| PEDAL | HOME | ARTIGOS | BIKES | TESTES | COMUNIDADE | CLASSIFICADOS | FORUM | FOTOS | VIDEOS | NOTICIAS | TRILHAS | SERVICOS | CONTATO | + |
Fórum Início Fórum Início > Fórum Estrada / Speed / Triathlon / Duathlon > Estrada - Speed / Track / Ciclocross
  Tópicos recentes Tópicos recentes RSS Feed - Vou parar
   [REGRAS]    Ajuda Ajuda  Procurar no fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Vou parar

Responder Responder Página  123 30>
Autor
Mensagem Reverter Ordem
 Avaliação: Avaliação do Tópico: 3 Votos, Média 5,00  Tópico Procurar Tópico Procurar  Opções do Tópico Opções do Tópico
bcgfg Ver Drop Down

Orleans-SC
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de bcgfg Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Tópico: Vou parar
    Enviado: 23 Jun 2016 as 13:36
O plano de treino coloca exercícios para você fazer num determinado período, como treino para força e treino para subidas.
Você pode fazer esses treinos num rolo ou pegar o tempo e fazer na rua mesmo.

Se o treino funciona ou não, dependerá da sua dedicação e tempo para treinar.

Um treino estruturado e seguido da forma como deve ser feito, com certeza ajuda a melhorar o rendimento.

Agora avaliar a evolução do rendimento pelo treino sugerido pelo Strava ou um treino feito por essas assessoria esportivas, pende para um melhor resultado na segunda opção, uma vez que ela é voltada para o seu tipo físico, objetivos, etc. O Strava tem os planos para todos fazerem, fica mais genérico.
Voltar para o topo
Wferro Ver Drop Down

Mauá
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Wferro Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 23 Jun 2016 as 11:09
Originalmente Postado por xombox xombox Escreveu:

Estava vendo no Strava algumas atividades e observando a analise da frequência cardiaca de alguns, vi isso:

http://postimg.org/image/sc49istcb/ - http://postimg.org/image/rb8m7f1qj/ -

http://postimg.org/image/lhyk6uq2z/ - http://postimg.org/image/8y80wur9n/ -

http://postimg.org/image/cbg9jkkuj/ -  

E outra dúvida: como é esse plano de treino do Strava? Funciona mesmo? 

http://postimg.org/image/6m5jfr1xn/ -

Não tenho monitor que faça a média da frequência cardíaca, apenas mede a frequência instantânea. Nesse caso há outra maneira de tentar chegar na minha frequência cardíaca de limiar de lactato? 
Tb tenho essa duvida sobre o treino do strava, funciona mesmo ??
Voltar para o topo
xombox Ver Drop Down

Brasil
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de xombox Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 11 Jun 2016 as 22:15
E outra dúvida, como é a parte especifica de um treino para contra relógio de 100 km ou algo em torno de 3h? 
Voltar para o topo
xombox Ver Drop Down

Brasil
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de xombox Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 11 Jun 2016 as 22:10
Estava vendo no Strava algumas atividades e observando a analise da frequência cardiaca de alguns, vi isso:

http://postimg.org/image/sc49istcb/ - http://postimg.org/image/rb8m7f1qj/ -

http://postimg.org/image/lhyk6uq2z/ - http://postimg.org/image/8y80wur9n/ -

http://postimg.org/image/cbg9jkkuj/ -  

E outra dúvida: como é esse plano de treino do Strava? Funciona mesmo? 

http://postimg.org/image/6m5jfr1xn/ -

Não tenho monitor que faça a média da frequência cardíaca, apenas mede a frequência instantânea. Nesse caso há outra maneira de tentar chegar na minha frequência cardíaca de limiar de lactato? 
Voltar para o topo
dangelogobbo Ver Drop Down

itatinga sp
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de dangelogobbo Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 24 Mar 2016 as 21:18
aqui aonde moro tem uns caras que aqui anda que nem moto treinan pra burro seguem com uma nutricionista e tal eu faço a msm coisa mais parece qae nao adianta  nada  nem bike mais vou levando tentando curti pois e disso que eu gosto nem por isso vou para de seguir , pois logo os resultados aparecem
Voltar para o topo
lmouracardoso Ver Drop Down

Guarapari
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de lmouracardoso Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 24 Mar 2016 as 12:25
Bom dia,

conhecem alguém para realizar testes físico em Guarapari - ES ?

Abraços
Voltar para o topo
lmcardinali Ver Drop Down

Restrito

Belo Horizonte
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de lmcardinali Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 08 Out 2015 as 19:56
Conhecem alguém em BH para testes físicos e treinamentos? Obrigado.

