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Peso da Bike X Competitividade

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Mensagem Inverter Ordem
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adaoferre Ver Drop Down


Cadastrado em: 30 Nov 2018
Cristalina
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    Postado: 17 Jul 2019 as 13:25
Boa tarde! Então o conceito de FTP a grosso modo é a potência máxima que um ciclista sustenta por um período de uma hora, já a relação potência /peso quanto maior o número melhor será o desempenho do ciclista em escaladas, pois quanto menos peso melhor, pois em escaladas a principal força que devemos vencer e a gravidade. Assim sendo perder peso principalmente gordura vai aumentar o número relativo a potência/peso. Tem um ótimo simulador pra simulação:http://www.kreuzotter.de/english/espeed.htm, basta alterar os dados de inclinação, peso do ciclista, peso da bike velocidade do vento e potência, para se ter uma ideia clara do quanto influencia o peso em relação ao rendimento.
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gm1987 Ver Drop Down


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Sapucaia do Sul
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gm1987 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Jul 2019 as 12:38
Originalmente postado por ghd ghd escreveu:

Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

No automobilismo os carros tem peso mínimo, poderia ser aplicado algo do tipo no ciclismo... Agora categoria de peso do piloto kkkkkk só se tem em lutas, pois mais peso = mais força

No ciclismo: mais peso = mais gordo LOLLOLLOLLOLLOL

É triiii ler esses posts de economia de 1kg na bike.... 



A propósito, essa informação no tópico abaixo é relevante ao que está sendo discutido aqui.

https://www.pedal.com.br/forum/topic96382.html

Como já discutido lá, pra min, o FTP é apenas um discurso técnico para justificar as aberrações financeiras que cometem por aí para aliviar 1kg na bike. Não compartilho da presunção que o FTP é constante. Ninguém perde potência por perder peso em gordura.
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rowisen Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rowisen Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Jul 2019 as 00:12
Originalmente postado por ghd ghd escreveu:

Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

No automobilismo os carros tem peso mínimo, poderia ser aplicado algo do tipo no ciclismo... Agora categoria de peso do piloto kkkkkk só se tem em lutas, pois mais peso = mais força

No ciclismo: mais peso = mais gordo LOLLOLLOLLOLLOL

É triiii ler esses posts de economia de 1kg na bike.... 



A propósito, essa informação no tópico abaixo é relevante ao que está sendo discutido aqui.

https://www.pedal.com.br/forum/topic96382.html
Obrigado por sinalizar esse tópico, desconhecia. Achei o assunto bastante interessante, pois era uma dúvida que eu tinha no "subconsciente", digamos assim kkkk
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ghd Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ghd Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Jul 2019 as 21:39
Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

No automobilismo os carros tem peso mínimo, poderia ser aplicado algo do tipo no ciclismo... Agora categoria de peso do piloto kkkkkk só se tem em lutas, pois mais peso = mais força

No ciclismo: mais peso = mais gordo LOLLOLLOLLOLLOL

É triiii ler esses posts de economia de 1kg na bike.... 



A propósito, essa informação no tópico abaixo é relevante ao que está sendo discutido aqui.

https://www.pedal.com.br/forum/topic96382.html
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Fabio Ver Drop Down


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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Jul 2019 as 19:54
F1 é pesado com o piloto a anos. Senão um piloto mais teria vantagem. Num esporte onde 5kg da 1 décimo por volta.

Editado por Fabio - 15 Jul 2019 as 19:55
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gm1987 Ver Drop Down


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No automobilismo os carros tem peso mínimo, poderia ser aplicado algo do tipo no ciclismo... Agora categoria de peso do piloto kkkkkk só se tem em lutas, pois mais peso = mais força

No ciclismo: mais peso = mais gordo LOLLOLLOLLOLLOL

É triiii ler esses posts de economia de 1kg na bike.... 
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Fabio Ver Drop Down


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Mas normal é por peso do ciclista. Já teve prova com a categoria arroba para ciclistas acima dos 90kg.
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Ismah/Cabelo Ver Drop Down
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Originalmente postado por hugoky hugoky escreveu:

E classificar por peso de bike, ficaria inviável, teria que toda prova, pesar a bike de 300 a 1000 atletas dependendo da competição..


