Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Fórum Principal
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Sistemas de suspensões
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Sistemas de suspensões

 Responder Página  12>
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Mockoso Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Dez 2012
Brasil
Offline
Mensagens:1065
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Mockoso Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Sistemas de suspensões
    Postado: 02 Fev 2016 as 21:45
E aee pessoal, tudo blz.

Depois de ler uma matéria do BALOG:

http://www.xrides.com.br/2010/07/os-sistemas-de-suspensao-e-seus-efeitos/

Gostei do assunto. Fiquei curioso sobre o sistema Single Pivot. Ele tem alguma patente, ou coisa do tipo? Ou qualquer um pode sair fazendo bikes single pivot ?
E como fica a relação do pedal bobbing nesse sistema.
Já vi algumas bikes single pivot, como as da Santa Cruz, eles lançaram acho que em 2012/2013 uma bike single pivot. E parecem funcionar bem, ams nunca testei.

O que me chama a atenção, é que parece que todo o sistema depende muito do Shock para funcionar, tipo, não bater a balança no seat tube (aquele "arco" que junta as duas peças da balança, onde o shock fica preso). Bem essa é a minha impressão.


Olhando algumas bikes da Orange que são "eternamente single pivot:






Caso alguém tenha problemas em carregar as imagens nesse tópico, seguem os links:

http://ep1.pinkbike.org/p5pb13126229/p5pb13126229.jpg

http://ep1.pinkbike.org/p5pb13126106/p5pb13126106.jpg

http://ep1.pinkbike.org/p5pb13126104/p5pb13126104.jpg

http://ep1.pinkbike.org/p5pb13126176/p5pb13126176.jpg

Link original:

www.pinkbike.com/news/the-bike-place-show-randoms-2016.html

Olhando uma das últimas imagens do link da matéria, lembrei da Caloi sk rsrsrs:

ùltima foto da matéria:


http://ep1.pinkbike.org/p5pb13126131/p5pb13126131.jpg

caloi sk:



http://images.maquinadevendas.com.br/370x370/produto/618992_3931362_20150609133315.jpg

Nesse caso, ambas tem um sistema pareceido (olhando as imagens) e qual seria esse sistema ?

T+ e valeus



Yo soy el Mock! El unico :)
Voltar ao Topo
Royo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Jan 2004
SJCampos
Offline
Mensagens:6736
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (2) Agradecimentos(2)   Citar Royo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Fev 2016 as 07:58
o sistema single pivot é o mais antigo e o mais simples..  e tb o que mais sofre com as forças externas de pedalada e de frenagem..   ou seja..  é uma dos mais ineficientes. 

e tem grande dependencia do posicionamento do pivo..  mudando onde o pivo é colocado, vc muda o drasticamente o comportamento da bike..   e o funcionamento da bike tb depende de qual coroa vc ta usando ..  pois numa bike com 03 coroas.. a força pode ser aplicada acima do pivo ( coroa maior) ou abaixo do pivo ( coroa menor) e isso vai fazer com que as resposta da suspa sejam bem diferentes... ai a bike varia muito o comportamento durante o pedal, dependendo de qual marcha vc ta usando.

eu particularmente não gosto desse sistema. 

ah.. e todo sistema de suspa depende do funcionamento do shock.. não existe sistema de suspensão sem o shock.. ele é parte integrante do sistema..  o q muda é q num sistema com linkagens mais modernas, o posicionamento dos links em si acaba minimizando a influencia do shock e de seu sistema de travas e etc..  ai a propria linkagem faz o papel de eliminar a influencia das forças externas, não ficando tudo a cargo do shock. 
MOUNTAIN BIKE É FULL SUSPENSION , o resto é BICICLETA!

http://mtbogrozumbi.blogspot.com/
Voltar ao Topo
Mafu Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Ago 2008
Campos/RJ
Offline
Mensagens:3542
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Mafu Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Fev 2016 as 08:56
Apenas completando o que o Royo postou, o single pivot, ou pivô simples, numa tradução literal, é o sistema onde o eixo da roda está diretamente ligado à estrutura principal do quadro por meio de um link único (a balança).

Dessa forma, o eixo da roda vai descrever um círculo perfeito em torno do ponto de fixação no quadro.

Porque estou frisando isso? Porque muita gente confunde o fato de haver links acionando o shock e achando que não se trata de uma single pivot.

Veja então o caso das Kona e Transition:





Apesar dos links de acionamento, elas são single pivot, pois os eixos das rodas descrevem seus cursos, no acionamento da suspensão, por meio de um pivô único.

Apesar de ser o mais simples dos sistemas, o posicionamento do pivô principal afeta muito o funcionamento da suspensão e é bastante complexa a gama de variedade possível e suas implicações.
Nos contos de fadas, a princesa beija o sapo e ele vira um príncipe.
Na vida real, você coloca uma aliança no dedo da princesa e ela vira uma bruxa.
Voltar ao Topo
ftajiri Ver Drop Down


Cadastrado em: 22 Fev 2008
-
Offline
Mensagens:1544
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar ftajiri Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Fev 2016 as 09:15
temos as scott spark, bem como as genius..  
Voltar ao Topo
Mockoso Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Dez 2012
Brasil
Offline
Mensagens:1065
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Mockoso Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Fev 2016 as 10:15
Originalmente postado por Royo Royo escreveu:

o sistema single pivot é o mais antigo e o mais simples.. e tb o que mais sofre com as forças externas de pedalada e de frenagem..   ou seja.. é uma dos mais ineficientes.

e tem grande dependencia do posicionamento do pivo.. mudando onde o pivo é colocado, vc muda o drasticamente o comportamento da bike..   e o funcionamento da bike tb depende de qual coroa vc ta usando .. pois numa bike com 03 coroas.. a força pode ser aplicada acima do pivo ( coroa maior) ou abaixo do pivo ( coroa menor) e isso vai fazer com que as resposta da suspa sejam bem diferentes... ai a bike varia muito o comportamento durante o pedal, dependendo de qual marcha vc ta usando.

eu particularmente não gosto desse sistema.

ah.. e todo sistema de suspa depende do funcionamento do shock.. não existe sistema de suspensão sem o shock.. ele é parte integrante do sistema.. o q muda é q num sistema com linkagens mais modernas, o posicionamento dos links em si acaba minimizando a influencia do shock e de seu sistema de travas e etc.. ai a propria linkagem faz o papel de eliminar a influencia das forças externas, não ficando tudo a cargo do shock.


Obrigado Royo pelas explicações.

O posicionamento do pivo nesse sistema é a alma dele praticamente. Mas eu sempre ouvi falar, que uma variação pequena de onde ele é posicionado afeta em muito o funcionamento da bike toda. Obrigado por ter lembrado isso ;).
Essa do tamanho das cororas eu desconhecia, é bom saber disso.

