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27.5 e 29 PLUS, novos padrões?

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TheLittle Ver Drop Down
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    Enviado: 25 Out 2019 as 22:11
Originalmente Postado por Rfc Rfc Escreveu:

Vzan Slope com 26mm de largura interna...melhor custo beneficio. Lançamento da Vzan.

pena q só tem 28 furos.
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Rfc Ver Drop Down
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Vzan Slope com 26mm de largura interna...melhor custo beneficio. Lançamento da Vzan.
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Rfc Ver Drop Down
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Comprei uma Fuse 6fattie faz uma semana....ainda não peguei trilha...quem sabe logo.
Saindo de uma Stumpjumper FSR 29...pouco que andei a Fuse parece um foguete perto da Stumpy...vamos ver quando chegar a quebradeira na trilha...
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muito bom.

e a galera aqui, tem usado 275 plus ?

agora com a Hardtail devo tornar as 275 plus permanentes, pois foi a roda que mais gostei de andar nela. e eventualmente colocar rodas 29 pra fazer um XC.

Porém devo fazer 2 alterações.. 
uma delas é usar um protetor de aro, já arrumei um da Nomad, só falta instalar.

a outra é tirar o ikon 2.8 quando acabar (não falta muito) e colocar um Slaughter 2.6 que tenho lá, com a parede mais firme que o Ikon além de cravos laterais maiores.

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lemarco Ver Drop Down
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s74 Ver Drop Down


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eu uso mesa de 50mm e um guidão de 780mm e canote retrátil.

quando fiz o bike fit foi para ter certeza sobre comprar o gt karakoram
pelo fit eu deveria usar uma mesa de 70mm, mas a de 50 é bem melhor.
talvez o quadro seja grande mesmo...
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Originalmente Postado por s74 s74 Escreveu:

obrigado gurizada!

li tudo que vocês escreveram e uma coisa eu não fiz:
não troquei de aro. o meu aro tem 22mm de parede interna.

acredito que seja o próximo teste a fazer. e último.
se não ficar como eu quero vou ter que partir para outro quadro ou bike.


alguém pode indicar um aro? algo atual com melhor custo benefício, já que estou em teste.

penso em usar pneu 2.3

valeu!


pneu 2.3 com aro 22mm internos já é uma medida boa. Não tem necessidade de trocar.

ainda sobre "agilidade" na bike, uma coisa que sempre faço nas minhas bikes é usar a menor mesa posível dado o tamanho do quadro. E também um guidão largo, minimo 750mm. Isso transmite uma confiança muito maior p  pilotagem especialmente nas descidas.
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obrigado gurizada!

li tudo que vocês escreveram e uma coisa eu não fiz:
não troquei de aro. o meu aro tem 22mm de parede interna.

acredito que seja o próximo teste a fazer. e último.
se não ficar como eu quero vou ter que partir para outro quadro ou bike.


alguém pode indicar um aro? algo atual com melhor custo benefício, já que estou em teste.

penso em usar pneu 2.3

valeu!


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Originalmente Postado por gm1987 gm1987 Escreveu:

Originalmente Postado por s74 s74 Escreveu:

gm1987


O quadro quanto menor, mais "ágil" para manobrar. Tanto que bikes de DH costumam ser menores. Nas bikes road o mesmo se aplica, pessoal procura pegar o menor quadro possível que se ajuste no FIT para ganhar agilidade... Provavelmente essa seja sua percepção, mas isso é somente uma fase de adaptação a nova geometria. É como dirigir um carro novo maior, de inicio vai estranhar mas depois só vai

n tinha reparado nesse post.
Os quadros de DH não são menores, e sim mais baixos no geral. Ainda assim não dá pra generalizar, pois atualmente tem quadros trail/enduro e até xc mais baixos (no standover height e tamanho do seat tube) que muitos quadros de DH, especialmente hoje em dia em que se deseja usar canotes retráteis de maior curso.

Mas em termos de reach e comprimento entre eixos, os quadros de DH estão cada vez MAIORES. Pega um vídeo de DH lá por 2003 por exemplo e compare o tamanho das bikes (comprimento) com as bikes atuais e vai perceber o q estou falando.

