| PEDAL | HOME | ARTIGOS | BIKES | TESTES | COMUNIDADE | CLASSIFICADOS | FORUM | FOTOS | VIDEOS | NOTICIAS | TRILHAS | SERVICOS | CONTATO | + |
Fórum Início Fórum Início > Assuntos Gerais > Weight Weenies - Bikes e componentes leves (MTB e Estrada)
  Tópicos recentes Tópicos recentes RSS Feed - BIKES LEVES POR QUE ?
   [REGRAS]    Ajuda Ajuda  Procurar no fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

BIKES LEVES POR QUE ?

 Responder Responder Página  123 4>
Autor
Mensagem
  Tópico Procurar Tópico Procurar  Opções do Tópico Opções do Tópico
papiba Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 24 Nov 2011
americana sp
Desconectado
Mensagens:386
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de papiba Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Tópico: BIKES LEVES POR QUE ?
    Enviado: 22 Jan 2014 as 07:59
boa galera ! venho á fazer esta pergunta por que as indústrias de bikes fazem bikes leves ( cervélo Rca,scott addict,cannondale evo e outras ) se em grandes eventos a uci autoriza peso de 6.8 kg como regra , ai o pessoal acrescenta lastro para chegar a este peso. qual a vantagem delas se nos grandes alpes e montanhas "todas" tem o mesmo peso , ai fica dependendo somente do biker,e então qual a vantagem de produzir estas mega bikes ?. (e com certeza não vai parar por ai, ano a ano sempre uma novidade inclusive acessórios).
apenas curiosidade !!
spex
Voltar para o topo
Spyke Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 11 Jun 2013
Belém
Desconectado
Mensagens:318
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Spyke Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 22 Jan 2014 as 09:51
para mostrar para o mercado que tem tecnologia, e justificar o valor cobrado.....
Prazer de viver na lama!
Voltar para o topo
papiba Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 24 Nov 2011
americana sp
Desconectado
Mensagens:386
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de papiba Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 22 Jan 2014 as 10:13
boa spyke ! sim concordo com você mas na pratica os ciclista não sentem diferença e vantagem ?, vejo muita gente ( ciclista) bater no "peito"e dizer tenho uma bike que pesa completa 6,3 kg !!!!! nossa é um avião na subida !, mas os profissionais não sentem esta vantagem ( peso reduzido)é tudo igual !. e realmente para nos (mortais) sentimos esta diferença ??,digo isto mas não tenho uma bike leve , mas tenho amigos que tem e eles falao maravilhas ( se é que e´verdade ou so papo ).
spex
Voltar para o topo
Tiger Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 13 Jan 2013
Curitiba
Desconectado
Mensagens:733
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Tiger Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 22 Jan 2014 as 10:15
Não sei se entendi ao certo a pergunta, mas se sua dúvida é qual a vantagem de usar uma bike de 6Kg com 800g de lastro ao invés de uma de 6,8Kg por exemplo, o que ocorre é que o lastro fica numa parte baixa do quadro, baixando assim o centro de gravidade e otimizando o equilíbrio.

Além disso bikes lastreadas costumam ter partes móveis mais leves, rodas, corrente, pedivela gerando um maior aproveitamento da força aplicada pelo ciclista.

Outra vantagem (boba) é para os ciclistas de fim de semana, que não precisam respeitar a UCI, conheço um caboclo que tem uma bike de 6,4Kg e é orgulhoso em afirmar que a bike dele é "ilegal".
"Não é sinal de saúde ser ajustado a uma sociedade profundamente doente." - Krishnamurti.
Voltar para o topo
vladbarra Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 11 Fev 2010
B. do Piraí- RJ
Desconectado
Mensagens:680
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de vladbarra Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 22 Jan 2014 as 10:19
Acontece que as fábricas tem que mostrar novidades para fazer o consumidor comprar, esse é o mercado. 

No caso dos profissionais, eles não sentem diferença pois são muito treinados e tomam bomba,  então 100g ou 1kg não muda nada pra eles. 
Voltar para o topo
radMG Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 12 Mar 2012
Belo Horizonte
Desconectado
Mensagens:1377
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de radMG Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 22 Jan 2014 as 10:23
Para poder continuar nos 6,8 Kg e incluir SRM, freio a disco, kits eletrônicos...