Isso poderia ser uma categoria opcional.
Faz-se isso com toda competição séria de artes marciais que usam o peso como base pras categorias... Nada que uma balança industrial não resolve...
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Prost!
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Fabio Ver Drop Down


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Ou o cara prefere gastar a deixar de comer
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hugoky Ver Drop Down


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Peso da bike é para atleta de elite, os galáticos.
A maioria tem muita gordura à perder, não adianta tirar 2kg da bike, gastar 10 mil. Sendo que com uma dieta ele poderia perder 5kg e ficar com 8% de gordura.
Mas tem gente correndo com 15% de gordura e gastando um monte para ganhar 1,5kg na bike...
Enfim, mas se o cara está competindo no mais alto nível, com um % boa de gordura, e não tem mais de onde tirar peso, aí realmente vai ter que tirar da bike.
E classificar por peso de bike, ficaria inviável, teria que toda prova, pesar a bike de 300 a 1000 atletas dependendo da competição..
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Ismah/Cabelo Ver Drop Down
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Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

Descida: Fala mais alto a técnica kkk


Ou a coragem... Eu vou cagado num degrau de 50cm, e tem nego descendo perau e ainda faz graça no salto...  LOL
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Fabio Ver Drop Down


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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Jan 2018 as 15:20
Mas para cair tanto assim trocando suspensão por garfo rígido, só se for com uma suspensão bem pesada. E quem compete geralmente tem garfo já abaixo de 1,5kg. A não ser que o cara troque um garfo "2 andares" de mano, como dizem por um Niner de carbono. Mas aí não é comprarão correta, pois seria como trocar uma Barra Forte por uma Black Inc. E lembrando que nas provas internacionais de XCM a maioria usa FS, justamente por passar mais tempo na bike é ainda sentado sem precisar de grandes sprints a toda hora. Agora se for uma prova de XMC dessas de retões onde dizem não precisar de suspensão, a economia de peso vai fazer menos diferença ainda.

Lembrando as 3 resistências:
Rolamento
Gravidade
Aerodinâmica

Dependendo da inclinação e velocidade as percentagens de como cada uma atua variam.

Subida: Fala mais alto a gravidade
Plano: Fala mais alto o rolamento
Descida: Fala mais alto a técnica kkk

Editado por Fabio - 05 Jan 2018 as 15:44
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TheBombBR Ver Drop Down
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Cadastrado em: 01 Mar 2009
Belzonte
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheBombBR Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Jan 2018 as 13:50
Como ja falaram o principal é o condicionamento, e da pra tirar peso gastando pouco e tem algumas peças que se tira peso melhoram mais a performance que outras.

Tirar peso das peças que sofrem com a força centrípeta (rodas, pedivela, pedais), dão mais resultado que outras partes (canotel, guidão, etc).

Pra quem corre mais xcm também pode facilmente tirar a suspensão e rodar com notubes, que ja amortece bem a bike, tenho um amigo que só anda de garfo, ele só perde nas decidas tecnicas e rock gardens, XCM em sua maioria não tem isso, então ganha-se muito tirando em média 1,5kg-2kg só com suspensão.

Hoje estou com uma bike que está na faixa de 11kg, um quadro sworks carbono 2012, peças deore/slx, suspensão rock shock recon, rodas everest e relação 1x10. Considero que a bike está competitiva neste peso. Se tirar a suspensão cai pra 9,5kg aproximadamente, mas como gosto muito de xco também acabo ficando com a suspensão.
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Ismah/Cabelo Ver Drop Down
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Cadastrado em: 26 Abr 2017
Bom Princípio/R
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Tá doido? Pedalar de cueca é tiro no pé...!
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Eribas Ver Drop Down


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Campo Alegre
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Da para raspar o cabelo e não usar cueca no dia da competição para perder algumas gramas😎
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LampMagno29 Ver Drop Down
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Brasilia DF
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Eu tinha uma Mosso Odysey que pesa 15,4 e mudei para uma RC Bikes de carbono que pesa 11,3kg. 
Faz muita diferença em relação ao minha performance, melhoram meus tempos, sofro menos nas subidas
Mas continuo tomando coro do brother que pedala uma Caloi Elite 2.3 aro 26, 14,5kg...kkkkk
Principalmente depois dos 40km e subidas longas
Preciso melhorar meu condicionamento para andar na frente, se o assunto for competição então....

Só a bike ajuda, mas não é determina o resultado.
 