Sobre a eficiência, eu estava olhando as Orange, e fiquei imaginando, como ela deve sofrer muito com o bobbing, mais do que com as frenagens em si.Praticamente só tem um pivo pra tudo (tirando o design da balança que deve influênciar em algo, mesmo que muito pouco).

Eu acho que me expressei mal, sobre o sistema single pivot depender muito do shock. Eu queria me referir, que o shock praticamente fica com todo o trabalho, pois somente um pivot não consegue "dissipar" a força que lhe é exercida, e sobra tudo pro shock. Diferente do que ocorre com os outros sistemas, onde eles acabam "amortecendo" um pouco da energia recebida, e o shock não trabalha o tempo todo em 100%.
Usei como exemplo esse sistema da Orange, que literalemnte, só tem um pivo pra tudo, e o shock é quem se vira sozinho rsrsr.
Resumindo, você já tinha explicado

Originalmente postado por Mafu Mafu escreveu:

Apenas completando o que o Royo postou, o single pivot, ou pivô simples, numa tradução literal, é o sistema onde o eixo da roda está diretamente ligado à estrutura principal do quadro por meio de um link único (a balança).

Dessa forma, o eixo da roda vai descrever um círculo perfeito em torno do ponto de fixação no quadro.

Porque estou frisando isso? Porque muita gente confunde o fato de haver links acionando o shock e achando que não se trata de uma single pivot.

Veja então o caso das Kona e Transition:





Apesar dos links de acionamento, elas são single pivot, pois os eixos das rodas descrevem seus cursos, no acionamento da suspensão, por meio de um pivô único.

Apesar de ser o mais simples dos sistemas, o posicionamento do pivô principal afeta muito o funcionamento da suspensão e é bastante complexa a gama de variedade possível e suas implicações.
   

E aeee Mafú, tudo blz!
Obrigado por responder.

Eu sempre achava, que single pivot, não poderia ter "links", ou "pivos" em outras partes do quadro, como as imagens dessa Kona e da Transition.

Deixa eu ver se entendi.
Nessa Kona, o link do pivo está preso entre o final do down tube e do seat tube, perto do BB Drop, naquela parte projetada como um "arco" que faz a ligação entre down tube e seat tube certo?
O link que fica preso no seat tube, e, é conectado ao seat stay, são acionados pela roda, eles "dissipam" um pouco a energia, e jogam a energia "restante" para o single pivo, e esse, manda para o shock certo?
E aquele "link/pivo" (não sem bem como chamar nesse caso) aquela parte que conecta o chainsyay ao BB drop, que aprece que tem um rolamento, essa parte não é um tipo de pivo? Ou pelo posicionamento dela, que está bem atrás do BB drop, não tem nada a ver.

Já a desse Transition, o pivo fica preso no downtube. O Link liga o downtube ao seattube. O chainstay se conecta ao sistema praticamente preso no seattube também (na aprte mais reforçada por sinal).
E aquele "pivo/link/rolamento..." (não sei bem como chamar nesse caso também) que fica no seatstay, e que conecta o seatstay ao chainstay. Ele não caracteriza algo do sistema Four Bar?
Ou é somente algo de apoio no sistema nesse caso?

Eu achava que esses sistemas da Transition e da Kona eram outra coisa, menos single pivot.
E se for comparar eles com o usado pela orange, eles parecem ser mais eficientes, pois não sobrecarregam o shock e diminuem o bobbing.

Agradeço pela ajuda.

T+
Yo soy el Mock! El unico :)
Voltar ao Topo
Royo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Jan 2004
SJCampos
Offline
Mensagens:6736
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Royo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Fev 2016 as 10:23
esses sistema de single pivot com mais links pra desmultipicar a força aplicada no shock é comumente chamada de Split Pivot.. 

o trajeto descrito pela roda é o mesmo de um single pivot ( trajetoria em arco) mas como o esforço é transferido pro shock pode ser alterado...  ai não é mais linear..  pode ser progressivo ou regressivo de acordo com o projeto das linkagens. 
MOUNTAIN BIKE É FULL SUSPENSION , o resto é BICICLETA!

http://mtbogrozumbi.blogspot.com/
Voltar ao Topo
Royo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Jan 2004
SJCampos
Offline
Mensagens:6736
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (2) Agradecimentos(2)   Citar Royo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Fev 2016 as 10:42
Mockoso.. 

o que caracteriza o sistema ser single pivot é a quantidade de pivos existente no chain stay entre o eixo da roda e o pivo que fixa o chain stay no quadro.. 

no sistema single pivot como só tem um pivo entre o eixo da roda e o ponto de ligação no quadro.. a roda descreve uma trajetória em arco.. com o centro no ponto de ligação do chain stay no quadro..  isso faz com que a roda tente ir pra cima e pra frente qdo atinge um obstáculo..   isso naõ é o ideal..  o ideal seria q a roda traseira fizesse o mesmo trajeto da roda dianteira.. que vai pra cima e pra tras devido à inclinação da suspa..  

veja q no sistema FSR da SPZ tem um link no chain stay um pouco antes do eixo da roda.. e outro pivo na extremidade do chain stay q está conectada ao quadro..  isso faz com que a roda possa se movimentar em duas "direções"..  a roda ainda continua indo pra cima e pra frente.. mas o link extra permite reduzir o impacto das forças de pedalada e de frenagem que atuam no sistema.. 

no sistema VPP existem dois pequenos links entre o quadro e a balança traseira... ai a junção desses 2 links permite  que a roda descreva uma trajetória diferente da trajetória em arco que é descrita no sistema single pivot... ai vai de cada variação do sistema VPP .. a Niner usa dois links que giram em sentidos contrarios.. a roda acaba descrevendo uma trajetória em "S"  a Giant usa os dois links que giram no mesmo sentido.. e a trajetória é mais perto de uma linha vertical..  

o video abaixo da uma boa ideia das trajerórias de cada sistema..    claro q como  foi feito pela Giant.. ele destaca as qualidades do sistema Maestro...  



MOUNTAIN BIKE É FULL SUSPENSION , o resto é BICICLETA!

http://mtbogrozumbi.blogspot.com/
Voltar ao Topo
Mafu Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Ago 2008
Campos/RJ
Offline
Mensagens:3542
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Mafu Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Fev 2016 as 18:25
Originalmente postado por Royo Royo escreveu:

esses sistema de single pivot com mais links pra desmultipicar a força aplicada no shock é comumente chamada de Split Pivot..


Teve uma pequena confusão aí Royo.

O Split Pivot, usado pela Trek, Devinci, Salsa, etc, é aquele sistema em que na posição do próprio eixo traseiro funciona a articulação chainstay/seatstay.

Dessa forma, elimina-se o efeito da pressão da frenagem sobre a suspensão.