*PS.: Cada freio a disco acrescenta 400g por roda.
Voltar para o topo
corinthians Ver Drop Down


Registrado: 18 Jun 2012
xxx
Desconectado
Mensagens:1517
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (1) Obrigado!(1)   Citação de corinthians Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 22 Jan 2014 as 10:30
"é o MARKETING e marqueteiros, trabalhando nossas cabeças, sonhos e necessidades"..., é "ele", é o Marketing "insinuando-se" para vc gastar o seu suado dinheiro em coisas, muitas vezes, totalmente supérfluas, para meros mortais, pois a maioria dos ciclistas, "são de fato de final de semana", não vive do ciclismo.

é o Marketing competitivo, de guerrilha, para mostrar que a "trek é melhor que specialized, será...?" !
corinthians
Voltar para o topo
PANDA 2709 Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 23 Out 2012
CONTAGEM MG
Desconectado
Mensagens:119
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de PANDA 2709 Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 22 Jan 2014 as 11:14
dizer que o cara não pode ter ter uma bicicleta abaixo dos 6,8 so porque não é profissional, é o mesmo que falar que não posso ter uma moto 900cc porque a principal categoria usa uma de 500cc, se o cara quer e pode ter uma bike de 5 kg para melhorar seu desempenho deixa o cara gastar, a grana é dele.
Voltar para o topo
AthaBiker Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 21 Set 2012
CZS, Acre
Desconectado
Mensagens:282
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de AthaBiker Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 22 Jan 2014 as 11:22
Seria o mesmo que se perguntar: "Por que os carros são produzidos com cada vez maior potência e velocidade, se as estradas possuem restrições de velocidade máxima e, sem infra para tanta velocidade?"

As fábricas e desenvolvedores não deixarão de pesquisar equipamentos cada vez mais avançados, leves e tecnológicos, pois a humanidade é assim, insaciável, ambiciosa por novidades, ávida por avanços, gananciosa em apressar sua auto-destruição.

Mas eu ainda terei uma bike de quadro de carbono..hehehe
Se eu pudesse pedalaria toda minha juventude de novo.
http://www.strava.com/athletes/1472585
Voltar para o topo
corredor_x Ver Drop Down


Registrado: 01 Mai 2006
-
Desconectado
Mensagens:1492
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de corredor_x Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 22 Jan 2014 as 11:32

"Por que bikes leves se em grandes eventos a uci autoriza peso de 6.8 kg como regra?"

Nos eventos profissionais regulados pela UCI as equipes usam o que é fornecido pelos patrocinadores. Alguns atletas podem escolher entre limitadas opcoes, mas em caso algum a escolha é livre.

 

"Qual a vantagem delas se nos grandes alpes e montanhas "todas" tem o mesmo peso?"

Concordo com o Tiger: Se voce tem um componente mais leve na bike voce tem mais margem para utilizar em outras partes.

 

"Qual a vantagem de produzir estas mega bikes ?"

As marcas produzem porque existe um mercado disposto a pagar por elas.

 

 

 



Editado por corredor_x - 22 Jan 2014 as 11:54
Sent from my Road bike
Voltar para o topo
papiba Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 24 Nov 2011
americana sp
Desconectado
Mensagens:386
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de papiba Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 22 Jan 2014 as 11:50
corredor_x
spex
Voltar para o topo
lgalicki Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 13 Dez 2005
Banido
Desconectado
Mensagens:8255
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (1) Obrigado!(1)   Citação de lgalicki Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 22 Jan 2014 as 12:27
Porque no modelo atual a evolução de uma sociedade é medida pelo consumo.
O homem é o único ser que mede a passagem do tempo, o que faz com que ele, solitariamente, sofra de um medo que nem um outro sofre: o medo de tempo esgotar-se.
Voltar para o topo
márcio rahal Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 03 Nov 2006
CBA e CGDE
Desconectado
Mensagens:812
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (2) Obrigado!(2)   Citação de márcio rahal Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 22 Jan 2014 as 12:33
Vejo muito "biker" se dilacerando pra tirar 200g da bike e com uns 30kg acima do peso...