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xombox Ver Drop Down
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Originalmente postado por borjaille borjaille escreveu:

No final das contas o que vale é perna! Já vi bike de 14kg com gente dando risada por passar umas de carbono na ladeira!

Não é bem assim não viu amigo. Ciclista com nível de condicionamento iguais e com bikes muito diferente (não somente peso) numa subida muito ingrime e longa ou um percurso muito longo, fará uma baita diferença. 

Você já treinou com peso na bike ou já carregou alguma mochila pesada? Quem já sabe...
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xombox Ver Drop Down
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Mas a grande questão é a diferença brutal que existe entre as bikes tops e as bikes de entrada (de entrada mesmo, não me refiro bike de supermecado). Uma MTB que montei, básica por 1.800,00 nova pesa 15,5kg  por menos de 1.800,00 a bike não fica legal ou tem que sacrificar algum componente que não se pode sacrificar. 

Daí como vou competir com um cara que tem bike (mtb) que pesa 9 kg ou até menos? Como vou marcar tempo morro acima por 10 km ou mais com 6kg de diferença? Alguém que já tem uma bike de 11 ou 12 kg está mais "tranquilo", agora, impossível querer competir quem tem bike com mais de 15 kg. É pagar para chegar atrás e passear na prova. Infelizmente não é justo e por isso não participo de competições.

Uma competição justa teria que ter equipamentos iguais ou compatíveis... como nunca foi e nunca será assim eu não participo. Agora com Strava  (modernamente )que eu não corro mesmo, comparo vários tempos tudo pela internet e fico tranquilo.


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xombox Ver Drop Down
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Cadastrado em: 27 Jan 2016
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Originalmente postado por LeoHD LeoHD escreveu:

Boa tarde galera!

Faz algum tempo venho me perturbando com uma questão: o peso da bike! Sempre pedalei com um monstro de 15,5 kg, que acho excelente pois melhora o condicionamento e exige mais do corpo. Recentemente decidi competir e cheguei a fazer algumas provas com ela, mas não dá! Estou migrando para uma de uns 13 kg e um pouco mais confiável. Ainda assim é pesado, eu sei, mas é o que posso fazer no momento.

Daí minha reflexão: quanto mais leve a bike, melhor a performance do ciclista; quanto mais leve a bike, mais cara ela é... portanto, quanto maior o poder econômico do ciclista, melhor sua colocação nas provas.

Isso não me parece muito justo. Afinal, da mesma forma como não seria justo colocar no mesmo nível três ciclistas de 14, 20 e 40 anos, também não se deveria englobar todas as bikes numa única categoria.

Imaginei então uma divisão de acordo com o peso da bike: sub-10, sub-12, sub-15 e acima de 15, heheh... claro que ia ser mais difícil de viabilizar provas assim, mas seria mais justo e colocaria os ciclistas de um mesmo nível para competir de verdade. Pois hoje em dia o que faz a diferença, muitas vezes não é o ciclista mas sim, o peso da bike.

Será que o que eu estou dizendo tem fundamento? Alguém já viu algo assim em alguma competição?

Abraços!

Léo

Por isso que no Brasil fica uns gato pingado achando que anda muito. Na verdade, alguns podem até andar, mas a seleção natural (genética) não existe, pois somente tem acesso mesmo os que tem dinheiro. Ciclismo no Brasil é esporte de quem tem dinheiro: pra comprar bike a acessórios, além é claro de manter uma boa alimentação e dinheiro para as corridas. 

Resultado: somos pífios no cenário internacional no ciclismo. 



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Ramai Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ramai Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Out 2015 as 19:25
Originalmente postado por Binotto Binotto escreveu:

Bom vou deixar meu relato.
NO meu caso, vou falar de peso x desempenho no asfalto.
Pedalei alguns anos de road, que tinham 10 kg, sendo que a última 9,5 kg aprox. Grupo tiagra, cubos ultegra, pneus 700x23 enfim, uma speed normal, e com ela registrei meus tempos e médias de velocidade em um trecho de BR, de uns 70km, com algumas subidas longas.
Abandonei speed. encheu meu saco. Só uso bike para fitness.
Agora estou andando com uma mountain bike 29er de entrada (marca famosa), 9v, alivio, suspensão de entrada, pesando nada menos que 14kg. Triquei apenas os pneus por 700x38 de asfalto (um meio termo entre os 700x23 e os pneus race king 2.0 que vieram nela).
Tenho 1,80 m e peso 90kg (não sou gordo, pratico outros esportes inclusive musculação).