Quadros de DH não são exatamente "mais manobráveis" que quadros de XC, por exemplo. Eles são até mais difíceis de manobrar pois além de mais pesados eles focam em estabilidade em trilhas acidentadas em alta velocidade.
Quadros de XC focam em manobrabilidade em subidas em baixas velocidades, embora até isso esteja mudando hoje pois quadros de XC mais modernos estão tendendo a ficar mais longos, baixos e com ângulo de direção mais agressivos pra atender as pistas e trilhas de XC mais exigentes.

além disso tudo tem, como dito, a preferência do piloto. Alguns gostam de usar quadros menores que a medida recomendada, outros preferem maiores. O fato é que nesse segmento Trail/Enduro/DH e de certa forma até no XC, a tendência tem sido sempre quadros mais longos e mais baixos.
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RuanRAC Ver Drop Down
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testei 2.4 na minha, fica estranho mesmo no começo pois para mesma velocidade muda 1-2 marchas para baixo. Eu gostei para andar na areia e só
meu Strava: https://www.strava.com/athletes/4907071
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eu tenho esse pneu até hoje, realmente ele é bom p traseira mas n senti confiança na frente.
uso minion dhf, esse é O pneu.
mas 10 psi é coragem mesmo com protetor de aro kkk
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MatheusLPS Ver Drop Down
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Tem a questão de preço e disponibilidade. Acho caro demais pneus de mais de 300 reais. 

Tenho usado 2.4 frente e trás (780g cada pneu, bontrager XR4). Consegui ele a 260 reais na loja da TREK em BH. Achei bom custo benefício.

Coloquei o protetor de aro da Nomad, o Defender. Ficou filé demais.

Consegui rodar com 10psi na frente e uns 18 a 20 psi atrás. Olha que tenho 100kg!

Bike ficou animal na trilha esburacada com MUITA pedra e cascalho de 3 dedos solto.

flw


Editado por MatheusLPS - 20 Ago 2019 as 14:47
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Originalmente Postado por s74 s74 Escreveu:

pessoal!
testei pneus 2.3 e 2.4 na minha gt karakoram 29.
não deu certo!
não sei se perdi o jeito, se é a idade, ou até mesmo o quadro karakoram.
perdi a agilidade.
também tem o fato de começar a usar pedal clip pela primeira vez nessa bike.

alguém já migrou pra 29 e se arrependeu?


você trocou as rodas/aros ou somente colocou pneus maiores?

Se os aros forem muito estreitos, usados c pneus 2.4 ele fica meio bobo e sem suporte lateral, ainda mais que pela sua altura vc deve ser pesado. Será que não foi isso a sensação da bike lenta?

além disso a karakoram é uma bike bem c geometria XC, que teria comportamento diferente de uma AM ou mesmo uma epic 26.

sobre os pedais... eu sempre tive preconceito com pedais flat, mas aprendi a lidar com eles depois de desistir desles, mas  voltar a tentar e  insistir mais um pouco. Vc precisa de um bom pedal, um bom tênis e um pouco de paciencia pois pra quem acostumou de clip, tem uma "curva de aprendizado" pra andar bem com flat.
Já no seu caso é o contrário, veio do flat pro clip, o que pode estar acontecendo é insegurança mesmo de não conseguir desclipar quando preciso. Recomendo vc deixar a mola no mínimo de pressão (caso for shimano) até acostumar bem. Não deve ter problemas pois vc já tem a manha do flat e não vai soltar "a toa" mesmo com a mola bem solta. A medida que vai acostumando, vai aaumentando a pressão na mola.


Editado por TheLittle - 20 Ago 2019 as 14:41
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Originalmente Postado por gm1987 gm1987 Escreveu:

O assunto surgiu na duvida do colega, que percebeu perca de agilidade ao migrar do 26" para o 29", e isso é um fato, mas não vou me estender no assunto, pq a moderação aqui não gosta de dialogo pelo visto. Tudo sobre todas as coisas já foram discutidas e não cabe mais discussão, então nem sei pq existe esse fórum. Deveria ser alterado para "guia sobre pedal - leia tudo o que precisa saber sem dialogar" LOLLOLLOLLOL

por isso existem diferentes segmentos no fórum e por fim diversos tópicos sobre assuntos diferentes, em que se tenta manter uma discussão sobre o mesmo assunto sem desviar muito (por que não faz sentido vc clicar num tópico sobre um assunto pra ir lá discutir outro).

