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limpeza de corrente e outros..como?

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daniel_bg Ver Drop Down
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    Enviado: 02 Dez 2008 as 09:22
mestres do pedal,
 
queria saber como voces limpam a corrente, cassette e coroa após uma trilha e quais produtos usam?
 
vi uma maquininha que engata na corrente e voce coloca uma solução citrica dentro e vai girando o pé-de-vela e vai limpando a corrente. Será que funciona?
 
abraço
 
 
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Achilles Ver Drop Down


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Boa pergunta! Quem ajuda?
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daniel_bg Ver Drop Down
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tô começando a achar que a galera não limpa a corrente....hehe ( como eu! )
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josemar Ver Drop Down
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Eu já vi essa "peça" para limpar a corrente, mas nunca utilizei.

Quando minha corrente esta muito suja, minha receita é:

  • -Pincel médio (ou duro)
  • -Querozene ou óleo diesel (sempre use um solvente a base de óleo, outros danificam a lubrificação interna dos elos da corrente)

O correto seria nunca útilizar óleo comum na corrente, pois é como uma cola para o pó... Gruda tudo.... Aqueles óleos mais finos e especificos para correntes são excelentes, uso e quase não gruda pó, mesmo em terreno de muita terra.

Essa essa limpeza com pincel+querozene deixa a corrente, K7 e cambios como novos....
 
Josemar

 

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satoshi Ver Drop Down
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Eu tenho esse "limpador" de corrente. É um bom quebra-galho para tirar sujeira leve e para quem mora em apartamento. Mas para sujeira mais pesada o melhor é a imersão completa em desengraxante.
Esse fim de semana mesmo tive que limpar a corrente. Como uso o "power-link", tiro a corrente, dou uma borrifada com WD-40, deixo mergulhado na querosene por alguns minutos. Depois dou uma enxaguada, lavo com sabonete de banho e depois de seco volta para a bike e pingo uma gota de Finish Line Cross Country em cada elo.
Dá um trabalhinho chato, mas tira aquela sujeira que fica dentro dos elos, os verdadeiros vilões do desgaste das correntes.
O cassete limpo com escova e um pano velho, que passo entre os pinhões para tirar aquela sujeira em que a cerda da escova não alcança. Se a sujeira é mais pesada e difícil de tirar, aí tenho que apelar para o sacador de cassete. Tiro o cassete da roda e limpo com mais cuidado.
O pedivela também limpo com pano, escova e algum desengraxante.
Todo esse trabalho para manter em dia um equipamento que suei para comprar. Embarrassed
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Achilles Ver Drop Down


Registrado: 17 Nov 2008
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Legal,
 
Boas dicas!
 
Tirar a corrente não desregula o câmbio traseiro?
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aluizon Ver Drop Down
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Restrito

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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de aluizon Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 03 Dez 2008 as 03:20
Tenho essa maquininha ai.   Funciona sim, mas faz uma "lambança" infernal... hehe...vaza pra tudo quanto é lado, suja o chão, etc...  Mas funcionada sim.

Como uso oleo "seco" (finish line teflon ou Pedro´s Dry) a corrente nunca fica muito suja, então só passo pano mesmo (girando o pedivela) e cotonete entre os elos (Embarrassed) e ela fica bem limpa.  Mas a cada 2 semanas tiro ela (uso power link) e lavo com gasolina ou querosene, depois com sabão e então enxaguo, e ela tá nova.

Abraços
Adriano
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satoshi Ver Drop Down
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Não desregula.
Para um câmbio traseiro não desregular com freqüência, o macete é ter um sistema câmbio/conduítes/cabos/trocadores bem montado. E de preferência conduítes e cabos de qualidade para minimizar a fricção/atrito.
Mas às vezes o câmbio não é o responsável pela desregulagem. Um cassete e/ou corrente muito gastas também comprometem as trocas.
O certo é saber a hora certa de trocar cada componente. Para isto eu tenho um "diário de bordo" onde anoto quando troquei, e se possível em qual quilometragem troquei cada item da relação.
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mtb_xc Ver Drop Down
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mano vo da uam dica...
 
