Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Encaixe da corrente nas coroas: chainline?
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Encaixe da corrente nas coroas: chainline?

 Responder
Autor
Mensagem Inverter Ordem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
gm1987 Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jun 2019
Sapucaia do Sul
Offline
Mensagens:2038
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gm1987 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Encaixe da corrente nas coroas: chainline?
    Postado: 16 Mai 2021 as 11:57
A corrente sempre vai ter um pouco de cruzamento, isso é normal. 
Voltar ao Topo
ghmdv Ver Drop Down


Cadastrado em: 14 Out 2018
Pouso Alegre/MG
Offline
Mensagens:23
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ghmdv Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Mai 2021 as 18:39
Não, ela continua entrando um pouco cruzada, pode ser algo de chainline, pode ser pela marcha mesmo… Mas, sumindo o barulho, já tá ótimo 😎😎😎
Voltar ao Topo
l.gustavo Ver Drop Down


Cadastrado em: 20 Dez 2012
Guarulhos
Offline
Mensagens:145
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar l.gustavo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Mai 2021 as 15:45
Originalmente postado por ghmdv ghmdv escreveu:

Então, fiquei suspeitando da corrente e da lubrificação. Então, coloquei uma corrente antiga, q está com smoove, e n teve barulho. Daí voltei p a hg 93 e tirei o morgan blue, colocando o smoove. O barulho praticamente sumiu. Então, a solução foi uma boa cera… Obrigado pela ajuda!!!

Pelo que entendi o barulho parou, mas e aquele movimento estranho a corrente?
Sumiu junto com o barulho?
Voltar ao Topo
ghmdv Ver Drop Down


Cadastrado em: 14 Out 2018
Pouso Alegre/MG
Offline
Mensagens:23
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ghmdv Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Mai 2021 as 14:53
Então, fiquei suspeitando da corrente e da lubrificação. Então, coloquei uma corrente antiga, q está com smoove, e n teve barulho. Daí voltei p a hg 93 e tirei o morgan blue, colocando o smoove. O barulho praticamente sumiu. Então, a solução foi uma boa cera… Obrigado pela ajuda!!!
Voltar ao Topo
ghmdv Ver Drop Down


Cadastrado em: 14 Out 2018
Pouso Alegre/MG
Offline
Mensagens:23
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ghmdv Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Mai 2021 as 09:32
Obrigado, pessoal, vou tentar aqui e daí dou notícias. Abs!!
Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Mai 2021 as 09:02
Tb estou duvidando de problemas de chainline. A acomodação dos elos que vc suspeitou e mostrou no primeiro vídeo ocorre na minha bike e na da patroa, conferi aqui, e não temos esse ruído.

Eu já tive esse mesmo ruído quando coloquei o cassete de 40 dentes e o câmbio ficou pegando nele, daí a sugestão de apertar o parafuso B. Tenta aí e vê no que dá, na pior das hipóteses, vc desfaz e volta ao que tava.

E a sugestão do GM de checar a lubrificação procede, checa isso também.
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
gm1987 Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jun 2019
Sapucaia do Sul
Offline
Mensagens:2038
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gm1987 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Mai 2021 as 08:03
Me parece tudo em ordem com a relação, então vou fazer uma pergunta bem besta:

Vc lubrificou a corrente? Não creio que seu problema seja de chainline. 
Voltar ao Topo
ghmdv Ver Drop Down


Cadastrado em: 14 Out 2018
Pouso Alegre/MG
Offline
Mensagens:23
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ghmdv Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Mai 2021 as 21:57
Fiz outro vídeo rsrs

https://youtu.be/tGZjb6nBU3A
Voltar ao Topo
ghmdv Ver Drop Down


Cadastrado em: 14 Out 2018
Pouso Alegre/MG
Offline
Mensagens:23
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ghmdv Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Mai 2021 as 21:49
Então, pessoal, não é corrente raspando no cage… E a altura do câmbio traseiro está com 6mm…
Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Mai 2021 as 21:47
Vou reforçar o que o GM disse: aperte o parafuso B e afaste o câmbio do cog. Esse barulho é da roldana do câmbio traseiro batendo no cog maior. Não vi o detalhe disso no vídeo, mas o barulho é bem característico.
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
gm1987 Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jun 2019
Sapucaia do Sul
Offline
Mensagens:2038
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gm1987 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Mai 2021 as 09:59
[QUOTE=ghmdv]Pessoal, para ilustrar, fiz um vídeo: https://youtu.be/IaXuhks36fY[/QUOTE]

Olhando o vídeo nos 3min, me parece que a roldana do câmbio está muito próxima do COG.