Voltar para o topo
Jagwire Ver Drop Down

Paraná
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Jagwire Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 31 Jul 2015 as 12:11
Blz, só não esquece de achar teu valor de LT, aquele teste do CR de 30 min é uma boa pra começar.
Bons treinos e sucesso!
Voltar para o topo
chasseur Ver Drop Down

Brasilia - DF
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de chasseur Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 30 Jul 2015 as 10:40
Originalmente Postado por Jagwire Jagwire Escreveu:

Opa, eu dividia os treinos da seguinte forma:

Terça: Começou com 7x3min (onde a FC iniciava em L3 (+-155bpm) e terminava em L5 (180BPM+)), depois de 2 meses passei a fazer 6x4min meio que na mesma FC, e por fim, após 2 meses passei pro 5x5min (FC começando em L3 e no final dos tiros acabava acima de 180Bpm). Sempre esse treino no velódromo aqui de Curitiba, usando MTB e no início da noite após o trabalho. 10 min de aquecimento antes, 3 min de intervalo entre os tiros girando leve, 10 min de desaquecimento no final.

Quarta: às vezes, nem toda semana, fazia um giro leve no rolo, 40 a 60 min em L2 e L3 no máximo, mas isso é só de vez em quando.

Quinta:
2x20 que depois de 1 mes virou 3x30, e agora virou um CR de 1h. FC começando em L3, depois de uns 5 min vai pra L4 (165 a 175BPM) e nela fica, no tiro mais forte fazia os últimos 5 min já em L5, terminando sempre acima de 180bpm. No treino atual (1h direto) inicia em L3, sobe rápido pra L4 e acaba em L5. 5 min de aquecimento e 5 min de desaquecimento. Também de MTB no velódromo à noite (às vezes no autódromo, no verão, ou no rolo, quando chove)

Sábado
: Giro de 1h, de MTB, entre L3 e L4,  às vezes em asfalto, as vezes em estradas de terra. Treino que não faço sempre, geralmente só quando não fiz o giro na quarta. Se no domingo tem previsto corrida ou um treino puxado, simplesmente descanso ou faço um girinho bobo de 30 min.

Domingo
: Treino longo, às vezes em asfalto, às vezes na terra, distância entre 50 a 100km, algo entre 2h a 3h, dai a frequência varia de acordo com a altimetria, em geral fica na média do L3 e L5 (155 - 175 BPM), com períodos abaixo disso (descidas) e acima (subidas fortes).

Todos os treinos sempre sozinho, sem andar de roda, não tenho mais colegas de treino. Em alguns casos o treino de terça foi antecipado pra segunda, e o de quinta feito na quarta ou sexta, mas sempre respeitando 1 dia de descanso entre o "longo" e o 7x3, e entre o 7x3 e o 3x20. Nesses dias de descanso (seg e sexta) vou pra academia (musculação + alongamento).

Em resumo é isso, desculpa a demora pra responder, fiquei sem acessar o tópico.

Muito obrigado, Jagwire. Vou usar suas informações como base para meu treinamento.
Voltar para o topo
Jagwire Ver Drop Down

Paraná
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Jagwire Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 30 Jul 2015 as 10:01
Originalmente Postado por chasseur chasseur Escreveu:

Jagwire,
seus treinos me chamaram a atenção. Vc se importaria em explicá-los melhor?
Por exemplo, nos treinos intervalados, vc citou 5x5min. Qual seria a frequência cardíaca? No máximo? Quanto tempo de descanso entre cada tiro?
Faço a mesma pergunta para os 2x20 ou 3x20.
Também tenho treinado só endurance e quero mudar um pouco, tirar o corpo da zona de conforto.
Obrigado pela ajuda.

Opa, eu dividia os treinos da seguinte forma:

Terça: Começou com 7x3min (onde a FC iniciava em L3 (+-155bpm) e terminava em L5 (180BPM+)), depois de 2 meses passei a fazer 6x4min meio que na mesma FC, e por fim, após 2 meses passei pro 5x5min (FC começando em L3 e no final dos tiros acabava acima de 180Bpm). Sempre esse treino no velódromo aqui de Curitiba, usando MTB e no início da noite após o trabalho. 10 min de aquecimento antes, 3 min de intervalo entre os tiros girando leve, 10 min de desaquecimento no final.

Quarta: às vezes, nem toda semana, fazia um giro leve no rolo, 40 a 60 min em L2 e L3 no máximo, mas isso é só de vez em quando.