vai entender....
SPZ Crosstrail
Voltar para o topo
corinthians Ver Drop Down


Registrado: 18 Jun 2012
xxx
Desconectado
Mensagens:1517
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de corinthians Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 22 Jan 2014 as 12:36
tudo gira em torno do Marketing "temos nossas necessidades, e os marketeiros trabalham esse nicho de mercado"
corinthians
Voltar para o topo
LucioRDP Ver Drop Down


Registrado: 04 Mar 2013
Rio das Pedras
Desconectado
Mensagens:30
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de LucioRDP Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 22 Jan 2014 as 12:58
Temos hoje uma bike que custa uma nota preta aqui no Brasil e não tem a leveza como principal característica e sim a eficiência do equipamento.
BMC TMR01
Voltar para o topo
Villela Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 25 Jul 2010
Florianópolis
Desconectado
Mensagens:257
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Villela Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 22 Jan 2014 as 13:29

A justificativa para o limite é para evitar que os fabricantes façam bicicletas frágeis demais.

Mas o limite, ao meu ver, não tem motivo já que o lastro é liberado, e se o lastro não fosse bastaria colocar componentes um pouco mais pesados pra compensar o baixo peso do quadro.

Voltar para o topo
Zo Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 24 Abr 2009
São Paulo
Desconectado
Mensagens:8496
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Zo Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 22 Jan 2014 as 19:25
Pra um ciclista de 60Kg, subir com uma bike de 6Kg ou 8Kg tem uma puta diferença.
 
No meu caso que estou com 95Kg, tenho mais é que fechar a boca e pedalar mais LOL
 
 
Fotos e vídeos de ciclismo?curta o link abaixo.

https://www.facebook.com/levelo1?ref=hl
Voltar para o topo
epic Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 06 Jan 2014
Flpa
Desconectado
Mensagens:181
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de epic Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 22 Jan 2014 as 19:54
E convenhamos que é muito mais fácil (leia-se barato) perder peso na barriga que tirar peso da bike!
Voltar para o topo
Feller Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 22 Jul 2009
Belo Horizonte
Desconectado
Mensagens:646
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Feller Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 22 Jan 2014 as 20:35
Quem já leu biografias de ciclistas profissionais sabe como a paranoia em relação a peso é muito maior quanto à própria massa corporal do que em virtude do equipamento (bike, capacete, sapatilha etc). Para eles, baixo percentual de gordura vem primeiro do que uma boa trama de carbono.   
"Ride lots" (Eddy Merckx)
Voltar para o topo
Romanetto Ver Drop Down
Avatar
Banido

Registrado: 05 Mar 2013
São Paulo
Desconectado
Mensagens:2882
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Romanetto Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 22 Jan 2014 as 20:46
Pode crer, Feller. Lembra no livro do Hamilton, que um cara destruiu a bike dele passando com um carro em cima porque a equipe não lhe dava uma nova e a dele estava bagaçada? 
Voltar para o topo
Feller Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 22 Jul 2009
Belo Horizonte
Desconectado
Mensagens:646
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Feller Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 22 Jan 2014 as 20:56
O Hamilton chega a trazer no livro dele diagramas com a evolução do percentual de gordura. E mais: ele fala, como se estivesse em êxtase, que estava magro o suficiente quando sentia a manga da camisa bater contra o braço por causa do vento. 
"Ride lots" (Eddy Merckx)
Voltar para o topo
raphael mp Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 14 Ago 2008
-
Desconectado
Mensagens:103
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (2) Obrigado!(2)   Citação de raphael mp Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 22 Jan 2014 as 21:53
Achei esse vídeo bem interessante. Uma experiência tentando demonstrar a interferência do peso da bike e do ciclista na potência para se manter em duas velocidades.

Voltar para o topo
lg_andreotti Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 22 Set 2013
Maringá - PR
Desconectado
Mensagens:28
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de lg_andreotti Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 23 Jan 2014 as 09:58
As grandes empresas estão sempre competindo entre si.
Isto se chama concorrência perfeita, se você não lançar algo novo, você fica pra traz.
É assim que funciona.
Voltar para o topo
elcio_minami Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 14 Jul 2010
São Paulo
Desconectado
Mensagens:146
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de elcio_minami Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 23 Jan 2014 as 12:16
Eu acho que leveza ao extremo da bike é paranóia de ciclista amador. Dependendo do tipo da prova, muitos ciclistas Pro Tour usam bikes com mais de 7Kg e as vezes fazendo até combinações com grupos/componentes mais antigos (geralmente mais pesados).
Voltar para o topo
vladbarra Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 11 Fev 2010
B. do Piraí- RJ
Desconectado
Mensagens:680
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de vladbarra Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 23 Jan 2014 as 14:59
Originalmente Postado por márcio rahal márcio rahal Escreveu:

Vejo muito "biker" se dilacerando pra tirar 200g da bike e com uns 30kg acima do peso...

vai entender....

kkkkk, verdade! O cara tem uma PCensoreda PANÇA e quer que a bike dele seja leve que nem uma pena...