pega um pincel, vai no posto, compra diesel ou querosene...uma garrafa pet cortada ao meio e manda ve, tenho essa parada ae de limpa corrente e funciona sim, ela abraça a corrente e tem tipo umas cerdas nela que limpam..funciona, mas eh melhor com diesel ou querosene, depois soh lava a bike e tah novo, querosene e diesel pode confia..
a, nao vai fica desmontando tua corrente pra faze uma simples limpeza mano, vc fazendo isso ela fica mto fragil e propicia a quebra, limpa ela na bike mano..
 
essa foi minha dica..
 
flw.
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mtb_xc Ver Drop Down
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de mtb_xc Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 03 Dez 2008 as 03:29
salvo execoes de power link neh
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satoshi Ver Drop Down
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Se for pra remover o pino, aí terá que colocar um novo no lugar. Mas não é em qualquer lugar que se vende pino de corrente avulso.
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rodrigoono Ver Drop Down


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Tenho essa tal "maquininha" de limpar corrente. Mas qdo a sujeira pega nada como o bom e velho pincel.
Use o power link para facilitar nas limpezas. Eu tiro a corrente e mergulho ela em querosene num pote desses de sorvete, com o pincel vou limpando e tirando a sujeira.
depois de limpo, dê um banho de querosene limpa para deixar sem sujeira entre os elos.

O que eu sempre faço é usar um filtro de café para filtrar a querosene, pq sinceramente limpar corrente vai bastante querosene e nao da para comprar querosene toda vez.
Corte uma grarrafa de refrigerante de 2L no meio, use a parte de cima como funil. Dentro desse "funil" coloquei o filtro de café. Coloque o "funil" de forma que despeje o liquido na parte de baixo q restou da garrafa e despeje toda querosene suja... vc vai ter querosene limpa novamente.

Espero que ajude

http://www.flickr.com/photos/rodrigo_ono/
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epifas Ver Drop Down
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de epifas Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 03 Dez 2008 as 05:49
tenho 2 maneiras de limpar a corrente, dependendo do estado da sujeira !!

se ela tá só com akela sujeira grudada por cima, lavo ela com diesel e escova de dente, sem tirar da bike, só girando o pedivela.. aí limpo o cassete e as coroas do mesmo jeito. depois jogo agua com a mangueira, pra tirar o diesel sujo. aí passo detergente em tudo, escovinha de novo e enxaguo. espera secar e mete óleo em cada elo !!

se tá tudo cheio de lama, corrente chiando (por estar muito seca e com sujeira por dentro), aí eu lavo com diesel e escova, pra tirar o grosso da sujeira, depois retiro a corrente da bike (power link) e deixo de molho dentro do diesel num vaso fechado, chacoalhando de vez em quando pra soltar o óleo antigo e a sujeira. depois deixo de molho no detergente, pra tirar o diesel, e enxaguo. espero secar e coloco de volta na bike, isso depois de lavar o resto da relaçao logicamente. ultimo passo é passar óleo na criança !!

a relaçao dura muito mais se vc usar o 2° metódo toda vez q for limpar (1 vez por semana, no meu caso), mas é muito mais trabalhoso, demorado e caro (gasta bem mais diesel e detergente). e com certeza o resultado final é melhor no 2° metodo !!
cabe a cada um decidir se vale a pena !!
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marciolo Ver Drop Down
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de marciolo Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 03 Dez 2008 as 06:24
Meu metodo pra limpar corrente é a seguinte:
 
- Retiro a corrente pelo elo Power Link, que facilita bastante;
- Passo um escovão com sabão para retirar o grosso da corrente;
- Depois coloco de molho num vasilha com querosene ou diesel, enquanto isso vou limpando o cassete e os cambios;
- Depois passo um escovão com querosene ou diesel;
- Agora aqui é que faço diferente. Já notei que mesmo fazendo esse processo ainda podia ouvir chiado de areia/sujeira quando torcia a corrente. Então passei a colocar a corrente dentro de uma garrafa de iogurte ou qualquer outra, mas que tenha a boca mais larga, justamente pra facilitar na hora de tirar a corrente........... Continuando, coloco a corrente dentro dessa garrafa com +/- metade de querosene ou diesel e fico balançando/agitando a garrafa por alguns minutos.
- A corrente sai limpinha e sem ruidos de areia, porém ainda passo na agua com sabão pra retirar o querosene da corrente. O querose desse vidro guardo para usar nas proximas lavagens, so troco quando esta bem sujo.
- Costumo lubrificar com uma corrente especifica para correntes.
 