Nos contos de fadas, a princesa beija o sapo e ele vira um príncipe.
Na vida real, você coloca uma aliança no dedo da princesa e ela vira uma bruxa.
Voltar ao Topo
Mafu Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Ago 2008
Campos/RJ
Offline
Mensagens:3542
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Mafu Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Fev 2016 as 18:42
Mockoso, só para simplificar, em ambos os casos coloquei, o chainstay é o link que faz o sistema ser single pivot.

O restante são links de conexão, reforço e desmultiplicação de forças.

Tenha em mente que, no sistema single pivot, você pode desmontar toda a suspensão e manter apenas o chainstay* montado e a roda continuará fazendo seu percurso normal do curso da suspensão. Isso não vai acontecer no DW link, FSR, Maestro, VPP e outros.

Não sei se percebeu o asterisco na palavra chainstay, mas isso se deve ao fato de que em algumas bikes, como algumas Devinci, é o seatstay que faz a função do single pivot:

Nos contos de fadas, a princesa beija o sapo e ele vira um príncipe.
Na vida real, você coloca uma aliança no dedo da princesa e ela vira uma bruxa.
Voltar ao Topo
Mockoso Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Dez 2012
Brasil
Offline
Mensagens:1065
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Mockoso Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Fev 2016 as 21:42
Obrigado pelas explicações Royo.

Eu nem sabia que existia um nome diferente para esse sistema single pivot com links e pivos desmultiplicadores de força hehehe.

Entao, basicamente para ser um sistema single pivot, tem que ter entre o eixo da roda e algum lugar no quadro (sempre perto do BB Drop) um pivo "mestre", que será o responsável em fazer a trajetória em arco da balança, independente de ter links e pivos extras para reduzir a força no sistema que vai para o shock, e o seu ponto de fixação, deve fica no downtube, ou seat tube, mas desde que seja só ele, e que esteja perto do BB Drop,independente de está um pouco a frente do BB Drop, ou atrás, certo?

Eu vi o vídeo que você postou, e, achei bem interessante. Vou salvar para futuras consultas ;).
Acabei de deparando com a série de vídeos do AndreXTR (o user de Portugal) lá ele explica algumas coisas também.
Eu vou pesquisar esse outros sistemas depois. Mas voiu ver o site da Niner e mais alguns exemplos de VPP.
Estou absorvendo as informações desse tópico ainda. É muita coisa, isso, porque é só sobre single pivot rsrsr.

Obrigadão mesmo.

Mafú!

Então, quer dizer, que o Split Pivot, é um sistema, que fica na posição do próprio eixo traseiro, funcionando como uma articulação (deve ter algum sistema de rolamento, buchas acho que não dariam certo nesse caso) ligando o seatstay ao chainstay, no estilo macho-fêmea (macho = seatstay, fêmea = chainstay) seria isso?
Pela imagem que você postou, ele tem um certo grau de mobilidade, tipo, mais pra cima. Se ele for forçado muito pra baixo, ele esbarra naquela saliência do chainstay, que deve agir como um "limitador", seria mais ou menos isso?

Nesse caso, como se chama, o sistema single pivot, que utiliza links e pivos secundários para diminuir a força no sistema e não sobrecarregar o shock ?

Peço desculpas, mas não vi o astesrisco não rsrsrs.
Então é o chainstay que é a "linkagem" que faz o sistema ser single pivot certo?
Como você mesmo colocou, se for um sistema com desmultiplicadores de força, reforços e links, e tudo isso for desmontado, e só ficar o chainstay, ele vai "trabalhar" normalmente fazendo seu curso em arco, e o shock trabalhando (mas dessa vez, sem ajuda patra reduzir força, vai ficar em 100% de trabalho/força), como nas bikes da orange?
Mas esses "reforços, comexões e desmultiplicadores de força" podem ficar no seattube, seatstay e até mesmo no toptube, mas nunca, no chainstay, pois ai, ele deixa de ser single pivot, é por ai a coisa ?

Masse o seatstay fica fazendo a função de single pivot, pode ser considerado single pivot, mesmo fazendo a trajetória da balança em arco?
O chainstay fica servindo de apoio ou algo do tipo?

Bem, eu não entendi bem essa aqui da Transition:

http://ep1.pinkbike.org/p5pb13128603/p5pb13128603.jpg



Link completo:

http://www.pinkbike.com/news/transition-triple-core-bike-2016.html

Pela descrição, eles chamam de Bottom Bracket Pivot. Ela seria um tipo de singe pivot nesse caso?

T+ e obrigado pela ajuda.
Yo soy el Mock! El unico :)
Voltar ao Topo
Royo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Jan 2004
SJCampos
Offline
Mensagens:6736
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Royo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Fev 2016 as 22:08
Mafu,

Obrigado pela correção..  

ta ai uma explicação do sistema split pivot..  pelo proprio craidor do sistema..   q tb é o cara que criou o DW-link



MOUNTAIN BIKE É FULL SUSPENSION , o resto é BICICLETA!

http://mtbogrozumbi.blogspot.com/
Voltar ao Topo
Royo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Jan 2004
SJCampos
Offline
Mensagens:6736
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Royo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Fev 2016 as 22:20
caso queiram mais infos do DW-link

http://www.dw-link.com/home.html
MOUNTAIN BIKE É FULL SUSPENSION , o resto é BICICLETA!

http://mtbogrozumbi.blogspot.com/
Voltar ao Topo
Bol Gola Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Jun 2006
Goiânia
Offline
Mensagens:5988
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Bol Gola Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Fev 2016 as 23:02
E o sistema Mid Link da Breezer? Já ouviram falar?

http://mlink.breezerbikes.com/technology/





1986 - Caloi Cross Aero Free Light
1990 - Samchuly Master 18 marchas
2012 - KHS Alite 1000
2013 - Cannondale Flash F2
2015 - Trek X Caliber 7
Voltar ao Topo
Mafu Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Ago 2008
Campos/RJ
Offline
Mensagens:3542
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Mafu Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Fev 2016 as 00:26
Originalmente postado por Mockoso Mockoso escreveu:


Pela descrição, eles chamam de Bottom Bracket Pivot. Ela seria um tipo de singe pivot nesse caso?

T+ e obrigado pela ajuda.


Esse sistema também é single pivot e usa desse artifício para que não haja variação de distância entre a coroa e o pinhão no movimento da suspensão, possibilitando o uso de gancheiras horizontais e pinhão único, sem câmbio.

É mais usado em bikes de Slopestyle e Dirtjump.
Nos contos de fadas, a princesa beija o sapo e ele vira um príncipe.
Na vida real, você coloca uma aliança no dedo da princesa e ela vira uma bruxa.
Voltar ao Topo
Mafu Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Ago 2008
Campos/RJ
Offline
Mensagens:3542
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (2) Agradecimentos(2)   Citar Mafu Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Fev 2016 as 00:34
Originalmente postado por Bol Gola Bol Gola escreveu:


E o sistema Mid Link da Breezer? Já ouviram falar?

http://mlink.breezerbikes.com/technology/


Não deixa de ser apenas uma variação do VPP.