Vai tirar peso de gordura extra e depois pensa em tirar peso da bike!

Ou então aqueles que gastam uma grana reduzindo o peso da bike e levam mochila de hidratação com 2 litros d'agua nas costas... vai entender...
Voltar para o topo
1* Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 22 Mai 2011
São Paulo
Desconectado
Mensagens:443
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de 1* Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 23 Jan 2014 as 15:29
Bom eu passei de quase 11 quilos prá 8 e tô bem contente!
As médias no strava comprovam.
 
1*
Voltar para o topo
yurigonzaga Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 04 Ago 2011
São Paulo - SP
Desconectado
Mensagens:64
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de yurigonzaga Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 09 Abr 2014 as 02:31
O bom de criar e usar componentes mais leves é poder escolher onde o peso vai estar, seja num medidor de potência, como citado, ou numa roda mais aerodinâmica, sempre mais pesada. Com um grupo levíssimo, posso usar um quadro não tão leve, mas com rigidez extrema; com parafusos de titânio e guidão, selim e o cacete tudo de carbono posso aumentar a aerodinâmica e a resistência (peso) das minhas rodas; com um cabeamento mais fino, posso adicionar um medidor de potência, e por aí vai. 
Voltar para o topo
Nicolazzi Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 24 Set 2009
Joinville - SC
Desconectado
Mensagens:149
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Nicolazzi Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 14 Abr 2014 as 18:20
Lembrando que o Miguel Indurain ganhou o Tour de France na década de 90 usando bike de cromo que pesava 11 kg.

A dor é passageira, desistir é pra sempre.
Voltar para o topo
_Flx_ Ver Drop Down


Registrado: 02 Abr 2013
Boa Vista - RR
Desconectado
Mensagens:138
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de _Flx_ Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 14 Abr 2014 as 19:37
e eu achando minha bike e seus 9,5 kg pesada rs
Voltar para o topo
Donnie_Darko Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 01 Set 2013
Rio de Janeiro
Desconectado
Mensagens:194
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Donnie_Darko Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 14 Abr 2014 as 22:18
Na década de 90 todas bicicletas do Tour deviam pesar por aí. É só uma tendência de inovação tecnológica. Materiais super resistentes e com um peso baixo e com baixo custo de fabricação é algo que qualquer fabricante e consumidor deseja. É lógico que fibra de carbono ainda não é uma coisa barata. Mas é um material que revolucionou muitas aplicações. E a vida segue...
Voltar para o topo
dts Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 01 Ago 2008
São Paulo
Desconectado
Mensagens:2334
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (1) Obrigado!(1)   Citação de dts Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 15 Abr 2014 as 08:08
Originalmente Postado por Nicolazzi Nicolazzi Escreveu:

Lembrando que o Miguel Indurain ganhou o Tour de France na década de 90 usando bike de cromo que pesava 11 kg.


Isto nada prova uma vez que na época ele disputava com outras bikes de peso similar.
Hoje com estes 11 quilos ele não ganharia nada.
É notória a diferença de desempenho da época que citou com hoje em dia.
Mesmo em pelotões onde se encontram bikes clássicas e atuais as clássicas ficam para trás.
A aerodinâmica tem seu valor (Não ficamos contra o vento o tempo todo) mas em minha opinião no ciclismo de estrada o que faz desempenho (da bike apenas) é baixo peso, capacidade de absorção de impactos (vibrações que geram fadiga do piloto), rigidez controlada (em pontos específicos) e baixo peso em partes específicas (tudo que gira).
O carbono permite isto em uma escala incomparável a outros materiais.
E 6.8 quilos mesmo com lastro é um ótimo peso, fora da realidade de 90% das pessoas.
Com isto podemos girar em marchas mais pesadas por mais tempo e sem grande esforço o que garante a superioridade do equipamento.
Claro que olhei só o ponto de vista do equipamento o principal ainda é o ciclista.
Um erro comum é vivo ouvindo isto é a frase "Passei por um cara com bike X que pesa apenas 8 quilos com a minha que pesa bem mais".
E nestes casos no geral esquecemos que não se compara piloto X contra Y pois o preparo físico é diferente alem disto temos o fator de biotipo que faz aquele mesmo cara que fica para trás na subida te engolir nas retas ou vice versa, isto realmente não prova nada.
Devemos sempre comparar piloto X em bike X e em bike Y, ai sim verá o quanto o equipamento superior te faz andar mais.