Registrei todos os tempos novamente.

Resultado.

1) MInha média no plano fica 2 a 3km/h mais lento. Acredito que se tivesse um pneu mais fino chegaria perto. Vaou testar um 700x28 futuramente.

2) Minha média na descida é igual ou melhor. Com vento a favor consegui bater meu tempo da speed em um trecho plano, fazendo a distância de 4km em uma média de 38,2 km/h com a mtb 29.

3) Minha média na subida piorou drasticamente. 4 a 5 km/h em uma subida de 2km. Essa realmente foi a parte ruim. É realmente um saco pegar morro com essa bike. Em relação a bike de 10kg, parece que esta está com pneu furado.

Como falei uso a bike para fitness (saúde, forma física) e não competição. Não sou fanático, pratico outros esportes.

Minha meta atual é baixar o peso dela para 12,5 kg. Acho 12,5 kg o ideal para uma bike com suspensão e não tão cara.

Resumo da ópera. O peso à mais incomoda mesmo é na subida. Até evito um pouco. Não é tão divertido.
Imagino então numa trilha, deve fazer uma diferença enorme.

Muito bom, cara! 
Ótimo relado, bem completo. Clap
Também sempre considerei 12,5kg como o peso com CxB ideal para quem não compete.

Curiosidade: Qual a marca do quadro da tua bike?

Abs!
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Binotto Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Binotto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Out 2015 as 00:03
Bom vou deixar meu relato.
NO meu caso, vou falar de peso x desempenho no asfalto.
Pedalei alguns anos de road, que tinham 10 kg, sendo que a última 9,5 kg aprox. Grupo tiagra, cubos ultegra, pneus 700x23 enfim, uma speed normal, e com ela registrei meus tempos e médias de velocidade em um trecho de BR, de uns 70km, com algumas subidas longas.
Abandonei speed. encheu meu saco. Só uso bike para fitness.
Agora estou andando com uma mountain bike 29er de entrada (marca famosa), 9v, alivio, suspensão de entrada, pesando nada menos que 14kg. Triquei apenas os pneus por 700x38 de asfalto (um meio termo entre os 700x23 e os pneus race king 2.0 que vieram nela).
Tenho 1,80 m e peso 90kg (não sou gordo, pratico outros esportes inclusive musculação).

Registrei todos os tempos novamente.

Resultado.

1) MInha média no plano fica 2 a 3km/h mais lento. Acredito que se tivesse um pneu mais fino chegaria perto. Vaou testar um 700x28 futuramente.

2) Minha média na descida é igual ou melhor. Com vento a favor consegui bater meu tempo da speed em um trecho plano, fazendo a distância de 4km em uma média de 38,2 km/h com a mtb 29.

3) Minha média na subida piorou drasticamente. 4 a 5 km/h em uma subida de 2km. Essa realmente foi a parte ruim. É realmente um saco pegar morro com essa bike. Em relação a bike de 10kg, parece que esta está com pneu furado.

Como falei uso a bike para fitness (saúde, forma física) e não competição. Não sou fanático, pratico outros esportes.

Minha meta atual é baixar o peso dela para 12,5 kg. Acho 12,5 kg o ideal para uma bike com suspensão e não tão cara.

Resumo da ópera. O peso à mais incomoda mesmo é na subida. Até evito um pouco. Não é tão divertido.
Imagino então numa trilha, deve fazer uma diferença enorme.
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TheLittle Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Ago 2015 as 22:23
ninguem ta "esquecendo" disso nao amigo, é que o assunto nao entra no merito de peso pessoal, a discussão é sobre a bike.
todo topico sobre o peso de bike vem um sabichão com esse mesmo discurso.

considerando um mesmo atleta, seja ele magro ou gordo, deslocar uma bike de 10 kg vai ser nitidamente mais fácil que uma de 15,especialmente quando a mais leve tem rodas mais leves.

sim, considerando atletas com uma capacidade de potência igual, e a mesma bike , a coisa mais obvia do mundo é que pra o atleta mais pesado deslocar a bike vai ser mais difícil que o mais leve, principalmente em subidas

Editado por TheLittle - 31 Ago 2015 as 22:24
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Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
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Belvedere Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Belvedere Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Ago 2015 as 17:16
Ressuscitarem esse tópico, legal