Veja que existe uma balança, onde o eixo traseiro é fixado, que é conectada à estrutura principal por dois links para fazer o movimento.

É o mesmo artifício utilizado em muitas outras bikes, variando o tamanho e as formas dos links.
Nos contos de fadas, a princesa beija o sapo e ele vira um príncipe.
Na vida real, você coloca uma aliança no dedo da princesa e ela vira uma bruxa.
Voltar ao Topo
Mockoso Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Dez 2012
Brasil
Offline
Mensagens:1065
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Mockoso Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Fev 2016 as 11:08
Fala Royo!

Obrigado pelo vídeo e link do DW-Link.
O criador do DW-Link, não tinha uma "treta" com o dono da Evil?
Parece que ele acusava o cara de ter plagiado, copiado, modificado... O DW-Link para usar nas bikes da Evil.
Já o dono da Evil diz que criou um sistema próprio, melhorado...
Tinha isso lá no falecido site do dh brasil (rip).

T+ e obrigado pela ajuda.

Originalmente postado por Mafu Mafu escreveu:

Originalmente postado por Mockoso Mockoso escreveu:


Pela descrição, eles chamam de Bottom Bracket Pivot. Ela seria um tipo de singe pivot nesse caso?

T+ e obrigado pela ajuda.


Esse sistema também é single pivot e usa desse artifício para que não haja variação de distância entre a coroa e o pinhão no movimento da suspensão, possibilitando o uso de gancheiras horizontais e pinhão único, sem câmbio.

É mais usado em bikes de Slopestyle e Dirtjump.


E aeee Mafú, obrigado pela explicação.
Eu dei uma olhada na legenda da foto hehehe :D.

Depois de ficar olhando as imagens, percebi que, esse sistema funciona para não deixar todo o conjunto da balança molenga demais, ele é criado mais para que o conjunto da balança seja o mais rigído possível estruturalmente, ou seja, a balança toda tem que funcionar como um bloco só.

O split pivot ali, nesse caso em especial, deve funcionar para dar uma certa articulação junto com o link, para não sobrecarregar o shock.
Tanto, que as opções de regulagem da gancheira são todos no chainstay.

Também, é pra bike de Slopestyle, e elas sofrem viu :D.
Já vi gente usando bikes de slopestyle em pistas de skate. Fiquei com dó dos rolamentos rsrsrs.

Originalmente postado por Mafu Mafu escreveu:

Originalmente postado por Bol Gola Bol Gola escreveu:


E o sistema Mid Link da Breezer? Já ouviram falar?

http://mlink.breezerbikes.com/technology/


Não deixa de ser apenas uma variação do VPP.

Veja que existe uma balança, onde o eixo traseiro é fixado, que é conectada à estrutura principal por dois links para fazer o movimento.

É o mesmo artifício utilizado em muitas outras bikes, variando o tamanho e as formas dos links.


Mas pode haver variações de outros sistemas, tipo esse da Breezer, sem ser processado por plaǵio?
No caso, como você mesmo disse, ele é uma variante do VPP, e os caras patentearam como "Mid Link".
Da última vez que vi isso, foi como citado mais acima, onde o dono da Evil se não me falha a memória, fez umas modificações no DW-Link, e criou um sistema novo, e ganhou um processo por parte do criador do DW-Link.


Só uma coisa.
Qualquer um pode sair por ai, fazendo bikes com single pivot?

T+ e valeus.
Yo soy el Mock! El unico :)
Voltar ao Topo
Mafu Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Ago 2008
Campos/RJ
Offline
Mensagens:3542
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Mafu Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Fev 2016 as 13:52
Single pivot por si só não tem patente.

Trata-se de um sistema universal utilizado em praticamente todas as motos e também num número muito grande de bikes.

As patentes são mais aplicadas nas linkagens periféricas.

A patente que gerou um maior número de atritos foi a do FSR da Specialized, que foi comprada da AMP Research nos anos 90 e engloba uma série de itens que não podiam ser utilizados por outra empresa sem a devida licença.

O item patenteado que mais gerou problema foi a fixação do eixo da roda no seatstay, que fez com que a GT, Schwinn e outras, fossem obrigadas a mudar seus sistemas de suspensão.

Dois modelos que precisaram ser alterados foram a GT LTS:



e a Schwinn:



Outra patente da Specialized que também que gerou problemas foi a fixação do da pinça de freio no seatstay flutuante, fazendo com que diversas empresas lançassem mão de recursos como uma haste articulada que era fixada no suporte da pinça, sendo este diretamente preso no eixo traseiro, e na estrutura do quadro.
Várias empresas usaram esse recurso, entre elas Kona, Foes e Versus:







Nos contos de fadas, a princesa beija o sapo e ele vira um príncipe.
Na vida real, você coloca uma aliança no dedo da princesa e ela vira uma bruxa.
Voltar ao Topo
Mockoso Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Dez 2012
Brasil
Offline
Mensagens:1065
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Mockoso Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Fev 2016 as 21:02
Mafu!

Entendi quase tudo , só ão entendi bem, o lance da patente que a Specialized comprou, em relação as duas imagens acima, principalmente nessa foto da GT.
Eu estou olhando faz uma meia hora para essas duas imagens, e não tô conseguindo ver:

[QUOTE=Mafu]

"[...] item patenteado que mais gerou problema foi a fixação do eixo da roda no seatstay, que fez com que a GT, Schwinn e outras, fossem obrigadas a mudar seus sistemas de suspensão.[...]"

É esse ponto em negrito, que estou com dificuldade em "visualizar".
Se você puder marcar esses pontos nas imagens, eu agradeço.

E obrigado pelos esclarecimentos, tem ajudado bastante.
Agradeço também a todos que postaram ;)

T+
Yo soy el Mock! El unico :)
Voltar ao Topo
Mafu Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Ago 2008
Campos/RJ
Offline
Mensagens:3542
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Mafu Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Fev 2016 as 01:36
Originalmente postado por Mockoso Mockoso escreveu:

Mafu!

Entendi quase tudo , só ão entendi bem, o lance da patente que a Specialized comprou, em relação as duas imagens acima, principalmente nessa foto da GT.
Eu estou olhando faz uma meia hora para essas duas imagens, e não tô conseguindo ver:

[QUOTE=Mafu]

"[...] item patenteado que mais gerou problema foi a fixação do eixo da roda no seatstay, que fez com que a GT, Schwinn e outras, fossem obrigadas a mudar seus sistemas de suspensão.[...]"

É esse ponto em negrito, que estou com dificuldade em "visualizar".
Se você puder marcar esses pontos nas imagens, eu agradeço.