Já pensou um MEGATOPICOSOBRETUDO que caos seria? kkkkkkkkk

Aproveitando p tentar contribuir sobre o assunto do tópico, sobre que li por aí, e também pela minha percepção de quse 2 anos alternando entre 29 e 275 plus.

O mercado de 275 plus deu uma esfriada recentemente. Acredito que foi por 3 motivos:

1 - Resistência dos pneus vs peso: pra um rolê casual num terreno sem muitas pedras o 275 plus é uma maravilha pois vc pode usar tubeless normal e mesmo o pneu sendo grande fica um conjunto leve, com peso similar a um conjunto 29 com pneus 2.4/2.5.  Dá pra usar 10 a 15 psi e fica uma maravilha o grip e conforto. Só que se começar andar mais rápido e/ou tiverem muitas pedras e raízes no terreno, é bem perigoso amassar o aro. E se tiverem pedras afiadas é fácil cortar o pneu, já que os pneus 275 plus costumam ser mais finos pra não elevar tanto o peso.
É aí que mora o problema. Usando pneus plus reforçados, o peso vai p estratosfera e fica ruim de pedalar. É possível usar "inserts" (cush core, huck noris, etc) mas além de aumentar o peso, não resolve o problema dos cortes laterais no pneu já que ele serve pra proteger contra amassados no aro e snake bites no próprio pneu. Outro ponto ruim é a pressão, pra ter um bom rolê de 275 plus é preciso acertar bem, se ficar muito cheio o role fica sofrível por que o pneu quica como uma bola cheia e se ficar muito vazio o aro amassa facilmente. 

2 - Dito isso, não me lembro de ninguem usando este tipo de pneu tendo bom resultados em corridas importantes, como EWS. Como as pessoas se baseiam muito no que os pilotos profissionais usam, e não tinha ninguém com resultados bons de pneus plus, acaba esfriando o hype.

3 - Surgimento dos pneus 2.6 "mid-mid fat" que conseguem ter um peso razoável mesmo na versão com carcaças reforçadas. Também, eles costumam caber em quadros e garfos que não são "prontas pra plus" e quando usados em rodas largas (se tornou padrão atualmente) eles tem desempenho de grip e conforto próximo aos 2.8" sem ser tão frágeis (problema 1). Então quem tem uma 275 "normal" ou mesmo uma 29 pode ter benefício similares ao plus sem ter que trocar de quadro e garfo.

Basta ver que tem pouquíssimos lançamentos de bikes 275 plus ou mesmo 29 plus, e os que tiveram não fizeram tanto sucesso assim. As bikes lançadas recentemente que aceitam os 2 tamanhos de roda anunciam isso timidamente, muito diferente de quando esse padrão estava no auge e toda marca tinha sua 29/275 plus na propaganda, até mesmo bikes exclusivamente 275 plus.

Por fim eu não deixo de recomendar mesmo com os contras do sistema. A sensação de ter grip enorme na trilha é muito boa, dá pra abusar um pouco mais com segurança.  Pra quem está começando é ótimo pois dá muita segurança, com pouco esforço a mais pra pedalar. Pra quem já é mais experiente pode ser um "plus" pra conseguir andar mais rápido. E nos pedais de deslocamento dá pra se virar bem colocando uns 30 psi pra rodar até a trilha.

Mas se for pra ter somente 1 par de rodas, eu acho que uma roda 29x2.5/2.4 acaba sendo mais versátil.



Editado por TheLittle - 20 Ago 2019 as 14:26
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gm1987 Ver Drop Down


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O assunto surgiu na duvida do colega, que percebeu perca de agilidade ao migrar do 26" para o 29", e isso é um fato, mas não vou me estender no assunto, pq a moderação aqui não gosta de dialogo pelo visto. Tudo sobre todas as coisas já foram discutidas e não cabe mais discussão, então nem sei pq existe esse fórum. Deveria ser alterado para "guia sobre pedal - leia tudo o que precisa saber sem dialogar" LOLLOLLOLLOL
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Originalmente Postado por gm1987 gm1987 Escreveu:

Originalmente Postado por TheLittle TheLittle Escreveu:

Originalmente Postado por gm1987 gm1987 Escreveu:

Originalmente Postado por s74 s74 Escreveu:

pessoal!
testei pneus 2.3 e 2.4 na minha gt karakoram 29.
não deu certo!
não sei se perdi o jeito, se é a idade, ou até mesmo o quadro karakoram.
perdi a agilidade.
também tem o fato de começar a usar pedal clip pela primeira vez nessa bike.

alguém já migrou pra 29 e se arrependeu?