Abraço aos amigos


Editado por dts - 15 Abr 2014 as 08:19
Voltar para o topo
elgleidson Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Registrado: 19 Dez 2010
SC
Desconectado
Mensagens:630
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (1) Obrigado!(1)   Citação de elgleidson Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 15 Abr 2014 as 13:25
Originalmente Postado por dts dts Escreveu:

 
Isto nada prova uma vez que na época ele disputava com outras bikes de peso similar.
Hoje com estes 11 quilos ele não ganharia nada.
É notória a diferença de desempenho da época que citou com hoje em dia.
Mesmo em pelotões onde se encontram bikes clássicas e atuais as clássicas ficam para trás.
A aerodinâmica tem seu valor (Não ficamos contra o vento o tempo todo) mas em minha opinião no ciclismo de estrada o que faz desempenho (da bike apenas) é baixo peso, capacidade de absorção de impactos (vibrações que geram fadiga do piloto), rigidez controlada (em pontos específicos) e baixo peso em partes específicas (tudo que gira).
O carbono permite isto em uma escala incomparável a outros materiais.
E 6.8 quilos mesmo com lastro é um ótimo peso, fora da realidade de 90% das pessoas.
Com isto podemos girar em marchas mais pesadas por mais tempo e sem grande esforço o que garante a superioridade do equipamento.
Claro que olhei só o ponto de vista do equipamento o principal ainda é o ciclista.
Um erro comum é vivo ouvindo isto é a frase "Passei por um cara com bike X que pesa apenas 8 quilos com a minha que pesa bem mais".
E nestes casos no geral esquecemos que não se compara piloto X contra Y pois o preparo físico é diferente alem disto temos o fator de biotipo que faz aquele mesmo cara que fica para trás na subida te engolir nas retas ou vice versa, isto realmente não prova nada.
Devemos sempre comparar piloto X em bike X e em bike Y, ai sim verá o quanto o equipamento superior te faz andar mais.

Abraço aos amigos


Sem contar que o cara pode estar fazendo um treino em L2 ou já está com mais de 100km nas pernas ou ainda ficou com a cara no vento o tempo todo, puxando o pelote. Mas o ego fala mais alto, então deixa o cara pensar que é mais forte só porque passou alguém com uma bike mais pesada. Conheço um por aqui que vive dizendo que "faz milagres" com a Caloi dele, se auto-intitula "Rei da Montanha" e vive sobrando nas provas e nos treinos pra galera, mesmo nunca puxando 1m sequer. A gente só ri. Deixa o cara pensar que é forte pra caralho, se isso incentiva ele a continuar pedalando. É como diz aquela frase "O maior prazer de um um sábio é bancar o tolo diante de um tolo que banca o sábio".

Já o Indurain, se ele pegar uma barra-forte ainda assim daria pau em muita gente LOL.

Já as bikes leves, eu acho o seguinte: Vai subir? Bike leve! Vai "planar"? Bike aerodinâmica!