Eu vejo muitas pessoas se preocupando com o peso da bike e gastando pequenas fortunas com isso, contudo elas se esquecem que.
Bike é um veículo de propulsão humana cujo deslocamento de massa ( bike + ciclista) geralmente é na proporção 80% do ciclista e apenas 20% da bike. 
Eu pedalando, minha musculatura exerce uma força para deslocar 111kg ( 96 meus mais 15 da bike). No ano passado eu pesava 106 e carregava 10kg a mais. Com 10 kg a menos minha velocidade média pulou de 18,5km/h para 23km/h. Os pneus que são calibrados diariamente, antes quando os calibrava pela manhã, o manômetro marcaca 43lbs, agora ele marca 49. ( Calibro com 53lbs) 
A preocupação em se ter uma bike mais leve só é justificável para aqueles cujo IMC esteja dentro dos parâmetros normais. Pessoas com sobrepeso ( como eu) seriam bem mais felizes se ao invés de gastar com bikes mais leves, tentassem antes elas mesmos ficarem em paz com a balança.
Então meu amigo, se és gordinho, emagreça primeiro, se não for, aí você pode comprar a bike mais leve que encontrar e que sua carteira permitir que está tudo certo.

vlw
Fernando Messina
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hugoky Ver Drop Down


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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hugoky Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Ago 2015 as 04:54
Se for no quesito competitividade influencia sim. Se você chega lá 20 minutos atras do primeiro lugar, não vai mudar em nada trocar uma bike de 14 kg, por uma de 9 kg. Ainda será um pangaré. Porém se você costuma ficar entre os cinco primeiros, aquele cara que chegou 5 metros na sua frente,ele estaria atrás de você se a tua bike pesar 10kg, ao invés de 14 kg.
Então depende muito do nível do atleta, não adianta gastar 15 mil, para sair de 40 lugar para o 30 lugar.
Agora sair de 2 lugar para 1 lugar...
Outra coisa é o peso do atleta, eu ganhei 4 kg no último mês, e a diferença é grande mesmo, porém muito mais fácil o ciclista entrar no seu IMC ideal, do que gastar rios de dinheiro com bicicleta.
1 fator é treinar muito, até estagnar mesmo, chegar num ponto em a evolução é quase nula, onde o nível técnico dele já é alto.
2 fator é o peso do ciclista, as vezes o cara ta pedalando com IMC alto, sendo mais fácil entrar no IMC ideal ( claro, cada um tem sua genética e nem sempre é tão fácil ), do que gastar 5 mil reais para triar 500g da bike.
3 fator aí sim reduzir peso da bike, se teu nível de competição é alto, e você está a um minutos do podium ou do primeiro lugar, cada grama reduzida irá ajudar.
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zex Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar zex Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Jun 2015 as 22:14
Tirar 1 ou 2kg de uma bike de 15kg é relativamente facil e não sai muito caro....  O problema começa com  se tenta tirar peso de uma bike de 12kg..... Nesse caso o bolso vai apertar muito..... Eu também acho que  o peso da bike e o preço devem estar ligados diretamente com o tipo de uso da mesma.....
Por favor me corrijam se eu estiver errado...
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dvorak Ver Drop Down
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outro dia no treino tinha um cabra feliz da vida pois tirado 1kg de peso da bike.

So se esqueceu que a barriga dele precisa esvaziar uns 20kg pra parar se ser motivo de chacota.
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joaofelipe Ver Drop Down


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bahia
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Eae Galera de boa?
Sou novo no fórum e queria tirar uma duvida
tenho uma bike fuji nevada 1.9d 29er ,troquei a catraca e coloquei shimano 7v com mega range (rosca) e troquei o guidão por um shimano pro, tirando os acessorios tirei 2kg da bike mas espero tirar mais peso ainda da bike porem sem gastar muito,
pretendo comprar peças o exterio atraves do chainreactioncycles.com
fiz esta lista de peças

grupo shimano xtr 20v
freios shimano zee downhill
raios dt swiss revolution
kit conversao tubless stans
cubo dt swiss 20mm 32 furos
aro 29 wtb frequency i 23
pneu Schwalbe Thunder Burt Evo 2.1
FoxTapered Suspension 32 Float CTD FIT Forks - 9mmQR

tinha um grupo shimano deore xt 30v completo tb o que me evitaria montar freios etc...
o q vcs me recomendam?
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dts Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Jan 2015 as 15:36
Exato.
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Fabio Ver Drop Down