Quinta:
2x20 que depois de 1 mes virou 3x30, e agora virou um CR de 1h. FC começando em L3, depois de uns 5 min vai pra L4 (165 a 175BPM) e nela fica, no tiro mais forte fazia os últimos 5 min já em L5, terminando sempre acima de 180bpm. No treino atual (1h direto) inicia em L3, sobe rápido pra L4 e acaba em L5. 5 min de aquecimento e 5 min de desaquecimento. Também de MTB no velódromo à noite (às vezes no autódromo, no verão, ou no rolo, quando chove)

Sábado
: Giro de 1h, de MTB, entre L3 e L4,  às vezes em asfalto, as vezes em estradas de terra. Treino que não faço sempre, geralmente só quando não fiz o giro na quarta. Se no domingo tem previsto corrida ou um treino puxado, simplesmente descanso ou faço um girinho bobo de 30 min.

Domingo
: Treino longo, às vezes em asfalto, às vezes na terra, distância entre 50 a 100km, algo entre 2h a 3h, dai a frequência varia de acordo com a altimetria, em geral fica na média do L3 e L5 (155 - 175 BPM), com períodos abaixo disso (descidas) e acima (subidas fortes).

Todos os treinos sempre sozinho, sem andar de roda, não tenho mais colegas de treino. Em alguns casos o treino de terça foi antecipado pra segunda, e o de quinta feito na quarta ou sexta, mas sempre respeitando 1 dia de descanso entre o "longo" e o 7x3, e entre o 7x3 e o 3x20. Nesses dias de descanso (seg e sexta) vou pra academia (musculação + alongamento).

Em resumo é isso, desculpa a demora pra responder, fiquei sem acessar o tópico.

Editado por Jagwire - 30 Jul 2015 as 10:01
Voltar para o topo
chasseur Ver Drop Down

Brasilia - DF
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de chasseur Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 22 Jul 2015 as 15:09

Até janeiro deste ano só vinha fazendo treino de endurance mesmo,  sem tiros ou treino intervalado. Inseri nos meus treinos semanais uma sessão de 7x3min, que depois virou 6x4min e atualmente 5x5min. Também um dia pra treinar 2x20 que depois virou 3x20. Um dia de treino de 1h em L2 / L3 e fds um longo de 2 a 3 horas alternando entre L3 e L5.

Jagwire,

seus treinos me chamaram a atenção. Vc se importaria em explicá-los melhor?

Por exemplo, nos treinos intervalados, vc citou 5x5min. Qual seria a frequência cardíaca? No máximo? Quanto tempo de descanso entre cada tiro?

Faço a mesma pergunta para os 2x20 ou 3x20.

Também tenho treinado só endurance e quero mudar um pouco, tirar o corpo da zona de conforto.

Obrigado pela ajuda.
Voltar para o topo
Jagwire Ver Drop Down

Paraná
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Jagwire Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 22 Jul 2015 as 10:16
Voltando ao tópico para deixar um feedback, após 6 meses treinando com base em alguns conceitos aqui discutidos.
Neste primeiro semestre foram 4 corridas (provas de MTB maratona, entre 30 a 50 km), correndo na categoria 30-35 anos.
1 vitória na categoria, 1 rasoável 4 lugar, 1 bom 7º lugar numa prova de nível bem alto e um péssimo 18º lugar numa prova que nem deveria ter ido.

Até janeiro deste ano só vinha fazendo treino de endurance mesmo,  sem tiros ou treino intervalado. Inseri nos meus treinos semanais uma sessão de 7x3min, que depois virou 6x4min e atualmente 5x5min. Também um dia pra treinar 2x20 que depois virou 3x20. Um dia de treino de 1h em L2 / L3 e fds um longo de 2 a 3 horas alternando entre L3 e L5.
Houve uma boa melhora no geral, consegui baixar todos meus tempos nos treinos "controle" que faço, bem como vendo os segmentos no strava (que não levo muito a sério).

Creio que pra quem já tem uma boa base aeróbica (pelo menos 1 ano / 6mil km de pedal), as dicas do pessoal (sobretudo o Clythio) são bem úteis!!

Mais uma vez obrigado aos que colaboraram! Thumbs Up
Voltar para o topo
junior.gusmar Ver Drop Down

Duas Barras RJ
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de junior.gusmar Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 09 Jun 2015 as 18:58
Boa noite rapaziada! Vi que o tópico está a um bom tempo parado, mas não custa nada tentar uma ajuda!