Ufa, ufa.......... só isso.
 
Abraços
Abraços
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erasmomartins Ver Drop Down
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Registrado: 29 Abr 2008
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de erasmomartins Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 03 Dez 2008 as 07:13
Bem legal as dicas do pessoal.

Atualmente lubrifico com oleo de motor de moto novo.
Não retiro a corrente, não tenho power link.
Limpo com pincel e gasolina na propia bike, esfregando na catraca e no pedivela.
Bato uma agua para tirar o mais grosso.
Depois aplico diesel e seco com um pano.
Bato uma agua para tirar o excesso.
E por fim passo uma fina camada do oleo de motor, fica bem lubrificado mais logo logo fica uma nojera..

Gostaria de saber algumas coisa, já que ninguem citou o uso de gasolina para limpar a corrente. A gasolina estraga a corrente ? afeta algum componete, tipo roldana ?
Vale a pena esse power link ?
E o lubrificante seco, é bom mesmo ?

To voltando a pedalar, cheio de dúvidas...

Abs
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mtb_xc Ver Drop Down
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de mtb_xc Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 03 Dez 2008 as 08:09
erasmomartins..
 
esse oleo que vc usa de moto nao dexa tudo preto nao...
usei uns tempos um vermelho e ficava tudo preto parecia petroleo..e nao use gazolina, usa uqerosene ou diesel..
 
flw
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jgur Ver Drop Down
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de jgur Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 03 Dez 2008 as 12:58
falando em limpar corrente, uma idéia meio maluca que me ocorreu:
 
será que dá certo usar uma maquina de limpeza a vapor?
 
(tomando todo cuidado para não atingir partes como cabos e os pneus, claro)
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satoshi Ver Drop Down
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Mas será que esse vapor conseguirá retirar a sujeira que está dentro dos elos, pinos e anilhas?
Como eu falei antes, essa parte é que o pessoal acaba esquecendo. Só olham para a parte externa da corrente. O desgaste maior ocorre dentro dela. E isso que faz com que ela crie folgas ou chegue a quebrar.
Como outro colega disse, se você colocar a corrente lavada dentro de um pote com querosene, fechar e depois agitar o pote. Verá que sairá mais sujeira da corrente. Sujeira esta que estava impregnada por dentro.
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jgur Ver Drop Down
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de jgur Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 03 Dez 2008 as 17:44
pois é Satoshi san,
 
eu também costumo lavar a corrente mergulhando em um produto desses,
foi só uma idéia,
imaginando que talvez o vapor com calor localizado consiga pelo menos soltar o oleo e sujeira de dentro,
sem usar produtos químicos de cheiro forte,
 
só queria saber se alguém já experimentou...
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epifas Ver Drop Down
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de epifas Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 03 Dez 2008 as 19:06
jgur, se vc tiver a maquina, e nao se importar de testar pra gente, manda bala !!
depois posta os resultados.. é so tirar a corrente depois do vapor, e jogar no solvente, pra ver se ainda sai muita sujeira !
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daniel_bg Ver Drop Down
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de daniel_bg Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 04 Dez 2008 as 03:06
amigos do forum,
 
valeu pelas dicas!!!Big%20smile
 
pra eu conseguir querosene é facil, pois onde trabalho usam na limpeza de peças.
 
satoshi, achei legal seu diario de bordo com a Km de cada peça...bem interessante.
 
tambem achei legal o esquema do funil/filtro de café pra filtrar o querosene sujo e reaproveitar.
 
sobre a maquininha, parece funcionar, mas vou optar pelo pincel com querosene mesmo.
 
abraço
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jgur Ver Drop Down
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de jgur Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 04 Dez 2008 as 13:08
pois é epifas, ainda não, estava pensando se vale a pena...
 
