu:

a Shimano geralmente lança suas tecnologias no grupo XTR, e depois vai descendo na linha, um alivio 2015 possui as mesmas características de um Deore 9v m592, falo isso pois uso na minha bike um m592, e já testei o M4000 e para ser sincero achei ele levemente melhor (mais suave).

Isso acontece de fato, mas não é exatamente igual. Grupos inferiores usam outros componentes, por vezes até plastico, a estrutura é a mesma, porem a forma como grupo trabalha não é igual. Eu acho o 592 um baita cambio.

Uma coisa que influencia muito é a k7 e a corrente. Como eu rodo muito todos os anos, já tive a oportunidade de experimentar algumas combinações na minha bike urbana, alguns modelos trabalham muito bem com qualquer cambio, outros parecem que exigem uma precisão maior, é bem complicado fazer uma combinação boa e barata.
Voltar ao Topo
tiagolage Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Ago 2015
RS
Offline
Mensagens:277
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar tiagolage Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Ago 2016 as 10:56
Originalmente postado por Rauany Rauany escreveu:

Olha levanto em conta seu relato eu acredito que seu cambio deva ter empenado, ou algo do gênero... com relação a troca eu pessoalmente iria em um novo alivio M4000.

Note uma coisa, as pessoas geralmente compram componentes Shimano sem prestar atenção no ano, o grupo M4000 é 2015, ou seja é um grupo bestante atual, a Shimano geralmente lança suas tecnologias no grupo XTR, e depois vai descendo na linha, um alivio 2015 possui as mesmas características de um Deore 9v m592, falo isso pois uso na minha bike um m592, e já testei o M4000 e para ser sincero achei ele levemente melhor (mais suave).

Esse XTR que você mencionou, é extremamente caro e não possui se quer a tecnologia shadow, não posso afirmar, pois nunca teste, mas não duvido que eles seja pior que um Deore m592 ou um Alivio M4000.

De uma olhada no seu cambio, as vezes vc msm consegue desempenar ele, me desculpe levantar essa questão, mas fique atento com esses mecânicos, os caras querem vender, falo isso pois usava na minha bike antiga um Acera M390, eu não pegava leve com ele, e ainda assim raramente desregulava. 

Concordo plenamente com o amigo ai de cima. Tive essa Oggi 7.2 e pedalei aproximadamente 2000 km com ele. Ainda tenho o grupo e pedalo com ele as vezes. Nunca abriu o bico e nunca tive problemas. Essa questão do deore não acho que seja uma boa, conforme o nosso amigo falou anteriormente. Trocas e upgrades só valem a pena se forem conscientes. Manda o XT que vai estar bem servido
Niner air 9
Voltar ao Topo
furukawa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2012
Floripa
Offline
Mensagens:1926
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar furukawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Ago 2016 as 10:38

Eu uso o câmbio traseiro Shimano XT M772 SGS desde 2012 com cog 36.

Depois fiz um cassete modificado 11-36 de 9v que é composto dos 6 menores cogs do cassete 11-34 e com os 3 maiores cogs do cassete 12-36.



Editado por furukawa - 16 Ago 2016 as 10:41
Voltar ao Topo
stefanl Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Mar 2016
Sumare
Offline
Mensagens:227
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar stefanl Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Ago 2016 as 10:17
Se optar pelo M772 SGS tambem,  teria que validar até que ponto é compativel com seu cassete.
Specs mostram max cog 34 dentes, que é o que eu uso (11-34).
Se a Oggi sua é 27,5 , acredito que esteja usando o mesmo cassete que eu.
Se for aro 29, talvez esteja usando o 12-36,  que teoriacamente estaria fora das especificacoes do M772,  mas nao sei até que ponto isso inviabiliza o uso ou não.
Voltar ao Topo
 Responder Página  12>

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X