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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Jan 2015 as 15:26
Originalmente postado por dts dts escreveu:

Originalmente postado por Tarmac Tarmac escreveu:

Originalmente postado por dts dts escreveu:

Originalmente postado por Ex. Junior Ex. Junior escreveu:

Eu não sou atleta profissional nem ando de speed, mas vou falar algo que vi em uma competição mês passado. Os dois primeiros colocados eram atletas de alto nível em bikes de carbono com valores acima dos 20 mil e o terceiro que chegou colado neles corria em uma trek antiga com quadro de aço. Eu não consegui ver vantagem de uma bike leve quando o corpo está bem treino.


Se ele estivesse com a de 20 pilas certamente estaria muito a frente já que com a de aço ele era bom.

  Tambem acredito nisso , o lance do peso não é o principal problema quando se pedala , o principal a se considerar é o peso total , ciclista + Bike , ai começa os problemas , profissionais já muito treinados , perdem peso para ter uma relação peso potencia gerada maior  !!!

  Nós simples ciclistas amadores , fãns de bikes leves ( eu no caso Wink ) sinto que a bike leve ajuda em 2 pontos , quando se esta subindo , normalmente subidas longas e quando se esta cansado , ai qualquer grama a menos ajuda ... 

  Nunca andei na terra e não posso falar nada a respeito mas o que eu vejo nas estradeiras , é que alem do peso , o que mais se ganha com as bikes leves é na geometria , ai o negocio pega de verdade , bikes leves são de marcas top , o investimento em projetos e testes é gigante e realmente faz muita diferença , a bike rola melhor , transmite menos vibração e transfere mais força ao solo ...   

  Sem falar que quando vc troca alguma coisa e perde peso na bike , quer andar mais rapido pra falar que deu resultado !!!!    kkkkkk

Outro ponto é o biotipo.
Existem grandes escaladores peso pena que não conseguem (a maioria) andar bem nas retas e descidas.
O peso maior (físico) no geral indica uma constituição muscular e óssea mais voltada a velocidade e resistência nas retas. 
Por conta disto nunca vemos velocistas ganharem de escaladores e vice versa por mais que treinem para isto.
 
 
Subida é peso/potência e reta é aerodinâmica/potência. Descida tem o fator coragem/técnica também.
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Fabio Ver Drop Down


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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Jan 2015 as 15:25
Originalmente postado por dts dts escreveu:

Outro erro comum é comparar piloto1 com bike1 x piloto2 com bike2.
O correto e única comparação válida seria piloto1 com bike1 x piloto1 com bike2 e nas mesmas situações.
Nunca devemos acreditar que por conta do piloto1 com carbono (ou outro material) estar atras do piloto2 (com material supostamente inferior) significa que o pior é igual ou melhor. 
Não se compara nada de real assim.
Se o piloto for treinado e tiver o melhor equipamento sempre vai andar mais que se estivesse com equipamento inferior e isto é fato (claro que considerando o tempo de adaptabilidade ao equipamento).

 
 
E ciclismo sendo esporte é bem mais difícil de "marcar" voltas e nos resultados atribuir a diferença de tempos apenas à bicicleta como se faz com um F1. EM esportes até o que o cara comeu no café da manhã ou como dormiu na noite anterior influenciam.
 
 
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Jan 2015 as 08:11
Originalmente postado por Tarmac Tarmac escreveu:

Originalmente postado por dts dts escreveu:

Originalmente postado por Ex. Junior Ex. Junior escreveu:

Eu não sou atleta profissional nem ando de speed, mas vou falar algo que vi em uma competição mês passado. Os dois primeiros colocados eram atletas de alto nível em bikes de carbono com valores acima dos 20 mil e o terceiro que chegou colado neles corria em uma trek antiga com quadro de aço. Eu não consegui ver vantagem de uma bike leve quando o corpo está bem treino.


Se ele estivesse com a de 20 pilas certamente estaria muito a frente já que com a de aço ele era bom.

  Tambem acredito nisso , o lance do peso não é o principal problema quando se pedala , o principal a se considerar é o peso total , ciclista + Bike , ai começa os problemas , profissionais já muito treinados , perdem peso para ter uma relação peso potencia gerada maior  !!!