 
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José Alves Jr. Ver Drop Down
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de José Alves Jr. Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 04 Dez 2008 as 17:48
Querosene é a melhor soluçao para limpeza, é até mais fácil retira-lo das maos depois da limpeza pois o cheiro sai mais rápido com agua e sabao.
Ao invés de pincel eu uso escova de dente velha, pra limpar a corrente é bem melhor.
Depois de bem limpa com o querosene coloco agua e sabao em pó em um balde e com um pano limpo o querosene que ficou na Bike.
Fica tudo zerado,
Depois eu lubrifico com óleo de máquina Singer...

Abraço...

 
Uruaçu-GO, aqui é o lugar!!!
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daniel_bg Ver Drop Down
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Registrado: 05 Set 2008
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de daniel_bg Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 05 Dez 2008 as 03:15
ontem limpei minha corrente e cassette conforme as recomendações de voces.
 
1º - pincel com querosene pra tirar a sujeira
2º - agua com detergente e esponja pra tirar o querosene
3º - agua pra tirar o detergente
 
agora estou deixando secar e vou lubrificar com finish line.
 
girei o pedivela e não ficou aquele barulho de terra raspando, então acho que limpei direitinho...mas foi uma lambança danada...hehe...vai ver é falta de pratica!
 
abraço
 
 
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epifas Ver Drop Down
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de epifas Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 05 Dez 2008 as 06:31
é sim daniel !!
com o tempo vc aprende a fazer mais rapido e sem sujar tanto !
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Ivan Santin Ver Drop Down
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Ivan Santin Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 05 Dez 2008 as 10:50
Olá pessoal,
mais minha pergunta é o seguinte esse power link,não deixa a corrente mais "fraca" ou sujeita a estorar etcc ?

Ivan Santin
Trek 4300(2008)
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epifas Ver Drop Down
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Registrado: 19 Jul 2006
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de epifas Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 05 Dez 2008 as 11:20
Ivan, uso há 2 anos corrente com power link (nao necessariamente correntes SRAM) e nunca tive problemas de abrir ou algo do tipo..
mas sempre tem alguns casos né.. um amigo aki, pegando vacuo dum caminhao (é, ele é doido sim !), girando até nao poder mais, acabou abrindo o power link da corrente de 9 dele..
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Regix Ver Drop Down
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Regix Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 05 Dez 2008 as 14:48
Originalmente Postado por daniel_bg daniel_bg Escreveu:

ontem limpei minha corrente e cassette conforme as recomendações de voces.
1º - pincel com querosene pra tirar a sujeira
2º - agua com detergente e esponja pra tirar o querosene
3º - agua pra tirar o detergente
agora estou deixando secar e vou lubrificar com finish line.
girei o pedivela e não ficou aquele barulho de terra raspando, então acho que limpei direitinho...mas foi uma lambança danada...hehe...vai ver é falta de pratica!
abraço

Fiz exatamente assim e foi satisfatório. Só fico na dúvida se o melhor finish line é o verde (cross country) o vermelho (dry teflon) ou o pro road (cerâmica).

Editado por Regix - 05 Dez 2008 as 14:51
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Franciscok Ver Drop Down


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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Franciscok Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 06 Dez 2008 as 00:40
Não sei porque todo mundo usa combustiveis para limpar corrente. Polui mais, estraga borrachas (se entrar em contato, o que não deveria ocorrer) e sai mais caro.
 
Se limpar com agua e sabão fica limpa do mesmo jeito, e não fica aquele resto de querosene entre os elos pra disolver o óleo novo que vc colocar na corrente. Eu abandonei o querosene já faz um ano, e minhas correntes não duram menos por causa disso, pelo contrario, já que fica limpa e sem solvente pra estragar a lubrificação.
 
Pra limpar com sabão é só fazer o mesmo procedimento, mas usando agua e sabão. O unico cuidado extra é secar com um pano sacudindo a corrente, e umas 2 horas depois já lubrificar, porque como fica bem limpa sem nenhuma proteção ela pode enferrujar.
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andrefub Ver Drop Down
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de andrefub Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 08 Dez 2008 as 04:49
Uso querosene, detergente e lubrifico.
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daniel_bg Ver Drop Down
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Originalmente Postado por Franciscok Franciscok Escreveu:

Não sei porque todo mundo usa combustiveis para limpar corrente. Polui mais, estraga borrachas (se entrar em contato, o que não deveria ocorrer) e sai mais caro.
 