E obrigado pelos esclarecimentos, tem ajudado bastante.
Agradeço também a todos que postaram ;)

T+


A resposta está na sua pergunta.

O eixo da roda traseira na foto da GT é fixado no seatstay, tal qual no FSR da Specialized:



Isso não podia por ser protegido pela patente da SPZ.

O prazo da patente venceu (não me lembro o ano) e agora o sistema já caiu em domínio público, podendo ser usado sem riscos de processo.
Nos contos de fadas, a princesa beija o sapo e ele vira um príncipe.
Na vida real, você coloca uma aliança no dedo da princesa e ela vira uma bruxa.
Voltar ao Topo
Mockoso Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Dez 2012
Brasil
Offline
Mensagens:1065
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Mockoso Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Fev 2016 as 22:05
Originalmente postado por Mafu Mafu escreveu:

Originalmente postado por Mockoso Mockoso escreveu:

Mafu!

Entendi quase tudo , só ão entendi bem, o lance da patente que a Specialized comprou, em relação as duas imagens acima, principalmente nessa foto da GT.
Eu estou olhando faz uma meia hora para essas duas imagens, e não tô conseguindo ver:

[QUOTE=Mafu]

"[...] item patenteado que mais gerou problema foi a fixação do eixo da roda no seatstay, que fez com que a GT, Schwinn e outras, fossem obrigadas a mudar seus sistemas de suspensão.[...]"

É esse ponto em negrito, que estou com dificuldade em "visualizar".
Se você puder marcar esses pontos nas imagens, eu agradeço.

E obrigado pelos esclarecimentos, tem ajudado bastante.
Agradeço também a todos que postaram ;)

T+


A resposta está na sua pergunta.

O eixo da roda traseira na foto da GT é fixado no seatstay, tal qual no FSR da Specialized:



Isso não podia por ser protegido pela patente da SPZ.

O prazo da patente venceu (não me lembro o ano) e agora o sistema já caiu em domínio público, podendo ser usado sem riscos de processo.


Hehehhe.
É que quando eu fico confuso, eu fico mesmo confuso rsrsrs.

Eu fiz um círculo amarelo em volta do dito cujo, é isso mesmo?



Se for, tá explicado ;).

Ainda bem que caiu em domínio público. Esses lances de patentes são malucos, principalmente nos Estados Unidos. Lá os caras patenteiam até a sombra se deixar.

T+

Yo soy el Mock! El unico :)
Voltar ao Topo
Royo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Jan 2004
SJCampos
Offline
Mensagens:6736
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Royo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Fev 2016 as 08:25
O ponto indicado é o pivo que caracteriza o sitema FSR..  ali é mais um ponto de articulação...  esse ponto de articulação ficando no chain stay é parte da patente da SPZ. 

no sistema single pivot não existe essa articulação extra entre o ponto de fixação no quadro e o eixo da roda (gancheiras)..   no single pivot a roda é fixada no chain stay...  no FSR ela vai fixada no seat stay. 
MOUNTAIN BIKE É FULL SUSPENSION , o resto é BICICLETA!

http://mtbogrozumbi.blogspot.com/
Voltar ao Topo
Ramai Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Jul 2014
Itaberaba - BA
Offline
Mensagens:1464
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ramai Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Fev 2016 as 10:40
Deixa ver se eu entendi:

FSR: O eixo da roda ("cubo traseiro") é fixado no seat stay ("tubo de cima")
Single Pivot: O eixo da roda ("cubo traseiro") é fixado no chain stay ("tubo de baixo")

Smile

Acho que o amigo não estava entendendo porque não estava sabendo onde fica o eixo da roda, que é onde encaixa-se a gancheira,cambio traseiro, cubo, cassete...

Valeu pela aula, amigos! Bem interessante!!
É só pesquisar imagens no google, que fica mais fácil entender! Big smile


Editado por Ramai - 06 Fev 2016 as 10:43
Scott
Bikes e aviões <3
Voltar ao Topo
Mockoso Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Dez 2012
Brasil
Offline
Mensagens:1065
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Mockoso Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Fev 2016 as 11:37
Originalmente postado por Royo Royo escreveu:

O ponto indicado é o pivo que caracteriza o sitema FSR..  ali é mais um ponto de articulação...  esse ponto de articulação ficando no chain stay é parte da patente da SPZ. 

no sistema single pivot não existe essa articulação extra entre o ponto de fixação no quadro e o eixo da roda (gancheiras)..   no single pivot a roda é fixada no chain stay...  no FSR ela vai fixada no seat stay. 





E aee Royo, tudo blz!

Lendo a sua explicação, acho que agora entendi.
Ou seja, o pivô que liga o chainstay ao seatstay, até podia, mas, se quem fosse prender o eixo da roda ao quadro, você o seatstay, então não poderia, devido a esse tipo de fixação ser parte da patente da SPZ.
Tinha que ser usado o chainstay pra isso, certo?

É tipo nessa foto que o Mafú colocou nos posts anteriores:



O dessa Transition, o sistema de fixação do eixo da roda no quadro, é no próprio chainstay. O pivô so seatstay, além de ter o papel de ligar ambas as partes, serve para auxiliar a redução de força no sistema single pivot certo?

O mesmo vale para essa imagem da Kona, postada pelo Mafu:



É a mesma coisa em relação a Transition certo?

Se for isso, ai eu entendi.

Mas, segundo o Mafu, essa parte do sistema de patente da SPZ (prender o eixo da roda da bike, pelo chainstay) já caiu em domínio público.
Tem um monte de marcas agora, fabricando suas bikes com o eixo das rodas prendendo no seatstay. Dá uma olhada:

Transition:

Link da matéria:

http://www.pinkbike.com/news/transition-patrol-carbon-1-review-2016.html




Detalhe da matéria:

Originalmente postado por Pinkbike/Transition Pinkbike/Transition escreveu:


"[...]Transition isn't trying to reinvent suspension design with Patrol's 155mm travel GiddyUp system, but rather execute a four-bar setup that works well with a smidge more sag than what you see recommended from some other companies, without requiring any pedaling aids. The GiddyUp moniker is a play on words that refers to the Horst Link suspension design, which makes more sense when you see that Transition has moved the rearmost pivot from the seat stay on their older link-driven, single pivot bikes, to the chain stay on their Patrol and other new machines.[...]"


Me corrijam se eu estiver errado:

Eles estão usando agora um sistema four-bar, ou estão simulando um, com esse design "Patrol's de 155mm, mais algo ligado ao Horst Link, ou seja, algo do FSR?
Nesse caso, esse modelo não é mais um single pivo, ou é? Se for, me expliquem por favor.