Na subida o que conta mais é a força para vencer a gravidade, já no plano é a força para vencer o arrasto. Escolha a que se adeque melhor ao teu biotipo e/ou ao que tu gosta mais. Se bike leve fosse tudo, triathlons e contra-relógios seriam disputados com bikes leves, ao invés de bikes aerodinâmicas (e mais pesadas que as utilizadas para escalar). Quem já usou um clipe no guidão sabe a diferença que dá, mesmo acrescentando peso à bike (400 ~ 500g)!
Voltar para o topo
Nicolazzi Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 24 Set 2009
Joinville - SC
Desconectado
Mensagens:149
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Nicolazzi Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 15 Abr 2014 as 16:34
Na verdade meu comentário não foi pra provar nada e sim contribuir para o tópico com uma informação interessante.
E digo mais, tenho bicicleta leve e tenho bicicleta de cromo mais pesada e hoje compraria uma de cromo ao invés de uma bike de carbono. Quem já teve o privilégio de usar uma bike legítima italiana puro sangue de cromo Colnago sabe o que eu tô falando, é puro prazer, super confortável, anda muito bem no plano, pra subir pesa um pouquinho mas como eu não participo de competições, não esquento com 1 ou 2 ou 3 quilos a mais, o que vale é ser feliz no esporte e acho bacana quem curte utilizar equipamentos levíssimos, mas como sou saudosista e entusiasta das bikes vintage, sou suspeito em falar. Concordo que quanto mais leve melhor, mas o mais importante é ser feliz e poder estar pedalando ao lado dos amigos, seja com bike de 6,5kg ou 10kg.
A dor é passageira, desistir é pra sempre.
Voltar para o topo
Giordano Dal Bianco Ver Drop Down


Registrado: 23 Jul 2008
Rondonia
Desconectado
Mensagens:219
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (1) Obrigado!(1)   Citação de Giordano Dal Bianco Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 15 Abr 2014 as 17:54

Que o peso ajuda...sem duvidas....mas...temos que ver mais a geometria do que simplesmente peso...ja pedalei em quadros de menos de 1kg e que no fim eram muito ruins se comparados a quadros de 1.3kg....

e mi alzo sui pedali...
Voltar para o topo
LEKOO Ver Drop Down


Registrado: 15 Fev 2014
Parana.
Desconectado
Mensagens:60
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de LEKOO Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 15 Abr 2014 as 21:21
Bem como disse o amigo ai em cima! para grandes subidas a bike leve e o ideal, porem se bem treinado se ve a diferença notavel em ambas as bikes leves e pesadas...
ja na aerodinamica nem tanto, qndo se bem encaixado e bem treinado na bike vc faz miseria em cima da mema...
Voltar para o topo
Mauro Brisola Ver Drop Down


Registrado: 05 Nov 2007
Curitiba - PR
Desconectado
Mensagens:3932
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Mauro Brisola Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 16 Abr 2014 as 00:03
Para a tristeza dos anti weight weenies o limite de 6.8 kg uma hora vai mudar. E a principal razão é que hoje há tecnologia para bikes mais leves e absolutamente seguras.

http://www.praquempedala.com.br/blog/o-limite-minimo-de-68kg-estipulado-pela-uci-para-bicicletas-pode-ser-eliminado/#.U03x-fk7uSo

Voltar para o topo
elgleidson Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Registrado: 19 Dez 2010
SC
Desconectado
Mensagens:630
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de elgleidson Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 16 Abr 2014 as 10:00
Originalmente Postado por LEKOO LEKOO Escreveu:

Bem como disse o amigo ai em cima! para grandes subidas a bike leve e o ideal, porem se bem treinado se ve a diferença notavel em ambas as bikes leves e pesadas...
ja na aerodinamica nem tanto, qndo se bem encaixado e bem treinado na bike vc faz miseria em cima da mema...


Tenho que discordar. Claro que um bom posicionamento em cima da bike faz diferença, principalmente aerodinâmica. Porém não dá pra dizer que uma bike aerodinâmica não dá diferença. Dá sim, e bastante. Um par de rodas de perfil alto já dá diferença, mesmo pesando mais. Imagina então um quadro todo aerodinâmico, diminuindo o arrasto. Claro que o maior arrasto é o do próprio ciclista e isso se diminui com um bom posicionamento na bike, mas não dá pra dizer que uma bike aerodinâmica não dê diferença.

Talvez não se perceba a 30km/h, mas acima de 35km/h a diferença torna-se perceptível, segundo amigos meus que possuem bikes aero. Mas isso também é assim com as rodas: a 30km/h eu não percebi diferença andando com roda de perfil alto, mas a 35km/h pra cima senti que o esforço para manter a velocidade não era tão grande quanto numa roda normal.
Voltar para o topo
Warpuser Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 28 Out 2013
Brasil
Desconectado
Mensagens:374
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Warpuser Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 16 Abr 2014 as 15:55
Originalmente Postado por márcio rahal márcio rahal Escreveu:

Vejo muito "biker" se dilacerando pra tirar 200g da bike e com uns 30kg acima do peso...

vai entender....