Se limpar com agua e sabão fica limpa do mesmo jeito, e não fica aquele resto de querosene entre os elos pra disolver o óleo novo que vc colocar na corrente. Eu abandonei o querosene já faz um ano, e minhas correntes não duram menos por causa disso, pelo contrario, já que fica limpa e sem solvente pra estragar a lubrificação.
 
Pra limpar com sabão é só fazer o mesmo procedimento, mas usando agua e sabão. O unico cuidado extra é secar com um pano sacudindo a corrente, e umas 2 horas depois já lubrificar, porque como fica bem limpa sem nenhuma proteção ela pode enferrujar.
 
quanto a poluição, peguei o querosene sujo dos potes e trouxe pra empresa, onde sempre chamamos uma empresa que recolhe e dá o fim adequado ao produto.
 
 
 
 
 
 
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FelipeX Ver Drop Down


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é muito importante não jogar o diesel ou querosene ou qualquer tipo de óleo no ralo da pia o em qualquer esgoto, um litro de óleo contamina 20 mil litros de água.

quanto não tiver mais como usar o diesel leve até um posto de troca de óleo, eles tem como descartá-lo

as alternativas para evitar o uso de diesel são várias, após tirar o grosso com água, seco e  uso wd-40 e um pano para remover a graxa e sujeira que estiver grudada, tem a vantagem de não fazer muita sujeira, como moro em apartamento ...
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Hamud Ver Drop Down
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Hamud Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 20 Fev 2009 as 00:54
Eu acho que um bom jato d'água e WD-40 dá conta do recado.
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acunha Ver Drop Down
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de acunha Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 20 Fev 2009 as 01:53
use um powerlink e passe a limpar a corrente fora da bike... nao contamina mais os rolamentos etc e o powerlink é indestrutivel se vc usar direitinho he he...
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coelhomd Ver Drop Down
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de coelhomd Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 20 Fev 2009 as 02:57
- Começo pelas polias. Uso a espátula de plástico pra tirar a maior parte da lixa creme destruidora de correntes. Remoção mecânica é melhor e mais importante do que a remoção química nesse ponto.


2- Depois escovo com detergente de louças ou desengordurante de cozinha tipo Easy Off Bang ou Cif Desengordurante (meu preferido).


3- Limpeza rápida da corrente, com rápido poder de remoção, melhor do que tirar a corrente. Uso 2 escovas condor. Aparei as cerdas do meio para fazendo um túnel para a corrente. Abrace a corrente com as escovas primeiro por cima e por baixo, depois pelas laterais. Pedale para trás e a corrente vai passando entre as escovas. Posicione na coroa do meio e na terceira maior atrás.







4- 'park tool chain machine' ou outras máquinas de lavar corrente possuem a vantagem de submergir completamente a corrente em uma solução desengraxante. Uma grande vantagem sobre o método de tirar a corrente e mergulhar em algum recipiente, pois usa uma quantidade muito menor de solvente. E se não for citrus ou ecotech daqueles que são biodegradáveis, quanto menos usar melhor, a mãe natureza agradece.
Se você usou um desengraxante, o último passo de limpeza sempre deve ser com água e sabão detergente, para remover completamente qualquer vestígio de solvente que possa ter ficado na corrente, se voce não tirar esse solvente, ele vai arruinar as propriedades do lubrificante da corrente que voce for aplicar em seguida. Lubrificar a corrente deve ser sempre no metal seco, sem vestígios de desengraxante ou solventes organicos. ISSO É MUITO IMPORTANTE!



5- Um jato de desengordurante e pedalo para frente enquanto seguro firme a escova contra o cassete.