Rose Bikes:

Link da matéria:

http://www.pinkbike.com/news/rose-bikes-tour-germany-2016.html





Nessa última imagem, da pra ver, o eixo da roda preso no seatstay claramente. Achei bem maneiro o jeito que eles fizeram, um design bem limpo.


Uma coisa relacionada aos single pivo's, que me chamou a atenção, é essa criação da Foes:

Foes:

Link da matéria:

http://www.pinkbike.com/news/foes-mixer-trail-review-2016.html

Link do site da Foes:

http://foesracing.com/bikes/frames/foes-mixer-trail/





Single pivo com sistema de linkagem progressivo ???



Pela imagem acima, não dá pra perceber, se o sistema que prende o eixo da roda, fica no chainstay, ou seatstay. Pelo menos, eu não consegui ver.

Essa Foes diz que é single pivo (uma bela single pivo ;)), e que usa um sistema de linkagem progressivo. Como é que é isso nesse caso, e como funciona?

Originalmente postado por Pinkbike/Foes Pinkbike/Foes escreveu:

"[...]Construction: Aluminum chassis, linkage-driven single-pivot type suspension [...]"

Originalmente postado por Foes Foes escreveu:

"[...] Foes progressive linkage System [...]"



A Evil tem um sistema de suspensões muito legal. Alguém conhece o funcionamento:

Link da Matéria:

http://www.pinkbike.com/news/evil-bikes-the-wreckoning-first-look-core-bike-2016.html





T+ e obrigado pelas respostas.
Yo soy el Mock! El unico :)
Voltar ao Topo
Mockoso Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Dez 2012
Brasil
Offline
Mensagens:1065
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Mockoso Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Fev 2016 as 11:43
Originalmente postado por Ramai Ramai escreveu:

Deixa ver se eu entendi:

FSR: O eixo da roda ("cubo traseiro") é fixado no seat stay ("tubo de cima")
Single Pivot: O eixo da roda ("cubo traseiro") é fixado no chain stay ("tubo de baixo")

Smile

Acho que o amigo não estava entendendo porque não estava sabendo onde fica o eixo da roda, que é onde encaixa-se a gancheira,cambio traseiro, cubo, cassete...

Valeu pela aula, amigos! Bem interessante!!
É só pesquisar imagens no google, que fica mais fácil entender! Big smile





E aee Ramai, tudo blz!

É por ai mesmo sobre os sistemas single pivot e FSR.

Eu não tinha entendido, mais, pois havia um pivo nas imagens que fazia a ligação seatstay e chainstay, e quando o Mafu disse, que o eixo da roda ficava preso no seatstay, eu fiquei meio confuso, mas agora já entendi ;).

T+ e valeus

Esqueci de colocar no meu post anterior:



Maluco o sistema deles!
Um "link" que prende o chainstay e o seatstay pelo eixo da roda.

T+

Editado por Mockoso - 06 Fev 2016 as 11:54
Yo soy el Mock! El unico :)
Voltar ao Topo
Royo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Jan 2004
SJCampos
Offline
Mensagens:6736
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Royo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Fev 2016 as 13:56
Four Bar.. .é o nome mais abrangente que define qualquer sistema de movimentação que use 4 barras e 4 pontos de articulação...    vc pode configurar de infinitas maneiras pra se obter diferentes tipos de movimentos...    

Horst Link e FSR são configurações especificas de sistemas Four bar..  a patente da SPZ define em detalhes como é essa configuração... o que eles patentearam é uma relação/configuração especifica de um sistema four bar..   o posicionamento dos links e etc..  

Horst link é o sistema que tem 02 dos 4 links localizados no seat tube.. com o link inferior localizado acima do movimento central e com o eixo  traseiro localizado acima do link do chain stay

FSR é uma variação especifica do Horst Link..  com relação ao posicionamento relativo dos links entre si.. 


A Giant tinha no passado o sistema NRS que tb tinha o link no chain stay mas nem por isso era um FSR ou um Horst Link.. 


veja que o sistema NRS tem 4 barras e 4 pivos..    mas não tem o link inferior acima do movimento central...  ele está atras ...   isso já diferencia ele de um Horst link... e de um FSR e por isso não teve problemas com patente da SPZ. 

Tem muitas possibilidades de variações de sistemas de linkagens...  a marca Norco usou por muito tempo o sistema FSR da SPZ e pagava patente pra eles..   mas depois ela disse que melhorou o sistema FSR e ai criou o seu proprio sistema , chamado ART Advanced Ride Technology

Norco pra Enduro




Norco pra XC

MOUNTAIN BIKE É FULL SUSPENSION , o resto é BICICLETA!

http://mtbogrozumbi.blogspot.com/
Voltar ao Topo
Mockoso Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Dez 2012
Brasil
Offline
Mensagens:1065
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Mockoso Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Fev 2016 as 22:26
Royo!

Sobre o FSR e sua patente entendi, assim como o Rocker Link, que é um conhecido como um tipo de Four-Bar também, por ter 4 componentes no sistema, mas, se comparado com o Horst Link, a diferença entre eles, é que o Rocket Link, tem a ligação do chainstay ao seatstay feita por um pivo que está no seatstay, ou seja, o pivo é no seatstay. Já o Horst Link, apresenta esse pivo no chainstay, que da toda uma diferença no funcionamento.

Mas, é o padrão do Horts Link ter dois pivos no seat tube, chamados de pivos fixos ?
O pivo principal não ter que ficar perto do movimento central, como na frente, em cima, atrás? Só não sei se ele ficar abaixo do movimento central como fica nesse caso, pois vai precisar de um link, ai já entra na área do VPP, mas isso é uma história pra mais tarde, se não, meu cérebro vai fundir rsrsrs.

Vou dar um exemplo de Horst Link onde não tem os dois pivos no seat tube:



Demo 2014 acima. Olha onde fica o pivo principal, junto com o movimento central (BB Drop), muito similar com aquela Transition de Slopestyle :D. (Eu gostava das Demos FR das antigas, ainda vou achar uma em bom estado, só pra pendurar na parede ;) rsrsr)

Achei uma coisa legal sobre o four-bar:

http://forums.mtbr.com/weight-weenies/full-suspension-ww-recommendations-622785-3.html

Originalmente postado por Mark Landsaat/Forums-MTBR Mark Landsaat/Forums-MTBR escreveu:


"[...]Every 4-bar is made up of 4 elements.
Bar-1=grounded member with 2 fixed pivots.
Bar-2=driver with 1 fixed and 1 floating pivot.
Bar-3=follower with 1 fixed and 1 floating pivot.
Bar-4=coupler with 2 floating pivots.[...]"


Imagem que ele postou:



Captei sobre a NRS não ser four-bar só pelo posicionamento do pivo no chainstay, entendi o que você quiz dizer.
Os 4 pivos eu vi, mas as 4 barras tá difícil... Pra mim, só se contar o link, e a barra onde está o sistema de fixação do eixo da roda, onde, tá a gancheira, seria isso? A barra quase vertical, que liga o seatstay ao chainstay?