Qual sua altura e tamanho do quadro anterior e atual? Se possível, detalhe também o grupo da bike anterior e o da atual.

O aro 29", além de aumentar o peso das partes rotacionais, ele tem maior inércia, ou seja, na arrancada ele pesa mais que o 26". Além disso, ele exige relações mais leves que no aro 26" para manter o mesmo deslocamento. Em benefício, a inércia maior que atrapalha na arrancada, ajuda a manter velocidade em planos ou descidas.

Em resumo, na minha opinião, o aro 29" exige mais preparo físico do ciclista e não se encaixa bem em pessoas de baixa estatura.






discordo, tenho 1.63m e tenho feito tempos melhores na grande maioria das trilhas com bike 29.

poucas situações sinto q as rodas maiores atrapalham.
inclusive no futuro quero trocar minha bike enduro 27.5 (santa cruz nomad v3) por uma 29, provavelmente santa cruz megatower

Cara, isso é FÍSICA, não creio que grandes mentes como Einstein estejam enganados... Pesquise sobre momento de inércia...

Quanto a sua "percepção" em tempos melhores, eu acredito! Pelo simples fato que coloquei, 29er é mais difícil de acelerar porém mais fácil de manter. Ou seja, numa trilha, tu irá perceber tempos melhores de acordo com o tipo de trilha. Um estradão por exemplo, o 29" vai trazer tempos melhores que o 26", FATO. Isso por que 95% do trajeto tu mantém velocidade (ponto pro 29er) e 5% tu acelera (ponto pro 26er)

Porém o comparativo 26 x 29 tem de ser feito de forma justa. Tu comparar teu desempenho 26 X 29 usando bikes com configs diferentes não tem valor. 

Não estou discordando da física. Eu discordei de você quando diz que ciclistas menores não se encaixam bem em 29.
É questão de geometria. Hoje praticamente todos acima de 1.55m  podem se beneficiar das rodas 29 por conta das geometrias. O benefício é conseguir manter a velocidade em algumas trilhas, sejam elas técnicas ou não, por conta da capacidade das rodas 29 "atropelarem" melhor os obstáculos, como foi falado acima.
A specialized, santa cruz, trek e diversas outras marcas fazem bikes S ou até algumas XS com rodas 29 (tallboy 4/ joplin que saiu HOJE, por exemplo, veja aqui a versão feminina https://www.julianabicycles.com/en-US/joplin).

várias marcas tentaram empurrar tamanhos Small disponível somente com rodas 27.5" e ao meu ver fracassaram. Trek, Orbea, Canyon q me lembro agora lançaram bikes de XC com rodas 275 nos tamanhos pequenos e 29 nos demais tamanhos.. Todas voltaram atrás ou pelo menos lançaram as bikes S disponíveis com os 2 tamanhos de roda. Isso mostra que essa "lenda" do 29 ser "ruim" pros baixinhos foi superada.

e sobre meus "testes" as bikes que tenho não são tão diferentes assim. A percepção que tenho é que a minha 275 por ter mais curso (170/165) e geometria mais agressiva (65 head angle), passa a impressão de ser mais estável em trilhas com obstáculos muito grandes ou muito esburacadas. Já a 29 (150/140mm e 66 head angle) atropela as coisas melhor e ela só perde em desempenho pra 275 caso a trilha for muito ruim a ponto de "faltar curso".

As bikes tem configuração de suspensão praticamente igual, ambas tem o mesmo sistema (VPP) e usam o mesmo shock (cane creek db coil) e o mesmo damper no garfo (Lyrik/Pike charger). Os pneus tb são parecidos.