6- Mudo para a coroinha e solto a corrente pra ela ficar repousando no quadro, entre o tubo de selim e a coroinha, deescansando no movimento central. Pressiono a escova firme contra as coroas e pedalo para trás


7-Uso uma esponja de louças com detergente e suguro o rotor com a parte mais áspera da escova e vou girando a roda com a outra mão enquanto o rotor vai deslizando entre a esponja.


8- Sabão e água entre as pastilhas. Aciono o freio e vou girando várias vezes enquanto giro a roda. Enxaguo bem. Espuma preta é indicativa de que ainda resta sujeira. Às vezes eu retiro as pastilhas e uso a mesma esponja, com a parte mais áspera e detergente de louças, enxaguando bem. Isso é ótimo se você contaminou seu freio com óleo. Depois uso um pano com álcool para 'esterilizar' as pastilhas antes de montar nos calipers.


9- Uso um pincel com cerdas bem macias e detergente para limpar os retentores da suspensão. Eu gosto de usar cera de carros com teflon nestes tubos, eles deslizam muito melhor, mas cuide para não aplicar cera na borracha. Uso um pano limpo para lustrar e polir os tubos. O pano fica escorregando muito depois disso. E a suspensão funciona melhor!





10- A corrente precisa estar seca antes de lubrificar. SECA MESMO. Água e óleo não se misturam. Lubrificar uma corrente molhada não permite que o lubrificante penetre bem nos links.


11-Uma gotinha em cada elo, nada mais que isso.



12-Remover o excesso com um pano limpo.


FEEEEEEEEEEEITOOOOOOOOOOOO
Peças que preciso comprar:

http://www.pedal.com.br/forum/compro-suspensao-canote-272-mesa-318-rodas_topic44667.html



Limpar a bike

http://www.pedal.com.br/forum/topic3451.html
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IsraelWolf Ver Drop Down
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de IsraelWolf Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 20 Fev 2009 as 03:23
Só peça fraca na bike hein!!! haaha
 
Passo a passo legal!!!
Israel Wolf

Terra: Merida Carbon FLX 3000 + Shimano XT

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Hamud Ver Drop Down
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Hamud Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 20 Fev 2009 as 11:35

Eu já não tenho paciência para lavar o carro, imagina a bicicleta, eheheheheh.

Lembro que quando usava a Monark a única vez que fiz uma limpeza geral mesmo, levou o dia todo, desmontei peça a peça, aproveitando que ia pintar o quadro, lavei cada peça separadamente e depois remontamos tudo. De resto era só pano úmido no quadro, jato d'água em tudo, desengripante e uma boa graxa.

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rrobles Ver Drop Down
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de rrobles Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 20 Fev 2009 as 12:37
Cool Exelente post coelhomd!
 
Vou usa-lo como referencia na proxima limpeza. Thumbs Up
Renan Robles
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Elis Ver Drop Down
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Elis Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 17 Mar 2009 as 18:13
Qdo a sujeira é demais a melhor solução mesmo é tirar a corrente, tirar o barro grosso com água, depois deixar de molho na querosene pra tirar toda a sujeira e óleo que restam. Uma escovada, cuidando pra limpar bem entre os elos... pronto... monta e lubrifica de novo.
 
Nunca tive problemas.
 
Aliás, a maioria das peças, qdo necessário limpeza eu uso um pouco de querosene. Principalmente as que tem mais graxa e óleo.
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coelhomd Ver Drop Down
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de coelhomd Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 01 Mai 2009 as 06:07
Gurizada, o componente base é d-limoneno;  Não sou químico e cursei segundo grau há muito tempo, mas na minha época o professor de química dizia apolar dilui apolar e polar dilui polar. O que sempre me fascinou era justamente essa maravilha: Esse solvente tem a propriedade de diluir graxa e ser hidrossolúvel ao mesmo tempo! O segredo é a emulsão.
Aqui polar é uma marca de cerveja Thumbs Up.
 
 
Algumas marcas nacionais já oferecem esse solvente, mas na minha cidade nunca encontrei pra vender.
Pesquiando no google achei esta referência:
Peças que preciso comprar:

http://www.pedal.com.br/forum/compro-suspensao-canote-272-mesa-318-rodas_topic44667.html



Limpar a bike

http://www.pedal.com.br/forum/topic3451.html
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