Esquisito esse sistema da Norco. Melhor, esquisito o design do conjunto da balança, onde tem o eixo da roda ate a ligação do pivo com o chainstay, feinho!

T+ e obrigado.
Yo soy el Mock! El unico :)
Voltar ao Topo
Mockoso Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Dez 2012
Brasil
Offline
Mensagens:1065
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Mockoso Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Fev 2016 as 11:43
Um programa para fazer simulações de sistemas de suspensões:

http://www.bikechecker.com/

Só roda nos sistemas do Gates.

Um pouco de explicação sobre ele:

http://www.forumbtt.net/showthread.php?1499-Sistemas-de-suspens%F5es-N%E3o-te-deixes-enganar-pelo-Marketing

T+
Yo soy el Mock! El unico :)
Voltar ao Topo
Mafu Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Ago 2008
Campos/RJ
Offline
Mensagens:3542
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Mafu Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Fev 2016 as 20:29
Originalmente postado por Royo Royo escreveu:

veja que o sistema NRS tem 4 barras e 4 pivos..    mas não tem o link inferior acima do movimento central...  ele está atras ...   isso já diferencia ele de um Horst link... e de um FSR e por isso não teve problemas com patente da SPZ.


Na verdade, teve sim. A NRS não foi vendida no mercado americano em função disso.

O posicionamento do pivô principal, atrás e acima do central, era apenas um dos itens da patente da SPZ.

Mas a NSR infrigia na questão do posicionamento do eixo da roda traseira, fixado no seatstay e também da fixação da pinça do freio na mesma peça.

Veja essa explicação sobre o Horst Link:

https://www.bikeschool.com/blog/horst-of-a-different-color-the-history-of-the-horst-link-four-bar-linkage/
Nos contos de fadas, a princesa beija o sapo e ele vira um príncipe.
Na vida real, você coloca uma aliança no dedo da princesa e ela vira uma bruxa.
Voltar ao Topo
Mockoso Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Dez 2012
Brasil
Offline
Mensagens:1065
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Mockoso Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Fev 2016 as 21:37
Originalmente postado por Mafu Mafu escreveu:

Originalmente postado por Royo Royo escreveu:

veja que o sistema NRS tem 4 barras e 4 pivos..    mas não tem o link inferior acima do movimento central...  ele está atras ...   isso já diferencia ele de um Horst link... e de um FSR e por isso não teve problemas com patente da SPZ.


Na verdade, teve sim. A NRS não foi vendida no mercado americano em função disso.

O posicionamento do pivô principal, atrás e acima do central, era apenas um dos itens da patente da SPZ.

Mas a NSR infrigia na questão do posicionamento do eixo da roda traseira, fixado no seatstay e também da fixação da pinça do freio na mesma peça.

Veja essa explicação sobre o Horst Link:

https://www.bikeschool.com/blog/horst-of-a-different-color-the-history-of-the-horst-link-four-bar-linkage/


É muita informação rsrsrs.

Mas hoje tá liberado esse lance do posicionamneto do pivo central atrás e em cima do cetral certo?
O mesmo, com prender a roda traseira no seatube certo?
Meio que caiu em domínio público ?

T+ e valeus
Yo soy el Mock! El unico :)
Voltar ao Topo
Royo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Jan 2004
SJCampos
Offline
Mensagens:6736
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Royo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Fev 2016 as 08:05
é.. se for querer entrar a fundo no universo dos sistemas de suspensões.... tem uma infinidade de informações mesmo... 

e a patente da SPZ sobre o FSR já acabou...  mas hj nem é mais tão interessante assim usar o sistema FSR..   ja tem sistemas melhores no mercado...   DW-link... VPP...  são mais eficientes que o FSR. 
MOUNTAIN BIKE É FULL SUSPENSION , o resto é BICICLETA!

http://mtbogrozumbi.blogspot.com/
Voltar ao Topo
Mockoso Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Dez 2012
Brasil
Offline
Mensagens:1065
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Mockoso Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Fev 2016 as 12:44
Originalmente postado por Royo Royo escreveu:

é.. se for querer entrar a fundo no universo dos sistemas de suspensões.... tem uma infinidade de informações mesmo... 

e a patente da SPZ sobre o FSR já acabou...  mas hj nem é mais tão interessante assim usar o sistema FSR..   ja tem sistemas melhores no mercado...   DW-link... VPP...  são mais eficientes que o FSR. 


Desculpe a demora em retornar.
Estou configurando meu novo sistema Gnu/Linux (que vai se tornar o principal) que tem muito mais opções de configurações e posso deixar mais leve do que o que uso agora.
Então, estou meio sumido.

Mas é bem legal o lance dos sistemas de suspensões.
Tem bastante coisas, mas é bem legal mesmo.

Sobre o FSR, eu ainda o vejo como opção pra uma bike mais xtreme, tipo FR e DH, mas para pedalar, tem opções melhores com certeza.
Um amigo meu tinha uma 951 da Intense, e babava no VPP. Ai pegou uma Scott de DH nova, com aquele design maluco de links, e está apaixonado!

T+ e valeus
Yo soy el Mock! El unico :)
Voltar ao Topo
Mafu Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Ago 2008
Campos/RJ
Offline
Mensagens:3542
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Mafu Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Fev 2016 as 17:32
Todo sistema possui vantagens e desvantagens e todas as fábricas sempre anunciam ter achado o sistema perfeito.

Eu tenho uma Demo 2010 e meu filho uma Devinci Wilson.

São sistemas de suspensão completamente diferentes e ambos já ganharam a WC no DH.

Então é muito difícil dizer que tal sistema é o melhor, porque cada um pode se adaptar melhor a um ou outro sistema.
Nos contos de fadas, a princesa beija o sapo e ele vira um príncipe.
Na vida real, você coloca uma aliança no dedo da princesa e ela vira uma bruxa.
Voltar ao Topo
Mockoso Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Dez 2012
Brasil
Offline
Mensagens:1065
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Mockoso Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Fev 2016 as 17:47
Originalmente postado por Mafu Mafu escreveu:

Todo sistema possui vantagens e desvantagens e todas as fábricas sempre anunciam ter achado o sistema perfeito.

Eu tenho uma Demo 2010 e meu filho uma Devinci Wilson.

São sistemas de suspensão completamente diferentes e ambos já ganharam a WC no DH.

Então é muito difícil dizer que tal sistema é o melhor, porque cada um pode se adaptar melhor a um ou outro sistema.


Eu estava olhando issoonte, em um tópico em espanhol das Ilhas Canárias, ou algo assim, e era isso mesmo que o tópico procurava mostrar, que cada sistema tem vantagens e desvantagens.