Eu sinto que as rodas maiores me beneficiam mais nos meus pedais, sejam eles trilhas muito técnicas ou não. Sinto também que o que  me beneficia mais na 27.5 atual (nomad)  é o curso da suspensão e geometria mais agressiva. Justamente por isso que quero trocar a 275 atual de bastante curso por uma 29 de bastante curso, ai juntaria os 2 benefícios numa bike só.
Curiosamente esses dias testei a suspensão e roda da 29 na frente da 275 e ficou excelente e foi o fator decisivo pra mudança futura. Problema agora é bancar uma 29 de muito curso.

Como disse o amigo acima, aqui não é lugar pra discutir isso. Só acho que essas "lendas" que envolvem 29 já deveriam ter ficado no passado, e não ficar sendo repetidas todo tópico. Pior ainda em tópico que nem envolve exatamente o assunto, já que aqui é sobre 27.5 plus.



Editado por TheLittle - 20 Ago 2019 as 11:23
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Se fosse simples como vc diz, com essa vantagem toda do aro 26 em aceleração, o XCO não seria dominado por aro 29.
A grande vantagem do aro 29 é o maior ângulo de ataque. Vc perde muito menos velocidade e tem muito mais facilidade em ultrapassar obstáculos.

Fora o que vc comentou de que a geometria das 29 hj está muito bem desenvolvido como um todo.

Acho que nem precisa estender essa discussão por aqui, esse assunto já foi debatido demais em tópicos mais adequados ao mesmo.
Guia de Bikes por faixa de preço => AQUI
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gm1987 Ver Drop Down


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Originalmente Postado por TheLittle TheLittle Escreveu:

Originalmente Postado por gm1987 gm1987 Escreveu:

Originalmente Postado por s74 s74 Escreveu:

pessoal!
testei pneus 2.3 e 2.4 na minha gt karakoram 29.
não deu certo!
não sei se perdi o jeito, se é a idade, ou até mesmo o quadro karakoram.
perdi a agilidade.
também tem o fato de começar a usar pedal clip pela primeira vez nessa bike.

alguém já migrou pra 29 e se arrependeu?



Qual sua altura e tamanho do quadro anterior e atual? Se possível, detalhe também o grupo da bike anterior e o da atual.

O aro 29", além de aumentar o peso das partes rotacionais, ele tem maior inércia, ou seja, na arrancada ele pesa mais que o 26". Além disso, ele exige relações mais leves que no aro 26" para manter o mesmo deslocamento. Em benefício, a inércia maior que atrapalha na arrancada, ajuda a manter velocidade em planos ou descidas.

Em resumo, na minha opinião, o aro 29" exige mais preparo físico do ciclista e não se encaixa bem em pessoas de baixa estatura.






discordo, tenho 1.63m e tenho feito tempos melhores na grande maioria das trilhas com bike 29.

poucas situações sinto q as rodas maiores atrapalham.
inclusive no futuro quero trocar minha bike enduro 27.5 (santa cruz nomad v3) por uma 29, provavelmente santa cruz megatower

Cara, isso é FÍSICA, não creio que grandes mentes como Einstein estejam enganados... Pesquise sobre momento de inércia...

Quanto a sua "percepção" em tempos melhores, eu acredito! Pelo simples fato que coloquei, 29er é mais difícil de acelerar porém mais fácil de manter. Ou seja, numa trilha, tu irá perceber tempos melhores de acordo com o tipo de trilha. Um estradão por exemplo, o 29" vai trazer tempos melhores que o 26", FATO. Isso por que 95% do trajeto tu mantém velocidade (ponto pro 29er) e 5% tu acelera (ponto pro 26er)

Porém o comparativo 26 x 29 tem de ser feito de forma justa. Tu comparar teu desempenho 26 X 29 usando bikes com configs diferentes não tem valor. 
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gm1987 Ver Drop Down


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Originalmente Postado por s74 s74 Escreveu:

gm1987
valeu

o quadro agora é o large da gt
fiz bike fit
aparentemente tudo certo, pois é uma bike que não cansa
eu apenas me atrapalho nas descidas
qualquer tipo de descida
de trilha a estradão

minhas duas bikes anteriores eram full 26"
uma banshee rune e depois uma specialized epic
troque a rune pena epic porque parei com o lado extremo
a epic era large, mas ficou pequena pra mim que tenho 1,86cm.
por isso troquei novamente de bike e entrei na 29".