Pergunta, qual o tamanho desse cog e qual tinha antes? Regulou a folga da roldana com 6mm de afastamento do último COG?

Eu tive uma bike com Câmbio para 28d, e usava um K7 com 34 e fazia exatamente o mesmo barulho no último COG pois a roldana ficava raspando nele. Precisei usar um parafuso maior no câmbio.
Voltar ao Topo
Nve Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Mar 2009
São Carlos
Offline
Mensagens:394
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Nve Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Mai 2021 as 09:35
Impressão que eu tenho vendo o vídeo é a de que a corrente está raspando de leve bem na parte de baixo do cage do câmbio. Eu tentaria mudar a regulagem de altura.
Voltar ao Topo
Joao Angú Ver Drop Down


Cadastrado em: 14 Mai 2018
Brasil
Offline
Mensagens:384
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Joao Angú Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Mai 2021 as 09:22
Só contribuindo, eu tenho uma bike um pouco mais velha do que a sua, e que usa movimento central ponta quadrado e o comprimento do eixo do mesmo é 107mm, então para mexer no chain line tem que ter muito cuidado. Exemplificando, eu posso daqui a um tempo colocar um pedivela com eixo integrado nessa bike ? Sim, posso, mas procurando no manual shimano e observando os detalhes para não alterar nada disso.
Voltar ao Topo
ghmdv Ver Drop Down


Cadastrado em: 14 Out 2018
Pouso Alegre/MG
Offline
Mensagens:23
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ghmdv Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Mai 2021 as 08:56
Ocorre tb… Não é o câmbio raspando…
Voltar ao Topo
ghmdv Ver Drop Down


Cadastrado em: 14 Out 2018
Pouso Alegre/MG
Offline
Mensagens:23
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ghmdv Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Mai 2021 as 08:55
O câmbio tem chainline de 50mm, que é chainline atual do meu pedivela, mas o pedivela mesmo é super antigo, de 2003, e eu não consegui achar nada na internet sobre ele…

Realmente, o melhor é fazer testes…
Voltar ao Topo
ghmdv Ver Drop Down


Cadastrado em: 14 Out 2018
Pouso Alegre/MG
Offline
Mensagens:23
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ghmdv Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Mai 2021 as 08:51
Pessoal, para ilustrar, fiz um vídeo: https://youtu.be/IaXuhks36fY
Voltar ao Topo
gm1987 Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jun 2019
Sapucaia do Sul
Offline
Mensagens:2038
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gm1987 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Mai 2021 as 08:35
Se usar a Coroinha 22 com o maior cog (mais leve como vc diz) o barulho ocorre?

Não é o câmbio dianteiro raspando na corrente? 
Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Mai 2021 as 08:25
Olha, pra alterar o chainline é melhor levar num mecânico de confiança, porque ele tem a possibilidade de checar diversos comprimentos do central pra testar. É eu digo isso mesmo tendo o ferramental e sabendo fazer a troca.

Uma coisa quente veio à cabeça é que alguns pedivelas pra ponta quadrada ou octagonal tem chainlines específicos. Se o pedivela que vc colocou for Shimano, compensa pesquisar nos manuais técnicos dela por isso. Vai em http://si.shimano.com e procura pelo manual de especificações, lá embaixo na página, e procura seu pedivela, se for Shimano, claro. Outros fabricantes deveriam divulgar isso também.
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
ghmdv Ver Drop Down


Cadastrado em: 14 Out 2018
Pouso Alegre/MG
Offline
Mensagens:23
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ghmdv Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Mai 2021 as 23:16
Pessoal, tenho uma scott comp racing aro 26 com uns 20 anos de idade. Ela é de 3x9 velocidades e resolvi instalá-la no rolo interativo que comprei. Na empolgação, troquei a relação inteira, mas estou encucado uma coisa: quando a corrente está na coroa do meio ou na coroinha, quando uso os três cogs mais leves do cassete, aparece um barulho. Após muito observar, percebi que o barulho vem do encaixe da corrente (shimano hg 93, para 9 velocidades) na coroa. E isso porque os dentes da coroa não entram centralizados na corrente, mas sim próximos à lateral da corrente (a de dentro), e o barulho vem desse deslizar da lateral da corrente nos dentes da coroa, até o assentamento final. Imaginei que isso possa ser problema de chainline. A linha da corrente está em 50mm (distância da coroa central para o meio do quadro) e o movimento central instalado é de 110mm. Fiquei pensando: será que se eu colocar um movimento central menor (103mm? 107mm? 108mm?), o encaixe da corrente nas coroas melhoraria? Se ficou difícil de entender, faço um vídeo mostrando. Obrigado desde já! Gustavo.
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X