Os caras desenterraram até aquela marca "Maverick" e osistema de suspensão dela. Tem uns documentários no National Geografic que as vezes mostram os caras das antigas pedalando, e passa essa marca ;D.

Essas Demos são show!
Não vende não.

O lance é procurar um sistema que lhe atenda.
Eu gostei de saber, que o single pivot e o FSR estão "em domínio público".

Agora, olhando o site da Orange ontem, eu estava vendo os preços, e achei bem salgadinho pagar quase £ 5.000,00 em uma bike single pivot da orange, sei lá, tem bikes com um funcionamento melhor por um preço melhor.
Mas o processo de fabricação é doido, principalmente das balanças (pelo que eu entendi eram elas). É uma chapa dobrada e soldada :D XD.

Mas hoje, eu resolvi ver as bikes que usavam dois shocks a ar, as 2 Stage Elite:





Links adicionais:

http://www.pinkbike.com/news/2Stage-Elite-9-Test-2009.html

http://www.bikeradar.com/us/news/article/first-look-2stage-bikes-17135/

https://dirtmountainbike.com/bike-reviews/bike-test-2stage-elite9.html

É um tipo de single pivot não é?

Uma pena que deixou de existir...

T+
Yo soy el Mock! El unico :)
Voltar ao Topo
BALOG Ver Drop Down


Cadastrado em: 13 Abr 2005
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:1951
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar BALOG Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Fev 2016 as 17:52
Que legal ver isso aqui!

Eu não lia essa matéria que escrevi há anos... muito legal ver que ainda leva informação e influencia pessoas por ai até hoje.

Depois dou uma lida com calma no topico e dou uns pitacos!
Voltar ao Topo
Mockoso Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Dez 2012
Brasil
Offline
Mensagens:1065
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Mockoso Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Fev 2016 as 21:33
Originalmente postado por BALOG BALOG escreveu:

Que legal ver isso aqui!

Eu não lia essa matéria que escrevi há anos... muito legal ver que ainda leva informação e influencia pessoas por ai até hoje.

Depois dou uma lida com calma no topico e dou uns pitacos!


E aeee!
Até que enfim apareceu rsrsrs.

Eu tinha lido ela, quando ainda existia o dh brasil (rip - se perdeu coisa pra caramba), mas na época nem ligava muito.
Mas depois, começou a bater aquela curiosidade,pesquisando as coisas, achei ela de novo, e começei a buscar informações e criei esse tópico.
Foi uma das matérias mais fáceis de entender muitas coisas.

Mas ai!
Quando der, dá uma atualizada nela ;).

Fica uma perguntinha pra você.

O que aconteceu com o teu quadro do seu projeto de graduação? :D.

T+ e valeus
Yo soy el Mock! El unico :)
Voltar ao Topo
Mafu Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Ago 2008
Campos/RJ
Offline
Mensagens:3542
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Mafu Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Fev 2016 as 09:43
Originalmente postado por Mockoso Mockoso escreveu:


É um tipo de single pivot não é?

Uma pena que deixou de existir...

T+


Não é não.

Se você observar vai ver que existe um link conectando a balança principal à estrutura do quadro:



o shock dianteiro faz a função de segundo link e ambos atuam em estágios diferentes de amortecimento.

Na teoria, o sistema permite uma gama ampla de ajustabilidade para a primeira e segunda metades do curso, de forma independente.

Na prática, além do peso exagerado, não sei se isso traz realmente alguma vantagem.
Nos contos de fadas, a princesa beija o sapo e ele vira um príncipe.
Na vida real, você coloca uma aliança no dedo da princesa e ela vira uma bruxa.
Voltar ao Topo
Mockoso Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Dez 2012
Brasil
Offline
Mensagens:1065
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Mockoso Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Fev 2016 as 22:54
Originalmente postado por Mafu Mafu escreveu:

Originalmente postado por Mockoso Mockoso escreveu:


É um tipo de single pivot não é?

Uma pena que deixou de existir...

T+


Não é não.

Se você observar vai ver que existe um link conectando a balança principal à estrutura do quadro:



o shock dianteiro faz a função de segundo link e ambos atuam em estágios diferentes de amortecimento.

Na teoria, o sistema permite uma gama ampla de ajustabilidade para a primeira e segunda metades do curso, de forma independente.

Na prática, além do peso exagerado, não sei se isso traz realmente alguma vantagem.


Esse link que você se refere, é aquele que está conectado ao shock que fica em cima certo?
O que fica embaixo trabalha "normalmente".

Esse sistema dessa bike era muito maluco, eu não sei o nome (não achei ainda) mas quem teve uma, flava que ele trabalhava legal. TInha um cara no DH Urbano de Santos, que corria na Senior, que postou umas fotos no falecido dh brasil.
Ele gostava dessa bike.

Mas eu ainda acho que ela é um tipo de single pivot, pois esse link só tem um ponto de ancoragem no quadro.
Mas parando pra olhar as imagens, tem uma "hasta" que liga a roda ao quadro, na mesma direção da balança (que parece aquele sistema de freio flutuante), que ele move uma "ponta" na balança (que deve ser um pivo) sendo assim, não é um single pivo, pois o quadro teria dois pontos de ancoragem, um dessa haste e o outro da balança, certo?

T+ e valeus
Yo soy el Mock! El unico :)
Voltar ao Topo
BALOG Ver Drop Down


Cadastrado em: 13 Abr 2005
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:1951
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar BALOG Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Fev 2016 as 10:47
O dono dessa bike era o Chicão... da Cantareira/SP
http://www.pinkbike.com/u/chicao/album/Champ-Paulista-DH-Final-19-OCT-2008-Salto-de-Itu-SP/

Faz tempo pra cacete
Voltar ao Topo
Mockoso Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Dez 2012
Brasil
Offline
Mensagens:1065
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Mockoso Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Fev 2016 as 19:53
Originalmente postado por BALOG BALOG escreveu:

O dono dessa bike era o Chicão... da Cantareira/SP
http://www.pinkbike.com/u/chicao/album/Champ-Paulista-DH-Final-19-OCT-2008-Salto-de-Itu-SP/

Faz tempo pra cacete


rsrrrrsrsrsrs

Faz tempo mesmo, mas eu lembro de tanta coisa daquele fórum rsrsrs.
As zoeiras que o Fabanha fazia e essas coisas :p.

Nem lembrava o nome dele, mas era legal ver esse pessoal mais velho competindo :D.
Segue uma fotinha que rapelei do PinkBike dele:



Nessa foto, dá pra ver a tal haste e o link maluco pra dois shocks.
Será que ele ainda tem ela?

T+
Yo soy el Mock! El unico :)
Voltar ao Topo
lemarco Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Jun 2005
Sabará - MG
Offline
Mensagens:5805
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lemarco Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Mar 2016 as 10:04
Voltar ao Topo
 Responder Página  12>

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X