  Nós simples ciclistas amadores , fãns de bikes leves ( eu no caso Wink ) sinto que a bike leve ajuda em 2 pontos , quando se esta subindo , normalmente subidas longas e quando se esta cansado , ai qualquer grama a menos ajuda ... 

  Nunca andei na terra e não posso falar nada a respeito mas o que eu vejo nas estradeiras , é que alem do peso , o que mais se ganha com as bikes leves é na geometria , ai o negocio pega de verdade , bikes leves são de marcas top , o investimento em projetos e testes é gigante e realmente faz muita diferença , a bike rola melhor , transmite menos vibração e transfere mais força ao solo ...   

  Sem falar que quando vc troca alguma coisa e perde peso na bike , quer andar mais rapido pra falar que deu resultado !!!!    kkkkkk

Outro ponto é o biotipo.
Existem grandes escaladores peso pena que não conseguem (a maioria) andar bem nas retas e descidas.
O peso maior (físico) no geral indica uma constituição muscular e óssea mais voltada a velocidade e resistência nas retas. 
Por conta disto nunca vemos velocistas ganharem de escaladores e vice versa por mais que treinem para isto.
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Esqueci de dizer que em metais podemos também formatar a tubulação mas isto ainda esta longe da capacidade de variação do carbono.
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Jan 2015 as 08:06
Outro erro comum é comparar piloto1 com bike1 x piloto2 com bike2.
O correto e única comparação válida seria piloto1 com bike1 x piloto1 com bike2 e nas mesmas situações.
Nunca devemos acreditar que por conta do piloto1 com carbono (ou outro material) estar atras do piloto2 (com material supostamente inferior) significa que o pior é igual ou melhor. 
Não se compara nada de real assim.
Se o piloto for treinado e tiver o melhor equipamento sempre vai andar mais que se estivesse com equipamento inferior e isto é fato (claro que considerando o tempo de adaptabilidade ao equipamento).

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Se fala muito em peso.
Mas o que não se fala é que quadros de carbono são projetados para ter respostas quase que orgânicas o que é impossível com metais na mesma escala a que se pode ter no carbono.
Exemplo: em carbono o quadro tem pontos de resistência, flexibilidade e elasticidade (menor ou maior) projetados e posicionados em locais estratégicos de acordo com a carga exercida e o rendimento esperado.
Com isto a resposta ao pedal o aproveitamento e transferência de potência e o grau de conforto é maximizado.
A isto damos o nome de eficiência mecânica (ao conjunto como um todo também).
Os melhores quadros de hoje são pensados desta forma daí o custo elevados das grandes marcas frente a modelos mais baratos.
Chega-se ao ponto de por exemplo um tubo ter diversos pontos de variação (resistência, flexibilidade e elasticidade) ao longo de seu comprimento a fim do conjunto render mais.
Por tanto não se trata apenas de peso e sim de desempenho mesmo.
Nas tubulações o máximo que conseguimos é variar a espessura.

Abraço
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Tarmac Ver Drop Down


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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Tarmac Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Jan 2015 as 22:27
Originalmente postado por dts dts escreveu:

Originalmente postado por Ex. Junior Ex. Junior escreveu:

Eu não sou atleta profissional nem ando de speed, mas vou falar algo que vi em uma competição mês passado. Os dois primeiros colocados eram atletas de alto nível em bikes de carbono com valores acima dos 20 mil e o terceiro que chegou colado neles corria em uma trek antiga com quadro de aço. Eu não consegui ver vantagem de uma bike leve quando o corpo está bem treino.


Se ele estivesse com a de 20 pilas certamente estaria muito a frente já que com a de aço ele era bom.

  Tambem acredito nisso , o lance do peso não é o principal problema quando se pedala , o principal a se considerar é o peso total , ciclista + Bike , ai começa os problemas , profissionais já muito treinados , perdem peso para ter uma relação peso potencia gerada maior  !!!

  Nós simples ciclistas amadores , fãns de bikes leves ( eu no caso Wink ) sinto que a bike leve ajuda em 2 pontos , quando se esta subindo , normalmente subidas longas e quando se esta cansado , ai qualquer grama a menos ajuda ... 