Comecei a pedalar no início de fevereiro, cerca de 4 meses! Comecei pois tive que parar com as corridas, futebol e Motocross por causa do joelho, mas me amarrei!

Como comecei sem saber se ia engrenar, comprei uma MTB bem de entrada (Caloi Elite 10) e logo em seguida uma speed (Specialized Allez), mais para tentar acompanhar meus amigos que já pedalavam!

Em pouco tempo já estava rodando com eles tranquilamente e até sobrando nos treinos! Participei de uma prova na minha cidade e abri 20min em relação aos meus amigos. Logicamente 40min atrás da elite, mas meu objetivo era completar e se possível fazer um tempo abaixo de 3:00... Acabei fazendo 2:42!

Meu objetivo não é competir, tenho a agenda apertada, uma filha de tecem nascida, etc! Mas a gente sem
De busca evoluir!

Minha rotina é:

Segunda: musculação
Terça : Treino de 1:00
Quarta : FOLGA
Quinta: Treino de 1:00
Sexta: Treino de 2:00
Sábado: musculação
Domingo: treino de 2:00 ou um pouco mais

Meu ritmo varia de acordo com as companhias. Se estou com alguém que mete a bota, acompanho e vou junto! Quando vou com o pessoal que mais passeia, forço apenas nas subidas (altimetria aqui é considerável) e quando vou sozinho gosto de forçar mais, me testar mais, etc!

Sigo minha dieta de maneira bem rigorosa, não bebo desde o final de janeiro, e faço o uso dos suplementos da dieta com extrema regularidade!

Usou uma elógio SUUNTO, e sincronizo com o STRAVA, até para ver o tempo nos seguimentos, etc...

Acontece que começou a esfriar muito e esses meus pedais de terça e quinta que são muito cedo (com saída no máximo as 06:30 ) estão me matando! Eu estou me levando ao limite e não consigo melhorar em nada! Pelo contrário, o tempo só tem piorado! Pode ser devido ao frio?

Detalhes sobre esses pedais: 1) o frio está sinistro 2) sempre de speed e sempre no mesmo percurso 3) passei a usar roupas de inverno: calça, blusa térmica e luva térmica por baixo das de ciclismo, e um casaco corta vento da ASW, um light!
Voltar para o topo
williancardosodasilv Ver Drop Down

santa helena pr
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (1) Obrigado!(1)   Citação de williancardosodasilv Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 05 Fev 2015 as 07:12
Meu amigo, overtraining não tem haver com quem treina ou quem não treina, certamente quem treina de maneira regular e planejada dificilmente entra em overtraning...
No seu caso acredito que não seja mas pode sim ter esse desgaste, sugiro que faça o teste e que não treine todos os dias torcendo o cabo, faça tbm treino sem compromisso com FC ou média.
O gênio controla o caos! Jens Voigt.
http://www.strava.com/athletes/2126930
Litespeed C1R+Force/Red 22+Tubular China 38mm
Voltar para o topo
samuelgouvea Ver Drop Down

juiz de fora
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de samuelgouvea Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 04 Fev 2015 as 22:36
pode sim, pro carretão não é perfeito também mas dá sim, vou te mandar zap pra combinarmos direito...

abração!

Editado por samuelgouvea - 04 Fev 2015 as 22:37
meu strava: http://app.strava.com/athletes/1248052
Voltar para o topo
BR040 Ver Drop Down

MG
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de BR040 Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 04 Fev 2015 as 22:21

sabe o que eu recomendo? um field test pra vc determinar sua FC de limiar de lactato.

eu estou precisando de fazer pra conferir umas coisas, um lugar legal é começar ali na rodoviária e seguir até na imbel. se vc quiser sofrer eu te acompanho (ou tento), hehehe...
[/QUOTE]

vai ser mesmo muito difícil você me acompanhar Samuel, porque é preciso muita paciência, pois eu sou lento, acho que vou levar um binóculo para poder ver você  distante na frente. 

desculpo minha lerdeza pelo seguinte, além da idade e do desgaste da luta diária da atividade profissional,   eu criei o hábito de pedalar todo dia, seja na bike speed, na Mtb ou na de spining, por isso sempre estava sempre um pouco cansado, pensei em determinar o limiar de lactato para poder pedalar diariamente sem causar o acúmulo de cansaço, não vou ousar dizer que é overtraining, reservando este termo para os atletas que treinam intensamente

mas estou muito agradecido, e sim  podemos fazer este teste, mas este local que você indicou me parece muito movimentado, acho que nem domingo de manhã deve ter trânsito leve, só passei por ali para ir na represa João Penido, muito carro e ônibus, (fui pela calçada) Exclamation
não poderia ser na aprazível  BR040,  na direção do carretão? 