a relação atual é slx 2x11

O quadro quanto menor, mais "ágil" para manobrar. Tanto que bikes de DH costumam ser menores. Nas bikes road o mesmo se aplica, pessoal procura pegar o menor quadro possível que se ajuste no FIT para ganhar agilidade... Provavelmente essa seja sua percepção, mas isso é somente uma fase de adaptação a nova geometria. É como dirigir um carro novo maior, de inicio vai estranhar mas depois só vai
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Originalmente Postado por gm1987 gm1987 Escreveu:

Originalmente Postado por s74 s74 Escreveu:

pessoal!
testei pneus 2.3 e 2.4 na minha gt karakoram 29.
não deu certo!
não sei se perdi o jeito, se é a idade, ou até mesmo o quadro karakoram.
perdi a agilidade.
também tem o fato de começar a usar pedal clip pela primeira vez nessa bike.

alguém já migrou pra 29 e se arrependeu?



Qual sua altura e tamanho do quadro anterior e atual? Se possível, detalhe também o grupo da bike anterior e o da atual.

O aro 29", além de aumentar o peso das partes rotacionais, ele tem maior inércia, ou seja, na arrancada ele pesa mais que o 26". Além disso, ele exige relações mais leves que no aro 26" para manter o mesmo deslocamento. Em benefício, a inércia maior que atrapalha na arrancada, ajuda a manter velocidade em planos ou descidas.

Em resumo, na minha opinião, o aro 29" exige mais preparo físico do ciclista e não se encaixa bem em pessoas de baixa estatura.






discordo, tenho 1.63m e tenho feito tempos melhores na grande maioria das trilhas com bike 29.

poucas situações sinto q as rodas maiores atrapalham.
inclusive no futuro quero trocar minha bike enduro 27.5 (santa cruz nomad v3) por uma 29, provavelmente santa cruz megatower
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s74 Ver Drop Down


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gm1987
valeu

o quadro agora é o large da gt
fiz bike fit
aparentemente tudo certo, pois é uma bike que não cansa
eu apenas me atrapalho nas descidas
qualquer tipo de descida
de trilha a estradão

minhas duas bikes anteriores eram full 26"
uma banshee rune e depois uma specialized epic
troque a rune pena epic porque parei com o lado extremo
a epic era large, mas ficou pequena pra mim que tenho 1,86cm.
por isso troquei novamente de bike e entrei na 29".

a relação atual é slx 2x11
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gm1987 Ver Drop Down


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Originalmente Postado por s74 s74 Escreveu:

pessoal!
testei pneus 2.3 e 2.4 na minha gt karakoram 29.
não deu certo!
não sei se perdi o jeito, se é a idade, ou até mesmo o quadro karakoram.
perdi a agilidade.
também tem o fato de começar a usar pedal clip pela primeira vez nessa bike.

alguém já migrou pra 29 e se arrependeu?


Qual sua altura e tamanho do quadro anterior e atual? Se possível, detalhe também o grupo da bike anterior e o da atual.

O aro 29", além de aumentar o peso das partes rotacionais, ele tem maior inércia, ou seja, na arrancada ele pesa mais que o 26". Além disso, ele exige relações mais leves que no aro 26" para manter o mesmo deslocamento. Em benefício, a inércia maior que atrapalha na arrancada, ajuda a manter velocidade em planos ou descidas.

Em resumo, na minha opinião, o aro 29" exige mais preparo físico do ciclista e não se encaixa bem em pessoas de baixa estatura.




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pessoal!
testei pneus 2.3 e 2.4 na minha gt karakoram 29.
não deu certo!
não sei se perdi o jeito, se é a idade, ou até mesmo o quadro karakoram.
perdi a agilidade.
também tem o fato de começar a usar pedal clip pela primeira vez nessa bike.

alguém já migrou pra 29 e se arrependeu?

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the little!
que legal este quadro Miyamura!