  Nunca andei na terra e não posso falar nada a respeito mas o que eu vejo nas estradeiras , é que alem do peso , o que mais se ganha com as bikes leves é na geometria , ai o negocio pega de verdade , bikes leves são de marcas top , o investimento em projetos e testes é gigante e realmente faz muita diferença , a bike rola melhor , transmite menos vibração e transfere mais força ao solo ...   

  Sem falar que quando vc troca alguma coisa e perde peso na bike , quer andar mais rapido pra falar que deu resultado !!!!    kkkkkk
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Originalmente postado por Ex. Junior Ex. Junior escreveu:

Eu não sou atleta profissional nem ando de speed, mas vou falar algo que vi em uma competição mês passado. Os dois primeiros colocados eram atletas de alto nível em bikes de carbono com valores acima dos 20 mil e o terceiro que chegou colado neles corria em uma trek antiga com quadro de aço. Eu não consegui ver vantagem de uma bike leve quando o corpo está bem treino.


Se ele estivesse com a de 20 pilas certamente estaria muito a frente já que com a de aço ele era bom.
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TheLittle Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Jan 2015 as 17:38
Originalmente postado por Devair Devair escreveu:


A unica categorai q nao se preocupa com peso éo DownHill,afinal,na pra baixo todo santo ajuda...


errado!

hoje existem bikes top de DH com menos de 15kg e o negócio ficou num nível tão alto que se pedala muito em qualquer parte que seja possível, principalmente em retas e saídas de curva. É só ver os vídeos do ultimo world cup que vai perceber isso.
Por isso se retira peso das bikes, até ao ponto que a bike seja resistente o suficiente pra descer a pista mas sendo o mais leve possível. 
Inclusive alguns pilotos correm com bikes de Enduro por serem mais leves e pedaláveis, como foi o caso da etapa da áfrica do sul desse ano em que o Aaron Gwin ganhou a corrida com uma Specialized Enduro Evo (650b, 180mm de curso).


Editado por TheLittle - 05 Jan 2015 as 17:40
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar BR040 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Jan 2015 as 10:20
tenho notado  que a perda de líquido durante as pedaladas é muito grande nesta época do ano, pois o Garmin já chegou a marcar 42ºC, enquanto a perda de gordura é lenta e exige persistência, estou me esforçando para perder peso corporal, mas de maneira certa, sem prejudicar a massa muscular que já não é avantajada,( em geral to no osso, mas a danada da barrigola diminui devagar) mas se tivesse condições financeiras investiria em uma bike mais leve, também porque os componentes  top funcionam muito melhor,e o prazer de pedalar é muito maior. no final deste 2015 pretendo participar de uma competição local, vou me preparar e lentamente preparar minha bike ( de acordo com meu bolso).

neste dia a temperatura pelo Garmin era 40ºC, o amigo de pedal pediu parada depois de 68 km, e além do calor as queimadas formaram uma massa de ar seco, aproveitei para descansar na estrada deserta.




portanto atualmente minha competição é contra a gula e a balança, quero chegar a 68 kg, atualmente com 72 kg.


Editado por BR040 - 03 Jan 2015 as 10:34
se você não parar de pedalar as dificuldades vão ficando para trás

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BR040 Ver Drop Down
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Dead





E o peso de vocês dois é o mesmo?

sou umas 400 gramas mais pesado.Dead



[/QUOTE]
se você não parar de pedalar as dificuldades vão ficando para trás

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43679 Ver Drop Down
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È os fazer um teste,compra 2 kg de costela no açougue,poe no meio do quadro,e pedala 3 km.Volta pra casa,e faz um churras.Ai vc volta e faz mais 3km
Oxee..viajei
Ou seja,sim e sim.Uma bike 2 kg mais leve ajuda muito,e 2kg mais pesada atrapalha(imagina entao uma de 10kg contra uma de 15kg)
Mas isto vale pra amadores q levao a serio,e logicamente ,e profissionais.Como ja foi dito,imagina o Tour de France com bike do peso das caloi 10...se nao epoca q começou os cara ja furavao as peças pr aficar mais leve,alguma vantagem tinha.
http://www.classiclightweights.co.uk/extras/drillium-extras.html
A unica categorai q nao se preocupa com peso éo DownHill,afinal,na pra baixo todo santo ajuda...

Profissionais,pois amadores de final de semana tem os 2 kg a mais na barriga,e é la q deve fazer o regime,depois nas peças...
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