se você não parar de pedalar as dificuldades vão ficando para trás

Voltar para o topo

juiz de fora
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de samuelgouvea Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 04 Fev 2015 as 20:10
Br040, eu não usaria essas fórmulas não... a maioria delas subestima muito a FC max em indivíduos não sedentários, imagine nos treinados...

o clythio, por exemplo, tem mais de 50 anos e FC max de 190... igual a minha com 33 (e desde que acompanho fc, não caiu nada).

sabe o que eu recomendo? um field test pra vc determinar sua FC de limiar de lactato.

basicamente vc aquece por uns 15 minutos e faz um time trial de 30', com força total (porém uniforme) por todo o tempo - e usa a fc média dos ultimos 20' do TT como seu limiar de lactato.

é bem mais preciso de determinar as faixas de treinamento...

eu estou precisando de fazer pra conferir umas coisas, um lugar legal é começar ali na rodoviária e seguir até na imbel. se vc quiser sofrer eu te acompanho (ou tento), hehehe...
Voltar para o topo
Donnie_Darko Ver Drop Down

Rio de Janeiro
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Donnie_Darko Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 04 Fev 2015 as 12:58
Só lembrando que no rolo, você demora um tempo a mais para subir seus batimentos cardíacos. Na verdade, cada situação difere um pouco. Por exemplo, é mais fácil subir os batimentos cardíacos em escaladas nas montanhas. Batimento cardíaco é um balisador, mas a potência ainda varia em uma mesma gama de batimentos cardíacos.
Voltar para o topo
BR040 Ver Drop Down

MG
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de BR040 Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 02 Fev 2015 as 21:20
vlw Pão Doção Thumbs UpThumbs Up

Voltar para o topo
Pão Doção Ver Drop Down

Rio de Janeiro - Rio de Janeiro
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (1) Obrigado!(1)   Citação de Pão Doção Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 02 Fev 2015 as 21:18
Eu utilizo o garmin e faço os testes e os treinos no rolo, mas caso você não tenha, pode fazer na estrada mesmo. Programo o garmin nos segmentos (aquecimento, CR 10 min, CR 20 min e desaquecimento), é só dar o start que ele "faz o trabalho".
Voltar para o topo
BR040 Ver Drop Down

MG
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de BR040 Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 02 Fev 2015 as 20:53
ok, Pão Doção, para fazer o CR ( course record ) é preciso ter o Strava. 

como o virtual partner do Garmim não resolve, preciso mesmo do Strava, vou fazer uma conta usando o Garmim , obrigado pela dica. 

Voltar para o topo
Pão Doção Ver Drop Down

Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (1) Obrigado!(1)   Citação de Pão Doção Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 02 Fev 2015 as 20:43
Com base neste calculo minha FCM seria 181 bpm, mas já botei 200 bpm... O ideal seria você fazer um aquecimento de 10 min a 15 min e depois fazer um CR de 30 min e depois desaquecer por 10 min. A média dos últimos 20 min do CR lhe dariam um valor mais preciso do lactato... O bom seria fazer este teste umas 3 vezes e depois tirar a média dos resultados.
Voltar para o topo
BR040 Ver Drop Down

MG
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de BR040 Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 02 Fev 2015 as 20:20
prezados colegas, foi assim que cheguei aos valores citados acima

Dr. Nabil Ghorayeb, responsável pelo setor de Esporte da Sociedade Brasileira de Cardiologia: “a fórmula antiga traz riscos à saúde e estas novas são mais precisas”. Mas ele lembra que o exame ergoespirométrico ainda é a melhor forma para determinar o limite cardíaco.

Portanto ele sugere como calcular a sua Freqüência Cardíaca Máxima (FCM):
-
- Ciclismo (homem) : FCM = 202 - (0,72 x idade)  -  FCM = 202 -(0,72 x 51) = 165 bpm 

limiar de lactato - fórmula que encontrei no forum que fornece um valor aproximado

Fc lactato = Fc max - (0,45 X fC repouso)  -   165 - ( 0,45 x 45 ) = 144,75 

na prática verifiquei que 140 bpm já entro em ofegação

pelo que entendi Samuel, devo fazer longos pedais com intensidade baixa, e depois intensidade alta com treinos curtos. treina primeiro resistência e força e por fim velocidade.

no meu caso, o que interessa é a resistência, pois quando for possível,(talvez só quando aposentar)  quero participar do Audax,  mas enquanto isso vou me preparando,  com pedais  na faixa de 100 a 150 km, e quero fazê-los sem desgaste do sistema cardiovascular.