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Originalmente Postado por TheLittle TheLittle Escreveu:

Sim faz. so falar com ele pelo Facebook ou Instagram

finalmente montei a bike com o quadro atualizado. agora eixo boost, cabe ate 275x3.0 ou 29x2.4




bike ficou excelente, boa no pumptrack e na trilha
ainda nao testei com as rodas 29


Rapaz, se me permite perguntar, quanto tempo levou para o seu quadro ficar pronto?
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TheLittle Ver Drop Down
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Sim faz. so falar com ele pelo Facebook ou Instagram

finalmente montei a bike com o quadro atualizado. agora eixo boost, cabe ate 275x3.0 ou 29x2.4




bike ficou excelente, boa no pumptrack e na trilha
ainda nao testei com as rodas 29
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CamelliaLeaf Ver Drop Down


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Originalmente Postado por TheLittle TheLittle Escreveu:

custom de aço feito pelo Miyamura.

Bike irada cara! Sabe dizer se o Miyamura ainda faz quadros?
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TheLittle Ver Drop Down
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acho que já tinha visto esse teste.

talvez se ele usasse pneus 29x2.5 ou  mesmo 2.6 a diferença teria sido irrisória. pneus 2.3 tem bastante diferença de um 2.6.

aliás as rodas plus deram uma morrida depois que surgiram esses semi mid fat 2.6 no mercado. 


Editado por TheLittle - 10 Jul 2019 as 13:24
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lemarco Ver Drop Down
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chapecoense Ver Drop Down
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Orra, muito obrigado velho!! Esses pneus se desmancham, pego 15, 20km de estradão até chegar nas trilhas, o traseiro já está beeeeem desgastado.
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Joao Angú Ver Drop Down


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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (1) Obrigado!(1)   Citação de Joao Angú Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 28 Mar 2019 as 21:48
Cannondale equipava bikes com cubos dessa marca em meados de 2012 e/ou 2013. Eu tenho 1 par de aros Sun Ringlé 26" modelo Equalizer 21 aqui e até o final desse ano vou montá los.
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pimenta86 Ver Drop Down
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de pimenta86 Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 28 Mar 2019 as 18:09
alguem conhece a marca SUN RINGLE Duroc? sao as rodas q vem nas bikes rockrider da decathon.

meio pesadinhas, 2.5kg

achei uns reviews na net mas nao muita coisa ainda.

eles tem um conjunto 27.5+ interessante que ja vem com pneu, cassete e discos (350 euros).

Editado por pimenta86 - 28 Mar 2019 as 18:12
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TheLittle Ver Drop Down
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (1) Obrigado!(1)   Citação de TheLittle Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 13 Mar 2019 as 15:49
eu fiquei em dúvida do curso da susp. Esse quadro parece ser desenvolvido pra rodar com 120mm de curso.. será que não houve confusão do curso com o tamanho do eixo (boost 110mm)?

Esse tamanho de 110 de curso não é padrão da fox, dificil vir em alguma bike assim. Geralmente é tamanho "custom".

Enfim queria um quadro assim avulso, de aluminio, pra montar uma similar a essa, com o custo baixo. Já vi que não existe então encomendei um de aço mesmo kkk.
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lemarco Ver Drop Down
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raulino Ver Drop Down
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Originalmente Postado por Chuck DhFr Chuck DhFr Escreveu:

Olá Raulino

Tenho uma Sanction Expert idêntica a sua
Queria saber se você montou tubeless e não teve problemas usando o aro original Mavic En 323,que pelo que pesquisei esse aro não é tubeless.

Oi Chuck DFr... Depois de pegar 3 furos seguidos, daqueles que murcham devagarinho e vc só percebe qdo perde o próximo pedal, tomei coragem e passei os pneus e aros originais dela pra tubeless...

Passei primeiro o traseiro em dez/17 e depois o dianteiro em jan/18... Usei selante Continental, Valvulas Mitas/Rubena e fita Gorilla tape...

Postei o esquema aqui: https://www.pedal.com.br/forum/tubeless-notubes-conversao-pirei_topic47176_page14.html

Usei assim com pressão de ate 18 na frente e 22 atrás, mas o ideal msm pra mim eh 24 diant. e 28 tras... Agora com o Baron mantive o aro EN323 que tem 23mm interno e indicação de pressão para pneus ate 3.0... não é o ideal mas vai ficar assim

Detalhe: As fitas Gorilla estavam intactas, então foi só botar o pneu novo, o selante e encher... esse pneu tubeless selou de primeira, o anterior de arame levou alguns dias para parar de vazar...