Eu ainda jogo nesse time (Por isso minha foto é de uma baleia!!!LOLLOLLOL), ainda preciso perder um bom peso antes de pensar em emagrecer a bicicleta, mas que dá vontade de gastar uma grana de vez em quando, ah isso dá!!!

Minha bicicleta está com vergonhosos 15,alguma-coisa kg.
Desde setembro ela está com o mesmo pesoLOL, já eu, mandei embora 19kg do meu corpo de cetáceo!!Clap
BTT: Conthey Arizona 2003 Tourney 21v MegaRange, V-Brake & Cannondale Trail 4 2015
Voltar para o topo
Alex SP Ver Drop Down


Registrado: 12 Mar 2004
São Paulo
Desconectado
Mensagens:8970
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (4) Obrigado!(4)   Citação de Alex SP Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 16 Abr 2014 as 16:28
Tópico totalmente contaminado pela ideologia, ignorância e reacionarismo. Não vi uma discussão racional nem sequer citando os reais e principais motivos.

Bike é engenharia pura. E engenharia, meus caros, imita a natureza nos princípios básicos e elementares: a busca pelo menor peso é uma questão de ECONOMIA. Não apenas economia financeira, mas economia de energia (num sentido mais amplo), de materiais, de recursos. Economia no sentido de eficiência.

Pode parecer um paradoxo, pq afinal bike leve = bike cara. Mas não é essa relação que define a busca por bikes cada vez mais leves.

Um carro mais leve gasta menos combustível pra rodar. Um prédio mais leve usa menos material para ficar de pé. Um corpo mais leve gasta menos energia. Tem menor desgaste. É mais eficiente. Uma bike mais leve exige menos energia para subir, para ser manobrada. Tb é mais eficiente, em todos os sentidos.

Os pássaros voam pq são leves, econômicos, eficientes. A evolução busca o menor peso para economizar, e o mundo anda pra frente. Qual o sentido em criar bikes cada vez mais leves? Mesmo que não houvesse nenhum outro, qual o sentido de criar bikes cada vez mais pesadas??? Qual o desafio? Peso é bom pra âncora, e mesmo isso tem um limite pra não deixar o barco mais pesado do que o estritamente necessário. Carros, barcos, aviões.. quanto mais leves, mais cargas podem levar tb.

Lógico que existem questões de marketing, hype, guerra comercial, tecnológica, desejo e demonstração de status, capitalismo, materialismo, coisas do tipo. Mas esses são os efeitos secundários, e em alguns casos, colaterais, e não os motivos principais. A engenharia é o que move tudo isso, e ela não anda pra trás, só pra frente.

Na prática, uma bike leve é ANIMAL. Não só pra subir, mas tb pra fazer curvas, pra pular obstáculos, pra botar no rack do carro, pra levar na mão... Qualquer que seja o peso do ciclista, uma bike mais leve vai consumir menos energia pra se movimentar, e é isso que conta. Ainda mais quando consideramos os míseros 0,6hp que produzimos, ridículos 200, 300 ou 400W. Bikes muito leves exigem engenharia intensiva, o que tb resulta em quadros caprichados no acabamento e geometria, no comportamento.

Quem quer uma bike pesada? Ninguém! 






Editado por Alex SP - 16 Abr 2014 as 16:32
Look Good, Feel Good, GO FAST!
Voltar para o topo
Nicolazzi Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 24 Set 2009
Joinville - SC
Desconectado
Mensagens:149
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Nicolazzi Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 16 Abr 2014 as 18:06
Quem quer uma bike pesada? Ninguém! 

Que bom que ninguém quer, eu quero, e de preferência com uns 9 ou 10 kg, bem tradicional, de cromo, antiga, italiana, com câmbio no quadro, cachimbadas e muito cromado....uma beleza essas bikes

E VIVA AS PESADAS, essa é minha praia
A dor é passageira, desistir é pra sempre.
Voltar para o topo

 Responder Responder Página  123 4>
  Compartilhar   


Ir para Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 11.06
Copyright ©2001-2016 Web Wiz Ltd.