obrigado, Samuel e a todos que opinaram. Thumbs Up

Voltar para o topo

santa helena pr
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de williancardosodasilv Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 02 Fev 2015 as 12:10
dependendo da idade do amigo, é bem normal q essa seja sua FCmax
Voltar para o topo
Pão Doção Ver Drop Down

Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Pão Doção Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 02 Fev 2015 as 09:38
Muito estranho seus batimentos máximos serem 165 bpm... Como chegou a este resultado?
Voltar para o topo

juiz de fora
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (1) Obrigado!(1)   Citação de samuelgouvea Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 02 Fev 2015 as 08:30
Conterrâneo, como vc chegou a esses valores?

O ideal é fazer um teste de campo pra treinar em campo...

Basicamente a construção começa com longos pedais nas zonas mais baixas, e depois com intervalos de duração inversamente proporcionais à intensidade.

Mas o hr vai subir e bastante durante intervalos e durante subidas... e É pra ser assim!

Editado por samuelgouvea - 02 Fev 2015 as 08:34
Voltar para o topo
BR040 Ver Drop Down

MG
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de BR040 Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 01 Fev 2015 as 17:33
pessoal, to aos poucos lendo as páginas anteriores deste tópico no objetivo de entender melhor como treinar corretamente, então não estou perguntando por preguiça, mas falta de tempo e entendimento

meu objetivo é evitar a fadiga para que eu possa pedalar todo dia,( seja na bike speed ou na  bike de spinning se estiver chovendo ou se sobrar tempo só a noite ) pelos cálculos que fiz meu limiar de lactato é 140 bpm, é já verifiquei nos treinos que quando passo deste número começo a ofegar, no entanto ficando abaixo a recuperação é rápida e não fico com cansaço opressivo como ficava quando excedia 

em repouso meu ritmo cardíaco quando bem relaxado já chegou a 43 bpm, e em dia mais agitado fica em 50, no entanto com a mesma facilidade que o ritmo cardíaco decresce também aumenta, basta encarar um morro que já chegou a 162, sendo meu máximo 165bpm.

será que com o passar do tempo mantendo sempre o limite de 140 bpm vou melhorar minha capacidade, principalmente nos morros? vou conseguir pedalar mais forte subindo mais rápido mas sem ultrapassar o limite dos 140 bpm?Ermm  

Voltar para o topo
Jagwire Ver Drop Down

Paraná
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Jagwire Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 23 Jan 2015 as 10:17
De maneira bem simplista, quanto menor a FC em repouso "basal", melhor condicionado aerobicamente o sujeito está. O coração precisa bater menos vezes para irrigar o corpo em repouso (coração mais eficiente, maior volume de ejeção, menor resistência periférica à circulação sanguínea, ou seja, melhor otimização do sistema como um todo). 
Em maratonistas profissionais, ciclistas de endurance de alto nível, por exemplo, é comum encontrar FC de 30 a 35 BPM quando estão em repouso.
Voltar para o topo
Donnie_Darko Ver Drop Down

Rio de Janeiro
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Donnie_Darko Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 22 Jan 2015 as 14:06
Qual a relação da FC cardiaca basal? O que ela pode indicar? Minha FC max aumentou muito nesse início de temporada. Cheguei a marcar 205 bpm e fiquei muito assustado, sendo que meu limiar de lactato é na base de 185 a 190 BPM. Treino com medidor de potência e meu batimento de repouso é 75 bpm.
Voltar para o topo
Jagwire Ver Drop Down

Paraná
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Jagwire Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 21 Jan 2015 as 22:23
Pois é, entendi. Ciclismo hj em dia se baliza por potência, FC só pra estimar quando não tem outro meio, ou pra iniciantes ou quem quer emagrecer. Mas vou insistir no treino intervalado, fazendo ajustes pelo instinto mesmo (percepção de esforço) e usando a Fc como um referencial apenas e não uma regra. Daqui algum tempo volto postar as impressões.
Obrigado aí Clythio e bons treinos!!
Voltar para o topo
Clythio Ver Drop Down

São Paulo - SP
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (1) Obrigado!(1)   Citação de Clythio Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 21 Jan 2015 as 20:56
uso powermeters - com o treino, bpm e suas faixas ficam na mesma, o que sobe é a potencia e velocidade - mas como medir isso com um monitor cardíaco?
na minha opinião, monitor cardíaco fornece métrica secundária, ou ajuda a manter ou definir nível aeróbico em atividades longas, evitando sub-esforços e super-esforços, e pode estimar gasto calórico, nada mais.
Voltar para o topo
Jagwire Ver Drop Down