Editado por raulino - 02 Fev 2019 as 16:31
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Chuck DhFr Ver Drop Down
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Chuck DhFr Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 02 Fev 2019 as 15:20
Olá Raulino

Tenho uma Sanction Expert idêntica a sua
Queria saber se você montou tubeless e não teve problemas usando o aro original Mavic En 323,que pelo que pesquisei esse aro não é tubeless.
"Não existe pedal ruim,o ruim é não poder pedalar".

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raulino Ver Drop Down
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Ontem dei um rolezinho pra testar a selagem, que ficou impecável considerando que so usei o selante dos pneus anteriores, que havia completado ha 6 meses atrás...

Hoje peguei uma trilha mais longa e com deslocamento considerável, em asfalto, bloquete e muito estradao...

Mudou muito o role, a bike acelera mais devagar mas embala bem... E ficou com um grip absurdo na trilha, mesmo umida, depois da forte chuva da madrugada...

Segue foto do topo da trilha...



E fotos depois do trecho mais lamacento e da descida final com solo solto e umido...





Finalmente, o batizado na cachoeira que fica na volta



A bike ficou muito confortável com eles, menos trepidacoes e praticamente mantém seu mesmo grip ao fazer as curvas... Obviamente exige mais esforço no deslocamento, mas nao fiquei pra tras em relação aos demais com 2.4 e 2.2...

Curiosamente, eles exigem menos frenagem em todas as descidas... Inclusive, as descidas do deslocamento ficaram mais "monotonas" e exigem mais pedal...

Pra subir nao senti tanto, pois a relação nova deixou a bike mais "leve" que antes... Ja nas subidas em trilha, ela ficou muito melhor, praticamente nao escorregou mesmo em solo umido... Peguei 3 trechos de lama e ela passou normal...

Acredito que quando me adaptar vou baixar meus tempos nas trilhas mais cabreiras, esse eh o ambiente pra este pneu...


Editado por raulino - 02 Fev 2019 as 15:56
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s74 Ver Drop Down


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obrigado pelas dicas!!!!!
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raulino Ver Drop Down
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Substitui ontem os pneus Trail King 2.4 Sport por 1 par de Der Baron 2.6... Apesar do aumento de 5mm, serviram o perfeitamente na GT Sanction 27.5 c/ suspa marzocchi...

Reutilizei o selante Continental Revo Sealant dos pneus velhos (aprox. 100ml por pneu) e selou de primeira...

Dei um Rolezinho hj cedo e no fds vou por na trilha pra ver a diferença prática...

A motivação da escolha foi a quantidade de dias chuvosos que temos aqui... Preciso de pneus aptos a rodar em solo úmido e molhado, mesmo que me custe maior resistência no deslocamento e subidas...

Para compensar tb atualizei a relação para um range maior



Editado por raulino - 31 Jan 2019 as 23:05
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Fabio Ver Drop Down


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Originalmente Postado por TheLittle TheLittle Escreveu:

Originalmente Postado por s74 s74 Escreveu:

olá pessoal!
tudo bem!

preciso de umas dicas por favor

bike rígida aro 29 com pneus continental x-king 2.2.

meu perfil de pedal é 50% por estradões de saibro, cascalho, estradas de chão em geral, 30% asfalto e apenas 20% em trilhas, geralmente úmidas.
nas estradas de chão é onde encontro as maiores descidas com muita velocidade.
com tempo seco eu perco muita aderência nestas descidas chegando perto do limite do perigo.

eu penso em usar pneu 2.30 ou até mesmo 2.4 por ser mais prático esta troca.
mas penso muito em trocar para aro 27.5 e usar estes pneus de perfil mais alto.

qual caminho devo seguir?

obrigado!




não vale a pena esses pneus grandes no seu caso.

use na frente um pneu 2.3 ou 2.4 com composto mole, como Maxxis 3C ou algum outro similar. Na traseira fica muito bom pneus com composto mole, mas eles gastam bem rápido e seguram um pouco mais a rolagem.


Nesse tipo de uso dele, eu não usaria mole nem na frente. Uma época eu comecei a usar Schwalbe soft somente na frente e Maxxis Dual na traseira. Pneus bem largos. E sofria para chegar nos picos antes das descidas propriamente ditas. Chegava tão cansado que as vezes dava até a impressão que se fosse de HT ia descer melhor. 
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