Paraná
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Jagwire Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 21 Jan 2015 as 18:30
Pois é, estava vendo meus arquivos aqui, dois treinos "controle" (os quais faço a cada +-6 meses, como forma de "medir o desempenho"), ambos em rítmo CR, sozinho, sem vácuo, no limite que aguento, visando o melhor tempo possível (ambos de MTB)

- Subida da Graciosa: serra de 11,1km, paralelepipedo, com 6,4% e 707m de subida.  48 minutos de escalada com 179bpm de FC média, 174 de FC mínima e 195 de FC máx. Em 13/12/2014
- CR 20km no velódromo, 33 minutos, 178bpm de FC Média, 171 de FC mínima e 191 de FC máx. Em 27/11/2014

Ou seja, refazer o teste do LT, num dia pela manhã, ou com a pista vazia.

Ficar pedalando nessa faixa de sofrimento por 40-60 minutos eu até aguento, o que falta é potência, atingir e manter velocidades maiores nas provas LOL

Voltar para o topo
Clythio Ver Drop Down

São Paulo - SP
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (1) Obrigado!(1)   Citação de Clythio Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 21 Jan 2015 as 14:22
desconfio que já está condicionado, por isso mantém LT com facilidade por muito tempo. afinal, tua basal é muito baixa - 40 bpm.
não vai ver enormes progressos, creio, mas sempre vai puxar o LT prá cima com os treinos mais estruturados.
Voltar para o topo
Clythio Ver Drop Down

São Paulo - SP
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Clythio Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 21 Jan 2015 as 14:21
2x20 para mim primeiro tiro começa L2 e termina no alto de L3.
segundo tiro vai rápido para meio de L3 e termina no alto de L4.
Acima disso só no finalzinho de tiros mais fortes, e depois de algum tempo de treino na temporada.
Voltar para o topo
Jagwire Ver Drop Down

Paraná
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Jagwire Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 21 Jan 2015 as 11:45
Opa obrigado pelo feedback Clythio. Aproveitando e explorando um pouco mais seu conhecimento:

- No treino 2x20 o ideal seria a FC ficar no L4 e chegar no L5 nos minutos finais? (não que eu deva me guiar pela FC, mas se eu olhar no Polar e estiver 150bpm  seria sinal que estou rodando abaixo do esperado, e se no começo dos 20min estiver em 180bpm é que estou além do ideal) É por ai?

- Eu achei 175BPM um tanto baixo pra LT, em dois treinos "controle" que ocasionalmente faço, mantenho entre 175 e 180 de FCmédia por 35 a 50 minutos sem aliviar.  E em corridas então... (mas dai é outra realidade e não serve como parâmetro). Repetir o teste dos 30min daqui um mês é uma boa?

Mais uma vez muito obrigado por compartilhar conosco aqui no fórum  Thumbs Up
Voltar para o topo
Clythio Ver Drop Down

São Paulo - SP
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (1) Obrigado!(1)   Citação de Clythio Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 21 Jan 2015 as 10:47
TUDO super coerente, inclusive meus números são bem próximos, algo como
L1 <140
L2 140 a 155 (quando vejo o limiar respiratório, fico ligeiramente ofegante)
L3 156 a 167 (quando começo a afogar mas suporto longos intervalos de até 20 ou 30 min)
L4 168 a 176 (faixa do acúmulo de LT e que só uso para os intervalos de VO2max e LT)
L5 177 a 182 nessa faixa, fico poucos segundos no final de um tiro intervalado, no máximo 1 min, e a sobrevivência máxima costuma ser na faixa de poucos minutos e num único tiro, por exemplo, num CRI, e depois, dois dias para recuperar.
L6 >182, em sprints, etc., e daí pode bater qualquer coisa até 200 bpm, dependendo da temperatura e pressão..

Divirta-se, está no caminho certo, mas observe que bpm reage lento a aplicação de potencia - para treinos intervalados curtos vai ter que contar com aprendizado e Percepção de Esforço, e olhar a FC como controle, apenas, e não como balizamento. Em intervalos curtos, a FC final atingida é um bom parâmetro do esforço, por exemplo.

Partindo destes dados: Limiar de lactato: 175BPM, FC máxima: 195PM, FC repouso: 40bpm, cerca de 3 anos de pedal (sempre focado no endurance, aeróbico, pouco treino intervalado, ou seja, uma base aeróbica razoável mas uma anaeróbica precisando melhorar), e isso num ciclista de 1m83 e 69kg, 30 anos.

Está correto isso abaixo?

L1 (recover)   113 a 140 BPM
L2 (Aerobic)   141 a 155 BPM
L3 (tempo)     156 a 163 BPM
L4 (Sub LT)    164 a 174 BPM
L5 (Supra LT) 175 a 179 BPM
L6 (VO2 Max) 180 a 186 BPM

A ideia é a partir de agora inserir 1 treino semanal de 2x20, e daqui umas 2 semanas inserir também um 7x3, pra diversificar o que tenho treinado (só base aeróbica e treino intervalado bem desregrado).
Será que estou no caminho correto?
Voltar para o topo
Jagwire Ver Drop Down

Paraná
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Jagwire Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 21 Jan 2015 as 09:51
Partindo destes dados: Limiar de lactato: 175BPM, FC máxima: 195PM, FC repouso: 40bpm, cerca de 3 anos de pedal (sempre focado no endurance, aeróbico, pouco treino intervalado, ou seja, uma base aeróbica razoável mas uma anaeróbica precisando melhorar), e isso num ciclista de 1m83 e 69kg, 30 anos.

Está correto isso abaixo?

L1 (recover)   113 a 140 BPM
L2 (Aerobic)   141 a 155 BPM
L3 (tempo)     156 a 163 BPM
L4 (Sub LT)    164 a 174 BPM
L5 (Supra LT) 175 a 179 BPM
L6 (VO2 Max) 180 a 186 BPM

A ideia é a partir de agora inserir 1 treino semanal de 2x20, e daqui umas 2 semanas inserir também um 7x3, pra diversificar o que tenho treinado (só base aeróbica e treino intervalado bem desregrado).
Será que estou no caminho correto?
Voltar para o topo
Jagwire Ver Drop Down

Paraná
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Jagwire Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 20 Jan 2015 as 20:55
Obrigado aí Willian e Clythio pelas respostas.
Fiz o teste hoje a tarde. Os resultados foram:
175 bpm de Fc média nos últimos 20 min, 186bpm de Fc Max (poderia ter apertado um pouquinho mais no final, feito um sprint no último km mas a pista encheu de gente e estava uma ventania brava).
Cadência média: 83rpm (um pouco travado, a transmissão e o vento não ajudaram). Velocidade média de 36,5 km/h. Treino as 18h30 com 27°, velódromo e vento considerável. Em mtb.

Voltar para o topo
Clythio Ver Drop Down

São Paulo - SP
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (1) Obrigado!(1)   Citação de Clythio Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 20 Jan 2015 as 02:46

dando uma cavocada neste tópico que é muito bom, li mais da metade das 29 paginas, aproveito para jogar umas dúvidas: 
Pretendo fazer o teste do CR de 30 minutos, aferindo a FC média dos últimos 20 min, com intuito de estimar meu LT. Já havia lido sobre esse teste mas nunca o fiz. Tenho um Polar CS500 pra monitorar tempo e FC. As questões são:

1 - Vou fazer de MTB (é a bike que tenho e que uso para as corridas de XCM aqui, e tbm para as corridas de asfalto quando tem a categoria MTB). É viavel, ou teria que ser numa road mesmo?
2 - Vou fazer no velódromo aqui de Curitiba, pois só lá que consigo rodar 30min forte sem ter que parar pelo trânsito, ou ser afetado por subidas/descidas fortes ou ainda por buracos/obstáculos em estradas de terra. É viável no velódromo?

1 - sim, claro, quanto mais reais as condições de bike, posição, etc., mais fiel o resultado do teste.
2 - sim, ambiente controlado e seguro.
3 - não parta a 100% ou vai torrar no meio, deixar cair a velocidade e o nível de esforço, e mascarar para baixo o número de referencia que procura - parta ciente de que vai fazer um CRI de 30min, procure "lembrar" o que é o teu nível natural de esforço em ligeira sobrecarga e comece por aí - vai ver que depois de 10min manter a mesma velocidade já vai ser bem duro.
Voltar para o topo

santa helena pr
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (1) Obrigado!(1)   Citação de williancardosodasilv Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 19 Jan 2015 as 22:14
como vc compete e treina de mtb então é totalmente viavel e nesse caso melhor ainda.
o velodromo tbm é uma boa ideia visto tudo q vc mencionou
Voltar para o topo

Responder Responder Página  123 30>
  Compartilhar   

Ir para Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 11.06
Copyright ©2001-2016 Web Wiz Ltd.